Vous êtes sur la page 1sur 22

35 Encontro Anual da ANPOCS

GT08 - Educao e sociedade

Reformas no ensino tcnico brasileiro: diferentes concepes e modelos de desenvolvimento para a nao

Edilza Sotero (USP)

REFORMAS

NO

ENSINO

TCNICO

BRASILEIRO:

DIFERENTES

CONCEPES E MODELOS DE DESENVOLVIMENTO PARA A NAO.

Resumo: O objetivo da comunicao traar um histrico das polticas de educao profissional de nvel mdio no Brasil, procurando perceber as inflexes e permanncias na modalidade de ensino. A anlise ser concentrada no sculo XX e incio do sculo XXI, perodo em que o Estado brasileiro conduziu vrias reformas educacionais que afetaram fortemente todo o sistema educacional do pas. O que se busca identificar so aspectos que expressem o modelo de desenvolvimento pretendido para sociedade brasileira nos momentos destacados para anlise, so eles: a Reforma Capanema (1942-1946), as LDBs de 1961, 1971 e 1996, as modificaes na LDB de 1996 empreendidas durante o Governo Lula, e as recentes propostas de expanso do ensino tcnico do Governo Dilma.

Introduo

No decorrer da histria educacional brasileira, o ensino profissional passou por vrias transformaes e assumiu diferentes funes 1. No incio, possua um carter marcadamente assistencialista, no ensino de ofcios a desvalidos sociais, depois passou a ter finalidade de formao de um

A origem da educao profissional no Brasil data de 1809, quando o Prncipe Regente, futuro D. Joo VI, cria o Colgio das Fbricas, atravs de um decreto, depois que foi suspensa a proibio que impedia o funcionamento de indstrias manufatureiras no pas. Durante todo sculo XIX, foram criadas vrias instituies com finalidade de ensinar Artes e Ofcios, primeiro pelo Imprio e posteriormente por organizaes da sociedade civil. O ponto central na criao dessas instituies que elas visavam o atendimento aos denominados desvalidos da sorte, com crianas orfs e abandonadas. (Brasil, 1999)

contingente operrio que atendesse s necessidades para o desenvolvimento do pas2. A conjuntura internacional ps-crise de 1929 possibilitou que o Brasil acelerasse seu processo de industrializao iniciado nas dcadas anteriores. Entre 1929 e 1937, a produo industrial cresceu quase 50%3, o que exigiu aes rpidas do Estado para garantir mo-de-obra qualificada. A mudana no pblico alvo do ensino profissional provocou uma enorme transformao em sua forma de organizao. Assim, a partir da dcada de 1930, o Estado brasileiro, conduziu sucessivas reformas educacionais que afetaram fortemente a modalidade de formao. Em 1931, houve a primeira ao no sentido de regulamentao em nvel federal, quando foram institudas as bases da Educao Profissional Comercial, junto com o Ensino Secundrio.

O Ensino Profissional do Estado Novo at a Ditadura Militar

O Estado Novo foi um perodo de forte protagonismo estatal e tambm palco de intensas disputas, nas quais estavam em pauta novas e divergentes concepes sobre o ensino profissional no pas.4 A poltica de centralizao da burocracia estatal teve como consequncia a transferncia para o Ministrio da Educao e Sade das Escolas de Aprendizes e Artfices5, que at ento

Schwartzman, Bomeny e Costa (2000) apontam que at a dcada de 1930, durante o Estado Novo, o ensino tcnico, prioritariamente industrial, ainda era marcado pelo assistencialismo, com principal proposta de tirar os pobres da ociosidade, mas sem maior significao do ponto de vista econmico e social mais amplo. (FURTADO, 1987) Segundo IPEA (2010), A industrializao brasileira a partir dos anos de 1930 deu-se com forte interveno do Estado no papel de planejador, orientador, financiador, regulador das atividades econmicas, produtor direto e agente da manuteno da ordem social. As Escolas de Aprendizes e Artfices marcam o incio oficial do ensino profissional como foco na formao industrial no Brasil, criadas pelo Ministrio da Agricultura, Indstria e Comrcio, em 1909.

estavam sob a responsabilidade do Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio. A mudana na administrao das escolas e de outros rgos ligados ao ensino tcnico se deu com intensa disputa de bastidores, com interferncia direta da Federao Nacional da Indstria e da Federao das Indstrias de So Paulo. Nos anos que precederam a reforma Capanema, primeira grande reforma na educao brasileira que teve influncia significativa no ensino profissional, acirrou-se a disputa para a definio de um modelo educacional para o pas. Dentro do Ministrio da Educao, de maneira geral, o debate girava em torno de opinies divergentes sobre a finalidade do ensino de nvel mdio. Havia os que defendiam que o ensino secundrio mantivesse seu papel de preparao de pequena parcela da populao para ingresso no ensino superior, outros que propunham que este tivesse uma finalidade prpria na formao da populao para todos os grandes setores da atividade nacional (CAMPOS, 1931) e um grupo que propunha a massificao do ensino profissional com vistas a criar uma separao do ensino propedutico desde o nvel primrio at o superior6. Uma grande necessidade e a preocupao central em relao educao profissional neste perodo, tanto do Estado brasileiro quanto da Federao das Indstrias era a de implantar um sistema de aprendizagem industrial. A estruturao da educao profissional foi feita, ento, com base na experincia do Estado de So Paulo7.

