Vous êtes sur la page 1sur 20

INSTRUMENTOS DE SNTESES FIOS E AGULHAS

INTRODUO A utilizao do instrumental cirrgico planejada em funo do tipo de cirurgia e do tempocirrgico. As intervenes cirrgicas se realizam em quatro tempos: Direse (abertura) Hemostasia Cirurgia propriamente dita (exerese) Sntese (sutura)

Os instrumentais cirrgicos so agrupados de acordo com os tempos cirrgicos e para efeito didtico, classificados em 7 grupos.

HISTRICO Ao longo da histria da humanidade, encontram -se episdios que retratam atitudescirrgicas para a manuteno da vida.

I n i c i a l m e n t e , a s c i r u r g i a s e r a m d i r i g i d a s p a r a a correo deferimentos traumticos e o controle do sangramento. O controle da dor intra e ps operatrio, a anestesia e os passos inicias do controle da infeco cirrgica tambmt r a n s f o r m a r a m a h i s t o r i a d a c i r u r g i a , c o n t r i b u i n d o p a r a s u a evoluo. Em princpio, a cirurgia era mutiladora e visava exti rpar a parte do doente ou o rgo afetado. Aps a d e s c o b e r t a d a narcose e da assepsia, no sculo XIX, a s cirurgias passaram a s e r restauradoras e conservadoras. A partir da ento, observa -se u m a v a n o a c e l e r a d o n o desenvolvimento, tanto cientifico como de tcnicas cirrgicas cada vez mais especifica, m e n o s m u t i l a n t e s e m a i s c u r a t i v a s . V a l e r e s s a l t a r q u e o a l i v i o d a d o r , o c o t r o l e d o sangramento e da infeco so aspectos que continuam a ser focalizados como indicadoresdo sucesso cirrgico.Outro ponto a ser considerado na evoluo da cirurgia foi o desafio de transformar o atoc i r r g i c o e m u m a a t i v i d a d e c i e n t i f i c a e e m u m a escolha teraputica segura. Aliados a evoluo cirrgica, muitos

instrumentos foram idealizados e utilizados por cirurgies em t o d o s o s perodos da historia. Com o passar do tempo vrios desses

instrumentos,

em

especial

os

instrumentos

de

sntese ,

foram

r e f o r m u l a d o s , a d a p t a d o s , d i s p e n s a d o s o u substitudos por outros mais prticos e especficos para um determinado procedimento. Osinstrumentos cirrgicos so essenciais para o desenvolvimento das seqncia que compeos tempos cirrgicos.

TEMPOS CIRRGICOS

A expresso tempos cirrgicos caracteriza a seqncia de p r o c e d i m e n t o s u t i l i z a d a n a manipulao dos tecidos e vsceras durante o ato operatrio, sendo identificada por quatrotempos bsicos.

Direse: Consiste em separar tecidos, ou planos anatmicos, para atingir uma regio ourgo. A direse pode ser realizada por vrios mtodos: mecnico, trmico, crioterapia eraio laser, sendo que o mais empregado o mecnico, utilizando materiais cortantes, comoo bisturi eltrico, tesoura, faca, serra trepano, agulhas e outros.

Hemostasia: Consiste em determinar ou prevenir um sangramento. Pode ser feito por meio de pinamento e ligadura de vasos, eletrocoagulao e compresso. Estes mtodos podemser usados simultaneamente ou individualmente.

Cirurgia propriamente dita ou Exerese: o momento em que o cirurgio atinge o ponto desejado e realiza a interveno cirrgica, visando diagnostico, controle ou resoluo da intercorrncia, reconstituindo a rea e deixando-a mais fisiolgica possvel.

Sntese ou Sutura: a unio dos tecidos. A sntese pode ser classificada em : Cruenta: sutura permanente ou removivel

Incruenta: sutura por meio de gesso, adesivo ou atadura Imediata: aps a inciso Mediata: aps algum tempo da inciso Completa : em toda a extenso da inciso Incompleta: mantida uma pequena abertura para a colocao de drenos.

Na sntese dos planos deve ser respeitada hierarquia tecidual, sua estratificao, fazendo-aa reconstituio pela sntese de tecidos idnticos entre si. As condies necessrias parauma boa sntese so: anti-sepsia local, vascularizao perfeita das bordas de inciso. Bordasntidas, hemostasia perfeita, ou seja, ausncia de hematomas ou outras colees, pois o sucesso da sntese depende da hemostasia orgnica correta, coaptao sem compresso dostecidos, ausncia de corpos estranhos e tecidos necrosados, escolha de fios apropriados paracada tecido, execuo com tcnica correta.

