Vous êtes sur la page 1sur 18

UNIVERSIDADE PARANAENSE UNIPAR CAMPUS CASCAVEL VINICIUS FREDERICO DE CARLI GESSIELE COSTA SOBANSKI

HISTERIA E FEMINILIDADE Algumas Notas Sobre a Estrutura Histrica em um Caso Clnico

CASCAVEL DEZEMBRO, 2009

VINICIUS FREDERICO DE CARLI GESSIELE COSTA SOBANSKI

HISTERIA E FEMINILIDADE Algumas Notas Sobre a Estrutura Histrica em um Caso Clnico

Artigo final da Ps Graduao, entregue como requisito de concluso do curso de Especializao em Psicanlise Clnica e Cultura. Orientadora: Prof. Esp. Ana Maria Moreno de Oliveira.

CASCAVEL DEZEMBRO, 2009

HISTERIA E FEMINILIDADE Algumas Notas Sobre a Estrutura Histrica em um Caso Clnico Vinicius Frederico De Carli Gessiele Costa Sobanski

RESUMO Este artigo se caracteriza como um estudo de caso no qual diagnosticado a estrutura histrica tomando como base para tanto as categorias tericas da Psicanlise exploradas por Freud e posteriormente expandidas por Lacan. Centra-se a questo na feminilidade e sua relao com a histeria e neuroses histrica, bem como a posio subjetiva adotada por este Sujeito frente ao Outro, a castrao e a falta significante intrnseca ao feminino. O mtodo utilizado para articular essa questo foi o estudo do caso, no qual o diagnstico da estrutura histrica encontra-se intimamente ligado questo da feminilidade. PALAVRAS CHAVE: Psicanlise; Histeria; Feminilidade. ABSTRACT This article characterizes itself as a case study in what it is diagnosed the hysterical structure taking as support the theoretical categories of Psychoanalysis explored by Freud and then expanded by Lacan. It centers the problem in the femininity and its relation with the hysteria and hysterical neurosis, as well with the subjective position adopted by this person towards the Other, the castration and the significant lack intrinsic in femininity.

KEYWORDS: Psychoanalysis; Hysteria; Femininity. INTRODUO Este artigo apresenta como tema principal de sua investigao a estrutura Histrica e sua relao com a feminilidade tal como articulada por Freud e Lacan. A nfase ser dada na elaborao lacaniana desta singular relao entre o feminino a histeria e o significante. Como poder ser visto no decorrer do trabalho, este dividido em duas partes, uma terica e outra onde um caso analisado. A parte terica subdividida em trs subpartes essenciais para a anlise da estrutura clnica, sendo estas: A Psicanlise e o Inconsciente; Feminilidade e Histeria; O Falo e a Histeria. Destacamos como problema aqui a distino do diagnstico diferencial com base na questo da feminilidade, pois esta de fato uma questo histrica, portanto, tenta-se desenvolver esta inter-relao de forma que possa ter como resultado a compreenso da

estrutura do paciente bem como os primeiros dados necessrios ao planejamento da direo de tratamento no caso clnico. A PSICANLISE E O INCONSCIENTE Como sabido, a Psicanlise foi descoberta por Sigmund Freud, cabe assim fazer uma breve reconstituio de como este mdico austraco forjou esta rea de conhecimento, prxis e estudo do inconsciente. Schultz (1975) indica que o episdio responsvel pelo derradeiro impulso dedicao de Freud ao estudo do inconsciente foi o perodo em Paris, sob a tutela de Charcot. Este mdico francs procurava compreender a histeria utilizando-se da hipnose; chegou hiptese que esta era decorrente de um trauma reprimido na histria de vida dos pacientes. Garcia-Roza (1988) afirma que as pesquisas e idias de Charcot tiveram grande influncia sobre as concepes iniciais de Freud, entretanto, ao contrrio do mestre francs, o pai da psicanlise buscava encontrar medidas teraputicas e no somente ampliar o saber cientfico sobre o fenmeno. Da prtica nasceu a teoria em Freud, este ampliou o conhecimento sobre o inconsciente atravs do tratamento hipntico da histeria, proclamando a importncia dos afetos ligados a esta parte obscura do psiquismo na formao de patologias mentais. Tallaferro (2004) pontua que:
Em 1893 publicou um estudo preliminar intitulado Sobre o mecanismo psquico dos fenmenos histricos, e dois anos mais tarde saram seus Estudos sobre a histeria. Esta ltima obra no pretendia esclarecer ou estabelecer a natureza da histeria, mas apenas demonstrar ou elucidar, de certa forma, a origem dos sintomas, assinalando simultaneamente a importncia fundamental da vida emocional e a necessidade de se considerar, no mbito do psiquismo, a existncia de duas zonas, uma consciente e outra inconsciente (p.32).

