Vous êtes sur la page 1sur 13

1.

INTRODUO
A produo de carvo vegetal a partir da madeira de Eucalyptus spp, vem crescendo em importncia em virtude principalmente da devastao de florestas nativas, fonte tradicional de matria-prima para esse fim. Analisando a produo de carvo vegetal a partir da madeira de Eucalyptus, os tratos silviculturais merecem cuidado especial por influenciarem diretamente na qualidade da madeira e conseqentemente na qualidade do carvo vegetal. Seguindo essa idia, nesse trabalho ser estudado o efeito de caracterstica silvicultural da madeira de eucalipto e seu reflexo na qualidade qumica do carvo vegetal obtido. Tal estudo envolve o teste do espaamento no plantio do Eucalyptus dunnii para fins energticos. (MIGLIORINI, BRITO & BARRICHELO.1980).

2.O PROBLEMA
No estado do Paran, a maior parte da madeira utilizada para a produo de carvo vegetal originaria de florestas nativas. Segundo os ltimos levantamentos oficiais da rea florestal primitiva, estimada em 17 milhes de hectares, hoje em dia, restam somente 5%, desigualmente distribudas em diferentes partes do estado. Nas Regies Norte, Nordeste e Oeste, o percentual de florestas de apenas 2%. Nas regies Centro, Sul e Sudeste, a cobertura varia de 5% a 15%. Na regio leste, encontram- se os maiores ndices, com percentuais variando de 80% a 100% (INSTITUTO, 1987). No entanto, a maior parte das florestas, dessa ltima regio, permanece localizada na Serra do Mar e na Plancie Litornea, onde representa reservas ecolgicas de atol valor, cuja opresso proibida por lei (PARAN s.d). Ento como suprir a demanda de carvo vegetal cada vez maior, sem atingir as reas de florestas nativas?

3. HIPTESE
Deste modo, o reflorestamento com espcies de rpido crescimento mostra-se como importante alternativa para preencher a crescente demanda de energia para secadoras de gros e outros fins industriais e domsticos. Este experimento ser efetuado com a finalidade de verificar a influncia do espaamento na qualidade da madeira, com o propsito do aprimoramento das tcnicas de implantao de povoamentos de E. dunnii, para suprir a demanda de energia proveniente da produo de carvo vegetal.

4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Analisar as propriedades tecnolgicas da madeira de Eucalyptus dunnii para a produo de carvo vegetal(ou para fins energticos) em plantas com diferentes espaamentos. Este projeto de pesquisa visa como objetivo principal, obter resultados atravs de comparaes que indiquem se h diferena na qualidade da madeira, para fins energticos entre os variados espaamentos na plantao.

4.2 OBJETIVO ESPECFICO


Os objetivos especficos deste projeto de pesquisa so:

a) Determinar a densidade bsica da madeira plantada em diferentes espaamentos. b) Determinar a porcentagem de lignina presente na madeira. c) Indicar o espaamento mais adequado para produo de carvo vegetal.

5.REVISO DE LITERATURA
5.1 ESPAAMENTOS
A influncia do espaamento atravs do desenvolvimento e da produo de madeira pelos povoamentos florestais, tem despertado a curiosidade de pesquisadores e proprietrios florestais h alguns anos. J em 1957 TOUMEY e KORSTIAN salientavam que at em pases onde suas tradies sempre foram em silvicultura, ainda existia muita contestao no que se trata do melhor espaamento para as diversas espcies, em desiguais estaes. Para SMITH (1962) o nmero ideal de rvores por unidade de espao deve ser apontado pela quantidade que possam ir crescer e tirando o melhor e maior proficuidade dos fatores de desenvolvimento, produzindo o ascendente volume de produtos florestais de extenses, sendo assim o formato e a condio sero mais adequados. Segundo BERGER et al.(2002), so confirmados que espaamentos menores originam rvores com dimetro comprimido em virtude de maior concorrncia entre as plantas pelos recursos do ambiente, como luz, nutrientes e gua. Todavia, em termos de cultivo total por rea, estes menores espaamentos proporcionam maior rea basal e volume por hectar, para uma idade especfica. BALLONI e SIMES (1980) relatam que a preferncia do espaamento de plantio na multiplicidade dos planejamentos florestais tem se baseado unicamente no uso final da madeira, deixando para trs outros fatores ecolgicos e/ou silviculturais de suma gravidade. Para BERGER (2000), em florestas de ciclo pequeno, o espaamento pode danifica direta e rapidamente a propriedade da madeira produzida.

