Vous êtes sur la page 1sur 33

SAGRADA CONGREGAO PARA A DOUTRINA DA F

INSTRUO SOBRE O RESPEITO VIDA HUMANA NASCENTE E A DIGNIDADE DA PROCRIAO

RESPOSTA A ALGUMAS QUESTES ATUAIS

PREMBULO

A Congregao para a Doutrina da F foi interpelada por diversas Conferncias episcopais e, individualmente, por bispos, telogos, mdicos e cientistas, acerca da conformidade com os princpios da moral catlica das tcnicas biomdicas que consentem intervir na fase inicial da vida do ser humano e nos prprios processos da procriao. Fruto de ampla consulta e, em particular, de uma atenta avaliao das declaraes de episcopados, a presente Instruo no pretende propor novamente todo o ensinamento da Igreja acerca da dignidade da vida humana nascente e da procriao. seu desejo oferecer, luz da precedente doutrina do Magistrio, respostas especficas s principais interrogaes que se levantam a esse respeito.

A exposio est organizada do seguinte modo: uma introduo recordar os princpios fundamentais de carter antropolgico e moral necessrios para uma adequada avaliao dos problemas e para a elaborao das respostas a tais questes; a primeira parte ter como tema o respeito pelo ser humano a partir do primeiro momento da sua existncia; a segunda parte abordar as questes morais suscitadas pelas intervenes da tcnica na procriao humana; na terceira parte sero oferecidas algumas orientaes quanto s relaes que sobrevm entre lei moral e lei civil, a propsito do respeito devido aos embries e fetos humanos,[1*] com relao legitimidade das tcnicas de procriao artificial.

INTRODUO

1. PESQUISA BIOMDICA E ENSINAMENTO DA IGREJA

O dom da vida que Deus Criador e Pai confiou ao homem, exige que este tome conscincia do seu valor inestimvel e assuma a responsabilidade do mesmo: este princpio fundamental deve ser posto no centro da reflexo, a fim de esclarecer e resolver os problemas morais suscitados pelas intervenes artificiais na vida nascente e nos processos da procriao.

Graas ao progresso das cincias biolgicas e mdicas, o homem pode dispor de recursos teraputicos sempre mais eficazes, mas pode adquirir tambm novos poderes sobre a vida humana em seu prprio incio e nos seus primeiros estgios, com consequncias imprevisveis. Hoje, diversas tcnicas permitem uma interveno no apenas para assistir mas tambm para dominar os processos da procriao. Tais tcnicas podem consentir ao homem tomar nas mos o prprio destino , mas expem-no tambm tentao de ultrapassar os limites de um domnio razovel sobre a natureza .[1] Por mais que possam constituir um progresso a servio do homem, elas comportam tambm graves riscos. Desta forma, um urgente apelo expresso por parte de muitos, a fim de que, nas intervenes sobre a procriao, sejam salvaguardados os valores e os direitos da pessoa humana. Os pedidos de esclarecimento e de orientao provm no apenas dos fiis, mas tambm da parte de todos aqueles que, de algum modo, reconhecem que a Igreja, perita em humanidade , [2] tem uma misso a servio da civilizao do amor [3] e da vida.

No em nome de uma particular competncia no campo das cincias experimentais que o Magistrio da Igreja intervm. Aps ter levado em considerao os dados da pesquisa e da tcnica, em virtude da prpria misso evanglica e do seu dever apostlico, ele pretende propor a doutrina moral correspondente dignidade da pessoa e sua vocao integral, expondo os critrios de juzo moral sobre as aplicaes da pesquisa cientfica e da tcnica, particularmente naquilo que diz respeito vida humana e aos seus incios. Tais critrios so o respeito, a defesa e a promoo do homem, o seu direito primrio e fundamental vida, [4] a sua dignidade de pessoa, dotada de uma alma espiritual, de responsabilidade moral [5] e chamada comunho beatfica com Deus.

Tambm neste campo, a interveno da Igreja se inspira no amor que ela deve ao homem, ajudando-o a reconhecer e respeitar os seus direitos e os seus deveres. Tal amor alimenta-se nas fontes da caridade de Cristo: contemplando o mistrio do Verbo Encarnado, a Igreja conhece tambm o mistrio do homem ; [6] anunciando o Evangelho da salvao, revela ao homem a sua dignidade e convida-o a descobrir plenamente a sua verdade.

Assim, a Igreja reprope a lei divina, realizando uma obra de verdade e de libertao.

Com efeito, por bondade para indicar o caminho da vida que Deus d ao homem os seus mandamentos e a graa de observ-los; como tambm por bondade para ajud-los a perseverar no mesmo caminho que Deus sempre oferece a todos os homens o seu perdo. Cristo tem compaixo de nossas fraquezas: Ele nosso Criador e nosso Redentor. Que o seu Esprito abra os nimos ao dom da paz de Deus e compreenso dos seus preceitos.

2. CINCIA E TCNICA A SERVIO DA PESSOA HUMANA

Deus criou o homem sua imagem e semelhana: homem e mulher ele os criou (Gn 1, 27), confiando-lhes a misso de dominar a terra (Gn 1, 28). Tanto a pesquisa cientfica de base como a aplicada constituem uma significativa expresso deste senhorio do homem sobre a criao. A cincia e a tcnica, preciosos recursos do homem quando so postos a seu servio e promovem o seu desenvolvimento integral em benefcio de todos, no podem indicar sozinhos o sentido da existncia e do progresso humano. Sendo ordenadas ao homem, de quem recebem origem e incremento, na pessoa e em seus valores morais que vo buscar a indicao da sua finalidade e a conscincia dos seus limites.

Seria, portanto, ilusrio reivindicar a neutralidade moral da pesquisa cientfica e das suas aplicaes; por outro lado, no se pode deduzir os critrios de orientao somente da eficincia tcnica, da utilidade que podem trazer a alguns em prejuzo de outros ou, pior ainda, das ideologias dominantes. A cincia e a tcnica, portanto, por seu prprio significado intrnseco, exigem o respeito incondicionado aos critrios fundamentais da moralidade: isto , devem estar a servio da pessoa humana, dos seus direitos inalienveis e do seu bem verdadeiro e integral, segundo o plano e a vontade de Deus.[7]

O rpido desenvolvimento das descobertas tecnolgicas torna mais urgente esta exigncia de respeito aos critrios mencionados: sem a conscincia, a cincia s pode conduzir runa do homem. A nossa poca, mais do que nos sculos passados, precisa desta sabedoria para que se tornem mais humanas todas as novidades descobertas pelo homem. Realmente estar em perigo a sorte futura do mundo se no surgirem homens mais sbios [8]

3.

ANTROPOLOGIA E INTERVENES NO CAMPO BIO-MDICO

Quais critrios morais devem ser aplicados para esclarecer os problemas hoje suscitados no mbito da biomdica? A resposta a esta pergunta supe uma adequada concepo da natureza da pessoa humana na sua dimenso corprea.

Com efeito, somente seguindo a sua verdadeira natureza que a pessoa humana pode realizar-se como totalidade unificada : [9] ora, esta natureza simultaneamente corporal e espiritual. Por fora da sua unio substancial com uma alma espiritual, o corpo humano no pode ser considerado apenas como um conjunto de tecidos, rgos e funes, nem pode ser avaliado com o mesmo critrio do corpo dos animais. Ele parte constitutiva da pessoa que atravs dele se manifesta e se exprime.

A lei moral natural exprime e prescreve as finalidades, os direitos e os deveres que se fundamentam na natureza corporal e espiritual da pessoa humana. Portanto, ela no pode ser concebida como uma normatividade simplesmente biolgica, mas deve ser definida como a ordem racional segundo a qual o homem chamado pelo Criador a dirigir e regular a sua vida e os seus atos e, em particular, a usar do prprio corpo e a dele dispor. [10]

De tais princpios, pode-se tirar uma primeira conseqncia: uma interveno no corpo humano no atinge apenas tecidos, rgos e suas funes, mas envolve tambm, em diversos nveis, a prpria pessoa; ela comporta, pois, um significado e uma responsabilidade morais, de modo implcito talvez, porm real. Joo Paulo II reafirmava-o, com vigor, Associao mdica mundial: Toda pessoa humana, na sua singularidade irrepetvel, no constituda apenas pelo esprito mas tambm pelo corpo; assim, no corpo e atravs do corpo atinge-se a pessoa mesma, na sua realidade concreta. Respeitar a dignidade do homem comporta, por conseguinte, salvaguardar esta identidade do homem corpore et anima unus, como afirmava o Conclio Vaticano II (Const. Gaudium et Spes, n. 14, 1). sobre a base desta viso antropolgica que devem ser encontrados os critrios fundamentais para a; decises a tomar, quando se trata de intervenes no estritamente teraputicas, por exemplo, aquelas que visam a melhoria da condio biolgica humana .[11]

A biologia e a medicina, em suas aplicaes, concorrem para o bem integral da vida humana quando vm em auxlio da pessoa atingido pela doena e enfermidade, no respeito sua dignidade de criatura do Deus. Nenhum bilogo ou mdico pode razoavelmente pretender, por fora da sua competncia cientfica, decidir sobre a origem e o destino dos homens. Esta doutrina deve ser aplicada, de modo particular, no mbito da sexualidade e

da procriao, no qual o homem e a mulher atuam os valores fundamentais do amor e da vida.

