Vous êtes sur la page 1sur 157

COPPE/UFRJ

GESTO ESTRATGICA DE CADEIAS DE SUPRIMENTO COM BASE NO MODELO LOGSTICO DE INCERTEZA: O CASO DO PLO INDUSTRIAL DE MANAUS (PIM)

Fabiana Lucena Oliveira

Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Ps-graduao em Engenharia de Transportes, COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Doutor em Engenharia de Transportes. Orientador(es): Prof. Elton Fernandes, Ph.D. Prof. Waltair Vieira Machado, Ph.D.

Rio de Janeiro Fevereiro de 2009

GESTO ESTRATGICA DE CADEIAS DE SUPRIMENTO COM BASE NO MODELO LOGSTICO DE INCERTEZA: O CASO DO PLO INDUSTRIAL DE MANAUS (PIM) Fabiana Lucena Oliveira

TESE SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DO INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PS-GRADUAO E PESQUISA DE ENGENHARIA (COPPE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSRIOS PARA A OBTENO DO GRAU DE DOUTOR EM CINCIAS EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES. Aprovada por:
_____________________________________________

Elton Fernandes, Ph.D.

_____________________________________________

Waltair Vieira Machado, Ph.D.

_____________________________________________

Marcio Peixoto Sequeira Santos, Ph.D.

_____________________________________________

Licnio da Silva Portugal, D.Sc.

____________________________________________

Ricardo Rodrigues Pacheco, D.Sc.

___________________________________________

Eliana Consoni Rossi, D.Sc.

RIO DE JANEIRO, RJ - BRASIL FEVEREIRO DE 2009

Oliveira, Fabiana Lucena Gesto Estratgica das Cadeias de Suprimento com base no modelo de incerteza: o caso do Plo Industrial de Manaus (PIM) Fabiana Lucena Oliveira. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2009. XV, 143 p.: il.; 29,7 cm. Orientador: Elton Fernandes Tese (doutorado) UFRJ/ COPPE/ Programa de Engenharia de Transportes, 2009. Referencias Bibliogrficas: p. 140-143. 1. Logstica, Modelo de Incerteza. 2. Cadeias de Suprimento. 3. Plo Industrial de Manaus (PIM) I. Fernandes, Elton. II. Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE, Programa de Engenharia de

Transportes. III. Titulo.

AGRADECIMENTOS
Minhas mes queridas, Maria do Socorro Lucena, Edite Pontes de Lima e Cirene Pontes de Souza, o meu MUITO OBRIGADA sempre! Obrigada pelos ensinamentos dirios, e por acreditar e financiar os meus sonhos! s minhas amigas Tnia Maria da Rocha Oliveira, e Diva Alves da Rocha a minha sincera reverncia pelo carinho e apoio constantes, em todas as etapas. Vocs so um porto seguro, e eu sempre lembrarei com carinho do entusiasmo nas minhas pequenas vitrias. Muito obrigada! Aos amigos eternos, Jos Paiva Borges, Ruy e Regina Pacheco pelo entusiasmo, cada um a seu modo, em cada uma das etapas da minha vida. minha famlia (irmos), cunhados, tios (as), primos(as) pela pacincia nas minhas ausncias. Aline, Nathalie e Flvia, vocs em especial sentiram minha ausncia. Minhas sinceras desculpas e meu agradecimento pelo apoio. Aos amigos novos e aos antigos, e aqui no citarei os nomes, com receio de ser injusta, sintam-se todos reverenciados, pelo apoio em todos os momentos. queles amigos que me acompanham desde os estudos da escola fundamental, e queles amigos que entraram em minha vida no momento desta pesquisa, o meu sincero agradecimento, pelas horas dispendidas e por acreditar nos meus projetos. Suframa (Superintendncia da Zona Franca de Manaus), representada aqui pela Superintendente Flvia Skrobot Barbosa Grosso, e pelo Prof. D.Sc., Jos Alberto da Costa Machado, instituio financiadora deste Programa de Doutoramento, que acreditou que seria possvel qualificar a mo-de-obra da Amaznia, e que, atravs deste financiamento, entrega agora sociedade os pesquisadores que tero como misso contribuir com as novas geraes, o meu muito obrigada. AO PET/COPPE/UFRJ e FTUFAM pelo trabalho em conjunto, e por tambm viabilizar este projeto. Em nome de todos os professores e tcnicos, parabenizo os professores Elton Fernandes e Waltair Machado pela iniciativa e coragem. Tenham certeza de que o exemplo de coragem e determinao de vocs foi uma semente plantada! Professor Elton Fernandes, terei sempre orgulho de ter sido sua aluna. Obrigada pelos ensinamentos que certamente me ajudaram a melhorar como profissional, pela pacincia em muitos momentos, e pela oportunidade. Lembro do meu compromisso durante a entrevista para o incio da pesquisa, e espero no t-lo decepcionado.

XIV

ii Professor Doutor Eduardo Jardim, suas contribuies com minhas pesquisas ainda no mestrado, e sua receptividade foram decisivas. Obrigada pela disponibilidade, pela recomendao para o Programa de Doutoramento, e pelo carinho fraterno. Em nome de Mauro Correia e Marciel Perez agradeo aos times envolvidos nos levantamentos de dados, e apoio nas entrevistas da empresa utilizada como universo de pesquisa. Meu sincero agradecimento a vocs tambm pela pacincia e transparncia durante os vrios momentos de pesquisa e testes. Zilmara, obrigada pelo levantamento de dados, pelas informaes! Voc sempre foi uma entusiasta deste projeto! Em seu nome, quero agradecer aos times que to gentilmente buscaram todas as informaes que precisei. Ao Guilherme Bastos pelo apoio no incio deste projeto, durante minhas ausncias do posto de trabalho, e pelas informaes fornecidas. Jamais esquecerei sua compreenso. O seu nome no poderia ficar de fora. Rosngela, Talita, Andrezza, Sammy, Valria e Socorro muito obrigada pela compreenso de vocs, e pelos dados levantados! Aprendi e aprendo muito com vocs todos os dias. A cada um, o meu respeito e a minha admirao. E por fim, ao meu marido, (e muito importante!) Aristides da Rocha Oliveira Junior, pelo apoio incondicional em todas as etapas ... e incondicional mesmo! Obrigada por no me deixar desistir das pesquisas ainda durante o mestrado ... valeu a pena! Entraremos numa nova fase em breve, e saiba desde j que sou uma mulher privilegiada por ter voc como marido.

iii Resumo da Tese apresentada COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessrios para a obteno do grau de Doutor em Cincias (D.Sc.)

GESTO ESTRATGICA DE CADEIAS DE SUPRIMENTO COM BASE NO MODELO LOGSTICO DE INCERTEZA: O CASO DO PLO INDUSTRIAL DE MANAUS (PIM)

Fabiana Lucena Oliveira

Fevereiro/2009 Orientador: Elton Fernandes Programa: Engenharia de Transportes

Este trabalho apresenta uma avaliao da gesto estratgica das cadeias de suprimento, luz do Modelo de Incerteza, com particular ateno s cadeias de suprimento geis, uma de suas categorias de classificao. A pesquisa realizada no Plo Industrial de Manaus (PIM), uma aglomerao econmica, situada na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, composta por vrios tipos de cadeias de suprimentos, partilhando a mesma infra-estrutura de suporte logstico transporte, manuseio e armazenagem e desembarao aduaneiro. O Estado da Arte aborda a gesto estratgica das cadeias de suprimento, o Modelo de Incerteza, o fator agilidade, o Plo Industrial de Manaus e a legislao aduaneira brasileira, apresentando as caractersticas conceituais de cada um e suas particularidades. Busca-se testar a adequao das cadeias de suprimentos geis ao Plo Industrial de Manaus, de modo que os processos logsticos fossem o fator de atratividade e sustentao destas cadeias de suprimento.Os resultados obtidos e apresentados confirmam a hiptese de que a configurao atual do sistema logstico de apoio ao PIM capaz de viabilizar o funcionamento de cadeias de suprimentos geis (na classificao do Modelo de Incerteza), desde que feitas algumas adaptaes.

iv

Abstract of Thesis presented to COPPE/UFRJ as a partial fulfillment of the requirements for the degree of Doctor of Science (D.Sc.)

Strategic Supply Chain Management for Uncertainty Supply Chain Model: an analyis of Manaus Industrial Pole

Fabiana Lucena Oliveira

February/2009 Advisor: Elton Fernandes

Department: Transport Engineering

This file presents na evaluation of Strategic Supply Chain Management, using Uncertainty Supply Chain Model, analysing in detail Agile Supply Chains, which is a result of Uncertainty Supply Chain Model, with special attention to Manaus Industrial Pole. This research was done at Manaus Industrial Pole, which is a model of industrial agglomerations, based in Manaus, State of Amazonas (Brazil), which contemplates different supply chains and strategies sharing same infrastructure of transport, handling and storage and clearance process. The state of art contemplates supply chain

management, uncertainty supply chain model, agile supply chains, Manaus Industrial Pole and brazilian legislation, and presents concepts and features, of each one. Was tested adequacy of agile supply chains to Manaus Industrial Pole, in order to demonstrate that logistics processes are able to attract and keep these supply chains, on this industrial pole. The results obtained are presented confirms the hypothesis of logistics processes are able to guarantee attractivity, since some changes were done in current model.

NDICE DO TEXTO CAPTULO 1 - INTRODUO


1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. Apresentao ....................................................................................................... 1 Objetivos ............................................................................................................. 4 Hiptese .............................................................................................................. 5 Justificativa ........................................................................................................ 5 Estrutura do Trabalho ..........................................................................................7

CAPTULO 2 REVISO DA LITERATURA


2.1. 2.2. A Logstica Empresarial no ambiente contemporneo........................................ 9 O papel dos modelos logsticos na competitividade sistmica das Aglomeraes

Econmicas ................................................................................................................... .20 2.3. O Modelo de Incerteza da Cadeia de Suprimentos (MICS) ................................ .26 2.3.1 Aspectos tericos definidores do MICs ..................................................26 2.4. 2.5. 2.6. 2.7 Gesto estratgica das Cadeias de Suprimento ................................................. 30 O fator agilidade nas Cadeias de Suprimento ................................................... 49 Natureza dos processos logsticos do MICs no Brasil ...................................... 56 O Plo Industrial de Manaus (PIM) como objeto de aplicao do MICS .........60 2.7.1 O Plo Industrial de Manaus (PIM): evoluo, dinmica recente e breve caracterizao ....................................................................................................60 2.7.2 Aspectos especficos do sistema logstico de suporte s atividades do PIM .................................................................................................................. .66 2.7.2.1 .Manuseio e Armazenagem.........................................................67 2.7.2.2 Processo Aduaneiro.................................................................. 71 2.7.2.3 Sistema de Transportes Regional............................................. 77

CAPTULO 3 - METODOLOGIA
3.1. 3.2. Consideraes iniciais ...................................................................................... 83 Delimitao da pesquisa .................................................................................. 85

vi 3.3. Caracterizao da Metodologia ......................................................................... 87 3.3.1 Tipo de Pesquisa .................................................................................. 87 3.3.2 Universo e Amostra ............................................................................... 87 3.3.3 Coleta de dados ..................................................................................... 88 3.3.4 Anlise dos dados .................................................................................. 88 3.3.5 Limitaes do mtodo ........................................................................... 89

CAPTULO 4 - ESTUDO DE CASO


4.1. O gerenciamento da cadeia de suprimentos do Modelo de Incerteza (MICs) no PIM ................................................................................................................ ..91 4.2 Estratgia de Adaptao das Cadeias de Suprimento geis : Modelo de Hub de Fornecedor ........................................................................................................ 94 4.3. A Matriz do Modelo de Incerteza, e suas cadeias de suprimento aplicadas ao Plo Industrial de Manaus (PIM) .................................................................... 101 4.4 O desempenho do processo de desembarao aduaneiro atual, e os possveis ganhos com a implementao do RECOF no PIM .......................................... 106

CAPTULO 5 DISCUSSES
5.1. 5.2. 5.3. Desafios do transporte internacional (inbound)................................................ 120 Custos de transporte (frete)............................................................................... 127 Mtricas de eficincia ..................................................................................... 131

CAPTULO 6 CONCLUSES E RECOMENDAES


6.1 6.2 6.3 Concluses ...................................................................................................... 134 Recomendaes ............................................................................................... 136 Direcionamento para futuras pesquisas ............................................................137

REFERNCIAS .........................................................................................................140

vii

LISTA DE FIGURAS

Figura 01. Produtos Funcionais X Produtos Inovadores: Caractersticas da demanda.. 29 Figura 02. Estratgias das Cadeias de Suprimento ........................................................ 33 Figura 03. Cruzando Cadeias de Suprimento com Produtos ......................................... 34 Figura 04. A Matriz de Incerteza do MICs .................................................................... 37 Figura 05. Estratgias das Cadeias de Suprimento ....................................................... 44 Figura 06. gil ou Lean ? ............................................................................................. 51 Figura 07. Classificao de importncia das diferentes caractersticas de produtividade (lean) e agilidade .......................................................................................................... 53 Figura 08. Classificao de importncia das diferentes mtricas de produtividade (lean) e agilidade ...................................................................................................................... 55 Figura 09. Comparao dos modais em termos de dimenses de servios ................... 78 Figura 10. Estratgias das cadeias de suprimento ......................................................... 81 Figura 11. Fluxo de entrada de matria-prima no hub de fornecedor existente no PIM ........................................................................................................................................ 97 Figura 12. Fluxo de sada de matria-prima do hub de fornecedor e chegada ao processo de manufatura no PIM .................................................................................... 99 Figura 13. A Matriz de Incerteza do PIM .....................................................................102 Figura 14. Fluxo gerencial da cadeia de suprimentos do modelo de incerteza no PIM .......................................................................................................................................108

Figura 15. Fluxo do RECOF no Brasil ........................................................................112

viii Figura 16. Fluxo proposto para o gerenciamento da cadeia de suprimentos gil no PIM, atravs de adaptao do EIZOF ................................................................................... 115 Figura 17. Rota de transporte areo para cadeias de suprimento geis, presentes no PIM............................................................................................................................... 121 Figura 18. Rota de transporte martimo-areo para cadeias de suprimento geis, presentes no PIM ......................................................................................................... 125 Figura 19. Comparativo de custo de transporte areo (frete) por quilo, de cargas originrias da sia: Manaus e Mxico .................................................................... 127 Figura 20. Mtrica de eficincia: tempo de transporte e manuseio entre o Aeroporto Internacional de Manaus e o armazm alfandegado onde est o estoque consignado ...................................................................................................................................... 132 Figura 21. Mtrica de eficincia: tempo de retorno de matria-prima pela no utilizao na manufatura (demandas volteis) ........................................................................... 133

ix

LISTA DE QUADROS

Quadro 01. Caractersticas de Produtos Classificados segundo o MICs: funcionais versus Inovadores .................................................................................................... 45 Quadro 02. Variveis do Modelo de Incerteza em Aglomeraes Industriais ........ 59 Quadro 03. Exportao X Importao do Plo Industrial de Manaus .................... 63 Quadro 04. Aquisio de insumos de produo do Plo Industrial de Manaus .......64 Quadro 05. Participao dos subsetores de atividades no faturamento do Plo Industrial de Manaus ................................................................................................65

LISTA DE TABELAS

Tabela 01. Evoluo dos Modelos de Gesto Estratgica das Cadeias de Suprimento .........................................................................................................................................14

Tabela 02. Variveis Logsticas identificadas das Teorias Clssicas de Localizao Industrial ....................................................................................................................... 21

Tabela 03. Comparao entre fornecimento lean e fornecimento gil: as caractersticas distintivas .................................................................................................................... 52

Tabela 04. Indicadores de desempenho recente do PIM (2000 2007) ....................... 62

Tabela 05. Custos de Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos gil no PIM ............ 92

Tabela 06. Custo Anual por utilizao do m2 do armazm em estoque consignado de uma Cadeia de Suprimentos gil no PIM ..................................................................... 93

Tabela 07. Desempenho dos processos logsticos em diferentes pases ..................... 101

Tabela 08. Representao da simulao dos custos de frete da Cadeia de Suprimentos gil do PIM ..................................................................................................................130

xi

LISTA DE SIGLAS

COPPE - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Ps-Graduao e Pesquisa de Engenharia. UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro SUFRAMA Superintendncia da Zona Franca de Manaus; UFAM Universidade Federal do Amazonas FT Faculdade de Tecnologia MICs Modelo de Incerteza da Cadeia de Suprimentos PIM Plo Industrial de Manaus EADI Estao Aduaneira de Interior EIZOF Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus

1. INTRODUO 1.1 Apresentao

A dinmica das economias modernas impe desafios enormes aos sistemas de suporte logstico diante da constante evoluo tecnolgica industrial. As sociedades desenvolvidas demandam cada vez mais, em seu modelo de vida moderno, com carros, televisores coloridos, sistemas de comunicao sofisticados, mobilidade e acessibilidade facilitados, trazendo consigo os desafios de atendimento a estas demandas. Os sistemas de suporte logstico para atendimento a estas demandas so exigidos exausto, para que estejam de acordo com a velocidade exigida pela dinmica da vida moderna. Com o fenmeno da globalizao, um grande nmero de pases antes alheios s modernizaes da indstria, e portanto, ao consumo de massa esto agora inseridos no mercado internacional, com suas economias emergentes e demandas crescentes, num mercado consumidor em franco crescimento e vido por novidades. Um bom exemplo deste fenmeno, a entrada do Brasil, ndia, Rssia e China (os pases do BRIC) no mercado internacional, representando a entrada de mercados consumidores potenciais, num modelo de sociedade dinmica. Num cenrio em que no somente as economias desenvolvidas, mas tambm as economias emergentes expandiram suas demandas, a discusso sobre os sistemas de suporte logstico para atendimento a estas demandas, veio tona. Neste contexto, a discusso sobre os sistemas de suporte logstico, com suas variveis de transporte, distribuio, movimentao e armazenagem passou a ser de vital importncia para o bom atendimento e desenvolvimento das economias globalizadas.

A velocidade da produo industrial, movida pela evoluo tecnolgica, que por sua vez movida pela crescente demanda dos diferentes mercados consumidores, imps a necessidade de processos geis de movimentao e atendimento da produo industrial, bem como do consumidor final. Se h cinqenta anos, um produto considerado inovador demorava alguns anos para ser efetivamente lanado no mercado (entre pesquisas, testes, produo e distribuio), e portanto, contemplava uma vida til mais longa, a fim de que pudesse ser apreciado e consumido, hoje a vida til dos produtos inovadores muito curta, reflexo do aumento das exigncias da sociedade, e da corrida tecnolgica. Alguns bons exemplos de produtos inovadores so os computadores high tech, e os produtos de telecomunicaes, em particular o telefone celular, produtos resultantes da necessidade moderna de comunicao com qualidade e veloz. H apenas duas dcadas, os computadores high tech, e os telefones celulares eram produtos restritos a um pequeno pblico, e sua inovaes em funo das pesquisas, eram lentas. Hoje, ambos os produtos so consumidos em massa, o que significa produo em escala, e modelo de distribuio ampliado. Neste sentido, o presente trabalho discute os desafios impostos aos sistemas de suporte logstico nos ltimos anos, por um processo industrial veloz, e um mercado consumidor exigente, e infra-estrutura existente nas economias emergentes. Foram identificadas algumas variveis do sistema logstico para anlise, tais como: transporte, movimentao/manuseio, armazenagem e desembarao aduaneiro,

apresentando dados primrios ilustrativos do comportamento destas variveis num processo gil, bem como suas oportunidades de melhoria.

A partir da identificao do fator agilidade como fundamental para o gerenciamento dos processos logsticos, buscou-se na literatura disponvel, um modelo estratgico logstico que considerasse esta varivel, a agilidade, como parte integrante do processo das cadeias de suprimento. Desta anlise, identificou-se o Modelo de Incerteza da Cadeia de Suprimentos, como sendo o mais adequado s anlises aqui detalhadas. Os demais modelos estratgicos de gerenciamento das cadeias de suprimentos, no consideravam o vetor agilidade como primordial em suas anlises, e esta vm sendo uma dificuldade enfrentada pelos modelos logsticos de gerenciamento em atividade no Brasil. Discute-se ainda, como o Brasil (uma das economias emergentes identificadas) vm preparando seus modelos logsticos de gesto e infra-estrutura, para atratividade e manuteno dos modelos industriais de alta tecnologia, e portanto, geis. O Brasil contempla diferentes modelos industriais, distribudos isoladamente e em aglomeraes econmicas, tais como plos industriais e clusters, e enfrenta tal como os demais pases, os desafios de atratividade e desenvolvimento destes modelos industriais. Anlises e discusses primrias apontam para dificuldades no gerenciamento dos modelos industriais de alta tecnologia, e que portanto exigem, um grau de customizao elevada, e tambm alto grau de agilidade nos processes logsticos, no podendo ser tratada num contexto de gerenciamento padro, isto , todas as cadeias de suprimentos, e portanto, os produtos por cada delas representado, como iguais. A atratividade e manuteno dos modelos industriais de alta tecnologia, de que so exemplo os computadores e os produtos de telecomunicaes, so muito importantes para o desenvolvimento a longo prazo, dos modelos industriais no Brasil, j que a tendncia da indstria moderna internacional de que cada vez mais produtos sofram modernizaes tecnolgicas, num prazo cada vez mais curto.

Atravs da identificao das dificuldades enfrentadas no Brasil, e em particular em seus modelos de aglomerao econmica, usou-se como amostra de pesquisa, um modelo de cadeia de suprimentos gil, inserido num modelo de aglomerao econnomica no Brasil, o Plo Industrial de Manaus (PIM). O PIM um modelo de aglomerao econmica, situado na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, fruto de uma poltica de desenvolvimento da Regio Amaznica, liderada pelo Governo Federal, representado pelos governos militares das dcadas de sessenta e setenta, e que teve sua assinatura em 1967, criando a Zona Franca de Manaus, uma rea geograficamente delimitada com regime aduaneiro especial e atpico. Desta situao, pergunta-se: Como se pode planejar e gerir estrategicamente o sistema logstico do Plo Industrial de Manaus, de modo a que este possa se adequar o Modelo de Incerteza da Cadeia de Suprimentos, viabilizando competitivamente as indstrias de fronteira tecnolgica que se enquadram neste modelo de aglomeraes? 1.2 Objetivos Propor um modelo de adequao entre o Modelo de Incerteza da Cadeia de Suprimentos e o sistema logstico que envolve o Plo Industrial de Manaus (PIM), de modo a testar a viabilidade competitiva das indstrias de fronteira tecnolgica que se enquadram neste modelo. Identificar os processos logsticos de suporte aduaneiro j desenvolvidos no Brasil, que adquam o Modelo de Incerteza legislao vigente. Validar, atravs de dados primrios ferramentas de anlise para cada categoria componente da estratgia de adequao do sistema logstico do PIM ao MICs.

1.3

Hiptese

Planejar e gerir estrategicamente as cadeias de suprimento presentes no PIM, de modo que este seja competitivo e atrativo aos modelos industriais de fronteira tecnolgica de vital importncia para continuidade deste modelo de desenvolvimento. Assim, o gerenciamento logstico do PIM deve apresentar as seguintes mudanas: Transportes: a infra-estrutura de suporte do modo areo deveria ser melhorada, visando sazonalidade das indstrias de alta tecnologia; Processos Aduaneiros: agilizao nos processos de importao, e quebra do monoplio dos EADIs; Manuseio/Armazenagem: reduo dos tempos totais previstos na legislao aduaneira brasileira, de modo a garantir agilidade aos modelos de manufatura de alta tecnologia. 1.4 Justificativa

A urgncia de transformar o sistema logstico do PIM em fator concreto de competitividade inter-regional, isto , Manaus versus So Paulo, e internacional comparando Manaus versus Mxico e China, por exemplo, justifica uma pesquisa mais detalhada sobre as variveis envolvidas neste sistema logstico. Partindo da premissa de que os incentivos fiscais do PIM se encerram no ano de 20231, necessrio definir um modelo logstico que permita ao PIM estar no mesmo nvel de competitividade de outras regies do pas, e mesmo de outros pases que possuam empresas de mesmo porte, com os mesmos tipos de produtos e tambm operam num sistema de aglomeraes industriais.
1

J est em discusso no Governo Brasileiro,a extenso dos benefcios do PIM at o ano de 2033.

A definio do modelo logstico do PIM depende do conhecimento aprofundado dos condicionantes que conformam as cadeias de suprimento tais como tipos de produto, sazonalidade, tempos de trnsito, transporte, manuseio e armazenagem, e desembarao aduaneiro, por exemplo. Recentemente o PIM tem sido confrontado com perda de competitividade por questes fiscais e logsticas, que se impem como fundamentais na soluo do desafio de estar competitivo principalmente naqueles produtos de fronteira tecnolgica, como por exemplo, telefones celulares e, computadores high tech (computadores de fronteira tecnolgica). Ciente deste fato, o presente trabalho busca comprovar a adequao do Modelo de Incerteza da Cadeia de Suprimentos, e em particular das Cadeias de Suprimento geis, ao Plo Industrial de Manaus, de modo a evitar o deslocamento das unidades fabris integrantes deste modelo gil, e consequentemente desta cadeia de suprimentos, para outras regies do Brasil, ou outros pases, e tambm identificar os pontos de melhoria de competitividade nos sistemas logsticos identificados para este plo industrial. No presente estudo, levou-se em considerao que alguns modelos tericos tais como SWOT, por exemplo, contemplam produtos de fronteira tecnolgica, e portanto j caracterizam as cadeias de suprimento por produtos. No entanto, este modelo estratgico de gerenciamento da cadeia de suprimentos, ainda no considera o fator agilidade. O que se percebe que, para alguns tipos de produto, a agilidade se apresenta o principal vetor a ser considerado numa estratgia de gerenciamento de sucesso, no importando o custo mais alto de atendimento de determinada necessidade, por exemplo, j que os produtos gerenciados por estas cadeias de suprimento, costumam ter alto nvel de lucratividade, ou seja, margem de retorno alta.

A adequao da estratgia logstica do PIM ao Modelo de Incerteza da Cadeia de Suprimentos (MICS) deve contemplar os seguintes elementos: a) Misso do sistema logstico do PIM; b) Viso do sistema logstico do PIM, considerando que os incentivos fiscais vigentes tero como prazo final o ano de 2023; e, c) os valores monetrios envolvidos no sistema logstico do PIM. 1.5 Estrutura do Trabalho

O captulo 1 contextualiza o gerenciamento das cadeias de suprimento num ambiente moderno, bem como cita as dificuldades enfrentadas para se adequar aos desejos de um mercado consumidor cada vez mais exigente. Discute-se por conseguinte, os objetivos e motivaes do presente trabalho, bem como a hiptese abordada e a justificativa para desenvolvimento do texto em questo. O captulo 2 discute o estado da arte a partir da leitura de modelos conceituais j existentes e amplamente utilizados, tais como as teorias de aglomeraes econmicas, os modelos conceituais que deram origem ao Modelo de Incerteza, bem como de sua Matriz de Incerteza, e as cadeias de suprimentos geis em especial, e apresenta-se o Plo Industrial de Manaus, escolhido como universo de pesquisa. Discute-se ainda, os fatores que compem o sistema logstico de suporte ao PIM transporte, manuseio, armazenagem e desembarao aduaneiro - como ponto de partida para adequao dos modelos escolhidos. No captulo 3 so apresentados os aspectos metodolgicos inerentes pesquisa. So explicados o universo explorado, amostra para coleta de dados, o detalhes sobre o tratamento dos dados, tais como coleta e anlise, bem como as limitaes do mtodo escolhido. J no captulo 4 apresentado o estudo de caso, com todas as anlises comparativas a partir da coleta de dados na amostra escolhida, bem como feita a adaptao do modelo

sugerido luz dos modelos conceituais e operacionais j existentes, de modo a melhorar o seu universo de atuao e efetividade no Plo Industrial de Manaus (PIM). No captulo 5 so discutidos alguns aspectos especiais de avaliao de eficincia e controle de custos, bem como desafios no gerenciamento de transportes para o PIM, ilustrados por iniciativas em uso, na empresa utilizada como estudo de caso. E por fim, no captulo 6 so apresentadas as concluses e recomendaes para pesquisas futuras, uma vez que o presente trabalho aprofunda uma das caractersticas do modelo de incerteza, as cadeias de suprimentos geis, mas ainda tm como analisar num futuro prximo, pelo menos mais trs caractersticas definidoras deste mesmo modelo de incerteza.

2. 2.1

REVISO DA LITERATURA A Logstica Empresarial no ambiente contemporneo

A Logstica Empresarial, enquanto conjunto de tcnicas e atividades-meio que do suporte s operaes produtivas das empresas, representa rea de pesquisa e interveno tcnicoprofissional de crescente relevncia competitividade sistmica de pases, regies, aglomeraes econmicas, setores ou companhias individuais. Esta crescente relevncia de que a Logstica Empresarial foi se revestindo, especialmente ao longo dos ltimos trinta anos, justifica-se a partir de um contexto global marcado por pelo menos quatro grandes fenmenos: (I) a internacionalizao comercial e produtiva das empresas (em particular as transnacionais), cujo espraiamento de suas filiais por diversos pases tm modificado sobremaneira a composio do comrcio internacional, o qual passa a ter como parcela significativa aquela oriunda do comrcio intra-firma. (II) a formao de blocos regionais de comrcio e a acelerao do processo de integrao econmica, poltica e cultural intra e inter-blocos (NAFTA, MERCOSUL, Unio Europia, ASEAN, etc.); (III) a radical e clere mudana tecnolgica promovida pelo advento das novas Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs), cujos produtos de fronteira so a Internet, a telefonia celular e a transio para a plataforma de convergncia digital entre aparelhos e equipamentos de informtica, telecomunicaes e eletrnica de consumo, os quais, em conjunto, modificam a maneira pela qual pessoas e empresas vivem, trabalham e produzem; e

10

(IV) a nova geografia global dos fluxos de Investimentos Diretos Estrangeiros (IDE), na medida em que a deciso locacional das firmas transnacionais condicionada pela busca por competitividade nas TICs as empresas tm buscado as economias emergentes para basear suas fbricas, na tentativa de garantir mo-de-obra mais barata, menor carga tributria, e demais vantagens de atratividade oferecidas pelos governos de cada economia emergente. Este cenrio, caracterizado sob a definio geral de globalizao, gera impactos sobre a atividade empresarial, exigindo modos inovadores de gerenciamento de seus processos internos, de modo a otimizar ganhos e reduzir falhas e perdas, ao mesmo tempo em que impe aos governos, nacionais e subnacionais, a concepo e implementao de polticas, programas e projetos pblicos orientados ao suporte e competitividade sistmica de pases e regies, aes normalmente ligadas constituio de infra-estrutura (transportes, comunicaes, educao, etc.), linhas especiais de financiamento, incentivos fiscais, estruturao de sistemas locais de cincia, tecnologia & inovao, etc. Assim, modelos logsticos constituem parte integrante dos pacotes de solues oferecidos por governos nacionais ou subnacionais a empresas, regies e pases, no sentido de equalizar ou superar as condies competitivas vigentes no mercado. A varivel logstica incorporou-se definitivamente nas agendas econmicas pblicas e privadas. Modelo logstico deve ser aqui compreendido como um sistema planejado e integrado de operaes de transportes, despacho aduaneiro, armazenagem, bem como suprimento de materiais, informao e servios a instalaes produtivas, objetivando viabilizar as operaes empresariais sob os parmetros mensurveis de minimizao de lead times (tempo de processo), minimizao de custos e maximizao dos padres de qualidade. (DORNIER, 2000).