A partir deste momento o saber sobre o inconsciente comeou a se aprimorar em Freud, passando a primeiro plano e sendo necessria a elaborao de construtos tericos para a compreenso daquilo com que se deparava o mdico austraco. Garcia-Roza (1988) tambm indica este perodo como sendo o momento de um grande avano feito por Freud em sua prtica e teoria psicanaltica: foi quando abandonou a hipnose em prol da livre-associao de idias, percebendo assim que os pacientes resistiam lembrana e compreenso do contedo traumtico recalcado.

Freud (1912) escreve que consciente uma representao num dado momento, sendo percebida pela conscincia. J as representaes latentes, que existem na dimenso psquica, inclusive a memria, so denominadas inconscientes. Considerando o psiquismo dinmico, Freud (1912) ressalta a existncia de uma atividade pr-consciente, que passa para a conscincia sem dificuldade, e uma atividade inconsciente, que permanece inconsciente e parece estar isolada da conscincia (p.86). Mas o contedo da atividade psquica inconsciente pode adentrar na conscincia, s que, para isso, necessrio um esforo do sujeito, e o que acontece uma repulsa a esta mudana. Sendo assim, ocorre que:
O inconsciente uma fase inevitvel que ocorre regularmente nos processos que constituem nossa vida psquica, e todo ato psquico comea como um ato inconsciente e pode assim permanecer, ou pode desenvolver-se em direo a conscincia, dependendo de encontrar ou no resistncia (FREUD, 1912, p.87).

Tallaferro (2004) descreve ainda que o inconsciente possui caractersticas singulares e primitivas. Primeiramente, porque no h cronologia, no existe passado, algo que foi significativo psiquicamente continua sendo, e muitas vezes atuando sobre o indivduo sem que este o saiba. No inconsciente no existe a definio de contradies: impulsos radicalmente oposto (amor e dio) podem existir lado a lado sem sobrepor-se. Como supracitado, o pr-consciente, o intermedirio entre inconsciente e consciente, no qual transitam e se ligam as representaes. Razo pela qual, durante a elaborao dos sonhos, acontecimentos reais expressam desejos inconscientes. Garcia-Roza (1988, p.54) complementa que:
Assim, pela posio que ocupa no interior do aparelho, o sistema Ics s pode ter acesso conscincia atravs do sistema Pcs/Cs, sendo que nessa passagem seus contedos se submetem s exigncias deste ltimo sistema. Qualquer que seja o contedo do Ics, ele s poder ser conhecido se transcrito e portanto modificado e distorcido pela sintaxe Pcs/Cs.

O que est recalcado aquilo que produz o sofrimento neurtico. Garcia-Roza (1988) esclarece que este conceito evoluiu, em Freud, da primitiva hiptese de trauma real sofrido na infncia para a noo de realidade psquica. Kas (1997, p.79) pontua que Quando Freud tiver realizado a passagem da teoria da seduo teoria da fantasia de seduo, a realidade psquica ser a nica a estar em questo. O inconsciente, bem como seus desejos, tem a capacidade de criar uma realidade psquica. O supracitado explicado psicanaliticamente atravs da transio do pressuposto de seduo real para a fantasia de seduo Freud percebe que suas

