Vous êtes sur la page 1sur 3

FORNECEDORES

ALCOA FESTO

Apostando no mercado de gua mineral


Tendo em vista as perspectivas de crescimento do mercado de guas minerais, a Alcoa decidiu realizar novos investimentos para instalao de uma planta para produo de tampas e no segmento de garrafas PET. A planta de tampas Sport Lok, que ser instalada em 2002, vai substituir importaes da matriz da Alcoa nos Estados Unidos, j que o produto, lanado no Brasil no incio de 2001, obteve tima receptividade do mercado. A Sports Lok tido pela empresa como um produto diferenciado, de alta tecnologia, possuindo dois lacres: um que a extenso da prpria tampa, que se acopla no final da garrafa PET, e outro que fica sobre o bico, evitando a necessidade do selo termoencolhvel de PVC. Como a Sports Lok apresenta uma sobretampa, no h necessidade de plsticos termoencolhveis para dificultar a violao, o que permite a reduo de custos. As tampas so feitas em polietileno de alta densidade e propopropileno e foram projetadas para preservar a integridade de bebidas no carbonatadas, explica o fabricante. A Alcoa tambm lanou, recentemente, a tampa 3025, que est sendo produzida no Brasil e possui um novo padro de bocal de garrafa europeu, na qual o gargalo de 30mm, enquanto o atual de 28mm. uma inovao destinada ao mercado de gua sem gs, como informa a empresa. O mercado de tampas segmentos de bebidas carbonatadas, sucos e guas, estimado em 7 bilhes de unidades por ano, sendo que a Alcoa participa com 700 milhes de unidades, s no mercado de gua. Ocupando liderana, a empresa fornece 65% do total de tampas consumidas no Pas em garrafas PET. Garrafas mais leves A Alcoa apresentou, recentemente, preformas para garrafas com a tecnologia de baixo peso, alm das preformas com gargalo 3025 para gua sem gs, que es40

Eleito como Fornecedor do Ano


A Festo Automao foi uma das empresas escolhidas como Fornecedor do Ano atravs de votao realizada, em dois turnos, entre os associados da Abimaq (Associao Brasileira da Indstria de Mquinas e Equipamentos) e Sindimaq (Sindicato Nacional da Indstria de Mquinas). Segundo o presidente da empresa, Octaviano Raymundo Camargo Silva, o prmio tem um valor especial, em primeiro lugar pela importncia da Abimaq, entidade que representa 4.500 empresas de todo o Brasil, em segundo porque a Festo j havia sido escolhida nos anos de 1998 e 1999. Os critrios utilizados pelos associados da Abimaq, na escolha, so: entendimento das necessidades do cliente, crena no Brasil, crena e investimento nas pessoas, busca permanente de excelncia na oferta (qualidade, preo, distribuio etc), pioneirismo em gesto e tecnologia. Juntamente com a Festo foram eleitas, na ocasio, a Weg Indstrias S.A, Siemens e SEW Motores-Redutores.

Entrega do Prmio Fornecedor do Ano

taro no mercado no primeiro semestre de 2002. A empresa a nica fabricante desse tipo de garrafas para terceiros. A expectativa ampliar sensivelmente a comercializao do produto para grande parte do mercado, uma vez que garrafas com gargalos com este dimetro, apesar de muito utilizadas na Europa, ainda compem um segmento pouco explorado no Brasil. A previso de se atingir um volume de vendas de 60 milhes de preformas por ano, afirma a empresa. O setor de guas minerais responde atualmente por 6% do mercado de PET no Brasil, enquanto a mdia mundial de 27%, indicando que h um grande espao para crescimento do mercado interno. Reciclagem A empresa tambm tem apoiado sistematicamente campanhas de reciclagem de embalagens PET, mencionando-se com destaque aquela que possibilitou a doao de milhares de moletons produzidos com plstico de garrafas de refrigerante recicladas. Em 2000, foram obtidas 67 mil toneladas de material reciclado, das quais 41% foram reaproveitadas pela indstria txtil, para a produo de fibras polister. O PET reciclado tambm bastante utilizado na produo de cordas, base de tapetes e carpetes pela indstria automobilstica.

FEIRAS

Lanada em Goinia a FFATIA 2002


Obteve bastante sucesso o lanamento da FFATIA 2002 (Feira de Fornecedores e Atualizao Tecnolgica da Indstria Alimentcia), que ser realizada na cidade de Goinia (GO), em outubro de 2002. De acordo com os organizadores, 30% da rea de exposio do Centro de Convenes de Goinia j foi comercializada. O lanamento, no dia 23 de outubro, contou com a presena do governador do estado, Marconi Perillo, do presidente da

BRASIL ALIMENTOS - n 11 - Novembro/Dezembro de 2001

FORNECEDORES
CONGELAMENTO

As vantagens dos pallets de alumnio


Indstrias como Kibon e Parmalat j esto utilizando um novo tipo de pallet (gaiola) em alumnio, desenvolvido pela Schedule do Brasil, para acondicionamento de alimentos destinados ao congelamento. O produto, que mais higinico, segundo o fabricante est obtendo boa receptividade por parte da indstria de alimentos, devido s suas caractersticas, que atendem aos requisitos da Portaria 326/ 97, que orienta as boas prticas do setor. A nova linha engloba os tipos containeres (gaiolas), liso e com conteno, seguindo a tendncia de indstrias europias. O uso do alumnio na fabricao dos pallets, segundo a Schedule do Brasil, agrega quali-

Autoridades lanam FFATIA 2002

FIEG (Federao das Indstrias do Estado de Gois), Paulo Afonso Ferreira, e do presidente do Sindicato das Indstrias da Alimentao, Sandro Mabel. O Estado de Gois, que ocupa o 9 0 lugar entre os estados mais competitivos, com um PIB da ordem de US$ 18,7 bilhes, tem na indstria alimentcia um dos segmentos com maiores chances de crescimento, j que esto se implantando no estado diversas indstrias de grande porte. Paralelamente exposio, ser realizado o I Simpsio de Inovaes Tecnolgicas para Indstria da Alimentao e um seminrio que discutir as ltimas novidades no segmento. A FFATIA 2002 tem como realizador o Sindicato das Indstrias da Alimentao do Estado de Gois e conta com o apoio da FIEG. A organizao de responsabilidade da Multiplus. Dentre os expositores que j confirmaram presena no evento, destacam-se: Dulcini S.A, Smar Equipamentos, Weg, KSB Bombas, GEA do Brasil, Art-Aratrop, Basequmica, Trelleborg do Brasil, Kohlbach/Siemens, Flanval, Brasflow, Dinatcnica, Hexis Cientfica, JK Montagens, Lafix-Eliane, Centermed, Multinox Metalrgica, Metal Tec, Satlite, Tech Lab, Weatherford, Inkaltec, Vedagel, Hidrodinmica, Niagara, Agavic, Automathika. Acreditamos que at o ms de junho de 2002 j teremos comercializado todas as reas disponveis, totalizando cerca de 150 empresas do setor, afirmou Fernando Barbosa, diretor da Multiplus.

EMBALAGENS

Sunnyvale traz novo modelo de termo-impressora


Foi lanado com exclusividade no mercado brasileiro, pela Sunnyvale, a linha de termo-impressoras da Bell-Mark Corporation, dos EUA, que realiza gravaes por termo-transferncia com a utilizao de Ribbon, processo que adequado aos diversos equipamentos de embalagens flexveis, tais como formadoras, envasadoras e seladoras. A Bell-Mark dispe de trs modelos, para diferentes regimes de velocidades: modelo CD (intermitente), modelo F (regime contnuo) e modelo C (regime intermitente, com modo de gravao transversal). De acordo com a Sunnyvale, as termoimpressoras Bell Mark realizam impresses de data, hora corrente, prazo de validade, alm de possibilitar a impresso de cdigos de barra e logotipos. Com tecnologia de ponta, os equipamentos, segundo o fabricante, dispem de software que utiliza o ambiente Windows, permitindo versatilidade e rapidez. A impresso, com resoluo de 300 dpi, oferece tima legibilidade, atendendo aos mais altos padres de qualidade.

