Vous êtes sur la page 1sur 15

A Anlise Textual de um Texto Multimodal

Vera Lucia Carvalho Grade Selvatici PUC Rio de Janeiro

O objetivo deste trabalho analisar a organizao temtica de um artigo onde vrios modos semiticos so utilizados, ou seja, um texto Multimodal (Kress & Van Leeuwen, 1996), sob a perspectiva da Gramtica Sistmico-Funcional (Halliday, 1994), no que concerne Funo Textual da Linguagem. Procura-se demonstrar, ainda, de que maneira essa organizao textual projeta os significados do texto e reflete as intenes do autor, dentro do seu contexto cultural. Aplicaes pedaggicas so sugeridas.

Palavras-chave: Funo Textual, Tema, Texto Multimodal

INTRODUO A noo de letramento tem sofrido modificaes a partir da crescente preocupao com o visual e outras formas de linguagem presentes na comunicao. Se at pouco tempo atrs significava saber ler e escrever, hoje essa noo procura incluir a habilidade de lidar com a multiplicidade e integrao de todos os modos de fazer sentido que acompanham as mudanas no mundo. Foi a partir da preocupao com essas mudanas aceleradas no mundo que o Grupo New London (Cope & Kalantzis, 2000) props a idia de multiletramento. Na verdade, segundo Kress & Van Leeuwen (1996), mesmo um texto verbal tem outros modos de comunicao co-presentes que contribuem para o seu significado. Textos so, portanto, multimodais, ou seja, um conjunto de mltiplas formas de representao ou cdigos semiticos que, atravs de meios prprios e independentes, realizam sistemas de significados. Utilizando conceitos da Lingstica Sistmico-Funcional (Halliday, 1994), Kress & Van Leeuwen afirmam que, como a linguagem verbal, todos os modos semiticos realizam trs grandes funes simultaneamente: a primeira ideacional, ao representar o que est a nossa volta ou dentro de ns; a segunda interpessoal, realizando interaes sociais; a terceira textual, revelando a composio do todo, a maneira como os elementos interativos

e representacionais se relacionam e como eles se integram para construir o significado (1996:181). Desse modo, qualquer texto que combine vrios modos semiticos pode ser visto tambm como uma instanciao do sistema semitico e reflete as escolhas feitas pelo seu autor, dentro do contexto onde produzido (Halliday & Hasan, 1989). Meu objetivo, neste trabalho , tendo como base a Gramtica Sistmico-Funcional (Halliday, 1994), analisar um texto multimodal, com foco no seu significado textual, ou seja, de que maneira a mensagem organizada atravs de sua estrutura temtica e composio. Ao fazer esta anlise, procuro responder a duas questes que surgem na leitura de um texto multimodal: (1) como a informao transmitida em cada modo semitico, verbal ou visual, e (2) de que maneira essa organizao textual projeta os significados do texto e reflete as intenes do autor e do contexto de cultura no qual ele est inserido. Na primeira parte do estudo, fao uma breve reviso da Metafuno Textual, como proposta por Halliday (1994) e da aplicao desta teoria para a anlise de textos multimodais segundo Kress & Van Leeuwen (1996). Em seguida, apresento a Metodologia e anlise dos quatro textos que compem o texto multimodal escolhido. Numa ltima parte ou Concluso, procuro analisar a composio como um todo dentro do contexto cultural atual e as possveis aplicaes pedaggicas que uma anlise desse tipo pode gerar.

A ORAO COMO MENSAGEM: ESTRUTURA TEMTICA Ao descrever a funo textual da linguagem, Halliday (1994) a concebe como aquela que organiza a mensagem, ou como a linguagem usada para transmitir a mensagem. As escolhas so feitas para evidenciar, priorizar, esconder ou ligar partes da mensagem e estas escolhas podem gerar significados diferentes. A organizao pode variar dependendo do papel da linguagem no contexto de produo do texto, oral ou escrito. (Ravelli, 2000:51). Para Halliday a orao organizada atravs do status especial atribudo a uma de suas partes (Halliday, 1994:37), ou seja, o Tema. Em ingls, normalmente ele o primeiro elemento na orao e serve como ponto de partida da mensagem. A segunda parte da orao o Rema, ou onde o Tema desenvolvido.