pacientes no eram traumaticamente seduzidas, mas sim que isso era uma fantasia recorrente, no real, o que ilustra a influncia do inconsciente na formao de uma verdade individual. Freud apud Kas (1997, p. 82) afirma: Quando nos encontramos na presena de desejos inconscientes levados sua ltima e mais verdadeira expresso, somos forados a dizer que a realidade psquica uma forma de existncia particular que convm no confundir com a realidade material. Garcia-Roza (1988) explica que, devido busca por maiores recursos para compreenso do inconsciente, Freud tomou como objeto de estudo as manifestaes onricas. Postulou da os importantes conceitos de condensao, deslocamento e sobredeterminao. Condensao referindo-se aos diversos contedos ou imagens inconscientes que podem ser representadas por um contedo manifesto (e aceitvel) no sonho. Deslocamento referindo-se mudana de foco, no sonho, de um elemento mais importante para um sem importncia. Sobredeterminao, aludindo impossibilidade de chegar-se a um sentido ou interpretao final. Desta concepo de Freud, Lacan identificou nestes mecanismos indcios da estruturao do inconsciente como uma linguagem. Lacan refere-se linguagem como aquilo que constitui o inconsciente, declara assim que a lgica do inconsciente impele a uma estrutura de linguagem, na dimenso de uma sintaxe. A linguagem, da forma como opera a nvel inconsciente se desdobra de acordo com regras precisas sobre a qual o eu ou o self no possui qualquer tipo de controle sobre ele. Assim, o inconsciente no nada mais que uma cadeia de significantes, tais como as palavras, os fonemas e as letras (SOUZA, 2003). Dr (1989) apresenta a obra de Lacan como a proposta de reler os proposies freudianas de um ponto de vista lingstico. O psicanalista francs utiliza-se de conceitos estruturais de linguagem de Saussure para compreender a lgica do inconsciente e a prpria estruturao psquica do sujeito, bem como propor implementaes na tcnica e nos objetivos da anlise. Lacan ento pressupe o inconsciente estruturado como uma rede de significantes, este tendo primazia sobre o significado.
Se trata da supremacia do significante, atestada pelos mecanismos metafricos e metonmicos, quer ainda de sua assimilao ao funcionamento do processo primrio (condensao/deslocamento). A metfora consiste em designar alguma coisa pelo nome de uma outra coisa. Ela , portanto, no sentido pleno do termo, substituio significante. O termo Metonmia significa: mudana de nome. [...] elaborada segundo um processo de transferncia de denominao [...] Esta transferncia de denominao de um termo para um outro termo, contudo, s possvel com a ressalva de que existam certas condies de ligao entre os dois termos. (DR, 1989 p.47)

Miller (2002) ressalta que o significado um efeito do significante, sendo que os efeitos do significado nascem na mudana, no jogo de significantes. Assim, o sentido aparece na substituio de um significante por outro. O mesmo autor ainda evidencia que:
[...] na comunicao humana o receptor quem envia a mensagem a quem depois a emitir. Envia-a porque decide fundamentalmente sobre seu sentido. Falar ao outro no implica, de modo algum, saber o que se diz. Somente o Outro quem pode ensin-lo a ns, e por isso falamos uns aos outros (p.30)

Portanto Lacan eqaliza o sistema lingstico de significantes e significados ao prprio funcionamento inconsciente, e este sendo construdo justamente atravs desta cadeia de significantes que se substituem, inter-relacionam e do qual o sintoma uma expresso deste modo, o conceito de metfora seria anlogo a condensao, e metonmia semelhante ao deslocamento. Dr (1989) ainda elucida que a cadeia significante inicia-se numa determinada poca da vida, no momento do recalcamento do Significante Primeiro, o desejo materno, que possibilitar ao indivduo produzir seus prprios significantes enfim, seu desejo. Este desejo, contudo, ser remetido ao S11, eternamente influenciado pelo recalcado, derivando assim as estruturas neurticas possveis: histrica, obsessiva e fbica. Estes tipos neurticos apresentam um conflito entre o desejo e a defesa da pulso, devido a angstia da castrao. Assim, o que determina o motivo da neurose a defesa, a posio do sujeito perante a castrao. Por isso todo sintoma neurtico tem como funo satisfazer a pulso. O primeiro passo para a defesa o esquecimento, recalcar a idia de castrao bem como sua quantidade de afeto, pois separa a carga pulsional da idia, do afeto. Na histeria, a idia representada por inervaes para o corpo, como dores de cabea, vmitos. J na obsesso, desloca-se para outras representaes, passa de uma idia para outra ou para atos obsessivos, mascarando totalmente a sexualidade. Na neurose fbica o sujeito se angustia, aps passar a ter medo do objeto, ele desloca a representao para outro objeto. Quanto ao desejo, na obsesso impossvel, pois o sujeito tenta preencher a falta do outro adiando seu desejo; e na fobia um desejo prevenido, pois o objeto fbico tem valor de significante, que sinaliza at onde o sujeito deve ir. J na neurose histrica, que o tipo neurtico evidenciado neste trabalho, o desejo histrico o desejo do outro, para tanto, insatisfeito. A seguir pode-se observar a relao entre a histeria e a feminilidade, um ponto crucial das neuroses.
1

S1: Formalizao que indica o significante primeiro, que funda o Sujeito, ao qual todos os demais significantes sero remetidos.