Para Schwartzman, Bomeny e Costa (2000) as escolas no tinham o objetivo de desenvolvimento da indstria e das profisses, mas de resolver problemas decorrentes do crescimento da populao urbana, por isso se fazia importante "no s habilitar os filhos dos desfavorecidos da fortuna com o indispensvel preparo tcnico e profissional, como faz-los adquirir hbitos de trabalho profcuo que os afastar da ociosidade ignorante, escola do vicio e do crime.
6

Alguns defensores da perspectiva de implantao de um sistema dividido entre ensino secundrio propedutico e profissional foram Rodolfo Fuchs e Ansio Teixeira. O modelo paulista de organizao e financiamento do ensino tcnico baseava-se na colaborao entre empresas privadas, empresas estatais e escolas pblicas. A cooperao se dava na seleo dos estudantes, aprendizes enviados pelas empresas, e no financiamento pblico e privado. A primeira experincia se deu no Liceu de Artes e Ofcios de So Paulo, repetida pelo Servio de Ensino e Seleo

Entre 1942 e 1946, o ento ministro da educao, Gustavo Capanema, instituiu uma reforma que modificou o Ensino Secundrio, e organizou o Ensino Industrial e o Ensino Comercial8. Foi nessa reforma, conhecida como Reforma Capanema, que se deu a criao do Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Servio Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e a transformao das Escolas de Aprendizes Artfices em instituies de ensino eminentemente industrial9. Consolidou-se com a reforma Capanema um modelo que persiste at os dias atuais para o ensino profissional, o de cooperao pblico-privado. Cunha (2000) ressalta o carter corporativista deste modelo, que se fundamenta no protagonismo do Estado, induzindo, protegendo e representando os interesses da iniciativa privada em prol da promoo do desenvolvimento da nao brasileira. Schwartzman, Bomeny e Costa (2000) apontam que a opo pela via corporativa no era a defendida por Capanema e pelo Ministrio da Educao, mas sim pelo Ministrio do Trabalho. O ministro da educao defendia que a educao, em qualquer nvel, deveria ser obrigao do Estado. Em suas palavras:
No estando o aprendiz vinculado ao empregador, para servi-lo, por tempo determinado, na sua indstria, mas sendo livre de, finda a aprendizagem, tomar o rumo que quiser, lgico admitir que o nus de sua educao no seja somente dos empregadores, parcialmente interessados nela, mas tambm do Estado, que o interessado maior pela educao popular. (CAPANEMA apud SCHWARTZMAN;

BOMENY; COSTA, 2000)

Profissional da Estrada de Ferro Sorocabana, que deu origem ao Centro Ferrovirio de Ensino de Seleo Profissional do Estado (CUNHA, 2000). Leis Orgnicas do Ensino profissional entre 1942 e 1946: Lei Orgnica do Ensino Industrial Decreto-Lei n. 4.048 de janeiro de 1942 Lei Orgnica do Ensino Secundrio Decreto-Lei n. 4.244 de abril de 1942 Lei Orgnica do Ensino Comercial Decreto-Lei n. 46.141 de dezembro de 1943 Lei Orgnica do Ensino Agrcola Decreto-Lei n. 9.613 de agosto de 1946 Criao do SENAI e do SENAC: Decreto-lei 4.048, de janeiro de 1942, que cria o Servio Nacional de Aprendizagem Industrial e os Decretos-leis 8.621 e 8.622 de janeiro de 1946, que instituem o Servio Nacional de Aprendizagem Comercial.

A disputa girava tambm em torno do modelo de ensino profissional que seria importado. Capanema era defensor de um modelo com origem europeia, com inspirao nos sistemas francs e germnico, que associava escola e oficina, que j vinha sendo desenvolvido em algumas escolas, desde o incio da dcada de 1930. J outros grupos no interior do Estado, principalmente no Ministrio do Trabalho, apoiados pelos dirigentes das Indstrias, eram partidrios do modelo estadunidense, mais suscetvel interao entre os setores pblico e privado. O resultado da negociao pelo controle do ensino profissional de carter industrial foi a criao de instituies a priori pautadas por uma gesto bipartite, como o SENAI, mas que verdadeiramente ficaram a cargo de instituies com interesses privados, neste caso, a Confederao Nacional da Indstria. Em janeiro de 1942, o ento presidente Getlio Vargas assinou a lei que veio a organizar o ensino tcnico industrial, que o instituiu como um ramo de ensino concentrado no nvel secundrio, composto por dois ciclos, o segundo ciclo tinha durao mxima de quatro anos e objetivava o ensino de tcnicas prprias ao exerccio de carter especfico na indstria. Para admisso nos cursos tcnicos exigia-se a concluso do 1 ciclo, em qualquer ramo do 2 grau, aptido fsica e mental, bem como a aprovao em exames vestibulares 10. A lei ainda instituiu barreiras para que concluintes do ensino tcnico ingressassem no ensino superior, s permitindo o acesso a reas relacionadas de formao. (ver figura 1)

10

As novas exigncias do processo de admisso para os cursos tcnicos foi uma significativa mudana que influenciou na mudana do pblico atendido. Anteriormente, as escolas de aprendizes artfices recrutavam seus alunos dentre os mais pobres, por serem entendidos como os mais necessitados da formao profissional. Ainda que a pobreza no tenha deixado de ser um critrio implcito, passou-se a dar prioridade a ideia da aptido para o desempenho de funes de ordem tcnicas.