11

medida que as empresas transitaram da condio de locais para transnacionais, o desafio da logstica foi sendo incrementado. Se, no incio do desenvolvimento das indstrias modernas, logstica era uma atividade agregada a vendas e marketing, a partir da dcada de 60, ela passou a se configurar como atividade fundamental sobrevivncia das empresas atravs do controle de armazenagem, estoques e movimentao de material. (BALLOU, 1993). A indstria moderna, especialmente as de elevado coeficiente de agregao tecnolgica, cada vez mais rpida em seus processos de movimentao de materiais, a fim de atender um mercado consumidor ansioso por novidades. A existncia de muitas marcas de um mesmo produto, por exemplo, deixou o consumidor mais livre em suas escolhas, e forou as indstrias a buscar seus prprios diferenciais competitivos. Neste ambiente, as empresas desenvolvem suas estratgias logsticas, planejando e implementando as melhores prticas disponveis de gerenciamento de suas respectivas cadeias de suprimento. Em aglomeraes econmicas regionais, as estratgias e modelos logsticos podem ser analisadas e confrontadas entre si, visando a sua customizao s particularidades de cada produto/empresa individualmente. A literatura especializada em Economia Regional e Urbana e Organizao Industrial pontua diferentes taxonomias para as aglomeraes econmicas Clusters, Arranjos Produtivos Locais - APLs, Complexos Industriais, Plos Industriais, Tecnpolis, etc. e estuda suas caractersticas distintivas. (LASTRES et al, 2003) Nestes modelos, que almejam representar, de modo abstrato, diferentes configuraes organizacionais, tcnico-produtivas e geogrficas para conjuntos de atores econmicos (empresas, cooperativas, empreendedores) de um mesmo setor, de setores complementares

12

ou at mesmo com nenhuma relao de troca direta entre si, mas com impactos mtuos indiretos), observados empiricamente em diversas regies do mundo, as estratgias logsticas (abrangendo compras, transportes, despacho aduaneiro, armazenagem, movimentao de materiais, servios de apoio, etc.) parecem desempenhar papel muito varivel, tanto do ponto de vista explicativo, como do ponto de vista de sua importncia para a prpria configurao de cada um desses modelos. (OLIVEIRA, 2006) Estudos recentes que envolvem comparao internacional de aglomeraes econmicas espaciais induzidas pelo Estado [RIVAS & FREITAS (2006) e S (2004)] sugerem fortemente a universalizao de mecanismos de atrao e fixao de empreendimentos industriais homogneos (ex: concesso de incentivos fiscais e creditcios, vendas de lotes industriais a preos subsidiados, instrumentos de proteo cambial, etc.), especialmente os de natureza tributria. Sendo concreta essa presena cada vez mais universalizada do Estado como indutor do desenvolvimento das aglomeraes econmicas, outras variveis terminam por desempenhar papel diferencial e decisivo na competio por aqueles empreendimentos, especialmente aqueles pertencentes a segmentos high-tech

(petroqumica e qumica fina, eletrnica de consumo e entretenimento, tecnologias de informao e comunicao, etc.). O destaque, aqui, se direciona infra-estrutura e ao formato do sistema logstico de apoio a essas aglomeraes econmicas induzidas pelo Estado, particularmente aquelas orientadas para a exportao. Vejam-se os casos exemplares das Zonas Econmicas Especiais (ZEEs) da China, Cingapura, Taiwan e Coria do Sul, dos Distritos Industriais no entorno do Porto de Anturpia (Blgica), ou mesmo das Free Trade Zones (FTZs) norteamericanas, sediadas em clusters petroqumicos; todas essas aglomeraes so dotadas de infra-estrutura porturia, aeroporturia, integrao multi ou inter-modal, regime de

13

despacho aduaneiro expresso e simplificado, reas de armazenagem completas (refrigerao, dispositivos de movimentao de cargas, etc.), alm dos incentivos tributrios e financeiros disponveis. (FISHMAN, 2005) A tarefa de modelagem da logstica geral a ser utilizada em uma cadeia de valor ou em uma aglomerao econmica (cluster, plo industrial, etc.) envolve o uso de modelos analticos, ferramentas de planejamento e gesto de transportes, estoques, produo, alm da interlocuo com agentes governamentais para a implantao de uma infra-estrutura pblica de suporte logstico adequada, auxiliando sobremaneira os decision-makers governamentais ou empresariais neste processo de customizao. Sero apresentadas a seguir, as caractersticas tericas bsicas de uma dessas propostas de modelagem logstica o Modelo de Incerteza da Cadeia de Suprimentos (MICS) e sua aplicabilidade no caso especfico do Plo Industrial de Manaus (PIM), aglomerao econmica calcada na atrao e fixao de indstrias high-tech que completou, em 2007, 40 anos de existncia. A natureza dos processos produtivos praticados no PIM gera desdobramentos especficos na confeco das estratgias logsticas (de compras, transportes, armazenagem e distribuio fsica) que lhe do suporte. Esta discusso ser sucedida pela anlise de enquadramento do PIM no MICS, e, como objeto mais especfico da presente investigao, o seu cluster fabricante de telefones celulares. Mais adiante, o foco da anlise se direcionar adequao do processo de despacho aduaneiro ao MICS, de modo a favorecer as decises de localizao empresariais para o PIM. Modelos de Gesto das Cadeias de Suprimento Dentre os muitos modelos de gesto estratgica das Cadeias de suprimentos, o que melhor enfatiza a varivel incerteza o MICs.

14

A tabela 01 apresenta uma sntese evolutiva recente dos modelos de gesto das cadeias de suprimento, a partir da parametrizao de produtos, adequao de operaes e grau de influncia. Tabela 01. Evoluo dos Modelos de Gesto Estratgica das Cadeias de Suprimento

Parmetros Tipos de Produtos Adequao de Operaes Grau de Influncia Agilidade e Incerteza

Autores Fisher Fine Harland et AL Lee et AL

Ano 1997 1999 2001 2002

Fonte: Elaborao prpria O modelo de Fisher publicado em 1997 classifica as cadeias de suprimento de acordo com a dinmica de seus produtos. Neste modelo, as estratgias a serem adotadas devem respeitar o tipo de produto a ser produzido, e assim cada processo de manufatura deveria estar alinhado atravs do produto resultante sua respectiva cadeia de suprimentos. Segundo Fisher (1997), existiro dois tipos de cadeias suprimentos: as eficientes e as responsivas. As eficientes adequam-se melhor aos produtos considerados padro, e que portanto exigem um grau mnimo de customizao. J as responsivas iro adequar-se melhor aos produtos considerados inovadores, e que portanto, exigiro um alto grau de customizao e agilidade em suas cadeias de gerenciamento. O modelo de Fine publicado em 1999 diz que a deciso mais importante para a sobrevivncia de uma empresa, a definio de sua competncia essencial, e por conseguinte suas definies e decises de terceirizao. Segundo Fine (1999), uma vez tomada esta deciso, as empresas envolvidas poderiam ganhar em produes em escala e por conseguinte, alcanar resultados melhores em suas operaes. Da, o parmetro utilizado que o de Adequao de Operaes.

15

Numa segunda etapa do modelo proposto, Fine ainda indica parecer existir uma lgica cclica nos movimentos de integrao e verticalizao das empresas, ocorrendo sempre uma presso para que a empresa se movimente no sentido contrrio do atual. As presses dos competidores de nicho, da complexidade dimensional da organizao e da inflexibilidade das grandes organizaes so os responsveis pelas presses por terceirizao, ou seja, desintegrao; j os avanos tcnicos, o poder de mercado dos fornecedores e a rentabilidade dos sistemas patenteados os responsveis pelas presses de integrao. (MARQUES et al, 2008) O modelo de Harland et al(2001) prope um modelo taxonmico baseado no grau de influncia da empresa focal e na dinmica do processo. Segundo este modelo h quatro tipos de cadeias de suprimento (MARQUES et al, 2001): Empresas dinmicas e com baixo grau de influncia: estas precisam motivar seus parceiros, e administram as cadeias de suprimento num processo de liderana, uma vez que seus parceiros no conseguem administr-las. Busca-se uma partilha de riscos e benefcios; Empresas dinmicas e com alto grau de influncia: estas conseguem selecionar seus parceiros, e tomar as decises ativamente, uma vez que administram e possuem o controle da cadeia de suprimentos que administram. As integraes acontecem atravs de recursos humanos, e inovaes decorrentes de mudanas tecnolgicas e lanamento de novos produtos. Empresas rotinizadas e com baixo grau de influncia: so caracterizadas pela ao motivadora e incentivadora da partilha de riscos e benefcios, com integrao de equipamentos, e processamento de informaes tendo, portanto, uma integrao

16

mais limitada que as do tipo dinmico, por exemplo. As empresas deste tipo apenas reagem s cadeias de suprimento, e no as gerenciam. Empresas rotinizadas e com alto grau de influncia: atravs de seu modelo de gesto, compartilham equipamentos e informaes e tomam decises em rede, de modo a alcanar uma maior competitividade. Estas empresas selecionam ainda melhor os seus parceiros, so focadas na excelncia operacional, e atravs de suas associaes, conseguem resultados ainda melhores atravs de seus parceiros. O modelo de Lee publicado em 2002 buscou na classificao de Fisher (1997) suas bases conceituais. Atravs das classificaes de produtos entre padro e inovadores, proposta por Fisher, e consequentemente suas cadeias de suprimentos eficientes e responsivas, a partir do tipo de produto, foi adicionada pelo modelo de incerteza, a varivel fornecimento. Demonstra-se ento, no Modelo de Incerteza, o comportamento dos diferentes produtos frente s variveis de demanda e fornecimento, e classifica-se estes produtos luz destas variveis de modo que o gerenciamento das cadeias de suprimento respeite estas condies, e possa administr-las. Um produto padro exigir um comportamento mais eficiente de sua cadeia de suprimentos, e esta poder contar com um processo mais estvel de demanda e fornecimento para o seu gerenciamento interno. Estes produtos, segundo o modelo de incerteza, contam com um nvel entre mdio e alto de estabilidade, o que implica numa melhor programao para o atendimento das cadeias de suprimento, isto , estabilidade para o seu tempo de resposta s necessidades do produto. O produto padro representado por produtos produzidos em escala, e que possuem um ciclo de vida longo, no

17

dependendo portanto, de modismos para sua montagem. Bons exemplos so foges, geladeiras e televisores a cores. Um produto inovador exigir um comportamento gil e responsivo de sua cadeia de suprimentos. Responsivo aqui, significa flexvel e gil de modo que o desejo do cliente seja atendido no local, quantidade e hora adequados. Este produto inovador, em funo de sua caracterstica de vida muito curta, traz uma instabilidade que ser gerenciada pela cadeia de suprimentos, e esta coordenar as instabilidades (incertezas) da demanda e do fornecimento. O produto inovador costuma ser representado por produtos de alta tecnologia, em especial os computadores, semicondutores e produtos de telecomunicaes. O Modelo de Incerteza foi escolhido como base para anlise do presente trabalho, por considerar como um de seus parmetros a instabilidade, e por consequncia, a agilidade, e tambm por tratar de produtos de alta tecnologia, j caracterizados pelo modelo de Fisher, como inovadores. Este modelo portanto, a derivao de um modelo bsico de classificao por tipo produtos, e a partir da, classificao de variveis externas como demanda e fornecimento. O Modelo de Incerteza da Cadeia de Suprimentos (MICS) O Modelo de Incerteza da Cadeia de Suprimentos (MICS) foi apresentado pela primeira vez comunidade acadmica em 2002, e atravs de sua matriz de incerteza caracterizou os processos de fornecimento de matria-prima e demanda (mercado consumidor) atravs de algumas caractersticas intrnsecas de cada produto. (LEE, 2002) O MICS foi escolhido como referncia nesta anlise por melhor se adequar a um modelo de aglomeraes industriais diversificadas, e que abriga em seu portflio empresas multinacionais e transnacionais de produtos funcionais, tais como alimentos, linha branca

18

(foges e geladeiras) e, televisores, bem como produtos inovadores, tais como computadores, telefones celulares, e udio e vdeo com apelos de moda. Neste cenrio, a maior empresa exportadora do modelo de aglomeraes aqui analisado exatamente um fabricante de produtos high tech, que vm enfrentando muitas dificuldades de adequao de sua estratgia de cadeia de suprimentos ao modelo regulamentador existente no pas, exatamente por ter em sua dinmica a varivel incerteza, aplicada a cem por cento de seus produtos. Sendo assim, determinar o Modelo de Incerteza como modelo adequado a este estudo nos permitiu discutir o desenvolvimento e atratividade do Plo Industrial de Manaus (PIM), de modo a evidenciar sua efetiva viabilidade na atrao de mais empresas dependentes da varivel incerteza. Em linhas gerais, o modelo de incerteza prev que h alguns produtos que dada sua caracterstica de estabilidade (demanda e fornecimento) tero uma estratgia logstica mais simplificada, e que h alguns produtos que dada sua caracterstica de instabilidade (demanda e fornecimento), ciclo de vida muito curto e alta agregao tecnolgica exigiro estratgias logsticas de gerenciamento especiais.

A indstria moderna, em funo da dinmica do mercado consumidor, muito rpida em sua movimentao, a fim de atender a este mercado num ambiente cada vez mais competitivo. A existncia de muitas marcas de um mesmo produto, por exemplo, deixou o consumidor mais livre em suas escolhas, e forou as indstrias a buscar seus prprios diferenciais competitivos, que acabou por ser o bom gerenciamento de sua cadeia de suprimentos (fornecimento e demanda).

19

Neste ambiente, desenvolveram-se as estratgias logsticas das empresas, de modo a identificar as melhores formas de gerenciamento de suas respectivas cadeias de suprimento. Estas estratgias logsticas so confrontadas entre si, quando temos um aglomerado de empresas atuando num ambiente de cooperao ou mesmo de aglomerao econmica, de modo a se desenvolver estratgias logsticas diferenciadas atuando num mesmo ambiente, respeitando as particularidades de cada produto/empresa

individualmente. O desafio coordenar as diferentes estratgias logsticas, num modelo de aglomeraes industriais em que os fatores externos de influncia so os mesmos. Partindo-se do pressuposto de que produtos diferentes exigiro estratgias diferenciadas, tentar-se- coordenar estas diferentes necessidades de modo que todas sejam atendidas plenamente. O Plo Industrial de Manaus como objeto de aplicao do MICS A aglomerao econmica que ser focalizada no presente estudo o Plo Industrial de Manaus (PIM), um modelo nascido a partir da necessidade do Governo Federal brasileiro ainda na dcada de sessenta de reduzir as desvantagens logsticas de desenvolvimento da Regio Amaznica. O PIM sustenta-se em incentivos fiscais e responsvel hoje pela irradiao de atividade econmica gerada em Manaus, onde est o seu Distrito Industrial, para as demais cidades e estados integrantes da Regio Amaznica. Os indicadores de desempenho do PIM consideram um faturamento de vinte e cinco bilhes de dlares, para um universo de duzentos e cinqenta empresas aproximadamente, gerando em torno de cem mil empregos diretos, o que d uma dimenso da importncia deste modelo de aglomeraes. Alguns segmentos e/ou empresas do PIM parecem, a um olhar preliminar, contextualizados pelas caractersticas do MICS. No entanto, conforme de detalhar no

20

estudo de caso, diversos entraves logsticos so facilmente detectados ao funcionamento desses segmentos e empresas segundo as caractersticas atribuveis pelo MICS ao tipo de negcio que praticam. Ganham destaque os entraves infraestruturais da matriz de transportes do PIM e o processo aduaneiro correntemente observado. A matriz de transporte do PIM por exemplo, est sendo analisada em trabalhos recentes, a fim de se identificar as oportunidades e as maiores ameaas. J o processo aduaneiro no PIM, considera todos os produtos de todas as empresas nele instaladas como padro.

2.2.

O papel dos modelos logsticos na competitividade sistmica das Aglomeraes Econmicas

A reviso das temticas constantes neste tpico constitui-se em etapa necessria para, a posteriori, se buscar uma caracterizao do Plo Industrial de Manaus (PIM), objeto da presente investigao, enquanto modelo aglomerativo e que implica em decises de localizao empresariais, com desdobramentos especficos na confeco das estratgias logsticas (de compras, transportes, armazenagem e distribuio fsica) que lhe do suporte. (OLIVEIRA, 2005) Existem, segundo a literatura especializada em Economia Regional e Urbana e Organizao Industrial (LASTRES et al,2003), diferentes taxonomias das aglomeraes econmicas: Clusters, APLs, Complexos Industriais, Plos, etc. Nestes modelos, os quais procuram representar diferentes configuraes organizacionais e geogrficas para conjuntos de empresas de mesmo setor, de setores complementares ou com nenhuma relao de troca entre si, observados empiricamente em diversas regies do mundo, as estratgias logsticas parecem desempenhar papel muito varivel, tanto do ponto de vista explicativo, como do ponto de vista de sua importncia para a prpria configurao de cada um desses modelos.

21

a) Teorias da Localizao Industrial Segundo Vasconcellos et al (2003), a concentrao da atividade industrial, pelos encadeamentos estabelecidos dentro do prprio setor secundrio e com outras atividades econmicas e conseqentes efeitos multiplicadores, se transformou, desde h muito, em objeto particular de ateno de diversos pesquisadores. Os trabalhos considerados integrantes da assim denominada Teoria Clssica da Localizao Industrial, tm por autores Johann Heinrich Von Thnen (1780-1850), Alfred Weber (1868-1958), August Losch (1906-1945) e Walter Isard (1906-1945).2 Nas quatro teorias Clssicas de Localizao Industrial vamos encontrar variveis logsticas e operacionais comuns, identificadas na Tabela 02: Tabela 02. Variveis logsticas Identificadas nas Teorias Clssicas de Localizao Industrial
Variveis Autores Von Thunen Alfred Weber Losch Walter Isard Masterli Fonte: Elaborao prpria. Custos de Transporte X X X X Custos de Movimentao de mo-de-obra/insumos X X X X Custos de Produo X X X X

H ainda as contribuies mais modernas, de onde destacamos os Modelos Empricos de Localizao de Projetos Industriais, como o modelo Masterli, que data de 1971, quando uma equipe de pesquisadores franceses e italianos foi contratada para o desenvolvimento do Masterli Modelo de assetto territoriale e di localizzazione industriale. O Masterli definiu e classificou os fatores estratgicos para cada indstria como Cruciais (A), Condicionantes (B), Pouco Condicionantes (C) e Irrelevantes (D), e a partir da criou uma

CAVALCANTE (2002).

22

matriz de demanda (tipo de indstria versus fatores estratgicos) em que a classificao substituda por critrios de pesos e observando algumas premissas Este modelo deu origem a outros modelos centrados no confronto entre demanda de fatores pelas atividades econmicas e oferta dos mesmos fatores pelas unidades territoriais de certa regio. O desenvolvimento e a aplicao de modelos empricos de localizao das atividades econmicas no Brasil teve incio na COPPE/UFRJ em 1975, juntamente com a Societ per la Matemtica e lEconomia Applicate (Itlia) Somea e Consultoria de Cincia Social Aplicada Concisa. (CLEMENTE & COSENZA, 1998). Segundo Clemente et al (1998) o Modelo de Potencial baseia-se numa analogia com a Fsica, em que o potencial de um ponto no espao depende das cargas eltricas dispostas no seu entorno, com a contribuio de cada carga eltrica sendo diretamente proporcional a sua grandeza e inversamente proporcional a distncia. Essa idia foi levada diretamente a estudos de localizao fazendo-se as cargas eltricas corresponderem a lugares de demanda ou de oferta de bens e servios. A Teoria da Localizao Discreta leva em considerao o conjunto de possveis localizaes antecipadamente, sendo necessrio portanto, a identificao de subconjuntos para estas localizaes. Entre as variveis mais importantes deste modelo, esto o custo de transporte, tempo de viagem e acessibilidade. A Localizao de Unidades de Capacidade Ilimitada supe que a capacidade de uma locao escolhida ilimitada, podendo atender qualquer nmero de clientes. Para isso duas caractersticas so apontadas : (a) custo-fixo no negativo a cada localizao potencial, e (b) o nmero de localizaes a serem escolhidas no predefinido. J os Problemas de Designao Quadrtica destinam-se a descobrir o arranjo timo em um espao predeterminado onde as alternativas de localizao podem receber qualquer das unidades e serem localizadas (mas apenas uma delas). Esses problemas baseiam-se no conceito de

23

matriz de conexo, cujos elementos representam a importncia da proximidade entre duas unidades quaisquer. So tambm importantes contribuies modernas o Modelo de Potencial (1), a Teoria da Localizao Discreta (2), a Localizao de Unidades de Capacidade Ilimitada (3) e os Problemas de Designao Quadrtica (4). Conforme demonstrado na Tabela 1, o Masterli uma contribuio moderna que contempla todas as variveis listadas nas Teorias Clssicas de Localizao Industrial, da sua importncia ao aglutinar num nico modelo, todas as contribuies anteriores. b) Taxonomia das Aglomeraes Econmicas No caso de aglomeraes econmicas, espaos onde operam diversos produtores com vnculos diferenciados de fornecimento, preciso analisar se a deciso de localizao da unidade produtiva e, portanto, a montagem de estratgias logsticas (de compras, transportes, armazenagem e distribuio fsica) apropriadas, sero condicionadas por um conjunto maior ou similar de variveis. Mais especificamente, tentar-se- identificar neste tpico o locus da logstica de transportes nas teorias sobre as aglomeraes. Lastres et al. (2003) apresentam as definies sobre os tipos de aglomeraes mais comun:

Aglomerao: produtiva, cientfica, tecnolgica e/ou inovativa tem como aspecto central a proximidade territorial de agentes econmicos, polticos e sociais (empresas e outras instituies e organizaes pblicas e privadas).

Cluster: o termo associa-se tradio anglo-americana e, genericamente, refere-se a aglomerados territoriais de agentes econmicos, desenvolvendo atividades similares.

24

Ao longo do desenvolvimento do conceito, ganhou nuances de interpretao sobre o que melhor caracteriza essa forma de aglomerao produtiva.

Distrito Industrial: conceito introduzido pelo economista ingls Alfred Marshall, em fins do sculo XIX. Deriva de um padro de organizao comum Inglaterra do perodo, onde pequenas firmas concentradas na manufatura de produtos especficos, em atividades econmicas como txtil, grfica e cutelaria, aglomeravam-se em geral na periferia dos outros produtores. As caractersticas bsicas dos modelos clssicos de distritos industriais indicam, em vrios casos: alto grau de especializao e forte diviso de trabalho; acesso mo-de-obra qualificada; existncia de fornecedores locais de insumos e bens intermedirios; sistemas de comercializao e de troca de informaes tcnicas e comerciais entre os agentes. A organizao do distrito industrial permite s empresas obter ganhos de escala, reduzindo custos, bem como gerando economias externas particularmente significativas (como por exemplo, acesso mo de obra qualificada), ressaltando a eficincia e competitividade das pequenas firmas de uma mesma atividade localizadas em um mesmo espao geogrfico.

Plos Regionais: so entendidos como ncleos proeminentes dos processos de aglomerao que caracterizam o desenvolvimento regional.3 Segundo a literatura, existem duas classificaes de plos: a) Plo e Parque Cientfico e Tecnolgico: Tambm chamados de tecnpolis, so grandes reas com infra-estrutura necessria para unidades produtivas que realizam atividades de baixa ou grande escala, baseadas em pesquisa e desenvolvimento tecnolgico. As tecnpolis combinam, em uma rea pr-estabelecida, os seguintes grupos de elementos: 1- instituies de pesquisa e ensino; 2- empresas avanadas

LASTRES et al(2003).

25

tecnologicamente e inovativas, a maioria de porte pequeno e mdio; 3- instituies e agncias, pblicas e privadas, com misso de garantir e fomentar o estabelecimento de acordos colaborativos entre os agentes mencionados acima, de forma a maximizar criatividade e atividades inovativas, assim como elevar a competitividade da regio. Os mesmos autores usam o termo plo tecnolgico como sinnimo de parques tecnolgicos. b) Plo de Crescimento e de Desenvolvimento: Noes difundidas, nas dcadas de 1960 e 1970, com os trabalhos do economista francs Franois Perroux, tendo sido largamente adotadas nas prticas de planejamento regional em vrias partes do mundo.4 Segundo Perroux [apud Lastres et al. (2003)], o crescimento no surge em toda a parte ao mesmo tempo; manifesta-se com intensidades variveis em pontos ou plos de crescimento; propaga-se segundo vias diferentes e com efeitos finais variveis no conjunto da economia. Perroux trabalhou com a idia de que as economias nacionais compem-se de zonas ativas, ou seja, plos capazes de dinamizar setores relacionados; e de zonas passivas, cujo dinamismo decorre de condies externas. Nos plos de crescimento (englobando um conjunto de agentes, empresas ou segmentos), determinadas atividades econmicas dominantes geralmente associadas noo de indstria motriz exibem a capacidade de alavancar quantitativamente a expanso de outros conjuntos de atividades em determinadas regies. J os plos de desenvolvimento, segundo Perroux, apresentam a capacidade de engendrar uma mudana qualitativa nas estruturas econmicas e sociais. Perroux j reconhecia que o comportamento econmico est incrustado em instituies, normas e valores, territorialmente moldados, e que uma

Ibid, p.22

26

das caractersticas mais importantes das interaes mercado a assimetria das relaes de poder entre atores. H que observar, portanto, que no foram identificadas na literatura pesquisada referncias diretas ao fluxo de pessoas e/ou materiais (cadeia de suprimentos) no contexto das aglomeraes, em especial nos Plos Industriais, modelo precpuo do objeto deste trabalho. Isto se configura como um vcuo terico entre o material disponvel sobre a cadeia de suprimentos, estratgias logsticas e aglomeraes industriais, em especial Plos Industriais. (OLIVEIRA, 2006) Neste sentido, as cadeias de suprimento precisam ser analisadas a partir dos produtos por elas representados, respeitando assim suas caractersticas intrnsecas, e ajustando as variveis externas s necessidades de cada produto, de modo a respeitar que as cadeias de suprimento so diferentes entre si, e sofrem motivaes diferentes, ainda que detenham a mesma definio conceitual de movimentao de materiais e/ou pessoas.

2.3.

O Modelo de Incerteza da Cadeia de Suprimentos (MICS) 2.3.1 Aspectos tericos definidores do MICS

O Modelo de Incerteza da Cadeia de Suprimentos (MICS) foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas em Logstica e Cadeia de Suprimentos da Universidade da Califrnia em Stanford e apresentado pela primeira vez comunidade acadmica em 2002, atravs do trabalho Aligning Supply Chain Strategies with Product Uncertainties publicado no California Management Review. (LEE, 2002) O referido trabalho tm sua fundamentao no estudo elaborado por Fisher (1997), onde se v o desenvolvimento das estratgias das cadeias de suprimento ao nvel correto de incerteza de demanda dos produtos considerados.

27

Muitos so os estudos recentes sobre as estratgias adequadas s cadeias de suprimento. Contribuies modernas apontam para a necessidade de adequao dos pilares demanda e fornecimento de modo tal que os consumidores sejam atendidos na quantidade, preo e local adequados. A contribuio de Fisher atravs do estudo What is the right supply chain for your product? publicado no ano de 1997, na Harvard Business Review foi classificar os produtos a partir de suas demandas, caracterizando-os de modo que as necessidades intrnsecas de cada grupo consumidor fossem respeitadas, bem como classificar as cadeias de suprimento atravs das estratgias melhor adequadas para cada uma delas, respeitando o fato de que alguns produtos exigiro mais de algumas variveis e menos de outras, e que a composio de necessidades depender do tipo de produto analisado. Segundo Fisher (1997), o primeiro passo para o efetivo desenvolvimento da estratgia de uma cadeia de suprimentos, considerar a natureza da demanda do produto envolvido. Muitos aspectos so importantes, por exemplo ciclo de vida do produto, previsibilidade da demanda, variedade de produtos, e padres de mercado para lead times e servios (a quantidade demandada deve ser preenchida com a quantidade de produto em estoque). O estudo de Fisher analisa a cadeia de suprimentos, de modo que a diversidade de produtos esteja de acordo com o desejo dos consumidores, j que modernamente, a partir de um portflio cada vez maior de produtos, o fator demanda cada vez mais decisivo escolha da estratgia adequada ao gerenciamento da cadeia de suprimentos. Os produtos so ainda caracterizados de acordo com sua previsibilidade de demanda, sendo inovadores ou funcionais. Cada um destes produtos exigir um tipo de Cadeia de Suprimentos, isto , o gerenciamento se dar a partir do tipo de produto envolvido, de modo que ele atenda s necessidades dos consumidores.

