Vous êtes sur la page 1sur 2

http://www.biomol.org/replicacao.shtml Replicao Uma caracterstica essencial continuidade da vida em nosso planeta a capacidade qu e os organismos tem de fazerem cpias de si mesmos.

s. Essa capacidade de copiar est a ssociada ao material hereditrio, o DNA. Agora, de que maneira os organismos fazem as cpias?

Essas cpias so feitas atravs da duplicao do material hereditrio, ou seja, do DNA. Esse processo de duplicao do DNA, chamamos de replicao. Em 1953, Watson e Crick propuseram um modelo para o DNA, e tambm sugeriram um mec anismo para sua replicao. No item Histria, em Identificao do DNA como material heredi trio, podemos ver os experimentos que evidenciaram o processo da replicao semiconse rvativa do DNA. A compreenso desse processo vem aumentando e hoje em dia a cincia tem uma boa idia de como se d o processo de replicao do DNA. Descobriu-se que ocorrem erros no processo de replicao e que, se esses erros no for em corrigidos pelas polimerases, eles se perpetuam na forma de mutaes. Alm disso, o DNA sofre continuamente danos causados por agentes externos fsicos e qumicos. As clulas tem um mecanismo sofisticado para reparar esses danos, mas, entretanto, al guns permanecem e se perpetuam tambm na forma de mutao.

Essa baixa taxa de mutao, , no entanto, fundamental para a evoluo, pois atravs dessas falhas que novos alelos se formam. O processo de replicao do DNA envolve a participao de diversas enzimas, entre elas, as polimerases. Elas atuam no processo da sntese da nova molcula de DNA. Mas, como a sntese ocorre? A sntese semi-conservativa do DNA precisa que desoxirribonucleotdeos livres, sejam posicionados sobre uma cadeia polinucleotdica molde, e estejam unidos entre si, formando uma nova cadeia complementar cadeia me que serve como molde. A enzima qu e atua nesse processo a polimerase. Como as polimerases foram identificadas e classificadas? Em 1957, a primeira enzima capaz de polimerizar desoxirribonucleotdeos trifosfata dos (dNTPs) medida em que eles se ordenam sobre a cadeia polinucleotdica (molcula molde), foi extrada da bactria Escherichia coli. Mais tarde descobriu-se mais duas enzimas tambm capazes de catalisar a sntese do D NA. Elas foram denominadas polimerases do DNA e identificadas por nmeros romanos de acordo com a ordem de sua descoberta. As polimerases e outras enzimas foram identificadas e caracterizadas em mutantes bacterianos deficientes em replicao. Sabemos o que as polimerases fazem e como elas foram identicadas, mas de que man eira elas trabalham? De que modo elas catalisam a sntese do DNA? A reao de polimerizao de cadeias polidesoxirribonucleotdicas As polimerases do DNA atuam adicionando um nucleotdeo por vez na extremidade 3-OH livre de uma cadeia polinucleotdica em formao, que se encontre emparelhada com a ca deia molde. Por isso dizemos que a sntese de DNA ocorre no sentido 5-> 3.

O primeiro passo na adio de um novo nucleotdeo nova cadeia que est sendo sintetizada , o emparelhamento deste ao nucleotdeo correspondente na cadeia molde. A identifi cao do dNTP (desorribonuleotdeo trifosfatado) a ser incorporado feita atravs de um e mparelhamento de bases entre o dNTP e o nucleotdeo da cadeia molde. Como se d esse emparelhamento?

dT emparelha-se com dA dG emparelha-se com dC d desoxirribonucleotdeo T timina A adenina G guanina C citosina Estando o dNTP emparelhado corretamente, a polimerase do DNA catalisa a formao de uma ligao fosfodiester 5 3 entre o novo nucleotdeo e a cadeia em formao. A ligao f er ocorre como consequncia de um ataque nucleoflico do grupo 3-OH livre da cadeia e m formao sobre o fosfato do dNTP que est sendo incorporado. A hidrlise do trifosfat o do nucleotdeo fornece a energia termodinmica para a polimerizao. Aps a formao da lig fosfodister, a polimerase do DNA avana um resduo de nucleotdeo na cadeia molde posic ionando-se para promover a ligao de um novo dNTP cadeia em crescimento.

Vous aimerez peut-être aussi