BRASIL ALIMENTOS - n 11 - Novembro/Dezembro de 2001

41

FORNECEDORES
dade na linha de produo, fator que contribui com as indstrias que pretendem atingir os exigentes mercados internacionais do setor alimentcio. As gaiolas podem ser dotadas de rodzios, o que facilita a colocao dos alimentos j preparados e seu transporte para cmaras frias, evitando possveis contaminaes ou danos provocados por novos manuseios. Os pallets tambm podem ser utilizados em padarias, confeitarias, cozinhas industriais e substituem com vantagens, segundo o fabricante, os de madeira, que requerem pinturas especiais e manuteno constante, em especial quando usados em ambientes midos. O produto em alumnio tambm se constitui em uma alternativa em relao aos de plstico devido sua maior resistncia em ambientes com alta temperatura e pela facilidade de higienizao. agilidade para o cumprimento das rotinas de trabalho dos nutricionistas. O DietWin permite aos nutricionistas a anlise de macronutrientes e micronutrientes, a anamnese com registro da histria clnica do paciente, registra os exames laboratoriais, faz avaliao nutricional completa com vrios parmetros, entre outras operaes que facilitam a atividade do nutricionista, oferecendo dados mais completos e seguros, informa Carmem Reinstein.
Expositor consome 33% menos energia

entre paredes, formando uma estrutura rgida, estilo sanduche, dotando o expositor de um isolamento trmico perfeito, utilizando materiais ecologicamente corretos, no gerando efluentes e, portanto, no impactando o meio ambiente.

SACHS

REFRIGERADOS

ROTULAGEM

Zanotti lana novos tipos de envasadoras


Uma envasadora automtica de sachs de quatro soldas est sendo lanada pela Zanotti, especializada nesse tipo de equipamento. Disponveis nos modelos SK 250 e SK 300, os novos equipamentos formam, envasam e fecham automaticamente sachs com produtos lquidos, pastosos, granulados, em pastilhas, com frmas ou p fino, a partir de uma bobina de materiais termo-selveis. A envasadora dispe de acionamento eletromecnico, com motor de corrente alternada, trifsica, que possibilita alterar sua velocidade conforme as caractersticas dos produtos. Outras vantagens so a grande presso de selagem e o baixo nvel de rudo na operao. O modelo SK 250 envasa, automaticamente, at sete sachs por ciclo de mquina, mas a soma da largura no pode ultrapassar 25 cm. A mquina utiliza bobina de, no mximo, 50 cm de largura, com dimetro exterior de 40 cm e interior de 75 cm. A velocidade pode alcanar at 100 golpes por minuto, dependendo do produto a ser envasado. O modelo SK 300, por sua vez, pode envasar at 8 sachs por ciclo de mquina, com largura de at 30cm. Utiliza bobina de, no mximo, 60 cm de largura, com dimetro exterior de 60 cm e interior de 75 cm. O painel eltrico possui um display luminoso que exibe as variveis do sistema, alm de contador dirio e semanal.

Expositor da Novo software Arpama consome facilita a vida menos energia das empresas
A Arpama, empresa que atua no segmento de refrigerados, est lanando no mercado o expositor tipo ilha, com motor acoplado para congelados, com capacidade para 410 litros (1,85 m de comprimento) e 680 litros (3,04 m). O grande diferencial do novo equipamento, de acordo com Andreas Adriano Gumz, diretor industrial da Arpama, que o mesmo permite 33% de reduo no consumo de energia eltrica, j que possui apenas um motor acoplado ao expositor, ao contrrio dos similares no mercado, que possuem dois motores. Outra vantagem apontada por ele que o equipamento no requer esgoto, evitando os transtorno de quebra de pisos e paredes, pois possui um sistema que evapora toda a gua decorrente do degelo e tem uma grande versatilidade. Ele ressalta que os materiais utilizados para produzir o equipamento so atxicos, com altssimo nvel de resistncia corroso. Apresenta pintura especialmente desenvolvida para peas galvanizadas, alm do isolamento trmico em espuma de poliuretano, livre de CFC, que expandido
42

Em evento realizado na Universidade So Judas Tadeu, em So Paulo, foi lanado o software de rotulagem de alimentos de acordo com as resolues da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa), que determina uma srie de parmetros sobre rotulagem de alimentos, considerando principalmente os direitos dos consumidores. Denominado DietWin, o software foi apresentado pela nutricionista gacha Carmem Suzana Bassa Reinstein e, segundo ela, a ferramenta um facilitador para o clculo da informao nutricional dos rtulos dos alimentos, permitindo que os fabricantes possam calcular suas frmulas de acordo com os critrios estabelecidos na lei. Alm de atender s exigncias da Anvisa, a pesquisadora informa que o DietWin tambm utilizado como ferramenta para avaliao nutricional e para a adequada prescrio diettica, tanto em clnica quanto nas Unidades de Alimentao e Nutrio. Os softwares DietWin representam um avano significativo na qualificao e

BRASIL ALIMENTOS - n 11 - Novembro/Dezembro de 2001

Vous aimerez peut-être aussi