INSTRUMENTAL CIRRGICO

Os instrumentais cirrgicos so agrupados de acordo com o tempo cirrgico, j detalhadoanteriormente, neste trabalho daremos nfase ao grupo III, ou seja, instrumentais utilizadosna sntese. Mas de extrema importncia discutirmos os demais instrumentos utilizados noato cirrgico e como eles so agrupados.Para fins didticos os instrumentos cirrgicos so divididos da seguinte maneira:

Grupo I:de Direse Grupo II:de Hemostasia Grupo III:de Sntese Grupo IV:Especiais Grupo V:Auxiliar Grupo VI:de Campos Grupo VII: Afastadores ou de exposio

Grupo I:

Este grupo praticamente composto por instrumentos cortantes, como bisturi etesouras, em diversos tipos e tamanhos, e outros como faca, serra, trepano, agulhas.

Grupo II: este grupo composto por instrumentos destinados ao pinamento de vasossangrantes, sendo estas pinas hemostticas, retas ou curvas, com ou sem dente, de diversostipos e tamanhos. Em geral so denominadas pelo nome de seu idealizador.

Grupo III: Este grupo composto de instrumentos de sutura, como a g u l h a s r e t a s o u curvas, triangular ou traumtica, redonda ou atraumaticas com fundo fixo ou falso. Fazem parte deste grupo ainda os porta-agulha e os fios de sutura. Este grupo ser detalhado logo aseguir, por ser o tema principal deste trabalho.

Grupo IV: Este grupo composto por instrumentos cuja indicao determinada pelo tipode cirurgia. Estes instrumentos so usados somente no tempo cirrgico propriamente dito, por isso ocupam o lugar mias distante na mesa de instrumentos. Cita-se como exmeplo as pinas: Duval, Satinsky e Allis.

Grupo V: composto por instrumentos auxiliares de preenso. Como o prprio nomeindica, destina-se a auxiliar o uso de outros instrumentos. Basicamente compe este grupoas pinas anatmicas e dente de rato.

Grupo VI: Este grupo composto por pinas que se destinam a fixao d o s c a m p o s estreis para delimitao do campo operatrio. Basicamente fazem parte deste grupo as pinas de backhaus.

Grupo VII: Este grupo composto por instrumentos de exposio que permitem a melhor visualizao da cavidade operatria..

INSTRUMENTOS DE SNTESE MANUAL COM FIOS E AGULHAS A sutura manual, popularmente conhecida como pontos e r e a l i z a d a u t i l i z a n d o o s seguintes instrumentos: fios, agulhas, pinas e portaagulha.A sntese manual com fios e agulhas o tipo mais utilizado nos procedimentos cirrgicos, aseguir detalharemos os principais instrumentos.

AGULHAS

So utilizadas para com o objetivo de transfixar os tecidos, servindo de guia para os fios desutura.

Material: geralmente so produzidas em ao inoxidvel

Diviso: a agulha divida em trs partes: P o n t a : a p a r t e d a a g u l h a d e s u t u r a q u e f a c i l i t a a p e n e t r a o d e s t a s n o t e c i d o , causando o mnimo de trauma possvel. Corpo: a poro central da agulha, que possibilita a fixao adequada ao porta-agulha. Com isto, proporciona facilidade nas manobras de introduo e resgate daagulha no tecido, durante o processo de sntese cirrgica. Fundo: o ponto de um unio da agulha com o fio de sutura. Existem agulhas defundo falso e fixo.

As agulhas so classificadas quanto:

Forma: Podem ser retas e curvas. As curvas podem ser de 90, 135, 180 e 225de circulo.

Dimetro: podem ser finas ou grossasComprimento em centmetros: nas agulhas curvas varia de 3mm a 9 cm e as retas de 5 a 6 cm.

Tipo de ponta ou seco: pode ser cilndrica, triangular, losangular, espatular ou romba.As cortantes so chamadas de traumticas e as no cortantes de atraumaticas. A geometria das agulhas cilndricas possibilita um mnimo e trauma no momento de sua penetrao no tecido, ocorrendo uma melhor vedao entre o tecido e fio. As agulhascortantes tm o objetivo de seccionar as fibras do tecido transpassado por elas, por meio deuma ou mais arestas cortantes.