Deus, que amor e vida, inscreveu no homem e na mulher a vocao a uma participao especial no seu mistrio de comunho pessoa e na sua obra de Criador e Pai.[12] Por isso o matrimnio possui bens 1 valores especficos de unio e de procriao que no se podem compara com os que existem nas formas inferiores de vida. Tais valores e significados de ordem pessoal determinam, do ponto de vista moral, o sentido e os limites das intervenes artificiais na procriao e na origem da vida humana. Estas intervenes no devem ser recusadas pelo fato de serem artificiais. Como tais, elas demonstram as possibilidades da arte mdica. Sob o aspecto moral, porm, devem ser avaliadas com referncia dignidade da pessoa humana, chamada a realizar a vocao divina ao dom do amor e ao dom da vida.

4. CRITRIOS FUNDAMENTAIS PARA UM JUZO MORAL

Os valores fundamentais conexos com as tcnicas de procriao artificial humana so dois: a vida do ser humano chamado existncia e a originalidade da sua transmisso no matrimnio. O juzo moral acerca de tais mtodos de procriao artificial, portanto, dever ser formulado em referncia a estes valores.

A vida fsica, pela qual tem incio a caminhada humana no mundo, certamente no esgota em si todo o valor da pessoa, nem representa o bem supremo do homem que chamado eternidade. Todavia, de certo modo, ela constitui o seu valor fundamental , exatamente porque sobre a vida fsica fundamentam-se e desenvolvem-se todos os outros valores da pessoa. [13] A inviolabilidade do direito do ser humano inocente vida desde o momento da concepo at morte ,[14] um sinal e uma exigncia da inviolabilidade mesma da pessoa qual o Criador concedeu o dom da vida.

Com respeito transmisso das outras formas de vida no universo, a transmisso da vida humana tem uma sua originalidade, que deriva da originalidade prpria da pessoa humana. A transmisso da vida humana confiada pela natureza a um ato pessoal e consciente e, como tal, sujeito s sacrossantas leis de Deus: leis imutveis e inviolveis que devem ser reconhecidas e observadas. por isso que no se pode usar meios e seguir mtodos que podem ser lcitos na transmisso da vida das plantas e dos animais .[15]

Atualmente, os progressos da tcnica tornaram possvel uma pro-criao sexual, mediante o encontro in vitro das clulas germinais previamente retiradas do homem e da mulher. Mas aquilo que tecnicamente possvel no necessariamente, por esta mera razo, admissvel do ponto de vista moral. Por isso, indispensvel a reflexo racional acerca dos valores fundamentais da vida e da procriao humana, para formular o juzo moral a respeito de tais intervenes da tcnica no ser humano desde os primeiros estgios do seu desenvolvimento.

5. ENSINAMENTO DO MAGISTRIO

Por sua vez, o Magistrio da Igreja, tambm neste campo, oferece razo humana a luz da Revelao: a doutrina sobre o homem, ensinada pelo Magistrio, contm muitos elementos que esclarecem os problemas que aqui so enfrentados.

Desde o momento da concepo, a vida de todo ser humano deve ser respeitada de modo absoluto, porque o homem , na terra, a nica criatura que Deus quis por si mesma ,[16] e a alma espiritual de cada um dos homens imediatamente criada por Deus; [17] todo o seu ser traz a imagem do Criador. A vida humana sagrada porque desde o seu incio comporta a ao criadora de Deus [18] e permanece para sempre em uma relao especial com o Criador, seu nico fim.[19] Somente Deus o Senhor da vida, desde o seu incio at o seu fim: ningum, em nenhuma circunstncia, pode reivindicar para si o direito de destruir diretamente um ser humano inocente.[20]

A procriao humana exige uma colaborao responsvel dos esposos com o amor fecundo de Deus; [21] o dom da vida humana deve realizar-se no matrimnio, atravs dos atos especficos e exclusivos dos esposos, segundo as leis inscritas nas suas pessoas e na sua unio.[22]

I. O RESPEITO AOS EMBRIES HUMANOS

Uma reflexo atenta sobre este ensinamento do Magistrio e sobre os dados da razo acima relembrados permite responder aos mltiplos problemas morais suscitados pelas intervenes tcnicas no ser humano nas fases iniciais da sua vida e nos processos da sua concepo.

1. QUE RESPEITO DEVIDO AO EMBRIO HUMANO, TENDO EM CONTA A SUA NATUREZA E A SUA IDENTIDADE?

O ser humano deve ser respeitado como pessoa, desde o primeiro instante da sua existncia.

A atuao de procedimentos de fecundao artificial tornou possvel diversas intervenes nos embries e nos fetos humanos. As finalidades que se buscam so de vrios tipos: diagnosticas e teraputicas, cientficas e comerciais. Da surgem graves problemas. Pode-se falar de um direito experimentao em embries humanos com fins de pesquisa cientfica? Que normas ou que legislao elaborar nesta matria? A resposta a tais problemas supe uma reflexo aprofundada sobre a natureza e a identidade prprias fala-se de estatuto do embrio humano.

Por sua parte, no Conclio Vaticano II a Igreja props novamente ao homem contemporneo a sua doutrina constante e certa segundo a qual a vida deve ser protegida com o mximo cuidado desde a concepo. O aborto como o infanticdio so crimes nefandos [23] Mais recentemente a Carta dos direitos da famlia, publicada pela Santa S, reafirmava: A vida humana deve ser respeitada e protegida de modo absoluto, desde o momento da concepo .[24]

Esta Congregao tem conhecimento das discusses atuais acerca do incio da vida humana, da individualidade do ser humano e da identidade da pessoa humana. Ela relembra os ensinamentos contidos na Declarao sobre o aborto provocado: A partir do momento em que o vulo fecundado, inaugura-se uma nova vida que no aquela do pai ou da me e sim de um novo ser humano que se desenvolve por conta prpria. Nunca tornar-se- humano se j no o desde ento. A esta evidncia de sempre ... a cincia gentica moderna fornece preciosas confirmaes. Esta demonstrou que desde o primeiro instante encontra-se fixado o programa daquilo que ser este vivente: um homem, este homem-indivduo com as suas notas caractersticas j bem determinadas. Desde a fecundao tem incio a aventura de uma vida humana, cujas grandes capacidades exigem, cada uma, tempo para organizar-se e para encontrar-se prontas a agir [25] Esta doutrina permanece vlida e, alm disso, confirmada se isso fosse necessrio pelas recentes aquisies da biologia humana, que reconhece que no zigoto [2*] derivante da fecundao j est constituda a identidade biolgica de um novo indivduo humano.

certo que nenhum dado experimental, por si s, pode ser suficiente para fazer reconhecer uma alma espiritual; todavia, as concluses da cincia acerca do embrio humano fornecem uma indicao valiosa para discernir racionalmente uma presena pessoal desde esta primeira apario de uma vida humana: como um indivduo humano no seria pessoa humana? O

Magistrio no se empenhou expressamente em uma afirmao de ndole filosfica, mas reafirma de maneira constante a condenao moral de qualquer aborto provocado. Este ensinamento no mudou e imutvel. [26]

O fruto da gerao humana, portanto, desde o primeiro momento da sua existncia, isto , a partir da constituio do zigoto, exige o respeito incondicional que moralmente devido ao ser humano na sua totalidade corporal e espiritual. O ser humano deve ser respeitado e tratado como pessoa desde a sua concepo e, por isso, desde aquele mesmo momento devem ser-lhe reconhecidos os direitos da pessoa, entre os quais, antes de tudo, o direito inviolvel de cada ser humano inocente vida.

Este contedo doutrinal oferece o critrio fundamental para a soluo dos diversos problemas suscitados pelo progresso das cincias biomdicas neste campo: uma vez que deve ser tratado como pessoa, o embrio tambm dever ser defendido na sua integridade, tratado e curado, na medida do possvel, como qualquer outro ser humano, no mbito da assistncia mdica.

2. O DIAGNSTICO PRE-NATAL MORALMENTE LCITO?

Se o diagnstico pre-natal respeitar a vida e a integridade do embrio e do feto humano e se orientar para a sua salvaguarda ou para a sua cura individual, a resposta afirmativa.

Com efeito, o diagnstico pre-natal pode dar a conhecer as condies do embrio e do feto quando ainda se encontram no seio da me; possibilita algumas intervenes teraputicas, mdicas ou cirrgicas com maior antecedncia e mais eficazmente, ou permite a sua previso.

Tal diagnstico lcito se os mtodos empregados, com o consentimento dos pais devidamente informados, salvaguardarem a vida e a integridade do embrio e de sua me, sem faz-los correr riscos desproporcionados.[27] Mas ele est gravemente em contraste com a lei moral quando contempla a eventualidade, dependendo dos resultados, de provocar um aborto: um diagnstico que ateste a existncia de uma deformao ou de uma doena hereditria no deve equivaler a uma sentena de morte. Por conseguinte, a mulher que solicitasse o diagnstico com a determinada inteno de realizar o aborto caso o seu resultado confirmasse a existncia de uma deformao ou anomalia, cometeria uma ao gravemente ilcita. Agiriam igualmente de modo contrrio moral o cnjuge, os parentes ou qualquer outra pessoa, que aconselhassem ou impusessem o diagnstico gestante, com a mesma inteno de, eventualmente, chegar ao aborto. Seria tambm responsvel por colaborao ilcita o especialista que, ao efetuar o diagnstico e ao comunicar o seu resultado, contribusse voluntariamente para estabelecer ou favorecer o nexo entre diagnstico pr-natal e aborto.

Por fim, deve-se condenar como violao do direito vida com relao ao nascituro e como prevaricao contra os direitos e deveres prioritrios dos cnjuges, uma diretriz ou programa das autoridades civis e sanitrias ou de organizaes cientficas que, em qualquer modo, favorecesse a conexo entre diagnstico pre-natal e aborto ou ainda induzisse as gestantes a se submeterem ao diagnstico pr-natal planejado com a finalidade de eliminar os fetos atingidos por deformaes ou doenas hereditrias ou delas portadores.