FEMINILIDADE E HISTERIA Podemos considerar que estas duas palavras esto intimamente ligadas, Freud inicia sua investigao com o enigma da fenomenologia histrica, ou seja, os sintomas histricos; nos quais ele descobre no s uma mensagem, mas a linha que o conduz na construo da Psicanlise enquanto cincia do inconsciente. Aquilo que se iniciou com a histeria ao final do sculo XIX evolui, no desenrolar do percurso freudiano, para questionamentos sobre a feminilidade o que, segundo alguns autores inclusive Lacan evidencia da associao entre estes dois termos. Ao afirmarmos isso, contudo, no queremos dizer de uma frmula determinante mulher = histeria, mas que o cerne da questo histrica a feminilidade. Isso pontuado por Lacan em diversos momentos de sua obra e aglutinado no aforismo A mulher no existe. Se a mulher no existe, o feminino torna-se barreira ao discurso. Se fssemos discutir tudo que est contido neste aforismo lacaniano no nos sobraria tempo e espao para o objetivo deste artigo, portanto destacaremos aqui o que ser conveniente para nossa discusso de caso. Iniciamos destacando a elaborao tardia de Freud sobre o Caso Dora (1905) quando percebe que o interesse desta paciente no se voltava para o suposto homem substituto do pai (Sr. K.), mas sim para uma questo homossexual direcionada a Sra. K. A esta compreenso freudiana Lacan (1951), em Intervenes sobre a Transferncia, acrescenta que a Sra. K., para Dora, no era um objeto sexual, mas sim um enigma, o enigma do que seria uma mulher e de sua prpria feminilidade. No Seminrio 3, Lacan (1955, p.187) volta a discutir sobre a histeria e a feminilidade. Num primeiro momento fala sobre a problemtica histrica, donde o que est em jogo no a homossexualidade, mas a questo simblica da sexualidade, posto que esta , no ser humano, simbolicamente ordenada atravs do Complexo de dipo.
O sujeito encontra o seu lugar num aparelho simblico pr-formado que instaura a lei da sexualidade. E esta lei no permite mais ao sujeito realizar a sua sexualidade seno no plano simblico. o que quer dizer o dipo [...].

A questo do feminino estaria necessariamente na problemtica simblica edipiana. Lacan (1955) pontuava a insistncia de Freud na dissimetria essencial entre o dipo feminino e masculino. A partir do operador simblico, Lacan identifica essa assimetria especificamente nos registros imaginrio e simblico. Ao entrar no dipo a menina confrontada com a dissimetria anatmica e com a dissimetria evidenciada nos planos simblico e imaginrio. Para a mulher, o plano imaginrio do falo evidencia uma ausncia onde no homem h o suporte do pnis para o

10

significante falo. Assim, de acordo com Lacan (1955) no acontecer do perodo final do complexo edpico, quando a funo do homem e da mulher simbolizada, esta se v [...] arrancada ao domnio do imaginrio para ser situada no domnio do simblico [...] (LACAN, 1955). A simbolizao exigncia essencial realizao genital enquanto virilizao no homem e aceitao verdadeira da feminilidade na mulher. O revs desse processo no caso feminino a ausncia de um significante da feminilidade, o que lana a garota num paradoxo de ter que se interrogar sobre o feminino tendo como parmetro apenas o pnis enquanto instrumento imaginrio para simbolizar o que uma mulher. Lacan (1955) prossegue esclarecendo que, na ausncia de material simblico, h obstculo na identificao essencial realizao da sexualidade. justamente o que ocorre com o sexo feminino, sua caracterstica de ausncia, de vazio, e talvez de no-imagem o torna menos desejvel como suporte do significante falo, que o que sabemos que realmente importa na estruturao psquica do sujeito. Este significante do desejo que coloca o sujeito em transao com o Outro e, ao final do dipo se materializar, tambm, na ascenso do masculino e feminino. Lacan (apud OLIVEIRA 2004, p. 03) pontua, em outros termos, que:
Quando a criana cai de sua identificao ao falo da me, ela se v acossada pela questo do que , ento, que falta ao Outro materno (se no ela). Nesse momento (lgico), e como resposta imaginria a essa questo, a constatao da diferena anatmica entre os sexos faz operar o que Lacan chama de efeito Zeigarnick: em sntese, a tendncia humana em completar imaginariamente aquilo que parece faltar em uma Gestalt.

O ocaso feminino quanto ao simblico instala-se justamente a, em seu sexo, onde h a rigor, apenas uma diferena, uma falta, mas que passa a representar o que imaginariamente falta ao Outro materno, que s pode ser o falo, objeto de desejo; resultando que a inscrio no inconsciente do que seja o feminino s possa ser o que Lacan representa como (ausncia de falo), uma representao que no representa o feminino. Andr (1994) desenvolve todo um estudo sobre o feminino norteado pela questo de Freud (O que quer a mulher?) e contribuies lacanianas. De suas elucubraes podemos pinar algumas linhas interessantes que nos auxiliariam na compreenso diagnstica discutida no presente trabalho. Indo em direo ao que foi exposto no pargrafo acima, Andr (1994) esclarece que a impossibilidade de enunciar o sexo feminino, torna inconcebvel a feminilidade como ser, deixando como nica sada o tornar-se. impossvel demarcar o feminino apenas por seu dado anatmico porque, a nvel inconsciente, a dualidade masculino-feminino no pode ser mais do que um ponto de interrogao, sendo a feminilidade um inominvel.