28

Ainda segundo Fisher (1997), a causa raiz de muitos problemas no gerenciamento das cadeias de suprimento a mistura que se faz entre os diversos modelos de gerenciamento, de modo a no respeitar que cada produto, sejam eles funcionais ou inovadores, iro exigir sua prpria cadeia de suprimentos com caractersticas especiais. Produtos funcionais so aqueles que do ponto de vista de demanda so estveis, e representam baixo risco de gerenciamento da cadeia de suprimentos, uma vez que no exigem rpidas mudanas ou adaptaes no gerenciamento de suprimentos. Costumam ser representados por produtos com longo ciclo de vida, e so comprados em quantidades diversas, em lojas de distribuio, tais como armazns e/ou mercearias, e postos de gasolina. Tais produtos satisfazem necessidades bsicas, e portanto, no mudam de caracterstica, so estveis, de demanda previsvel e ciclos de vida longos. Porm, sua estabilidade convida competio, o que frequentemente significa baixas margens de lucro. (FISHER, 1997) A fim de evitar as baixas margens de lucro, algumas empresas tm investido na diferenciao de seus produtos, de modo a torn-los mais atrativos aos consumidores. Tal diferenciao vm acompanhada por inovaes tecnolgicas, dando aos consumidores uma razo a mais para o consumo. Computadores pessoais high end e aparelhos fashion so bons exemplos. Portanto, produtos inovadores so aqueles que do ponto de vista de demanda so instveis, curto ciclo de vida (em funo de suas inovaes tecnolgicas), e representam alto risco de gerenciamento da cadeia de suprimentos, uma vez que exigem rpidas mudanas e/ou adaptaes no gerenciamento de suprimentos. Costumam ser representados por produtos com alta margem de lucro e alto risco de obsolescncia.

29

Apesar de ser timo do ponto de vista de lucratividade, os produtos inovadores nos trazem a imprevisibilidade, e a incerteza para o processo. Esta imprevisibilidade vm do fornecimento matrias-primas com inovao tecnolgica constante e da demanda, uma vez que o mercado consumidor trata a novidade num curto perodo de tempo, sendo exigidas cada vez mais inovaes, num perodo de tempo cada vez mais curto.
Figura 01. Produtos Funcionais X Produtos Inovadores: Caractersticas da demanda
Caractersticas da Demanda Ciclo de Vida do Produto Margem de Contribuio* (expresso em %) Variedade de Produtos Margem de erro em previsibilidade para Plano de Produo Taxa mdia de material faltante Mdia de queda de preo ao final de uma estao de consumo Lead Time solicitado para produo made-toorder Funcionais (Demanda Previsvel) Mais de dois anos 5% a 10% Baixo (10 a 20 variantes por categoria) 10% 1% a 2% 0% 6 meses a 1 ano Inovadores (Demanda Imprevisvel) 3 meses a 1 ano 20% a 60% Alto (frequentemente milhes de variantes por categoria) 40% a 100% 10% a 40% 10% a 25% 1 dia a 2 semanas

* Margem de contribuio = (preo - custo varivel)/preo Fonte: Fisher (1997)

Ainda segundo Fisher, as cadeias de suprimento desempenham duas funes: (1) Fsica e (2) Mediadora de Mercado. A funo fsica facilmente identificada e corresponde converso de matria-prima em partes e peas, tambm em produto acabado, e transporte de um ponto a outro da cadeia. Menos visvel mas, igualmente importante a funo de mediadora de mercado, cujo propsito assegurar que a variedade de produtos est de acordo com as necessidades dos consumidores nos diferentes mercados. Cada uma dessas funes, possui custos distintos. Custos fsicos so os custos de produo, transporte e armazenagem. Custos de mediao de mercado acontecem quando a oferta excede a demanda, e ao final de uma estao, por exemplo, os produtos sofrem queda de preo para ser vendidos, ou quando por falha na cadeia de suprimentos, os

30

produtos no atendem o mercado consumidor em tempo hbil e vendas so perdidas, significando a insatisfao dos clientes. (FISHER, 1997) Por sua vez, estes produtos iro se cruzar com os diferentes tipos de cadeias de suprimento, sendo elas classificadas como eficientes ou sensveis. Ainda segundo Fisher (1997), cadeias de suprimento eficientes so aquelas que combinam estratgias e tm o melhor desempenho de custos das cadeias de suprimento, sempre em busca de eficincia, acuracidade e controle de custos. J as cadeias de suprimento sensveis so aquelas que atendem s necessidades dos clientes atravs da customizao de produtos, atravs de sua capacidade de trabalhar num sistema contras os pedidos dos clientes (make to order), num ambiente de flexibilidade. 2.4 Gesto estratgica das cadeias de suprimento

Neste sentido, as diferentes estratgias das cadeias de suprimento, no que diz respeito s demandas so (NAYLOR, 1999): Buy to order, isto , contra ordens de compra. Seria muito apropriado se todos os produtos fossem exclusivos e no necessariamente contivessem as mesmas matrias-primas, e o consumidor final estivesse preparado para aceitar longos lead times e demandas altamente variveis. Se a cadeia de suprimentos segura estoques, eles correm o risco de se tornar obsoletos. No h responsabilidade da cadeia de suprimentos nos casos em que o produto no chega ao mercado em tempo hbil. No entanto, este tipo de estratgia tambm no ser capaz de reagir to rapidamente s alteraes nas demandas. Os exemplos que ilustram este tipo de estratgia so produtos exclusivos e feitos sob encomenda, tais como partes e peas para construes especiais, tratores e, caminhes

31

feitos sob encomenda e com um propsito especfico, quando se tem megaconstrues, e carros feitos sob encomenda. Make to Order, isto , contra pedidos dos clientes. Adequado s mudanas para diferentes produtos, desde que estes sejam compostos da mesma matria-prima. Tambm atende s diferentes localizaes, volumes e mix de produtos. Neste modelo, o lead time reduzido, mas o consumidor final talvez venha a enfrentar uma longa espera para ter o produto em atendimento ao seu desejo. A demanda pode ser varivel e com alto nvel de customizao. Este modelo de gerenciamento somente exposto ao risco de segurar matria-prima e componentes como estoque. Alguns exemplos que ilustram este tipo de estratgia so produtos produzidos em escala, mas com um certo grau de customizao na sua finalizao, de modo a atender os desejos especficos dos clientes. Automveis produzidos em escala, e encomendados atravs da internet so bons exemplos. Assemble to order, isto , montado contra pedidos dos clientes. Nesta estratgia, a customizao postergada ao mximo ao longo da cadeia de suprimentos. Deste modo, a cadeia de suprimentos ser capaz de responder a uma variedade de produtos onde haja customizao preferencialmente, ou no. Os lead times so consideravelmente reduzidos, em comparao aos demais modelos estratgicos, e iro depender do ponto da cadeia onde a montagem ser executada. Como riscos, so indicados ligeiros excessos e faltas de produtos, mas desta vez no mais de matria-prima, mas de produtos montados. Assim, a cadeia de suprimentos completamente protegida contra os riscos de obsolescncia. Este modelo

32

estratgico ainda capaz de atender em vrias partes do mundo e, em mix de produtos variados. Como ilustrao desta estratgia, temos os aparelhos de telefone celular montados nas indstrias e vendidos s operadoras de telefonia, de acordo com suas necessidades de marketing e vendas ao consumidor final, atendendo s especificidades de cada operadora, e gil o bastante para atender s oscilaes de demanda. Tambm so bons exemplos, os produtos oriundos da indstria de roupas, que postergam ao mximo a confeco de modo a atender s flutuaes de demanda. Make to stock, isto , contra estoque e Ship to Stock, isto , embarque contra estoque so modelos estratgicos que consideram produtos funcionais, ou seja, com estabilidade de demanda e oferta na cadeia de suprimentos. Somente assim, os embarques para estoque se justificam, uma vez que as demandas so previsveis, tanto quanto o fluxo de material ao longo da cadeia. Todos os produtos alimentcios que no sofrem alteraes em suas composies, eletrodomsticos no dependentes de apelos de moda (foges e geladeiras, por exemplo), carros utilitrios e, motocicletas por exemplo. Na figura 02 um modelo representativo e comparativo entre estes diferentes modelos estratgicos:

33

Figura 02. Estratgias das Cadeias de Suprimento


Fornecedor de Matria-Prima

Montadoras

Varejistas

Consumidor final

Material

Material

Material

Puxar Buy to Order Puxar Make to Order Puxar Assemble to Order Puxar Make to Stock Puxar Ship to Stock

Fonte: Naylor (1999) Conforme demonstrado na figura 02, as estratgias inerentes s cadeias de suprimento variam de acordo com as demandas, e portanto, da flexibilidade e confiabilidade do processo envolvido. Quanto maior for a incerteza, maior ter que ser a flexibilidade da cadeia de suprimentos, e neste caso ela vir desde o fornecedor de matria-prima. Ao contrrio, quanto menor for a incerteza, menor ser a necessidade de flexibilidade da cadeia de suprimentos, que por sua vez, transfere a flexibilidade para o varejista, um ponto muito prximo do consumidor final, por exemplo. Desta observao, nascem muitas estratgias para transferncia de flexibilidade ao longo das cadeias de suprimento, e um dos melhores exemplos so os hubs de fornecedores, um modelo de gerenciamento da cadeia de suprimentos que cria depsitos de matriaprima/insumos consignado fora dos seus domnios de origem, de modo que haja flexibilidade para o produtor de bens finais, e flexibilidade para o fornecedor de matriasprimas/insumos, em atendimento s flutuaes de demanda num ambiente de incerteza.

34

Uma vez que entendemos as particularidades de gerenciamento das cadeias de suprimentos, a partir dos seus respectivos produtos, e j sabemos que estes produtos podem ser inovadores ou funcionais, veremos que as cadeias de suprimento iro se adequar de acordo, de modo a atender a demanda no momento e local adequados. A figura 03 uma representao grfica da cadeia de suprimentos, e seus produtos j identificados. Figura 03. Cruzando Cadeias de Suprimento com Produtos
Produtos Funcionais Cadeias de Suprimento Eficientes Cadeias de Suprimento Sensveis Fonte: Fisher (1997) Compatvel Incompatvel Produtos Inovadores Incompatvel Compatvel

Atravs da figura 03 possvel identificar como se definem as diferentes estratgias das cadeias de suprimento, sempre em concordncia com os diferentes tipos de produtos selecionados. Produtos funcionais, por exemplo, sero compatveis com cadeias de suprimento eficientes em funo de sua previsibilidade e estabilidade de demandas. Umas das caractersticas mais marcantes dos produtos funcionais, a estabilidade no mercado, uma vez que estes sofrem pequenas intervenes tecnolgicas a mdio e longo prazos, isto , num universo a partir de um ano. No entanto, os mesmos produtos funcionais sero incompatveis com as cadeias de suprimento sensveis, uma vez que estas tero como pilares a agilidade, e custos de gerenciamento mais altos, em comparao com as eficientes. Isto ocorre porque as cadeias de suprimentos sensveis, desenvolvero mtodos prprios para garantir a agilidade necessria ao processo, e esta agilidade representa custos mais altos de transporte, o modo

35

areo, por exemplo, utilizado com larga freqncia, estoques consignados (os custos de armazenagem so distribudos ao longo da cadeia), e sistemas de informao mais sofisticados uma vez que, fornecedores, produtores e distribuio precisam estar muito alinhados quanto aos volumes de produo e entrega. J os produtos inovadores so compatveis com as cadeias de suprimento sensveis, dada sua caracterstica de constantes agregaes tecnolgicas, alterando as caractersticas dos produtos, e portanto influenciando as alteraes na demanda. Do mesmo modo, assim como demonstram compatibilidade com as cadeias de suprimento sensveis, os produtos inovadores so incompatveis com as cadeias de suprimento eficientes, exigindo delas um atendimento gil, e por vezes customizado dadas as suas caractersticas especiais. Sendo assim, num modelo de aglomerao industrial, por exemplo, que contempla tanto produtos inovadores quanto funcionais e, consequentemente, exige cadeias de suprimento eficientes e cadeias de suprimento sensveis, considerar as variveis externas de sistemas de informao, fiscalizaes e processos de despacho aduaneiros como padres para ambas as cadeias de suprimento, apresentar dificuldades de gerenciamento, principalmente aos produtos inovadores, que dada sua caracterstica de agilidade, no sero atendidos com a prioridade necessria s suas demandas. O que se verifica portanto, que as estratgias de gerenciamento das cadeias de suprimento sero subdivididas quanto demanda (as estratgias citadas anteriormente demonstram esta subclassificao), e quanto ao fornecimento, e suas respectivas peculiaridades. Sabendo-se da incerteza e das caractersticas especiais no que diz respeito demanda, o estudo apresentado pelo Grupo de Pesquisas em Logstica e Cadeia de Suprimentos da Universidade da Califrnia em Stanford, introduziu o vetor fornecimento ao estudo de

36

incerteza das estratgias de cadeias de suprimentos. Entende-se por fornecimento, as cadeias de suprimentos, e os modelos de gerenciamento responsveis pelas matriasprimas necessrias montagem do produto final. Estas cadeias de suprimento intermedirias foram exaustivamente estudadas, de modo a esclarecer suas caractersticas intrnsecas e tambm visando atender suas necessidades, respeitando sua importncia vital para o bom atendimento do cliente final. Atravs da construo de uma Matriz de Incerteza, este modelo permite caracterizar os processos de fornecimento de matria-prima e demanda (mercado consumidor) a partir das peculiaridades mercadolgicas intrnsecas de cada produto. Em linhas gerais, o MICS categoriza produtos que, dada sua caracterstica de estabilidade e previsibilidade de demanda (mercado), exigem uma estratgia logstica mais simplificada (transportes, fiscalizao/burocracia alfandegria reduzida e sistemas de informao), enquanto categoriza outros que, dada sua caracterstica de instabilidade e incerteza (mercado), ciclo de vida muito curto e alta agregao tecnolgica, exigiro estratgias logsticas de gerenciamento especiais (transportes, fiscalizao/burocracia alfandegria e sistemas de informao especiais). Estabilidade ou instabilidade, previsibilidade ou incerteza de mercado, no MICS, so definies associadas natureza da demanda por produtos acabados e do fornecimento de insumos.

37

Figura 04. A Matriz de Incerteza do MICS


Incerteza de Demanda Baixo (Produtos Alto (Produtos Funcionais) Inovadores) Aparelhos da moda Doces, bsicos, aparelhos (Fashion apparel), comuns, alimentao, leo e computadores, udio, vdeo gs. (I) (II) Aparelhos hidro-eltricos, alguns segmentos de alimentao (III) Telecom, computadores high-end, semicondutores (IV)

Incerteza de Fornecimento

Baixo(Processo Estvel)

Alto (Processo de Desenvolvimento)

Fonte: Aligning Supply Chain Strategies with Product Uncertainties. LEE (2002)

A figura 04 reproduz a Matriz de Incerteza publicada no artigo Aligning Supply Chain Strategies with Product Uncertainties (LEE, 2002). Diferentes produtos foram classificados segundo a natureza de suas cadeias de suprimento, em funcionais ou inovadores (= produtos de fronteira tecnolgica). Para cada um destes produtos foi apresentada uma proposta de gerenciamento logstico diferenciado. A matriz do MICS demonstrou que a fabricao dos produtos tem relao direta com o seu ciclo de vida e, com a sua funcionalidade para o consumidor. Produtos funcionais (functional products), isto , produtos que usem tecnologias-padro de processo ou design, precisam ter um gerenciamento logstico diferenciado daquele utilizado para produtos considerados inovadores (innovative products). Estes ltimos so conceituados, no MICS, como aqueles que possuem curto ciclo de vida, alto valor agregado, poucos fornecedores de matria-prima e alta incerteza de demanda, o que significa dizer que o mercado consumidor destes produtos instvel. Produtos de fronteira tecnolgica possuem processos instveis do ponto de vista da demanda (mercado consumidor) e fornecimento (matria-prima), sendo portanto, aqueles

38

produtos com maior nvel de exigncia de flexibilidade e adaptabilidade da cadeia de suprimentos. Os quadrantes demonstrados na figura 4, foram categorizados de acordo com as variveis de incerteza de demanda e incerteza de fornecimento. Observa-se que diferentes produtos, e portanto com caractersticas diferentes, so apontados como exemplo, de modo a demonstrar que a matriz de incerteza, classifica modelos de gerenciamento tanto para produtos inovadores, quanto para produtos funcionais. O quadrante I, por exemplo, apresenta os produtos com baixa incerteza de fornecimento, e baixa incerteza de demanda, e, portanto, considerados como produtos funcionais j que no esto sujeitos a inovaes tecnolgicas constantes nas cadeias de suprimento e demanda. So dados como exemplos, produtos alimentcios, leo e gs, e aparelhos comuns. Produtos alimentcios so bons exemplos de produtos funcionais, porque, de fato, no iro modificar suas caractersticas essenciais, de acordo com mudanas tecnolgicas, por exemplo. leo e gs tambm no sofrero alteraes em suas caractersticas essenciais como produtos, uma vez que so frutos de uma matriz (petrleo) que no depende de variaes tecnolgicas. Entende-se aqui como aparelhos comuns, os aparelhos eletro-eletrnicos, de uso cotidiano nas residncias, tais como: geladeiras, foges, liquidificadores, lavadoras de roupas e lavadoras de louas, por exemplo. Estes produtos so considerados comuns porque apesar de sofrerem algumas inovaes em seu formato, efetuam as mesmas tarefas para a qual foram criados h 50, 40 ou 30 anos. Isto quer dizer que foges e geladeiras por exemplo, tm a mesma caracterstica de matria-prima e componentes eletrnicos h cinqenta anos, dando cadeia de suprimentos a previsibilidade adequada ao seu modelo de eficincia. No que diz respeito demanda, o mercado consumidor tambm previsvel, uma vez que o

39

consumidor final comprar um nova geladeira, em sua maioria, por exemplo, somente no momento em que o seu aparelho atual no estiver em condies de uso, o que por sua vez, previsto pela indstria fabricante atravs do tempo de vida til do produto fabricado. O quadrante II apresenta os produtos com baixa incerteza de fornecimento, e alta incerteza de demanda, e, portanto, considerados como aparelhos da moda, j que sua tendncia inovao acentuada, o seu ciclo de vida curto (menos de um ano), e o nvel de exigncia de rapidez no gerenciamento da cadeia de suprimentos acentuado, em funo da curta vida til do produto e da incerteza do mercado consumidor. Os exemplos apresentados para este tipo de produto so os eletro-eletrnicos como computadores, udio e vdeo. Estes produtos apresentam um ciclo de vida curto at um ano e detm esta caracterstica de fornecimento, porque apesar de suas inovaes tecnolgicas, j possuem cadeias de fornecimento consolidadas ao longo das ltimas dcadas, e as matrias primas utilizadas possuem pequenas variaes quando comparadas matriz inicial. Um bom exemplo disso, observarmos que este tipo de produto muda de cor, por exemplo, mas altera sua configurao original, como placa de circuitos impressos. Promoes de venda em perodos de Jogos Olmpicos ou Copas do Mundo de Futebol, so bons exemplos. J sob o aspecto da demanda, estes produtos eletro-eletrnicos, justamente por apresentarem inovaes tecnolgicas, apresentam incerteza de demanda, isto , o nvel de consumo ainda desconhecido e, pode variar alm de cinquenta por cento. O quadrante III apresenta os produtos com alta incerteza de fornecimento e baixa incerteza de demanda, considerados, portanto, como funcionais, j que, apesar de sua incerteza de fornecimento, exibem estabilidade de demanda, o que d uma dinmica mais estvel ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, no que diz respeito ao quesito rapidez.

40

Aqueles produtos com alta incerteza de fornecimento e baixa incerteza de demanda so representados pelos aparelhos hidroeltricos (equipamentos geradores de energia eltrica, equipamentos para usinas hidreltricas, cabos e conexes e aparelhos de minerao, por exemplo) e alguns segmentos de alimentao que agregam matria-prima especfica. As fontes de fornecimento de matria-prima para a fabricao destes produtos so limitadas, da a incerteza de fornecimento, uma vez que a demanda estvel e a necessidade de produo mantm-se constante de uma fonte de fornecimento escassa. (LEE, 2002) Os exemplos apresentados na matriz original conforme a figura quatro, so os produtos hidro-eltricos, e alguns grupos de alimentos. Os aparelhos hidro-eltricos (bombas hidrulicas e equipamentos de suco, por exemplo) so considerados como alta incerteza de fornecimento porque costumam necessitar de customizao para serem fornecidos, isto , so fabricados sob encomenda, o que provoca a incerteza da fonte de fornecimento, e sob o aspecto da demanda so estveis j que o mercado consumidor destes produtos conhecido, e costuma trabalhar com reposies de peas e/ou obras de grande porte, com cronogramas de construo e montagem amplamente divulgados. Os grupos de alimentos aqui mencionados podem ser aqueles em que necessita de peixes, carnes e ou legumes/verduras disponveis somente em determinadas pocas e em determinadas regies do planeta. Os grupos de alimentos derivados destas matrias-primas sofrem com a incerteza de fornecimento, uma vez que precisam administrar perodos de estiagem e entressafra, por exemplo, a fim de atender aos restaurantes e, consequentemente, aos consumidores finais. Do ponto de vista da demanda, estes grupos de alimentos apresentam a estabilidade do consumo, uma vez que sendo produtos especiais e raros em sua maioria, possuem um mercado consumidor pequeno e constante, e portanto disposto a pagar mais caro pelo

41

atendimento, se necessrio. Estas variveis garantem estabilidade de demanda ao produto, respeitando suas caractersticas de escassez. O quadrante IV apresenta os produtos com alta incerteza de fornecimento e alta incerteza de demanda, ou seja, aqueles considerados inovadores, j que so caracterizados por matria-prima de inovao tecnolgica, ciclos de vida curtos e volatilidade de demanda, j que os consumidores destes aparelhos seguem as tendncias de inovao, e so muito rpidos em seus novos desejos, o que nos remete a uma exigncia de rapidez no gerenciamento da cadeia de suprimentos. J os bens com alta incerteza de demanda e alta incerteza de fornecimento, so representados pelos produtos de telecomunicaes, computadores high-end (computadores de fronteira tecnolgica) e semicondutores. Estes produtos possuem fontes de fornecimento ainda mais escassas e, por vezes, monopolizadas por algumas poucas empresas. Sob o aspecto da demanda, os produtos de telecomunicaes, representados em grande escala pela telefonia celular, possuem um ciclo de vida curto, alta competitividade, e uma incerteza alta quanto ao desejo de compra do consumidor. A agilidade no gerenciamento desta cadeia de suprimento vital para a sobrevivncia da fabricao do produto. Uma aglomerao econmica, por exemplo, que deseje contemplar empresas classificadas nos quadrantes inferiores (III e IV) do Modelo de Incerteza, precisa considerar como um de seus pilares de desenvolvimento, a agilidade. Considerando que os computadores high end, e os semicondutores, por exemplo, so itens de fronteira para a tecnologia, isto , so objeto de contnuo processo de inovao, desenvolver atratividade para estas empresas pode se revelar estratgia interessante para regies ou pases na medida em que, cada vez mais, a tecnologia avana, e os produtos

42

considerados hoje estveis, perdero sua competitividade para produtos mais modernos, e de ciclos de vida mais curtos, e que, portanto, exigem uma cadeia de suprimentos com gerenciamento adequado. Segundo estudo de Cristopher et al (2006), levantamento recentes da indstria eletroeletrnica demonstram que, no que diz acuracidade das previses de demanda, verificase o seguinte comportamento: Acuracidade e previses de demanda de aproximadamente um ms: +/-5% Acuracidade e previses de demanda de aproximadamente dois meses: +/-20% Acuracidade e previses de demanda de aproximadamente trs meses: +/-50%

A partir destes nmeros possvel comprovar o grau de dificuldade no gerenciamento das cadeias de suprimento, principalmente naquelas em que o grau de acuracidade varia alm de vinte por cento, como o caso dos produtos identificados no quadrante IV, isto , produtos de alta tecnologia. A partir da matriz de incerteza, com seus produtos funcionais e inovadores, construiram-se estratgias classificadas segundo quatro tipos: (1) Cadeias de suprimentos eficientes, (2) Cadeias de suprimentos com cobertura de risco, (3) Cadeias de Suprimento sensveis e (4) Cadeias de Suprimento geis. Assim, segundo Lee (2002): Cadeias de Suprimento Eficientes so aquelas que combinam estratgias e tm o melhor desempenho de custos das cadeias de suprimento. A fim de que um melhor desempenho seja atingido, atividades sem valor agregado devem ser eliminadas, economias de escala devem ser perseguidas, tcnicas de otimizao devem ser desenvolvidas a fim de melhorar a utilizao de capacidade na

43

produo e distribuio, e melhorias no sistema de informao devem garantir maior eficincia, acuracidade e controle de custos na cadeia de suprimentos. Cadeias de Suprimento com Cobertura de Risco so aquelas com incerteza em sua cadeia de fornecimento. O termo cobertura de risco vem do fato de que as empresas nesta condio trabalham em parceria, a fim de minimizar os seus impactos de excesso ou falta de estoques, por exemplo. Usurios de matria-prima comum, estas empresas trabalham em parceria a fim de que numa situao de escassez de produtos, possam dividir os seus estoques, e numa situao de excesso possam redistribu-los, de modo que os prejuzos sejam reduzidos. Cadeias de Suprimento Sensveis so aquelas sensveis a ponto de atender s necessidades dos clientes atravs da customizao de produtos. Sua caracterstica primordial a capacidade de trabalhar num sistema de produo contra pedidos dos clientes (make to order), num ambiente de flexibilidade. A capacidade de se adaptar a novas exigncias do mercado deve ser um de seus objetivos principais, e para tanto, o ambiente externo tambm deve estar de acordo com esta flexibilidade, isto , a legislao vigente deve estar de acordo com esta realidade. Cadeias de Suprimento geis so aquelas que utilizam estratgias combinadas para atender as necessidades dos clientes, e simultaneamente gerenciar as flutuaes de escassez e excesso de produtos (matrias-primas) para atendimento do produto final. So consideradas geis porque tm a capacidade de responder s mudanas, diversidade, demandas imprevisveis dos clientes, enquanto

minimizam os riscos de interrupes no fornecimento. A figura 05 apresenta um resumo destas classificaes de cadeias de suprimento:

44

Figura 05. Estratgias das Cadeias de Suprimento


Baixo (Produtos Funcionais) Cadeias de suprimento eficientes Cadeias de Suprimento com Cobertura de Risco Alto (Produtos Inovadores) Cadeias de Suprimento Sensveis Cadeias de Suprimento geis

Incerteza de Fornecimento

Baixo(Processo Estvel) Alto (Processo de Desenvolvimento)

Fonte: Lee (2002).

Cadeia de Suprimentos do MICS e suas principais variveis Segundo Grieger (2002), as variveis mais importantes a serem analisadas para as Cadeias de Suprimentos do MICS so: a) Rpido Ciclo de Vida do Produto; b) Produo em Just in Time; c) Liderana de Custos; e d) Competio Global. a) Rpido Ciclo de Vida do Produto: cada vez mais, as cadeias de suprimento so compelidas a se ajustar a produtos de vida curta e de alto valor agregado. Ainda segundo este autor, outros fatores como qualidade, tempo de entrega e customizao so muitas vezes mais importantes do que a determinao de preo, numa cadeia de suprimentos. A matriz do modelo de incerteza classifica os produtos como inovadores e tradicionais. O objeto especfico deste estudo so os produtos inovadores, aqueles com curto ciclo de vida, alta inovao tecnolgica e fashion contents, isto , caractersticas e/ou componentes de moda e que tem como resultado tem uma demanda imprevisvel. (Lee, 2002). O ciclo de vida de um produto determinado pelo tempo de vida til de um produto, desde a sua fabricao at o seu consumo pelo cliente final. Os produtos considerados funcionais tm como caracterstica principal um ciclo de vida longo, que vai de um a dois anos, sem alterao no seu processo de fabricao. Nesta situao sua cadeia logstica se estabiliza do ponto de vista do fornecimento, j que no haver alterao do tipo de matria-prima a ser

45

fornecida e, havendo tempo para que os procedimentos envolvidos nos processos de transporte e armazenagem, por exemplo, adquiram regularidade e institucionalidade. O quadro 01 apresenta um comparativo disponibilizado pela literatura, entre uma empresa com produto considerado Funcional/Tradicional e uma empresa com produto Inovador. Quadro 01. Caractersticas de Produtos classificados segundo o MICS: Funcionais versus Inovadores Produto Funcional Baixa Incerteza de Demanda Demanda mais previsvel Demanda Estvel Produto de Vida Longa Baixo Custo de Inventrio Baixa margem de lucro Baixa variedade de produto Alto volume por kit pr montados Baixo custo de falta de estoque Baixa Obsolescncia
Fonte: Lee (2002).

Produto Inovador Alta Incerteza de Demanda Difcil de prever Demanda Instvel Curta estao de venda Alto Custo de Inventrio Alta margem de lucro Alta variedade de produto Baixo volume por kit pr montados Alto custo de falta de estoque Alta Obsolescncia

Um produto funcional pode ser representado por uma tv a cores, por exemplo. Uma TV em cores do tipo CRT (tubo de imagem) convencional, no sofre com grandes oscilaes na demanda, o que a torna mais previsvel. O ciclo de vida de pelo menos dezoito meses, as margens de lucro so menores, as matrias-primas utilizadas so em grande parte padronizadas, e, portanto, o custo de inventrio costuma ser mais baixo. Um produto inovador pode ser representado pelo telefone celular. Este produto tem um mercado consumidor (demanda) instvel, ciclo de vida muito curto (entre seis e oito meses), e alto nvel de envelhecimento j que ele agrega novas tecnologias muito rapidamente. As margens de lucro so altas, uma vez que este produto exige alto valor agregado, o qual implicar num alto valor de inventrio a ser gerenciado.

