Vous êtes sur la page 1sur 12

Apostila de Qumica (3 bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 2 ano Ensino Mdio Termoqumica

o estudo das quantidades de calor liberadas e absorvidas durante as reaes qumicas. Caloria: a quantidade de calor necessria para aquecer 1 g de gua de 14,5 C para 15,5 C.

1 kcal = 1000 cal 1 cal = 4,18 J

Entalpia (H); Entalpia o contedo de calor de um sistema, presso constante. No possvel medir a entalpia absoluta de um sistema por isso, mede-se a variao de entalpia (DH) da reao, ou seja, a diferena entre a entalpia final (soma das entalpias dos produtos) e a entalpia inicial (soma das entalpias dos reagentes).

DH = Hf Hi

Reaes exotrmicas: liberam calor (DH < 0).

Exemplo:

C(s) + O2 (g)

CO2 (g)

(queima do carvo)

Reaes endotrmicas: absorvem calor (DH > 0).

Exemplo:

2H2O(l)

O2 (g) + 2 H2 (g)

(decomposio da gua)

Diagrama de Entalpia; Diagrama de Entalpia: relaciona os valores de Hi e Hf num eixo vertical.

Equao Termoqumica; a equao qumica que indica o estado fsico (ou alotrpico) dos reagentes e produtos, a temperatura e a presso do processo, bem como a variao de entalpia da reao.

Exemplo: C(g) + O2 (g)

-->

CO2 (g)

DH = 94,1 Kcal

(a 25 oC e 1 atm)

1- (PUC-RS - Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul) Considerando as transformaes

conclui-se que ocorre transformao endotrmica apenas em: a) I b) II c) III d) I e II e) II e III 2-(UFF/RJ - Universidade Federal Fluminense) Percebe-se, aproximadamente no 14 dia do ciclo menstrual, que a temperatura corporal da mulher aumenta ligeiramente, indicando que est ocorrendo a ovulao. o chamado "perodo frtil". O aumento da temperatura atribudo a um aumento da atividade metablica, produzindo energia, que liberada sob a forma de calor. Sabendo-se que H = Hf Hi, as reaes metablicas que ocorrem no perodo frtil da mulher so classificadas como: a) exotrmicas: Hf < Hi b) endotrmicas: Hf = Hi c) endotrmicas: Hf Hi d) exotrmicas: Hi > Hf e) exotrmicas: Hi Hf 3- (UFSC/SC - Universidade Federal de Santa Catarina) Grande parte da eletricidade produzida em nosso planeta gerada nas usinas termeltricas, que consomem enormes quantidades de combustvel para transformar a gua lquida em vapor de gua. Esse vapor passa por uma turbina, gerando eletricidade. As equaes termoqumicas abaixo representam a combusto do carvo (C), gs natural (CH4) e gasolina (C8H18):

Em relao aos trs processos, assinale a proposio correta: a) Para produzir a mesma quantidade de energia, a quantidade de CO2 lanada na atmosfera obedece ordem crescente: gasolina, carvo, gs natural. b) O gs natural libera maior quantidade de energia por mol de CO2 produzido. c) O gs natural deve ser utilizado preferencialmente, pois polui menos. d) As equaes I, II e III representam processos exotrmicos. e) As equaes I, II e III representam processos endotrmicos.

4- (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) - Em nosso cotidiano ocorrem processos que podem ser endotrmicos (absorvem energia) ou exotrmicos (liberam energia). Assinale a alternativa que contm apenas fenmenos exotrmicos ou apenas fenmenos endotrmicos: a) exploso de fogos de artifcio combusto em motores de automveis formao de geada; b) secagem de roupas formao de nuvens queima de carvo; c) combusto em motores de automveis formao de geada evaporao dos lagos; d) evaporao de gua dos lagos secagem de roupas exploso de fogos de artifcio; e) queima de carvo formao de geada derretimento de gelo. 5- (ULBRA/RS - Universidade Luterana do Brasil) A ionizao do tomo de sdio representada pela reao