11

Andr (1994) ala este inominvel equivalncia psquica da morte, ambos pontos mudos, isentos de significante. Tanto um como outro vm limitar o discurso psiquicamente so abismos intransponveis, um furo.
Se a morte tem tanta importncia para ns, seres falantes, que ela a que nega o discurso, o mutismo que quebra a espada da palavra. Fica-se ento menos surpreso em reencontr-la no inconsciente como um equivalente da me, at mesmo da feminilidade, na medida em que os desenvolvimentos da doutrina freudiana nos mostram que alguma coisa da feminilidade permanece absolutamente fora do alcance da palavra, interdito no sentido mais forte do termo, quer dizer, presente no mutismo que se intercala entre os ditos. No chega quase a surpreender encontrar esse tema da morte como um dos principais marcos do discurso da histrica, sob o aspecto da angstia de morrer ou de sentir seu prprio corpo como um corpo morto (ANDR, 1994, p. 60).

Este limite simblico da estrutura histrica um importante fator, partindo do fato de que este no simbolizado se equalizaria com o susto investigado por Freud (1896) como estando nas razes da histeria. Susto esse que Andr (1994) pontua como contingente ou efeito da ausncia de representao. A ausncia de representao s pode ser recoberta por um significante limite, que ser recalcado, encobrindo o furo que o prprio real no enlaado por significante algum. Essa representao irreconcilivel estaria na origem do sintoma histrico, mas o furo (a ausncia de significante) seria sua infra-estrutura, sua pr-histria. Ao utilizar-se de um significante limtrofe ao furo, est instalada a famosa proton pseudos, a mentira pela qual o real pode ser investido de valor simblico e libidinal. O FALO E A HISTERIA A histeria est intimamente ligada questo flica. Andr (1994) defende que Freud segue um percurso muito peculiar, promovendo uma simbolizao paulatina do inominvel feminino at o falo. Destacaremos alguns pontos.
A releitura atenta dos primeiros trabalhos de Freud nos mostra, ento, que se sucedem duas vias de abordagem da questo da feminilidade: a primeira de um inominvel, quer dizer, um real que faz furo na fala; a segunda, ao contrrio apia-se num nomeado: o primado do falo que nomeia a falta da castrao (ANDR, 1994, p.64).

Devemos ento compreender como se d a querela flica na histeria, onde se poderia encontrar, na relao com o Outro, a origem da dissonncia entre o inominvel do feminino (o desde sempre saber-se castrada, indicado por Freud) e o falo.

12

Andr (1994) nos indica que, nas histricas de Freud, encontrava-se sempre uma queixa comum: necessariamente todas denunciam uma falha fundamental em seus pais. Elas no encontram junto deste o apoio que esperavam. Toda a clnica da histeria gira em torno deste ponto de umbigo: o falo que a histrica encontrou em seu pai no Pai em geral sempre insuficiente. (ANDR, 1994, p. 112). Com esta afirmao, o autor quer demonstrar que esta falha encontra-se intimamente ligada com a falta de um representante feminino, o qual o falo no capaz de recobrir. O Mestre impotente, estruturalmente impotente, porque no pode dar o apoio com que a histrica conta para convencionar sua feminilidade. A insgnia paterna s indica o falo, s sugere identificao flica, o que s vem evidenciar a falta significante com que a feminilidade se depara inexoravelmente. Esta falta de um ponto de apoio que direcione uma identificao especificamente feminina (ou outra que no flica) a grande problemtica. A histrica ento se torna uma reivindicadora, segundo Andr (1994), no tanto de receber do pai o falo, como pensava Freud, mas, como defendeu Lacan, de obter deste uma feminilidade reconhecida, algo que a coloque num conjunto feminino, tal qual o falo funda um conjunto masculino. A histrica tenta ento produzir um signo indubitvel da mulher, identificar-se com uma imagem feminina. A qual nunca encontra, levando-a a confundir-se com o falo, ou como diz Lacan (1958) para ser o falo, quer dizer, o significante do desejo do Outro, que a mulher vai rejeitar uma parte essencial da feminilidade, principalmente todos os seus atributos, na mascarada, ou seja, se a mulher representa uma comdia do falo, no para possu-lo, mas para atrair do Outro um significante que lhe fornece um ser feminino hipottico. Nasio (1991) especifica de modo parecido, afirma que uma das condutas tipicamente histricas fazer-se falo do Outro, para assim saber de seu desejo, passivamente, atravs do desejo de outrem. Contudo a histeria, em ltima anlise, pressupe a insatisfao como defesa contra um gozo destruidor, conduzindo o neurtico a furtar-se ao desejo alheio na esperana inconsciente de evitar um gozo mximo e destruidor. Este gozo destruidor estaria na dimenso do Outro, ser objeto de um gozo abjeto por parte do macho, por estar no-toda sob a dimenso do falo, a histrica recorrentemente se v como objeto de satisfao arbitrria do Outro, quando deste queria apenas o desejo para saber de sua feminilidade. Assim, pensamos que, com a anterior deliberao seja possvel ter uma viso mais acurada do que seja a histeria, o que importante para uma compreenso aprimorada do caso discutido neste relatrio. ANLISE DO CASO CLNICO