5.2 ESPECIE UTILIZADA NO PLANTIO


O Brasil est em primeiro lugar na rea de plantio do Eucalyptus dunnii em clima temperado, com potencialidade de produo de mais de 50 m3/ha.ano de madeira para diversos usos. similaridade de outras espcies de eucaliptos de acelerado crescimento, E. dunnii cresce anualmente, em

mdia, trs metros em altura e trs centmetros em dimetro do tronco. A especialidade do fuste em povoamentos adultos e densos a falta de galhos at os 30m de altura. A casca pode adquirir diversas aparncias. A madeira analisada pela resistncia mdia com densidade bsica de 500 kg/m3, aproveitvel para fins energticos, composies leves, confeco de chapas e para celulose. A madeira de cor clara, devido o desdobramento das toras ser feito por cortes no sentido tangencial (ROCHA & TOMASELLI, 2002). As chuvas no Paran so satisfatrias para o bom desenvolvimento de E. dunnii. No Estado no h regies com precipitao mdia acima da apontada para a espcie, exceo do litoral, onde a mdia anual maior a 2.000 mm (QUADROS et al., 2005). Temperatura mdia das mnimas do ms mais frio para E. dunnii de intermitncia ampla (-1 a 17C), recomenda ser uma espcie adequada para regies de mudana climtica nas quais acontecem expressivas variaes nas temperaturas no perodo do inverno. Em seu ambiente cmodo, E. dunnii desenvolve-se sob temperatura mdia anual entre 14 e 18C. Efeitos de pesquisas em vrios pases mostram que temperaturas mdias anuais desde a mnima de 12C at o limite mximo de 22C so ideais para o desenvolvimento da espcie. (FILHO, SANTOS & FERREIRA, 2006)

5.3 CARACTERSTICAS INTERNAS DA MADEIRA PARA A PRODUO DE ENERGIA


O emprego da madeira para a fabricao de energia mesmo no sendo restritiva, depende de algumas caractersticas internas como, por exemplo, o teor de lignina e a densidade bsica (TRUGALHO,1995). Madeira mais densa proporciona maior poder calorfico por volume (WEEK et al.1977, citados por BRITO & BARRICHELO 1982). Analogamente, madeira com maior densidade produz carvo com densidade aparente maior. Essa particularidade confere ao carvo maior obstinao e maior capacidade calorfica por volume. Em funo de seu valor e facilidade de determinao, frente aos outros parmetros de qualidade, a densidade bsica tornou-se a caracterstica mais

analisada e difundida. To admirvel quanto o crescimento em volume, a densidade bsica pode limitar a opo do material gentico de acordo com a inteno. Por exemplo, a produo de carvo vegetal para siderurgia ou dormentes para estradas de ferro solicita espcies de alta densidade. A densidade bsica influncia tambm no manejo das florestas de eucalipto. Esta caracterstica de fundamental importncia na demarcao da idade de corte. A lignina avaliada como o constituinte mais importante para a produo de carvo, pois tem decorrncias diretas na rentabilidade gravimtrica e teor de carbono fixo (BRITO & BARRICHELO 1982). As ligninas so molculas amorfas, complexas, cujo polmero cultivado principalmente por unidades aromticas de fenilpropano, que uma substncia incrustante (ROWELL et al, 2005). A construo das ligninas pode ser desigual, dependendo de sua localizao no vegetal, havendo a ajuda de fatores topoqumicos, que influenciam em sua constituio. Esses fatores podem comprometer a quantidade relativa do acontecimento e a estrutura das ligninas (ROWELL et al, 2005). H maior teor de lignina em conferas do que em folhosas e existem determinadas alteraes estruturais entre a lignina localizada nas conferas e nas folhosas. O teor de lignina na madeira pode variar de 15% a 30% para madeiras de conferas, so encontrados teores de 25% a 30% e, para as madeiras de folhosas, podem ser de 15% a 25%( Sansigolo,1994). Madeiras com maior teor em lignina resultam em carvo com ascendente poder calorfico.(SATANOKA,1963)

6.MATERIAL E MTODOS

6.1 CARACTERSTICAS DA REA SER IMPLANTADO PROJET


O experimento ser implantado em agosto de 2012, Na cidade de Ibema, Localizada no Oeste do estado do Paran, latitude (25 06 21 S ,

longitude 53 00' 43" O e altitude de 785m). O clima da regio do tipo Cfb, pela classificao de Koeppen. As temperaturas mdias anuais oscilam em torno de 17C e a pluviosidade alcana cerca de 1.200mm anuais.

