Vous êtes sur la page 1sur 10

UNIVERSIDADE COMUNITRIA DA REGIO DE CHAPEC UNOCHAPEC REA: CINCIAS EXATAS E AMBIENTAIS Curso: Engenharia de Produo Disciplina: Gesto do Conhecimento

o Professor: Jos Alexandre de Toni

APTI ALIMENTOS

Paola Carr Leichtweis Sandra Mara Marangoni Missel

Chapec SC 2012

INTRODUO

O desenvolvimento da organizao est diretamente relacionado com a sua capacidade de atuao no mercado onde est inserido. A APTI alimentos uma empresa que est consolidada h 26 anos e em ampla expanso no mercado de gneros alimentcios. Mas para isso so necessrias algumas iniciativas para que a empresa alcance os objetivos propostos. Toda a empresa para crescer e se desenvolver necessita de algumas estratgias para manter-se no mercado. As estratgias podem ser definidas a partir da elaborao da misso, viso, valores e os princpios da empresa, traando metas para alcanar o sucesso da organizao. A partir dessas definies que surgem as aes envolvendo os setores fundamentais de uma organizao, como os recursos humanos, comercial, financeiro e produo, realizando suas respectivas funes paralelamente s estratgias adotadas da empresa.

APRESENTAO DA EMPRESA
Ao completar 26 anos de mercado a APTI est presente em quase todo o Brasil, na fabricao e comercializao de produtos alimentcios. No Sul do pas a presena mais forte, mas j mantm planos de atuar intensamente os mercados do Sudeste e Nordeste Brasileiro. O incio de sua histria foi num prdio alugado por quatro jovens tcnicos agrcolas, em 1985. Com muita dificuldade, num perodo onde mudava-se a constituio federal e se tinha uma inflao avassaladora, tambm no faltaram oportunidades. Cheios de vontade e com muita determinao, os scios empreendedores apostaram tudo no negcio e apenas trs anos aps a criao da empresa, a Apti Alimentos j levantava a sua sede prpria.

Figura 1. Empresa Apti Alimentos Ltda, 1989 (Matriz Chapec/SC). Fonte: Arquivos da empres a, 2010.

A partir desse momento, s houve crescimento e a empresa, que no comeo s atuava na reembalagem de condimentos, passou a fabricar alguns

produtos como colorfico e chocolate em p. Mais tarde, ampliou sua linha de produo e comeou a fabricar achocolatado, gelatina e refresco.

Figura 2. Empresa Apti Alimentos Ltda, 1999 (Matriz Chapec/SC). Fonte: Arquivos da empres a, 2010.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Segundo o administrador geral da empresa, Gelson Dalla Costa, o quadro de colaboradores da empresa enxuto, o necessrio para a produo da demanda e para mant-los competitivos no mercado. O organograma tem uma estrutura informal e a departamentalizao funcional, onde se utiliza basicamente das funes administrativas (Conforme Figura 3). A empresa composta por quatro scios, porm, somente um permanece na administrao da empresa desempenhando a funo de diretor.

Figura 3. Organograma da empresa APTI Alimentos. Fonte: Recursos Humanos da empresa, 2010.

UNIDADES DE FABRICAO

A empresa gera 500 empregos diretos com um quadro de colaboradores qualificados e treinados constantemente para desenvolver suas funes, com a garantia de Sistemas de Qualidade das Boas Prticas de Fabricao. Possui uma unidade de fabricao na cidade de Araras SP, facilitando a distribuio dos produtos fabricados. Enquanto a unidade de Chapec atende o Sul do Pas, a nova unidade de produo passou atuar mais forte nos mercados do Sudeste e Nordeste do Brasil. Seguindo as tendncias de mercado, a Apti Alimentos busca satisfazer as necessidades dos consumidores, apresentando sempre novidades na linha de produtos e sabores. So mais de 700 itens de produtos, divididos em 10 linhas, acondicionados em prticas e modernas embalagens que seguem sempre um conceito e a tendncia de mercado. A Apti Alimentos est cada dia mais presente na mesa do consumidor brasileiro e para chegar to longe assim, a empresa conta com uma equipe de mais de 150 representantes comerciais, alm de distribuidores e atacadistas espalhados por todo o pas. Com um mercado de mais de 75 mil supermercados no Brasil, a empresa tem muito a explorar uma vez que a empresa dispe de um cadastro de pouco mais de 12 mil clientes supermercadistas e atacados. A empresa est focada no atendimento do pequeno e mdio varejo e ainda no est presente nas grandes redes do varejo supermercadista.