Ensino Superior

Curso Colegial Secundrio

Curso Normal 2 Ciclo

Curso tcnico industrial

Curso tcnico comercial

Curso tcnico agrcola

Curso Ginasial Secundrio

Curso Normal 1 Ciclo

Curso bsico industrial*

Curso bsico comercial*

Curso bsico agrcola*

Ensino Primrio

* Cursos de aprendizagem profissional, respectivamente industrial, comercial e agrcola.


Figura 1.1 Articulao entre os nveis de ensino segundo das leis orgnicas. (extrado de Campos, 2000)

A aprendizagem industrial constituiu um captulo a parte no processo de estruturao do ensino industrial. Na lei orgnica, esta deveria ser um ramo integrado ao 1 ciclo, de responsabilidade dos empregadores e subordinado ao Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial, recm-criado. Existia uma patente distino entre as escolas de aprendizagem industrial e as escolas industriais. O ponto central era o pblico atendido, as primeiras eram direcionadas para os menores empregados e as ltimas para os jovens que no trabalhavam. Cunha (2000) aponta ainda outra diferena importante:
O curso de aprendizagem era entendido como uma parte da formao profissional pretendida pelo curso bsico industrial. o que diz o trecho seguinte: Os cursos industriais [bsicos] so destinados ao ensino, de modo completo, de um ofcio, cujo exerccio requeira a mais longa formao profissional (lei orgnica do ensino industrial, art. 9, pargrafo 1). Em contrapartida, os cursos de aprendizagem so destinados a ensinar, metodicamente, aos aprendizes dos estabelecimentos industriais, em perodo varivel, e sob regime de horrio reduzido, o seu ofcio (idem, art. 9, pargrafo 4 ). (CAMPOS, 2000)

Est expresso na diviso entre escolas de aprendizagem e escolas industriais, mais uma vez, o conflito entre o Ministrio da Educao e Sade e as entidades patronais, via Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio pelo controle da escolarizao profissional.

No final de 1946, alm do SENAI, o sistema de ensino tcnico era formado pelo SENAC, as antigas escolas de Aprendizes Artfices que ficaram sob exclusiva gesto do Governo Federal, algumas escolas estaduais e outras privadas. Apenas na dcada de 1950, os egressos do ensino tcnico e normal adquiriram, gradualmente, o direito de cursar o Ensino Superior, por meios das Leis de Equivalncia de Ansio Teixeira: Lei 1076 de 1950 e Lei 1.821 de 1953. Vrias eram, porm, as restries a esse acesso, por exemplo, os egressos do Curso Normal s podiam ingressar nos cursos de Pedagogia e Letras, oferecidos pelas Faculdades de Filosofia. O amplo acesso dos egressos dos cursos tcnicos e normal ao ensino superior s foi possibilitado com a aprovao da LDB de 1961. Em 1961, entrou em vigor a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, que entre outras coisas, propiciou a expanso dos diversos nveis de ensino, no setor pblico, mas especialmente na rede privada, que passou a ter mais liberdade de atuao, inclusive podendo receber subveno do Estado (art. 89). A primeira LDB tambm deu fim dualidade de ensino, dando equivalncia a todos os cursos de nvel secundrio, separado em tcnico, colegial e magistrio, mantendo os currculos diferenciados. O curso colegial secundrio, por exemplo, era voltado para a continuidade de estudos em nvel superior e, portanto, privilegiava os contedos que eram exigidos nos processos seletivos de acesso educao superior. Enquanto que, nos cursos tcnicos, esses contedos eram reduzidos em favor de uma formao concentrada nas necessidades imediatas do mundo do trabalho. Com a LDB de 1961, os estabelecimentos de ensino industrial administrados pelo governo federal passam a ser denominados de Escolas Tcnicas Federais. Para Freitag (2005), a LDB de 1961 expressa o modelo de desenvolvimento pretendido para sociedade brasileira naquele momento. A autora percebe um conflito claro de interesses de classes na formulao da lei. De um lado, as classes populares pressionavam pela expanso da educao, o que resultou na fixao desta como 'direito' e 'dever' de todos (art. 2). Entretanto, com a manuteno da diferena de currculos entre os cursos de

