Vous êtes sur la page 1sur 4

1SESAES11_012_16N243268

CESPE/UnB SESA/ES

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
No que se refere a formas farmacuticas e vias de administrao de medicamentos e a interaes medicamentosas, julgue os prximos itens.
51

Frmaco hidrofbico administrado por via intramuscular pode-se ligar s protenas musculares, levando reduo da rea sobre a curva; por exemplo, a dicloxacilina se liga em 95% protena plasmtica enquanto a ampicilina, em 20%. Dessa forma, a ampicilina absorvida mais rapidamente do msculo do que a dicloxacilina. O diminidrinato pode ser utilizado com segurana tanto na gravidez quanto durante a amamentao. As interaes farmacolgicas so uma das causas de reaes adversas a medicamentos. A diminuio do efeito de um frmaco pode ser necessria em caso de dose excessiva, como o uso do flumazenil como antdoto para a morfina e o da naloxana como antagonista de benzodiazepnicos. Frmacos que so absorvidos por via sublingual no sofrem o metabolismo de primeira passagem e caem diretamente na circulao.

A mortalidade provocada pelas doenas infecciosas e parasitrias no Brasil, em 1930, era responsvel por 45,7% dos bitos. Esse percentual, em 2005, diminuiu para 5,2%. As internaes, entretanto, ainda se mantiveram altas de acordo com os dados epidemiolgicos obtidos entre os anos de 2000 a 2007 13,6% na regio norte e 11,9% no nordeste.
Ministrio da Sade. Guia de bolso de doenas infecciosas e parasitrias. 7. ed. (com adaptaes).

52 53 54

Tendo o texto como referncia inicial e a respeito de frmacos usados no tratamento de parasitoses, julgue os itens seguintes.
65

Considerando a sua excelente difuso cerebral, o fluconazol predominantemente indicado para as formas de coccidiomicose que comprometem o sistema nervoso central. Entre os esquemas teraputicos propostos para o tratamento de gonorreia, incluem-se: ofloxacina, ciprofloxacina, ambas administradas por via oral, ou ceftriaxona por via intramuscular em dose nica. A hansenase uma doena infectocontagiosa, crnica, curvel, causada pelo bacilo de Hansen. O tratamento da amebase, infeco causada por protozorio, pode ser feito com metronidazol, seja na forma leve, seja na forma grave da doena. O tratamento da ascaridase, doena parasitria humana, para adultos, incluindo gestantes, deve ser feito com albendazol 400 mg/dia em dose nica. A coccidioidomicose uma micose sistmica predominantemente cutnea que tem como tratamento, entre outros medicamentos, a anfotericina B, frmaco contraindicado em qualquer dose para pacientes com insuficincia renal.

66

55

67 68

Em relao farmacocintica, julgue os itens a seguir.


56

Nos idosos, h diminuio da massa magra e aumento do tecido adiposo. Dessa forma, devem ser utilizados preferencialmente frmacos com carter hidroflico em vez dos lipoflicos. Em idosos, devido sua farmacocintica, h diminuio de "1 glicoprotena cida. Frmacos que apresentam como efeito adverso nusea e vmito devem ser administrados com alimento para diminuir o desconforto gastrintestinal, como, por exemplo, anti-inflamatrios no esteroidais, fluoxetina e metoclopramida. A fluoxetina um antidepressivo tricclico e deve ser administrada pela manh, para no causar insnia no paciente. Sabendo-se que o pH gstrico do recm-nascido semelhante ao do adulto, a biodisponibilidade dos frmacos administrados por via oral a esses pacientes a mesma dos adultos. Para a administrao de medicamento por via parenteral em recm-nascidos, deve-se escolher a via intramuscular, porque o fluxo sanguneo intenso e as contraes musculares so regulares. O fluxo sanguneo muscular do recm-nascido irregular, assim como as contraes musculares. A concentrao aquosa presente no organismo dos recm-nascidos induz o uso de frmacos lipossolveis ao invs de frmacos hidrossolveis. Sabendo-se que as carboxiesterases so expressas em propores diferentes de acordo com a faixa etria, correto afirmar que as crianas expressam quatro vezes menos do que os adultos e os fetos expressam dez vezes menos do que os adultos.

69

70

57 58

59 60

Os anti-inflamatrios no esteroides (AINES) so medicamentos utilizados no tratamento sintomtico inespecfico, no interferindo na histria natural das doenas inflamatrias. Seu uso muito difundido em todo o mundo e continua a crescer. Em 1995, sua comercializao alcanava a cifra de 2,2 bilhes de dlares, com 73 milhes de prescries anuais em todo mundo.
Lenita Wannamacher e Markus Bredemeier. Anti-inflamatrios no esteroides: uso indiscriminado de inibidores seletivos de cicloxigenase-2. Uso racional de medicamentos, OPAS (com adaptaes).