6.2 INPLANTAO DO PROJETO


O preparo do solo se inicia com a limpeza manual ou com a utilizao de maquinrio. Em seguida ser feito o controle de formigas atravs de iscas. Nesta mesma fase dever ser feita anlise do solo. Para isso dever ser extrada de 10 a 15 amostras, de pontos distintos, de todo o experimento. As amostras devero ser retiradas de diferentes profundidades, tendo antes o cuidado de limpar as reas escolhidas, retirando todas as folhas e outros ciscos, as amostras devero ser encaminhadas para o laboratrio de analise, e assim verificando se este acido ou bsico. Constato a qualidade do solo ser definida a qualidade do calcrio a ser utilizado, sua especifica caracterstica (maior teor de clcio ou potssio) e dosagem. Assim que o solo j estiver pronto para a incorporao do calcrio e sua devida gradagem, ser efetivada a implantao dos blocos e parcelas. As mudas de Eucalyptus dunnii, sero adquiridas de um viveiro da regio prxima ao experimento. O plantio das mudas deve ser feito em covas de 40 cm de largura, por 40 cm de profundidade, nos espaamentos indicados por cada tratamento. A capina das ervas daninhas dever ser desempenhada durante os trs primeiros anos, de acordo com o desenvolvimento das ervas daninhas, de modo que no atrapalhem o crescimento das plantas O delineamento utilizado ser o de blocos ao acaso, com quatro repeties dos seguintes tratamentos (espaamentos): T1 = 1 m/planta (1m x 1m); T2 = 2m/planta (2m x 1m); T3 = 2,5m/planta (1m x 2,5m ); T4 = 4m/planta (2 m x 1,5m); T5 = 4m/planta (2,5m x1,6 ) e T6 = 5m/planta (2,5 x 2m). As parcelas sero de 20 m x 24 m (480 m), com duas linhas perifricas como bordadura.

Sero testados seis tratamentos, abaixo relacionados (Quadro 01):

Quadro 1: possibilidade de ajuste de tratamentos

6.3 METODOS DESTRUTIVOS


No Trabalho ser coletado aos 7 anos de idade, 120 indivduos, sendo 5 rvore- amostra de cada parcela.

6.4 DENSIDADE BASICA DA MADEIRA


A densidade bsica da madeira foi encontrada pelo mtodo de amostragem: densidade determinada a 1,30 m do solo (DBDAP). Sendo retirado da rvore um disco de 2,5 cm de espessura, e determinar a densidade

mdia de duas cunhas opostas, empregando-se o mtodo da medio indireta do volume (balana hidrosttica).

6.5 TEOR DE LIGNINA SOLUVEL


Para determinao do teor de lignina, ser feito cavacos da outras duas cunhas retiras a 1,30m do solo com espessura de 2,5 cm. Os cavacos sero transformados em serragem, no moinho Willey. Ser utilizada a frao de serragem que passou pela peneira de malha 40 mesh e ficou retida na peneira de 60 mesh(ASTM).

FIGURA 1 peneira de malha 40 mesh Pesa se um grama de amostra seca e sem extrativos, em balana analtica. Para obter a quantidade Pas(peso da amostra seca). Ser efetuado a pesagem em estufa e, aps resfriados em dissecador, e aps em balana analtica ser pesado os cadinhos filtrantes, anotando o valor Pc( peso cadinho).Transferindo toda a amostra seca e sem extrativos para um Becker; ser adicionado ao bquer 15 ml de cido sulfrico 72%. A cada 15 minutos a mistura ser agitada. O cido deve ficar em contato com o material durante 2 horas. Passe a de cada Bquer mistura cido-madeira para um erlenmayer de um litro, adicionando 560 ml de gua destilada com temperatura variando entre 90 e 100C. Os erlenmayers sero postos em banho Maria, previamente aquecido em 100C durante 4 horas.Aps o banho Maria ser filtrada a mistura em cadinhos filtrantes com o auxilio da bomba a vcuo e gua destilada. Os cadinhos com o material orgnico sero levados para a estufa. Retirados aps

24 horas. Pesados os cadinhos, aps resfriados em dissecador, em balana analtica e anotado o valor Pac(peso do cadinho mais amostra).Os dados sero lanados da formula:

Aos sete anos, aps o abate e a retirada dos corpos de provas e dos devidos testes em laboratrios os valores referente ao teor de lignina e densidade bsica sero expostos em tabelas(1) como o exemplo abaixo para as devidas analise estatsticas :
Sero testados seis tratamentos, abaixo relacionados (tabela 01):

Aps o preenchimento das tabelas com os dados, ser estipulado se os devidos tratamentos alteram ou no a qualidade da madeira referente ao teor

de lignina e densidade bsica, apresentando qual espaamento se torna mais vivel a produo energtica.

7. RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que devido competio, aps uma determinada idade, as rvores pertencentes aos maiores espaamentos apresentem menor

concentrao de madeira adulta, ocasionando menores densidades em relao s rvores pertencentes aos maiores espaamentos, assim gerando um carvo de menor qualidade.