3. AS INTERVENES TERAPUTICAS NO EMBRIO HUMANO SO LCITAS ?

Como para qualquer interveno mdica nos pacientes, devem ser consideradas lcitas as intervenes no embrio humano sob a condio de que respeitem a vida e a integridade do embrio, no comportem para ele riscos desproporcionados e sejam orientadas para a sua cura, para a melhoria das suas condies de sade ou para a sua sobrevivncia individual.

Qualquer que seja o tipo de terapia mdica, cirrgica ou de outro gnero, requer-se o consentimento livre e informado dos pais, segundo as regras deontolgicas previstas para o caso das crianas. A aplicao deste princpio moral pode exigir cautelas delicadas e particulares, tratando-se de vida embrionria ou de fetos.

A legitimidade e os critrios de tais intervenes foram claramente expressos por Joo Paulo II: Uma interveno estritamente teraputica que se proponha como objetivo a cura de diversas doenas, como as que se devem a defeitos cromossmicos, como regra geral deve ser considerada desejvel, suposto que tenda a realizar a verdadeira promoo do bem-estar pessoal do indivduo, sem prejudicar a sua integridade ou deteriorar as suas condies de vida. Uma tal interveno, de fato, insere-se na lgica da tradio moral crist [28] .

4. COMO JULGAR MORALMENTE A PESQUISA E A EXPERIMENTAO [3*] COM EMBRIES E FETOS HUMANOS?

A pesquisa mdica deve abster-se de intervenes em embries vivos, a menos que haja a certeza moral de no causar dano nem vida nem integridade do nascituro e da me e contanto que os pais tenham consentido na interveno, de modo livre e informado. Disso segue-se que qualquer pesquisa, ainda que limitada mera observao do embrio, tornar-se-ia ilcita sempre que, por causa dos mtodos empregados ou pelos efeitos produzidos, implicasse um risco para a integridade fsica ou para a vida do embrio.

No que diz respeito experimentao, pressuposta a distino geral entre a que tem finalidade no diretamente teraputica e aquela claramente teraputica para o sujeito mesmo, no caso concreto deve-se distinguir tambm entre a experimentao exercida em embries ainda vivos e a que levada a cabo com embries mortos. Se esto vivos, viveis ou no, eles devem ser respeitados como todas as pessoas humanas; a experimentao no diretamente teraputica com embries ilcita. [29]

Nenhuma finalidade, ainda que nobre em si mesma, como a previso de utilidade para a cincia, para outros seres humanos ou para a sociedade, pode, de modo algum, justificar a experimentao em embries ou fetos humanos vivos, viveis ou no, no seio materno ou fora dele. O consentimento informado, normalmente exigido para a experimentao clnica com o adulto, no pode ser concedido pelos pais, que no podem dispor nem da integridade fsica nem da vida do nascituro. Por outro lado, a experimentao em embries e fetos comporta sempre o risco e at mesmo, na maioria das vezes, a previso certa de um dano sua integridade fsica, quando no da sua morte.

Usar o embrio humano ou o feto como objeto ou instrumento de experimentao representa um delito contra a sua dignidade de ser humano que tem direito ao mesmo respeito devido criana j nascida e a toda pessoa humana. A Carta dos direitos da famlia, publicada pela Santa S, afirma: O respeito pela dignidade do ser humano exclui qualquer forma de manipulao experimental ou explorao do embrio humano .[30] A prtica de se manter em vida embries humanos, in vivo ou in vitro, para fins experimentais ou comerciais, absolutamente contrria dignidade humana.

No caso da experimentao claramente teraputica, isto , desde que se trate de terapias experimentais, empregadas em benefcio do prprio embrio, com o fim de salvar-lhe a vida em uma tentativa extrema e na falta de outras terapias vlidas, pode ser lcito o recurso a remdios ou procedimentos ainda no plenamente convalidados.[31]

Os cadveres de embries ou fetos humanos, voluntariamente abortados ou no, devem ser respeitados como os restos mortais dos outros seres humanos. De modo particular, no podem ser objeto de multilao ou autpsia se a sua morte no for assegurada e sem o consentimento dos pais ou da me. Alm disso, deve-se sempre salvaguardar a exigncia moral de que no tenha havido nenhuma cumplicidade com o aborto voluntrio e que seja evitado o perigo de escndalo. Tambm no caso de fetos mortos, como no que diz respeito aos cadveres de pessoas adultas, qualquer prtica comercial deve ser considerada ilcita e deve ser proibida.

5. COMO JULGAR MORALMENTE O USO PARA FINS DE PESQUISA DOS EMBRIES OBTIDOS MEDIANTE A FECUNDAO IN VITRO?

Os embries humanos obtidos in vitro so seres humanos e sujeitos de direito: a sua dignidade e o seu direito vida devem ser respeitados desde o primeiro momento da sua existncia. imoral produzir embries humanos destinados a serem usados como material biolgico disponvel.

Na prtica habitual da fecudao in vitro, nem todos os embries so transferidos para o corpo da mulher; alguns so destrudos. Assim como condena o aborto provocado, a Igreja proibe tambm o atentado contra a vida destes seres humanos. necessrio denunciar a particular gravidade da destruio voluntria dos embries humanos obtidos in vitro, unicamente para fins de pesquisa, seja mediante fecundao artificial como por fisso gemelar . Agindo de tal forma, o pesquisador toma o lugar de Deus e, mesmo se no consciente disso, faz-se senhor do destino de outrem, uma vez que escolhe arbitrariamente quem fazer viver e quem mandar morte, suprimindo seres humanos indefesos.

Os mtodos de observao e de experimentao que causam dano ou impem riscos graves e desproporcionados aos embries obtidos in vitro so moralmente ilcitos pelos mesmos motivos. Cada ser humano deve ser respeitado em si mesmo e no pode ser reduzido a mero e simples valor instrumental em proveito de outrem. Por isso no conforme moral expor deliberadamente morte embries humanos obtidos in vitro. Pelo fato de serem produzidos in vitro, estes embries no transferidos para o corpo da me e denominados excedentes , permanecem expostos a uma sorte absurda, sem possibilidade de que lhes sejam oferecidas vias seguras de sobrevivncia a serem buscadas licitamente.

6. QUE JULGAMENTO DEVE SER FEITO ACERCA DOS OUTROS PROCEDIMENTOS DE MANIPULAO DE EMBRIES, LIGADOS S TCNICAS DE REPRODUO HUMANA ?

As tcnicas de fecundao in vitro podem abrir possibilidade a outras formas de manipulao biolgica ou gentica dos embries humanos, tais como as tentativas ou projetos de fecundao entre gametas humanos e animais e de gestao de embries humanos em teros de animais bem como a hiptese ou projeto de construo de teros artificiais para o embrio humano. Estes procedimentos so contrrios dignidade de ser humano prpria do embrio e, ao mesmo tempo, lesam o direito de cada pessoa a ser concebida e a nascer no matrimnio e pelo matrimnio.[32] Tambm as tentativas ou hipteses destinadas a obter um ser humano sem conexo alguma com a sexualidade, mediante fisso gemelar , clonagem ou parto gnese, devem ser consideradas contrrias moral por se oporem dignidade tanto da procriao humana como da unio conjugal.

O prprio congelamento dos embries, mesmo se executado para assegurar uma conservao em vida do embrio crioconservao constitui uma ofensa ao respeito devido aos seres humanos, uma vez que os expe a graves riscos de morte ou de dano sua integridade fsica, priva-os ao menos temporariamente da acolhida e da gestao maternas, pondo-os em uma situao suscetvel de ulteriores ofensas e manipulaes.

Algumas tentativas de interveno no patrimnio cromossmico ou gentico no so teraputicas, mas visam produzir seres humanos selecionados segundo o sexo ou outras qualidades pr-estabelecidas. Estas manipulaes so contrrias dignidade pessoal do ser humano, sua integridade e sua identidade. De forma alguma, pois, podem ser justificadas em vista de eventuais consequncias benficas para a humanidade futura.[33] Cada pessoa deve ser respeitada por si mesma: nisso consiste a dignidade e o direito de todo ser humano, desde o seu princpio.

II. INTERVENES NA PROCRIAO HUMANA

Por procriao artificial ou fecundao artificial entende-se aqui os diversos procedimentos tcnicos que visam obter uma concepo humana de maneira diversa da unio sexual do homem e da mulher. A Instruo trata de fecundao de um vulo em proveta (fecundao in vitro) e da inseminao artificial mediante a transferncia, nas vias genitais da mulher, do esperma previamente recolhido.

Um ponto preliminar para o juzo moral acerca de tais tcnicas constitudo pela considerao das circunstncias e das conseqncias que elas comportam em relao ao respeito devido ao embrio humano. A consolidao da prtica da fecundao in vitro exigiu inmeras fecundaes e destruies de embries humanos. Ainda hoje, pressupe habitualmente uma hiperovulao da mulher: vrios vulos so extrados, fecundados e, a seguir, cultivados in vitro por alguns dias. Normalmente, nem todos so inoculados nas vias genitais da mulher; alguns embries, comumente chamados excedentes , so destrudos ou congelados. Entre os embries implantados, s vezes alguns so sacrificados por diversas razes eugnicas, econmicas ou psicolgicas. Tal destruio voluntria de seres humanos ou a sua utilizao para diversos fins, em detrimento da sua integridade e da sua vida, contrria doutrina j recordada, a propsito do aborto provocado.