Para a identificao do Tema, importante saber reconhecer tambm os elementos que compem os processos na funo representacional ou ideacional da lngua, atravs do sistema de Transitividade. O Tema de uma orao pode ser um participante, um processo ou uma circunstncia, contanto que este esteja em primeira posio na orao. O Tema contm sempre somente um desses elementos experienciais (ou ideacionais), assim, ele termina onde esse elemento termina. O elemento experiencial chamado Tema Topical (Topic Theme) e pode vir precedido de outros elementos sem funo de participante, processo ou circunstncia, o que caracteriza o Tema Mltiplo. Em outras palavras, o Tema se estende do incio da orao at (e incluindo) o primeiro elemento que tem uma funo em transitividade (Halliday, 1994:53). Os outros elementos presentes no Tema podem ter funo textual ou interpessoal, como Por outro lado e Talvez, respectivamente, nas oraes a seguir, onde ele o tema topical: Por outro lado, ele / defendeu muito bem a idia. Talvez ele / venha amanh. Temas podem ser marcados ou no marcados em funo do elemento escolhido a ser tematizado. Temas no marcados constituem a escolha mais tpica em oraes declarativas em ingls e acontecem quando o sujeito e o Tema so o mesmo elemento: Ns sempre samos noite. Em oraes interrogativas de polaridade sim/no, ele formado pelo operador verbal finito seguido do sujeito: Do you like monkeys?; ou pelo elemento Wh em interrogativas que pedem informao: Who do you like best?. Em oraes imperativas, o Tema o prprio verbo: Bring the best wine!. Quando outros elementos diferentes do sujeito so colocados em posio inicial na orao, ou tematizados, constituem Temas marcados e sinalizam que o autor quis criar um significado diferente ou dar importncia ao elemento tematizado. A escolha mais comum o uso das circunstncias como Tema, atravs de advrbios e sintagmas preposicionais: On Saturday night, I lost my wife (Halliday, 1994:44), mas pode envolver outros participantes da orao. A organizao temtica, segundo Halliday, no se limita estrutura da orao, mas tambm se verifica na organizao de pargrafos. O Tema a orao tpica do pargrafo (p.54) ou da orao complexa, ou seja, o que o autor escolheu para iniciar a mensagem:

If you dont like that teapot, / Tema

give it away. Rema

Da mesma forma, no texto, o primeiro pargrafo introduz o significado principal do que vem a seguir e constitui, assim, o Tema ou ponto de partida. H divergncias entre estudiosos quanto definio de Tema como ponto de partida e sobre o que a orao. Estas duas idias so vistas com significados diferentes por alguns autores e a segunda normalmente associada noo de Tpico. Fries sugere que o Tema fornece uma moldura para a interpretao da orao (..) e orienta o ouvinte/leitor para o que vai ser comunicado (1997:232). O autor afirma ainda que, atravs da escolha cuidadosa da informao temtica, autores podem manipular a ateno dos leitores (1995:65). Gmez-Gonzalez (2001, apud Hawad, 2002:50) define Tema como aquele que estabelece o ngulo do falante sobre a experincia sendo construda. H divergncias tambm quanto identificao do Tema na orao. Halliday, como j dito, o v como o primeiro elemento na orao com alguma funo experiencial. Berry, em anlise de composies infantis, preferiu considerar Tema tudo o que precede o verbo da orao principal (1989:71). Hasan & Fries (1997) apontam, entre outras, para a dificuldade de se considerar somente o primeiro elemento com funo experiencial em casos onde h mais de um tema topical marcado: Ontem, na loja, eu vi grandes promoes. No caso de outras lnguas, a aplicao da noo de Tema/Rema deve ser adaptada, como mostram Gouveia & Barbara (2000) num estudo sobre temas marcados e no marcados em portugus. Levando em conta que nesta lngua a elipse do sujeito freqente pelo fato de este aparecer na terminao verbal, os autores sugerem que esta elipse no constitua tema marcado, mesmo que o verbo seja o primeiro elemento na orao. Baseando-se nesta idia de que o Tema pode no estar presente na orao, os autores propem, ainda, uma redefinio de Tema, retomando o conceito descrito por Halliday (1994:31) de Tema como sujeito psicolgico, ou seja, aquilo que o falante tem em mente ao produzir a orao.