nvel secundrio, a condio de classe continuava a ser responsvel pela alocao dos indivduos na estrutura ocupacional, j que os cursos profissionalizantes, cursados em sua maioria por pobres, nem sempre ofereciam contedos suficientes para ingresso no ensino superior. Alm disso, a necessidade de trabalhar cedo afastava esses estudantes dos bancos universitrios. Modificaes processadas na sociedade brasileira nas dcadas seguintes influenciaram fortemente o projeto de desenvolvimento da nao e, com isso, a organizao do sistema educacional. Em 1971, sob a gide do governo militar, promulgada a Lei no 5.692/71, a segunda LDB, que se concentra na reforma de ensino de 1 e 2 graus11. Um dos aspectos mais marcantes da reforma foi a transformao da formao profissional no 2 grau de opcional em compulsria12. Uma explicao plausvel para essa medida a demanda por mo-de-obra qualificada gerada pelo milagre brasileiro, fase de intensa industrializao engendrada pela ditadura. Houve tambm uma intensa expanso dos ensinos de 1 e 2 grau na rede pblica, sendo que o primeiro passou a ser definido na lei como obrigao do Estado. O que aconteceu na prtica, aps a LDB de 1971, foi a concentrao da oferta de vagas para formao tcnica nas redes estaduais e federal. O currculo que se pretendia integrado acabou, na maioria dos casos, principalmente nos sistemas estaduais, a empobrecer a formao geral em favor do currculo de formao profissional. A maioria das escolas privadas continuou a oferecer cursos de 2 grau com currculos propeduticos, concentrado nas cincias, letras e artes, uma das causas do fluxo dos filhos da classe mdia das escolas pblicas para as privadas, de melhor qualidade, na busca de garantir uma formao que lhes permitisse continuar os estudos no nvel superior (FREITAG, 2005).

11

12

A LDB de 1971 modifica a nomenclatura dos cursos, o 1 grau agrupa os antigos primrio e ginsio, enquanto o 2 grau passa a corresponder ao colegial. O modelo adotado foi de ensino integrado, composto pelas reas de Comunicao e Expresso, Estudos Sociais e Cincias e, ainda, uma quarta rea que privilegiava o Ensino Tcnico.

10

Algumas consequncias da reforma de 1971 foram: 1) o aumento sem precedentes das taxas de escolarizao para os nveis de 1 e 2 graus, 2) acompanhado de uma crescente desvalorizao e perda de qualidade do ensino pblico, principalmente nos sistemas estaduais e municipais. O sistema federal de ensino, principalmente para os cursos de 2 grau, passou por um movimento contrrio ao dos outros sistemas pblicos. Ao se concentrar na oferta de Ensino Tcnico, as escolas foram consolidadas e fortalecidas, em parte por todo incentivo do Estado, mas tambm pela experincia que j possuam nesta modalidade. Em 1978, um decreto transformou as Escolas Tcnicas Federais (ETF) dos estados de Minas Gerais, Paran e Rio de Janeiro em Centros Federais de Educao Tecnolgica (Cefet). A diferena dos Cefets em relao as ETF's que estas eram autarquias de regime especial, que detinham autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didtica e disciplinar, alm de possuir Estatutos e Regimentos prprios. O movimento de transformao de todas as ETF's em Cefets seguiu-se nos anos posteriores. O processo de redemocratizao brasileiro marca tambm o declnio de parte do modelo de educao imposto na LDB de 1971. O milagre brasileiro j havia se tornado um sonho distante e com seu distanciamento diminua a presso por cursos tcnicos a nvel de 2 grau. A partir do final dos anos 1980, os cursos de formao geral passaram a ser hegemnicos. O nico sistema de ensino que permaneceu com a mesma estrutura no oferecimento de cursos tcnicos profissionalizantes foi o federal, o que s veio a se modificar com a nova LDB, que entrou em vigor no ano de 1996.

A Educao Profissional ps LDB de 1996 e o processo de reestruturao produtiva

O incio da dcada de 1990 assinala o ingresso definitivo do Brasil no processo de reestruturao produtiva, pelo qual j vinham passando vrios

11

pases no mundo industrializado. A inteno do governo brasileiro ao deflagrar o processo de reestruturao era inserir o pas no novo modelo de economia mundial, como alternativa para sada da crise econmica que se estendia desde o incio da dcada anterior. Em termos gerais, a proposta era de abertura do mercado brasileiro economia internacional, baseada em uma poltica neoliberal. O neoliberalismo um tipo de poltica que exige a reduo da presena do Estado no financiamento das polticas sociais e aumento da flexibilidade, qualidade e produtividade no sistema produtivo. (KUENZER, 1997:66) Com relao educao, nessa poca tambm crescem as crticas ao modelo de educao especializado e fragmentado com forte influncia do padro taylorista, adotado no perodo da ditadura militar. Na nova perspectiva, a educao aparece como fator determinante para o desenvolvimento do pas, especialmente para os pases em desenvolvimento, como era o caso do Brasil. As reformas realizadas na educao no perodo tambm so reflexos dessa mudana estrutural que atravessava a sociedade brasileira, muitas delas foram, inclusive, orientadas por organismos internacionais13 com os quais o pas passou a manter uma relao cada vez mais de dependncia. O resultado de perodo foi uma modificao profunda do sistema educacional brasileiro, que tem como marco demarcatrio a nova LDB, que comeou a ser elaborada em 1988, mas foi promulgada apenas no primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1996. (CUNHA, 2002; OLIVEIRA, 2006) Na LDB de 1996 o ensino de 1 grau passa a ser chamado de Ensino Fundamental e o 2 grau denominado Ensino Mdio. O Ensino Fundamental e o Mdio compem o Ensino bsico, que passa a ser obrigao do Estado, em seus mbitos federal, estadual e municipal. A integrao do Ensino Mdio com o

13

Um exemplo das aes desses organismos internacionais foi a Conferncia Mundial de Educao para Todos, que aconteceu em 1990, organizada pela UNESCO. Nesta conferncia foi proposto aos pases participantes o estabelecimento do compromisso de educao para todos, com responsabilidade do Estado, que deveria ser cumprido em um perodo de 10 anos, ou seja, at o ano de 2000.

