Vous êtes sur la page 1sur 4

O Que o Reflexo Condicionado

file:///D:/Documents%20and%20Settings/c%C3%A9lio/Meus%20doc...

O que o Reflexo Condicionado


Jlio Rocha do Amaral e Renato M.E. Sabbatini, PhD

No final do sculo XIX e no incio do sculo XX, um


fisiologista russo chamado Ivan Pavlov (1849-1936), ao estudar a fisiologia do sistema gastrointestinal, fez uma das grandes descobertas cientficas da atualidade: o reflexo condicionado. Foi uma das primeiras abordagens realmente objetivas e cientficas ao estudo da aprendizagem, principalmente porque forneceu um modelo que podia ser verificado e explorado de inmeras maneiras, usando a metodologia da fisiologia. Pavlov inaugurava, assim, a psicologia cientfica, acoplando-a neurofisiologia. Por seus trabalhos, recebeu o prmio Nobel concedido na rea de Medicina e Fisiologia em 1904.

1 de 4

3/12/2010 11:18

O Que o Reflexo Condicionado

file:///D:/Documents%20and%20Settings/c%C3%A9lio/Meus%20doc...

Ilustrao: Renato M. E. Sabbatini

A experincia clssica de Pavlov aquela do co, a campainha e a salivao vista de um pedao de carne. Sempre que apresentamos ao co um pedao de carne, a viso da carne e sua olfao provocam salivao no animal. Se tocarmos uma campainha, qual o efeito sobre o animal? uma reao de orientao. Ele simplesmente olha, vira a cabea para ver de onde vem aquele estmulo sonoro. Se tocarmos a campainha e em seguida mostrarmos a carne, dando-a ao co, e fizermos isso repetidamente, depois de certo nmero de vezes o simples tocar da campainha provoca salivao no animal, preparando o seu aparelho digestivo para receber a carne. A campainha torna-se um sinal da carne que vir depois. Todo o organismo do animal reage como se a carne j estivesse presente, com salivao, secreo digestiva, motricidade digestiva etc. Um estmulo que nada tem a ver com a alimentao, meramente sonoro, passa a ser capaz de provocar modificaes digestivas.

Para que surja um reflexo condicionado preciso que existam certas condies: 1. coexistncia no tempo, vrias vezes repetida, entre o agente indiferente e o estmulo incondicionado (no caso, o som da campainha e a apresentao da carne); 2. o agente indiferente deve preceder em pouco tempo o estmulo incondicionado. Se dermos a carne primeiro e tocarmos a campainha depois, a reao condicionada no se estabelece; 3. inexistncia naquele momento de outros estmulos que possam provocar inibio de causa externa. Se simultaneamente damos uma chicotada no animal ou lhe jogamos gua gelada, provocamos inibio, desencadeando reao de defesa no animal; 4. para que o reflexo condicionado se mantenha, necessrio que periodicamente o reforcemos. Uma vez que o reflexo se formou, o mero som da campainha substitui a apresentao da carne. Mas, se tocarmos repetidamente a campainha e no mais apresentarmos a carne, depois de um certo nmero de vezes o animal deixa de reagir com salivao e secreo digestiva.

Como Funciona o Reflexo Condicionado

2 de 4

3/12/2010 11:18

O Que o Reflexo Condicionado

file:///D:/Documents%20and%20Settings/c%C3%A9lio/Meus%20doc...

Estmulo -------> Resposta Estmulo Indiferente + Estmulo Incondicionado (apresentao da carne) ---------> Resposta Incondicionada Estmulo Indiferente --------> Resposta Condicionada

. Explicando melhor: um estmulo indiferente, combinado com um estmulo capaz de ativar um reflexo incondicionado, gera uma resposta incondicionada e, depois de algum tempo, o estmulo indiferente, por si s, capaz de provocar resposta que pode, ento, ser considerada como condicionada. Esses estmulos indiferentes podem vir tanto do meio externo (estmulos sonoros, luminosos, olfativos, tteis, trmicos) como do meio interno (vsceras, ossos, articulaes). As respostas condicionadas podem ser motoras, secretoras ou neurovegetativas. Podem pois, ser condicionadas reaes voluntrias ou reaes vegetativas involuntrias. Podemos fazer com que respostas involuntrias apaream de acordo com a nossa vontade, se usarmos o condicionamento adequado. As respostas condicionadas podem ser excitadoras (com aumento de funo) ou inibidoras (com diminuio de funo). Existem diversos exemplos de como se pode modificar, atravs do condicionamento, a fisiologia do animal e do ser humano. Citaremos apenas alguns, para, a partir deles, procurar compreender o que poderia ocorrer no momento do efeito placebo.