ESTRUTURA TEMTICA E O TEXTO MULTIMODAL Como afirmado anteriormente, Kress & Van Leeuwen (1996) apropriam-se dos conceitos da Lingstica Sistmico-Funcional, para caracterizar as funes que os diferentes modos semiticos realizam. Aplicando estes conceitos a um texto multimodal, os autores afirmam que a composio (funo textual) relaciona significados ideacionais e interpessoais atravs de trs sistemas: (1) valor informativo, (2) salincia e (3) enquadramento. O primeiro est ligado ao posicionamento dos elementos e ao valor atribudos s zonas da imagem: esquerda e direita, centro e margem, alto e baixo. Quanto salincia, os elementos so feitos para atrair o expectador em relao sua colocao na frente ou fundo, tamanho, cor, nitidez, etc. (Kress & Van Leeuwen, 1996:183). O enquadramento, por sua vez, categoriza de que maneira os elementos so conectados ou no, para formar o todo. Ao explicar que esses trs tipos de composio aplicam-se no somente a imagens, mas tambm a textos multimodais, Kress & Van Leeuwen buscam olhar uma pgina inteira como um texto integrado (...) tentando derrubar as fronteiras disciplinares entre o estudo da lngua e o estudo das imagens (1996:183). Para a anlise que fazemos do texto multimodal como composio, tomamos a noo de valor informativo esquerda e direita como anlogos idia de Tema/Rema como descritos por Halliday para explicar o posicionamento dos elementos na orao, apesar de sabermos que Kress & Van Leeuwen utilizam os conceitos dado/novo para analisar esse posicionamento. Halliday afirma que, apesar de uma relao semntica prxima entre estrutura informacional (dado/novo) e temtica (Tema/Rema), elas no so a mesma coisa. O Tema o que eu, o falante, escolho como ponto de partida. O dado o que o ouvinte j sabe (1994:299). Mas o prprio autor reconhece que ambos so selecionados pelo falante/produtor do texto. ele quem escolhe ambas as estruturas de maneira a criar a expectativa que ele deseja. Alm disso, a prpria Gramtica Sistmico-Funcional estabelece uma relao entre Tema/Rema e Dado/Novo pela tendncia da informao dada ser normalmente posicionada no incio e a informao nova, no final da orao (Fries, 1997:230).

Assim, como veremos na anlise da composio verbal/visual do ponto de vista de como a mensagem estruturada, a analogia pode ser feita, tendo por base o que o autor escolheu como ponto de partida para a composio.

METODOLOGIA E ANLISE DO TEXTO O texto escolhido para anlise neste trabalho foi publicado na Revista Veja, edio de 28 de setembro de 2005, p. 92-93 (Anexo 1). Numa rpida anlise de sua Configurao Contextual (Halliday & Hasan, 1989), temos uma reportagem impressa, do gnero jornalstico, sobre a possvel retomada do programa espacial pelo governo americano. A interao acontece entre autor e leitor de uma revista de grande circulao, onde vrios outros gneros aparecem. O leitor em potencial aquele interessado nos ltimos acontecimentos no cenrio nacional e internacional e que busca informao rpida, j que a revista publicada semanalmente e cobre grande parte dos assuntos de interesse popular. O texto constitudo de quatro textos independentes: dois verbais, um verbal acompanhado de fotografia e um infogrfico1, onde visual e verbal se combinam para mostrar as etapas de uma possvel viagem Lua. A estrutura temtica dos textos Segundo Halliday, a organizao temtica das oraes o fator mais significante no desenvolvimento do texto (1994:67). Assim, a anlise dos Temas em um texto requer no somente um olhar sobre as oraes individualmente, mas de que maneira o desenvolvimento ou fluxo temtico (Brown & Yule, 1983) leva ao significado pretendido pelo autor e de que maneira a mudana de Temas indica mudana na mensagem. Butt et al afirmam que, atravs da anlise dos padres cumulativos e seqenciais de Temas, podemos descobrir (1) at que ponto as mensagens so adequadas ao propsito ou tpico principal, (2) se o texto tem um design transparente e (3) se o autor antecipa o que o leitor espera saber (1995:102).