Freqentemente verifica-se uma relao entre fecundao in vitro e eliminao voluntria de embries humanos. Isso significativo: com esta maneira de proceder, de finalidades aparentemente opostas, a vida e a morte acabam submetidas s decises do homem que, dessa forma, vem a se

constituir doador arbitrrio de vida ou de morte. Esta dinmica de violncia e de domnio pode permanecer despercebida por parte daqueles mesmos que, querendo utiliz-la, a ela se sujeitam. Um juzo moral acerca do FIVET (fecundao in vitro e transferncia do embrio) deve levar em considerao os dados de fato aqui recordados e a fria lgica que os liga: a mentalidade abortista que o tornou possvel, conduz assim, inevitavelmente, ao domnio por parte do homem sobre a vida e a morte dos seus semelhantes, que pode levar a uma eugenia radical.

No entanto, abusos deste tipo no eximem de uma aprofundada e ulterior reflexo tica acerca das tcnicas de procriao artificial consideradas em si mesmas, abstrao feita, tanto quanto possvel, da destruio dos embries produzidos in vitro.

A presente Instruo, portanto, levar em considerao, em primeiro lugar, os problemas suscitados pela fecundao artificial heterloga (II, 1-3),[4*] e, sucessivamente, os problemas conexos com a fecundao artificial homloga (II, 4-6)[5*] .

Antes de formular o julgamento tico sobre cada uma delas, sero considerados os princpios e valores que determinam a avaliao moral de cada um destes procedimentos.

A. FECUNDAO ARTIFICIAL HETERLOGA

1. POR QUE A PROCRIAO HUMANA DEVE DAR-SE NO MATRIMNIO?

Todo ser humano deve ser acolhido como um dom e uma bno de Deus. Todavia, do ponto de vista moral, uma procriao verdadeiramente responsvel com relao ao nascituro, deve ser fruto do matrimnio.

Com efeito, a procriao humana possui caractersticas especficas, por fora da dignidade pessoal dos pais e dos filhos: a procriao de uma nova pessoa, mediante a qual o homem e a mulher colaboram com a potncia do Criador, dever ser fruto e sinal da mtua doao pessoal dos esposos, do seu amor e da sua fidelidade. [34] A fidelidade dos esposos, na unidade do matrimnio, comporta o respeito recproco do seu direito a se tornarem pai e me somente atravs um do outro.

O filho tem direito a ser concebido, levado no seio, posto no mundo e educado no matrimnio: atravs da referncia segura e reconhecida aos prprios pais que ele pode descobrir a prpria identidade e amadurecer a prpria formao humana.

Os pais encontram no filho uma confirmao e um complemento da sua doao recproca: ele a imagem viva do seu amor, o sinal permanente da sua unio conjugal, a sntese vivente e indissolvel da sua dimenso paterna e materna. [35]

Por fora da vocao e das responsabilidades sociais da pessoa, o bem dos filhos e dos pais contribui para o bem da sociedade civil; a vitalidade e o equilbrio da sociedade exigem que os filhos venham ao mundo no seio de uma famlia e que esta seja estavelmente fundada no matrimnio.

A tradio da Igreja e a reflexo antropolgica reconhecem no matrimnio e na sua unidade indissolvel o nico lugar digno de uma procriao verdadeiramente responsvel.

2. A FECUNDAO ARTIFICIAL HETERLOGA CONFORME COM A DIGNIDADE DOS ESPOSOS E A VERDADE DO MATRIMNIO?

Atravs do FIVET e da inseminao artificial heterloga, a concepo humana obtida mediante o encontro dos gametas de ao menos um doador diverso dos esposos que so unidos pelo matrimnio. A fecundao artificial heterloga contrria unidade do matrimnio, dignidade dos esposos, vocao prpria dos pais e ao direito do filho a ser concebido e posto no mundo no matrimnio e pelo matrimnio. [36]

O respeito unidade do matrimnio e fidelidade conjugal exige que o filho seja concebido no matrimnio; o liame existente entre os cnjuges atribui aos esposos, de maneira objetiva e inalienvel, o direito exclusivo a se tornarem pai e me somente atravs um do outro. [37] O recurso aos gametas de uma terceira pessoa, para se ter disposio o esperma ou o vulo, constitui uma violao do compromisso recproco dos esposos e uma falta grave para com aquela propriedade essencial do matrimnio, que a sua unidade.

A fecundao artificial heterloga lesa os direitos do filho, priva-o da relao filial com as suas origens parentais e pode obstar o amadurecimento da sua identidade pessoal. Alm disso, ela constitui uma ofensa vocao comum dos esposos que so chamados paternidade e maternidade: priva objetivamente a fecundidade conjugal da sua unidade e da sua integridade; realiza e manifesta uma ruptura entre funo parental gentica, funo

parental de gestao e responsabilidade educativa. Tal alterao das relaes pessoais dentro da famlia repercute na sociedade civil: aquilo que ameaa a unidade e a estabilidade da famlia fonte de dissenso, de desordem e de injustias em toda a vida social.

Estas razes levam a um juzo moral negativo acerca da fecundao artificial heterloga: , portanto, moralmente ilcita a fecundao de uma esposa com o esperma de um doador que no seja o seu marido e a fecundao com o esperma do marido de um vulo que no provm da sua mulher. Alm disso, a fecundao artificial de uma mulher no casada, solteira ou viva, seja quem for o doador, no pode ser justificada moralmente.

O desejo de ter um filho e o amor entre os esposos que desejam solucionar uma esterilidade no supervel de outra forma, constituem motivos que merecem compreenso; mas as intenes subjetivamente boas no tornam a fecundao artificial heterloga nem conforme com as propriedades objetivas e inalienveis do matrimnio nem respeitosa dos direitos do filho e dos esposos.

3. A MATERNIDADE SUBSTITUTIVA [6*] MORALMENTE LCITA?

No, pelas mesmas razes que levam a recusar a fecundao artificial heterloga: com efeito, ela contrria unidade do matrimnio e dignidade da procriao da pessoa humana.

A maternidade substitutiva representa uma falta objetiva contra as obrigaes do amor materno, da fidelidade conjugal e da maternidade responsvel; ofende a dignidade e o direito do filho a ser concebido, levado no seio, posto no mundo e educado pelos prprios pais; em prejuzo da famlia, instaura uma diviso entre os elementos fsicos, psquicos e morais que a constituem.

B. FECUNDAO ARTIFICIAL HOMLOGA

Declarada inaceitvel a fecundao artificial heterloga, pergunta-se como avaliar moralmente os procedimentos de fecundao artificial homloga: FIVET e inseminao artificial entre esposos. Preliminarmente ocorre esclarecer uma questo de princpio.

4. DO PONTO DE VISTA MORAL, QUE LIAME EXIGIDO ENTRE PROCRIAO E ATO CONJUGAL?

a) O ensinamento da Igreja acerca do matrimnio e da procriao humana afirma a conexo indivisvel, que Deus quis e o homem no pode romper, entre os dois significados do ato conjugal: o significado unitivo e o procriador. Com efeito, o ato conjugal, por sua estrutura ntima, enquanto une os esposos com um vnculo profundssimo, torna-os aptos para o gerao de novas vidas, segundo leis inscritas no ser mesmo do homem e da mulher . [38] Este princpio, fundamentado na natureza do matrimnio e na ntima conexo dos seus bens, comporta conseqncias bem conhecidas no plano da paternidade e maternidade responsveis. Salvaguardando ambos os aspectos essenciais, unitivo e procriador, o ato conjugal conserva integralmente o sentido do verdadeiro amor mtuo e a sua ordenao altssima vocao do homem para a paternidade . [39]

A mesma doutrina relativa ao liame existente entre os significados do ato conjugal e entre os bens do matrimnio, esclarece o problema moral da fecundao artificial homloga, uma vez que nunca permitido separar estes aspectos diversos, a ponto de excluir positivamente ou a inteno procriadora ou a relao conjugal . [40]

A contracepo priva intencionalmente o ato conjugal da sua abertura procriao e, dessa forma, realiza uma dissociao voluntria das finalidades do matrimnio. A fecundao artificial homloga, buscando uma procriao que no fruto de um especfico ato de unio conjugal, realiza objetivamente uma separao anloga entre os bens e os significados do matrimnio.

Portanto, a fecundao querida licitamente quando o termo de um ato conjugal de per si apto para a gerao da prole, ao qual, por sua natureza, se ordena o matrimnio, e com o qual os cnjuges se tornam uma s carne . [41] Mas do ponto de vista moral a procriao privada da sua perfeio prpria quando no querida como o fruto do ato conjugal, isto , do gesto especfico da unio dos esposos.

b) O valor moral do ntimo liame existente entre os bens do matrimnio e entre os significados do ato conjugal funda-se na unidade do ser humano, unidade resultante do corpo e da alma espiritual. [42] Os esposos expressam reciprocamente o seu amor pessoal na linguagem do corpo , que comporta claramente e, ao mesmo tempo, significados esponsais e parentais.[43] O ato conjugal, com o qual os esposos manifestam reciprocamente o dom de si, exprime simultaneamente a abertura ao dom da vida: um ato indissoluvelmente corporal e espiritual. em seu corpo e por meio dele que os esposos consumam o matrimnio e podem tornar-se pai e me. Para respeitar a linguagem dos corpos e a sua natural generosidade, a unio conjugal deve acontecer no respeito pela abertura procriao, e a

procriao de uma pessoa deve ser o fruto e o termo do amor esponsal. Dessa forma, a origem do ser humano o resultado de uma procriao ligada unio no somente biolgica mas tambm espiritual dos pais ligados pelo vnculo do matrimnio .[44] Uma fecundao obtida fora do corpo dos esposos permanece privada, por isso mesmo, dos significados e valores que se exprimem na linguagem do corpo e na unio das pessoas humanas.

c) Somente o respeito pelo liame existente entre os significados do ato conjugal e pela unidade do ser humano consente uma procriao conforme com a dignidade da pessoa. Na sua origem nica e irrepetvel, o filho dever ser respeitado e conhecido como igual em dignidade pessoal queles que lhe do a vida. A pessoa humana deve ser acolhida no gesto de unio e de amor dos seus pais; a gerao de um filho, por isso mesmo, dever ser o fruto da doao recproca, [45] que se realiza no ato conjugal, no qual os esposos cooperam com a obra do Amor Criador, como servidores e no como senhores.[46]

A origem de uma pessoa humana, na realidade, o resultado de uma doao. O concebido dever ser o fruto do amor dos seus pais. No pode ser querido e concebido como o produto de uma interveno de tcnicas mdicas e biolgicas: isso equivaleria a reduzi-lo a se tornar objeto de uma tecnologia cientfica. Ningum pode submeter a vinda ao mundo de uma criana a condies de eficincia tcnica a serem avaliadas segundo parmetros de controle e de domnio.