12

Ensino Profissional deixa de existir. Dessa forma, o sistema educacional brasileiro passa a ser estruturado em dois nveis, bsico e superior, sendo o ensino tcnico considerado como uma formao no obrigatria e que pode ser oferecida paralela ou posteriormente ao Ensino Mdio14. As novas modalidades de Ensino Profissional de nvel mdio com a nova Lei foram: 1) a Concomitante ao Ensino Mdio, em que o estudante pode fazer ao mesmo tempo o Ensino Mdio e um curso tcnico, mas com matrculas e currculos distintos, podendo ser realizados na mesma instituio (concomitncia interna) ou em diferentes instituies (concomitncia externa); 2) e a Sequencial, destinada a quem j concluiu o Ensino Mdio. Apesar de significativa, essa mudana estrutural na educao brasileira promovida pela LDB aconteceu sem que houvesse grande mobilizao da sociedade, contrria ou a favor. Vrios fatores podem ter contribudo para que isso tenha acontecido, como o direcionamento dos estudantes para os cursos universitrios. Ao longo da dcada de 1990 comeou a existir uma significativa presso da sociedade para que se aumentassem as vagas no ensino superior e que o acesso a essas vagas se tornasse menos desigual. Outro fator importante que muitos cursos tcnicos tinham se tornado obsoletos e no articulados com as novas formaes exigidas no mercado de trabalho. Os anos seguintes promulgao da LDB de 1996 foram marcados por vrias aes do governo brasileiro para a reforma da Educao Profissional. Em 1997, foi iniciado o Programa de Expanso da Educao Profissional Proep , que desenvolvia aes integradas para a educao, o trabalho, a cincia e a tecnologia. O objetivo do Proep era a ampliao de vagas atravs da diversificao de ofertas de novos cursos e novas instituies. A expanso do ensino profissional pelo Proep se deu atravs do incentivo financeiro a

14

A partir da nova LDB a educao profissional passou a ser dividida em trs nveis: bsico, tcnico e tecnolgico. Os curso bsicos poderiam ser feitos por concluintes da educao fundamental, enquanto o Ensino Tcnico destinava-se a cursantes ou queles que concluram o Ensino Mdio. Os cursos tecnolgicos pertenciam educao superior, porm, com carga horria mnima significativamente menor que as demais carreiras deste nvel.

13

iniciativas dos governos estaduais ou municipais, do setor privado ou de organizaes no governamentais, que deveriam ser responsveis pela manuteno e gesto dos novos estabelecimentos de ensino. O Proep, na realidade, no conseguiu alcanar os objetivos pretendidos em relao expanso do ensino profissional. Grande parte das escolas estaduais ou comunitrias no logrou xito, porque o programa pretendia que estas se tornassem autnomas e no mais dependessem de verbas pblicas para sua manuteno depois de um perodo estipulado, o que no aconteceu na maioria dos casos. Ensino Profissional no Brasil da era Lula

A organizao do ensino profissional de nvel mdio s passaria por nova inflexo a partir de 2003, com aes engendradas no Governo do presidente Lus Incio Lula da Silva. A nova gesto do Ministrio da Educao (MEC) promoveu vrios debates em que tentava estruturar novas bases para a relao entre o Ensino Mdio e a educao profissional e discutir a prpria finalidade do ltimo15. Aps os debates, setores do governo federal chegaram ao entendimento de que era necessrio garantir um ensino que pudesse integrar a educao bsica e a formao profissional. A inteno de que a integrao pudesse desenvolver uma formao que contemplasse o aprofundamento dos

conhecimentos cientficos produzidos e acumulados historicamente pela sociedade e que conduzisse o estudante educao de nvel superior, por exemplo, mas tambm que pudesse contribuir para a insero rpida no mercado de trabalho para aqueles que necessitassem.

15

Existia a proposta de que no Brasil fosse adotado o modelo de educao politcnica, que contribusse para a superao da dicotomia entre trabalho manual e intelectual, pautada numa educao universal e unitria, orientada para o domnio dos conhecimentos cientficos das diferentes tcnicas que caracterizam o processo de trabalho produtivo moderno (SAVIANI, 2003, p.140). A educao politcnica deveria, assim, voltar-se para o domnio dos fundamentos cientficos de variadas tcnicas e no em cursos tcnicos especficos.

