Vous êtes sur la page 1sur 9

FIGURAS DE LINGUAGEM

So recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividem-se em figuras de som, figuras de construo ou sintaxe, figuras de pensamento e figuras de palavras.

ALITERAO Contrariando a etimologia da palavra: sequncia de letras semelhantes, a aliterao a figura de linguagem que consiste em repetir sons consonantais idnticos ou semelhantes, ou seja, na repetio de determinados elementos fnicos. um tipo de figura musical. A aliterao pode propiciar uma musicalidade que valoriza o texto literrio. Temos um excelente exemplo nesta msica de Chico Buarque: [...] ser que ela mexe o chocalho ou o chocalho que mexe com ela morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela ser que ela mexe o chocalho ou o chocalho que mexe com ela ser que a morena cochila escutando o cochicho do chocalho ser que desperta gingando e j sai chocalhando pro trabalho [...] Chico disps nesta seqncia, sons de natureza fricativa: /ch/ para enfatizar o som do chocalho. Os poetas costumam utilizar a aliterao para sugerir rudos da natureza. Neste caso, a aliterao recebe ou recebia o nome de harmonia imitativa. Observe estes versos de um fragmento de Violes que Choram (Cruz e Souza): Vozes veladas veludosas vozes, Volpia dos violes, vozes veladas, Vagam nos velhos vrtices velozes Dos ventos, vivas, vs, vulcanizadas. A repetio dos vs sugere o sussurro do vento. Temos tambm o fenmeno do eco, que acontece quando h repetio de determinado som no final das palavras; ele pode ser trabalhado no interior de um verso ou de uma frase, funcionando como uma rima interna. Podemos observar esse fenmeno em um verso do mesmo poema de Cruz e Souza: Ah! plangentes violes, dormentes, mornos....

comum confundir a aliterao com a onomatopeia. A onomatopeia difere da aliterao na medida em que esta sugere um som e a onomatopeia imita.

ANFORA Anfora encaixa-se nas figuras de construo ou sintaxe. Tem o objetivo de enfatizar uma idia, consiste em repetir uma palavra ou expresso no incio de versos ou frases. muito comum nas trovas populares, cordis e poemas. Ex: preciso casar Joo. preciso suportar Antnio, preciso odiar Melquades, preciso substituir ns todos. (Drummond) Vejo os garotos na escola, preto-branco-branco-preto, vejo os ps pretos e uns brancos dentes de marfim mordente... (Drummond) ITERAO OU REPETIO Outra figura de construo. a repetio de um termo, como recurso estilstico. Repete palavras e at versos inteiros em diferentes posies do texto. nesse trao que a iterao se difere da anfora. Exemplos: Ou se tem chuva e no se tem sol Ou se tem sol e no se tem chuva. (Ceclia Meireles.) Cheguei. Chegaste. Vinha fatigada E triste, e triste e fatigada eu vinha. Tinhas a alma de sonhos povoada, E a alma de sonhos povoada eu tinha... (Olavo Bilac) Nada de asas! Nada de poesias! Nada de alegria. (Mrio de Andrade.)

Caio Fernando Abreu utiliza bem esse recurso estilstico no conto O dia que Jpter encontrou Saturno, de seu livro Morangos Mofados. Temos vrios exemplos de iterao ao longo do conto: [...] - Amanh vou embora pra Paris. - Amanh vou embora pra Natal. - Eu te mando um carto de l. - Eu te mando um carto de l [...] - Vou ver Jpiter e me lembrar de voc. -Vou ver Saturno e me lembrar de voc. [...] - Mas no seria natural. - Natural as pessoas se encontrarem e se perderem. - Natural encontrar. Natural perder. [...] - Voc quer dormir comigo? - No. - Porque no preciso? - Porque no preciso. [...]

PLEONASMO

Pleonasmo uso de expresses redundantes cuja finalidade reforar


uma idia, enfatizar um termo. Existem dois tipos de pleonasmos: semntico (enfatiza

uma ideia) e sinttico (enfatiza um termo sinttico). Exemplos: ...aqui vai uma evidente evidncia... (Apotegmas do vil metal. FERNANDES, Millr); Nesse exemplo, temos dois termos que exercem o mesmo sentido, por isso chamado de pleonasmo semntico.