A relevncia moral do liame existente entre os significados do ato conjugal e entre os bens do matrimnio, a unidade do ser humano e a dignidade da sua origem exigem que a procriao de uma pessoa humana deva ser buscada como o fruto do ato conjugal especfico do amor entre os esposos. O nexo existente entre procriao e ato conjugal, por isso, revela-se de grande importncia no plano antropolgico e moral, e esclarece as posies do Magistrio a propsito da fecundao artificial homloga.

5. A FECUNDAO HOMLOGA IN VITRO MORALMENTE LCITA?

A resposta a esta questo depende estritamente dos princpios que acabamos de recordar.

No possvel ignorar, certo, as legtimas aspiraes dos esposos estreis; para alguns o recurso ao FIVET homlogo aparece como o nico meio de obter um filho, desejado sinceramente: pergunta-se se em tais situaes a globalidade da vida conjugal no baste para assegurar a adequada dignidade da procriao humana. Reconhece-se que o FIVET certamente no pode suprir a ausncia das relaes conjugais [47] e no pode ser preferido aos atos especficos da unio conjugal, considerados os riscos que se podem

verificar para o filho e os incmodos do processo. Mas pergunta-se, na impossibilidade de remediar de outro modo a esterilidade, que causa de sofrimento, se a fecundidade homloga in vitro no possa constituir um auxlio, quando no uma terapia, pelo que poder-se-ia admitir a sua liceidade moral.

O desejo de um filho ou, pelo menos, a disponibilidade para transmitir a vida um requisito necessrio, do ponto de vista moral, para uma procriao humana responsvel. Mas esta boa inteno no suficiente para dar um juzo moral positivo acerca da fecundao in vitro entre os esposos. O processo do FIVET deve ser julgado em si mesmo e no pode tomar emprestada a sua qualificao moral definitiva nem do conjunto da vida conjugal na qual ele se inscreve, nem dos atos conjugais que o possam preceder ou seguir.[48]

J foi recordado como nas circunstncias em que habitualmente praticado, o FIVET implica a destruio de seres humanos, fato esse contrrio j mencionada doutrina sobre a iliceidade do aborto. [49] Mas mesmo no caso em que se tomassem todas as cautelas para evitar a morte dos embries humanos, o FIVET homlogo efetua a dissociao dos gestos que, pelo ato conjugal, so destinados fecundao humana. A natureza mesma do FIVET homlogo, portanto, dever tambm ser considerada, abstraindo-se o liame com o aborto provocado.

O FIVET homlogo realiza-se fora do corpo dos cnjuges mediante gestos de terceiros, cuja competncia e actividade tcnica determinam o sucesso da interveno; ele entrega a vida e a identidade do embrio ao poder dos mdicos e dos bilogos e instaura um domnio da tcnica sobre a origem e o destino da pessoa humana. Uma tal relao de domnio , em si, contrria dignidade e igualdade que deve ser comum a pais e filhos.

A concepo in vitro o resultado da ao tcnica que preside a fecundao; ela no nem obtida de fato, nem pretendida positivamente como a expresso e o fruto de um ato especfico da unio conjugal. Por isso, no FIVET homlogo, embora considerado no contexto das relaes conjugais de fato existentes, a gerao da pessoa humana objetivamente privada da sua perfeio prpria: isto , a de ser o termo e o fruto de um ato conjugal no qual os esposos possam fazer-se cooperadores de Deus para o dom da vida a uma nova pessoa . [50]

Essas razes permitem compreender porque o ato de amor conjugal considerado no ensinamento da Igreja como o nico lugar digno da procriao humana. Pelas mesmas razes o assim chamado caso simples , isto , um processo de FIVET homlogo que seja livre de qualquer compromisso com a prtica abortiva da destruio de embries e com a masturbao, permanece

uma tcnica moralmente ilcita porque priva a procriao humana da dignidade que lhe prpria e conatural.

certo que o FIVET homlogo no agravado por toda aquela negatividade tica que se encontra na procriao extraconjugal; a famlia e o matrimnio continuam a constituir o mbito do nascimento e da educao dos filhos. Todavia, em conformidade com a doutrina tradicional relativa aos bens do matrimnio e dignidade da pessoa, a Igreja permanece contrria, do ponto de vista moral, fecundao homloga in vitro ; esta , em si mesma, ilcita e contrria dignidade da procriao e da unio conjugal, mesmo quando se tomam todas as providncias para evitar a morte do embrio humano.

Embora no podendo ser aprovada a modalidade em que obtida a concepo humana no FIVET, toda criana que vem ao mundo dever, em qualquer caso, ser acolhida como um dom vivo da Bondade divina e dever ser educada com amor.

6. COMO JULGAR DO PONTO DE VISTA MORAL A INSEMINAO ARTIFICIAL HOMLOGA?

A inseminao artificial homloga, dentro do matrimnio, no pode ser admitida, com exceo do caso em que o meio tcnico resulte no substitutivo do ato conjugal, mas se configure como uma facilitao e um auxlio para que aquele atinja a sua finalidade natural.

O ensinamento do Magistrio a este propsito j foi explicitado:[51] ele no apenas expresso de circunstncias histricas particulares, mas se baseia na doutrina da Igreja sobre a conexo entre unio conjugal e procriao, e na considerao da natureza pessoal do ato conjugal e da procriao humana. O ato conjugal, na sua estrutura natural, uma ao pessoal, uma cooperao simultnea e imediata dos cnjuges, a qual, pela natureza mesma dos agentes e pela propriedade do ato, a expresso do dom recproco que, segundo a palavra da Escritura, realiza a unio "em uma s carne" .[52] Portanto, a conscincia moral no probe necessariamente o uso de alguns meios artificiais destinados unicamente ou a facilitar o ato natural ou a fazer com que o ato natural, normalmente realizado, atinja o seu fim prprio . [53] Se o meio tcnico facilita o ato conjugal ou o ajuda a atingir os seus objetivos naturais, ele pode ser moralmente aceito. Sempre que, ao contrrio, a interveno se substituir ao ato conjugal, ela moralmente ilcita.

A inseminao artificial substitutiva do ato conjugal proibida em razo da dissociao voluntariamente exercida entre os dois significados do ato conjugal. A masturbao mediante a qual obtm-se normalmente o esperma,

um outro sinal de tal dissociao: tambm quando efetuado em vista da procriao, o gesto permanece privado do seu significado unitivo: faltalhe ... a relao sexual exigida pela ordem moral, aquela que realiza "o sentido integral da doao mtua e da procriao humana" no contexto do verdadeiro amor .[54]

7. QUE CRITRIO MORAL DEVE SER PROPOSTO A RESPEITO DA INTERVENO DO MDICO NA PROCRIAO HUMANA?

A ao do mdico no deve ser avaliada apenas em relao com a sua dimenso tcnica, mas tambm e sobretudo em relao com a sua finalidade, que o bem das pessoas e a sua sade corporal e psquica. Os critrios morais para a interveno mdica na procriao so deduzidos da dignidade tanto das pessoas humanas, como da sua sexualidade e origem.

A medicina que queira ser ordenada ao bem integral da pessoa deve respeitar os valores especificamente humanos da sexualidade.[55] " O mdico encontra-se ao servio das pessoas e da procriao humana: no possui a faculdade de dispor delas nem de decidir a seu respeito. A interveno mdica respeita a dignidade das pessoas quando visa ajudar o ato conjugal, seja facilitando-lhe a realizao plena, seja permitindo que alcance o seu fim, uma vez que tenha sido realizado normalmente. [56]

Algumas vezes, ao contrrio, acontece que a interveno mdica substitui-se tcnicamente ao ato conjugal, a fim de obter uma procriao que no nem o resultado nem o fruto deste ltimo. Em tal caso, a ao mdica no se encontra, como seria seu dever, ao servio da unio conjugal, mas apropriase da funo procriadora e contradiz, dessa forma, a dignidade e os direitos inalienveis dos esposos e do nascituro.

A humanizao da medicina, hoje insistentemente pedida por todos, exige o respeito da dignidade integral da pessoa humana, em primeiro lugar no ato e no momento em que os esposos transmitem a vida a uma nova pessoa. lgico, portanto, dirigir tambm um premente apelo aos mdicos e pesquisadores catlicos para que dem um testemunho exemplar do respeito devido ao embrio humano e dignidade da procriao. O pessoal mdico e paramdico dos hospitais e clnicas catlicos especialmente convidado a observar as obrigaes morais contratuais, muitas vezes mesmo de forma estatutria. Os responsveis por estes hospitais e clnicas catlicos e que freqentemente so religiosos, estaro particularmente atentos em garantir e promover uma exata observncia das normas morais recordadas na presente Instruo.