Infogrfico um grfico informativo, utilizado em jornais e revistas para ilustrar, sintetizar ou esquematizar visualmente as informaes de um texto jornalstico. um recurso de edio com forte atrao visual, combinando fotografia, desenho e texto. O que uma foto ou texto no consegue explicar, geralmente, consegue ser explicado por um infogrfico.

Da mesma forma, a anlise da estrutura temtica interage com as outras dimenses de significado, uma vez que elas so simultneas e, assim, o texto o produto de escolhas que envolvem representao (Transitividade), interao (Modo) e mensagem (Tema). No presente estudo, embora o foco seja verificar como o autor priorizou a informao, ou como a tematizao nas oraes individuais contribui para o significado total do texto, algumas observaes sero feitas sobre as escolhas lexicais, bem como sobre os tipos de processos utilizados em cada texto que porventura venham contribuir para esse significado. Texto 1: O primeiro texto, esquerda, pode ser dividido em quatro tpicos, onde o autor: (1) relata o desejo, por parte do governo americano, de reiniciar a nova etapa do programa espacial e explica em que este consiste, (2) faz um resumo histrico da primeira fase do programa e sua receptividade nos Estados Unidos e discute as (3) reaes contrrias e (4) favorveis ao novo plano no contexto atual. H um tom de perplexidade logo nos primeiros Temas que compem o subttulo (EUA; A pergunta; Para que?), mas esse tom s retomado mais tarde no texto. No primeiro pargrafo, o desenvolvimento de Temas introduz, de maneira bem linear, o que a nova etapa do programa espacial. Quase todas as oraes tm Temas Topicais no marcados: Os Estados Unidos; Ele (o programa espacial); O objetivo das futuras misses; Alm disso, a nave a ser construda para as viagens. Somente na ltima sentena do pargrafo, com tema marcado por duas circunstncias que precedem o sujeito (No incio do ano passado, em campanha pela reeleio), aparece a inteno do autor em ressaltar que o anncio do Presidente Bush no recente. Neste pargrafo h uma mescla de processos verbais (anunciaram; j anunciara), materiais (a ser construda; explorar; levar; substituir), mentais (prev; considera) e relacionais (). Essa variedade nos processos, aliada ao pouco uso de temas textuais, reflete a densidade de informao do pargrafo, mais caracterstica de textos escritos. O segundo pargrafo o mais caracterstico de narrativas e a escolha de Temas e itens lexicais sinalizam a inteno do autor em voltar ao passado, para retratar o ambiente receptivo da primeira fase do programa espacial, em funo de um momento poltico diferente. H Temas marcados por circunstncias (Em 1961; Oito anos depois) e vrios

Temas no marcados referentes figura do Presidente Kennedy e ao que ele representava ento (um outro presidente, O discurso de Kennedy, A oratria do presidente, um general). O ambiente de quarenta anos atrs reforado atravs de processos verbais e mentais tornados materiais (John Kennedy foi aos microfones; O discurso de Kennedy tocou fundo no brio dos americanos), e do tom solene dado pelas escolhas lexicais em nobreza das palavras de um general que conclama seus soldados em nome da ptria. H neste pargrafo dois exemplos de Temas tpicos do portugus, como descritos por Gouveia e Barbara (2000), onde (1) a flexo verbal abriga o sujeito em Acredito (no marcado) e (2) o pronome se deixa o sujeito indeterminado em Viviam-se os anos... (marcado). No terceiro pargrafo, a variao temtica reflete o nmero de opinies contrrias listadas pelo autor ao projeto americano nos dias atuais. Na maior parte os Temas so no marcados (A reao; Para que; Os robs; os crticos; H quem; Alm do mais, a Nasa). O Tema circunstancial da orao inicial determina o tempo agora e a citao contendo Tema marcado (Com os recursos tecnolgicos de que dispomos) funciona, por sua vez como Tema para disse a Veja. A estratgia de tematizar o discurso direto d testemunho e validade s opinies. Escolhas lexicais como loucura; se espantam; custo do projeto; estourar oramentos reforam o efeito negativo pretendido. O ltimo pargrafo do texto iniciado por H defensores, Tema no marcado, segundo Gouveia e Barbara, para listar opinies favorveis retomada do programa espacial. Como no pargrafo anterior, apesar de vrios outros Temas no marcados (que alegam (defensores); a construo de uma base terrquea na Lua; precisamos (ns); A presena do ser humano; o histrico das espcies na Terra; a terra), o autor faz uso de duas citaes na posio de Tema (Precisamos....sua extino, disse a Veja; A presena...catstrofe natural, ele completa) enfatizando as opinies. A voz do autor reaparece nas duas ltimas oraes, reforando a atitude tomada no subttulo, uma delas com Tema Mltiplo textual, interpessoal e topical: Seja como for, dificilmente as prximas misses tripuladas. Suas escolhas lexicais atravs de elementos modalizadores dificilmente e ningum parece ligar, alm de paisagens poeirentas e estreis, retratam sua posio em relao popularidade do projeto nos dias de hoje e, de certa forma, explicam a composio do texto nas duas pginas, como veremos na anlise da estrutura temtica/informacional da composio grfica.