14

Para cumprir os objetivos das novas definies do ensino profissional, foi necessrio revogar o decreto de 1996 que impedia a integrao do Ensino Mdio educao profissional. Foi mantida, porm, a determinao que criava as modalidades de cursos tcnicos concomitantes e subsequentes16. A partir de 2004, com a criao dessa possibilidade legal, vrias escolas da rede federal, que haviam sido obrigadas a separar Ensino Mdio do Ensino Tcnico, iniciam a volta gradual ao modelo integrado. Em 2008, passados quatro anos das modificaes iniciadas em 2004, foi institudo o Catlogo Nacional de Cursos Tcnicos de Nvel Mdio, um mecanismo do MEC para orientar e organizar a oferta de Ensino Tcnico no Brasil. Com o Catlogo foram estruturados 12 eixos tecnolgicos17, que somam 185 possibilidades cursos, visando atender s exigncias do mundo profissional contemporneo, mas que podem tambm ser ajustados s peculiaridades regionais. Ainda que haja uma clara preocupao com o planejamento e a avaliao dos cursos tcnicos oferecidos no pas, as aes do governo federal para expanso ficaram concentradas na ampliao da rede federal de educao tecnolgica. A principal medida tomada foi a criao dos Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia (IF), que agruparam diversas instituies da rede federal de Ensino Tcnico e tecnolgico federais nos estados. Segundo a lei n 11.892, que cria os Institutos Federais, estes devem oferecer educao superior, bsica e profissional, pluricurriculares e multicampi. Em relao a suas caractersticas, os IFs so equiparados s universidades federais, possuem a

16

Apesar do aparente avano, vrias crticas foram feitas poltica para o Ensino Profissional no governo Lula, como a inabilidade deste em constituir uma poltica pblica do Estado brasileiro para a modalidade de ensino (FRIGOTTO, CIAVATTA E RAMOS, 2005) ou a falta de prioridade na plena integrao do Ensino Mdio com a EP Educao Profissional, contrariando a proposta para o Ensino Profissional de governo na candidatura a presidncia (FERREIRA; GARCIA, 2005). Os eixos so: 1) Ambiente, Sade e Segurana, 2) Apoio Educacional, 3) Controle e Processos Industriais, 4) Gesto e Negcios, 5) Hospitalidade e Lazer, 6) Informao e Comunicao , 7)Infraestrutura, 8) Militar , 9) Produo Alimentcia, 10) Poduo Cultural e Design , 11)Produo Industrial, 12) Recursos Naturais.

17

15

atribuio de credenciar e certificar competncias profissionais, e tambm tm autonomia para criar e extinguir cursos18. Segundo dados do MEC, no perodo de 2002 a 2010 a rede federal cresceu em mais de 130%; entretanto, quando observados os dados sobre as categorias administrativas das instituies de Ensino Profissional, em nvel nacional, expressiva a participao da rede privada, em 2009, o percentual passou dos 60%, e as vagas oferecidas se aproximaram dos 50%19. Em relao oferta de vagas na rede privada, a maioria se destina ao segmento de qualificao profissional, como mostra o suplemento da PNAD de 2007, Aspectos Complementares da Educao de Jovens e Adultos e Educao Profissional, realizado pelo IBGE, em convnio com o Ministrio da Educao. Os cursos de qualificao profissional no restringem sua oferta a qualquer grau de escolaridade, o qual pode variar de acordo com as exigncias de cada programa de curso. O Sistema S(SENAI, SENAC, SESI, SESC), ONGs e organizaes comunitrias ou ligadas a empresas e sindicatos so os grandes responsveis pela formao neste tipo de curso. Quando observados os dados sobre Educao Profissional, relativos aos cursos tcnicos de nvel mdio, as instituies da rede pblica tm participao bem mais significativa, mesmo que o percentual possa variar entre estados e regies. A pesquisa acima citada, realizada pelo IBGE em parceria com o MEC, revelou que em 2007 36,7% dos que faziam curso tcnico estavam em instituies pblicas, 49,6% em instituies privadas e 13,4% no Sistema S. De acordo aos dados dos Censos da Educao Bsica, nos ltimos anos tem aumentado significativamente o nmero de escolas das redes estaduais com vagas para Educao Profissional, a maioria dos cursos

18

No incio de 2010, a rede federal possia 38 IFs, com presena em todos estados, outras instituies que no haviam aderido, dois Cefets, 25 escolas vinculadas a universidades e uma universidade tecnolgica, totalizando 354 escolas, que ofereciam cerca de 500 mil vagas em todo o pas. 19 Para Oliveira (2006), o carter privado da Educao Profissional da atualidade reflete o processo de privatizao desse tipo de educao, que foi recomendado pelas agncias internacionais de financiamento desde o incio da dcada de 1990 e levado a cabo pelo governo federal.

16

oferecidos nas modalidades concomitantes ou subsequentes. A integrao entre Ensino Mdio e Educao Profissional tem crescido, ainda que, atualmente, no chegue a representar nem 1% do total das matrculas do Ensino Mdio. (INEP, 2009) Atualmente, as redes estaduais de Educao Profissional possuem diferenas estruturais muito grandes entre si. Vo desde sistemas cuja organizao foi se fortalecendo ao longo de vrias dcadas at aqueles que praticamente cessaram a oferta de cursos na dcada entre as dcadas de 1980 e 1990, alguns retornando recentemente aps a mudana na legislao, outros sem demonstrar claras tentativas de remodelao. O sistema estadual de Educao Profissional de maior abrangncia o do estado de So Paulo20, este centralizado em uma instituio, o Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza (CEETEPS). A partir de 1997, o CEETEPS passou a oferecer cursos modulares subsequentes ou

