Vous êtes sur la page 1sur 5

Apostila para Nubentes 1 Estudo - Alicerces do Casamento

Portanto deixar o homem o seu pai e a sua me, e apegar-se- sua mulher, e sero ambos uma s carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e no se envergonhavam. (Gn 2:24,25) Quando Deus criou o casamento, Ele o fez para que homem e mulher pudessem completar um ao outro em suas necessidades espirituais, emocionais, intelectuais, fsicas e sociais. Para que o casamento cumpra o propsito necessrio, porm, que esteja alicerado na Rocha que Jesus. O alicerce a base sobre a qual se constri um muro, uma casa, um edifcio. A Bblia diz em Lucas 6:48 semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lanou alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e no a pde abalar, por ter sido bem construda. O fato que quando casamos trazemos toda a carga familiar que adquirimos em toda a nossa criao. Normalmente no aprendemos que s devemos conservar essa herana familiar se ela for boa e o que acontece que preservamos conosco o bom e o ruim, o que pode prejudicar o relacionamento conjugal. Portanto, para a realizao plena da aliana necessrio amadurecimento e emancipao (Gn 2:24). Ao formarmos uma famlia, devemos aprender a tomar as decises em casal, sem nos deixar influenciar pelas posturas de nossos pais e familiares. E para isso preciso libertao de algumas amarras que muitas vezes tentam prender os cnjuges. O casal deve buscar fortalecer um ao outro, tendo como prioridade gerar amor, comunho e respeito no dia-a-dia. Tudo na aliana vem atravs da dedicao mtua e alcanado quando o homem e a mulher decidem: 1. Deixar a dependncia emocional. Portanto deixar o homem o seu pai e a sua me, e apegar-se- sua mulher, e sero ambos uma s carne. (Gn 2:24) O casal, aps firmar aliana, no deve morar com os pais de nenhum dos cnjuges, mas precisam ter em mente que construir uma famlia fala de viver um para o outro, cuidando um do outro. A proviso para o lar vir do trabalho dos dois e no mais dos pais, como antes. 2. Deixar os hbitos e heranas espirituais da famlia. ...sabendo que no foi com coisas corruptveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa v maneira de viver, que por tradio recebestes dos vossos pais... (I Pe 1:18). Muitas vezes, em virtude da convivncia com os pais corremos o risco de nos tornarmos vtimas de um comportamento que poder nos aprisionar por toda a vida. E ao entrarmos no casamento precisamos renovar a mente com base na Palavra de Deus. 1

No podemos preservar conosco o que no bom, por isso decida romper com todos os hbitos e heranas espirituais que voc adquiriu em sua famlia que no contribuiro de forma benfica para o seu relacionamento conjugal. Construa seu casamento firmado na Rocha. 3. Deixar a influncia de certas palavras A morte e a vida esto no poder da lngua, o que bem a utiliza come do seu fruto. (Pv 18:21). No decorrer de nossas vidas recebemos muitas palavras que so contrrias ao propsito que Deus tem para ns. Quantas palavras que foram liberadas no reino do esprito e acabaram nos influenciando, de forma errada, a maneira de pensar e de agir. Essas palavras podem interferir no relacionamento e portanto, devem ser renunciadas. A lngua maligna destri o caluniador, o caluniado e o ouvinte e a morte causada por essas palavras, na maioria das vezes no fsica, mas mortal, porque nem sempre pode ser vista, por isso mata a alma. 4. Deixar problemas de relacionamento familiar ...tendo cuidado de que ningum se prive da graa de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem; e ningum seja devasso, ou profano como Esa, que por uma simples refeio vendeu o seu direito de primogenitura. (Hb 12:15,16) Muitas pessoas foram vtimas de agresses fsicas, emocionais, sexuais e hoje carregam amargura na alma, lembranas dolorosas que podem afetar os sentimentos em relao aos pais e conseqentemente em relao ao cnjuge. A amargura prejudica o lar e impede que as bnos cheguem at o casal. Portanto, no alimente sentimentos negativos em sua vida, busque a cura de Deus para que voc e o seu cnjuge tenham a melhor famlia de toda a terra. Faa o conserto que for preciso, mas decida pela cura. A cura o nico meio pelo qual todo o peso do passado removido. Precisamos arrancar todas as razes de amargura que foram construdas no passado, porque toda raiz de amargura produz frutos amargos e ns fomos chamados a viver uma vida de plenitude, Jesus conquistou essa vida na cruz do calvrio. Deus tem bnos para a famlia de Gnesis a Apocalipse. Como Seus filhos temos um direito e uma herana de vivermos cada uma dessas bnos. No abra mo de ter uma famlia alicerada nas bases que a Palavra apresenta. Usufrua as benesses de Deus para o seu relacionamento conjugal, dessa forma vocs s tm a ganhar.

