Vous êtes sur la page 1sur 16

Provises e ajustes de ativos e passivos

Contabilidade Intermediria Universidade de Itana Abril/2011

Equipe
Carmem Fernanda de Oliveira Fabiana Ribeiro Queiroz Ingred Cristina Camargos Marilene Aparecida Fonsceca Marise Cristina de Oliveira Silvnia Marra Ribeiro

Introduo
Devido harmonizao das prticas contbeis brasileiras s internacionais, foi padronizada a constituio das provises para ajustes de valores dos ativos e passivos. O Pronunciamento Tcnico que trata destes assuntos o CPC 25 - Provises, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes.

Provises X Previses
Previso: Ato de prever acontecimentos
futuros, adivinhaes.

Proviso: Ato de se preparar para


acontecimentos futuros com base em previses fundamentadas.

Provises e os Passivos contingentes


Provises: so reconhecidas como passivo porque so obrigaes presentes e provvel uma sada de recursos que incorporem benefcios econmicos para liquidar a obrigao. Passivos contingentes: no so reconhecidos como passivos porque so apenas obrigaes possveis.

Reconhecimento das Provises


A proviso ser reconhecida quando:
A entidade tem uma obrigao presente; Seja provvel a sada de recursos que gerem benefcios econmicos; Possa ser feita uma estimativa confivel do valor da obrigao.

Provises e ajustes de ativos e passivos


No Brasil, o termo proviso foi amplamente utilizado para as contas retificadoras indevidamente, por exemplo, PCLD (Proviso para Crdito de Liquidao duvidosa); A utilizao correta se d por exemplo quando se fala de Proviso da Folha de Pagamento, visto que uma obrigao passiva.

Exemplos de Provises
Proviso para garantias de produtos, mercadorias e servios; Proviso para riscos fiscais, trabalhistas e cveis; Provises para reestruturao; Provises para danos ambientais causados pela entidade;

Exemplos de Provises
Provises para compensao ou penalidade por quebra de contratos; Proviso para benefcios a empregados; Provises para contratos de construo.

Riscos e incertezas
O risco representa a variabilidade dos desfechos possveis; As condies de incerteza no devem servir de argumento para a escolha arbitrria do desfecho mais adverso, com criao excessiva de provises e nem pode ser considerado o cenrio mais otimista. necessrio que se faa a reavaliao peridica das provises.

Mensurao
O valor reconhecido como proviso deve ser a melhor estimativa do desembolso exigido para liquidar a obrigao presente na data do balano. A estimativa do valor que a entidade racionalmente pagaria para liquidar ou transferir a obrigao produz essa melhor estimativa.

Reembolso
Quando se espera que algum ou todos os desembolsos necessrios para liquidar uma proviso sejam reembolsados por outra parte;

O valor reconhecido para o reembolso no deve ultrapassar o valor da proviso.

Divulgao
Para cada classe da proviso , a entidade deve divulgar:
O valor contbil; Provises adicionais feitas no perodo; Valores utilizados durante o perodo; Valores no utilizados revertidos durante o perodo; O aumento durante o perodo no valor descontado a valor presente.

Referncias

Manual de Contabilidade Societria Pronunciamento Tcnico CPC 25

Concluso
Devido a grandes revolues incorridas na contabilidade e demais reas fez-se necessrio o poder de julgamento dos fatos, onde a essncia ir prevalecer. Afinal o que usualmente se chamava de Proviso, vimos que dever ser criticado e julgado quanto a esta definio, uma vez que nem toda Proviso dever ser classificada e reconhecida dessa forma.

Vous aimerez peut-être aussi