Podemos afirmar: a) A reao exotrmica pois absorve calor. b) A reao endotrmica pois libera calor. c) A reao exotrmica pois libera calor. d) A reao endotrmica pois absorve calor. e) A reao no libera nem absorve energia. 6- (SENAI - Servio Nacional de Aprendizagem Industrial)

Considerando-se essas informaes, as reaes qumicas representadas e as substncias envolvidas, correto afirmar: a) Os combustveis utilizados nos dois veculos no so poluentes. b) A gua resultante da combusto do hidrognio. c) O querosene, considerado como C12H26, um hidrocarboneto insaturado, sendo, portanto, um alceno. d) Para se obterem 1056 g de gs carbnico, necessrio a combusto de 0,5 mol de querosene. e) As duas reaes so endotrmicas, porque necessitam de uma fasca eltrica para iniciar a reao.

7- (UNEMAT/MT - Universidade do Estado de Mato Grosso) Considere as reaes:

Analise a marque os itens corretos abaixo: a) A reao I trata-se de uma reao endotrmica por apresentar H = + 68,3 Kcal. b) A reao II trata-se de uma reao exotrmica por apresentar H = - 68,3 Kcal. c) A representao grfica para a reao I :

d) A representao grfica para a reao II :

Reaes Qumicas
So fenmenos em que substncias reagem entre si formando novas substncias. As reaes qumicas so representadas atravs de equaes qumicas. Reao de Sntese ou Adio: ocorre quando 2 ou mais substncias reagem, produzindo uma nica substncia. Exemplo: 2 H2 + O2 2 H2 O

Reao de anlise ou Decomposio: ocorre quando uma substncia reagente produz 2 ou mais substncias. Exemplo:

Reao de deslocamento ou simples-troca: ocorre quandouma substncia simples reage com uma substncia composta, produzindo uma nova substncia simples e uma nova substncia com-posta. A reao somente ocorre se a substncia simples reagente for mais eletropositiva que o ction ou mais eletronegativa que o nion da substncia composta: Exemplo: Na + AgCl Cl2 + CaBr2 NaCl + Ag CaCl2 + Br2

Reao de dupla troca: ocorre quando 2 substncias compostas reagem, produzindo 2 novas substncias compostas. A reao somente ocorre se um dos produtos for menos solvel que os reagentes, mais fraco ou menos ionizado que os reagentes, ou mais voltil que os reagentes: Exemplo:

Obs: algumas molculas decompem-se espontaneamente desprendendo gs:

8- ( Mack- SP) I 2 AgBr 2Ag + Br II 2 NaBr + F 2 NaF + Br As equaes I e II representam, respectivamente, reaes de: a) adio e dupla troca. b) anlise e simples troca. c) simples troca e dupla troca. d) dupla troca e anlise. e) anlise e adio. 9- (Ufpa-PA) Dadas as reaes qumicas, associe-as corretamente com as afirmativas. a) NH + HCl NH Cl b) 2 H O 2HO+O c) NaOH + HCl NaCl + H O d) Zn + H SO ZnSO + H e) CaO + H O Ca(OH) ( ( ( ( ( ) reao de simples troca. ) reao de sntese, tendo como produto um sal. ) reao de sntese, tendo como produto uma base. ) reao de anlise. ) reao de dupla troca.

10- Numa reao endotrmica a entalpia dos produtos : a) menor que a dos reagentes. b) maior que a dos reagentes. c) igual dos reagentes. d) Depende da reao. 11- Numa reao exotrmica a entalpia dos produtos : a) menor que a dos reagentes. b) maior que a dos reagentes. c) igual dos reagentes. d) Depende da reao.

Cintica Qumica
12- Considere a reao: A+B C+D Admitindo que a substncia A reage conforme a tabela abaixo: Nmero de moles (mol) 5,0 4,5 3,0 2,8 2,5 Tempo (s) 0 5 10 15 20

determine a velocidade mdia da reao em relao substncia A, nos seguintes intervalos: a) 0s a 5s b) 0s a 20s c) 5s a 10s d) 5s a 20s

13- A tabela abaixo mostra a variao da massa de uma substncia A, em funo do tempo, para a reao: C+D A+B Massa (g) 100 80 50 35 20 15 Tempo (s) 0 10 20 30 40 50

determine a velocidade mdia da reao em relao substncia A, nos seguintes intervalos: a) 0s a 10s b) 0s a 20s c) 0s a 30s d) 30s a 50s