Texto 2: O segundo texto (infogrfico) descreve, atravs de desenhos e legendas, as cinco etapas de uma ida Lua. Apesar de tratar de assunto de base cientfica, a linguagem simples utilizada voltada para o leitor leigo, no cientificamente informado. Segundo Moraes, este o objetivo dos infogrficos, ou seja, apresentar de maneira clara, informaes complexas o bastante para serem transmitidas apenas por texto (1998:111). A combinao imagem/palavra visa objetividade e, diferentemente da fotografia ou ilustrao em jornalismo, o infogrfico auto-explicativo. Para que isso acontea, h mais trabalho de pesquisa na sua produo. Outra diferena entre ilustraes e infogrficos, mencionada por Moraes, o fato de que, em ilustraes, o autor se faz mais presente, seja na interpretao que faz do assunto, seja no estilo (1998:119). Como o foco do infogrfico est na informao, a presena do autor no to evidente. No entanto, se observarmos como este segundo texto foi inserido na composio verbal/visual do artigo, possvel perceber o autor e designer2 trabalhando juntos no planejamento visual da pgina, de modo a constituir um conjunto comunicativo eficiente e atraente, ou uma combinao de infogrfico e ilustrao. Este texto , de fato, a base, ou pano de fundo para os outros, pois retrata o espao sob a perspectiva da superfcie lunar, de maneira que os outros textos paream soltos no espao. Como o objetivo mostrar a nova tecnologia a ser utilizada, os astronautas esto em segundo plano, no papel de coadjuvantes do processo. Em primeiro plano aparecem o foguete, a cpsula e o mdulo de pouso j na Lua. No texto verbal do infogrfico, diferentemente do primeiro texto, onde o desenvolvimento temtico variou em quatro mudanas de tpico, o tema do ttulo Como j prediz e antecipa que as cinco legendas tero uma srie de processos materiais que significam uma seqncia de operaes: leva, se acoplam, seguem, chegam, permanece, acionam, mergulha, desacelerada, amortecem. A seqncia de eventos tematizada atravs de circunstncias: Dias depois, Em rbita da Terra, Trs dias depois, Para a volta, Na etapa final de chegada e, como recurso
2

O nome do designer grfico no includo no artigo, porm.