61

Considerando o texto acima, julgue os prximos itens.


71

62 63

Os inibidores de cicloxigenase tipo 2 (COX-2) seletivos no substituem o cido acetilsaliclico usado como antiplaquetrio na preveno secundria de eventos trombticos. Os AINES podem ser utilizados com segurana em indivduos hipertensos por no causarem aumento na presso arterial. Os AINES possuem propriedades analgsica, antitrmica, anti-inflamatria e antitrombtica. Alm disso, inibem a sntese da fosfolipase A2, substncias endgenas intermedirias de processo inflamatrio. Os AINES, pelo fato de inibirem a cicloxigenase constitucional (COX-1) e a patolgica (COX-2), devem ser utilizados com precauo em processo com insuficincia renal.
5

72 73

64

74

1SESAES11_012_16N243268

CESPE/UnB SESA/ES

Considerando que os antipsicticos so medicamentos efetivos no tratamento de esquizofrenia e de distrbios esquizoafetivos na fase aguda e na fase de manuteno, julgue os itens subsecutivos.
75

Com relao a afeces do aparelho respiratrio, julgue o item abaixo.


85

A clorpromazina classificada como antipsictico tpico, mas causa maior sedao, podendo ser utilizada em processo com surtos psicticos que apresentam sintomas de agressividade. A olanzapina indicada para pacientes obesos, porque causa significativa perda de apetite e peso. Antipsicticos convencionais podem ser refratrios no tratamento de esquizofrenia quando h presena de sintomas como depresso e embotamento afetivo. Os antipsicticos tpicos so efetivos no controle sintomtico de esquizofrenia e transtornos psicticos agudos.

Sabendo-se que a asma uma doena crnica inflamatria caracterizada por episdio reversvel de obstruo area devido a hiper-responsividade brnquica, a utilizao de medicamentos para seu controle, em pacientes gestantes, injustificvel.

76

No que se refere neurotransmisso colinrgica e adrenrgica, julgue os itens seguintes.


86

77

78

Quando um usurio de cocana utiliza frmacos como antidepressivos inibidores de receptao de serotonina, anorexgenos e broncodilatadores ocorre sinergismo de efeito adverso, podendo ocasionar taquicardia, aumento da presso intraocular e presso arterial. A amitriptilina e a carbamazepina so efetivas na dor neuroptica. A amitriptilina, quando administrada com a carbamazepina, provoca antagonismo de ao farmacolgica e diminui a biodisponibilidade da carbamazepina por indues do metabolismo renal. A acetilcolinesterase a enzima responsvel pela sntese de acetilcolina e a colina acetiltransferase responsvel pela degradao da acetilcolina. A cocana age bloqueando a receptao da norepinefrina e da serotonina. Dessa forma, a dependncia da cocana causa diminuio da frequncia cardaca e da presso arterial.

87 88

Acerca de antimicrobianos, julgue os prximos itens.


79

Celulite uma infeco bacteriana de derme e de tecido subcutneo, expressa por sinais locais como calor, eritema, dor e linfadenopatia, podendo haver comprometimento sistmico, com febre e aumento da contagem leucocitria. O tratamento sistmico pode ser realizado com oxacilina de 1,0 g 2,0 g, de 4 horas em 4 horas, por via intramuscular ou intravenosa e tambm com claritromicina 100 mg de 12 horas em 12 horas, por via intramuscular ou intravenosa sem ajuste de dose em insuficincia renal grave. Antimicrobianos sistmicos, como a doxiciclina, podem ser utilizados em casos de acne mais grave. A doxiciclina pode ser utilizada em qualquer faixa etria, porm dialisvel.

89

90

80

De acordo com o Suplemento de Sade da PNAD 2008, a prevalncia de hipertenso na populao idosa est em torno de 54%. O idoso pode apresentar diversas doenas que afetam o sistema cardiovascular e ainda outras doenas crnicas associadas. Julgue os itens a seguir, em relao ao tratamento dessas doenas e a aspectos farmacocinticos, farmacodinmicos e interao medicamentosa.
81

A furosemida, diurtico de ala, pode ter a sua efetividade diminuda quando administrada concomitantemente aos antilgicos, inibidores seletivos ou no seletivos de cicloxigenase, podendo ocasionar aumento da presso arterial. Uma pessoa com asma e que utilize broncodilatador pode usar, ao mesmo tempo, um $ bloqueador para controle da presso arterial. A metildopa um anti-hipertensivo de ao central e um pr-frmaco que exerce sua ao anti-hipertensiva por meio de um metablito ativo. A tolerncia reduz o efeito anginoso do frmaco, sendo frequente em pessoas que utilizam formulaes de nitrato com ao prolongada. Um dos mecanismos de resistncia sugere que haja diminuio de grupos sulfidrilas responsveis tanto pela formao de xido ntrico quanto pela estimulao da guanilato ciclase.