46

b)

Produo em Just in Time: um produto com demanda instvel exige entregas

rpidas e uma mobilidade superior aos produtos considerados funcionais, isto , tradicionais. Mais uma vez, a exigncia da cadeia de suprimentos deste tipo de produto inovador, ser maior. A possibilidade de se entregar produtos diferenciados, num curto espao de tempo forar a busca por solues logsticas tambm inovadoras. Neste sentido, uma das alternativas que tm sido amplamente utilizada, pelas maiores cadeias de suprimento do mundo, o modelo de consignao de estoques, confirmando a estratgia de montagem contra pedidos (assemble to order), apresentada e discutida anteriormente. Apenas como ilustrao, o modelo utilizado tm sido o hub de fornecedor. Trata-se de um modelo de consignao de matria-prima e/ou produtos acabados em que o fornecedor entrega a mercadoria, e s receber o seu respectivo pagamento, aps o consumo e/ou utilizao de sua mercadoria pela empresa compradora. Muito adequado s cadeias de suprimento cujos produtos so inovadores, e portanto com demandas volteis, este um processo de gerenciamento de cadeia de suprimentos desenvolvido a fim de se atender a produtos inovadores, e a idia principal eliminar o tempo de ressuprimento, atravs da disponibilizao da matria-prima o mais prximo da fbrica, em tempo real. As primeiras publicaes remontam este modelo ao incio da dcada de noventa, quando a corrida tecnolgica passou a ditar as regras em parcela crescente das indstrias, e levantouse a possibilidade de disponibilizao de matria-prima em estoques prximos s fbricas numa poltica de consignao, j que a demanda era instvel. O modelo proposto ficou conhecido como Hub de fornecedor, que por sua vez, tem suas razes no modelo Vendor Management Inventory (VMI), utilizado por muitas empresas produtoras de produtos

47

tecnologicamente avanados, sendo o mais famoso, o VMI utilizado pela Dell Computadores. c) Liderana de Custos: imperativo sobrevivncia das empresas controlar custos.

Esta uma caracterstica fundamental na diferenciao de produtos funcionais e produtos inovadores. Enquanto os produtos funcionais possuem baixos custos de inventrio e baixos custos de obsolescncia, isto , baixo custo de envelhecimento de matria-prima, os produtos inovadores possuem, em funo de sua instabilidade e de sua inovao tecnolgica, altos custos de inventrio e altos custos de obsolescncia. Uma das formas de se minimizar estes altos custos consignar a matria-prima aos fornecedores, de modo que o produtor final s compre a matria-prima efetivamente, no momento de sua necessidade real. Neste aspecto, tambm o hub de fornecedor foi uma soluo a este problema de controle de custos. Uma vez que o inventrio est consignado a cada fornecedor, transfere-se o controle do inventrio e do risco de obsolescncia a cada um deles, de modo que o produtor final tenha seus prprios custos minimizados. Este mtodo foi capaz de distribuir os custos ao longo da cadeia de suprimentos, de modo que fosse vivel a produo sem o efeito escassez e/ou de superoferta. Outras eficincias foram garantidas nas cadeias de suprimento, como por exemplo, a reduo de incerteza do canal de entrega. Se do ponto de vista do produtor final, esta foi uma medida para reduo de custos, do ponto vista do fornecedor de matria-prima esta foi uma metodologia interessante de disponibilizao de matria-prima para o produtor final em fluxo regular, sem o risco de falta de material, o que provocaria penalidades financeiras e/ou contratuais, e permitindo que em caso de sobra de material, em funo de alterao de

48

demanda, este material pudesse ser remetido a outra unidade produtiva, por exemplo, reduzindo o custo da obsolescncia. d) Competio Global: em um cenrio econmico internacional fortemente

caracterizado pelas empresas multinacionais, estar preparado para a competio global imperativo sobrevivncia. Cada vez mais, as cadeias de suprimento so comparadas entre os pases, e a vantagem se define para aquele pas que consegue adaptar melhor a sua legislao aos modernos gerenciamentos das cadeias de insumos e produtos acabados. Esta prtica tm se constitudo em atrativo muito importante na definio de novos investimentos, haja vista o que vm acontecendo com a China, a ndia e o Brasil, por exemplo. A China adequou a sua legislao a fim de facilitar a operacionalizao das empresas multinacionais ali instaladas, numa tentativa de fortalecer os investimentos em suas Zonas Econmicas Especiais (ZEEs). A burocracia nos processos, hoje quase inexistente se compararmos com a realidade das dcadas de setenta e oitenta. Um processo de recebimento de mercadoria vinda do exterior, e desembarao aduaneiro, na China por exemplo, pode durar de uma a duas horas, para que o produto esteja disponvel para consumo (intermedirio e/ou final). (CRISTOPHER, 2000) Existem, no entanto, iniciativas das economias emergentes no sentido de se adequar sua atratividade s cadeias de suprimento do modelo de agilidade, por exemplo. Uma dessas iniciativas no Brasil, o Regime de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado (RECOF), instrumento integrante da Poltica Industrial brasileira para atrao e desenvolvimento das indstrias com tecnologias de fronteira, fomentando em especial as atividades industriais dos setores: aeronutico, automotivo, informtica e telecomunicaes, semicondutores e componentes de alta tecnologia para informtica e

49

telecomunicaes, o qual pode tornar-se fonte de vantagem competitiva para as empresas dos setores acima mencionados. (SILVA, 2006). O Modelo RECOF ser melhor detalhado no estudo de caso, captulo quatro. 2.5 O fator agilidade nas cadeias de suprimento

Todas as cadeias de suprimento apresentadas pela Matriz do Modelo de Incerteza so igualmente importantes para o bom desenvolvimento de uma estratgia logstica integrada e completa. No entanto, o presente trabalho apresenta anlises mais aprofundadas sobre as Cadeias de Suprimento geis, por entender que o estudo de caso aqui apresentado, est classificado no modelo das Cadeias de Suprimentos geis. Assim, segundo Christopher et al (2002), muitos mercados hoje so altamente volteis e de demanda imprevisvel. A acelerada mudana tecnolgica aliada s tendncias de moda resultou em ciclos de vida cada vez mais curtos dos produtos. Neste novo ambiente, indisponibilidade significa que um evento de no fornecimento em particular, significa oportunidade de vendas perdidas para sempre. Consequentemente, o foco principal da cadeia de suprimentos deve se deslocar de custos, para atendimento ao mercado consumidor. A conseqncia que a nfase principal das cadeias de suprimentos, num futuro prximo, ser a agilidade. Agilidade implica na capacidade da cadeia de suprimentos em reagir rapidamente s alteraes na demanda sejam elas no volume, variedade ou mix. As cadeias de suprimento geis so descritas na tabela 2, mas til comparar agilidade com a filosofia de operaes lean. Filosofia lean frequentemente associada indstria automobilstica e ao modelo japons em particular. Agilidade e filosofia lean no so opostas, e sim um tanto complementares conforme tabela 2. (CHISTOPHER et al, 2002)

50

Agilidade no pode confundida com processo enxuto, isto , lean. Lean siginifica fazer mais com menos. O temo lean, frequentemente utilizado como conexo entre o processo de manufatura ao definir zero de inventrio, e adoo de processo just-in-time. Paradoxalmente, muitas empresas que adotaram o processo de manufatura lean como prtica, so geis em sua cadeia de suprimentos. A indstria automobilstica, ilustra este exemplo. A origem do processo de manufatura lean, remonta ao Sistema Toyota de Produo (TPS), com foco na reduo e eliminao de desperdcio. (CRISTOPHER, 2000) As lies aprendidas com o Modelo Toyota de Produo tm profundo impacto nos processos de manufatura modernos. importante comparar as idias de agilidade e produo lean, uma vez que a indstria tem como um de seus pilares, os custos enxutos da filosofia lean, e tambm a disponibilidade conforme o foco principal da cadeia de suprimentos de agilidade. H determinadas condies onde a abordagem lean faz sentido. Em particular onde a demanda previsvel e a variedade de pedidos baixa, e o volume alto. Os problemas surgem quando se tenta implementar a filosofia lean num processo onde a demanda menos previsvel, os pedidos por variedade so altos, e consequentemente o volume individual de estoques baixo. Em outras palavras, as empresas tm tido dificuldades em adotar a filosofia lean, em processos no adequadas s demandas previsveis. (CRISTOPHER, 2000) A figura 06 apresenta as trs dimenses crticas para adoo de processos lean ou geis: variedade, previsibilidade e volume.

51

Figura 06. gil ou Lean ?


Variedade

Alto Baixo

gil Lean Baixo Alto Previsibilidade

Fonte: Christopher (2000) A agilidade necessria em processos menos previsveis onde a demanda voltil e a demanda por variedade alta. O processo lean trabalha melhor em altos volumes, baixa variedade e previsibilidade. H que se considerar , no entanto, que h indicaes e adequaes para as trs dimenses variedade, previsibilidade e volume, no que diz respeito s estratgias, mas que estas adequaes no so mandatrias e que existem excees e combinao entre processos geis e processos lean. O que se verifica, portanto, a adaptao das estratgias de acordo com os produtos processos a serem atendidos. A busca constante por modelos geis e de custos enxutos ser vital para sobrevivncia das empresas diante da competitividade global, num ambiente em que o ciclo de vida dos produtos curto, e o mercado voltil, por exemplo. A tabela 03 nos apresenta um comparativo ente os processos lean e gil, e caracteriza-os de modo a esclarecer os objetivos finais de cada fornecimento/suprimento, de modo a facilitar a adoo das estratgias, respeitando os produtos e atividades-fim de cada processo analisado.

52

Tabela 03. Comparao entre fornecimento lean e fornecimento gil: as caractersticas distintivas Atributos Distintivos
Produtos tpicos Demanda de Mercado Variedade de Produtos Ciclo de vida do produto Motivadores de consumo Margens de lucro Custos dominantes Penalizaes por falta de estoque Poltica de Compras Informaes de enriquecimento Mecanismo de previso

Fornecimento Lean Fornecimento gil


Commodities Previsvel Baixa Longo Custo Baixa Fsicos Contratos de Longo Prazo Comprar itens (matrias-primas) Altamente desejvel Algortmica Mercadorias de Moda (Fashion Goods) Voltil Alta Curto Disponibilidade Alta Comercializao Imediata e Voltil Atribuir capacidade Obrigatria Consultivo

Fonte: Mason-Jones, Naylor and Towill (2002) Conforme apresentado, os motivadores entre os processos lean e geis so diferentes, mas por vezes complementares entre si. No h como excluir processos lean de processos geis, e vice-versa, uma vez que a competitividade dos mercados forar as empresas a ser eficientes em ambos os processos. Neste sentido, as caractersticas lean e geis so classificadas entre essenciais, desejveis e arbitrrias de acordo com o tipo de produto e cadeia de suprimento envolvida. Este mtodo foi desenvolvido por Naylor (1999), e nos ajuda a entender as caractersticas mais importantes na cadeia de suprimentos para classificao de processos A figura 06, classifica algumas caractersticas fundamentais das cadeias de suprimento (de acordo com o produto envolvido), a fim de que se saiba se suas caractersticas adequam-se melhor aos processos lean ou aos processos geis. H, no entanto, situaes em que a combinao entre os processos ser a melhor alternativa para o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

53

Figura 07. Classificao de importncia das diferentes caractersticas de produtividade (lean) e agilidade
Palavra-chave
Utilizao de conhecimentos do mercado Fluxo de Valor/Cadeia de Suprimentos Integrada Reduo de tempo de processamento Eliminao de Muda Reconfigurao rpida Robustez

Enxuto (lean)

gil

Demanda Previsvel/Agendada Fonte: Naylor (1999) Legenda: Essencial = Desejvel = Arbitrrio =

A seguir so comentadas cada um das caractersticas demonstradas na figura 05: Utilizao de conhecimentos do mercado: Se os conhecimentos de mercado no so explorados, e a cadeia de suprimentos mais sensvel do que os riscos assumidos pelos membros da cadeia de suprimentos, por exemplo, produz-se uma ampla variedade de produtos num curto prazo quando h demanda insuficiente, e justifica-se os custos extras. (NAYLOR, 1999) Fluxo de Valor/Cadeia de suprimentos integrada: A meta de uma cadeia de suprimentos integrada remover todas as fronteiras e facilitar o fluxo de material, dinheiro, recursos e informao. Com a cadeia de suprimentos integrada todas as informaes de fluxo de material sero simplificadas, e otimizadas de modo a reduzir desperdcios e tempo.

54

Reduo de tempo de processamento: em tempos atuais a reduo de tempo, tm sido uma demanda freqente. Isto demonstra-se essencial, em todos os modelos de gerenciamento sejam eles lean, ou geis. Isto se verifica na medida em que o mercado consumidor mais exigente, tende a ser cada vez mais exigente com prazos de fabricao e entrega por exemplo, no disposto a aguardar um tempo longo para ter seus pedidos atendidos, e isto tambm se reflete na reduo de tempo do fluxo de informao. Eliminao de Muda: Muda uma terminologia derivada do Sistema Toyota de Produo, que significa eliminao de tudo o que no est adicionando valor a um processo ou a um servio. A utilizao de uma cadeia de suprimentos integrada essencial se a eliminao de desperdcio o objetivo final. A eliminao de todos os processos que no adicionam valor ir inevitavelmente reduzir o custo do produto. Isto indica que o custo uma forma pela qual, a cadeia de suprimentos que emprega o processo de manufatura lean, diferencia seus produtos de uma cadeia de suprimentos gil. (NAYLOR, 1999) Reconfigurao rpida: a habilidade de rpida reconfigurao essencial no processo de produo. No processo de manufatura lean a habilidade de mudar de produtos rapidamente tambm chave, assim como todo o tempo desperdiado durante o processo de set up, que dever ser eliminado. A habilidade de

reconfigurao rpida tambm fundamental para que se tenha a flexibilidade necessria ao atendimento das demandas de mercado. Robustez: um fabricante gil deve ser capaz de sobreviver a variaes e perturbaes, e tambm deve ser capaz de tomar vantagem dessas flutuaes, maximizando seus lucros. Se um fabricante lean precisar ser to sensvel, quanto

55

um fabricante de processo gil, ser inevitvel que a demanda por produtos no seja estvel. Esta uma direta contradio com as demais caractersticas da cadeia de suprimentos. (NAYLOR, 1999) Demanda previsvel/agendada: o processo lean precisa de demandas previsveis para estabelecer seus parmetros de controle internos na cadeia de suprimentos, e identificar os pontos de otimizao. J os processos geis, trabalham com a volatilidade das demandas, e precisam ser muito eficientes para mudar de produtos quando necessrio, sem comprometer o nvel de servios e de produo. A partir de todas estas caractersticas, foram determinadas mtricas de controle e avaliao no gerenciamento das cadeias de suprimento lean e geis. Estas mtricas so importantes para esclarecer o que chave, o que secundrio bem como o que irrelevante na avaliao de performance das cadeias de suprimento envolvidas. A correta classificao e identificao melhora o nvel dos servios prestados, sejam eles, geis ou lean. Figura 08. Classificao de importncia das diferentes mtricas de produtividade (lean) e agilidade

Mtrica
Tempo de resposta (lead time) Servio Custos

gil

Enxuta (lean)

Qualidade Fonte: Naylor (1999) Legenda: Mtrica Essencial = Mtrica Secundria = Mtrica Arbitrria =

56

importante salientar que a figura nos apresenta caractersticas comparadas que comprovam que custos, por exemplo, so essenciais num processo de gerenciamento lean, mas que so secundrios num processo de gerenciamento gil, uma vez que o objetivo final e mais importante, de um processo gil a disponibilidade aliada flexibilidade. Isto se confirma tambm na mtrica de servio, uma vez que em processos geis ele essencial, e em processos lean, secundrio. 2.6 Natureza dos Processos Logsticos do MICs no Brasil

Verifica-se aqui, caractersticas que precisam ser consideradas para o gerenciamento da cadeia de suprimentos no sistema de produo de cada produto. Os produtos funcionais so estveis e seus custos de inventrio e obsolescncia, por exemplo, em funo desta estabilidade so menores. J os produtos inovadores, muito sensveis agilidade e, consequentemente, varivel custo de inventrio e obsolescncia, exigem um gerenciamento especial em sua cadeia de suprimentos, e este carter especial nos remete adequao de processos internos de gerenciamento e adequao da legislao vigente de cada pas, de modo que esta atenda ao propsito inicial de agilidade no processo logstico. Agilidade uma capacidade ampla de negcio que contempla estruturas organizacionais, sistemas de informao, processos logsticos e em particular, mudanas de mentalidade. A caracterstica chave de uma organizao gil flexibilidade. Neste sentido, as origens da agilidade como um conceito de negcio, contrapem-se parcialmente ao sistema de manufatura flexvel (FMS). Inicialmente, imaginou-se que a flexibilidade era fruto da capacidade de set ups rpidos nas linhas de produo, garantindo assim maior capacidade de produo em quantidade e variedade de produtos. Mais tarde, a idia de manufatura flexvel foi extendida a um contexto de negcios mais amplo, e ento o conceito de agilidade como orientao organizacional nasceu. (CHRISTOPHER, 2000)

57

Parte integrante do processo de agilidade, os processos logsticos contemplam transportes (em territrio internacional e nacional), desembarao aduaneiro, movimentao, armazenagem e entrega. Cada etapa destes processos tm isoladamente, caractersticas prprias de controle e desempenho, e num contexto de globalizao no h como desconsiderar as comparaes entre as cadeias logsticas e os pases. Segundo, Fisher (1997) os pases no competem entre si, mas sim as cadeias de suprimentos, e seus respectivos tipos de gerenciamento. Como parte do processo logstico, o desembarao aduaneiro de mercadorias uma das etapas que identificam a agilidade adequada s cadeias de suprimento dos produtos inovadores. Comparativamente, um processo gil ser finalizado em duas horas, por exemplo, como j acontece em algumas regies do Brasil, e em alguns modelos de aglomeraes econmicas da China, da Europa e dos EUA. Esta etapa do processo importante porque identifica o quo dispostas esto as autoridades governamentais de determinado pas, em rever os procedimentos e legislaes, de modo a estar preparado e recepcionar/atrair modelos de produo de alta tecnologia, aqui identificados pelas cadeias de suprimentos geis, e portanto produtos inovadores. Temos que considerar, no entanto, que tal adaptao significa custos extras em sistemas de informao, na maioria das vezes, investimentos em infra-estrutura. O quadro 02, apresenta um comparativo de trs variveis, inerentes a uma cadeia de suprimentos do processo gil, em trs diferentes pases, e integrantes de modelos de aglomeraes industriais. As coletas de dados foram realizadas nas respectivas unidades, que so multinacionais, com estratgia logstica global unificada, e fabricantes do mesmo produto, aqui modelo inovador, telefonia celular. Foram escolhidas como variveis: custo, agilidade e nvel de obsolescncia.

58

A varivel custos considera todas as despesas que o pas possui ao recepcionar as mercadorias (matrias-primas, equipamentos e produtos acabados) dentro do pas. Estes custos contemplam, portanto, o que chamamos na cadeia de suprimentos, custos de inbound, isto , os custos de entrada do produto, divididos em: transporte (frete), movimentao, desembarao aduaneiro e armazenagem. Entende-se por custo a somatria de valores e preos agregados ao processo de desembarao, ainda se considerando que tempo custo, j que mercadoria parada no processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos alto custo agregado, bem como a ausncia de infra-estrutura adequada, de modo a auxiliar a agilizao dos processos. (HARRISON, 2005) A segunda varivel exatamente a agilidade. Para que os dados fossem comparados, foram identificadas a flexibilidade de atendimento s variaes de demanda em mix e volume (1), o tempo de processamento das entregas dos pedidos ao clientes (aqui o tempo de trnsito na entrega foi novamente considerado) (2), tambm o tempo de desembarao aduaneiro das mercadorias em cada pas mencionado. Tambm influenciam varivel agilidade, os sistemas de informao adotados por cada pas, e a integrao dos mesmos entre as diferentes agncias fiscalizadoras, e a infra-estrutura disponvel como suporte movimentao e armazenagem das mercadorias. A terceira varivel apresentada pelo quadro 2, a obsolescncia. Entende-se como obsolescncia o envelhecimento da matria-prima de boa qualidade, no utilizada no processo produtivo, bem como produtos acabados em bom estado, que j no tm mais o apelo de vendas no mercado consumidor, por terem sido substitudos por modelos mais novos. Matrias-primas em bom estado, do ponto de vista de uso, so obsoletas a partir

59

de sua no aplicabilidade nos processos de manufatura, de produtos novos, e em lanamento no mercado. Uma matria-prima tender a ter um alto nvel de obsolescncia naqueles pases em que suas cadeias de suprimento contemplarem altos nveis de estoques, e longos tempos de trnsito e movimentao, e portanto, assumirem o risco da no utilizao de componentes em funo do rpido ciclo de vida dos produtos acabados. As cadeias de suprimento geis tm sido as mais afetadas pelo efeito da obsolescncia, dada a volatilidade de seus produtos. (HARRISON, 2005) Quadro 02. Variveis do Modelo de Incerteza em Aglomeraes Industriais Brasil Custo Agilidade Obsolescncia Alto Baixa Alta Mxico Mdio Alta Alta China Baixo Alta Baixa

Fonte: Avaliao feita por companhias multinacionais de telefonia celular presentes no Brasil, Mxico e China. Elaborao prpria.

O desafio coordenar a estratgia logstica unificada nas trs unidades, instaladas em modelos de aglomeraes industriais, em pases diferentes, considerando os fatores externos de influncia. Diferentes pases possuem diferentes legislaes aduaneiras, por exemplo, que influenciam na agilidade, taxas locais prprias que influenciam nos custos, e caractersticas de armazenagem (depsitos especiais ou no) prprias que tambm influenciaro nos resultados e desempenho das cadeias de suprimentos dos diferentes pases. Partindo-se do pressuposto de que os produtos so os mesmos, os diferentes resultados de desempenho exigiro estratgias locais diferenciadas, e tentar-se- coordenar estas diferentes necessidades de modo que todas sejam atendidas plenamente, e o

60

consumidor seja atendido em sua necessidade voltil, sem identificar se o seu produto foi fabricado na China, no Brasil ou no Mxico. A partir comportamento das variveis expostas acima, possvel entender porque o Brasil, e em particular o modelo de aglomeraes industriais, vm enfrentando dificuldades no gerenciamento da Cadeia de Suprimentos gil, frente aos seus concorrentes globais. O alto nvel de obsolescncia desta empresa no Brasil, por exemplo, em grande parte se justifica pela baixa agilidade nos processos logsticos, sejam para recebimento (importao) de matria-prima, ou reexportao desta matria-prima no utilizada no processo produtivo, o que explica o alto custo envolvido numa cadeia de suprimentos lenta e burocrtica. Considerando uma empresa fabricante de um produto inovador num contexto de Plo Industrial, a gesto dessa aglomerao ter de considerar como uma de suas estratgias logsticas, agilidade e custos baixos, isto a combinao entre processos logsticos lean e geis. Um dos maiores desafios, adequar uma estratgia logstica especfica, para atendimento de um determinado produto, em meio s estratgias logsticas diversificadas de produtos estveis, como parece ser o caso do Plo Industrial de Manaus (PIM), por exemplo, uma vez que os produtos fabricados so funcionais e inovadores, sendo a sua maioria identificada por produtos inovadores, o que significa, portanto, instabilidade do ponto de vista da demanda.

2.7

O Plo Industrial de Manaus como objeto de aplicao do MICS 2.7.1 O Plo Industrial de Manaus (PIM): Evoluo, Dinmica Recente e breve caracterizao

O Plo Industrial de Manaus (PIM) um modelo de aglomerao industrial, em que a principal dinmica econmica apoiada pelo Modelo Zona Franca de Manaus (ZFM),

61

poltica do Governo Federal efetivada a partir de 1967, com enfoque geopoltico (ocupao econmica do territrio amaznico) e baseado em incentivos fiscais atividade empresarial pertinente aos trs setores (Industrial, Comercial e Agropecurio), como meios de compensao das desvantagens logsticas inerentes regio da Amaznia Ocidental. Seus benefcios fiscais (IPI, Imposto de Importao e ICMS) estendem-se, segundo regimes diferenciados, pelos Estados do Amazonas, Acre, Roraima, Rondnia e reas de Livre Comrcio de Macap e Santana, no Amap. Este modelo, administrado pela Superintendncia da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) h mais de 40 anos, atraiu para o PIM cerca de 450 indstrias, muitas delas portadoras de marcas internacionalmente conhecidas5, que, juntas, representam algo em torno de US$ 25,7 bilhes em investimos fixos acumulados at o presente, estando distribudas em vrios subsetores fabris, dos quais os principais so o eletroeletrnico, informtica, veculos de duas rodas (bicicletas e motocicletas), qumico, termoplstico e relojoeiro. O desempenho recente do PIM pode ser vislumbrado por meio da Tabela 04:

Algumas dessas marcas so NOKIA, GILLETTE, COCA-COLA, SAMSUNG, LG, HONDA, SONY, PANASONIC, VIDEOLAR, SIEMENS, PHILLIPS, etc.

62

Tabela 04. Indicadores de desempenho recente do PIM (2000 2007)


Indicadores 1. PIB (AM) 2. PIB per capita (AM) 3. Faturamento 4. Grau de Regionalizao das Compras de Insumos 5. Balana Comercial 5.1. Exportaes 5.2. Importaes 6. Empregos Diretos 7. Arrecadao Tributria Total 7.1. Federal 7.2. SUFRAMA (TSA) 7.3. Estado do Amazonas (ICMS recolhido) 7.4. Municpio de Manaus (IPTU + ISS + Taxas) Unidades R$ 1,000.00 R$ / pessoa US$ 1.000,00 2000 18,873,000.00 6,625.00 10,392,606.88 2001 20,736,000.00 7,086.00 9,130,863.52 2002 21,791,000.00 7,253.00 9,104,766.46 2003 24,977,000.00 8,100.00 10,531,230.30 2004 30,314,000.00 9,658.00 13,961,238.00 2005 33,359,000.00 10,320.00 18,964,109.11 2006 ND ND 22,858,368.67 2007 ND ND 25,677,762.31 Var. % 76.76 55.77 147.08

22.73

24.52

27.75

29.25

32.36

32.57

31.90

29.47

29.65

US$ 1.000,00 US$ 1.000,00 US$ 1.000,00 Pessoas R$ 1,000.00 R$ 1,000.00 R$ 1,000.00 R$ 1,000.00 R$ 1,000.00

(2,283,848.10) 741,625.60 3,025,473.70 50,003 4,074,834.24 2,199,572.00 139,300.00

(1,872,635.70) 829,042.10 2,701,677.80 54,762 4,895,023.96 2,721,307.00 122,119.00

(1,557,933.00) 1,025,799.20 2,583,732.20 57,823 5,896,974.77 3,256,135.00 133,092.00

(1,998,399.20) 1,224,940.00 3,223,339.20 64,969 6,441,889.00 3,749,196.00 156,051.00

(2,674,100.50) 1,084,893.60 3,758,994.10 79,380 8,448,617.00 5,187,712.00 192,306.00

(2,741,879.50) 2,021,195.50 4,763,075.00 89,224 9,413,065.90 5,707,905.89 211,693.20

(4,439,282.20) 1,483,954.00 5,923,236.20 98,194 10,987,232.46 6,770,302.18 240,266.67

(5,244,586.20) 1,041,043.20 6,285,629.40 98,244 12,502,010.94 7,838,798.94 245,028.38

129.64 40.37 107.76 96.48 206.81 256.38 75.90

1,434,323.00

1,689,268.00

2,075,957.00

2,345,522.00

2,778,634.00

3,204,904.00

3,595,951.86

3,991,536.53

178.29

301,639.24

362,329.96

431,790.77

191,120.00

289,965.00

288,562.82

380,711.74

426,647.10

41.44

Extrado de: Rivas et al (2008)

63

As informaes apresentadas na tabela 03, identificam que o PIM converteu-se em plo de desenvolvimento para a Regio Amaznica. Este plo tem sua sede baseada na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas e tm sido irradiador de novas atividades econmicas e desenvolvimento para toda a regio Norte do pas. O quadro 03 apresenta o volume de importaes e exportaes do PIM no perodo compreendido entre 2000-2007, e comprova o alto nvel de envolvimento das cadeias de suprimento no comrcio exterior, bem como justifica os estudos para melhoria no gerenciamento destas cadeias de suprimento. Quadro 03. Exportao X Importao do Plo Industrial de Manaus
EXPORTAO X IMPORTAO DO PLO INDUSTRIAL DE MANAUS
(Milhes US$) 7,000.0 6,500.0 6,000.0 5,500.0 5,000.0 4,500.0 4,000.0 3,500.0 3,000.0 2,500.0 2,000.0 1,500.0 1,000.0 500.0 2000 2001 2002 2003 2004 EXPORTAO 2005 2006 2007(*) 741.6 829.0 1,025.8 1,224.9 1,084.9 3,025.5 2,701.7 2,583.7 2,021.2 1,484.0 1,041.0 3,223.3 3,759.0 4,763.1 5,923.2 6,285.6

(*) Dados parciais

IMPORTAO

Fonte: Suframa/SAP/CGPRO/COISE (2008)

Ao administrar aproximadamente 400 indstrias entre pequeno, mdio e grande porte, a Suframa enfrenta desafios cotidianos frente infra-estrutura disponvel, legislaes vigentes, e necessidades especiais de diferentes modelos estratgicos logsticos, e consequentemente de diferentes produtos.