13

Neste momento trabalharemos alguns aspectos relevantes do caso que esto ligados questo histrica da feminilidade, portanto sero eleitos alguns pontos-chave do discurso do paciente. Maria Lcia (nome fictcio) tem 58 anos, procurou atendimento psicolgico queixandose de ter medo, pensamentos negativos, de no conseguir viajar e de ficar pensando que algo de ruim est para acontecer. Nas primeiras sesses a paciente relatou que professora de Ensino Religioso e ajuda na organizao dos eventos da igreja que participa. Contou tambm, que esta separada do marido a oito anos, embora continuou morando na mesma casa a pouco tempo antes de iniciar as sesses. Saiu da casa do marido por presso da filha mais velha (22 anos) que vive junto com ela e sua filha adotiva de 9 anos. A separao (no so legalmente divorciados) ocorreu devido a um relacionamento paralelo que o ex-marido tinha com sua melhor amiga, resultando em um filho com esta. Maria vem recorrer terapia interpelada por um medo de que algo ruim lhe acontea. Algo inominvel do qual a paciente no tem clareza, mas lhe causa angstia, este medo est associado morte e ao fato de estar fazendo 60 anos. Podemos ilustrar isto pelas seguintes falas: Pcte: Eu ando com muito medo ultimamente. Psi: Medo? Fale disso. Pcte: Medo de notcia ruim, algo ruim acontecer comigo ou com quem eu gosto. Psi: Algo ruim como? Pcte: Morte, eu acho. As vezes meus filhos me chamam pra viajar e eu fico com medo. De um acidente, alguma coisa. E o discurso se encadeia da seguinte forma: conectando medo, morte e velhice: Pcte: A vida muito curta. J vou fazer 59 anos, j tenho quase 60. O tempo muito pouco. Minha filha mais nova (adotiva) tem os mesmos medos, mas no sei se este medo da minha filha mesmo ou de mim. Minha filha me pergunta: Me, por que voc no mais jovem?. Pcte: Tenho muito medo da morte. Medo, morte, velhice e uma jovem menina (filha) que surgem no discurso de Maria Lcia. Menina que a paciente adota numa idade avanada. Aqui nossa escuta ouve um sujeito que parece estar se encontrando com o real da castrao ao deparar-se com a idade avanada,

14

que lhe remete morte e a defronta com a sexuao a partir de um questionamento da filha, uma outra mulher. Nasio (1997) afirma que a castrao vivida pela criana aos cinco anos decisiva para a assuno de sua futura identidade sexual. Contudo, a castrao, e isso importante frisar, constantemente renovada ao longo da vida, em todas as limitaes impostas tanto ao desejo quanto prpria existncia do sujeito. Freud (1930) afirma que as possibilidades de felicidade so restringidas pela prpria constituio (psquica); ou seja, o indivduo humano inexoravelmente ir se deparar com limitaes ao seu desejo: seja advinda do prprio corpo (fadado morte e decadncia); do mundo externo com suas foras incontrolveis ou da relao com nossos semelhantes. Por outro lado, ANDR (1994), analisando o percurso freudiano e lacaniano no que toca feminilidade, pode nos ser til no que se refere feminilidade e a morte. O autor frisa a similaridade entre a falta significante do que seja o feminino e a morte enquanto barreira ao discurso furo intransponvel. Inclusive afirma que a questo da morte ou do corpo morrendo/morto um reclame comum na histeria. Podemos identificar no discurso da paciente que este envelhecimento morte filha encadeia-se. Destacando a proximidade entre o envelhecimento e filha. Em outra sesso a paciente reitera ter medo da morte: Pcte: Tenho muito medo da morte. Psi: Quando comeou esse medo? Pcte: Desde que me conheo por gente. Psi: Desde quando voc se conhece por gente? Pcte: Me lembro de coisas desde que eu tinha trs anos de idade. De quando viemos de So Paulo para o Paran. Lembro de brincar no cip, da paisagem, das caadas do meu pai. A gente morava na roa, numa casa de pau-a-pique. Lembro de quando minha me foi ter o parto do meu irmo. Naquela poca eles no ligavam em tirar as crianas de perto, eu ouvi minha me gritando e queria saber o que estava acontecendo. Psi: E como foi esse episdio? Pcte: Sei l! Eu achei que ela estava morrendo. Nossa! Quando eu fiquei grvida o medo voltou, em todas as vezes que engravidei sempre pensava que eu poderia morrer. No parto da minha me, eu queria saber o que acontecia, a casa era de madeira de palmeira cortada ao meio, cheia de frestas, mas eles colocaram um cobertor para tampar as frestas. Eu levantei com um galho para ver o que acontecia com minha me. Meu pai me pegou e me deu uma surra.