Considerando os dados do grfico acima, que representa um diagrama esquemtico da liberao, em duas fases, da insulina em resposta a infuso constante de glicose, julgue os itens a seguir.
91

82

Os pacientes portadores do diabetes melito do tipo 2 apresentam quadro de hiperglicemia devido deficincia relativa de insulina associada reduo da sua ao. A metformina um hiperglicemiante oral utilizado por pacientes portadores de diabetes do tipo 1, cujo mecanismo de ao aumentar a captao de glicose no msculo estriado e inibir a sada de glicose heptica e a absoro intestinal de glicose. A primeira fase representa a liberao da insulina armazenada em grnulos presentes no citoplasma das clulas $, que secretada, por exocitose, juntamente com o peptdeo C. Tanto na primeira como na segunda fase, a quantidade de insulina liberada independe da via de administrao da glicose.
6

83

92

84

93

94

1SESAES11_012_16N243268

CESPE/UnB SESA/ES
103

Com relao aos mecanismos de ao das vitaminas hidrossolveis e lipossolveis, julgue os itens a seguir.
95

As principais funes da vitamina D, que considerada um hormnio, so a manuteno do Ca+2 plasmtico, o aumento da absoro de Ca+2 pelo intestino, a mobilizao e a diminuio da eliminao renal do Ca+2 sseo. As vitaminas lipossolveis necessitam do auxlio dos sais biliares para serem absorvidas pela via oral. Indivduos que apresentam hematopoiese megaloblstica devem ser tratados com hidrocobalamina, visto que essa patologia est associada deficincia de vitamina B12. A hidroquinona e o epxido so, respectivamente, a forma oxidada e a forma reduzida da vitamina K, sendo a forma oxidada a forma denominada ativa dessa vitamina.

A produo de inseticidas e raticidas est sujeita ao disposto em leis, portarias e decretos que regulamentam as tecnologias de beleza, limpeza e higiene. O nmero de inspees anuais em estabelecimentos pr-determinado e as visitas agendadas pelas unidades municipais da vigilncia sanitria, conforme dispem as leis, as portarias e os decretos que regulamentam as tecnologias de beleza, limpeza e higiene.

104

96

97

Considerando as disposies constantes no regulamento tcnico para planejamento, programao, elaborao e avaliao de projetos fsicos de estabelecimentos assistenciais de sade elaborado pela ANVISA, julgue os itens a seguir.
105

98

Nos ltimos anos, os polivitamnicos tm sido amplamente utilizados pela populao em geral. Embora no haja consenso dos estudiosos dosagem e s associaes de vitaminas consideradas benficas, possvel adquirir esses produtos livremente em farmcias. A respeito dos mecanismos de ao e da comercializao desses polivitamnicos, julgue os prximos itens.
99

No projeto de construo de estabelecimentos assistenciais de sade, devem estar descritas as condies de circulao dos usurios, os sistemas de transportes de materiais, equipamentos e resduos slidos, os sistemas de renovao e controle das correntes de ar, as formas de limpeza das superfcies e dos materiais e a implementao de controle de infeces. desnecessria uma nova avaliao de projeto de construo de farmcia de manipulao cujo parecer favorvel sua execuo tenha sido concedido na vigncia de legislao distinta da vigente no momento da sua execuo. No projeto de construo de estabelecimentos assistenciais de sade, deve constar listagem de atribuies e atividades a serem desenvolvidas no estabelecimento, caracterizando o ambiente proposto. A avaliao dos projetos de construo de estabelecimentos assistenciais de sade, por tcnico responsvel da vigilncia sanitria, deve ser embasada em legislao instituda por rgos de hierarquia superior.

106

Uma vez que a comercializao de polivitamnicos no requer controle especial, dispensa-se a atuao da vigilncia sanitria na validao da tecnologia e na fiscalizao dos processos tcnicos adotados em sua produo. Cabe a vigilncia sanitria orientar a populao sobre a eficcia dos polivitamnicos bem como sobre os seus efeitos colaterais, os riscos de intoxicao e os perigos da automedicao.

107

100

108

A procura por escovas progressivas aumentou muito nos ltimos anos e, proporcionalmente, aumentaram tambm as reclamaes dos usurios que se submeteram a esse procedimento. Dados da ANVISA mostram que as notificaes de danos causados por produtos para alisamento capilar triplicaram no primeiro semestre de 2009 em comparao com todo o ano de 2008. Suspeita-se que a maioria dos casos decorra do uso indevido de substncias alisantes. Como medida preventiva contra esses danos, a ANVISA publicou resoluo restringindo o acesso da populao a algumas substncias, a fim de proteger a sade de profissionais e consumidores. Com relao atuao da ANVISA na vigilncia sanitria das tecnologias de beleza, limpeza e higiene, julgue os itens de 101 a 104.
101

At 1988, a assistncia farmacutica no Brasil circunscrevia-se s atividades da Central de Medicamentos. A partir da implantao do sistema nico de sade (SUS), a assistncia farmacutica teve de ser reformulada para atender s novas demandas de assistncia aos pacientes. A respeito da poltica de assistncia farmacutica adotada no Brasil aps a implantao do SUS, julgue os prximos itens.
109

A poltica de assistncia farmacutica tem como uma de suas diretrizes o uso racional de medicamentos. A poltica de assistncia farmacutica deve contemplar a atualizao e a padronizao de protocolos de interveno teraputica para doenas como a dengue e a gripe suna. Uma das diretrizes fundamentais da nova poltica de assistncia farmacutica brasileira a poltica nacional de medicamentos, cuja relao de medicamentos essenciais possibilitou o acesso da populao a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade. As novas polticas adotadas no setor da sade no Brasil levaram ampliao do conceito de assistncia farmacutica, que constitui um ciclo de aes, abrangendo desde a seleo e aquisio do medicamento at o seu fornecimento ao paciente.
7

110

Aos rgos de vigilncia sanitria cabe a fiscalizao das boas prticas de fabricao dos produtos para alisamento capilar e aos rgos estaduais de meio ambiente, a fiscalizao da eliminao dos resduos resultantes da fabricao desses produtos. A vigilncia sanitria das tecnologias de beleza, limpeza e higiene compreende o controle da cadeia de produo, incluindo-se os mtodos e as tcnicas nela empregados, at o consumo final.

111

102

112

1SESAES11_012_16N243268

CESPE/UnB SESA/ES
117

No mbito da Constituio Federal de 1988, a legislao que rege o Sistema nico de Sade (SUS) , hoje, uma das mais avanadas na rea social e, juntamente com a da previdncia social e a da assistncia social, compe o trip da seguridade social. Ao garantir um conceito abrangente de sade e ao se organizar com base em um s conjunto de princpios norteadores, para todo o territrio nacional, tal legislao instituiu um sistema nico.
L. O. M. Andrade. SUS passo a passo: gesto e financiamento. So Paulo: Hucitec; Sobral: UVA, 2001, p. 279 (com adaptaes).

Considerando o tema do texto acima e a situao atual da sade no Brasil, julgue os itens de 113 a 118, referentes ao SUS.
113

As aes que constituem o segundo nvel de ateno sade, de acordo com o modelo adotado pelo SUS, so de carter individual ou coletivo e envolvem a promoo da sade, a preveno, o diagnstico e o tratamento de doenas e a reabilitao dos pacientes. Cabe ateno bsica encaminhar os usurios para atendimento de alta e baixa complexidade consoante as especialidades bsicas de sade: clnica mdica, pediatria, obstetrcia, ginecologia e suas respectivas emergncias. A comisso de gestores tripartite formada por doze membros: quatro indicados pelo Ministrio da Sade; quatro pelo Conselho Federal de Secretrios de Sade e quatro pelo Conselho Federal de Medicina.

118

Equidade a garantia do fornecimento de um conjunto articulado e contnuo de aes e servios preventivos, curativos e coletivos entre os quais se incluem as aes de promoo e recuperao da sade exigidos, conforme o caso, para todos os nveis de complexidade de assistncia. Entre os princpios do SUS, destacam-se, como princpios de organizao, a acessibilidade, a resolubilidade, a regionalizao e a hierarquizao. As conferncias nacionais de sade, que ocorrem a cada quatro anos, tm por finalidade a avaliao da situao de sade e a proposio de diretrizes para a reformulao da poltica de sade, devendo ser convocadas pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pela prpria conferncia ou pelo Conselho Nacional de Sade. O financiamento do SUS de responsabilidade da Unio, dos estados e dos municpios, devendo cada uma dessas esferas assegurar o aporte regular de recursos ao respectivo fundo de sade.

Acerca de planejamento e programao, monitoramento e avaliao de programas de sade, julgue os itens seguintes.
119

114

115

Vigilncia epidemiolgica refere-se ao conjunto de aes que proporcionam o conhecimento, a deteco ou a preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes de sade individual ou coletiva, com vistas recomendao e adoo de medidas de preveno e controle das doenas ou dos agravos. A notificao negativa notificao da no ocorrncia de doenas de notificao compulsria na rea de abrangncia da unidade de sade indica que os profissionais e o sistema de vigilncia da rea esto alertas no ocorrncia de tais eventos.

120

116

Vous aimerez peut-être aussi