concomitantes ao ensino mdio e com durao de 3 ou 4 semestres. Mesmo com as mudanas na lei, com o decreto federal de 2004, que possibilitou a reintegrao entre ensino mdio e tcnico, a estrutura modular dos cursos no passou por modificaes. Para Silva Jr. e Ferretti (2006), a estrutura modular do sistema teve como resultados a queda da qualidade da educao oferecida e a elevao do nvel de evaso. Outras redes estaduais voltaram a investir na Educao Profissional, impulsionadas pela nova legislao de 2004. O estado da Bahia, por exemplo, iniciou um grande processo de reestruturao da educao profissional tcnica a partir do ano de 2005. Na expanso, priorizou-se a oferta de cursos na modalidade integrada, com durao de quatro anos. Alm disso, foram criados novos cursos relacionados aos eixos tecnolgicos do Catlogo Nacional, voltados para as demandas socioeconmicas e ambientais locais de

20

Em 2009, as matrculas nas Escolas Tcnicas e Faculdades de Tecnologia de So Paulo superaram o nmero de 170 mil, das quais cerca de 142 mil realizadas no Ensino Tcnico de nvel mdio.

17

qualificao da mo-de-obra. A proposta do governo do Estado foi a ampliao da oferta de vagas atravs da construo de polos territoriais em vrias cidades do interior e na capital. Diferente do acontecido na Bahia e em So Paulo, o estado do Rio de Janeiro apresenta uma rede estadual que no vem sofrendo muita influncia em decorrncia das mudanas realizadas na concepo do Ensino Profissional. De maneira sucinta, a Secretaria de Educao do Estado aponta que a Educao Profissional oferecida na rede estadual tem como objetivo criar cursos direcionados para acesso ao mercado de trabalho tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam aprimorar suas qualificaes. As vagas oferecidas pelo estado do Rio de Janeiro concentram-se na modalidade concomitante e subsequente, em cursos concentrados nas reas de Gesto, Hospitalidade, Lazer, Informtica e Comunicao.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico e Emprego

Alm das vrias modificaes nos sistemas estaduais de educao profissional, comea a ser esboada a proposta de expanso do Ensino Profissional do Governo da presidenta Dilma Roussef, atravs do Programa Nacional de Acesso Escola Tcnica (Pronatec). O Programa utiliza o slogan expandir, interiorizar e democratizar para anunciar um conjunto de aes que prometem a ampliao da oferta de vagas presenciais e de ensino a distncia, da rede federal e das redes estaduais de educao profissional, tanto para os cursos tcnicos de nvel mdio, quanto para os de formao inicial e continuada. Para a expanso a proposta investir Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica21. Nos Estados, o PRONATEC ser desenvolvido

21

A medida intensifica o programa de expanso de escolas tcnicas em todo o pas. Alm das 81 unidades que esto em execuo e devem ser inauguradas neste e no prximo ano, o governo Federal deve anunciar nos prximos dias outras 120. Com as 140 existentes at 2002, mais as 214 inauguradas no governo anterior, a rede federal dever contar com cerca de 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educao, cincia e tecnologia e um atendimento direto de mais de 600 mil estudantes, em todo o pas.

18

pelo programa Brasil Profissionalizado, parte do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). Atravs do programa sero repassados recursos, com vistas a construo, reforma, ampliao de infraestrutura escolar e de recursos pedaggicos, alm da formao de professores. O PRONATEC ainda promete uma ampliao na oferta de vagas via ensino a distncia, com a ampliao da Escola Tcnica Aberta do Brasil (E-Tec), com projeto de oferecer mais de 170 mil vagas, em 2014. No entanto, a grande novidade fica por conta do plano de parceria do governo federal com instituies de ensino tcnico privado, na abertura de linhas de crdito com inteno de financiar estudantes pobres que optem por ingressar na modalidade de ensino. Diferente do FIES voltado para alunos que desejam cursar o ensino superior, o FIES do ensino tcnico conta com duas modalidades de crdito, uma para estudantes que desejem cursar no ensino tcnico, e outra para empresas que queiram formar seus funcionrios em escolas privadas habilitadas pelo MEC ou no Sistema S. As autoridades governamentais tem afirmado que o Pronatec visa atender a demanda por trabalhadores especializados, gerada pelo crescimento industrial do pas. O que se nota no desenho do programa uma tentativa de que o ensino tcnico passe a atingir a parcela da populao para qual este teria um real carter de terminalidade, na insero do estudante no mercado de trabalho aps a concluso do curso. Um exemplo disso que o atendimento prioritrio do programa voltado para beneficirios dos programas federais de transferncia de renda, alm de estudantes de ensino mdio e pessoas j inseridas no mercado de trabalho. Ainda que boa parte das aes do PRONATEC j seja desenvolvida para outros fins, como no caso do FIES, por no terem sido implementadas difcil trat-las a respeito de seu sucesso ou no. Sero necessrios alguns anos para que essa nova poltica para o ensino tcnico possa ser avaliada em seus impactos. Temos, por ora, a certeza de que a anlise dessas mudanas

19

pode dar indcios de qual o lugar da educao, especialmente a modalidade de ensino tcnico, no atual modelo de desenvolvimento traado para o Brasil.