Sem fundo: S e m f u n d o - a f i o i n s e r i d o d e n t r o d a a g u l h a - e s t e t i p o c h a m a d o d e atraumtica. Quando existe agulha em ambas extremidades do fio chamado de dupla.

Fundo fixo e falso: Fundo regular, alongado, Fundo quadrado, Fundo arredondado, Fundod e B e n j a m i m , F u n d o f r a n c s , e m g a r f o o u f a l s o q u a n d o o f i o p o d e s e r i n s e r i d o p o r presso, sem ser enfiado.

Partes de uma agulha / Formas de agulhas

Tipo de pontas traumticas e atraumticas

Fundos de agulhas

Indicaes: A agulha de sutura, de forma cilndrica, est indicada para suturas em intestino, peritnio,vasos e outros tecidos de fcil penetrao. A triangular, para suturar pele e aponeuroses, porque a ponta c o r t a n t e p o s s i b i l i t a a penetrao em tecidos mais resistentes. A de ponta losangular traumatiza menos que a cilndrica , e s e u p o d e r d e p e n e t r a o superior ao da agulha triangular. A espatulada, pelo poder de penetrao, est indicada para as cirurgias oftlmicas. A forma romba, para sutura de rgos friveis, como o caso do fgado, rins e outros. FIOS DE SUTURA Desde aproximadamente 2.000 A.C. existem referncias evidenciando o uso de barbantes etendes de animais para suturar. Atravs do sculos, uma grande variedade de materiais temsido usados na confeco de fios para procedimentos cirrgicos, tais como: seda, linho,algodo, crina de cavalo, tendes de animais e intestinos. Contudo, alguns destes ainda soutilizados hoje em dia .A evoluo dos materiais de sutura nos trouxe para um ponto de refinamento que i n c l u i o desenvolvimento de suturas e fios especiais para tipos especficos de procedimentos. Sendo assim, eliminou-se algumas das

dificuldades encontradas no passado pelos cirurgies e, tambm, diminuiu -se substancialmente o potencial de infeco ps -operatria .

Conceito

O fio de sutura uma estrutura flex vel, com formato circular e que apresenta umd i m e t r o r e d u z i d o . P o d e s e r d e m a t e r i a l s i n t t i c o , d e f i b r a s v e g e t a i s o u d e m a t e r i a l orgnico. Mesmo sendo uma estrutura to simples um elemento da maior importnciadentro da cirurgia, pois parte essencial da sutura e dos ns cirrgicos. Fios de sutura j e s t o d e n t r o d a prtica mdica desde os antigos egpsios e gregos, sendo u s a d o s e conhecidos pelos homens muito antes da cirurgia como a conhecemos

hoje.S e m p r e i m p o r t a n t e l e m b r a r q u e t o d o s o s f i o s d e s u t u r a s o v i s t o s c o m o c o r p o s estranhos em nosso organismo, assim iro produzir um tipo de reao local. Porm existem particularidades de cada fio e, desta forma, alguns causam maior reao e outros menor reao.Os fios de sutura so constitudos dos mais diversos tipos e os classificamos quanto: Absoro Origem Quantidade de filamentos Dimetro.

Quanto a absoro:

Absorvveis x inabsorvveis

Absorvveis: S o o s q u e , d e c o r r i d o a l g u m t e m p o a p s a s u t u r a , p o r a o o r g n i c a s o absorvidos, podem ser de origem animal ou sintticos.

Catgut simples: de origem animal, recebeu essa denominao oriunda do ingls que tem c o m o t r a d u o t r i p a d e g a t o . D u r a n t e o p r o c e s s o d e f a b r i c a o n o f o i s u b m e t i d o a nenhum tratamento especifico para alterar o seu tempo de absoro quando em contato comos tecidos orgnicos.

O catgut simples indicado para as seguintes cirurgias: Fechamento Geral: peritneo, subcutneo e ligaduras. Ob-Gin: anastomoses, episiorrafias. Gastrointestinal: anastomoses, epiplon . Urologia: bexiga, cpsula prosttica, ureter, ligaes de artrias vesculares, uretra. Oftalmologia: conjuntiva. Otorrinolaringologia: amigdalectomias.