complementar, o efeito de movimento no infogrfico obtido por meio de dois vetores3 acompanhando as etapas e simulando o movimento de ida e volta. O fato de priorizar a informao visual neste texto pode ser avaliado como estratgia do autor para atrair o leitor para o que ele considerou de possvel interesse (a tecnologia atual) j que ele prprio no acredita que a Lua atraia ateno atualmente. Texto 3: No terceiro texto, o autor retoma o assunto do primeiro texto, mas de maneira mais elucidativa (ou didtica), como se estivesse respondendo a trs perguntas pertinentes ao assunto (Para que fomos Lua, por que no voltamos e por que ir novamente Lua) e, provavelmente, voltadas ao leitor mais jovem, que no acompanhou a primeira fase do programa espacial. Ele dividido em trs partes menores, cada uma relacionada questo em foco. No entanto, uma anlise dos Temas demonstra que a preocupao foi empacotar informao em pouco espao. Uma evidncia disso que quase no h o que Berry (1989) chamou continuao de tpico, mas somente desenvolvimento de tpico, ou seja, quando cada Tema introduz uma informao nova, mesmo que seja relacionada ao Tpico do texto: Para que, O principal objetivo dos americanos nas seis misses Apollo, Depois de estudarem as condies lunares nas primeiras misses, A tripulao da Apolo 14, A da Apolo 15, Galileu, Astronautas, As trs outras misses programadas, entre outros. Outra evidncia est no uso de grupos nominais longos e oraes como Tema como em alguns dos exemplos acima. A informao que o objetivo (...) foi suplantar a Unio Sovitica j havia aparecido no texto introdutrio, assim como a meno aos gastos, ao desinteresse por parte do pblico, ao interesse do Presidente Bush em garantir a supremacia americana, defesa em relao a aprender a viver fora da Terra. A questo , ento, por que este texto foi includo no artigo? Uma possvel resposta sugerida com base num estudo feito por Dionsio (2004), em que a autora procurou verificar como as pessoas interagem com textos que contm infogrficos e que mostrou que o comportamento dos leitores foi diferente.

Segundo Kress & Van Leeuwen (1996), vetores realizam nas imagens o que os verbos de ao representam na linguagem verbal (p.44).

10

Entre outras observaes, a autora nota que, enquanto adultos priorizaram o texto verbal e rejeitaram textos com novos layouts, adolescentes partiram do visual para o verbal e crianas selecionaram textos verbais de acordo com os visuais (2004:171). Assim, os vrios textos do artigo teriam audincia diferente. Texto 4: Finalmente, o quarto texto acompanha a foto do cientista precursor do programa espacial e faz uma breve explicao de sua atuao na primeira fase do projeto e sua tese, j naquela poca, de utilizar a tecnologia s agora posta em prtica. Os Temas marcados por circunstancias (Sob presso da Guerra Fria; Agora) indicam a passagem do tempo. A incluso deste texto , a primeira vista, quase desnecessria, uma vez que s tem alguma relao com o infogrfico e quase nenhuma com os outros textos. Acredito, porm, que uma anlise da composio toda vai fornecer elementos para compreender esta escolha por parte do autor. A incluso da foto pode ser vista como recurso para dar veracidade ao texto, apesar do tom ficcional pretendido no incio.

CONCLUSO Como foi possvel perceber pela anlise feita, a tematizao seguiu um padro atravs do qual foi possvel identificar o tpico dos textos. Este padro caracterizaria, segundo Brown & Yule (1983), a tematizao baseada em tpicos (topic-based thematization), mais frequente em textos informativos, em oposio tematizao interacional (interactional thematization), tpica de textos conversacionais e de opinio, onde o autor/falante que aparece tematizado. Para Martin (1986), diferentes gneros requerem um, outro ou ambos os tipos de tematizao, dependendo do objetivo do texto e como o autor quer se posicionar. Enquanto a tematizao baseada em tpicos prioriza clareza e economia na leitura, a tematizao interacional humaniza o texto (Berry, 1989:6566). Um olhar sobre os textos verbais, assim como sobre a composio verbal/visual do artigo, chama a ateno para alguns pontos que podem levar s intenes do autor ao projetar o texto e refletem o contexto cultural atual.

