Vous êtes sur la page 1sur 5

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA CIDADE DE TERESINA SEO JUDICIRIA DO ESTADO DO PIAU.

Dependente, nacionalidade, estado civil, residente e domiciliado(a) na Rua, Bairro, Cidade, Estado, inscrito(a) no CPF sob o n, vem presena de Vossa Excelncia, atravs de seus procuradores constitudos, propor a presente AO DE CONCESSO DE BENEFCIO PREVIDENCIRIO, contra o INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL- INSS <endereo para citao/intimao a ser verificado de acordo com a cidade e estado que se ingressa com a ao>, pelos fatos e fundamentos que a seguir aduz:

I DOS FATOS A Parte Autora viveu matrimonialmente em sociedade de fato com o de cujus, Fulano de Tal, pelo perodo aproximado de tantos anos. Destaca-se que o(a) falecido(a) era segurado(a) da Previdncia Social, conforme comprova cpia da carteira de trabalho anexa, possuindo, na data de seu falecimento, a condio de segurado(a). Aps o falecimento de seu(ua) companheiro(a), a Parte Autora deu entrada em requerimento administrativo para concesso do benefcio de penso por morte, tendo sido o mesmo indeferido pela Autarquia, conforme comprovam os documentos anexos. Consciente da possibilidade assegurada pelo ordenamento jurdico ptrio, bem como pelas decises de nossos Tribunais, recorre agora tutela judicial para ver seus direitos concedidos de forma correta e necessria, para que seja garantida a Justia.

II DO DIREITO A Parte Autora cumpriu todos os requisitos necessrios para a concesso da penso por morte. Seno vejamos: A Lei n 8.213, de 24 de julho de 1991, determina, em seu art. 16:
Art. 16. So beneficirios do Regime Geral de Previdncia Social, na condio de dependentes do segurado:

I -o cnjuge, a companheira, o companheiro e o filho no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 anos ou invalido; (...) 4. A dependncia econmica das pessoas indicadas no inc. I e presumida e a das demais deve ser comprovada.

Assim, por ser a Parte Autora companheiro(a) do(a) falecido(a) e este(a) contribuinte/segurado(a) do Regime Geral de Previdncia Social, e o(a) mesmo(a), por determinao legal e garantia constitucional, dependente. E sua dependncia econmica para com o(a) falecido(a) e legalmente presumida, no necessitando de maiores comprovaes. De fato, nossos juzes j decidiram que a presuno de dependncia econmica entre companheiros e absoluta 16 . Vejamos as disposies legais especificas da penso por morte:
Art. 74. A penso por morte ser devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou no, a contar da data: I -do bito, quando requerida at 30 dias depois deste; Art. 75. O valor mensal da penso por morte ser de 100% do valor da aposentadoria que o segurado recebia ou daquela a que teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de seu falecimento, observado o disposto no art. 33 desta Lei2.

Importante destacar o artigo 201 da Carta Magna, em seu inciso V: Art. 201. Os planos de previdncia social, mediante contribuio, atendero, nos termos da lei, a: (...) V - penso por morte de segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes, obedecido o disposto no 5. e no art. 202. Ora, resta claro o direito do(a) requerente a concesso da penso por morte pleiteada, no havendo motivo plausvel para o indeferimento arbitrrio feito pela Autarquia R. Os Tribunais ptrios corroboram com o entendimento trazido nessa exordial:
PREVIDENCIRIO. PENSO POR MORTE. COMPANHEIRA. DEPENDENCIA. PRESUNO. PRESCRIO QUINQUENAL. REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO. CAUSA INTERRUPTIVA. 1. Segundo o art. 16, inciso I, da Lei 8.213/91, so beneficirios do Regime Geral de Previdncia Social, na condio de dependentes do segurado, dentre outros, a companheira, cuja dependncia e presumida, nos termos do 4. do mesmo artigo. (...) (TRF 4.. APELAO CIVEL No 200071000012912, RELATOR LUIZ ANTONIO BONAT. Quinta Turma, Deciso Unnime, Data: 13/09/2005, Publicao DJU, 28/09/2005, p. 975.) *** Penso por morte. Unio estvel (declarao). Prova exclusivamente testemunhal (possibilidade). Arts. 131 e 332 do Cd. de Pr. Civil (aplicao).

No nosso sistema processual, coexistem e deve ser observados o princpio do livre convencimento motivado do juiz e o princpio da liberdade objetiva na demonstrao dos fatos a serem comprovados (arts. 131 e 332 do Cd. de Pr. Civil). Se a lei no impe a necessidade de prova material para a comprovao tanto da convivncia em unio estvel como da dependncia econmica para fins previdencirios, no h por que vedar companheira a possibilidade de provar sua condio mediante testemunhas, exclusivamente. Ao magistrado no dado fazer distino nas situaes em que a lei no faz. 4. Recurso especial do qual se conheceu, porm ao qual se negou improvimento. (STJ, RESP 09/10/2006). 200501580257, NILSON *** PREVIDENCIRIO. PENSO POR MORTE. UNIAO ESTAVEL. COMPROVAAO. REQUISITOS. COABITAAO. FIDELIDADE. JUROS DE MORA. MARCO INICIAL. CITAO DO INSS. HONORRIOS ADVOCATCIOS. QUANTUM. A companheira faz jus a percepo do benefcio de penso por morte se demonstrada a unio estvel com o segurado falecido mediante incio de prova material corroborada por prova testemunhal. A coabitao, embora no seja pressuposto necessrio para a configurao da unio estvel, e, sem duvida, um de seus mais importantes indicativos, vale dizer, uma demonstrao visvel de que um casal esta partilhando uma vida em comum, formando um ncleo familiar, com diviso de despesas e cooperao de ambos para a construo de um patrimnio juntos. Hiptese em que, ainda que o casal no residisse junto, o longo tempo que o relacionamento durou- quase vinte anos, aliado a outros fatores, denota a existncia do animus de formao de vinculo familiar. Por bvio que a requerente cumpriu os requisitos legais para a concesso do benefcio ora pleiteado, devendo este juzo fazer valer os ditames da lei e por fim a tamanha injustia. NAVES, SEXTA TURMA,

Por fim, cabe destacar comprovao da existncia de unio estvel no so necessrias provas documentais, podendo ser feita exclusivamente testemunhal, como j pacificou a TNU nos seguintes julgados: PEDILEF n 2007.72.95.002652-0/SC, Rel. Juiz Fed. Ricarlos Almagro V. Cunha, DJ 13.10.2009 PEDILEF n 2005.38.00.760739-3/MG, Rel. Juiz Fed. Jos Antonio Savaris, DJ 01.03.2010

III DO PEDIDO Diante do exposto e comprovado, requer:

a) a citao do Instituto Nacional Do Seguro Social- INSS, na pessoa de seu Procurador Regional, para, querendo, responder a presente demanda, no prazo legal, advertindo-se que, em caso de inrcia, presumir-se-o aceitos como verdadeiros os fatos articulados pela Parte Autora (art. 285,in fine do CPC); b) a procedncia da pretenso deduzida, consoante narrado nessa inicial, condenando-se o INSS a conceder a penso por morte ora pleiteada, conforme o previsto no art. 201, 5., da Constituio Federal de 1988 e no art. 74 e seguintes da Lei n 8.213/91, devendo ser considerada como data de incio do referido benefcio data do bito; c) a condenao do INSS ao pagamento das parcelas mensais vencidas e no pagas, desde a data da concesso do benefcio, acrescidas de correo monetria a partir do vencimento de cada prestao at a efetiva liquidao, respeitada a prescrio qinqenal, adotando-se os critrios de atualizao previstos na nova redao da Lei 11.960/2009 ao art. 1-F da Lei n. 9.494/97; d) a intimao do INSS para que apresente o Processo de Concesso do Benefcio Previdencirio, bem como o histrico de contribuies do(a) falecido(a) segurado(a), para posterior remessa dos autos a Contadoria Judicial para apurao da RMI e dos demais valores devidos ao(a) pensionista, nos termos do art. 11 da Lei n 10.259/01; e) a condenao do INSS ao pagamento das custas, despesas e honorrios advocatcios, devidamente atualizados, na base de 20% (vinte por cento) sobre o valor da condenao, apuradas em liquidao de sentena, conforme dispe o art. 55 da Lei n 9.099/95. Considerando que a questo de mrito e unicamente de direito, requer o julgamento antecipado da lide, conforme dispe o art. 330 do Cdigo de Processo Civil. Sendo outro o entendimento de V. Exa., requere protesta pela produo de todos os meios de prova admitidos em direito, sem excluso de nenhum que se fizer necessrio ao deslinde da demanda, principalmente a ouvida de testemunhas que comprovaro a relao existente entre o(a) falecido(a) segurado(a) e a Parte Autora. Para tanto, se assim entender V. Exa., a Parte Autora elenca ao final da presente os dados das testemunhas a serem ouvidas; Por no estar em condies de pagar as custas do processo e os honorrios advocatcios, sem prejuzo prprio e de sua famlia, requer a concesso do Benefcio da Justia Gratuita, na forma do artigo 4., com a redao imposta pela Lei n 7.510/86 e artigo 9. da Lei n 1.060/50. Requer-se que ao final da presente demanda, caso sejam encontradas diferenas em favor do(a) autor(a), quando da expedio da RPV ou do precatrio, que os valores referentes aos honorrios contratuais (contrato de honorrios anexo), sejam expedidos em nome da sociedade de advogados contratada pela Parte Autora, no percentual constante no contrato de honorrios anexo, assim como dos eventuais honorrios de sucumbncia. D-se a causa o valor de R$ 1.000,00 (mil reais). Por ser medida de salutar JUSTIA!! PEDE DEFERIMENTO. Cidade e data

Assinatura do advogado

TESTEMUNHAS: 1. nome CPF Endereo

2. nome CPF Endereo

3. nome CPF Endereo

Vous aimerez peut-être aussi