Catgut cromado: e s t e t i p o d e f i o d a m e s m a o r i g e m q u e o c a t g u t s i m p l e s , p o r e m f o i impregnado com sais de cromo ou tnico, para lhe conferir um maior tempo de fora tensile c o n s e q e n t e m e n t e a u m e n t a n d o o s u e t e m p o d e a b s o r o . O s f i o s c a t g u t s i m p l e s e cromado so mantidos em lcool isopropilico, para manter as suas propriedades.

O catgut cromado indicado para as seguintes cirurgias: Fechamento Geral: peritneo, subcutneo e ligaduras. Ob-Gin: anastomoses, episiorrafias. Gastrointestinal: anastomoses, epiplon . Urologia: bexiga, cpsula prosttica, ureter, ligaes de artrias vesculares, uretra. Oftalmologia: conjuntiva. Otorrinolaringologia: amigdalectomias

Caprofyl O caprofyl indicado para as seguintes cirurgias: Fechamento Geral: peritneo, tecido subcutneo. Gastrointestinal: anastomoses, epiplon. Ob-Gin: ligadura, cpula vaginal, tero, parede vaginal. Urologia: bexiga, ureter, ligadura de artrias vesiculares, uretra

Monocryl O monocryl indicado somente para plsticas na pele. Vicryl

O vicryl indicado para: Fechamento Geral: peritneo, aponeurose, serosa, submucosa e pele. Neurologia: duramter, fscia aponeurtica e msculo. Oftalmologia: esclera, conjuntiva.

Gastrointestinal: anastomoses, epiplon. Ob-Gin: ligaduras, cpula vaginal, tero, bexiga, parede vaginal. Ortopedia: membrana sinovial e rtula. Urologia: bexiga, ureter e uretra

Vicryl Rapid O vicryl rapid indicado para: Fechamento de pele e mucosa Cirurgia Plstica Episiorrafias

Vicryl plus (sutura absorvvel)

Vicryl

Plus

possui

mesma

composio,

caractersticas

construoconfivel que a sutura Vicryl.A diferena entre eles que o Vicryl Plus contm IRGACARE MP, a forma mais pura doT R I C L O S A N , antibacteriano de amplo espectro, a uma o agente

concentrao

d e 0,003mg/kg.O IRGACARE MP um anti-sptico. No um antibitico, e no txico na concentraoutilizada. O IRGACARE MP eficaz contra os patognicos :Staphylococcus mais comuns e associados s infeces Epidermides, no stio cirrgico

Aureos

Staphylococcus

Ambosresistentes

meticilina.Essa caracterstica promove proteo contra colonizao bacteriana ao redor da linha desutura, minimizando o risco de infeco

Pds II O fio Pds II indicado para: Fechamento Geral: peritneo e aponeurose. Transplantes: rim e fgado. Gastrointestinal: serosa, submucosa. Ob-Gin: ligaduras, cpula vaginal, tero, bexiga, parede vaginal. Ortopedia: membrana sinovial e rtula. Cardiopediatria: coartao de aorta.

Inabsorvveis: so os que ficam permanentemente no organismo, mesmo sofrendo ao deelementos de defesa orgnica no se desfazem,so envolvidos por algum tempo por tecidosfibrosos. Podem ser de origem animal, vegetal, mineral, sintticos e mistos.

Mononylon Fechamento Geral:aponeurose. Microcirurgia:anastomoses. Plstica:pele. Oftalmologia:extrao de cataratas, queroplastia penetrante, descolamentode retina, crnea, esclera

Polycot Fechamento Geral: ligaduras e pele Gastrointestinal: mucosa, submucosa

Linho Geral:ligaduras Gastrointestinal:mucosa, submucosa

Seda Fechamento Geral:ligaduras. Gastrointestinal: mucosa, submucosa. Neurologia: duramter, fscia aponeurtica, msculo. Oftalmologia: Plstica: pele extrao de catartas, queroplastia permanente,

estrabismo(esclera),descolamento de retina.

Prolene Fechamento Geral: aponeurose. Gastrointestinal: anastomoses Plstica: pele. Cardiovascular: enxerto de derivao da artria coronria, anastomoses proximal edistal, aortomia, aneurisma aorto-abdominal (AAA). Oftalmologia: fixao escleral

Mersilene Oftalmologia: estrabismo, transplantede crnea. Fechamento Geral: ligaduras.

Ethibond Gastrointestinal: laparoscopia. Ortopedia: membranas sinoviais. Cardiovascular: canulao, fechamento do esterno, fixao de prteses, troca de vlvulas.