15

Maria Lcia depara-se com a possibilidade da morte materna no momento em que este Outro pari seu primeiro irmo homem, ela fica com muita raiva. De que? Duas coisas acontecem, ela se choca com a cena do parto e sente medo da morte. Medo que ser revivido em cada parto de seus prprios filhos. Andr (1994) pontua, em Freud, a evoluo da compreenso da gnese da histeria: de uma representao irreconcilivel conflitante com o eu para uma manifestao de susto, no qual uma experincia significativa to grande que o ego no forma nenhum sintoma psquico (FREUD, 1896), ou seja, a experincia surge como um furo, irrepresentvel para o sujeito, uma lacuna psquica que estaria, de acordo com Andr (1994), na ordem da pr histria da histeria. Assim, o significante parto vem no lugar da prpria falta significante, divide o sujeito, o medo posterior no conecta-se diretamente ao parto essa a essncia do recalque, permitir uma simbolizao, uma erotizao onde s encontra-se o furo, o real da carne. FINK (1998) esclarece que um sujeito pode muito bem saber o que as palavras significam em sua lngua materna mas ainda assim no saber o que significam para ele, ou seja, um significante ainda que isolado na cadeia associativa no impronuncivel, nem oculto, mas pode muito bem ser uma palavra ou nome que o sujeito use frequentemente. Maria Lcia tambm no gosta de meninos, gosta de meninas. Tentativa de no se haver com a castrao evidenciada com o nascimento do irmo e por este ser dotado de pnis? Com o desejo por meninas (filhas-meninas) a quem amar, Maria est questionando o que ser uma mulher? Saber-se mulher atravs de outra mulher como nos diz Lacan no seminrio 4 As Relaes de Objeto. Maria frisa: o noivo dela perguntou se ela o amava e ela disse que me amava muito mais. Aqui a paciente d os primeiros indcios de sua posio subjetiva histrica. Coloca-se em posio triangular com a filha e o noivo desta, uma mulher entra em cena, na seqencia poderemos observar que o significante filha tem importncia em sua queixa. Quando perguntado acerca de como foi o nascimento do irmo a paciente relata: Pct: Era homem, eu gosto de menina. Ele era feio, enrugado, escurinho, no parecia com a gente. Um dia eu peguei ele para passear. Ele, uma sacola e uma sombrinha. Minha me era meio desesperada, quando me viu eu me assustei e joguei ele no mato e sa correndo. Da minha me eu corria, do meu pai no. Pct: Menina parece boneca, menina sempre esteve ligada a boneca para mim. Pra enfeitar. S que minha filha nunca deixou que eu a enfeitasse, sempre arrancava todos os lacinhos.Vieram trs homens at vir uma menina e eu adotei mais duas.