...ningum me consulta, a mim que... (Apotegmas do vil metal. FERNANDES, Millr); Apresenta-se no segundo exemplo dois termos que exercem na orao a mesma funo sinttica, ou seja, o pleonasmo sinttico. O pleonasmo s considerado como figura de linguagem quando possui valor literrio, ou seja, quando utilizado como um recurso estilstico em que o autor utiliza o recurso da repetio para dar vivacidade, realar uma ideia, imprimir vigor expresso, etc. Vejamos alguns exemplos: ...E a danaram tanta dana Que a vizinhana toda despertou E foi tanta felicidade Que toda a cidade se iluminou... (Valsinha- Chico Buarque)

Todo dia ela faz tudo sempre igual: Me sacode s seis horas da manh, Me sorri um sorriso pontual E me beija com a boca de hortel... (Cotidiano- Chico Buarque) preciso que atentemos na diferenciao entre pleonasmo literrio e pleonasmo vicioso, um no faz nenhuma relao com o outro. O pleonasmo literrio feito intencionalmente, por algum que detm conhecimento em relao a pragmtica das significaes e funes que determinados termos exercem dentro da lngua. Enquanto a ocorrncia do pleonasmo vicioso, na maioria das vezes, se d por pessoas cujo nvel de conhecimento em relao gramtica normativa e as significaes dos termos baixa ou nula. Vejamos exemplos comuns ao pleonasmo vicioso:

Hemorragia de sangue Plebiscito popular Consenso geral Opinio individual Unanimidade de todos Bela caligrafia Amanhecer do dia Certeza absoluta.

POLISSNDETO tambm uma figura de construo.

Explode Corao Chega de tentar dissimular e disfarar e esconder O que no d mais pra ocultar e eu no posso mais calar j que o brilho desse olhar foi traidor e entregou o que voc tentou conter o que voc no quis desabafar e me cortou chega de temer, chorar, sofrer, sorrir, se dar e se perder e se achar, e tudo aquilo que viver eu quero mais me abrir e que essa vida entre assim como se fosse o sol desvirginando a madrugada quero sentir a dor dessa manh nascendo, rompendo, rasgando tomando o meu corpo e ento, eu sorrindo, sofrendo, gostando adorando, gritando feito louca alucinada e criana eu quero meu amor se derramando no d mais pra segurar explode corao. (Gonzaguinha) No texto Explode corao, de Gonzaguinha, a repetio da conjuno coordenativa e cria a sensao de que os acontecimentos vo se acumulando, levando exploso no ltimo verso. Explode corao.

A esse processo usado pelo escritor, para dar ritmo ao texto, d-se o nome de polissndeto (poli= vrios; sndeto = conjuno) Segundo Celso Cunha, o polissndeto (do grego polysyndeton que contm muitas conjunes) o emprego reiterado de conjunes coordenativas, especialmente das aditivas. Vejamos: Como uma horda de seres vivos, cobramos gradualmente a terra. Ocupamos como quem lavra a existncia, e planta, e colhe, e mata, e vive, e morre, e come. (Clarice Lispector) Fui cisne, e lrio, e guia, e catedral! (F. Espanca) O quinho que me coube humilde, pior do que isto: nulo. Nem glria, nem amores, nem santidade, nem herosmo. (O. Lara Resende) Com essa reiterao das conjunes as expresses adquirem uma continuidade, uma fluidez, que as tornam prontas para sugerir movimentos ininterruptos ou vertiginosos, como confirmamos nos exemplos anteriores. Por vezes, a repetio simtrica rtmica, e o polissndeto passa a ser o recurso caracterstico do chamado estilo bblico.

E a minha terra se chamar terra de Jaf, e a tua se chamar terra de Sem; e iremos s tendas um do outro, e partiremos o po da alegria e da concrdia. (Machado de Assis)

EXERCCIOS 1) (FEBA - SP) Assinale a alternativa em que ocorre aliterao:

a) "gua de fonte .......... gua de oceano ............. gua de pranto. (Manuel Bandeira) X b) "A gente almoa e se coa e se roa e s se vicia." (Chico Buarque) c) "Ouo o tique-taque do relgio: apresso-me ento." (Clarice Lispector) d) "Minha vida uma colcha de retalhos, todos da mesma cor." (Mrio Quintana) e) N.d.a.

2) Leia o texto a seguir, diga qual o recurso estilstico utilizado pela autora. Justifique sua resposta. E se hoje fosse ontem? E se voc estivesse no mar azul do Caribe com a pessoa que mais ama? [...] E se voc estivesse no mar azul do Caribe Com a pessoa que mais ama? E se agora fosse meio-dia? E se voc tivesse aronexia? E se estivssimos em 1945? E se tocasse ''Iris'' com Danni Carlos? E se pudesse voar por 30 minutos? E se o seu telefone tocasse agora? E se ouvisse a voz de Chris Martin do Coldplay sussurando I love you? E se voc estivesse agora numa cama de hospital pblico sentindo dor? E se voc no pudesse ler? [...]

GABRILI, Mara.TPM. n. 15. Ano 2. Out. 2002.

3) No texto a seguir, identifique a figura de linguagem: Mas de tudo, terrvel, fica um pouco, e sob as ondas ritmadas e sob as nuvens e os ventos e sob as pontes e sob os tneis e sob as labaredas e sob o sarcasmo e sob a gosma e sob o vmito e sob o soluo, o crcere, o esquecido e sob os espetculos e sob a morte de escarlate e sob tu mesmo e sob teus ps j duros e sob os gonzos da famlia e da classe, fica um pouco de tudo. s vezes um boto, s vezes um rato. Carlos Drummond de Andrade

4) Destaque os termos que possibilitam a ocorrncia de pleonasmo, justificando sua resposta. a) A mim resta-me a derrota.

Os despojos eu os guardei zelosamente numa urna (Pedro Nava) b) Chovia uma triste chuva de resignao. (Manuel Bandeira)

5) Leia estes fragmentos da obra Os que bebem como os ces, de Assis Brasil:

A escurido ampla e envolvente (...) A escurido ampla e envolvente (...) (...) a natureza sbia. sbia e cruel. (...) Que a natureza sbia o adaptasse a no ter medo... (...) Voltou a deitar-se de lado, apoiado sobre um dos ombros: era a posio mais correta, para um descanso parcial. A natureza sbia e cruel voltava a agir: a escurido, antes ampla e envolvente, comeava a ficar algo cinza, algo esmaecida... (...) A porta grande no foi aberta, apenas uma portinhola em baixo, onde deixava algo parecido com um prato. A natureza sbia e cruel lhe transmitiu logo um cheiro diferente - um cheiro clido, mas no identificador. E tentou gritar de qualquer maneira: a natureza sbia e cruel lhe impunha tal gesto. (...) E o que tinha a fazer era esperar que a escurido fosse cedendo aos poucos. (...) E esperou novamente que lhe trouxessem o prato, para que, como um co, sorvesse a coisa quente e estranha. Os sentidos j pareciam viver em funo disso: a me natureza, cruel e sbia. (...) Observando os termos destacados, percebemos que eles se repetem nos fragmentos ao longo do texto. Qual o recurso estilstico que Assis Brasil utilizou em sua obra? REFERNCIAS BIBLIOGRAFIA ABAURRE, Maria Luiza; PONTARA, Marcela Nogueira; FADEL, Tatiana. Portugus Lngua e Literatua Vol. nico 2. ed. So Paulo: Moderna, 2003.
ABREU, Caio Fernando. Morangos mofados. Rio de Janeiro: Agir, 2005. CAMPEDELLI, Samira Yousseff/ SOUZA, Jsus Barbosa. Portugus, Literatura, Produo de Textos e Gramtica- Vol. nico- 3 ed.- So Paulo: Saraiva, 2000. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo. 5 ed. Rio de Janeiro: Lexikon,2008 GUIMARES, Helio Seixas; LESSA, Ana Ceclia. Figuras de Linguagem. So Paulo: Atual Editora, 1992. SACCONI, Lus Antnio. Nossa Gramtica completa Sacconi- 29. ed. totalmente reform. e bastante aum. - So Paulo: Nova Gerao, 2008. SARMENTO, L. L. Gramtica em textos. So Paulo: Moderna, 2000.

TUFANO, Douglas. Estudos de Lngua Portuguesa Minigramtica. So Paulo, Moderna, 2007. SITES http://www.filologia.org.br/vcnlf/anais%20v/civ2_03.htm http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/630904 http://www.coladaweb.com/questoes/portugues/figling.htm http://www.mafua.ufsc.br/irisveltodasilva.html

Vous aimerez peut-être aussi