Aciflex Cardiovascular: Fechamento de esterno. Buco-maxilo: Fixao de mandbula. Ortopedia: fixao ssea

Sternumband Problemas relacionados a consolidao do Esterno constituem uma das mais gravescomplicaes em Cirurgia Cardaca. O tratamento complexo e requer longo tempo deinternao acarretando desgastefsico e emocional para o paciente.O aternumband tem como objetivo: Efetuar o fechamento do esterno aps a esternotomia medial em cirugias torcicasou cardacas. Promover a estabilizao adequada do Esterno, favorecendo a osteossntese. Previnir a instabilidade do Esterno no ps operatrio.

Porque Usar o Sternumband? Largura da fita de ao (6 vezes superior a dos fios de Ao) contribui para que a fora sejad i s t r i b u d a u n i f o r m e m e n t e a t r a v s d o o s s o , p r o m o v e n d o a l t a e s t a b i l i d a d e e r p i d a cicatrizao.

Quanto A Quantidade De Filamentos:

Monofilamentares X Multifilamentares Existe uma subdiviso dos fios em monofilamentares e multifilamentares. Um f i o monofilamentar constitudo de apenas um filamento, assim menos resistente, por mais delicado e sofre menor resistncia ao passar pelos tecidos. Um fio multifilamentar consiste em vrios filamentos do material entrelaados ou tranados formando um s fio.E s t e s s o mais resistentes e possuem manipulao mais confortvel. A s o u t r a s caractersticas descritas para o fio de sutura, como a reao tecidual, a infeco, a origem ans firmes e entre outra, so geralmente decorrentes da matria prima para sua produo.

Quanto a Apresentao

Quase todos os tipos de fios de sutura so encontrados com ou sem agulhas.Os fios de sutura so apresentados por nmeros que indicam sua resistncia e espessura. Anumerao varia de 6 (mais grosso) at 12 zeros (mais fino), tendo o numero 6 o dimetrode um cordo e o numero de 12 zeros, de um fio de cabelo de um beb. Os fios tambma p r e s e n t a m d i f e r e n t e s c o m p r i m e n t o s q u e v a r i a m d e 0 , 1 3 a 2 , 5 0 m , c a d a c o m p r i m e n t o indicado para determinadas cirurgias.

Quanto A Origem: Naturais E Sintticos

Quanto a origem os fios so divididos em naturais e sintticos. Os fios naturais so obtidos na natureza, ( animal, vegetal, e mineral.) J os fios sintticos so obtidos atravs de processos qumicos.

Descrio Das Embalagens

Os fios devero vir em embalagem grau cirrgico ou a combinao desta com filme p l s t i c o d e v i d a m e n t e t e r m o s e l a d o d e a c o r d o c o m N B R n 1 2 4 9 6 d e 3 0 / 0 6 / 1 9 9 4 e reembalados em caixas conforme a praxe do fabricante, de forma a manter a integridade ee s t e r i l i z a o d o p r o d u t o d u r a n t e o a r m a z e n a m e n t o a t o m o m e n t o d o u s o e r o t u l a d o s conforme a legislao em vigor.

As embalagens individuais devero indicar:

Nmero cirrgico Comprimento do fio Tipo de sutura Tipo de agulha Tamanho da agulha Nmero de controle Nome do fabricante Nmero de fios (se mltiplos)

EXEMPLO DE EMBALAGENS ETHICON

ATUAO DO ENFERMEIRO NO CONTROLE DA INFECO HOSPITALAR

INTRODUO A infeco hospitalar constitui um dos grandes problemas enfrentados pelos profissionais de sade e pacientes. Os avanos tecnolgicos relacionados aos procedimentos invasivos, diagnsticos e teraputicos, e o aparecimento de microrganismos multirresistentes aos antimicrobianos usados rotineiramente na prtica hospitalar tornaram as infeces hospitalares um problema de sade pblica. As maiores taxas de infeco hospitalar so observadas em pacientes nos extremos da idade e nos servios de oncologia, cirurgia e terapia intensiva. Na ltima dcada os microorganismos gram-positivos, em especial o Staphylococcus aureus, emergiram como importantes agentes causadores de infeco da corrente sangnea. Estas infeces acometem pacientes em todas as faixas etrias, com maior freqncia nos extremos de idade e apresentam pior prognstico em pacientes com idade acima de 50 anos. Entre as infeces hospitalares, as sepses por Staphylococcus aureus so responsveis por elevada morbidade e mortalidade.

AO DO ENFERMEIRO NA INFECO HOSPITALAR

Na literatura, o papel do enfermeiro preconizado em quatro reas, a saber: administrativa, assistencial, ensino e pesquisa. No papel administrativo, o enfermeiro realiza o planejamento, a organizao, a direo e o controle das atividades desenvolvidas nesta unidade. No papel assistencial, elabora um plano de cuidados, utilizando metodologia cientfica para prestar assistncia individualizada e o papel de ensino relevante porque estimula o enfermeiro a buscar conhecimento para propiciar o aperfeioamento da equipe de enfermagem. Como pesquisador, seja individualmente ou em equipe, poder demonstrar a diferena que existe entre uma assistncia que deriva da utilizao de conhecimento cientfico comparada ao cuidado prestado, orientado para o cumprimento de tarefas, normas e rotinas. A rpida emergncia e disseminao de microorganismos resistentes a agentes antimicrobianos um problema com dimenses de crise nos hospitais por todo o mundo. As causas fundamentais deste problema so compostas por mltiplos fatores, mas as questes centrais so claras. A emergncia da

resistncia antimicrobiana tem uma alta correlao com a presso seletiva resultante do uso indevido de agentes antimicrobianos. A disseminao de organismos resistentes facilitada pela transmisso pessoa-a-pessoa devido inconsistente aplicao de medidas bsicas de controle de infeco por funcionrios dos hospitais. Embora as estratgias de controle existam, improvvel que as intervenes tenham sucesso a no ser que os chefes dos hospitais assumam a responsabilidade pelo controle da resistncia antimicrobiana.

ENFERMEIRO E A CCIH

A CCIH surgiu na dcada de 1970 com a preocupao em se conhecer os ndices de infeco hospitalar, e tem como principal responsabilidade, a implantao de aes de biossegurana, que corresponde adoo de normas e procedimentos seguros e adequados manuteno da sade dos pacientes, dos profissionais e dos visitantes. O uso de tais medidas pressupe que todos os profissionais podem ser potencialmente infectados com patgenos, e os acidentes com materiais prfurocortantes considerada uma urgncia mdica, sendo indicado o atendimento o mais precoce possvel, embora alguns profissionais dem pouca importncia a esse fato pelo motivo de acharem que no ir causar danos para a sade. Visto isso o enfermeiro o profissional mais requisitado e mais capacitado para atuar no controle da infeco hospitalar visando:

Processo de Adequao do Ambiente - A adequao das

vestimentas, do leito, dos consultrios, das enfermarias e outros elementos prximos,

Processo de Adequao do Meio - O equilbrio do ambiente de

trabalho, de lazer e outros.

As medidas de saneamento bsico e de organizao e administrao do sistema de trnsito constituem procedimentos de Adequao do Ambiente.

Adequao do Ambiente - A ao do enfermeiro no controle de

infeco hospitalar, como partcipe ou no de Comisso Especfica.

Processo de Adequao do Ambiente - A Educao em Sade s

pessoas (sadias ou doentes), famlia ou comunidade; o treinamento em servio (pessoal servial e de enfermagem) e a educao continuada das aes protetoras do meio ambiente hospitalar fazem parte da funo do enfermeiro. O equilbrio ou desequilbrio do ambiente, a sua adequao ou inadequao afetar as relaes de trocas de matria, energia e informaes e, por esta via, contribui para assegurar as condies de homeostasia do organismo ou para provocar desvios dessa condio. A Adequao do Ambiente um pressuposto bsico para harmonia das trocas e o conseqente equilbrio ou homeostasia do organismo.

As trocas de matria, energia e informaes podero ser adequadas ou inadequadas em funo da favorabilidade ou no do ambiente. As aes de enfermagem dispensadas adequao do ambiente constituem medidas facilitadoras das trocas entre o organismo e o meio, capazes de contriburem para a promoo, proteo ou restaurao da homeostasia.

CONCLUSO

O enfermeiro deve atentar para todas as formas de poluio do ambiente que possam resultar em intercmbios inadequados e comprometer a homeostasia da pessoa assistida. O risco de se adquirir uma infeco no se restringe s a hospitais com internao, nem s os de procedimentos de maior complexidade. um risco que se corre diante de qualquer procedimento, seja ele mais ou menos complexo.

Vous aimerez peut-être aussi