Vous êtes sur la page 1sur 8

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

1 Srie Modelagem de Sistemas

CST em Gesto da Tecnologia da Informao

A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Walter Gima


Faculdade Anhanguera de Limeira

CST em Gesto da Tecnologia da Informao 1 Srie - Modelagem de Sistemas

Pg. 2 de 8

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Compreende tecnologias relacionadas comunicao e processamento de dados e informaes. Define parmetros de utilizao de sistemas, gerencia os recursos humanos envolvidos, implanta e documenta rotinas, controla os nveis de servio de sistemas operacionais e banco de dados, gerenciando os sistemas implantados.

DESAFIO
Uma empresa de desenvolvimento de sistemas recebeu como tarefa participar de uma concorrncia junto com outras empresas para elaborar um projeto de software web para uma biblioteca. O projeto proposto dever planejar o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de biblioteca e indicar os recursos necessrios para seu funcionamento (servidor web, SGBD, Linguagem e ferramentas de desenvolvimento e etc). O sistema dever realizar o gerenciamento dos emprstimos dos livros (reservado, emprestado ou disponvel) fazendo o controle das devolues e multas. O sistema tambm deve realizar a catalogao (cadastro) dos livros e permitir a troca desses registros entre outras bibliotecas, o sistema dever apresentar um relatrio com os emprstimos do cliente. A equipe responsvel pelo desenvolvimento do projeto solicitado dever ser formada por quatro integrantes. O projeto ter durao de seis meses no total. Na fase inicial do projeto, haver uma primeira reunio para orientaes e definio da equipe. Outras cinco reunies de status ocorrero entre o representante do cliente e a equipe do projeto. Em cada reunio, a equipe ir entregar um ou mais relatrios e ter a oportunidade de discutir sobre as atividades futuras. A entrega dos relatrios deve seguir o planejamento a seguir: Relatrio 01: Equipe do Projeto. Relatrio 02: Escopo do Projeto. Relatrio 03: Estrutura XML. Relatrio 04: Interface HTML. Relatrio 05: Banco de Dados e SGBD. Relatrio 06: Modelagem de Dados. Desenvolver um sistema de informao de forma eficaz, que apresente resultados compatveis com os requisitos do cliente exige fazer uso da Modelagem de Sistemas. Considere que o representante do cliente o professor da disciplina, as reunies de status do projeto sero constitudas pelas aulas de orientao de ATPS com o professor. Aps as reunies de status, o representante do cliente eleger um projeto de software web para ser o vencedor do processo concorrncia.

Objetivo do desafio
Elaborar um projeto de software web para gerenciamento de uma biblioteca.

Produo Acadmica

Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas e atividades realizadas.

Walter Gima

CST em Gesto da Tecnologia da Informao 1 Srie - Modelagem de Sistemas

Pg. 3 de 8

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: Organizar-se, previamente, em equipes de participantes conforme orientao do professor. Entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Aluno e Equipe.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: Em papel branco, formato A4. Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm. Fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta. Espaamento de 1,5 entre linhas. Se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas. Com capa, contendo: Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina. Nome e RA de cada participante. Ttulo da atividade. Nome do professor da disciplina. Cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula tema: Princpios de modelagem, orientao a objetos e UML. Esta atividade importante para que voc tenha uma viso geral da iniciao de um projeto de software e dos princpios e tcnicas de levantamento de escopo e modelagem de sistemas. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Faa a leitura do captulo do livro texto ou complementar que apresenta informaes sobre a definio do escopo de um Projeto UML (Unified Modeling Language). Passo 2 (Equipe) Elaborem o Relatrio 01: Equipe de Projeto. Estabelea e formalizem em um relatrio com a equipe inicial do projeto apresentando as caractersticas (formao, experincia) de cada um

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Walter Gima

CST em Gesto da Tecnologia da Informao 1 Srie - Modelagem de Sistemas

Pg. 4 de 8

de seus componentes. A equipe de projeto dever ser constituda por um gerente de projeto mais trs colaboradores (representados por quatro alunos). Passo 3 (Equipe) Elaborem o Relatrio 02: Escopo do Projeto. O escopo do projeto especifica as principais caractersticas e funes do sistema a ser criado e tambm serve de base para a especificao de hardware, software, banco de dados e etc. Considerando que o tema um Sistema de Gerenciamento de Biblioteca, elabore o escopo do projeto com as seguintes sees: 2.1 Nome do Projeto: apresente um nome para o projeto do sistema. 2.2 Objetivos do Sistema: apresente os objetivos do sistema (o que o sistema ir fazer). 2.3 Previso de Incio e Trmino do Projeto: apresente as datas de incio e fim do projeto. 2.4 Plataforma (sistema operacional): apresente o(s) sistema(s) operacional(is) que servir(o) como plataforma para o sistema (justifique as razes que o levaram para realizar a escolha). 2.5 Linguagem de Programao: Apresente e justifique com suas caractersticas a(s) linguagem(ns) de programao escolhidas para o desenvolvimento do sistema. 2.6 Premissas: fatores que devem ser considerados no planejamento do projeto. 2.7 Restries: fatores que afetam o desenvolvimento do sistema.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula tema: Conceitos iniciais sobre Web Semntica (a nova web), Linguagem XML e os Servios Web. Esta atividade importante para que voc conhea a semntica e a estrutura do XML (Extensible Markup Language) que uma das linguagens mais utilizadas na web. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisem sobre a estrutura, criao e pontos fortes da utilizao de XML atravs do livro texto, livro complementar, vdeo aulas ou apostilas. Passo 2 (Equipe) Elaborem o Relatrio 03: Estrutura XML. Citem os principais motivos para utilizao de XML para compartilhar os registros bibliogrficos com as demais instituies. Utilizem XML para criar um arquivo contendo os campos necessrios para compartilhar dados bibliogrficos (livros) com as outras bibliotecas, esses dados devem ser coerentes com os campos utilizados no cadastro dos livros. Segue abaixo exemplo de estrutura XML:

Walter Gima

CST em Gesto da Tecnologia da Informao 1 Srie - Modelagem de Sistemas

Pg. 5 de 8

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?> <leitor> <nome>Jos da Silva</nome> <cidade>So Paulo</cidade> <uf>SP</uf> <email>jose_silva@hotmail.com</email> </leitor>

ETAPA 3 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula tema: Conceitos iniciais sobre a linguagem HTML. Linguagens web dinmicas e scripts. Esta atividade importante para que voc entenda as caractersticas fundamentais de desenvolvimento para WEB e aprenda tambm como a construo de pginas utilizando HTML (HyperText Markup Language). Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Faa a leitura dos captulos do livro texto ou nos livros complementares que apresentam informaes sobre criao de pginas HTML (HyperText Markup Language). Passo 2 (Equipe) Elaborem o Relatrio 04: Interface HTML. Utilize HTML para criar o prottipo no funcional e ilustre pelo menos trs telas do sistema: Cadastro de Leitor, Cadastro de Livro e Lanamento de Emprstimos. Como est utilizando um prottipo no funcional crie um documento mapeando o comportamento do sistema. Este relatrio dever conter as seguintes sees: 4.1 Tela de Cadastramento de Leitor: apresente a tela do sistema que far o cadastramento do Leitor. Apresente tambm nesta seo a descrio de cada campo do formulrio e as caractersticas dos dados que sero inseridos em seus campos. 4.2 Tela de Cadastro de Livro: apresente a tela do sistema que far o cadastramento de Livro. Apresente tambm nesta seo a descrio de cada campo do formulrio e as caractersticas dos dados que sero inseridos em seus campos. 4.3 Tela de Emprstimo: apresente a tela do sistema que far o Emprstimo. Apresente a descrio dos campos editveis.

Walter Gima

CST em Gesto da Tecnologia da Informao 1 Srie - Modelagem de Sistemas

Pg. 6 de 8

ETAPA 4 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula tema: Fontes de dados (ODBC). SGBD: rpida viso. Utilizao para acesso a manuteno de dados. Esta atividade importante para que voc conhea alguns SGBDs (Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados) e formas de armazenamento de informaes. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Pesquise sobre como criar um banco de dados para um sistema web e as principais caractersticas de pelo menos cinco SGBD (exemplo: Oracle, MySQL). Passo 2 (Equipe) Elaborem o Relatrio 05: Banco de Dados e SGBD. Desenvolvam um modelo para o Banco de Dados do Sistema para Gerenciamento de Biblioteca descrevendo a estrutura para armazenar os dados de livro, leitor, emprstimo e funcionrio. Acrescentem uma lista com as caractersticas dos trs melhores SGBDs com base na pesquisa realizada no Passo 1 e justifique a escolha de qual a melhor opo para seu projeto.

ETAPA 5 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula tema: Atividades voltadas ao Projeto Multidisciplinar de Aprendizagem. Esta atividade importante para que voc utilize as tcnicas de modelagem de dados fornecidas pela UML e seus principais diagramas. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Faa a leitura do captulo do livro texto que apresenta informaes sobre requisitos de software e modelagem de dados UML. Passo 2 (Equipe) Desenvolvam um modelo para o Sistema de Gerenciamento de Biblioteca utilizando o Diagrama de Classe, descreva possveis classes, mtodos e atributos necessrios. Segue abaixo exemplo de Diagrama de Classe (figura 1):

Walter Gima

CST em Gesto da Tecnologia da Informao 1 Srie - Modelagem de Sistemas

Pg. 7 de 8

Figura 1 Exemplo de um Diagrama de Classe

Passo 3 (Equipe) Desenvolvam um modelo para o Sistema de Gerenciamento de Biblioteca utilizando o Diagrama de Casos de Uso. Segue abaixo exemplo de diagrama (figura 2):

Figura 2 Exemplo de um Diagrama de Caso de Uso

Passo 4 (Equipe) Elaborem o Relatrio 06: Modelagem de Dados. Anexem os diagramas criados nos passos anteriores e crie as seguintes sees:

Walter Gima

CST em Gesto da Tecnologia da Informao 1 Srie - Modelagem de Sistemas

Pg. 8 de 8

6.1 Diagrama de Classe: breve descrio sobre o que Diagrama de Classe e Anexo (Diagrama de Classe). 6.2 Diagrama de Casos de Uso: breve descrio sobre o que Diagrama de Caso de Uso e Anexo (Diagrama de Caso de Uso). 6.3 Casos de Uso: utilizando como base o Diagrama de Caso de Uso liste e descreva as funcionalidades que iro ser desempenhadas pelo Sistema de Gerenciamento de Biblioteca.

Walter Gima

Vous aimerez peut-être aussi