8. CRONOGRAMA
2011 Reviso de Literatura Definio do local de experimento Preparo do Solo Plantio das mudas Controle de pragas Execuo do Projeto Controle de ervas daninhas Abate das rvores Formao dos corpos de prova Determinao das propriedades da madeira Tabulao de dados Anlise estatstica Relatrio final X 2012 X 2013 X 2014 X 2015 X 2016 X 2017 X 2018

X X X X X X X X X X X X X X X

X X X

9.REFERNCIAS
BALLONI, E.A.; SIMES, J.W. O espaamento de plantio e suas implicaes silviculturais. IPEF, p. 1-16, 1980. (Srie Tcnica, 3). BERGER, R. Crescimento e qualidade da madeira de um clone de Eucalyptus saligna Smith sob o efeito do espaamento e da fertilidade. 2000. 106p. Dissertao (Mestrado em Cincias Florestais) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2000. BERGER,R.,SCHNEIDER, P.R., FINGER, C.A.G., HASELEIN, C.R. Efeito do espaamento e da adubao no crescimento de um clone de Eucalyptus saligna Smith. Cincia Florestal , Santa Maria, v.12,n.2,p.75-87, 2002. BRITTO, J.O. & BARRICHELO, L.E.S. Aspectos tcnicos da utilizao da madeira e carvo vegetal como combustveis. In: Seminrio de abastecimento energtico indstrial com recursos florestais. Palestras apresentadas: So Paulo, Secretaria da Indstria, Comrcio, Cincia e Tecnologia, 1982. p.101-37. FILHO, E ,P; SANTOS,P,E,T; & FERREIRA,C,A. Eucaliptos indicados para plantio no Estado do Paran . Documentos 129. Embrapa . Colombo ,Nov. 2006. p- 22,24. INSTITUTO DE TERRAS CARTOGRAFIA E FLORESTAS, Curitiba, PR. Atlas do Estado do Paran. Curitiba, ITCF/SEAG, 1987. 73p. MIGLIORINI, A, J; BRITO, J, O; BARRICHELO, L, E, G; Influncia das Prticas Silviculturais na Produo de Carvo Vegetal. IPEF- Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais. Circular Tcnica n 104. So Paulo, 1980. OPARINA, L. V. et alii - 1971 - Sb. Tr. VNII GIDROLIZA Rast Mater 19: 17686.From: - ABIPC. PARAN. Secretaria da Agricultura. Diagnstico do setor florestal do Estado Do Paran; anexo. Curitiba, s.d. 71p. PHILIPP, P; DALMEIDA, M.L. O. Celulose e Papel. Volume I. Tecnologia de Fabricao da Pasta Celulsica. Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo Centro Tcnico em celulose e papel. So Paulo, 1988, 2 edio. QUADROS, M. F. L. de; MACHADO, L. H. R. M.; CALBETE, S.; BATISTA, N. N. M.;OLIVEIRA, G. S. de. Climatologia de precipitao e temperatura. Climanlise, Cachoeira Paulista, 2005. Edio comemorativa de 10 anos. Disponvel em:<http://www.cptec.inpe.br/products/climanalise/cliesp10a/chu esp.html>. Acesso em: 7 jul. 2011.

ROCHA, M. P.; TOMASELLI, I. Efeito do modelo de desdobro na qualidade da madeira serrada de Eucalyptus dunnii. Cerne, Lavras, v. 8, n. 2, p. 70-83, 2002. ROWELL, R. M.; PETTERSEN, R.; HAN, J.S.; ROWELL, J. S.; TSHABALALA, M.A. Cell Wall Chemistry. Captulo 03 do livro Handbook of Wood Chemistry and Wood Composites. Editado por Roger M. Rowell. Editora Taylor & Francis Group. New York, 2005. SMITH, D.M., 1962 - The practice of silviculture. John Wiley & Sons, New York -London. 578 p. TOUMEY, J.W. and C. F. KORSTIAN, 1957 - Seeding and planting in the practice of forestry. John Wiley & Sons, New York - 520 p. TRUGILHO, P. F. Aplicao de algumas tcnicas multivariadas na avaliao da qualidade da madeira e do carvo de Eucalyptus. 1995. 160 f. Tese(Doutorado) Universidade Federal deViosa, 1995. SANSIGOLO,C.A.Destilao em metanol-gua de Eucalyptus globukus, Labil: caracterstica da lignina e da polpa.163f. Tese (Doutorado em cincias) Universidade de So Paulo, So Carlos, 1994. SATANOKAS, S. - 1963 - Hokkaido Daigaku, enshurin Hokuku, 22(2): 609814. From: C.A.

EDUARDO GABRIEL PINHEIRO

QUALIDADE DA MADEIRA DE Eucalyptus dunii PARA FINS ENERGTICOS EM FUNO DO ESPAAMENTO

Universidade estadual do Centro-Oeste do Paran Campus Irati Setor de Cincias Agrrias e Ambientais Departamento de Engenharia Florestal

Orientador: Prof. Dr. Antnio J. de Arajo

IRATI, PR NOVEMBRO 2011

Vous aimerez peut-être aussi