8. O SOFRIMENTO DA ESTERILIDADE CONJUGAL

O sofrimento dos esposos que no podem ter filhos ou que temem pr no mundo um filho excepcional, um sofrimento que todos devem compreender e avaliar adequadamente.

Por parte dos esposos, o desejo de um filho natural: exprime a vocao paternidade e maternidade, inscrita no amor conjugal. Este desejo pode ser ainda mais forte se o casal atingido por uma esterilidade que parea incurvel. Todavia, o matrimnio no confere aos esposos um direito a ter um filho, mas to somente o direito a realizar aqueles atos naturais que, de per si, so ordenados procriao. [57]

Um verdadeiro e prprio direito ao filho seria contrrio sua dignidade e sua natureza. O filho no algo devido e no pode ser considerado como objeto de propriedade; ele um dom, o maior [58] e o mais gratuito dom do matrimnio, e testemunho vivo da doao recproca dos seus pais. A este ttulo, o filho tem direito como j se recordou a ser o fruto do ato especfico do amor conjugal dos seus pais e tem tambm o direito de ser respeitado como pessoa desde o momento da sua concepo.

Todavia, a esterilidade, seja qual for a sua causa e o seu prognstico, certamente uma dura provao. A comunidade dos fiis chamada a iluminar e apoiar o sofrimento daqueles que no podem realizar uma legtima aspirao maternidade e paternidade. Os esposos que se encontram nesta dolorosa situao so chamados a descobrir nela a oportunidade para uma particular participao na cruz do Senhor, fonte de fecundidade espiritual. Os casais estreis no devem esquecer que mesmo quando a procriao no possvel, nem por isso a vida conjugal perde o seu valor. Com efeito, a esterilidade fsica pode ser ocasio, para os esposos, de prestar outros importantes servios vida das pessoas humanas, tais como a adoo, as vrias formas de obras educativas, o auxilio a outras famlias, s crianas pobres e excepcionais . [59]

Muitos pesquisadores empenham-se na luta contra a esterilidade. Salvaguardando plenamente a dignidade da procriao humana, alguns chegaram a resultados que, precedentemente, pareciam inatingveis. Os homens de cincia, portanto, devem ser encorajados a prosseguir as suas pesquisas, com o escopo de prevenir as causas da esterilidade e de poder remedi-las, de modo que os casais estreis possam conseguir procriar, no respeito da sua dignidade pessoal e na do nascituro.

III

MORAL E LEI CIVIL

VALORES E OBRIGAES MORAIS QUE A LEGISLAO CIVIL DEVE RESPEITAR E RATIFICAR NESTA MATRIA

O direito inviolvel vida de todo indivduo humano inocente, os direitos da famlia e da instituio matrimonial constituem valores morais fundamentais, porque dizem respeito condio natural e vocao integral da pessoa humana; ao mesmo tempo, so elementos constitutivos da sociedade civil e do seu ordenamento jurdico.

Por este motivo, as novas possibilidades tcnicas, abertas neste campo da biomdica, exigem a interveno das autoridades polticas e do legislador, uma vez que um recurso incontrolado a tais tcnicas poderia levar a conseqncias imprevisveis e prejudiciais para a sociedade civil. A referncia conscincia de cada um e auto-regulamentao dos pesquisadores no pode ser suficiente para o respeito dos direitos pessoais e da ordem pblica. Se o legislador, responsvel pelo bem-comum, abdicasse da sua vigilncia, poderia vir a ser expropriado das suas prerrogativas por parte de pesquisadores que pretendessem governar a humanidade em nome das descobertas biolgicas e dos presumidos processos de melhoria que poderiam delas derivar. A eugenia e as discriminaes entre os seres humanos poderiam encontrar-se legitimadas. Isso constituiria uma violncia e uma ofensa grave contra a igualdade, a dignidade e os direitos fundamentais da pessoa humana.

A interveno da autoridade poltica deve ser inspirada nos princpios racionais que regulamentam as relaes entre lei civil e lei moral. Funo da lei civil garantir o bem-comum das pessoas atravs do reconhecimento e defesa dos direitos fundamentais, da promoo da paz e da moralidade pblica.[60] Em nenhum mbito de vida a lei civil pode substituir-se conscincia, nem pode ditar normas naquilo que ultrapassa a sua competncia; s vezes, ela deve tolerar, em vista da ordem pblica, aquilo que no pode proibir sem que disso derive um dano mais grave. Todavia, os direitos inalienveis da pessoa devero ser reconhecidos e respeitados por parte da sociedade civil e da autoridade poltica: tais direitos do homem no dependem nem dos indivduos singularmente, nem dos pais e tampouco representam uma concesso da sociedade e do Estado. Eles pertencem natureza humana e so inerentes pessoa por fora do ato criador do qual ela se origina.

Entre estes direitos fundamentais, necessrio recordar, a este propsito: a) o direito vida e integridade fsica de todo ser humano, desde o momento da concepo at morte; b) os direitos da famlia e do matrimnio como instituio e, neste mbito, o direito, para o filho, de ser concebido, posto no mundo e educado por seus pais. Sobre cada um desses temas necessrio desenvolver aqui algumas consideraes ulteriores.

Em vrias naes, algumas leis autorizaram a supresso direta de inocentes: no momento em que uma lei positiva priva uma categoria de seres humanos da proteo que a legislao civil deveria conceder-lhes, o Estado nega a igualdade de todos perante a lei. Quando o Estado no pe a sua fora ao servio dos direitos de cada um dos cidados, e, particularmente, de quem mais fraco, so ameaados os fundamentos mesmos de um Estado de direito. Por conseguinte, a autoridade poltica no pode aprovar que seres humanos sejam chamados existncia mediante processos tais que os exponham aos gravssimos riscos acima recordados. O reconhecimento eventualmente concedido pela lei positiva e pelas autoridades polticas s tcnicas de transmisso artificial da vida e s experimentaes conexas tornaria mais ampla a brecha aberta pela legislao do aborto.

Como conseqncia do respeito e da proteo que devem ser assegurados ao nascituro a partir do momento da sua concepo, a lei dever prever apropriadas sanes penais para toda violao deliberada dos seus direitos. A lei no poder tolerar antes, dever proibir expressamente que seres humanos, ainda que em estgio embrionrio, sejam tratados como objeto de experimentao, sejam mutilados ou destrudos, sob o pretexto de que seriam suprfluos ou incapazes de se desenvolver normalmente.

A autoridade poltica obrigada a assegurar instituio familiar, sobre a qual se baseia a sociedade, a proteo jurdica a que ela tem direito. Pelo fato mesmo de estar a servio das pessoas, a autoridade poltica dever estar tambm a servio da famlia. A lei civil no poder conceder a sua garantia quelas tcnicas de procriao artificial que, em benefcio de terceiros (mdicos, bilogos, poderes econmicos ou governamentais), subtraem aquilo que constitui um direito inerente relao entre os esposos e, por isso, no poder legalizar a doao de gametas entre pessoas que no estejam legitimamente unidas em matrimnio.

Alm disso, a legislao dever proibir, em razo do apoio devido famlia, os bancos de embries, a inseminao post mortem e a maternidade substitutiva .

Pertence aos deveres da autoridade pblica agir de modo que a lei civil seja regulada pelas normas fundamentais da lei moral, naquilo que diz respeito aos direitos do homem, da vida humana e da instituio familiar. Os polticos devero esforar-se, atravs de sua interveno junto opinio pblica, para obter na sociedade o consenso mais vasto possvel acerca de tais pontos essenciais e para consolid-lo sempre que correr o risco de enfraquecer-se ou de vir a desaparecer.

Em muitos pases, a legalizao do aborto e a tolerncia jurdica para com os casais no unidos pelo matrimnio tornam mais difcil obter o respeito aos

direitos fundamentais recordados nesta Instruo. Oxal os Estados no assumam a responsabilidade de tornar ainda mais graves estas situaes de injustia, socialmente prejudiciais. Pelo contrrio, de se desejar que as naes e os Estados tomem conscincia de todas as implicaes culturais, ideolgicas e polticas, ligadas s tcnicas de procriao artificial e saibam encontrar a sabedoria e a coragem necessrias para emanar leis mais justas e respeitosas da vida humana e da instituio familiar.

Hoje, aos olhos de muitos, a legislao civil de numerosos Estados confere uma legitimao indevida a certas prticas; ela demonstra-se incapaz de garantir aquela moralidade que conforme com as exigncias naturais da pessoa humana e com as leis no escritas , impressas pelo Criador no corao do homem. Todos os homens de boa vontade devem esforar-se, especialmente no mbito da sua profisso e no exerccio dos seus direitos civis, para que sejam reformadas as leis civis moralmente inaceitveis e corrigidas as prticas ilcitas. Alm disso, deve ser incentivada e reconhecida a objeo de conscincia em face de tais leis. Mais ainda, comea a se impor, com acuidade, conscincia moral de muitos, especialmente entre os especialistas das cincias biomdicas, a exigncia em prol de uma resistncia passiva legitimao de prticas contrrias vida e dignidade do homem.

CONCLUSO

A difuso das tecnologias de interveno nos processos da procriao humana suscita gravssimos problemas morais com relao ao respeito devido ao ser humano desde a sua concepo e dignidade da pessoa, bem como da sua sexualidade e da transmisso da vida.