64

O portflio de produtos a ser gerenciados, contempla produtos funcionais e produtos inovadores, partilhando a mesma infra-estrutura de suporte logstico, bem como os mesmos processos alfandegrios. O quadro 04 apresenta o comportamento da aquisio de insumos do PIM, no perodo de 2000 a 2007, refletindo o comportamento das cadeias de suprimento nas compras de insumos regionais, nacionais e internacionais. Os insumos oriundos do comrcio exterior representam sozinhos (em valores monetrios) o somatrio dos insumos nacionais e regionais (em valores monetrios), apontando o nvel de dependncia das indstrias instaladas no PIM das variveis de transporte por exemplo, j que os insumos necessrios vm de diferentes partes do mundo. Quadro 04. Aquisio de insumos de produo do Plo Industrial de Manaus
AQUISIO DE INSUMOS DE PRODUO DO PLO INDUSTRIAL DE MANAUS
Milhes (R$) 15,000.0

12,872.2

REGIONAL
12,000.0

12,205.2 11,521.0 10,984.9

NACIONAL EXTERIOR
9,000.0

9,850.0

7,740.5 7,174.5 7,612.5 6,283.3

8,292.6 7,363.7

6,000.0

5,414.0 5,415.6 4,014.3

5,544.5 2,853.9
3,000.0

4,706.6 3,978.9 3,307.4 2,869.4

4,777.6

2,234.9 2,293.6 2,429.5

0.0

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007(*)

(*) Jan a Dez - Dados Parciais

Fonte: Suframa/SAP/CGPRO/COISE (2008)

As dez empresas responsveis pelos maiores faturamentos do PIM no ano de 2007 so multinacionais dos setores de duas rodas, eletro-eletrnico e alimentcio, e cada um destes

65

produtos, assim como demonstrado pela matriz do modelo de incerteza, possui caractersticas diferenciadas em seu modelo de gerenciamento logstico. Unidades industriais, participantes do modelo de agilidade, por exemplo, sediadas no Brasil e em particular no Plo Industrial de Manaus (PIM), enfrentam dificuldades na compatibilizao da sua estratgia logstica legislao aduaneira vigente, e ao suporte fornecido pelos diferentes agentes, quando consideram os produtos fabricados como tendo caractersticas semelhantes. O quadro 05 apresenta os principais subsetores do PIM, e seus respectivos faturamentos percentuais na composio do faturamento total.

Quadro 05. Participao dos subsetores de atividades no faturamento do Plo Industrial de Manaus.
PARTICIPAO DOS SUBSETORES DE ATIVIDADES NO FATURAMENTO DO PLO INDUSTRIAL DE MANAUS (Calculado sobre os valores em R$)
8.77 29.29

10.27

5.83

5.54

17.01 23.30

ELETROELETRNICO METALRGICO

BENS DE INFORMTICA QUMICO

DUAS RODAS OUTROS SETORES

TERMOPLSTICO

Fonte: Suframa/SAP/CGPRO/COISE (2008)

66

Percebe-se ento, que os subsetores eletroeletrnico e bens de informtica, representam juntos 46,30% do total do faturamento do PIM, justificando a pesquisa para adequao das cadeias de suprimento de produtos de alta tecnologia.

2.7.2 Aspectos especficos do sistema logstico de suporte s atividades do PIM Parte integrante do processo de gerenciamento das cadeias de suprimentos, sejam elas inerentes aos produtos funcionais ou inovadores, os processos logsticos contemplam transporte, movimentao/manuseio, desembarao aduaneiro e armazenagem. Num ambiente globalizado, as cadeias de suprimento so comparadas entre si, e por conseqncia os processos logsticos de cada um delas. Empresas globais e multinacionais, e suas cadeias de suprimento, esto espalhadas em diferentes lugares do mundo atravs de suas subsidirias, e cada uma destas subsidirias se submete legislao vigente do pas em que est estabelecida. Desse modo, os processos de manuseio e armazenagem, transporte e desembarao aduaneiro sero impactados de acordo com a infra-estrutura disponvel, legislao aduaneira pertinente, e desempenho das agncias fiscalizadoras envolvidas nos processos logsticos, de cada pas. So abordados em particular, os processos logsticos e suas caractersticas de operacionalizao no PIM. Muitas dessas caractersticas so especficas deste modelo de aglomeraes, respeitando os regimes aduaneiros a que o PIM est submetido. Tambm so observados os aspectos inerentes s estratgias logsticas de transporte, seguindo a classificao do modelo de incerteza, com foco especial nas cadeias de suprimentos geis. Ainda segundo a SUFRAMA(2006), a estratgia logstica do PIM caracterizada por:

67

a)

Entrada de Insumos: modo martimo e areo (insumos importados, oriundos da sia, seguidos pela Europa, e Estados Unidos) e, rodo-fluvial (insumos nacionais, vindos em sua maioria da regio Sudeste do Brasil);

b)

Sada de produtos acabados: realizada atravs de: a) modo rodo-fluvial, com distribuio a partir de Manaus, via Belm (via fluvial) e entrega em So Paulo/Rio de Janeiro em Centros de Distribuio (via rodoviria). H ainda o envio de produtos acabados via modo areo, direto para a Regio Sudeste. Aqui, o custo de frete, e a falta de companhias areas em vos cargueiros, so limitantes para o envio de produtos acabados via area.

c)

Estratgias logsticas so definidas por cada empresa individualmente, de acordo com as suas prprias necessidades de mercado, tipos de negcio bem como, prazos de entrega. Neste modelo de aglomeraes industriais, como existem empresas globais, multinacionais, locais e de pequeno porte, as estratgias logsticas tambm podem ser globais ou locais, por exemplo. No h ainda iniciativas de se definir uma ou algumas estratgias logsticas para todo o PIM, e se considerarmos a diversidade de empresas instaladas, ser fcil identificar que muitas delas, no tm produtos em comum ou mercados comuns, o que dificulta a definio de uma melhor estratgia logstica que atenda ao Plo Industrial como um todo. Uma das conseqncias da falta de estratgias definidas, por exemplo, a no priorizao das obras de infraestrutura, tais como aeroportos, portos, portos secos, etc.

2.7.2.1

Manuseio e Armazenagem

O manuseio de materiais consiste no transporte a curta distncia que ocorre no interior ou em torno de uma edificao como um centro de distribuio ou uma fbrica. Para um

68

centro de distribuio isso significa carregar e descarregar veculos de transporte ou dispatch ou cancelar as mercadorias para o estoque, ou a partir dele. (ARNOLD, 1999)

Os objetivos principais do processo de manuseio so: (a) aumentar a utilizao espacial, utilizando a altura da edificao e reduzindo a necessidade de espao de corredores, tanto quanto seja possvel; (b) melhorar a eficincia operacional, reduzindo o manuseio. Aumentar a carga por transporte resulta em menor nmero de viagens; e (c) melhorar o atendimento, aumentado a velocidade de resposta s necessidades dos clientes.

Os muitos tipos de equipamentos utilizados para manuseio de materiais podem ser agrupados nas categorias de esteiras, caminhes industriais e guindastes/gruas.

Para que se tenha portanto, um bom desempenho no manuseio (movimentao) de materiais de um determinado ponto para outro, por exemplo, dos portos ou aeroportos aos armazns ou portos secos, h que estabelecer uma infra-estrutura de caminhes e movimentao atravs de pessoas, e trmites burocrticos simplificados, a fim de que se confirme a agilidade e transparncia nos processos.

Do mesmo modo, o processo logstico de armazenagem tambm estar submetido s legislaes vigentes, e infra-estrutura disponvel.

Armazenagem o processo de estocagem de materiais e suprimentos que uma empresa ou instituio mantm, seja para vender ou para fornecedor insumos ou suprimentos para o processo de produo. Todas as empresas e instituies precisam manter estoques. Frequentemente, os estoques constituem uma parte substancial dos ativos totais. Em termos financeiros, os estoques so muito importantes para as empresas de manufatura. No Balano Patrimonial, eles representam de 20% a 60% dos ativos totais. medida que os

69

estoques vo sendo utilizados, seu valor se converte em dinheiro, o que melhora o fluxo de caixa e o retorno sobre o investimento. Existe um custo de estocagem dos estoques, que aumenta os custos operacionais e diminui os lucros. A boa administrao dos estoques essencial. (ARNOLD, 1999)

Dentre os muitos objetivos fins da administrao de estoques, podemos destacar: (a) excelncia no atendimento aos clientes, (b) operao de fbrica de baixo custo, e (c) investimento mnimo em estoque.

A excelncia no atendimento aos clientes a habilidade que a empresa tem de satisfazer a necessidade dos clientes. Neste sentido, existem vrias estratgias que podem ser adotadas, e modelo de estoque consignado, uma delas. Estoque consignado significa matriasprimas ou mercadorias, disponveis ao processo de manufatura, ou ao distribuidor, mas ainda no compradas (faturadas) empresa compradora ou ao distribuidor. A vantagem desta transao a flexibilidade no atendimento das matrias-primas, por exemplo, em casos de flutuao de demanda e/ou fornecimento nos processos de manufatura, bem como flutuaes nas demandas.

Os custos de estocagem e armazenagem, por sua vez, incluem todas as despesas que a empresa incorre em funo do volume de estoque mantido. medida que o estoque aumenta, aumentam tambm esses custos, que podem ser subdivididos em trs categorias: (ARNOLD, 1999)

Custos de capital: o dinheiro investido em estoques no est disponvel para outras utilizaes e por isso representa o custo de um oportunidade perdida. O custo mnimo seriam os juros perdidos por no investir aquele dinheiro s taxas de juros vigentes, que

70

poderiam ser bem mais altas, dependendo das oportunidades de investimento disponveis para a empresa.

Custos de armazenamento: O armazenamento do estoque requer espao, funcionrios e equipamentos. medida que aumenta o estoque, aumentam tambm esses custos.

Custos de risco: os ricos de se manter um estoque, podem ser: obsolescncia, danos, pequenos furtos e deteriorao.

O processo logstico de armazenagem no PIM, segue o prrocesso tradicional de movimentao para os depsitos das unidades importadores e exportadores, se cosiderarmos os produtos funcionais, tal como descrito na matriz do modelo de incerteza.

No que diz respeito aos produtores inovadores do PIM, o processo de armazenagem j considera a presena de um estoque consignado, e portanto, uma etapa adicional no processo logstico completo, representando custos adicionais, aumento nos tempos de movimentao e na prpria armazenagem.

O estoque consignado no PIM em funo das regras da legislao aduaneira brasileira, monoplio de um porto seco, e detm as licenas de armazm pblico alfandegado, e Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus (EIZOF), como veremos a partir de agora.

71

2.7.2.2

Processo Aduaneiro

Conhecer a legislao aduaneira dos pases em que as empresas esto instaladas fundamental para que se tenha a compreenso do impacto, e das limitaes impostas aos processos logsticos. Aqui, so apresentadas as caractersticas da legislao aduaneira brasileira, a fim de que sejam base para o estudo de caso, apresentado no captulo a seguir. importante salientar que a legislao aduaneira brasileira, no considera diferenas entre as cadeias de suprimento, num modelo de aglomeraes industriais. Os processos logsticos so considerados padro a todos os tipos de cadeias de suprimento, e consequentemente aos produtos integrantes de cada uma delas. A tradio burocrtica do Estado Brasileiro nos remete a uma anlise de nossa histria poltica, e nos apresenta um estado controlador e centralizador, e que tem dificuldades de adaptao s novas necessidades das cadeias de suprimento internacionais. (SILVA et al, 2006) O comrcio exterior cada vez mais gil, complexo e globalizado nos impe a necessidade de uma legislao que facilite o trnsito de mercadorias estrangeiras em territrio nacional, com vistas a se atender s empresas com sua diversidade de produtos, muitos deles com caracterstica de demanda instvel. Cada vez mais, a cadeia de suprimentos no mbito global considera reduo de custos a partir da eficincias dos processos logsticos, isto , reduo de tempos de trnsito, controle de inventrio, e consequentemente, dos tempos de suprimento e ressuprimento nas unidades produtivas. Analisando a legislao aduaneira brasileira e considerando a entrada (transporte e movimentao) e trnsito de mercadorias estrangeiras em territrio nacional, possvel

72

constatar que existem regimes aduaneiros especiais previstos e criados, com o objetivo de facilitar a circulao das mercadorias estrangeiras destinadas produo industrial e ao comrcio, e tornar a cadeia de suprimentos mais gil, por exemplo. As autoridades alfandegrias brasileiras, foram ao longo das ltimas dcadas ajustando alguns procedimentos e exigncias internas do pas, de modo a facilitar e melhorar o desempenho logstico das indstrias aqui instaladas. Assim, foram criados regimes aduaneiros especiais, de modo a atender as necessidades e particularidades de uma indstria sempre em movimento. Tais iniciativas tm como objetivo final, atrair e manter as indstrias instaladas no Brasil, de modo que ao serem comparadas no cenrio internacional, sejam atrativas aos atuais, e futuros investidores. Todas as mudanas e modernizaes efetuadas na legislao aduaneira brasileira so contempladas e previstas no planejamento da poltica industrial e de comrcio exterior do Governo Brasileiro. Uma iniciativa relevante, contemplada na legislao aduaneira brasileira, a utilizao dos entrepostos aduaneiros pelas empresas estrangeiras, com o intuito de garantir a disponibilidade de suas matrias-primas importadas em territrio nacional, reduzindo os tempos necessrios ao suprimento tradicional. Desse modo, o tempo de espera no processo tradicional de desembarao aduaneiro, por exemplo, estaria eliminado, j que a mercadoria necessria produo estaria entrepostada no pas consignatrio das cargas, prximas s unidades de fabricao. (Modelo de estoque consignado) A legislao brasileira prev a seguinte tipologia de regimes aduaneiros especiais: (1) Entreposto Aduaneiro: pode ser utilizado na importao e na exportao de matriaprima e produtos acabados. Este regime o que permite a armazenagem de mercadoria estrangeira em recinto alfandegado de uso pblico (Portos Secos), com suspenso de

73

pagamento de impostos incidentes na importao. O tempo de permanncia das mercadorias neste regime de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, ou em situaes especiais, prorrogvel por at trs anos. Os recintos alfandegados podem ser de importao e/ou exportao (armazenagem com suspenso de tributos), de uso pblico ou privativo em portos, aeroportos e portos secos. Quando o recinto alfandegado for credenciado para atividades de industrializao denomina-se aeroporto industrial, plataforma porturia industrial (porto ou instalao porturia) ou porto seco industrial. Segundo MUTO (2005), o regime de entrepostagem um regime antigo institudo pelo Decreto-Lei no 37/66. O sistema tradicional manteve-se at a dcada de 70, quando o pas dependia totalmente das importaes, inclusive, de manufaturas. Com a adoo da poltica de substituio de importaes, o regime de entreposto ficou praticamente restrito exportao, ao entreposto industrial, e s em alguns casos, importao de insumos grandes empresas. S recentemente, o governo autorizou o retorno do regime com o objetivo de incrementar o uso dos recintos alfandegados, especialmente nos aeroportos e portos secos (ex-EADIs - Estaes Aduaneiras Interiores).
A Medida Provisria 2158-35, de 24/08/2001, no art.69, veio trazer modificaes ao Decreto-lei nr 1455/76: (...) Art.9 O regime especial de entreposto aduaneiro na importao permite a armazenagem de mercadoria estrangeira em local alfandegado de uso pblico, com suspenso do pagamento dos impostos incidentes na importao (NR) Art. 10. O regime de entreposto aduaneiro na exportao compreende as modalidades de regimes comum e extraordinrio e permite a armazenagem de mercadoria destinada exportao, em local alfandegado: I de uso pblico, com suspenso do pagamento de impostos, no caso da modalidade de regime comum; II de uso privativo, com direito a utilizao dos benefcios fiscais previstos para incentivo exportao, antes do seu efetivo embarque para o exterior, quando se tratar da modalidade de regime extraordinrio. (...)

74

(2) Portos Secos: so terminais aduaneiros de uso pblico, que prestam servios pblicos de movimentao e armazenagem de mercadorias que estejam sob controle aduaneiro. A principal funo de um Porto Seco receber mercadoria importada ou exportar sob controle fiscal, utilizando um dos regimes especiais para os quais est habilitado. O controle dos Portos Secos, bem como o licenciamento de novos usurios, feito no Brasil pela Secretaria da Receita Federal.
As normas legais e a regulamentao que dispem sobre o funcionamento de portos secos so: Leis n 8.987, de 13 de fevereiro de 1995; e n 9.074, de 7 de julho de 1995; Decretos n 1.910, de 21 de maio de 1996; n 2.168, de 28 de fevereiro de 1997; n 2.763, de 31 de agosto de 1998; e n 4.543, de 26 de dezembro de 2002, com as alteraes do Decreto n 4.765, de 24 de junho de 2003; e Instrues Normativas SRF n 55, de 23 de maio de 2000; n 109, de 8 de dezembro de 2000; n 70, de 24 de agosto de 2001; ntn 212, de 7 de outubro de 2002; e n 241, de 6 de novembro de 2002.

(3) EIZOF Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus: regime criado pela Superintendncia da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), nos moldes dos entrepostos aduaneiros, com vistas ao atendimento exclusivo das empresas instaladas no Plo Industrial de Manaus (PIM), a fim de que estas gozassem do benefcio de flexibilizar a entrada de insumos destinados produo no PIM. A idia foi garantir s empresas do PIM, uma alternativa de armazenagem mais barata, bem como a possibilidade de ter o insumo importado disponvel em territrio nacional, sem nus para o estoque do contratante.
(...) disposto no Inciso V do Art. 147 e no Inciso II do Art. 50, ambos do Decreto nr. 99.244, de 10 de maio de 1990 e tendo em vista o disposto no Art 8 do Decreto nr. 98.097, de 30 de agosto de 1989 e ainda no Art. 10 do Decreto-Lei nr 288, de 28 de fevereiro de 1967 e no Art. 2 do Decreto nr. 205 de 5 de setembro de 1991, e considerando a) que a Zona Franca de Manaus uma rea de livre comrcio, de exportao e importao de incentivos

75

fiscais (Art.40 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias); b) que a administrao de suas instalaes e servios exercida pela Superintendncia da Zona Franca de Manaus SUFRAMA (Art. 10 do Dec. Lei nr 288/67); c) que as alteraes previstas na Lei nr. 8.387 de 30 de dezembro de 1991, objetivam, fundamentalmente, a implementao de um conjunto de aes que aumentem a competitividade das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus e a utilizao da infra-estrutura da regio; d) a necessidade relevante de que seja viabilizada, do ponto de vista aduaneiro, a implementao desse conjunto de aes e, bem assim, de que os servios aduaneiros sejam dotados de mecanismos capazes de atender a novas exigncias do comrcio exterior no mbito da Zona Franca de Manaus, RESOLVEM: Art 1 - Fica institudo o regime aduaneiro especial de Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus EIZOF, que se reger por esta Portaria. Pargrafo nico O regime aduaneiro especial de que trata este artigo permite o depsito, com suspenso de tributos, de mercadorias estrangeiras e nacionais, inclusive as produzidas na Zona Franca de Manaus, para as destinaes especficas previstas no Artigo 5 desta Portaria. Art 2 O EIZOF ser instalado em rea isolada, proposta e delimitada pela Superintendncia da Zona Franca de Manaus SUFRAMA, e previamente aprovada pelo Departamento da Receita Federal DpRF. Pargrafo nico A rea do EIZOF destinar-se- a uso pblico facultada a instalao em seu interior, de depsitos de uso privativo dos beneficirios de regime. (...) Pargrafo nico Os recintos dos depsitos de uso privativo estabelecidos no EIZOF sero alfandegados pela autoridade aduaneira local, em atendimento a solicitao da empresa interessada, medida em que forem concludas as suas instalaes.

(4) RECOF Regime de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado: resultado da Poltica Industrial, Tecnolgica e de Comrcio Exterior (PITCE) de responsabilidade do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC) desenvolvida a partir da dcada de noventa no Brasil, que objetivava aumentar a capacidade de inovao das empresas brasileiras e expandir as exportaes, atravs do estmulo ao

76

desenvolvimento das vantagens competitivas, abrindo caminhos para insero nos setores mais dinmicos dos fluxos de troca internacionais. (Silva, 2006 apud MDIC, 2005). O RECOF foi desenvolvido para suportar os modelos industriais de tecnologia da informao e semicondutores, num primeiro momento, nos processos de desembarao aduaneiro e fomento das exportaes, de modo que a necessidade de agilizao de processos fosse atendida. Assim, o RECOF um instrumento da poltica industrial brasileira destinado a fomentar as atividades industriais dos setores aeronutico, automotivo, informtica e telecomunicaes, semicondutores e componentes de alta tecnologia para informtica e telecomunicaes, de modo a garantir a vantagem competitiva destas cadeias de suprimento no mbito internacional. Em seu conceito original o RECOF destina-se prioritariamente a subsidiar quelas empresas que tm como meta aumentar suas exportaes, ou aos grandes exportadores j instalados no Brasil, de modo a criar um benefcio tributrio e logstico aos grandes exportadores, a partir da facilitao da importao de matrias-primas, principalmente daqueles insumos de alta tecnologia, cujo valor agregado maior e cuja poltica de estoques mais acelerada para consumo imediato, por exemplo. Desse modo, o RECOF beneficiar um nmero reduzido de empresas, mas que so importantssimas para o equilbrio da balana comercial brasileira pois possuem um alto valor agregado em sua cadeia de suprimentos, e produtos que uma vez exportados, representam divisas substanciais aos cofres pblicos. Os regimes aduaneiros especiais aqui demonstrados representam o entendimento e flexibilizao das autoridades brasileiras, frente aos processos logsticos diferenciados existentes dentre as diversas cadeias de suprimento.

77

Estes regimes aduaneiros especiais, tal como mencionado anteriormente, contemplam procedimentos e condies especiais de atendimento aos processos de transporte, movimentao, desembarao aduaneiro e armazenagem, ou seja, as quatro etapas do processos logsticos de uma cadeia de suprimentos. No entanto, estes regimes aduaneiros especiais tambm apresentam falhas de aplicabilidade e, em algumas circunstncias, monoplios que ajudam a travar o bom desenvolvimento das cadeias de suprimento no Brasil. Tambm so longos os prazos necessrios atualizao dos regimes aduaneiros especiais, frente a modelos industriais em constante mudana e volteis como as demandas do mercado. As cadeias de suprimento geis, so as que frequentemente recorrem e solicitam atualizaes dos procedimentos e legislaes vigentes, a fim de garantir a sua flexibilidade frente ao mercado consumidor. Cadeias de suprimento, cujos produtos so funcionais e portanto, detm estabilidade nos processos de atendimento ao mercado consumidor, costumam ser menos sensveis demora na atualizao da legislao aduaneira.

2.7.2.3

Sistemas de Transporte Regional

O transporte um ingrediente essencial para o desenvolvimento econmico de qualquer rea produtiva. Rene as matrias-primas para a produo de commodities e comercializveis e distribui os produtos da indstria no mercado. Como tal, um dos principais componentes do tecido econmico-social de um grupo humano, ajudando no desenvolvimento econmico de reas regionais. (ARNOLD, 1999) Assim, os modais de transporte esto divididos em: ferrovirio, rodovirio, areo, hidrovirio e dutovirio, e cada um destes meios de transporte com caractersticas de

78

servios, classificadas conforme demonstrado na figura 09, comparando os modais em termos de dimenses de servio: Figura 09. Comparao dos modais em termos das dimenses de servios
Velocidade Ferrovirio

Dutovirio

Aquavirio

Rodovirio

Areo

Areo

Aquavirio

Consistncia Ferrovirio Rodovirio Capacitao Rodovirio

Dutovirio

Dutovirio

Areo

Ferrovirio

Aquavirio

Dutovirio

Aquavirio

Disponibilidade Areo Ferrovirio Freqncia Ferrovirio

Rodovirio

Aquavirio

Areo

Rodovirio

Dutovirio

Fonte: Fleury, 2000

Segundo FLEURY (2000), definidas as formas de transporte, necessrio avaliar o modo adequado, de acordo com as cinco dimenses mais importantes: Velocidade : o modo areo o mais veloz. Levando-se em considerao o tempo gasto de porta-a-porta, a vantagem do areo s ocorre para distncias mdias e grandes, devido aos tempos de coleta e entrega que devem ser considerados. Consistncia : representa a capacidade de cumprir os tempos previstos. O transporte dutovirio o que melhor representa esta dimenso, uma vez que o menos sensvel a mudanas climticas ou congestionamentos, por exemplo. Capacitao : est relacionada possibilidade de um determinado modo de transporte trabalhar com diferentes volumes e variedades de produtos. Nessa dimenso, o destaque para o modo aquavirio, que praticamente no tem limites

79

sobre o tipo de produto que pode transportar, assim como do volume, que pode atingir centenas de milhares de toneladas. Disponibilidade: refere-se ao nmero de localidades onde o modo de transporte se encontra presente. Aqui, aparece a vantagem do rodovirio, que quase no tem limites de aonde pode chegar. Os demais modais, implicam no desenvolvimento de infra-estrutura necessria. Frequncia: representa o nmero de vezes em que o modo de transporte pode ser utilizado em dado horizonte de tempo. Nesta dimenso, o modo dutovirio o melhor, pois pode trabalhar 24h, 7 dias por semana. O gerenciamento da cadeia de suprimentos precisa considerar que cada uma das dimenses anteriormente descritas ser mais importante, de acordo com o modal escolhido para aquele modelo de gerenciamento da cadeia de suprimentos. A velocidade do modo areo, por exemplo, representa custos comparativos de transporte mais altos. O custo deste modo o maior dentre os demais disponveis, sendo amplamente utilizado por cadeias de suprimento cujos produtos buscam agilidade, tm alto valor agregado, e neste sentido, as cadeias de suprimento com produtos de alta tecnologia so bons exemplos. O modo areo para a regio amaznica, onde se localiza o Plo Industrial de Manaus (PIM), objeto do presente estudo de caso, ser discutido em maiores detalhes nos prximos captulos. A literatura nos traz ainda as diferentes formas possveis de transporte, segundo Fleury (2000):

80

UNIMODAL: quando a unidade de carga transportada diretamente, utilizando um nico veculo, em uma nica modalidade de transporte e com apenas um contrato de transporte. a forma mais simples de transporte. SUCESSIVO: quando para alcanar seu destino final, a unidade de carga necessita ser transportada por um ou mais veculos da mesma modalidade de transporte, abrangidos por um ou mais contratos de transporte. SEGMENTADO: quando se utilizam veculos diferentes, de uma ou mais modalidades de transporte, em vrios estgios, sendo todos os servios contratados separadamente a diferentes transportadores, que tero a seu cargo a conduo da unidade de carga do ponto de expedio at o destino final. MULTIMODAL: quando a unidade de carga transportada em todo percurso utilizando duas ou mais modalidades de transporte, abrangidas por um nico contrato de transporte. Conhecer quais as possveis formas de transporte, e adapt-las de acordo com a infraestrutura e legislao vigentes, tambm fundamental para que se definam estratgias logsticas de transporte, e aqui sero discutidas as estratgias logsticas de transporte do modo areo, mais adequadas ao atendimento das cadeias de suprimento geis. Se fizermos uma analogia na matriz do modelo de incerteza, a fim de demonstrar as modalidades de transporte, majoritariamente utilizadas por cada produto produzido no PIM, teremos a demonstrao de algumas particularidades, inerentes aos processos de inbound, isto , entrada de insumos necessrios manufatura dos produtos finais. Assim, a figura 10 representa as estratgias das cadeias de suprimento, segundo o modelo de incerteza, mas traz tambm o modal majoritariamente utilizado por cada um delas no PIM.

81

Figura 10. Estratgias das Cadeias de Suprimento Incerteza de Demanda


Baixo (Produtos Funcionais) Cadeias de suprimento eficientes (Martimo) Cadeias de Suprimento com Cobertura de Risco (Martimo) Alto (Produtos Inovadores) Cadeias de Suprimento Sensveis (Martimo-Areo e Martimo) Cadeias de Suprimento geis (Areo)

Incerteza de Fornecimento

Baixo(Processo Estvel) Alto (Processo de Desenvolvimento)

Fonte: Lee (2002). Adaptao da matriz original, a partir de dados coletados nas indstrias carro-chefe do PIM.

As informaes sobre o modal utilizado foram coletadas nas indstrias carro-chefe de cada cadeia de suprimento listada, com base nos produtos por elas representados. Foram classificadas para amostra as treze indstrias com maiores faturamentos do PIM. Podemos ento verificar que, nos quadrantes I e III, onde esto os produtos funcionais, e que, portanto, detm um nvel de estabilidade entre baixo e mdio, o modal utilizado o martimo, por representar maior capacidade, custos menores e tambm frequncia. A varivel tempo de trnsito gerenciada atravs da manuteno de estoques, uma vez que a vida til destes produtos tende a ser mais longa. J nos quadrantes II e IV, onde esto os produtos inovadores, e portanto com altos nveis de instabilidade em suas cadeias de incerteza de demanda principalmente, os modais utilizados so o combinado martimo-areo (sea-air). Este modal, no processo de inbound (trnsito internacional+ manuseio+desembarao aduaneiro+armazenagem) do PIM,

significa metade do tempo de trnsito via martimo (a origem de 80% dos insumos a sia, segundo dados obtidos com os principais operadores logsticos instalados no PIM), o que significa que a matria-prima faz a viagem at Manaus, em duas etapas: (1) origem

82

sia at os Estados Unidos (Los Angeles) via martimo, e (2) Los Angeles at Manaus via area. Este um exemplo de multimodalidade aplicada a um processo de inbound do PIM, responsvel pela alimentao de insumos a multinacionais responsveis por boa parte do faturamento total desta aglomerao produtiva, e contempla produtos com alta instabilidade de demanda, e que portanto j precisam de um modelo de estratgia logstica de transporte mais gil que o modelo tradicional. As cadeias de suprimento geis, enfim, so aquelas em que o modo areo imperativo, em funo das instabilidades de demanda e fornecimento, e em particular em razo da distncia do PIM dos principais mercados fornecedores de insumos, isto , sia. O entrave principal que se verifica neste modal o custo de transporte envolvido, medido por volume cubado (frete/kg), em razo das adequaes da aeronave. Os custos do modo areo so os mais altos dentre os demais, e tambm apresenta limitaes de peso e volume, no sendo aplicvel a todos os produtos. Sendo assim, ter uma estratgia logstica de transporte, que contemple o desenvolvimento e mantenha a competitividade do modal areo para o PIM, fundamental para a atratividade e manuteno das manufaturas de produtos inovadores, e portanto de alta tecnologia na regio de abrangncia do PIM.

83

CAPTULO 3 - METODOLOGIA

3.1

Consideraes Iniciais

Na avaliao dos elementos integrantes da matriz do modelo de incerteza (MICs), verificou-se a necessidade de coleta e comparao de dados j existentes em empresas j instaladas, matriz modelo inicialmente proposta, pelos estudos apresentados. Foram comparados os produtos sugeridos pela matriz inicial, com os produtos existentes no Plo Industrial de Manaus (PIM), respeitando as mesmas caractersticas de cada um deles. Ateno especial foi dada ao quadrante IV, da matriz do modelo de incerteza, uma vez que o estudo de caso, contempla um modelo de cadeia de suprimentos gil, e portanto com produtos inovadores. Identificou-se as necessidades de avano da legislao brasileira frente cadeia de suprimentos do modelo de agilidade, a fim de que todas as regies industriais brasileiras, inclusive as de regimes aduaneiros especiais e atpicos fossem contempladas por uma soluo de estratgia logstica de custos mais baixos e gil. Para tanto, foram utilizados dados coletados nas empresas estudadas, bem como aplicados e comparados os modelos sugeridos pela literatura, aos modelos em funcionamento, a fim de que fossem testadas a aplicabilidade e adequao dos modelos sugeridos. Todos os dados foram analisados, de modo a testar se o Brasil, em particular o PIM, com sua legislao aduaneira atual, seus processos aduaneiros e seus custos, est preparado para as cadeias de suprimento do modelo de agilidade, e portanto aos modelos industriais de alta tecnologia. So apresentados os modelos atuais, atravs de fluxos de tempo, desembarao aduaneiro e custos, e comparados os seus fluxos ao modelo de agilidade proposto pela literatura, de

84

modo a demonstrar seus pontos de adequao e os pontos de melhoria, apresentando ainda, fluxos propostos j com as melhorias sugeridas a partir da anlise e necessidade dos modelos estudados. Temos, portanto, trs fases distintas de anlise metodolgica: (1) Anlise do modelo proposto pela literatura; (2) Comparao do modelo corrente ao modelo demonstrado na literatura, classificando os produtos correntes luz da matriz do modelo de incerteza, respeitando os parmetros pr-estabelecidos pela literatura; (3) Sugesto de modelo de melhoria e adequao, a partir das lacunas identificadas entre o modelo apontado pela literatura e o modelo corrente, a partir de modelos j existentes na legislao aduaneira brasileira. O presente trabalho utilizou como estudo de caso, e portanto, como amostra, os produtos integrantes, e consequentemente as empresas integrantes do quadrante IV, da matriz do modelo de incerteza, portanto as cadeias de suprimento geis, dos produtos inovadores. Tm-se ento, um cenrio comparativo entre o modelo original, o modelo atual, e o modelo proposto, onde se vislumbra melhorias de desempenho nos processos logsticos identificados: transporte, movimentao, desembarao aduaneiro e armazenagem. As quatro etapas do processo logstico citadas (transporte, movimentao, desembarao aduaneiro e armazenagem) foram escolhidas por terem sido identificadas durante o perodo de coleta de dados e entrevistas, como gargalos melhoria do gerenciamento das cadeias de suprimento, de modo que a agilidade fosse atingida. Estas etapas so parte do gerenciamento das cadeias de suprimento, e sem a melhoria no desempenho de cada uma delas, no possvel melhorar o desempenho geral do processo.

85

A escolha destas variveis respeita ainda as exigncias da legislao aduaneira brasileira, e o fato gerador do processo de importao a entrada de mercadorias estrangeiras em territrio brasileiro. As variveis custo e flexibilidade tambm foram analisadas, ao se comparar os custos inerentes s cadeias de suprimentos do mesmo produto, em diferentes pases. 3.2 Delimitao da Pesquisa

Dentre os muitos modelos j identificados pela literatura para classificar as cadeias de suprimento Classificao por Produtos, Adequao de Operaes e Grau de Influncia o MICS utilizado para caracterizar as indstrias cujos produtos tm como caracterstica fundamental a incerteza na demanda e a incerteza no fornecimento de matria-prima. Os modelos de gesto mencionados durante a pesquisa so importantes quando se pretende diferentes abordagens de gerenciamento das cadeias de suprimento, e no se busca uma anlise de agilidade. No presente trabalho, a varivel agilidade foi apontada desde o incio do levantamento dos dados, como o objetivo fim para todas as melhorias propostas, e esta agilidade deriva do processo de instabilidade nas cadeias de suprimento pertencentes a um produto inovador, o telefone celular. O universo das empresas de telefonia celular identifica que este modelo MICs - pode se adequar realidade de um plo industrial (delimitao geogrfica), e ainda legislao aduaneira vigente no pas, ou em suas respectivas particularidades. Observando as particularidades do sistema logstico do Plo Industrial de Manaus (PIM), objeto deste estudo, foi possvel sugerir um modelo de agilidade para tais indstrias. O mapeamento das estratgias logsticas das empresas instaladas no PIM significa uma etapa fundamental na identificao das indstrias integrantes do Modelo de Incerteza, a

86

fim de se identificar a dependncia das empresas do PIM a uma nova regulamentao que privilegie a agilidade. No presente mtodo no foram identificadas as estratgias logsticas do PIM, mas sim das empresas pertencentes Cadeia de Suprimentos do Modelo de Agilidade. As variveis de anlise delimitadas, e que portanto, representam gargalos, so: Transporte: lead times e rotas, relativos tanto aos fluxos de importao de matria-prima, componentes e insumos, quanto aos fluxos de internao no Brasil e exportao de produtos acabados; Desembarao aduaneiro: entraves ao processo aduaneiro, luz da legislao vigente; Movimentao e armazenagem: entraves identificados plena utilizao das estratgias inerentes ao modelo de agilidade, seguindo as estratgias logsticas globais das empresas estudadas. Categorias do Modelo de Incerteza: o Incerteza de demanda: o mercado consumidor de produtos de alta tecnologia instvel e voltil. o Incerteza de Fornecimento: o mercado fornecedor de matria-prima limitado por um pequeno nmero de empresas que detm a propriedade da tecnologia mais avanada, o que dificulta a diversificao das fontes de fornecimento, e gera em conseqncia escassez de produtos, levando instabilidade.

87

3.3

Caracterizao da Metodologia 3.3.1 Tipo de Pesquisa

Quanto aos fins, a pesquisa foi explicativa e aplicada, porque visou no s esclarecer os fatores envolvidos, como, tambm, contribuir para uma tomada de deciso ao propor solues concretas para problemas concretos e de carter imediato. O tema do trabalho em questo de grande interesse empresarial e acadmico, especialmente no Plo Industrial de Manaus (PIM), devido aos entraves logsticos atualmente observados neste modelo de aglomerao industrial. O tipo de produto utilizado como estudo de caso, foi o terceiro maior faturamento do PIM, no ano de 2007. Quanto aos meios, a pesquisa foi de campo, pois aplicou entrevistas, observaes, comparaes e simulaes de tempo em fenmenos e decises ocorridos e a ocorrer.

3.3.2 Universo e Amostra

O universo da pesquisa est referido ao grupo diretamente envolvido na formulao do problema, as empresas incentivadas do Plo Industrial de Manaus (PIM),e em particular as fabricantes de produtos inovadores, e cuja cadeia de suprimentos classificada como gil no MICs. Formam partes integrantes deste universo todas as variveis envolvidas no processo de definio de um modelo de estoque consignado para o PIM: a) reduo do custo de inventrio; b) agilidade nos processos de importao de matria-prima e exportao de produto acabado, c) reduo do tempo de trnsito internacional, agilidade no atendimento aos modelos de incerteza. A amostragem das empresas pesquisadas foi parametrizada pela sua participao nos indicadores globais do PIM quanto a faturamento anual e volume de exportaes e

88

importaes, de acordo com as categorias do MICS, a saber processos estveis e processos inovadores em cadeias de suprimento de produtos funcionais e inovadores.

3.3.3 Coleta de dados Os dados foram coletados atravs de: a) Pesquisa bibliogrfica em livros, revistas especializadas, artigos, teses e dissertaes sobre o tema escolhido. Foram coletadas todas as informaes necessrias para embasamento terico. b) Entrevistas s pessoas envolvidas nos processos de gerenciamento da cadeia de suprimentos, das empresas enquadradas no modelo de incerteza, e agilidade, objeto deste estudo. c) Anlise primria de tempos reais, a partir da medio de processos envolvidos na cadeia de suprimentos gil, tais como: movimentao, desembarao aduaneiro e armazenagem. d) Anlise de dados primrios disponibilizados pelas empresas do mesmo grupo, sediadas em outros pases, e orientadas a preencher formulrios com as informaes comparveis realidade do Brasil. transporte,

3.3.4 Anlise dos dados Os dados foram analisados da seguinte maneira: a) Medio e tabulao dos tempos reais obtidos nas empresas analisadas, em particular as de Telecomunicaes, a partir da necessidade de adequao no MICS e de modo que estes dados pudessem ser comparados s demais empresas; b) Comparao entre os tempos obtidos nas empresas analisadas e o conceito descrito nas estratgias de gerenciamento das cadeias de suprimento, disponvel nas

89

literaturas analisadas, de modo a demonstrar se a prtica est seguindo os conceitos identificados; c) Simulao dos modelos sugeridos pela literatura, e tambm pelas legislaes regulamentadoras no Brasil, aos modelos de gerenciamento das cadeias de suprimento geis existentes nas empresas estudadas, a fim de que se pudesse vislumbrar melhorias a partir dos modelos de desenvolvimento j disponveis e aprovados pelas agncias regulamentadoras brasileiras. d) Simulao dos dados de custo de frete (inbound) numa planilha em programa exel, que usa como base os preos das faturas de cobrana de frete j lanados das Declaraes de Importao (DIs) diariamente, e a partir dos planos de produo, e seus diferentes mixes de volume, projeta os valores de frete dos produtos j lanados, em lanamento e das expectativas futuras, num ciclo de vida do produto de quatro meses. 3.3.5 Limitaes do Mtodo O mtodo escolhido analisou uma das cadeias de suprimento integrantes do modelo de incerteza, a cadeia de suprimentos de agilidade. O modelo de incerteza um dos modelos utilizados para se identificar o melhor tipo de gerenciamento para uma cadeia de suprimentos, e neste caso, o principal vetor so os produtos contemplados por cada uma destas cadeias de suprimento. H, no entanto, pelo menos, mais uma dezena de modelos que podem ser pesquisados e adaptados, para que se determine o gerenciamento mais adequado a uma determinada cadeia de suprimentos. A presente anlise, adaptou e escolheu o Modelo de Incerteza, em seu aspecto mais extremo, incerteza de fornecimento e incerteza de demanda, usando como universo de

90

pesquisa uma unidade industrial que tm sua cadeia de suprimentos perfeitamente adaptada a esta realidade. H ainda, pelos mais trs caractersticas definidoras que no foram pesquisadas, e merecem ateno em futuras pesquisas, uma vez que h muitos produtos importantes ao PIM, que esto classificados nas demais categorias. Os resultados aqui obtidos, portanto, restringem-se s unidades industriais com incerteza de demanda e de fornecimento, presentes no quadrante IV da matriz do modelo de incerteza, isto , as cadeias de suprimentos geis e seus produtos inovadores, aqui representados pela produo de Telefones Celulares. As sugestes apresentadas seguem as diretrizes da legislao aduaneira brasileira, o que significa que h ainda que se pesquisar as legislaes aduaneiras dos demais pases, onde o mesmo produto fabricado, para que se identifiquem tambm melhoras prticas e aspectos de melhoria.

91

CAPTULO 4 - ESTUDO DE CASO

4.1

O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos do Modelo de Incerteza (MICs)

no PIM

O Brasil ao longo das ltimas dcadas, vm enfrentando desafios no gerenciamento de suas cadeias de suprimentos, e por conseguinte nos seus processos logsticos, frente falta de infra-estrutura de transportes para a produo, sistemas de informao desintegrados, bem como para o recebimento de insumos e componentes, mas principalmente entraves burocrticos quando se pretende implantar uma cadeia de suprimentos gil, com vistas ao atendimento de empresas cujos produtos so inovadores, e com demanda instvel, como o caso da Telefonia Celular, por exemplo. A cadeia de suprimentos gil foi selecionada dentre as demais, por apresentar particularidades e desafios especiais, e por representar um produto cujo faturamento o terceiro mais importante do Plo Industrial de Manaus (PIM), e que ocupa posio de destaque nas importaes e exportaes deste modelo de aglomeraes. Conforme tabela 03, com os indicadores de desempenho recente do PIM. Tambm as observaes diretas e primrias, das dificuldades enfrentadas por esta cadeia de suprimentos, foram decisivas para a escolha, uma vez que os dados estavam disponveis para anlise luz da literatura. So apresentados no presente estudo de caso, os dados obtidos e tabulados sobre os custos envolvidos (todos frutos da estratgia global adotada com intuito de garantir flexibilidade e agilidade) num modelo de gerenciamento gil, seus tempos de processamento (movimentao e desembarao aduaneiro), e armazenagem.

92

A partir destes nmeros atuais, foi possvel identificar pontos de melhoria e eficincia em cada um dos processos envolvidos. Tambm so sugeridos modelos de gerenciamento para estas cadeias de suprimento geis, a partir de procedimentos e modelos j existentes na legislao aduaneira brasileira, de modo que o objetivo final de processos flexveis, eficientes e de custo baixo fossem atingidos, garantindo assim a permanncia e atratividade de modelos industriais de alta tecnologia para o PIM . A tabela 05, apresenta um exemplo real dos custos absolutos envolvidos no gerenciamento de uma cadeia logstica de Telefonia Celular, com modelos similares de gesto estratgica no Brasil, Mxico e China. Os valores apresentados so uma mdia proporcional a fim de se garantir o sigilo das fontes envolvidas. Atravs dos nmeros apresentados, possvel identificar que a diferena maior dos custos no Brasil, por exemplo, reflete a burocracia e custos da falta de infra-estrutura de transportes.

Tabela 05. Custos de Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos gil no PIM


Custos Anuais de Infra estrutura (em milhes de dlares americanos USD) Brasil Armazenagem / Manuseio Infraestrutura predial Pessoal Seguro Gerenciamento do Provedor Logstico Total
Elaborao prpria.

Mxico 0.84 0.31 1.05 4.54 6.74

China 3.57 1.50 1.89 6.96

6.99 0.21 0.19 0.75 2.85 10.99

Fonte: Empresas multinacionais de Telefonia Celular.

Tm-se, portanto, a obteno dos custos relativos de uma mesma operao dos diferentes pases e, em condies de legislao e procedimentos diferenciados.

93

Tabela 06. Custo Anual por utilizao do m2 do armazm em estoque consignado de uma Cadeia de Suprimentos gil no PIM
Custo Anual m2 (em milhares de dlares americanos - USD) Brasil Mxico China Utilizao do armazm em m (sem seguro)
Fonte: Empresas multinacionais de Telefonia Celular Elaborao prpria
2

2.55

1.63

2.3

As tabelas 05 e 06 apresentam os custos oriundos do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos gil (telefones celulares) no Plo Industrial de Manaus. A estratgia logstica adotada por esta cadeia de suprimentos o Hub de fornecedor para armazenagem de mercadorias estrangeiras em consignao, o que significa flexibilidade de fornecimento frente s flutuaes de pedidos e demanda. Os custos aqui apresentados no so encontrados numa cadeia de suprimentos cujo produto funcional, por exemplo, j que dada a estabilidade dos processos, no ser necessrio recorrer a estratgias de flexibilidade. O custo portanto, o primeiro desafio imposto s cadeias de suprimento geis quando instaladas sob os aspectos da legislao brasileira. A armazenagem e o manuseio so os custos mais altos na tabela 04, em decorrncia do monoplio estabelecido pela legislao aduaneira brasileira que cedeu exclusividade de explorao da licena de Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus (EIZOF) a um nico Porto Seco. A licena de EIZOF o que permite s empresas receber mercadorias estrangeiras em consignao, e portanto ser flexveis quanto ao suprimento/fornecimento.

94

Ocorre que a licena de EIZOF foi vinculada (tambm atravs da legislao aduaneira brasileira) a um armazm pblico alfandegado, aqui representado pelas Estaes Aduaneiras de Interiores (EADIs). O resultado disto que temos uma nica empresa privada explorando as licenas de EADI e EIZOF, em todo o Plo Industrial de Manaus. Todas as indstrias que necessitarem de flexibilidade em suas cadeias de suprimento e, porventura, utilizarem o modelo de consignao de mercadoria estrangeira, iro pagar tarifas percentuais sobre o valor CIF (Cost, Insurance and Freight) da mercadoria armazenada, conforme regra estabelecida pelos EADIs, e no o pagamento pelo espao utilizado, como acontece em outros pases. Numa cadeia de suprimentos gil, em que os produtos so inovadores e, portanto, de alto valor agregado, cobranas percentuais sobre o valor CIF so extremamente onerosas s empresas pagadoras.

4.2

Estratgia de Adaptao das Cadeias de Suprimento geis : Modelo de Hub

de Fornecedor Uma das premissas de um produto caracterizado como integrante da Matriz de Incerteza, especialmente no quadrante IV, Cadeias de Suprimento geis, a incerteza de demanda e a incerteza de fornecimento. A fim de sobreviver a esta realidade, as cadeias de suprimentos iniciaram uma busca por processos que diminussem os impactos da instabilidade do ponto de vista de fornecimento, e tambm atendessem s flutuaes e volatilidade do mercado. O gerenciamento da cadeia de suprimentos tm que ser capaz, portanto, de absorver a instabilidade do fornecimento de matrias-primas, e garantir que os produtos resultantes

95

estivessem nas mos dos clientes (demanda) no local e hora adequados, com garantia de qualidade. Os hubs de fornecedores so uma das muitas alternativas e tentativas de minimizao dos impactos da instabilidade nas cadeias de suprimento, e que foram escolhidos para anlise, por terem sido a estratgia adotada no Brasil, e no PIM, modelo de incerteza de telecomunicaes, objeto deste estudo. Define-se hub como ponto central para coletar, separar e distribuir para uma determinada rea ou regio especfica. (FIGUEIREDO et al, 2003). A literatura disponvel sobre hub, apresenta este modelo com diferentes nomenclaturas, e suas primeiras informaes remontam ao Sistema Toyota de Produo, que tinha como principal objetivo, tornar os automveis produzidos mais competitivos ao menor custo possvel, frente aos seus concorrentes norte-americanos. O STP (Sistema Toyota de Produo) como ficou conhecido, foi o ponto de partida para os modelos de gerenciamento de Resposta Rpida (PRR) da cadeia de suprimentos, e dentre estes podemos destacar: a) Efficient Consumer Response (ECR) do setor de alimentos; b) Quick Reponse (QR) do setor txtil; c) Vendor Managed Inventory (VMI), e d) Continuous Replenishment Program (CRP) largamente utilizados por diferentes tipos de empresas. Todos estes programas de resposta rpida baseiam-se num ponto em comum: reduzir a dependncia da organizao do fluxo de produtos com relao s previses de vendas e aos estoques de segurana. (FIGUEIREDO et al, 2003). O hub de fornecedor neste contexto, nada mais do que o controle de estoque e disponibilidade de matria-prima pelo prprio fornecedor. O Vendor Managed Inventory (VMI) foi o primeiro passo nesta direo. pela empresa integrante do

96

O controle de suprimento e ressuprimento feito pelo prprio fornecedor, atravs do compartilhamento de informaes sobre a demanda da fbrica, bem como, da visualizao dos estoques de matria-prima disponveis. O fornecedor enxerga a necessidade da fbrica, e efetua o suprimento dos estoques de acordo com estas necessidades. A diferena entre o hub e o programa VMI, que a propriedade do material disponibilizado nos estoques pelo VMI da fbrica contratante. J no sistema de hub, a propriedade do material do fornecedor at o momento, em que este estoque se transforma em produto acabado, estando por conta do fornecedor o controle de matria-prima disponvel, o mais prximo possvel das fbricas contratantes. O hub de fornecedor tambm tem como caracterstica, o gerenciamento a partir de um provedor logstico, j que a propriedade da matria-prima armazenada de terceiros, e a empresa contratante costuma apenas disponibilizar o espao de armazm a toda a sua cadeia de fornecedores. Os hubs de fornecedores, tambm vm sendo utilizados pelos fabricantes a fim de se reduzir os riscos de suprimentos s linhas de manufatura, na medida em que o material disponibilizado pelos diferentes fornecedores est prximo e tem rpida movimentao, nos casos de demandas instveis. H muitos destes exemplos em empresas como Apple Computers, HP, Dell, Cisco, Volkswagen, dentre outras. Os riscos de falta de matriaprima, ainda que, com demandas instveis muito menor quando da utilizao de hubs, do que no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos tradicional. O modelo de hub de fornecedor em funcionamento no PIM, e portanto, objeto deste estudo, foi montado com vistas ao atendimento da produo de telefonia celular. As dificuldades para implantao deste hub, no ano de 2005, revelaram as primeiras adequaes que precisavam ser feitas na legislao aduaneira brasileira, e tambm nos

97

procedimentos internos que precisavam ser modificados e alguns, desenvolvidos para sustentao deste processo logstico. O hub de fornecedor atuante no PIM, portanto, buscou elementos j presentes na legislao aduaneira brasileira, e na legislao da Zona Franca de Manaus (ZFM), de modo a iniciar suas operaes, mesmo j tendo a certeza de que aquele no seria o modelo conceitual ideal. A figura 11 apresenta o fluxo de funcionamento do hub de fornecedor no PIM, e se caracteriza por ser o nico em atividade atualmente no Brasil. Figura 11. Fluxo de entrada de matria-prima no hub de fornecedor existente no PIM
Aeroporto de Manaus

MANTRA (4h)

MAPA (3h) DTA-E (3h)

Anlise de documentos (1h)

Inspeo Alfandegria (6h)

EIZOF Emisso de D.A. (1h) Registro de D.A. (1h) Aprovao de D.A. parametrizao (on line) 3 0h

Quebra de pallet & Carregamento de Caminho (12h)

Trnsito para o EIZOF Recepo de Carga (6h)

Fonte: Empresa Multinacional de Telefonia Celular Elaborao prpria.

98

O fluxo de funcionamento se inicia com um transporte internacional cem por cento areo, e portanto gil, mas que ao chegar ao Brasil precisa atravessar os procedimentos burocrticos que chegam a somar 37h teis para disponibilizar o material nas pratelerias do hub de fornecedor, que neste caso, em funo das regras da legislao aduaneira brasileira, funciona num armazm alfandegado, que por sua vez est num Porto Seco (zona secundria). Ainda de acordo com a figura 11, ser necessrio atravessar trs entidades fiscalizadoras independentes (Infraero, Receita Federal e Ministrio da Agricultura) que consideram os processos de suprimentos instveis, nos mesmos moldes dos processos estveis, no criando portanto, uma situao diferenciada para as cadeias integrantes do modelo de incerteza. O desafio portanto, confirmar a matria-prima disponvel para o processo de fabricao, num processo eficiente, e a custos baixos, de modo a garantir a competitividade do processo de manufatura, e o pronto atendimento do mercado consumidor que no se d conta das dificuldades e peculiaridades envolvidas, e continua flutuando de acordo com as caractersticas inerentes a um processo instvel.

99

Figura 12. Fluxo de sada de matria-prima do hub de fornecedor e chegada ao processo de manufatura no PIM
Pedido de Licena de Importao - PLI (1h)

Aprovao de PLI (4h)

Aprovao de D.I. parametrizao (on line)

2 0h

Registro de D.I. (1h)

SEFAZ (2h)

Anlise de Documento & Carregamento de Caminho (3h)

Trnsito para empresa Empresa Consumido ra

EAD

Baixa de Estoque

Fonte: Empresa Multinacional de Telefonia Celular Elaborao prpria.

A figura 12 demonstra o fluxo necessrio recepo dos insumos para armazenagem em consignao. O prximo movimento o momento em que a manufatura solicita o insumo armazenado para utilizao no processo de fabricao final. Neste momento, inicia-se o processo de desembarao aduaneiro, e conseqente nacionalizao do insumo. A figura 12 demonstra o fluxo de nacionalizao do insumo importado, para utilizao em processos de manufatura. Os tempos de manuseio e armazenagem so somados, portanto, ao desembarao aduaneiro necessrio nacionalizao da mercadoria. Nesta etapa do processo, sero necessrias quatorze horas teis de trabalho, pelas equipes de despachantes aduaneiros, entre trs diferentes entidades reguladoras, a saber: Suframa, Receita Federal e Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ).

100

Ao somarmos os tempos de processamento de entrada e disponibilizao de matria-prima no hub de fornecedor, e os tempos e processos de disponibilizao desta mesma

matria-prima no processo de manufatura, chegaremos concluso de que a estratgia de hub, contempla 51 (cinqenta e uma) horas de transporte, movimentao, desembarao aduaneiro e armazenagem de material at sua completa finalizao, ou 5.3 dias teis. Se o modelo estratgico de gerenciamento de uma cadeia gil e flexvel precisa ser seguido, a estratgia de hub de fornecedor, tal como est hoje adaptada no PIM no pode ser considerada vivel. Numa cadeia de suprimentos que adota o modal areo, exatamente porque busca agilidade e flexibilidade, um tempo de movimentao de material em funo da burocracia, de 5 dias teis para disponibilizao deste, contraria o conceito original de hub de fornecedor, que preconiza os vetores flexibilidade e agilidade. Adicionalmente, em funo dos excessivos manuseios e movimentaes, e do fato de se utilizar um armazm alfandegado em zona secundria, o custo de armazenagem deste material at a necessidade do processo produtivo, tambm considerada alta em comparao com outros pases competidores, por exemplo. Apenas como ilustrao, a tabela 07 apresenta estes tempos comparados aos mesmos processos logsticos transporte, manuseio, desembarao aduaneiro e armazenagem, em fbricas semelhantes instaladas em outros pases.

101

Tabela 07. Desempenho dos processos logsticos em diferentes pases


Variveis Transporte Internacional Manuseio Desembarao Aduaneiro Armazenagem Tempo Mdio (em horas teis) Brasil 108 32 8 2 Mxico 72 12 2 2 China 45 12 3 1.5

Fonte: Empresa Multinacional de Telefonia Celular Elaborao prpria.

O transporte internacional foi medido a partir do tempo de trnsito necessrio para chegada da mercadoria ao pas de destino (aqui quanto maior a distncia das fontes de fornecimento, maior ser o tempo mdio). Os tempos de manuseio, desembarao aduaneiro e armazenagem foram coletados em cada pas, e so mdias dos tempos reais, a partir das maiores freqncias.

4.3

A Matriz do Modelo de Incerteza, e suas cadeias de suprimento aplicadas ao

Plo Industrial de Manaus (PIM) Uma avaliao preliminar atravs dos principais produtos produzidos no PIM, revelou sua caracterstica dominante: o carro-chefe so empresas classificadas segundo o modelo de incerteza como sendo de demanda instvel mas, com baixo nvel de instabilidade no fornecimento, portanto, produtos com processos estveis, e funcionais.

Os principais produtos produzidos pelo PIM, segundo nmeros oficiais do ano de 2007, em ordem de faturamento, so: (1) Motocicleta e Ciclomotores, (2) Telefone Celular, (3) Televisor em cores, (4) Compact Disc, (5) DVD Record/Player, (6) Cinescpio para televisor, (7) Televisor com tela de plasma, (8) monitores com tela de cinescpio, (9)

102

rdios e aparelhos reprodutores e gravadores de rdio, (10) Monitores com tela de LCD (uso em informtica), (11) Placa de Circuito Impresso PCI (uso em informtica), (12) Auto rdio e aparelhos reprodutores de udio, (13) aparelhos de barbear, (14) televisor com tela de LCD, (15) condicionador de ar, (16) Receptor-decodificador (sinal digital). Com base na lista de produtos, foi utilizada a matriz do modelo de incerteza para categorizar os produtos fabricados no PIM, com o objetivo de identificar qual a maior tendncia das cadeias de suprimento nele instaladas, e assim definir quais as melhores estratgias logsticas de suporte para as empresas representantes destes produtos. Assim sendo, a figura 13 representao dos produtos do PIM, no formato da matriz do modelo de incerteza. A partir desta ilustrao foi possvel definir que a cadeia de suprimentos (quadrante IV), representada no PIM pelo telefone celular, um produto que est isolado em sua estratgia de flexibilidade e agilidade, em meio aos demais que tm estratgias de gerenciamento focadas em eficincia e custos baixos. Figura 13. A Matriz de Incerteza do PIM
Incerteza de Demanda Baixo (Produtos Alto (Produtos Funcionais) Inovadores) Incerteza de Fornecimento
Aparelho de Som 3 em 1; Monitores de Vdeo;Rdio Gravador Tape Deck; Receptor Decodificador de sinal digitalizado; Compact Disc, Microcomputador, PCIs, microcomputadores portteis (8)

Baixo (Processo Estvel)

TV em cores, Motocicleta, Aparelhos de Ar Condicionado, Videocassete, Bicicleta, forno de microondas (6)

Alto (Processo de Desenvolvimento)

***

Telefone Celular (1)

Fonte: Adaptado de Aligning Supply Chain Strategies with Product Uncertainties: Lee, 2002. Elaborao Prpria.

103

A adequao dos produtos do PIM s diretrizes da matriz do modelo de incerteza, tal como representado na figura 13, deu-se a partir da anlise dos principais produtos produzidos no PIM, identificados pelo nvel de faturamento de cada um deles, a partir de relatrios enviados SUFRAMA por cada uma das empresas incentivadas. No total foram identificados, quinze produtos considerados como carros-chefe do Plo Industrial de Manaus, em funo de seu faturamento nos ltimos quatro anos (2005-20062007-2008), e que por sua vez tiveram suas cadeias de suprimentos analisadas segundo as diretrizes do modelo de incerteza. Foram aplicados os conceitos disponveis na literatura do Modelo de Incerteza aos quinze produtos identificados por similaridade, de modo que cada um deles, respeitando sua caracterstica intrnseca fosse encaixado numa das quatro cadeias de suprimento sugeridas pelo modelo original. Ainda na figura 13, possvel identificar que h apenas um produto classificado como alta incerteza de demanda e alta incerteza de fornecimento neste Plo Industrial: telefone celular, objeto deste estudo de caso. No quadrante I esto os produtos com baixa incerteza de fornecimento e baixa incerteza de demanda, que so aqui identificados como Produtos Funcionais, isto , aqueles produtos que so considerados padrese com ciclo de vida relativamente longos. Temos aqui dois representantes dos principais produtos produzidos no PIM: TV em cores e Motocicletas. Estes dois produtos, por exemplo, so representados por 5 (cinco) grandes empresas multinacionais produtoras de TVs em cores, e 4 (quatro) grandes empresas multinacionais de produtoras e exportadoras de motocicletas, num total de 9 (nove) multinacionais, cada uma delas com uma estratgia diferenciada na cadeia de suprimentos. A cadeia de suprimentos dos produtos funcionais considera processos estveis do ponto de vista de fornecimento, isto , no h instabilidade de fornecimento seja atravs de novos

104

produtores entrando no mercado, seja por escassez no fornecimento, motivados por aumento repentino de demanda, bem como considera processos estveis do ponto de vista de demanda, uma vez que estes produtos no tm aumento e/ou diminuio repentina no mercado consumidor. O foco de eficincia desta cadeia de suprimentos so processos lean e custos baixos. No quadrante II esto os produtos com baixa incerteza de fornecimento e alta incerteza de demanda, que so aqui identificados como Produtos Inovadores, isto , aqueles produtos que so considerados novidades e com apelo de modismo, e portanto com ciclo de vida curto. So aqui representados por aparelhos de udio, microcomputadores, receptores, decodificadores, e placas de circuito impresso, e que por sua vez tm tambm multinacionais e empresas nacionais como seus representantes no PIM. No quadrante III esto os produtos com alta incerteza de fornecimento e baixa incerteza de demanda, isto , produtos que sofrem com escassez de fornecimento por no terem diversas opes de fornecimento ao redor do mundo, e que por outro lado, no sofrem presses de demanda, e que so representados por produtos especficos de pblicos consumidores diferenciados, em grande parte exclusivos. O PIM no tm produtos representativos desta categoria, uma vez que os melhores representantes desta categoria so produtos alimentcios, e estes no esto na pauta de produtos desta aglomerao industrial. No quadrante IV esto os produtos com alta incerteza de fornecimento e alta incerteza de demanda, isto , produtos que sofrem com escassez de fornecimento por terem matrias primas exclusivas, e alteraes bruscas de demanda, por terem um ciclo de vida curto, e estarem sempre sujeitos s oscilaes nos desejos dos consumidores.

105

O produto que representa este quadrante, segundo a matriz de incerteza o Telefone Celular, por sua vez representante de produtos de telecomunicaes, tal como diz o conceito do Modelo de Incerteza. A produo deste item representada hoje por uma nica empresa instalada no PIM, que a principal responsvel pelas exportaes dos anos de 2004, 2005 e 2006, e que sozinha atende aproximadamente quarenta por cento do mercado consumidor brasileiro de telefonia celular. As demais empresas representantes de telefones celulares, ou encerraram suas atividades nesta regio h menos de dois anos, ou mudaram-se para uma outra regio do pas, que alm da oferta de incentivos fiscais estaduais, tm oferecido nos ltimos anos, caractersticas logsticas diferenciadas para cadeias de suprimento geis, o que portanto, mais atrativo a estas empresas. O produto telefone celular considerado bem de informtica em todo o territrio nacional, o que significa dizer que estes, gozam dos mesmos benefcios, isto , incentivos fiscais federais para produo,em qualquer ponto do territrio nacional. Desse modo, a soma dos incentivos estaduais (objeto da chamada guerra fiscal) com a oferta de melhor logstica, torna-se fator de atratividade irresistvel. Os bens de informtica so tratados pelas Leis de Informtica 8387/91 da ZFM, 8587/91 e 10176/02 do Brasil. A tentativa quase natural , neste contexto, adequar-se poltica de desenvolvimento, as estratgias logsticas da maioria das empresas, ou seja, processos estveis para produtos funcionais. Buscar-se-ia ento, aumentar a eficincia dos processos, e o foco mais importante seria em reduo de custos. O fato de haver nica empresa classificada na cadeia de suprimentos gil, e que portanto, necessita de um atendimento diferenciado, no seria um problema to srio, se este

106

produto, e portanto esta nica empresa fosse o maior exportador do PIM (um modelo de aglomerao que pretende ser plataforma de exportao), e tambm o maior importador deste modelo. Como ser plataforma de exportao sem oferecer as condies necessrias ao desenvolvimento da manufatura? Como garantir que este tipo de produto ter suas necessidades atendidas e permanecer na regio? Estas so algumas das perguntas que buscamos responder a partir da adequao de nossos processos logsticos ao modelo de incerteza.

4.4

O desempenho do processo de desembarao aduaneiro atual, e os possveis

ganhos com a implementao do RECOF no PIM

Pressionado pelas empresas em sua busca por agilidade e custos mais baixos, e percebendo que os processos de manufatura ficavam mais complexos, com suas bases de fornecimento distantes, o governo brasileiro desenvolveu um regime especial aduaneiro, com vistas a incentivas as exportaes de produtos fabricados no Brasil. Ocorre, porm, que as exportaes contemplavam produtos de alto valor agregado, e com mercados consumidores volteis, e face corrida tecnolgica muito acentuada, as demandas estavam cada vez mais induzidas ao pronto atendimento ou, a vendas perdidas para sempre. O RECOF, neste sentido, um instrumento de poltica industrial criado pelo governo brasileiro, com vistas a atrair e facilitar o desenvolvimento das empresas globais de produtos considerados como integrantes da cadeia de incerteza, tais como semicondutores, telecomunicaes e aeronutica, mas que no incluiu os regimes aduaneiros especiais e

107

atpicos, como a Zona Franca de Manaus, por exemplo, e consequentemente as empresas do Plo Industrial de Manaus (PIM) em seu universo de abrangncia, por entender que as empresas instaladas nesta regio aduaneira especial j possuam elementos de atratividade suficientes para o seu desenvolvimento. O PIM, atravs da legislao da Zona Franca de Manaus, j possui em sua agenda de atratividade, incentivos fiscais que o diferenciam das demais regies do pas, e promovem uma reduo da carga tributria para as empresas ali instaladas, de modo que haja atratividade de indstrias Regio Amaznica, no Brasil. Assim, adequar o RECOF ao PIM um desafio que discute quais as variveis de atratividade mais relevantes para o modelo de incerteza. As cadeias de suprimento geis trabalham com produtos de ciclo de vida curto, e forte agregao tecnolgica o que nos d o indicativo de necessidade de uma cadeia de suprimentos muito gil para acompanhar as incertezas de demanda e fornecimento envolvidas neste processo, a partir da constante evoluo tecnolgica. O que aqui se discute a atratividade logstica da cadeia de suprimentos, e no a atratividade fiscal do negcio, uma vez que os regimes aduaneiros especiais j contemplam tambm a atratividade fiscal, mas no tm em sua regulamentao pontos de atratividade logstica, e tratam diferentes cadeias de suprimento como semelhantes do ponto de vista de regulamentao e agilidade, por exemplo. A figura 14 apresenta os tempos envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos gil, presente no PIM. A cadeia de suprimentos em questo utiliza o modelo de estoque consignado, o que implica, segundo a legislao brasileira vigente, na utilizao de um porto seco, como

108

armazm alfandegado para armazenamento de matria-prima importada antes do incio do processo de nacionalizao dos componentes importados. O modelo de estoque consignado, ou hub de fornecedor vm sendo largamente utilizado pelas cadeias de suprimento do modelo de incerteza, por reduzir substancialmente os custos de inventrio. Dada a caracterstica dos produtos envolvidos (alta agregao tecnolgica), os inventrios representam um grande ponto de preocupao para este gerenciamento.

Figura 14. Fluxo gerencial da cadeia de suprimentos do modelo de incerteza no PIM


Verde (98%)
AEROPORTO MANAUS

DTA-E

PORTO SECO

MAPA

DI PLI

Vistoria documenta vermelho (2%) 16 horas Vistoria Fsica

Empresa Importadora

38 horas 54 horas = 2.3 dias Fonte: Empresa Multinacional de Telefonia Celular

Legendas: MAPA: Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento DTA-E: Declarao de Trnsito Aduaneiro Especial DI: Declarao de Importao PLI: Pedido de Licena de Importao

O fluxo de gerenciamento da Cadeia de Suprimentos gil no PIM obedeceu s seguintes diretrizes, segundo regras da alfndega brasileira: (1) Armazm Alfandegado sob o Regime EIZOF: o modelo de estoque consignado prev que as mercadorias devem permanecer no pas em zona secundria, sob o regime EIZOF, e sob a responsabilidade da Receita Federal do Brasil, disponveis empresa consignatria por um perodo mximo de cinco anos, com suspenso de

109

impostos. O armazm alfandegado deste modelo, funciona dentro de um Porto Seco., tambm conhecido como Estao Aduaneira de Interior (EADI). O material permanece no pas sendo de propriedade do fornecedor, e portanto, com a emisso de divisas suspensas junto ao Banco Central do Brasil. (2) Processo de desembarao aduaneiro: o desembarao completo de um processo de importao no PIM, precisa respeitar quatro entidades fiscalizadoras

independentes: Secretaria da Receita Federal, Superintendncia da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) e Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ). Os tempos de fiscalizao de cada um destes rgos leva algumas horas, e todos eles somados representam muitas vezes um processo lento do ponto de vista da empresa. No h integrao dos sistemas de informao, e as agncias fiscalizadoras envolvidas trabalham isoladamente, isto , cada uma delas possui o seu prprio procedimento interno e suas regras de agilidade, no visualizando o processo completo. (3) Processo de movimentao e armazenagem: o processo de gerenciamento do armazm alfandegado, ou seja, o processo de armazenagem e movimentao precisa ser gil de modo a atender a flutuao e volatilidade dos processos de manufatura no ambiente de incerteza. Considera-se aqui, a adequao de lotes para movimentao, transporte e armazenagem. O transporte do armazm unidade produtiva, por exemplo, precisa ser muito rpido para no prejudicar o processo de suprimento de matria-prima. Neste aspecto, nossos tempos de movimentao e armazenagem no so competitivos. Em funo da burocracia envolvida, e dos muitos rgos fiscalizadores no processo, o PIM no conta com um processo gil, que suporte adequadamente as necessidades dos produtos inovadores.

110

Como o objetivo final do modelo de estoque consignado o baixo custo de inventrio aliado disponibilidade de matria-prima, a fim de prover a agilidade e flexibilidade necessrias ao processo de manufatura, dos produtos inovadores (em sua maioria), a implantao deste modelo no PIM no est de acordo com os conceitos estabelecidos pelo modelo original, e portanto no responde competitivamente frente s demais cadeias de suprimento, em outros pases. Conciliar a legislao aduaneira vigente aos processos logsticos geis vm sendo a maior dificuldade enfrentada para implementao efetiva desde Modelo de Estoque Consignado no PIM. Enquanto o modelo de gerenciamento gil prev algumas horas para desembarao de mercadorias internacionais, o PIM trabalha com alguns dias teis para completo desembarao de mercadorias importadas, se utilizar o modelo de estoque consignado, e este resultado numa cadeia de suprimentos que precisa ser gil, no adequado. Tampouco foi atingida a meta de reduo de custo da cadeia de suprimentos, pois a operacionalizao deste modelo exclusivo no PIM, se mostrou extremamente dispendiosa. Por outro lado, simplesmente aumentar o estoque de segurana tambm no era uma soluo, j que o custo envolvido em matria-prima armazenada, era impraticvel, e o valor agregado da matria-prima mantida em estoque muito alto. Da a necessidade de adequao de estratgias logsticas, e da legislao aduaneira a este tipo de produto, se pretendemos manter os investimentos deste tipo de empresa no PIM. A estratgia de estoque consignado de fornecedor foi utilizada por uma nica empresa, at este momento, com vistas ao atendimento de sua prpria estratgia global, no se

importando com as demais solues logsticas porventura apontadas por outras empresas, j instaladas no PIM e portanto, usurias deste mesmo modelo de aglomeraes.

111

O aspecto interessante que a empresa estudada, a nica representante de produtos de alta tecnologia, e est entre as cinco empresas mais importantes do Plo Industrial de Manaus; esta, se configura como a maior importadora e maior exportadora do PIM em valor agregado de matria-prima e produto acabado, e a sua estratgia de gesto logstica no compartilhada pelas demais empresas. necessrio considerar, que a estratgia de estoque consignado no Plo Industrial de Manaus foi necessria em funo do tipo de negcio (alta tecnologia), com produto inovador e com demanda instvel (quadrante IV da Matriz de Incerteza). Ao constatarmos que as cadeias de suprimento geis so incompatveis com as regras do PIM, no que tange a transportes, manuseio, desembarao aduaneiro e armazenagem, estamos confirmando que este modelo de aglomeraes industriais no est preparado para recepcionar e, tampouco atrativo s demais empresas de alta tecnologia, no que diz respeito aos processos logsticos. No entanto, tal como mencionado anteriormente, o Brasil possui um regime aduaneiro especial, adequado s cadeias de suprimento geis, o RECOF. A figura 15 apresenta o fluxo dos processos logsticos atuando num processo de RECOF, fora do PIM, mas vlido para empresas de alta tecnologia em outras regies aduaneiras comuns espalhadas pelo Brasil.

112

Figura 15. Fluxo do RECOF no Brasil

Aeroporto Internacional MAPA

Registro DA

99% Verde

Armazm da Empresa Importadora

Registro DI

16 horas = 0.66 dias

Fonte: Empresa Multinacional de Telefonia Clula a partir de consultas a empresas usurias de RECOF Elaborao Prpria

Legendas: MAPA: Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento DTA-E: Declarao de Trnsito Aduaneiro Especial DI: Declarao de Importao PLI: Pedido de Licena de Importao

O RECOF originalmente desenvolvido como fator de atratividade para as indstrias de alta tecnologia, e objetivando garantir um modelo facilitador das exportaes destes produtos, um modelo de benefcios fiscais, tributrios e logsticos presente no Brasil, restrito a regies fora de regimes aduaneiros especiais e atpicos. E que portanto, excluiu de seu campo de atuao, a Zona Franca de Manaus e por conseguinte, o Plo Industrial de Manaus (PIM). Tal como demonstrado na figura 15, o RECOF possui um excelente tempo de resposta no desembarao aduaneiro, bem como permite empresa importadora, a possibilidade de ter o estoque j disponvel em sua planta industrial, mesmo sem a emisso da Declarao de Importao completa, o que confirma o atendimento da necessidade de agilidade. Como o fato gerador do processo de importao no Brasil, a entrada da mercadoria estrangeira em territrio nacional, independentemente do regime de desembarao aduaneiro escolhido, to logo esta mercadoria seja recebida em zona primria ela obrigatoriamente inspecionada pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento

113

(MAPA), o que significa pelo menos duas horas de inspeo, atravs dos fiscais agropecurios presentes nos portos e aeroportos. Esta inspeo parte integrante do processo de importao, mas o tempo dispendido no entra no clculo oficial de tempo de desembarao aduaneiro, considerado para a medio de desempenho do RECOF. O fluxo de RECOF, inicia-se ainda em zona primria (portos e/ou aeroportos) com emisso de uma Declarao de Admisso Aduaneira (DA) com ou sem cobertura cambial, o que por si s j representa o documento oficial de importao de matria-prima e/ou equipamentos. Num processo regular de importao, utilizando o modelo de estoque consignado, h que se emitir Declaraes de Admisso (DAs) para entrepostagem de cargas e armazenamento no Brasil, e posterior emisso de Declaraes de Importao (DIs), quando da necessidade de uso da mercadoria, disponibilizao de uso, por parte da alfndega brasileira. Como entendimento das autoridades aduaneiras brasileiras no processo de RECOF, e a fim de agilizar os processo de importao, apenas um por cento destas DAs so parametrizadas em canal vermelho, o que significa paradas por algumas horas (48h aproximadamente) para inspeo fsica e documental, apenas uma amostra representativa muito pequena do total de processos. O referido material parametrizado em canal verde (noventa e nove por cento de todas as DAs emitidas), removido fisicamente at o armazm/almoxarifado da empresa importadora, e l aguardar o momento de consumo. Uma vez armazenado, o material estar disponvel vinte e quatro horas por dia, durante 7 dias por semana, o que significa agilidade e mobilidade, pr-requisitos para o desenvolvimento de cadeia de suprimentos que atenda o modelo de incerteza. Elimina-se neste processo a necessidade de emisso de DIs, e portanto, a necessidade de sistemas de informao e presena fsica da fiscalizao para, s ento, acontecer a

114

aduaneira, em tempo integral, inclusive finais de semana, a fim de atender as necessidades das cadeias de suprimento com mercado instvel. O processo de importao finalizado, portanto, quando a partir do consumo do material, emitida uma Declarao de Importao (DI) que tm como finalidade o recolhimento dos impostos ao governo e fechamento do processo de importao que se iniciou com a emisso de DA. O registro de DI comunica oficialmente ao fisco brasileiro, de acordo com a legislao aduaneira vigente, com suas respectivas alquotas estaduais que o processo de importao est encerrado, e que a referida mercadoria foi nacionalizada. O detalhe importante e fundamental, que esta Declarao de Importao (DI) gerada com vistas ao recolhimento dos tributos devidos, aps o consumo da mercadoria, o que significa que o processo logstico, bem como o processo de manufatura, j foi realizado, no impactando a eficincia e agilidade necessria ao processo. Adequar, portanto, o RECOF Zona Franca de Manaus (ZFM), um dos regimes aduaneiros especiais e atpicos existentes no Brasil, exige adequao da legislao aduaneira vigente, bem como adequaes operacionais junto aos rgos reguladores da ZFM e do Estado do Amazonas. No quesitos de atratividade fiscal e tributrio, pode-se dizer que PIM j possui suas prprias caractersticas de benefcio, j que sua legislao lhe garante condies especiais para a permanncia das indstrias instaladas na Amaznia, o que talvez explique o fato do PIM no ter sido beneficiado pelo modelo de atratividade criado pelo governo brasileiro. No entanto, quando analisamos as cadeias de suprimentos do modelo de incerteza, em especial as cadeias de suprimento geis, com todas as suas instabilidades nos mercados fornecedores e consumidores, e sabendo que os processos logsticos so pilares para o bom desenvolvimento de uma unidade de manufatura, questionamos se os fatores de

115

atratividade fiscal e tributrio so suficientes, ou se o benefcio de agilidade logstica, igualmente vital para a atratividade e bom desenvolvimento do modelo de manufatura dos produtos inovadores. De posse de todas estas informaes, sugerido um modelo de adequao do Regime de Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus (EIZOF), conforme as necessidades das cadeias de suprimentos geis, de modo que os benefcios fiscais e tributrios sejam mantidos, e o benefcio logstico seja tambm extendido ao PIM. O EIZOF j o regime aduaneiro especial da Zona Franca de Manaus, e portanto, uma adequao nesta legislao no impactaria nas demais operaes logsticas e de manufatura j em operao no Brasil. A figura 16 a representao do fluxo proposto para atendimento e adequao do Regime EIZOF s necessidades de agilidade, num ambiente de aglomeraes industriais, como o caso do PIM. Neste sentido, o fluxo proposto sugere algumas modificaes em legislao aduaneira, bem como nos procedimentos correntes entre os diferentes rgos fiscalizadores integrantes do processo de importao. Figura 16. Fluxo proposto para o gerenciamento da cadeia de suprimentos gil no PIM, atravs de adaptao do EIZOF

Aeroporto de Manaus MAPA

Registro DA PLA

99% Verde

Armazm da Empresa Importadora

Registro DI SEFAZ

16 horas = 0.66 dias Fonte: Empresa Multinacional de Telefonia Celular Elaborao Prpria

Legendas: MAPA: Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento DTA-E: Declarao de Trnsito Aduaneiro Especial DI: Declarao de Importao PLI: Pedido de Licena de Importao

116

Assim sendo, o fluxo de importao se iniciaria com a chegada da mercadoria no Aeroporto Internacional de Manaus. Seguiria inspeo prioritria no Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA). Sugere-se que seja prioritria, respeitando as caractersticas de agilidade dos produtos de alta tecnologia, e para tanto, seriam identificados previamente alguns produtos para receber tratamento prioritrio, isto , inspeo por amostragem em at 3h, a partir do desembarque das cargas das aeronaves.

Como segundo passo, emisso do que propomos seja a PLA Pedido de Licena de Admisso nos moldes do que j existe hoje com os Pedidos de Licena de Importao (PLI), para controle efetivo das matrias-primas recebidas no PIM, e que so fundamentais para que a Suframa controle os processos produtivos das indstrias instaladas, com o objetivo fim de garantir que os benefcios fiscais e tributrios esto sendo respeitados.

O registro das Declaraes de Admisso (DAs) seria uma etapa imediatamente posterior, sendo realizado sem cobertura cambial, e permitindo que a mercadoria fosse transferida fisicamente da zona primria (neste caso do aeroporto) para o armazm de uma empresa detentora da licena EIZOF, e portanto, responsvel pela nacionalizao daquela mercadoria, isto , a empresa importadora da mercadoria.

A extenso da licena EIZOF a uma empresa importadora, uma das alteraes que se sugere na legislao aduaneira, em particular no Decreto Lei que instituiu o EIZOF, que hoje um regime aduaneiro de governana da Receita Federal do Brasil. A vinculao que existe hoje, somente permite que a licena EIZOF seja utilizada em EADIs estabelecidos na cidade de Manaus, favorecendo o monoplio.

117

Transferida a mercadoria de zona primria, esta seria armazenada em espao fsico (armazm) da empresa importadora, podendo ser manuseada 24X7, isto , a qualquer momento, permitindo assim, flexibilidade ao processo de importao. Todos os controles de movimentao de material, bem como inspees por amostragem, seriam feitas via sistema, tal como modelo existente hoje no RECOF.

Uma que a mercadoria estivesse disponvel em armazenagem, e posteriormente utilizada pelo processo de manufatura, seriam recolhidos os impostos devidos ao fisco brasileiro (se aplicvel) e se fecharia os contratos de cmbio, sinalizando aos fornecedores no exterior o fechamento do processo de importao. Neste momento, seriam ainda sinalizados do consumo em manufatura, a Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ) atravs de sistema de controle remoto, permitindo que estes tivessem acesso aos controles da empresa importadora, e controlassem tambm as arrecadaes. Na finalizao do processo de importao, seria portanto declarado Secretaria de Fazenda Estadual (Sefaz) o volume de importaes para que os referidos impostos fossem aplicados, se houverem, de modo que a cadeia logstica fosse preservada de possveis atrasos em funo da burocracia envolvida.

Segue-se, portanto, um fluxo semelhante ao que j existe em funcionamento no Brasil, com algumas adaptaes s exigncias dos rgos anuentes existentes na ZFM, bem como do Governo do Estado do Amazonas. A adaptao d-se pela incluso dos controles da Suframa, como rgo Anuente, e da Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ) como parte integrante do processo.

Todo este processo foi simulado atravs de medies de tempo j existentes e em tarefas j executadas no modelo atual, totalizando em mdia 16h para disponibilizao da mercadoria nas mos do importador, tendo cumpridas todas as etapas do processo de

118

importao. Se compararmos com o modelo atual de importao, veremos que a reduo muito significativa. Temos uma queda de 5.3 dias para processamento integral, contra 0.66 dias ou 16h ininterruptas para confirmar a agilidade necessria aos produtos de alta tecnologia.

Este novo fluxo definido para os processos logsticos da cadeia de suprimentos, permitiria que a competitividade logstica, e por conseguinte, os custos estivessem alinhados com as melhores do mercado internacional, permitindo ao Brasil ser atrativo produo de alta tecnologia, no apenas com benefcios fiscais e tributrios, mas tambm, e de forma decisiva, com os benefcios logsticos.

Sugere-se tambm o compartilhamento das informaes, de modo que as diferentes agncias reguladoras partilhassem as informaes e pudessem trabalhar em conjunto para o cliente final (empresa importadora) tivesse um nico processo de importao e/ou exportao integrados. O que se vislumbra portanto, para o PIM o benefcio logstico adicionado aos benefcios fiscais e tributrios j existentes do processo atual. Isso permitiria s empresas j instaladas no PIM, a plena utilizao dos benefcios fiscal, tributrio e logstico oferecidos pela Poltica Industrial, Tecnolgica e de Comrcio Exterior (PITCE) e, de responsabilidade do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio (MDIC) para garantir a atratividade do parque industrial brasileiro. Assim, o fator atratividade para modelos industriais de alta tecnologia estaria resguardado para todas as regies brasileiras, incluindo as de regimes aduaneiros especiais e atpicos, melhorando nossa competitividade e atratividade.

119

CAPTULO 5 - DISCUSSES Muitas so as discusses correntes dentro de um processo dinmico como o Modelo de Incerteza, e em especial nas Cadeias de Suprimentos geis. Os produtos inovadores por ela considerados, muitas vezes exigem processos logsticos diferenciados e quebras de paradigmas constantes nos processos convencionais, pr-estabelecidos. Assim como as demandas do modelo de agilidade so flutuantes e volteis, tambm so os processos de transporte, manuseio e armazenagem, por exemplo. Tampouco so simples os desafios de controle de custos, na busca por processos que combinem o conceito lean e o conceito de agilidade. Se no simples prever as demandas do mercado, imagine-se o quo difcil prever os custos envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos em que existe incerteza de fornecimento e incerteza de demanda. Neste sentido, sero apresentados neste captulo o processo logstico de transporte areo e suas caractersticas essenciais no que tange ao PIM, e em especial s cadeias de suprimentos geis, bem como procedimentos, mtricas e controles desenvolvidos pela empresa utilizada como estudo de caso, que so tentativas de se estabelecer controles de custos e melhor desempenho (busca por processos mais geis), com objetivo final que o de se ter o mximo de flexibilidade/agilidade, aos menores custos possveis. Tambm importante entender os principais entraves da estrutura logstica de transporte para o desenvolvimento e manuteno das cadeias de suprimentos geis no PIM. Sabe-se que a atratividade de indstrias de alta tecnologia, e portanto, a garantia de que estes modelo de algomeraes esteja sempre em linha com os produtos demandados pelo mercado, a garantia de sobrevivncia no longo prazo, do modelo de desenvolvimento estabelecido nesta regio.

120

5.1

Desafios do transporte internacional (inbound)

O modo de transporte preferencialmente utilizado pelas cadeias de suprimentos geis o areo. Nas coletas de dados realizadas para o estudo de caso, foram sinalizadas dificuldades e desafios para o gerenciamento dos transportes em modo areo, das cargas destinadas s manufaturas do PIM, isto o processo de inbound.. O processo de inbound utilizado como ilustrao do presente trabalho, dada sua importncia nos processos de manufatura estabelecidos no PIM. As empresas multinacionais instaladas nesta regio, e portanto, as principais integrantes do faturamento total, so dependentes de matria-prima importada, e o bom desenvolvimento do processo de inbound decisivo em sua atratividade e sustemtabilidade O processo de inbound significa trnsito internacional + manuseio + desembarao aduaneiro + armazenagem, e todos estes processos so etapas do processo logstico que precisam ser geis individualmente, para que o modelo de gerenciamento em conjunto, seja eficaz. Assim sendo, sero apresentadas a partir de agora, as principais caractersticas do transporte internacional de inbound, que significam oportunidades de melhoria para garantia de desenvolvimento das cadeias de suprimentos geis. O estudo de caso apresentou o modelo de telefonia celular, e suas particularidades de custos e dificuldades de adequao legislao aduaneira vigente, mas h tambm alguns aspectos de competitividade, e estratgias de suporte logstico que precisam ser melhor desenvolvidas, para que tambm o ambiente externo seja atrativo aos modelo de manufatura de alta tecnologia.

121

Temos ento, que aproximadamente setenta e cinco por cento das matrias-primas utilizadas em telefonia celular so originrias da China na sia, e portanto, transportadas via area com pontos de consolidao nos Estados Unidos. Os vos cargueiros so originrios da sia, com seus tempos de trnsito at Manaus (porta de entrada do PIM), oscilando entre cinco e oito dias (tempo entre aeroportos), e com pontos de consolidao que podem ser nos Estados Unidos ou na Europa, conforme figura 17. Figura 17. Rota de transporte areo para cadeias de suprimento geis, presentes no PIM

Fonte: Empresa Multinacional de Telefonia Celular Elaborao prpria. Foi identificada na amostra estudada duas possibilidades de rotas para telefonia celular. A primeira rota est demonstrada na figura 17, e contempla sadas via modo areo da sia, com parada na Europa (transbordo), e posterior envio para os Estados Unidos (cidade de Miami) para consolidao de cargas, e a segunda coleta de matria-prima na Europa ou

122

nas cidades do norte dos Estados Unidos, com remessa para a cidade de Miami, para consolidao das cargas, e posterior embarque para o destino final Manaus. Nas duas rotas apresentadas, existe um ponto de gargalo que a consolidao na cidade de Miami, e embarque para Manaus atravs de uma nica companhia area cargueira com vos regulares para o norte do Brasil. Existem cinco companhias areas (ABSA/Lan Chine (1), Arrow (2), Centurion (3), Tampa (4), Cielos (5), todas estrangeiras) com aeronaves cargueiras disponveis. Apenas como ilustrao, nos principais pontos de consolidao para trnsito internacional, ao redor do mundo, costumam operar entre vinte e trinta companhias areas, o que significa que Manaus, representa um volume de apenas vinte e cinco por cento, frente aos demais. As companhias areas tendem a instalar-se o mais prximo possvel das melhores rotas (volumes mais significativos, e mais freqentes) O que ocorre entretanto, que em funo do volume de cargas areas com destino a Manaus, apenas a primeira (ABSA/Lan Chile) tm operado regularmente, com vos cinco vezes por semana. As demais, apesar de estarem disponveis, em funo da falta de volume, no conseguem manter vos regulares, o que inviabiliza a sua utilizao no gerenciamento das cadeias de suprimentos geis, j que somente um produto, representado por uma nica empresa no PIM, dependente deste modal. H ainda os vos de passageiros disponveis, que eventualmente poderiam transportar cargas em seus pores. A restrio, no entanto, est no procedimento de seguran da alfndega americana, que impede que cargas oriundas do exterior, e com entrada em territrio americano em vos cargueiros, seja reembarcada tambm em vos cargueiros, e no em vos de passageiros, quando de sua sada do territrio americano. Tal restrio

123

surgiu por medida de segurana aps o ataque de 11 de setembro naquele pas, e faz parte das normas que regulamentadoras de segurana do espao areo. Temos ento, em funo do volume destinado a Manaus, a dependncia de uma nica empresa com nvel de servio regular, o que incentiva o aumento dos preos, e nos d a falta de concorrncia. Adicionalmente, existe o problema de retorno das aeronaves que embarcam para Manaus. O seu ponto de origem Miami, e elas retornam de Manaus atravs da coleta de cargas na Colmbia e Equador, a fim de viabilizar a operacionalizao desta linha area, j que Manaus no consegue ocupar o espao das aeronaves cargueiras, com seus produtos finais. No bastassem os entraves j apresentados, existe ainda a caracterstica da sazonalidade. A cadeia de telefonia celular trabalha em movimentos sazonais, e nos meses de maro, abril, outubro e novembro de cada ano, o volume de cargas para telefonia celular praticamente dobra, e tambm aumentam significativamente, neste mesmo perodo, as demandas por modal areo nas indstrias do subsetor eletro-eletrnico do PIM (cadeias de suprimento sensveis), uma vez que estes tambm tm flutuaes de demanda, e a fim de atender estas flutuaes, so exigidos modos de transporte geis. O quadro formado desafiador. Durante oito meses por ano, volume de cargas direcionado prioritariamente telefonia celular, com freqncia de vos previamente definida, e durante os quatro meses restantes um aumento de demanda por vos regulares, provocando de um lado a insatisfao das indstrias instaladas no PIM, pela falta de oferta nos vos, e do lado das companhias areas, um nvel de servio regular, distante do que seria o ideal. Portanto, entender as cadeias de suprimento instaladas no PIM, as caractersticas de seus produtos, e suas caractersticas de demanda e fornecimento fundamental para que se estabelea a correta infra-estrutura de transporte. Sabendo as caractersticas, e os modelos

124

de gerenciamento de cada cadeia de suprimentos, ser possvel antecipar-se aos problemas de sazonalidade, identificar os modais mais demandados, e em que perodos do ano, bem como os corretos investimentos de cada modo de transporte envolvido no processo de inbound. H que se esclarecer, desde j, que os fluxos e processos acima descritos so inerentes ao processo de Inbound, isto , entrada de matria-prima no PIM. O processo logstico completo, engloba Inbound e, outbound que a sada de produtos acabados (entrega ao centro de distribuio e/ou ao consumidor final. O processo de outbound no PIM tambm desafiador e tm suas caractersticas prprias.

A segunda rota explorada pela telefonia celular o multimodal sea-air, isto a combinao de embarques martimo (primeiro trecho) e areo (segundo trecho), conforme demonstrado na figura 18.

125

Figura 18. Rota de transporte martimo-areo para cadeias de suprimento geis, presentes no PIM

Fonte: Empresa Multinacional de Telefonia Celular Elaborao prpria.

A utilizao desta rota, considera a primeira etapa com origem na sia at a costa oeste dos Estados Unidos, via martimo em aproximadamente treze dias, desembarque em territrio americano e, embarque novamente, mas agora via areo, atravs de uma nica companhia area que mantm vos regulares do aeroporto de Los Angeles para Manaus, duas vezes por semana, com o tempo de trnsito de aproximadamente seis dias (conta-se aqui o tempo de transbordo do navio para o avio, e seus procedimentos de inspeo, num total de tempo de trnsito, de aproximadamente 18 ~ 20 dias. A utilizao da rota sea-air uma alternativa aos altos custos do modo areo (os custos quando comparados, chegam a reduzir quarenta por cento).

126

Tambm nesta rota, enfrenta-se a dificuldade de regularidade nos vos para Manaus. H apenas uma empresa explorando estes trecho, e enfrenta-se o mesmo problema da sazonalidade, altos preos cobrados e nenhuma concorrncia. Na figura 19, h uma demonstrao numrica da diferena de preos cobrados para embarques destinados a Manaus,e embarques destinados ao Mxico, por exemplo. A companhia area representante do mesmo grupo. Os nmeros coletados indicam que a diferena de preo por quilo em dlares americanos est em mdia 150% entre Manaus e Mxico. O custo de frete demonstrado cem por cento areo (origem at o destino final), em companhias areas com vos regulares. Para o Mxico a rota utilizada origem sia, com vo direto para o aeroporto de Dallas Fortwoth no Texas, e embarque via caminho de Dallas at a fronteira do Mxico, com tempo de viagem de aproximadamente 12h. Enquanto Manaus conta com apenas uma companhia area operando em vos regulares at Manaus, o aeroporto de Dallas recebe 2300 pousos e decolagens por dia, possui 6 terminais independentes, e recebe a cada duas horas vos cargueiros vindos da sia, o que significa um nvel de competitividade acentuado, dada a oferta de vos, e oferta freqente de volumes para transporte. O destino final no Mxico so as maquiladoras, modelo industrial criado pelo Governo Mexicano para atrair multinacionais s fronteiras entre Mxico e Estados Unidos, de modo que o produto seja montado no Mxico e exportado via Estados Unidos, utilizando no seu processo de manufatura, a mo-de obra mexicana. As maquiladoras so hoje representadas por quatro mil indstrias de pequeno, mdio e grande porte, distribudas em quatro grandes zonas industriais em trs cidades mexicanas na fronteira do Mxico com os Estados Unidos.

127

Figura 19. Comparativo de custo de transporte areo (frete) por quilo, de cargas originrias da sia: Manaus e Mxico

6,00

5,00

4,00

EUR per kg

3,00

2,00

1,00

0,00
MAO REX

Ja n 4,57 1,81

Feb 4,53 1,68

Mar 4 ,85 1 ,97

A pr 4 ,4 9 1 ,6 0

Ma y 4,72 1,54

Ju n 4,97 1,58

Jul 5 ,38 2 ,10

A ug 5 ,4 1 1 ,8 8

Se p 5,01 1,80

Oct 5,38 1,74

No v 4 ,90 1 ,84

Dec

Fonte: Empresa multinacional de telefonia celular

As cadeias de suprimentos do modelo de agilidade instaladas no Mxico so concorrentes diretas das cadeias de suprimento do modelo de agilidade instaladas no PIM, da a comparao de custos de frete. Esta diferena de preos acentuada, tm sido um fator limitante consolidao da cadeia de suprimentos gil no PIM. Novas empresas que dependam do modo areo, para garantir flexibilidade iro fatalmente deparar-se com situaes similares, e tero dificuldades em garantir um processo de manufatura lean, e ao mesmo tempo eficiente e gil.

5.2

Custos de Transporte (Frete)

Uma das dificuldades encontradas pelas Cadeias de Suprimentos geis, o controle e previsibilidade dos custos de transporte (frete). O frete nestas cadeias de suprimentos costuma ocupar um lugar de destaque na planilha de custo dos respectivos processos de

128

manufatura envolvidos. Na empresa pesquisada o frete representa sozinho, 40% do custo total do produto, por exemplo. Uma das perguntas mais freqentes : como prever custos de transporte num modelo de gerenciamento que no tem certeza sobre o volume de matria-prima que ser adquirido, bem como no tem certeza do volume de entregas de produtos acabados? A questo crucial prever os custos, e assim trabalhar em busca de eficincia no processo produtivo, e claro nos processos logsticos. Sabendo desta dificuldade, que inerente ao processo, uma vez que ele derivado da incerteza, a empresa utilizada como fonte de pesquisa desenvolveu um mtodo para simulao dos custos de frete, baseado nos modelos em produo correntes, de modo que cada produto (todos inovadores) tivessem seus custos de frete identificados. O objetivo era identificar o quo caro eram os produtos, e por qu. O mtodo baseia-se na anlise das listas de material (Bill of Materials - BOMs), nos custos de produtos similares anteriormente utilizados, e s vale durante trs meses de vida para cada produto. Estas premissas so necessrias porque respeitam a instabilidade dos processos geis, as similaridades entre eles, e principalmente o curto ciclo de vida dos produtos. So desconsiderados os custos de frete de incio de produo, e tambm do final de produo, por entender-se que nestas situaes podem ocorrer distores nos volumes de produo envolvidos. Os custos de frete aqui apresentados so tambm inerentes ao processo de inbound, dada sua complexidade de gerenciamento, e altos valores envolvidos. A tabela 08 apresenta os nmeros reais de um simulador de frete para um perodo de quatro meses. Observe-se que os custos de frete so detalhados por produto. Os produtos tm nomes prprios para proteger seu anonimato. O universo da previso no superior a

129

quatro meses, em funo da instabilidade das demandas. Toda a rea marcada em cinza, significa produtos novos ainda a ser lanados. Os valores demonstrados na tabela 07, so provenientes de: Inbound Freight: custo de frete por quilo para embarque de todas as matriasprimas importadas, necessrias produo de determinado produto, e tambm as taxas locais de acordo com as exigncias da legislao aduaneira brasileira. As taxas locais significam em mdia vinte e cinco por cento do frete por quilo, e so representadas aqui por: taxas Infraero, capatazia, movimentao para Porto Seco, armazenagem sobre valor CIF, transporte de carretas, e despachantes. P01, P02,P03 e P04 so o meses do ano. Os valores apresentados esto em reais (unidade monetria), e a lista de nomes esquerda so os diferentes modelos de telefones celulares. Interessante observar que a idia de detalhar os custos por produtos, esclareceu quais o viles do frete, e quais os modelos que tm o custo de frete mais baixo. Esta variao se d em funo da origem do embarque e, do volume de produo de cada modelo. O percentual de acuracidade (margens de erro) entre o custo previsto e o custo real, foram em mdia quatro por cento, neste perodo. Para um modelo de incerteza, o nvel de acuracidade do mtodo de simulao demonstrou-se timo (os planos de produo chegam a oscilar em torno de 40% em dois meses), o que permitiu estabilidade aos sistemas de custos, e a busca por eficincia tornou-se mais objetiva, j que os erros no sistema de custos de frete, inviabilizavam novos investimos, dada a instabilidade e a representatividade do custo de transportes. (antes da idia da simulao, a margem de erro era de cinqenta por cento).

130

O simulador ainda est em fase de testes, mas j significou um avano qualitativo nas previses de frete e na atratividade de novos modelos de produto, isto , possvel atravs dele saber quais sero os produtos com maiores margens de lucro frente aos processos logsticos. Como ganhos adicionais, podemos citar que o modelo de incerteza ainda no possui um mtodo de controle de custos mais adequados a si mesmo, e as frmulas de clculo deste simulador consideraram todas as variveis e caractersticas dos produtos inovadores. Tabela 08. Representao da simulao dos custos de frete da Cadeia de Suprimentos gil do PIM.
Nomes Fantasia dos Telefones Celulares Panther Cosmolite Mumbai Piccolino Tokyo Barracuda Tonga Tiger Street X Tartufo Athos Caramello Jaguar Flamingo Plo Bangcok Ryder Buffalo Gadget Cooper Kingston Abba International Freight Cost Additional Costs Total Simulated Actual Result Total Simulated/Actual Result (%)

Inbound Freight (P01) 445,693.13 503,981.15 188,993.83 657,636.90 158,600.05 159,466.46 31,645.20 291,851.30 111,341.24 185,583.15 10,198.47 120,377.02 27,147.55 2,892,515.44 867,754.63 3,760,270.08 4,200,050.00 0.90

Inbound Freight (P02) 706,046.58 500,353.94 594,219.80 435,712.51 143,089.49 259,114.02 47,881.33 546,329.40 254,014.52 413,590.10 46,189.84 239,771.89 108,598.33 4,294,911.77 1,288,473.53 5,583,385.30 4,851,000.00 1.15

Inbound Freight (P03) 817,175.57 709,676.61 633,854.90 599,225.90 150,915.01 286,106.32 58,149.59 493,937.28 172,000.75 180,339.53 79,816.66 225,885.29 98,716.63 245,553.36 4,751,353.39 1,662,973.69 6,414,327.08 6,220,000.00 1.03

Inbound Freight (P04) 1,106,498.75 917,321.70 652,666.24 738,256.79 231,904.80 307,085.69 480,374.66 230,488.09 344,199.83 110,480.91 347,465.98 141,036.94 566,248.04 42,500.00 6,216,528.41 2,175,784.94 8,392,313.35 7,697,115.00 1.09

Fonte: Empresa Mutinacional de Telefonia Celular Elaborao prpria

131

5.3

Mtricas de eficincia

A eficincia dos processos nas cadeias de suprimento geis so fundamentais para que se garanta a flexibilidade necessria. Combinar custos baixos e eficincia, garantindo sempre o melhor desempenho, so as metas a serem atingidas. Neste aspecto, a empresa estudada desenvolveu mtodos de controle e acompanhamento para as atividades de gerenciamento da cadeia de suprimentos. So estabelecidas metas numricas mximas e mnimas, medidas semanalmente e apresentadas em reunies de performance tambm semanais. Todos os resultados semanais so consolidados e o atingimento de metas valem bnus em dinheiro aos times envolvidos. Estes bnus por sua vez, tambm so consolidados e pagos anualmente aos times envolvidos como forma de premiao pelos resultados atingidos. As metas estabelecidas sempre so propostas, a partir de: redues de tempo nos processos atuais (transporte e manuseio, por exemplo), redues nos tempos de desembarao aduaneiro, custos de transporte mais baixos, rpido retorno de matria prima no utilizada no processo de manufatura, e eliminao de tempo desperdiado com paradas de linha de produo, por erros causados pelo time de suporte logstico. A figura 20 demonstra um exemplo de mtrica para reduo de tempo de transporte e manuseio, medido na movimentao de cargas entre o aeroporto internacional de Manaus, e o armazm alfandegado onde funciona o estoque consignado (hub de fornecedor). A reduo deste tempo de movimentao e manuseio significa aumento de eficincia imediato no processo logstico, e comprovam que a busca por agilidade o diferencial destas cadeias de suprimento.

132

Figura 20. Mtrica de eficincia: tempo de transporte e manuseio entre o aeroporto internacional de Manaus e o armazm alfandegado onde est o estoque consignado

60:00:00 48:00:00 36:00:00 24:00:00 12:00:00 Real Time Hawb Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec

46:38: 41:47: 40:12: 978 746 777

Target (days) 58:00: 58:00: 58:00: 58:00: 58:00: 58:00: 58:00: 58:00: 58:00: 58:00: 58:00: 58:00:

Fonte: Empresa multinacional de telefonia celular Elaborao: Operadores logsticos do cluster de telefonia celular

Os resultados obtidos durante trs meses consecutivos, foram abaixo do tempo determinado como meta, o que comprova o comprometimento com redues de tempo, e a noo clara da importncia deste controle de eficincia pelo time de suporte logstico. As metas so revisadas a cada seis meses, de modo a sempre manter a eficincia e motivao do time. Existem ainda outras mtricas de eficincia utilizadas como medidores de desempenho, e a figura 21, por exemplo, demonstra o tempo em dias que gasto para devoluo de material no aplicado no processo de manufatura, e que portanto, o reflexo das flutuaes de demanda. A rapidez em devolver o material ao fornecedor (j que o estoque consignado), ou a outra unidade fabril, uma mtrica de eficincia sujeita a premiao porque reduz custos de armazenagem, manuseio e garante a reduo do risco de obsolescncia.

133

A obsolescncia um dos maiores riscos das cadeias de suprimento geis, e uma mtrica de eficincia que identifique e trabalhe para manter este risco sob controle fundamental na comparao com outras cadeias de suprimento pertencentes ao mesmo produto, e espalhadas em outros pases.

Figura 21. Mtrica de eficincia: tempo de retorno de matria-prima pela no utilizao na manufatura (demandas volteis)
12 10 8 6 4 2 0
Tim e Qty Target/days

Jan 9 11 11

Feb 10 7 11

Mar 10 26 11

Apr

May

Jun

Jul

Aug

Sep

Oct

Nov

Total

11

11

11

11

11

11

11

11

11 104282

Total CIF (U$) 782.00 46,500. 57000.

Fonte: Empresa multinacional de telefonia celular Elaborao: Operadores logsticos do cluster de telefonia celular

No exemplo da cadeia de suprimentos gil do PIM, quando as medies de devoluo de material iniciaram, h trs anos, o tempo mdio gasto para devoluo do material ao fornecedor, ou a outra unidade de manufatura era de 21 dias. Hoje, a meta so 11 dias, mas j se consegue realizar a atividade em 10 dias (mdia), o que comprova mais uma vez a eficcia do uso de mtricas para o processo.

134

CAPTULO 6 CONCLUSES E RECOMENDAES 6.1 Concluses

Um percentual expressivo do parque industrial brasileiro formado por aglomeraes regionais, seguindo o critrio de Clusters e principalmente Plos. Alguns exemplos so o Plo Moveleiro de So Bento do Sul, na regio sul do Brasil, os plos de movelaria, metalmecnico e calados tambm no sul do pas, e os plos de soja e frutas tipo exportao no Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, respectivamente. A dificuldade de gerenciamento das cadeias de suprimento nas aglomeraes regionais representantes do Modelo de Incerteza, em particular as cadeias de suprimento geis, motivou este trabalho, que buscou identificar quais seriam as melhores alternativas para atendimento da agilidade necessria ao bom desempenho deste modelo industrial, bem como discutir o que seriam os melhores fatores de atratividade para uma cadeia de suprimentos integrante do Modelo de Incerteza, as cadeias de suprimento geis. Ao testar a adequao do modelo de incerteza da cadeia de suprimentos, em particular as cadeias de suprimento geis ao Plo Industrial de Manaus, constatou-se a partir das melhorias identificadas nos processos logsticos de transporte, manuseio, desembarao aduaneiro e estocagem, que estas so capazes de evitar o deslocamento das unidades fabris envolvidas neste modelo de produtos inovadores, e tambm tornar o Plo Industrial de Manaus atrativo outras empresas de alta tecnologia. A proposta de um modelo de gerenciamento capaz de incluir o PIM nas exigncias da competitividade externa entre as cadeias de suprimento foi cumprida, salientando que a implementao da proposta exigir ajustes profundos no processo de gerenciamento tradicional.

135

Vale ressaltar que a proposta apresentada tomou por base os modelos de gerenciamento logstico j existentes, bem como as melhores prticas em uso corrente, de modo a buscar o melhor dos dois lados. As limitaes da pesquisa objeto deste trabalho, so apresentadas a partir da anlise de adequao de modelos, aos produtos com alta incerteza de demanda e alta incerteza de fornecimento, faltando portanto, uma anlise mais aprofundada dos demais produtos pertencentes s cadeias de fornecimento estveis, e parcialmente instveis, como demonstrado nos quadrantes I, II e III do matriz do modelo de incerteza. A escolha do produto cujo modelo de cadeia de suprimentos limtrofe incerteza de demanda e incerteza de fornecimento - deu-se a partir da anlise da balana comercial do PIM, nos ltimos cinco anos (2003/2007): aproximadamente trinta por cento das exportaes do Plo Industrial de Manaus (PIM) em cada um destes anos, devem-se exportao de um nico produto produzido por uma nica empresa instalada neste modelo de aglomeraes, e que exatamente uma cadeia de incerteza de fornecimento e de demanda que tm tentado adaptar sua estratgia global s legislaes vigentes no Brasil, com algumas dificuldades identificadas.

Evitar o deslocamento desta unidade industrial do Plo Industrial de Manaus, portanto, de vital importncia para justificar que existe competitividade, e flexibilidade para abrigar para todas as cadeias logsticas de suprimento neste modelo de aglomeraes, sejam elas fabricantes de produtos funcionais ou inovadores.

Sendo o PIM um dos maiores plos exportadores do Brasil, faz-se necessria uma adequao destes modelos de gerenciamento logstico, de modo a garantir a isonomia nos fatores de incentivo s exportaes brasileiras, atendendo s exigncias das cadeias de

136

suprimentos geis. Variveis como infra-estrutura de transportes, legislao aduaneira e mudanas de mentalidade sobre o gerenciamento tradicional, precisam ser questionadas continuamente, respeitando o fato de que o mercado voltil, e portanto as cadeias de suprimentos precisam apresentar o mximo de flexibilidade.

Num momento em que se busca estar preparado para exportaes de alto valor agregado, e portanto, com produtos de alta tecnologia e curtos ciclos de vida, preparar-se para atrair os produtos inovadores das cadeias de suprimentos geis condio bsica para crescimento e desenvolvimento.

6.2

Recomendaes

As recomendaes esto subdividas nas variveis de sustentao do processo logstico: Transportes: atravs das definies das cadeias de suprimentos, e seus respectivos produtos, definir quais o volumes de cargas com destino ao PIM, e portanto o tamanho da demanda por modo areo. O objetivo estabelecer antecipadamente, as necessidades de vos por perodos anuais, de modo que as indstrias sejam atendidas, e haja competitividade nas linhas areas exploradas. Manuseio e Armazenagem: faz-se necessria a quebra do monoplio da nica Estao Aduaneira de Interior EADI operante no PIM, e licena do Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus EIZOF, atravs da revogao da legislao que vincula o regime EIZOF, somente ao EADI Manaus, criando um monoplio. Sugere-se que haja a reemisso de documentos, de modo que seja possvel outras empresas utilizarem a licena de EIZOF, criando competitividade nos processos de manuseio e armazenagem.

137

Processo Aduaneiro: sugere-se que sejam identificados os processos de Declarao de Importao (DIs), e Declarao de Admisso (DAs) das cadeias de suprimentos geis, e para eles sejam estabelecidas normas de controle e fiscalizao especiais, em todas as agncias envolvidas. Valendo as tratativas especiais deste a fiscalizao em zona primria at a movimentao nos Portos Secos, de modo a garantir agilidade. Processos de Outbound: O presente trabalho deu ateno especial s cadeias de suprimentos geis, no processo logstico de inbound. Sugere-se portanto, que haja tambm uma anlise mais profunda nos processos logsticos inerentes ao outbound, que tambm tm caractersticas de agilidade, e enfrentam problemas de infraestrutura e transporte. Uma reviso neste processo, poder complementar o desenvolvimento das cadeias de suprimentos geis, e esclarcer quais os pontos de melhoria no processo logstico com um todo, inbound e outbound. Na busca por estratgias adequadas s diferentes cadeias de suprimento, far-se-o necessrias novas pesquisas de adequao de regulamentaes e atratividade, uma vez que com a agregao de alta tecnologia, e portanto com os ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos, ser necessrio manter a atratividade dos modelos de aglomeraes industriais espalhados pelo Brasil.

6.3

Direcionamento para futuras pesquisas

Na busca por estratgias adequadas s diferentes cadeias de suprimento, far-se-o necessrias novas pesquisas de adequao de regulamentaes e atratividade, uma vez que com a agregao de alta tecnologia e, portanto com os ciclos de vida dos produtos cada vez

138

mais curtos, ser necessrio manter a atratividade dos modelos de aglomeraes industriais espalhados pelo Brasil. Os tpicos a seguir representam estes direcionamentos para futuras pesquisas: Estratgias logsticas e modelo Vendor Management Inventory (VMI): a experincia brasileira. O Brasil um pas que j identificou um modelo logstico capaz de atender s cadeias de suprimentos geis, e portanto sensvel s demandas do mercado, falta porm estender este benefcio aos regimes aduaneiros especiais e atpicos. Administrao de armazns alfandegados no processo de agilidade: definir procedimentos especiais para administrao dos armazns alfandegados quanto s cadeias de suprimentos geis; Sistemas de custos aplicados ao modelo de gerenciamento das cadeias de suprimento geis: entender o nvel de importncia das variveis de custo no gerenciamento das cadeias de suprimentos geis, e justificar o alto custo destas cadeias de suprimento a partir do grau de customizao necessrios aos diferentes processos. O transporte areo como vetor de desenvolvimento das indstrias de alta tecnologia: explorar o fato de que o transporte areo de vital importncia para o desenvolvimento do modelo de gerenciamento das cadeias de suprimentos geis, e que um pas que pretende ser atrativo s indstrias de alta tecnologia precisa estabelecer bases modernas e slidas de desenvolvimento do modo de transporte areo.

139

Cadeias de suprimento eficientes e seus processos logsticos no PIM: explorar o comportamento das cadeias de suprimento eficientes, conforme demonstrado pela matriz do MICs; Cadeias de suprimento sensveis e seus processos logsticos: explorar o comportamento das cadeias de suprimento eficientes, conforme demonstrado pela matriz do MICs; Os tpicos descritos so sugestes de pesquisas derivadas diretas do presente estudo. No entanto, ao abrirmos uma nova linha de pesquisa, muitas ainda sero as contribuies, a partir de valor agregado do produto considerado pela cadeia de suprimentos. Isto fundamental para que se identifique se as estratgias de desenvolvimento adotadas pelo Brasil esto alinhadas com as tendncias de mercado, e se estamos garantindo nossa competitividade no longo prazo.

140

REFERNCIAS

ALIGLERI (2002), Luiz, ALIGLERI Lilian., CAMARA, Mrcia R., Responsabilidade Social na Cadeia Logstica: uma viso integrada para o incremento da competitividade. In: Encontro de Estudos Organizacionais. Recife: Observatrio da Realidade Organizacional - PROPAD/ UFPE, ANPAD.

ARNOLD, J. R. TONY (1999). Administrao de Materiais: uma introduo. So Paulo: Atlas.

BALLOU (1993), Ronald H, Logstica Empresarial. So Paulo: Atlas.

CAVALCANTE, Luiz R. M. T., Produo Terica em Economia Regional: uma proposta de sistematizao. In: Artigos da Biblioteca Virtual do Banco de Desenvolvimento da Bahia. Salvador: Desenbahia, julho de 2002. www.desenbahia.ba.gov.br (Acessado em 24/10/2007)

CHRISTOPHER, M., (2000), The agile supply chain: competing in volatile markets, Industrial Marketing Management, Vol.29, No.1, pp 37-44.

CHRISTOPHER, M.,e TOWILL, D.R., (2000), An integrated model for the design of Agile Supply Chains, London, Pitmans.

CHRISTOPHER, M., e TOWILL, D.R., (2002), Developing Market Specific Supply Chain Strategies, International Journal of Logistics Management, Vol.13, No.1, pp 1-14.

DORNIER (2000), Philippe-Pierre, et al. Logstica e Operaes Globais. So Paulo: Atlas.

FIGUEIREDO (2003), Kleber F., et al. Logstica e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. So Paulo: Atlas.

141

FISHER (1997) M. In: What is the right supply chain for your product ? Harvard Business Review, vol 75/2, March/April, pp 105-116.

FISHMAN (2005), Ted. China S.A. Como o crescimento da prxima superpotncia desafia os Estados Unidos e o mundo. Rio de Janeiro: Ediouro.

FLEURY, Paulo Fernando et al. Logstica Empresarial: a perspectiva brasileira. So Paulo: Atlas, 2000.

GRIEGER (2000), Martin. In: Electronic Marketplaces: a literature review and a call for supply chain management research. European Journal of Research.

HARRISON, Terry, P. et al (2005). The practice of Supply Chain Management. Springer Science&Business Media, Inc.

LEE (2002), L. Hau. In: Aligning Supply Chain Strategies with Product uncertainties. California Management Review, vol. 44. no 03.

MARQUES et al (2008). Proposta de um modelo dinmico para classifica0o de cadeias de suprimentos. So Paulo: Anais SIMPOI.

MASON-JONES, R., NAYLOR, J. B. e TOWILL D.R., (2000), Lean, agile or leagile? Matching your Supply Chain in the marketplace, International Journal of Production Research, Vol. 38, No. 17, pp 4061 4070.

MINISTRIO DA FAZENDA, PORTARIA INTERMINISTERIAL No 02, DE 21 DE JULHO DE 1992.

MINISTRIO DAS RELAES EXTERIORES, nota publicada em 09-07-07.

MUTO (2005), Reiko, Curso de Comrcio Exterior: Legislao Aduaneira. Rio de Janeiro: Atlas.

142

NAYLOR, J. B., NAIM, M. M. e BERRY, D., (1999), Leagility: interfacing in the lean and agile manufacturing paradigm in the total supply chain, International Journal of Production Economics, Vol. 62, pp 107 118.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas de. (1999) Holding, Administrao Corporativa e Unidade Estratgica de Negcio: uma abordagem prtica. So Paulo: Atlas.

OLIVEIRA, Fabiana L., (2003). O modelo Unidades Estratgicas de Negcio desdobrando a atividade de compras em uma indstria eletroeletrnica: um estudo de caso. Manaus: Faculdade de Tecnologia - Universidade Federal do Amazonas (Dissertao de Mestrado em Engenharia de Produo).

___________________, (2006). Estratgias logsticas de transporte aplicadas a plos econmicos regionais: uma abordagem exploratria sobre o Plo Industrial de Manaus (PIM). In: FREITAS, Aimber, e PORTUGAL, Licnio (orgs.), Estudos de Transporte e Logstica na Amaznia. Manaus: Novo Tempo, p. 204-222.

PREMKUMAR, G. Prem. In: Inter Organizational System and Supply Chain Management an information processing perspective. College of Business. Iowa State University, AMESIA 50011.

RIVAS, Alexandre, e FREITAS, Carlos Edwar (coords.), (2006) Estudo de Viabilidade para Implantao de Empreendimentos Petroqumicos no Plo Industrial de Manaus. Manaus: Universidade Federal do Amazonas.

RIVAS et al (2008). Como proteger a Amaznia? Discurso ou fato: evidncias do plo industrial de Manaus. Manaus: Instituto PIATAM/SUFRAMA.

S, Mauro Thury de Vieira, (2004) A Indstria de bens eletrnicos de consumo frente a uma nova rodada de abertura. So Paulo: Instituto de Economia/UNICAMP (Tese de Doutorado em Economia).

143

SICS, Benjamin B. (2002) Desenvolvimento da Indstria de componentes para o complexo eletrnico. In: XIV Frum Nacional. Rio de Janeiro: INAE Instituto Nacional de Altos Estudos. SILVA, Joo Lzaro et al. (2006) In: A influncia do Regime de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado (RECOF) na gerao de vantagem competitiva: um estudo no setor de componentes eletrnicos. no 01.

SUPERINTENDNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS SUFRAMA, Indicadores Industriais. Manaus: SUFRAMA, disponvel em www.suframa.gov.br (Acessado em 13/01/2008).

WANKE, Peter. (2003) Estratgia Logstica: Conceitos, Implicaes e Anlise da Realidade Brasileira. In: Logstica e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. So Paulo: Atlas.

Vous aimerez peut-être aussi