16

Pct: No sei se tem a ver, mas eu sinto que minha relao com minha filha diferente, com os outros filhos eu no interferia muito. Com ela eu tenho que ficar me policiando. O noivo dela perguntou se ela o amava e ela disse que me amava muito mais. A paciente evidencia aqui sua questo com o feminino a menina-boneca feita para enfeitar; Com essa questo Maria Lcia estaria querendo fazer uma mulher?. Suas bonecas, desde a infncia j expressavam isso que a move enquanto sujeito: fazer uma menina parir uma menina; forjar para si o significante da feminilidade. vieram trs homens at vir uma menina: a nfase colocada na menina, mas essa no se submete totalmente a ela no um puro significante do feminino, preciso adotar mais duas; sua ltima adoo uma menina com deficincia mental. Talvez esta no se coloque como sujeito, talvez sim. Seria essa a questo que ela lana constantemente em sua existncia e que poderia elucidar o diagnstico de sua estrutura enquanto histrica. Maria Lcia em determinado momento das entrevistas relata algo que vem somar-se aos dados diagnsticos: Pcte: meu aniversrio est prximo e resolvi me dar um presente. S avisei meus filhos que eles que deveriam pagar. Psi: Um presente. O que um presente pra voc? Pcte: , resolvi comprar um colar e brincos de prolas e mandar a conta pra eles, eu nunca peo muito presente de aniversrio. Acho que presente algo como dizer que gosta de algum. Psi: prolas te faz pensar em que? O que vem em sua cabea associado a isso? Pcte: eu sempre gostei de prolas. Acho bonito. E algo que fica dentro da ostra, restos, mas torna-se uma coisa bonita. Psi: fale mais de prola. Pcte: algo valioso. Ela aqui demonstra uma exigncia do Outro para que lhes dem um valor, valor de um significante que ela escolhe, prolas, mas que demanda que o Outro pague a conta. Pontua-se a seguinte frase de Maria: Sou apegada as coisas ou minha filha est levando as coisas dela . Aqui a prola a coisa bonita que surge do resto, de dentro da ostra. Todos significantes amarrados ao ato de uma mulher que encontra-se velha e demanda dos filhos essa prola, da qual manda a conta para que paguem, que confirmem ou lhe dem um representante da feminilidade buscada.

17

CONSIDERAES FINAIS Como foi perceptvel, optamos por fazer um recorte especfico do caso, que pudesse ilustrar como chegamos ao diagnstico estrutural de histeria. O diagnstico deveras importante na Psicanlise posto que a partir deste que poder ser pensada a direo do tratamento. Quinet (2005) frisa que o diagnstico diferencial, em Psicanlise essencial como funo da direo da anlise. Este, s pode ser buscado no registro simblico, ou seja, na relao onde se articula o sujeito com o Nome-do-Pai e o significante falo, que resultar na assuno de suas questes fundamentais: sexo; morte; procriao; paternidade. justamente isso que tentou-se evidenciar neste artigo, precisando o diagnstico da estrutura histrica pelos significantes do paciente que remetem feminilidade e sua posio frente ao Outro. Pudemos compreender como neste caso se articularam estas questes, a posio de Maria Lcia remete sempre questo sobre a feminilidade e reivindicao ao Outro de um significante que a defina. Uma existncia toda orbitando essa questo central.

18

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANDR, S. O Que Quer Uma Mulher? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. DR, J. Introduo Leitura de Lacan: o inconsciente estruturado como linguagem. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1989. FREUD, S. Fragmentos da Anlise de um Caso de Histeria (1905) Em: FREUD, Sigmund (1901-1905) Um Caso de Histeria, Trs Ensaios Sobre a Sexualidade e outros trabalhos. Vol. VII Rio de Janeiro: Imago, 2004. _______________ Alguns Comentrios Sobre o Conceito de Inconsciente na Psicanlise (1912) Em: FREUD, Sigmund (1911-1915) Escritos Sobre a Psicologia do Inconsciente. Vol. I Rio de Janeiro: Imago, 2004. _______________ Rascunho K (1896) Em: FREUD, Sigmund (1886-1889) Publicaes Prpsicanalticas e Esboos Inditos. Vol. I Rio de Janeiro: Imago, 2004. FINK, B. O Sujeito Lacaniano: Entre a Linguagem e o Gozo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1998. GARCIA-ROZA, L. A. Freud e o Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1988. KAS, R. O Grupo e o Sujeito no Grupo: Elementos para uma teoria psicanaltica de grupo. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1997. LACAN, J. (1951) Interveno Sobre a Transferncia, in Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998 ____________. (1955) O Seminrio. Livro 3. As Psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. MILLER, J-A. Percurso de Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. NASIO, J. D. A Histeria: Teoria e Tcnica Psicanaltica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1991. OLIVEIRA, J, A. A Histrica, A/ Mulher e o Pai. Escola Brasileira de Psicanlise. P. 1-6, 2004. Disponvel em: http://www.ebp.org.br/biblioteca/pdf_biblioteca/Jaime_Oliveira_A_histerica_a_mulher_e_o_pa i.pdf . Acessado em: 20 Out. de 2009 QUINET, A. As 4 + 1 Condies de Anlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005. SCHULTZ, D. Histria da Psicologia Moderna.So Paulo: Cultrix, 1975. SOUZA, A. Os Discursos na Psicanlise. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003. TALLAFERRO, A. Curso Bsico de Psicanlise. So Paulo: Martins Fontes, 2004.

Vous aimerez peut-être aussi