Apostila para Nubentes 2 Estudo - Uma aliana de excelncia


O casamento uma aliana estabelecida entre duas pessoas. Cada uma tem sua funo para ser exercida, para que se mantenham firmados no Senhor e cresam a cada dia. O casamento uma instituio divina na qual um casal se une em amor por uma comunho social e legal, com o propsito de estabelecerem uma famlia. Se na aliana, cada cnjuge no exercer o seu papel, no h prosperidade no relacionamento. Funciona como em uma empresa, onde h vrios setores e para cada setor uma pessoa responsvel, pela execuo e pelo bom andamento da empresa. No seu casamento voc e seu cnjuge precisam andar juntos, mas, cada um desempenhando com excelncia e destreza a sua funo, para que a casa no desmorone. Quando as funes esto trocadas, a famlia sofre, os filhos sofrem e o casal perde. Cada um precisa retomar o seu papel, para construir e edificar uma aliana de excelncia com o cnjuge e os filhos (Gn 1:26-30). Quando Deus formou o homem no den, lhe deu autoridade para dominar sobre animais, peixes e ave, ou seja, delegou a ele autoridade sacerdotal. Porm, Deus percebeu que no era bom para o homem caminhar sozinho e administrar todas as coisas, no que ele no tivesse capacidade, mas precisava ser auxiliado. Deus ento criou a mulher e celebrou o primeiro casamento. A Bblia diz que Deus abenoou o homem e a mulher para que caminhassem juntos, frutificassem, multiplicassem, enchessem a terra e dominassem sobre ela (Gn 1:28-30). Deus os estava abenoando com tudo para que eles tivessem uma vida tranqila, sem necessidade de coisa alguma. Cada um recebeu a sua funo especfica. Ado era o sacerdote; Eva, sua auxiliadora. Desde o princpio Deus instituiu a famlia e a abenoou para que Sua glria e presena sejam constantes em cada lar. O projeto original de Deus ao criar a mulher, foi faz-la ajudadora idnea para auxiliar seu marido. Deus no criou a mulher para tomar o lugar do esposo no casamento, mas sim cooperar para que o domnio deste no Senhor seja de excelncia. O diabo, para tentar destruir o projeto de excelncia do Senhor, tem trabalhado para trazer inverso dos papis, para que no haja prosperidade na famlia, promovendo assim a desarmonia entre o casal. Mas Deus que no muda em Seus propsitos, promete em Malaquias 4:6, que converter os coraes e acontecer uma mudana de atitude na famlia, estabelecendo a cura na famlia. Vejamos dois pontos importantes: 1 O casal deve se submeter vontade do Senhor, para a famlia (Romanos 12:2).

No processo da aliana, nossa vontade prpria no deve prevalecer, nossos conceitos precisam estar sendo conduzidos pelo Senhor. Como cristos, no podemos viver como pessoas comuns, precisamos nos submeter ao Senhor, para que a vontade d'Ele se estabelea sobre nosso casamento. Dessa maneira estaremos nos submetendo a liderana por Ele instituda para cada cnjuge. A vontade de Deus estabelecida em ns pode transformar o marido e a esposa em excelentes companheiros e amantes. Quando nos entregamos em orao ao Senhor, no local secreto, sabemos qual a Sua vontade, que sempre boa, perfeita e agradvel. Dentro da aliana precisamos nos levantar como intercessores. H poder na orao do casal. Quando oramos colocamos uma cerca de proteo em nossa casa, marido e filhos. (Mt 18:18). interessante a forma como Deus trata conosco. No relacionamento comum a esposa colocar a vida do marido diante de Deus e vice-versa, pedindo para que haja transformao na vida do cnjuge. Normalmente o tratamento a primeiro nvel acontece de forma individual, ou seja, Deus mostra as reas que precisamos mudar, para que a transformao acontea na vida do outro. Se voc tem colocado sua aliana no altar, suas oraes no tm sido esquecidas pelo Senhor, e Ele mesmo tem se levantado ao seu favor. Ele transformar sua vida e a vida de seu cnjuge. 2 Mudar de atitude: Em Efsios 5:22-24, h uma chamada de Deus para o casal. Enquanto no exercermos nossa funo, no vemos nosso lar restaurado, o sacerdote que est omisso operando, a esposa deixando de lado toda a murmurao e no somos modelos para nossos filhos. Quando nos submetemos a Deus, ficamos debaixo de Sua cobertura. Logo, tudo que precisa ser transformado na vida do cnjuge, quando colocado em orao diante do Senhor, Ele nos responde. Na chamada para uma aliana de excelncia, temos que exercer os requisitos que a funo nos coloca, no podemos inverter. Agindo assim, teremos uma aliana baseada nos princpios da Palavra e tudo nos ir bem.

Apostila para Nubentes 3 Estudo - Quatro palavras para todo casal


Introduo: A. H quatro palavras, ou frases, que precisamos falar todos os dias para os nossos cnjuges. B. Se no falamos em voz alta, precisamos pelo menos falar em nosso corao. C. Estas palavras curam muitos dos males que prejudicam o casamento. D. Ao falar estas palavras, a correspondente atitude tem que acompanhar. Se forem apenas palavras, nada adiantariam. E diga voc estas palavras: 1. "EU TE PERDO". A. Mt 6.12; 18. 21-22; 2Co 2.10; Ef 4.32 B. Estas palavras (e atitude) curam o ressentimento e amargura. C. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "Em que eu tenho ofendido ou defraudado? Pelo que eu sinto mal para com meu cnjuge?" 2. "EU TE ELOGIO". A. Pr 31.28-31; 1Pe 3.7 B. Estas palavras curam a crtica e a acusao. C. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "O que meu cnjuge fez de bem hoje?" 3. "EU TE SIRVO". A. Gl 5.13 B. Estas palavras curam o egosmo e a omisso. C. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "Como eu posso ajudar meu cnjuge hoje?" 4. "EU TE AMO". A. Gl 5.14; 2Co 4.5 B. Estas palavras curam a negligncia. C. Pergunta para se fazer a si mesmo todos os dias: "Como eu posso mostrar hoje o meu amor pelo meu cnjuge?" Concluso: A. Se voc falar todos os dias estas palavras para seu cnjuge, voc ter um relacionamento conjugal que deixar os outros boquiabertos. B. Deus quer que voc vivam bem no casamento; quer tambm que voc viva bem com ele. Faa a vontade de Deus em todas as reas da sua vida.

Vous aimerez peut-être aussi