A heterogeneidade na organizao do Ensino Profissional de nvel mdio no Brasil: algumas de suas implicaes As mudanas processadas ao longo da histria do Ensino Profissional no Brasil conformaram o sistema atual, que se caracteriza por ser extremamente variado, mas reduzido se comparado ao total do sistema educacional do pas. Outro aspecto so as diferenas resultantes da organizao administrativa, isso porque as redes federal, estadual e privada, foram estruturadas em bases bastante distintas. O ensino privado, que possui maior nmero de instituies e matrculas, recebeu constante incentivo ao crescimento, principalmente a partir da dcada de 1970, inclusive com injeo de recursos pblicos. Nas redes estaduais, o crescimento de vagas de nvel mdio como um todo e tambm da integrao com o Ensino Profissional tambm aconteceu com a promulgao da segunda LDB, entretanto, a expanso se deu acompanhada de uma gradual desvalorizao e perda da qualidade do ensino. De forma diametralmente oposta ao ocorrido nas redes estaduais, a rede federal de educao profissional passou, no mesmo perodo, por um processo de valorizao tanto institucional quanto social, o primeiro decorrente de sua incorporao nos vrios projetos de desenvolvimento engendrados pelos Governos Federais. O segundo fundamentado em um reconhecimento social de que a formao oferecida pelas escolas da rede eficaz para a transio dos alunos s prximas etapas do ciclo de vida social que se referem continuidade da formao escolar e insero no mundo do trabalho. As aes para o ensino tcnico que foram desenvolvidas ao longo da primeira dcada do sculo XXI promoveram uma ampliao significativa dessa modalidade de ensino, sem, contudo, modificar a estrutura de prestgio consolidada durante a ditadura militar. As escolas tcnicas federais continuam a

20

ser consideradas centros de formao de excelncia para onde afluem filhos das camadas mdias em busca de ensino de qualidade, que os possibilite ingressar no ensino superior. As escolas privadas oferecem a formao em maior quantidade, mas a grande parte das vagas oferecidas na categoria de qualificao profissional, que no se constitui como escolarizao bsica formal. Longe de tentar construir uma oposio simples entre pblico e privado em relao ao ensino tcnico, o que se pretende acrescentar essa perspectiva ao debate sobre os as formas e os usos da modalidade de ensino no pas.

21

Referncias

BRASIL. Presidncia da Repblica. Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971, Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1o e 2o graus. Dirio Oficial da Unio. Braslia, 1971. _________. Presidncia da Repblica. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1.996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Dirio Oficial da Unio. Braslia, 1996. _________. Ministrio da Educao. Pesquisa Nacional de Egressos dos Cursos Tcnicos da Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica (2003-2007). Braslia, 2009. CAMPOS, F. Exposio de motivos, apresentada ao Chefe do Governo Provisrio, encaminhando o Projeto de Reforma do ensino Superior. In: BRASIL. Ministrio da Educao e Sade Pblica. Decretos nos 19.850, 19.851 e 19.852, de 11 de abril de 1931. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1931. CUNHA, L. A. As agncias financeiras internacionais e a reforma brasileira do Ensino Tcnico: a crtica da crtica In.: ZIBAS, D. M. et al. (Orgs.). O Ensino Mdio e a reforma da educao bsica. Braslia: Plano, 2002. p. 103-134. _________. O ensino profissional na irradiao do industrialismo. So Paulo: UNESP, Braslia, DF: Flasco, 2000 FREITAG, B. Escola, estado e Sociedade. So Paulo: Centauro, 2005. FRIGOTTO, Gaudncio. CIAVATTTA, Maria. RAMOS, Marise. (orgs.) Ensino mdio integrado: concepo e contradies. So Paulo, Cortez, 2005. FURTADO, Celso. Formao Econmica Do Brasil. So Paulo: Editora Nacional, 1987. IPEA. Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro. Braslia: IPEA, 2010. KUENZER, A. Z. Ensino Mdio e Profissional: as polticas do Estado Neoliberal. So Paulo: Cortez, 1997. OLIVEIRA, R. de. Agncias multilaterais e a educao profissional brasileira. Campinas: Alnea, 2006.
RIBEIRO, M. L. Histria da Educao Brasileira: A Organizao Escolar. Campinas, Autores Associados, 2003. ROMANELLI, O. Histria da educao no Brasil 1930-73. Petrpolis, Vozes, 1978

22

SAVIANI, D. O Choque terico da Politcnica. Texto originado do Seminrio Choque Terico, realizado no Rio de Janeiro de 02 a 04 de dezembro de 1987 e organizado pela Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio, da Fundao Oswaldo Cruz. Revista: Trabalho, Educao e Sade, 1(1):131-152, 2003.Rio de Janeiro: TopBooks, 2003. SCHWARTZMAN, S., H.M.B. BOMENY, and V.M.R. COSTA. Tempos de capanema. 2 ed. Numero de. So Paulo, Rio de Janeiro: Paz e Terra; Editora da Fundao Getlio Vargas, 2000.

Vous aimerez peut-être aussi