14- Considere a reao: X+Y H+P A substncia X reage com Y , conforme a tabela abaixo:

Nmero de moles (mol) 4,0 3,5 3,2 3,0 2,0

Tempo (s) 0 5 10 15 20

Calcule a velocidade mdia nos seguintes intervalos: a) 0s a10s b) 5s a 20s c) 10s a 20s d) 0s a 15s

15- A parte da qumica responsvel pelo estudo da velocidade de uma reao, bem como os fatores que a influenciam a: a) Cintica qumica b) Velocidade mdia c) Coliso efetiva d) Coliso no-efetiva 16- conhecida como a razo entre a parcela de massa ( m) transformada e o intervalo de tempo ( t) exigido na transformao. a) Velocidade mdia b) Cintica qumica c) Velocidade de reao d) Lei de ao das massas 17- Em uma reao em que as molculas que se chocam no possuem energia suficiente para que haja ruptura das ligaes entre os tomos, podemos afirmar tratar-se de: a) Coliso no-efetiva b) Coliso efetiva c) Cintica qumica d) Lei de ao das massas 18- (PUC-MG - Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais) A quantidade mnima de energia necessria para o incio de uma reao espontnea chamada: a) energia de ativao; b) entalpia da reao; c) entropia da reao; d) energia da reao.

Radioatividade

Radiao

Carga

Massa

Caractersticas semelhante ao ncleo do gs nobre hlio. Possui velocidade aproximada de 20.000km/s e pouco poder de penetrao. um eltron. Possui velocidade aproximada de 270.000km/s e mdio poder de penetrao. uma onda eletromagntica. Possui velocidade aproximada de 300.000km/s e grande poder de penetrao.

Alfa

+2

Beta

-1

Gama

As Leis da radioatividade Lei de Soddy Esta lei refere-se emisso de partculas alfa. Um ncleo que emita uma partcula alfa ter seu nmero atmico diminudo em duas unidades e seu nmero de massa diminudo em quatro unidades. Ex.:
235

U 92

231

Th

90

A equao acima mostra que se forma um novo elemento qumico, j que houve mudana no nmero atmico. Lei de Soddy-Fajans Esta lei refere-se emisso de partculas beta. Um ncleo que emita uma partcula beta ter seu nmero atmico aumentado em uma unidade, conservando seu nmero de massa. Ex.:
231

Th

90

231

Pa 91

A equao acima mostra que se forma um novo elemento qumico, j que houve mudana no nmero atmico. Perceba que, nesse caso, os elementos so isbaros.

19- O nmero atmico de um elemento qumico 88 e o nmero de massa 226. Quando esse tomo emite uma partcula alfa, o tomo resultante apresenta: a) Z = 88 e A = 225 b) Z = 87 e A = 224 c) Z = 86 e A = 222 d) Z = 85 e A = 225

20- Resolva a srie de transformaes propostas abaixo e descubra o nmero atmico e de massa de cada tomo de elemento genrico aps a emisso dos raios:
132

A71 B

21- O ncleo de um tomo que emitiu partculas beta e partculas alfa, ao final apresenta nmero de massa 80 e nmero atmico 28. Qual o nmero de massa e o nmero atmico antes da emisso das partculas?

22- Quais so os raios emitidos pelas radiaes nucleares? R.:

23- O que voc entende por radiaes nucleares? R.:

24- O ncleo de um tomo que emitiu partculas alfa e partculas beta, apresenta nmero de massa 86 e nmero atmico 26. Qual o nmero de massa e o nmero atmico antes da emisso das partculas? R.:

25- Descreva as partculas alfa, beta e gama com relao a sua carga e massa. R.:

26- Indique o nmero de massa e o nmero atmico de um elemento genrico que emite uma partcula alfa e duas partculas beta. Sabendo-se que sua massa e seu nmero atmico so respectivamente 236 e 98. R.:

27- Diferencie os raios alfa, beta e gama de acordo com a velocidade e poder de penetrao de cada um. R.:

Vous aimerez peut-être aussi