11

O ttulo da matria Conquista da Lua, Parte II remete ao ttulo de um filme de fico cientfica. Embora na superfcie do texto todo no haja claramente um julgamento poltico, o autor deixa implcito, atravs desta abordagem, que as decises do governo americano esto fora da realidade que o momento poltico (guerra, furaces) retrata. Por outro lado, esse tratamento sugere outras intenes, do ponto de vista da composio grfica. O fato de ser Parte II pressupe que a primeira parte conhecida de grande parte dos leitores, mas a abordagem como obra de fico pode atrair leitores mais jovens, atravs do foco no texto visual, onde o leitor sente-se na superfcie da Lua e a Terra vista de longe. Alm disso, a leitura do infogrfico mais fcil e este est em evidncia na composio, na posio de informao nova. Se tomarmos os conceitos de Tema/Rema e Dado/Novo para aplicar composio visual do texto, o ttulo, junto com o texto esquerda, o Tema/Dado, e o infogrfico o Rema/Novo, na verdade, em salincia, no centro das duas pginas. O terceiro texto, direita, retoma vrios tpicos tematizados no primeiro texto e parece oferecer uma alternativa para uma leitura mais rpida, j que, como sugerido anteriormente, leitores reagem de maneira diferente a textos com vrios modos semiticos. A incluso de um quarto texto quase sem conexo leva a crer que o autor tentou garantir no texto impresso as possibilidades de um site, recurso possvel somente na Internet. Uma indicao ao final do primeiro texto para mais informao em profundidade no site da revista parecem confirmar essa hiptese. Esta constatao reflete as mudanas nos modos de comunicao que exigem outras habilidades no processo de leitura, bem como aponta para a influncia que as novas tecnologias exercem sobre a produo de textos, determinando novos layouts e exigindo do autor/produtor, bem como do leitor, novos tipos de letramento. A leitura e anlise de Textos Multimodais como este pode ser um recurso importante na sala de aula de Lngua Portuguesa e uma ferramenta para verificar como os alunos reagem a textos que combinam o verbal e o visual. Como sugesto de atividades, a anlise crtica do texto pode auxiliar o aluno a perceber a inteno do autor e discutir em classe, exercitando, assim, a capacidade de argumentao. Em atividades de escrita, ele pode, atravs do estudo da organizao temtica e composio verbal/visual, reescrever os textos e criar outros, sobre assunto de seu interesse. O professor pode, ainda, lev-lo a

12

perceber como as oraes fluem num determinado texto de maneira a auxiliar o aluno a, segundo Fries (1997), tomar conscincia da sua prpria escrita.

REFERNCIAS
Berry, M. (1989). Thematic options and success in writing. In Language & literature Theory and practice. A tribute to Walter Grauberg. University of Nottingham. Butt, D., Fahey, R., Spinks, S., Yallop, C. (1995). Using functional grammar: An explorers guide. National Centre for English Language Teaching and Research. Sydney: Claredon Printing. Dionisio, A. P. (2005). Gneros multimodais e multiletramento. In A. Karwoski, B. Gaydeczka & K. Brito (orgs.) Gneros textuais: Reflexes e ensino. Palmas e Unio da Vitria, Pr.: Kaygangue. Fries, P. (1995). Patterns of information in initial position in English. In P. Fries & M. Gregory (eds.) Discourse in society: Systemic functional perspectives 47-66. Norwood N J: Ablex. ________. (1997). Theme and new in written English. In T. Miller (ed.) Functional approaches to classroom discourse. Washington, DC: USIS. Gouveia, C. & Barbara, L. (2004). Marked or unmarked, that is not the question, the question is: Where is the Theme? Ilha do desterro, 46. (Special Issue: Systemic Functional Linguistics in Action) Halliday, M.A.K. (1994). An introduction to functional grammar. 2nd. ed. London: Edward Arnold. __________ & Hasan, R. (1989). Language, context, and text: Aspects of language in a socialsemiotic perspective. Oxford: Oxford University Press. Hawad, H. (2002). Tema, sujeito e agente: A voz passiva em perspectiva sistmico-funcional. Tese de doutorado indita, PUC-Rio. Kress, G. & Van Leeuwen, T. (1996). Reading images: The grammar of visual design. London: Routledge. Moraes, A. (1998). Infografia O Design da notcia. Dissertao de mestrado indita, PUC-Rio. Neves, M.H.M. (1997). A gramtica funcional. So Paulo: Martins Fontes. Ravelli, L. (2000). Getting started with functional analysis of texts. In L. Unsworth (ed.) Researching language in schools and communities Functional linguistics perspectives. London and Washington: Cassell.

13

Anexo 1

14

A AUTORA
Vera Lucia Carvalho Grade Selvatici doutoranda em Estudos da Linguagem na PUC-Rio. Seus interesses de pesquisa incluem multimodalidade e ensino de escrita em Ingls-Lngua Estrangeira.
E-mail: verasel2@oi.com.br.

15

Vous aimerez peut-être aussi