NEGCIO
Produzir e comercializar produtos com exce lncia em sabor e qualidade.

MISSO
Oferecer produtos que proporcionem qualidade e sabor mesa dos seus clientes.

VISO
Ser referncia como uma empresa consolidada no setor alimenticio, oferecendo uma diferenciada linha de produtos e priorizando a qualidade.

VALORES
Respeitar o consumidor Valorizar colaboradores, clientes e fornecedores Transparncia Respeitar ao meio ambiente

FATORES CRTICOS DE SUCESSO


Produo: a empresa deve investir em mquinas e equipamentos modernos; Recursos Humanos: oferecer treinamentos; Comercial: Expandir o negcio para outras regies; Clientes: Oferecer uma linha diferenciada de produtos.

MAPA ESTRATGICO

ANLISE DO MAPA ESTRATGICO

Diante da elaborao do mapa estratgico da empresa Apti Alimentos, pode-se observar que suas atividades so resumidas em financeiro, comercial, processos e atividades de Recursos Humanos. Suas aes estratgicas, vistas atualmente, esto voltadas a ampliao de sua linha de produtos, expanso de mercado em diferentes regies e tambm o investimento em maio de obra qualificada e demais equipamentos necessrios para atender a demanda de suas linhas de produo. Diante disso, nota-se que a ampliao do mix de produtos gera um aumento na participao do mercado alimentcio, justo por atender as exigncias e preferncias dos consumidores, crescendo assim a receita da organizao. Este resultado tambm pode ser obtido atravs de um cuidado com os funcionrios, sendo importante o acompanhamento da rotatividade, buscando reduzir esses ndices com um diagnstico para avaliao da satisfao interna dos

colaboradores. Isto mensura os maiores gargalos internos, sendo possvel treinamento para amenizar os problemas, gerando uma motivao e

contentamento do quadro de pessoal. Investir em treinamento e capacitaes provoca reduo de desperdcios na produo, pois estaro mais aptos a desenvolver suas funes, aumentando a produtividade e em termos financeiros, reduo de despesas. No que se refere a funcionrios que atuam no comercial, ocorreria um aumento nas vendas, pois estes estariam aptos a tratar melhor o cliente e conhecer suas preferncias, atingindo-os e percebendo sua satisfao, fidelizando e por fim, refletindo nos lucros da empresa. Por fim, planejar e verificar o fluxo de processos internos faz com que a empresa em questo possa atuar com excelncia em relao a clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros. Conhecer internamente a organizao parte essencial para identificao de problemas, solues ou tentar contorn-los da melhor forma e isto, refletir em rentabilidade e ao externo, em qualidade e imagem positiva.

CONCLUSO

Entende-se que a empresa, ao longo de sua trajetria, manteve muitos episdios de dificuldades, mas tambm de crescimento, mantendo avanos no desenvolvimento de novos produtos, expanso de mercado e ampliao de suas instalaes, sempre respeitando seus colaboradores e o meio em que est inserido. Todo esse conjunto de fatores faz com que hoje, a empresa seja destaque no mercado nacional e internacional. Definir metas e objetivos permite a empresa apresentada, foco nas atividades e no planejamento de suas aes, para que assim, possa conciliar coerentemente com as estratgias adotadas. importante verificar que o mapa estratgico essencial em toda organizao, saber defini-lo corretamente, amplia a viso de seus gestores, conhecendo o fluxo de informaes e processos e os respectivos resultados provenientes de suas ligaes. Por fim, visto que a empresa Apti Alimentos est em busca de uma expanso de seu negcio, buscando sempre atender as necessidades de seus clientes com um mix de produtos diversificados e mantendo-se competitiva no seu mercado de atuao.

Vous aimerez peut-être aussi