Com o presente documento, a Congregao para a Doutrina da F, cumprindo o seu dever de promover e tutelar o ensinamento da Igreja em uma matria to grave, dirige um novo e premente apelo a todos aqueles que, em razo da sua funo e do seu empenho, podem exercer uma influncia positiva para que, na famlia e na sociedade, seja atribudo o devido respeito vida e ao amor: aos responsveis pela formao das conscincias e da opinio pblica, aos cultores da cincia e aos profissionais da medicina, aos juristas e aos polticos. Ela augura que todos compreendam a incompatibilidade existente entre o reconhecimento da dignidade da pessoa humana e o desprezo pela vida e pelo amor, entre a f no Deus vivo e a pretenso de querer decidir arbitrariamente sobre a origem e a sorte de um ser humano.

A Congregao para a Doutrina da F dirige, particularmente, um confiante apelo e um encorajamento aos telogos e, sobretudo, aos moralistas, para que aprofundem e tornem sempre mais acessvel aos fiis o contedo do ensinamento do Magistrio da Igreja, luz de uma vlida antropologia em matria de sexualidade e matrimnio, no contexto da necessria abordagem interdisciplinar. Dessa forma, poder-se- compreender sempre melhor os

motivos e a validade deste ensinamento. Defendendo o homem contra os excessos do seu prprio poder, a Igreja de Deus recorda-lhe os ttulos da sua verdadeira nobreza; somente assim poder-se- assegurar humanidade de amanh a possibilidade de viver e de amar com aquela dignidade e liberdade que derivam do respeito pela verdade. As precisas indicaes que so oferecidas na presente Instruo no pretendem, pois, paralisar o esforo de reflexo, mas antes favorecer um seu impulso renovado, na irrenuncivel fidelidade doutrina da Igreja.

luz da verdade acerca do dom da vida humana e dos princpios morais que dela derivam, cada um convidado a agir como o bom samaritano, no mbito da responsabilidade que lhe prpria, e a reconhecer como seu prximo tambm o menor entre os filhos dos homens (cf. Lc 10, 29-37). A palavra de Cristo encontra aqui uma ressonncia nova e particular: Tudo o que fizerdes a um dos meus irmos mais pequeninos, a Mim o fizestes (Mt 25, 40).

O Sumo Pontfice Joo Paulo II, no decurso da Audincia concedida ao abaixoassinado Prefeito aps a reunio plenria desta Congregao, aprovou a presente Instruo e ordenou a sua publicao.

Roma, na sede da Congregao para a Doutrina da F, 22 de fevereiro de 1987, Festa da Ctedra do Apstolo So Pedro.

JOSEPH Card. RATZINGER Prefeito

ALBERTO BOVONE Arcebispo tit. de Cesaria de Numdia Secretrio

Notas

[1*] Os termos zigoto , pre-embrio , embrio e feto podem indicar, na terminologia da biologia, estgios sucessivos do desenvolvimento de um ser humano. A presente Instruo usa livremente estes termos, atribuindo-lhes uma idntica relevncia tica, para indicar o fruto, visvel ou no, da gerao humana, desde o primeiro momento da sua existncia at o nascimento. A razo de tal uso ser esclarecida no texto (cf. I, 1).

[1] Joo Paulo II, Discurso aos participantes do 81. Congresso da Sociedade Italiana de Medicina Interna e do 82. Congresso da Sociedade Italiana de Cirurgia Geral, 27 de outubro de 1980: AAS 72 (1980) 1126.

[2] Paulo VI, Discurso Assemblia Geral das Naes Unidas, 4 de outubro de 1965: AAS 57 (1965) 878; Encicl. Populorum Progressio, 13: AAS 59 (1967) 263.

[3] Paulo VI, Homilia durante a Missa de encerramento do Ano Santo, 25 de dezembro de 1975: AAS 68 (1976) 145; Joo Paulo II, Encicl. Dives in Misericordia, 30: AAS 72 (1980) 1224.

[4] Joo Paulo II, Discurso aos participantes da 35 Assemblia Geral da Associao Mdica Mundial, 29 de outubro de 1983: AAS 76 (1984) 390.

[5] Cf. Declar. Dignitatis Humanae, 2.

[6] Const. past. Gaudium et Spes, 22; Joo Paulo II, Encicl. Redemptor Hominis, 8: AAS 71 (1979) 270-272.

[7] Cf. Const. past. Gaudium et Spes, 35.

[8] Const. past. Gaudium et Spes, 15; cf. tambm Paulo VI, Encicl. Populorum Progressio, 20: AAS 59 (1967) 267; Joo Paulo II, Encicl. Redemptor Hominis, 15: AAS 71 (1979) 286-289; Exort. Apost. Familiaris Consortio, 8: AAS 74 (1982) 89.

[9] Joo Paulo II, Exort. Apost. Familiaris Consortio, 11: AAS 74 (1982) 92.

[10] Cf. Paulo VI, Encicl. Humanae Vitae, 10: AAS 60 (1968) 487-488.

[11] Joo Paulo II, Discurso aos participantes da 35 Assemblia Geral da Associao Mdica Mundial, 29 de outubro de 1983: AAS 76 (1984) 393.

[12] Cf. Joo Paulo II, Exort. Apost. Familiaris Consortio, 11: AAS 74 (1982) 9192 cf. tambm Const. Past. Gaudium et Spes, 50.

[13] Sagrada Congregao para a Doutrina da F, Declarao sobre o aborto provocado, 9: AAS 66 (1974) 736-737.

[14] Joo Paulo II, Discurso aos participantes da 35 Assemblia Geral da Associao Mdica Mundial, 29 de outubro de 1983: AAS 76 (1984) 390.

[15] Joo XXIII, Encicl. Mater et Magistra, III: AAS 53 (1961) 447.

[16] Const. past. Gaudium et Spes, 24.

[17] Cf. Pio XII, Encicl. Humani Generis: AAS 42 (1950) 575; Paulo VI, Professio Fidei: AAS 60 (1968) 436.

[18] Joo XXIII, Encicl. Mater et Magistra, III: AAS 53 (1961) 447; cf. Joo Paulo II, Discurso aos sacerdotes participantes de um seminrio de estudo sobre A procriao responsvel , 17 de setembro de 1983, Insegnamenti di Giovanni Paolo II, VI, 2 (1983) 562: Na origem de cada pessoa humana encontra-se um ato criador de Deus: nenhum homem vem existncia por acaso; ele sempre o termo do amor criativo de Deus .

[19] Cf. Const. past. Gaudium et Spes, 24.

[20] Cf. Pio XII, Discurso Unio Medico-Biolgica So Lucas , 12 de novembro de 1944: Discorsi e Radiomessaggi VI (1944-1945) 191-192.

[21] Cf. Const. past. Gaudium et Spes, 50.

[22] Cf. Const. past. Gaudium et Spes, 51: Por isso a moralidade da maneira de agir, quando se trata de harmonizar o amor conjugal com a transmisso responsvel da vida, no depende apenas da inteno sincera e da reta apreciao dos motivos, mas deve ser determinada segundo critrios objetivos tirados da natureza da pessoa e de seus atos, critrios esses que respeitam o sentido integral da doao mtua e da procriao humana no contexto do verdadeiro amor .

[23] Const. past. Gaudium et Spes, 51.

[24] Santa S, Carta dos direitos da famlia, 4: L'Osservatore Romano, ed. diria, 25 de novembro de 1983.

[25] Sagrada congregao para a Doutrina da F, Declarao sobre o aborto provocado, 12-13: AAS 66 (1974), 738.

[2*] O zigoto a clula resultante da fuso dos ncleos dos dois gametas.

[26] Cf. Paulo VI, Discurso aos participantes do XXIII Congresso Nacional dos juristas Catlicos Italianos, 9 de dezembro de 1972: AAS 64 (1972) 777.

[27] A obrigao de evitar riscos desproporcionados comporta um autntico respeito pelos seres humanos e a retido das intenes teraputicas. Ela implica que o mdico dever avaliar atentamente, antes de tudo, as eventuais consequncias negativas que o uso necessrio de uma determinada tcnica de pesquisa pode ter para o concebido e evitar o recurso a procedimentos diagnsticos acerca de cuja finalidade e substancial inocuidade no se tenham suficientes garantias. E se, como freqentemente acontece nas opes humanas, um coeficiente de risco tiver de ser enfrentado, o mdico dever ter a preocupao de verificar que ele seja compensado por uma verdadeira urgncia do diagnstico e pela importncia dos resultados a serem obtidos em favor do prprio concebido (Joo Paulo II, Discurso aos participantes do Congresso do Movimento pela Vida , 3 de dezembro de 1982: Insegnamenti di Giovanni Paolo II, V, 3 [1982] 1512). Este esclarecimento sobre o risco proporcionado deve ser tido em considerao tambm nos passos sucessivos da presente Instruo, sempre que ocorrer esta palavra.

[28] Joo Paulo II, Discurso aos participantes da 35. Assemblia Geral da Associao Mdica Mundial, 29 de outubro de 1983: AAS 76 (1984) 392.

[3*] Uma vez que as palavras pesquisa e experimentao so usadas freqentemente de modo equivalente e ambguo, julga-se necessrio precisar o significado que lhes atribudo no presente documento.

1) Por pesquisa entende-se qualquer procedimento indutivo-dedutivo, que visa promover a observao sistemtica de um dado fenmeno em campo humano ou verificar uma hiptese surgida de precedentes observaes.

2) Por experimentao entende-se toda pesquisa na qual o ser humano (nos diversos estgios da sua existncia: embrio, feto, criana ou adulto) representa o objeto mediante o qual ou no qual pretende-se verificar o efeito, por enquanto desconhecido ou ainda no de todo conhecido, de um determinado tratamento (por exemplo, farmacolgico, teratognico, cirrgico, etc.).

