Vous êtes sur la page 1sur 12

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE ARTE - CEART PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ARTES VISUAIS

Nicole Chagas Lima

A MSTICA ICONOCLASTA DA ESCRITA NA ARTE CONCEITUAL DOS ANOS 60: A CPIA DA CPIA DA CPIA DA CPIA
Trabalho acadmico requerido como avaliao final para o Seminrio Temtico: Mito e Imagem de Artista, ministrado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Vargas Sant'Anna, para o Programa de Psgraduao em Artes Visuais PPGAVCEART/UDESC.

Florianpolis, SC Junho de 2010

"language is no substitute for anything" Hollis Frampton

RESUMO
O presente artigo discorre sobre a tentativa de artistas conceituais dos anos 60 de comunicar a idia em seu estado mais puro, a partir da qual tornou-se comum afirmar que o uso da linguagem textual seria a forma mais eficiente de se transmitir um conceito. Tais afirmaes, associadas a anlises iconoclastas neo-platnicas que inferiam juzos de valor s imagens (se elas so boas ou ms, verdadeiras ou falsas), consideravam a escrita como uma forma de linguagem imune a contaminaes. Em contrapartida este artigo aponta para o texto escrito como apenas mais um artifcio mundano utilizado por artistas (humanos e no deuses, vale lembrar) para alcanar o inalcanvel. Neste sentido prope-se pensar: a) que condies elevaram a linguagem escrita ao grau mximo de condutora indefectvel do pensamento na Arte Conceitual; b) como o uso da linguagem verbal tanto emerge do objeto quanto rompe com ele; c) como a tendncia iconoclasta de tomar literalmente afirmaes sobre a supresso do objeto a favor da informao torna obscuras as maiores conquistas desses trabalhos. PALAVRAS-CHAVE: Arte Conceitual. Iconoclasmo. Neo-platonismo.

Trs premissas serviro como paradigmas sobre os quais se sustentar este artigo: 1) O fato de que a Arte Conceitual foi inaugurada nos Estados Unidos da Amrica no simples coincidncia geogrfica, mas um dado importante, tendo em vista que se trata de uma sociedade fundamentalmente protestante e, portanto, iconoclasta. 2) A mstica desses artistas se aproxima dos ideais de Plato, que defendia a superioridade do plano das idias sobre as coisas mundanas. 3) A tentativa de criar algo que apresente, e no represente, uma idia em seu estado mais puro incoerente e portanto, invivel. Geografia Privilegiada Ainda que talvez o maior precursor da Arte Conceitual inaugurada por Sol LeWitt, Joseph Kosuth, Lawrence Weiner e George Brecht na dcada de 60 seja um francs catlico, foi em Nova York que Marcel Duchamp encontrou campo frtil para difundir suas idias. Duchamp criou o pseudnimo Rrose Selavy e apresentou A Fonte quando vivia nos Estados Unidos, um pas fundado pelos ideais protestantes, sem uma tradio pictrica relevante em comparao com a Europa, um pas at ento iniciante em sua histria artstica e inteiramente aberto a novas possibilidades, principalmente essas que viriam questionar os valores institudos pela imagem.

Tomemos ento como ponto de partida a desconfiana sobre as imagens, ora colocadas em oposio s palavras, ora imbudas de valores depreciativos e negativos (por exemplo, a generalizao de que imagens so falsas, escondem ou distorcem a realidade). Esta desconfiana serve aqui para deslocar a questo da imagem das posies maniquestas (falso ou verdadeiro) para a questo do desenvolvimento da arte conceitual dentro de uma cultura judaico-crist predominantemente protestante, sob uma aura de neo-platonismo. verdade que para iconoclastia protestante a preocupao com o culto s imagens no tinha uma relao direta com os sistemas de obteno de uma verdade artstica, mas, sobretudo, com uma verdade crist. Neste caso, o caminho foi dado por uma superioridade representada pela transcendncia da palavra onde a verdade est nos Escritos: Deus s pode ser representado por meio da Sua Palavra.
Deus Verbo No princpio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus (Joo, 1:1)