A Modificao da Fisiologia Atravs do Condicionamento


Pavlov e seus seguidores logo perceberam que o condicionamento era muito poderoso no sentido de alterar funes orgnicas. Diversos experimentos comprovaram isso, e abriram um enorme campo de estudos, com muitas conseqncias para a aplicao clnica em seres humanos. Por exemplo, coloca-se uma sonda retal em um co e faz-se um enema salino (injeo de gua salgada). A presena daquele soluto dentro do intestino provoca, ao fim de algum tempo, aumento da diurese (excreo renal de gua) para restabelecer o equilbrio hidroeletroltico. Depois de algumas sesses de administrao de enema salino atravs da sonda retal, a mera introduo da sonda retal, sem enema, tambm provoca aumento da diurese. Da mesma maneira, se antes de aplicar injeo de insulina em um co, faz-se com que ele oua sempre um assobio, a hipoglicemia que surge em decorrncia da ao da insulina passar a surgir, depois de algum tempo, pela simples audio do assobio. O metabolismo do animal alterou-se, passando a responder com hipoglicemia a um estmulo sonoro que nada tem a ver, em condies normais, com o metabolismo dos glicdios.

O Sistema Nervoso Central e os Reflexos Conditionados


Finalmente, atravs do que ficou conhecido como a "Teoria Pavloviana da Atividade Nervosa Superior", Pavlov e seus discpulos foram os primeiros pesquisadores a integrar os estudos da psicologia do aprendizado com a anlise experimental da funo cerebral. Eles mostraram que os reflexos condicionados se originam no crtex cerebral,

3 de 4

3/12/2010 11:18

O Que o Reflexo Condicionado

file:///D:/Documents%20and%20Settings/c%C3%A9lio/Meus%20doc...

o qual, segundo as palavras de Pavlov, " o distribuidor primrio e organizador de toda as atividades do organismo". Ao longo de vrios anos, ele e seus discpulos chegaram s leis bsicas que governam a operao do crtex cerebral no aprendizado condicionado.

Para Saber Mais


Ivan Petrovich Pavlov: The Nobel Prize of Physiology or Medicine 1904 (The Nobel Foundation) Ivan Pavlov and Classical Conditioning (University of Indiana) Basic Concepts on Classical Conditioning (Universitt Wrzburg)

Volta ao artigo principal

Os Autores
Jlio Rocha do Amaral, MD - Professor de farmacologia clnica, anatomia e fisiologia . Gerente Mdico Cientfico da Merck S/A Indstrias Qumicas. Redator de manuais didticos sobre anatomia, fisiologia e farmacologia para uso da Merck. Supervisor de editorao das publicaes cientficas: Senecta, Galenus e Sinapse. Redator de protocolos e relatrios de pesquisas clnicas de produtos, a partir de 1978. Coordenador adjunto dos cursos de formao de especialistas em Oxidologia, promovidos pelo Instituto da Pessoa Humana (IPH) e Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Chefe do Servio de Psiquiatria do Departamento de Neurocincias do Instituto da Pessoa Humana (IPH). Co-autor do livro 'Princpios de Neurocincias, entre outros. Email: julioamaral@pobox.com Renato M.E. Sabbatini, PhD. Doutorado em Neurofisiologia do Comportamento pela Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto da Universidade de So Paulo. Pesquisador convidado do Instituto Max Planck de Psiquiatria, Munique, Alemanha. Professor Associado do Departamento de Gentica Mdica da Faculdade de Cincias Mdicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Diretor associado do Ncleo de Informtica Biomdica, Universidade Estadual de Campinas. Editor associado da revista Crebro & Mente. Email: sabbatin@nib.unicamp.br

4 de 4

3/12/2010 11:18

Vous aimerez peut-être aussi