[29] Cf. Joo Paulo II, Discurso aos participantes de um Congresso da Pontifcia Academia das Cincias, 23 de outubro de 1982: AAS 75 (1983) 37: Condeno do modo mais explcito e formal as manipulaes experimentais feitas no embrio humano, porque o ser humano, desde o momento de sua concepo at morte, no pode ser explorado por nenhuma razo .

[30] Santa S, Carta dos direitos da famlia, 4b: L'Osservatore Romano, ed. diria, 25 de novembro de 1983.

[31] Cf. Joo Paulo II, Discurso aos participantes do Congresso do Movimento pela Vida , 3 de dezembro de 1982: Insegnamenti di Giovanni Paolo II, V, 3 (1982) 1511: E inaceitvel toda forma de experimentao no feto que possa prejudicar sua integridade ou piorar-lhe as condies, a menos que se trate de uma tentativa extrema de salv-lo da morte . Sagrada Congregao para a Doutrina da F, Declarao sobre a eutansia, 4: AAS 72 (1980) 550: Na falta de outros recursos, lcito recorrer, com o consentimento do enfermo, aos meios postos disposio pela medicina mais avanada, mesmo que estejam em estado experimental e nem sempre sejam isentos de algum risco .

[32] Ningum pode reivindicar, antes de existir, um direito subjetivo a iniciar a existncia; todavia, legtimo afirmar o direito da criana a ter uma origem plenamente humana atravs da concepo conforme natureza pessoal do ser humano. A vida um dom que deve ser concedido de maneira digna tanto do sujeito que a recebe como dos que a transmitem. Este esclarecimento deve ser levado em considerao tambm acerca do que ser afirmado a propsito da procriao artificial humana.

[33] Joo Paulo II, Discurso aos participantes da 35. Assemblia Geral da Associao Mdica Mundial, 29 de outubro de 1983: AAS 76 (1984) 391.

[4*] Com a denominao de Fecundao ou procriao artificial heterloga, a Instruo entende aquelas tcnicas destinadas a obter artificialmente uma concepo humana, a partir de gametas provenientes de ao menos um doador diverso dos esposos que so unidos em matrimnio. Tais tcnicas podem ser de dois tipos:

a) FIVET heterlogo: a tcnica destinada a obter uma concepo humana atravs do encontro in vitro de gametas retirados de ao menos um doador diverso dos dois esposos unidos em matrimnio.

b) Inseminao artificial heterloga: a tcnica destinada a obter uma concepo humana atravs da transferncia para as vias genitais da mulher do esperma previamente recolhido de um doador que no o marido.

[5*] Por Fecundao ou procriao artificial homloga a Instruo entende a tcnica destinada a obter uma concepo humana a partir dos gametas de dois esposos unidos em matrimnio. A fecundao artificial homloga pode ser realizada de duas maneiras:

a) FIVET homlogo: a tcnica destinada a obter uma concepo humana mediante o encontro in vitro dos gametas dos esposos unidos em matrimnio.

b) Inseminao artificial homloga: a tcnica destinada a obter uma concepo humana mediante a transferncia para as vias genitais de uma mulher casada do esperma previamente recolhido do marido.

[34] Cf. Const. past. Gaudium et Spes, 50.

[35] Cf. Joo Paulo II, Exort. apost. Familiaris consortio, 14: AAS 74 (1982) 96.

[36] Cf. Pio XII, Discurso aos participantes do IV Congresso Internacional dos Mdicos Catlicos, 29 de setembro de 1949: AAS 41 (1949) 559. Segundo o plano do Criador, o homem abandona seu pai e sua me, une-se sua mulher e os dois tornam-se urna s carne (Gn 2, 24). A unidade do matrimnio, ligada ordem da criao, uma verdade acessvel razo natural. A Tradio e o Magistrio da Igreja referem-se freqentemente ao livro do Gnesis, seja diretamente como atravs dos trechos do Novo Testamento que a ele se referem: Mt 19, 4-6; Mc 10, 5-8; Ef 5, 31. Cf. Atengoras, Legatio pro christianis, 33: PG 6, 965-967; S. Joo Crisstomo, In Matthaeum homiliae LXII, 19, 1: PG 58, 597; S. Leo Magno, Epist. ad Rusticum, 4: PL 54, 1204; Inocncio III, Epist. Gaudemus in Domino: DS 778; II Conclio de Lio, IV ses.: DS 860; Conclio de Trento, XXIV ses.: DS 1798. 1802; Leo XIII, Encicl. Arcanum divinae Sapientiae: AAS 12 (1879/80) 388391; Pio XI, Encicl. Casti Connubii: AAS 22 (1930) 546-547; Conclio Vaticano II, Cost. past. Gaudium et Spes, 48; Joo Paulo II, Exort. Apost. Familiaris consortio, 19: AAS 74 (1982) 101-102; C.I.C., an. 1056.

[37] Cf. Pio XII, Discurso aos participantes do IV Congresso Internacional dos Mdicos Catlicos, 29 de setembro de 1949: AAS 41 (1949) 560; Discurso s congressistas da Unio Catlica Italiana de Obstretas, 29 de outubro de 1951: AAS 43 (1951) 850;C.I.C., cn. 1134.

[6*] Com a denominao de me substitutiva a Instruo entende indicar:

a) a mulher que mantm em gestao um embrio transplantado em seu tero e que lhe geneticamente estranho, porque obtido mediante a unio de gametas de doadores , com o compromisso de entregar a criana, uma vez nascida, a quem encomendou ou contratou tal gestao;

b) a mulher que mantm em gestao um embrio para cuja concepo contribuiu com a doao de seu prprio vulo, fecundado mediante inseminao com o esperma de um homem diverso de seu prprio marido, com o compromisso de entregar o filho, uma vez nascido, a quem encomendou ou contratou a gestao.

[38] Paulo VI, Encicl. Humanae vitae, 12: AAS 60 (1968) 488-489.

[39] Loc. cit.: ibid. 489.

[40] Pio XII, Discurso aos participantes do II Congresso Mundial de Npoles sobre a fecundidade e esterilidade humanas, 19 de maio de 1956: AAS 48 (1956) 470.

[41] C.I.C., cn. 1061. Segundo este Cnon, o ato conjugal aquele pelo qual o matrimnio consumado se os dois esposos entre si (o) realizaram de modo humano .

[42] Cf. Const. past. Gaudium et Spes, 14.

[43] Cf. Joo PAULO II, Audincia geral, 16 de janeiro de 1980: Insegnamenti di Giovanni Paolo II, III, 1 (1980) 148-152.

[44] Joo Paulo II, Discurso aos participantes da 35 Assemblia Geral da Associao Mdica Mundial, 29 de outubro de 1983: AAS 76 (1984) 393.

[45] Cf. Const. past. Gaudium et Spes, 51.

[46] Cf. Const. past. Gaudium et Spes, 50.

[47]Cf. Pio XII, Discurso aos participantes do IV Congresso Internacional dos Mdicos Catlicos, 29 de setembro de 1949: AAS 41 (1949) 560: Seria falso pensar que a possibilidade de se recorrer a este meio (fecundao artificial) possa tornar vlido o matrimnio entre pessoas incapazes de contra-lo por causa do impedimentum impotentiae . [48] Uma questo anloga tratada por PAULO VI, Encicl. Humanae vitae, 14: AAS 60 (1968) 490-491.

[49] Cf. acima: I, 1 ss.

[50] Joo Paulo II, Exort. Apost. Familiaris consortio, 14: AAS 74 (1982) 96.

[51] Cf. Resposta do Santo Ofcio, 17 de maro de 1897: DS 3323; Pio XII, Discurso aos participantes do IV Congresso Internacional dos Mdicos catlicos, 29 de setembro de 1949: AAS 41 (1949) 560; Discurso s congressistas da Unio Catlica Italiana de Obstetras, 29 de outubro de 1951: AAS 43 (1951) 850; Discurso aos participantes do II Congresso Mundial de Npoles sobre a fertilidade e esterilidade humanas, 19 de maio de 1956: AAS 48 (1956) 471-473; Discurso aos participantes do VII Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Hematologia, 12 de setembro de 1958: AAS 50 (1958) 733; Joo XXIII, Encicl. Mater et Magistra, III: AAS 53 (1961) 447.

[52] Pio XII, Discurso s congressistas da Unio Catlica Italiana de Obstretas, 29 de outubro de 1951: AAS 43 (1951) 850.

[53] Pio XII, Discurso aos participantes do IV Congresso Internacional dos Mdicos Catlicos, 29 de setembro de 1949: AAS 41 (1949) 560.

[54] Sagrada Congregao para a Doutrina da F, Declarao sobre algumas questes de tica sexual, 9: AAS 68 (1976) 86, que cita a Constituio pastoral Gaudium et Spes, n. 51; cf. Decreto do Santo Ofcio, 2 de agosto de 1929: AAS 21 (1929) 490; Pio XII, Discurso aos participantes do XXVI Congresso promovido pela Sociedade Italiana de Urologia, 8 de outubro de 1953: AAS 45 (1953) 578.

[55] Cf. Joo XXIII, Encicl. Mater et Magistra, III: AAS 53 (1961) 447.

[56] Cf. Pio XII, Discurso aos participantes do IV Congresso Internacional dos Mdicos Catlicos, 29 de setembro 1949: AAS 41 (1949) 560.

[57] Cf. Pio XII, Discurso aos participantes do II Congresso Mundial de Npoles sobre a fertilidade e a esterilidade humanas, 19 de maio de 1956: AAS 48 (1956) 471-473.

[58] Const. past. Gaudium et Spes, 50.

[59] Joo Paulo II, Exort. Apost. Familiaris consortio, 14: AAS 74 (1982) 97.

[60] Cf. Declar. Dignitatis humanae, 7.

Vous aimerez peut-être aussi