Com o mesmo intuito de transcendncia, uma, seno a maior, preocupao dos Artistas Conceituais nos anos 60 estava tambm relacionada problemtica da verdade: onde est a arte? Para esses, a arte no est no objeto produzido, mas na idia que o gerou. Como ento apresentar uma idia em sua forma pura sem que nenhum simulacro a represente?
Quando um artista usa uma forma de Arte Conceitual, isso significa que todo o planejamento e tomadas de decises so feitos de antemo e a execuo um assunto perfunctrio. A Idia se torna a mquina que faz a arte. (LeWITT, 1967)

Sol LeWitt, Trs Quadrados (1966) e Cubo Aberto (1965)

1. Artistas conceituais so mais propriamente msticos do que racionalistas. eles chegam a concluses que a lgica no pode alcanar. (LeWITT, 1969) A separao entre uma idia de algum e a sua aplicao em um material se torna quase incomunicavelmente vasta quando confrontada pelo espectador. Eu queria eliminar essa distncia (...) Somente a idia era arte. (J. Kosuth, In: KOTZ, 2007)

Robert Morris, I box, 1962.

Assim, uma das discusses ontolgicas da Arte Conceitual nos remete diretamente Plato, que repudiava as imagens, consideradas falsas simulacro, eidolon, a cpia da cpia do mundo sensvel organizado pelo Demiurgo a partir da contemplao do mundo das idias. Contudo esbarramos em um problema sem soluo, mesmo para os iconoclastas: assim como o Demiurgo no criou a matria nem a fonte da racionalidade das idias por ele contempladas, a ao do homem se restringe ao mundo material. Para Plato, no mundo das idias o homem no pode transformar nada, pois o que perfeito no pode ser mais perfeito. Ainda que artistas tentem se aproximar da divindade, fato que so humanos e assim suas criaes, mesmo que sejam idias, sero sempre idias a cerca de uma condio mundana. Mesmo na escrita, que para os iconoclastas a verdade, a palavra de Deus, preciso reconhecer uma arbitrria tentativa de traduzir (e assim representar) imagens mentais, posto que uma rvore, seja o objeto ou sua imagem (idia), precede a palavra rvore e no o contrrio.

Para Vilm Flusser (2002, p. 9), o aparecimento da escrita ocorreu por volta do segundo milnio A.C., quando surgiram pessoas empenhadas em relembrar a funo originria da imagem: representar o mundo. Essas pessoas passaram a rasg-las, a fim de abrir a viso para o mundo concreto escondido pelas imagens. Nascia, assim, a escrita e, como conseqncia inevitvel, o pensamento linear (ou a histria propriamente dita).
O mtodo do rasgamento consistia em desfiar as superfcies das imagens em linhas e alinhar os elementos imagticos (...) Tratava-se de transcodificar o tempo circular em linear, traduzir cenas em processos. Surgia assim a conscincia histrica, conscincia dirigida contra as imagens. Fato nitidamente observvel entre os filsofos pr-socrticos e sobretudo entre os profetas judeus. (FLUSSER, 2002, p.10)

Segundo Arlindo Machado (2001, p. 22), A escrita no pode se opor s imagens porque nasceu dentro das prprias artes visuais, como um desenvolvimento intelectual da iconografia. Assim, pode-se dizer que a separao ou a dualidade entre esses dois domnios (palavra e imagem) tem a ver mais com as condies polticas, econmicas e institucionais, do que propriamente com a incompatibilidade de cdigos.

A linguagem no transparente - Mel Bochner, 1970

Nos textos Pargrafos sobre Arte Conceitual (LeWitt, 1967) e Sentenas sobre Arte Conceitual (LeWitt, 1969) encontro ainda outros pontos cegos:
10. idias em si podem ser trabalhos de arte; esto em uma cadeia de desenvolvimento que eventualmente pode achar alguma forma. nem todas as idias precisam ser transformadas em algo fsico. (LeWITT, 1969)

Contudo em 1967 o prprio Sol LeWitt afirmou que


Uma vez que tenha recebido do artista a sua realidade fsica, o trabalho est aberto para percepo de todos, inclusive a do artista (...) o trabalho de arte s pode ser percebido depois de estar completo. (LeWITT, 1967)

Se idias em si podem ser trabalhos de arte, sem que jamais assumam uma forma fsica, como estaro abertas percepo do espectador? Sobre a afirmao da idia e o uso da escrita:
16. Se palavras forem usadas, e elas procederem de idias sobre arte, ento elas so arte e no literatura; nmeros no so matemtica. (LeWITT, 1969) Obras de arte so pouco mais do que curiosidades histricas. No que diz respeito arte, as pinturas de Van Gogh no valem mais do que a sua palheta. (...) Tratase de itens de colecionador. A arte sobrevive influenciando outra arte, e no como o resduo fsico das idias de um artista. (KOSUTH, 1969)

importante ressaltar que idias sobre arte so idias sobre o mundo da arte, mundo que existe dentro do mundo sensvel e, pela lgica platnica, seriam antes mesmo de serem representadas: a cpia (idia sobre o mundo da arte) da cpia (mundo da arte) da cpia (mundo sensvel) da idia pura. Sendo palavras tambm uma forma de representao (cpia), temos com o uso da escrita praticamente uma dzima peridica: a cpia da cpia da cpia da cpia. Outros Artistas Conceituais, como Joseph Kosuth, Laurence Weiner e George Brecht, exploram a relao entre linguagem escrita e objeto, muitas vezes associada a um terceiro elemento, em Brecht e Weiner: a performance e em Kosuth: a fotografia.

Joseph Kosuth: Art as Idea as Idea (1967) Usei gua de todas as maneiras que pude imaginar blocos de gelo, vapor de aquecedor, mapas com reas de gua usadas em um sistema, colees de fotos de cartes postais de quedas dgua, e assim por diante, at 1966, quando mandei fazer uma copia fotosttica da definio da palavra gua no dicionrio, o que era para mim um maneira de simplesmente apresentar a idia de gua. (KOSUTH, 1969)

Ao se referir ao trabalho Art as Idea as Idea (1967), Kosuth descreveu a sua adoo da linguagem textual como meio mais eficiente de transmitir um tipo de informao de arte. A questo: que tipo de materialidade est sendo abandonada e em detrimento do qu? Pois a distncia entre materiais e idias tambm persiste na linguagem textual.

Uma e Trs Cadeiras (J. Kosuth, 1965)

O trabalho Uma e Trs Cadeiras faz parte da srie proto-investigaes de Joseph Kosuth, sobre as quais ele afirma que o que faz so modelos que podem ser apresentados de qualquer maneira. No entanto, para que as proto-investigaes funcionem, elas precisam ser realizadas em forma material, ou seja, construdas e exibidas. A fotografia a sim funciona como uma documentao de um evento especfico. Assim, alm das 3 partes: objeto + fotografia + texto, h um outro texto: as instrues de produo que nunca so exibidas, alm de outro fato: a documentao do evento (performance) que resulta em um objeto (fotografia) qual hoje recorremos para acessar a idia original.
AN AMOUNT OF PAINT POURED DIRECTLY ON THE FLOOR AND ALLOWED TO DRY Lawrence Weiner,1968

Lawrence Weiner adota o texto como uma formulao abstrata que segundo ele permite realizaes ilimitadas. Para Weiner, se um trabalho funciona textualmente, cada performance desenhar a sua significncia momentnea em um contexto especfico. Quanto mais abstrato, maior o seu potencial de ir alm do presente.
1. The artist may construct the piece. 2. The piece may be fabricated. 3. The piece need not be built. Lawrence Weiner, Paragraphs on Conceptual Art (1968)

Para Weiner,
Se a informao transmitida, ento a obra existe. No importa se transmitida fisicamente, verbalmente ou oralmente. No esteticamente vivel ter um objeto proftico que insiste que a sua singularidade que constitui a sua artisticidade em 1971. Lawrence Weiner (in: KOTZ, 2007, p. 156)

Ao contrrio do que muitas crticas apontam como tentativa de desapario do objeto na arte, o que esses artistas questionavam era a singularidade e a artisticidade do objeto como obra nica e no a existncia de um objeto qualquer, desde que entendido como veculo de uma informao (conceito) onde o fim (a arte) se realizaria no espectador.

Essa percepo acentuada pelo espectador era o objeto de George Brecht. Brecht foi aluno de John Cage, inspirado pela composio 433, perseguia o desdobramento espontneo de eventos do cotidiano que abrissem diversos fenmenos performances, objetos e instalaes a diferentes possibilidades de participao e potenciais de interao. Para isso Brecht tambm recorria ao texto escrito, com o qual criou eventos partitura compostos no incio dos anos 60 e que circulavam em impressos. Three Chair Events poderia ser realizado de diversas maneiras: fazendo acontecer, como na galeria, ou simplesmente percebendo acontecer no mundo. Um readymade perceptual. (KOTZ, 2007, p. 158)

Exemplos da srie Eventos de George Brecht, 1961.

Para Brecht, o texto impresso retm a identidade da obra como uma partitura musical atravs de performances ilimitadas. Porm Liz Kotz aponta para um detalhe importante, novamente contestando o poder transcendental da palavra escrita em detrimento da imagem:
Assim, a partitura se alinha com a operao de ndice, antes atribuda fotografia, funcionando tal qual a palavra isto acompanhada do gesto de apontar isola um pedao do mundo real e se enche de significado por se tornar naquele momento o rtulo transitrio de um evento natural. (KOTZ, 2007, p. 160)

A mstica do uso da escrita como veculo mais eficiente da idia continua gerando seguidores. Em 2002, por exemplo, o suo Hans Ulrich Obrist lanou o livro Do It (Faa Isto). Dela participaram veteranos da arte conceitual, como o americano John Baldessari, e outros menos consagrados, como a palestina Mona Hatoum e o porto-riquenho Ppon Osorio. A idia de Obrist era permitir que os prprios espectadores fizessem arte, seguindo as instrues detalhadas dos autores das peas. Contudo, estabeleceu-se que sempre que Do It participasse de uma exposio e as proposies impressas no livro fossem ento realizadas pelos espectadores da obra, tais realizaes deveriam ser inteiramente destrudas ao trmino da exposio. Ora, se o texto/partitura contm a verdade da obra em sua potncia mxima, por que temer que suas instrues se realizem? Tal preocupao me leva a questionar se no seria ento mais eficiente mudar apenas o titulo do livro para Dont do it. Concluso: Na tentativa de comunicar a idia em sua forma mais pura, tornou-se comum que Artistas Conceituais dos anos 60 difundissem o uso da linguagem textual em seus trabalhos como a forma mais eficiente de se transmitir um conceito. Isso gerou inmeras anlises iconoclastas que inferiam juzos de valor inferior s imagens, j nessa poca bastante saturadas pela mdia. A partir desta reflexo sobre essas questes, verificou-se que o texto escrito, no entanto, no uma forma de linguagem imune a contaminaes, mas apenas mais um artifcio mundano utilizado por artistas para alcanar o inalcanvel: a idia em seu estado puro. importante sublinhar que a tendncia iconoclasta de tomar literalmente afirmaes sobre a supresso do objeto a favor da informao, atravs de uma leitura rasa do rodap da linguagem escrita, tornou obscuras as maiores conquistas desses trabalhos.

Referncias Bibliogrficas:
DURAND, Gilbert. O Imaginrio: ensaios acerca das cincias e da filosofia da imagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2001. FLUSSER, Vilm. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2002. KOSUTH, Joseph. A arte depois da filosofia (1969). In: FERREIRA, Glria. COTRIM, Ceclia. (Orgs.) Escritos de Artistas: anos 60/70. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. KOTZ, Liz. Words to be looked at: language in the 1960's Art. Cambridge: MIT Press, 2007. LeWITT, Sol. Pargrafos sobre Arte Conceitual (1967). In: FERREIRA, Glria. COTRIM, Ceclia. (Orgs.) Escritos de Artistas: anos 60/70. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. LeWITT, Sol. Sentenas sobre Arte Conceitual (1969). In: FERREIRA, Glria. COTRIM, Ceclia. (Orgs.) Escritos de Artistas: anos 60/70. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. MACHADO, Arlindo. O Quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi