Vous êtes sur la page 1sur 4

Exerccios de Fsica Lei de Coulomb

Questo 01 - Duas pequenas esferas igualmente eletrizadas, no vcuo, se repelem mutuamente quando separadas a uma certa distncia. Quadruplicando-se a distncia entre as esferas, a intensidade da fora de repulso entre elas fica: a) 4 vezes maior b) 16 vezes menor a) 63.10-3 N c) 16 vezes maior b) 126.10-3 N d) 8 vezes maior c) 45.10-2 N Questo 02 - Duas cargas eltricas puntiformes q1= 8C e q2= 2C, esto a 0,40 metro de distncia no vcuo. Sendo K= 9,0x109 N2.m2/C2 a constante eletrosttica do vcuo, qual a intensidade da fora de repulso entre elas ? 0,9 N 3,6 N 9,0 N a) 16 F d) 7,2 N b) 2 F Questo 03 - A lei de Coulomb afirma que a fora de interao eltrica de partculas carregadas proporcional: I s cargas das partculas II s massas das partculas III ao quadrado da distncia entre as partculas IV distncia entre as partculas Das afirmativas acima: a) somente I correta. b) somente I e III so corretas. c) 4 F d) 8 F Questo 06 - O processo de copiagem conhecido como xerografia (do grego: xeros=seca, grafia=escrita) foi inventada pelo advogado norteamericano Chester Carlson, que obteve sua patente em 1938. Em sua experincia original, Carlson recobriu de enxofre uma placa de zinco e eletrizou-a por atrito com algodo. Sobre uma lmina de vidro escreveu a nanquim a data do experimento: 10-22-38. Encostando a d) 36.10-2 N Questo 05 - Duas cargas eltricas pontuais e idnticas repelem-se com uma fora de intensidade F quando colocadas no vcuo a uma distancia d entre si. Se o valor de cada carga for dobrado e a distncia entre elas reduzir a metade, o novo valor da fora de repulso entre as cargas ser de: c) somente II e III so corretas. d) somente II correta. Questo 04 - No vcuo (ko = 9.109 Nm2/C2), so colocadas duas cargas eltricas puntiformes de 2.10-6 C e 5.10-6 C, distantes 50 cm uma da outra. A fora de repulso entre essas duas cargas tem intensidade:

Exerccios de Fsica Lei de Coulomb


placa na lmina e iluminando o conjunto, verificou que a placa descarregava, exceto na regio que permanecia escura (a parte escrita). Pulverizando ento a placa com p de licpodo (planta rasteira), este aderia s partes eletrizadas, reproduzindo a imagem do texto escrito. Ao comprimir uma folha de papel sobre a placa e aquecendo o conjunto , os dizeres tingidos pelo p apareceram estava pronta a cpia desejada. Modernamente, a imagem do original projetada por meio de lentes e espelhos, sobre um cilindro metlico previamente eletrizado e recoberto por selnio, substncia que conduz eletricidade somente com presena de luz. Assim ao produzir a iluminao, o cilindro s se descarrega na parte no escrita. A parte escrita se mantm eletrizada e atrai o p tonalizador (tonner), que adere a uma folha de papel que passa pelo cilindro. Veja o esquema de uma copiadora atual: b) 0,015 N c) 0,018 N d) 0,09 N Questo 07 - Charles Augustin de Coulomb (1736-1806), fsico francs, pertencia alta aristocracia. Engenheiro militar, foi desligado do exercito em 1791 e, durante a Revoluo Francesa, foi obrigado a refugiar-se fora de Paris. Seus primeiros trabalhos em fsica estavam voltados ainda a engenharia e a mecnica. Coulomb escreveu o livro A teoria das maquinas simples, que lhe garantiu o ingresso na Academia de Cincias da Frana, e estabeleceu a lei que relaciona o atrito a fora normal e as superfcies em contato. A sua contribuio mais notvel a fsica, no entanto, est ligada a eletricidade. Em 1784, Coulomb iniciou uma srie de cuidadosos experimentos utilizando uma balana especial, muito sensvel (veja a figura abaixo) para descobrir a relao entre a fora de interao entre corpos carregados eletricamente, a carga contida em cada um e a distncia entre eles, chegando expresso conhecida da fora eltrica.

Fio de toro

Suponha que duas cargas eltricas, uma no papel, outra no cilindro q1 = -6,0 x 10-6C e q2 = 3,0 x 10-6C , esto a 3 metros de distncia, supondo no vcuo. Sendo K = 9,0 x 109 N2.m2/C2 a constante eletrosttica do vcuo, qual a intensidade da fora de atrao entre elas ? a) 0,18 N

A B

Exerccios de Fsica Lei de Coulomb


Acima temos uma balana de Coulomb, que mede a fora eltrica entre as esferas A e B. Supondo que a esfera A esteja carregada com carga de Q1 = 8C e a esfera B com carga Q2 = 2C, separadas por uma distncia de 20 cm. Ento a fora eltrica de repulso que aparecer entre elas ser de: Dados: k = 9 x 109N.m2/C2 a) 3,6 N b) 5,4 N c) 1,8 N d) 9,0 N Questo 08 - O exame de DNA tem contribudo na soluo de determinados crimes. Atravs desse exame pode-se identificar o autor, por exemplo, de um estupro, bastando comparar o resultado do exame do material recolhido na vtima, no caso espermatozides, com o resultado do exame do suspeito, como mostra a figura II. A figura I esquematiza a tcnica da eletroforese, processo que, na presena de um campo eltrico permite a separao de macromolculas biolgicas ou seus fragmentos que, em meio aquoso possuem carga inica. Com relao ao processo descrito marque a alternativa CORRETA:

a) na eletroforese o sentido do deslocamento das molculas com carga positivas o mesmo do deslocamento das molculas com cargas negativas. b) as molculas com cargas positivas dirigem-se no para o anodo. c) a velocidade com que uma molcula eletricamente carregada se move no meio aquoso proporcional fora eltrica. d) o resultado do exame mostrado na figura II pode incriminar o suspeito. Questo 09 - Duas cargas eltricas q1 e q2 encontram-se separadas por uma distncia d em um determinado meio k. Nessa situao, a intensidade da fora eltrica depende: a) Do meio k, da distncia d e das cargas q1 e q2 b) Apenas de q2 e d c) Apenas de q1 e q2 d) Apenas de q1 e d

Exerccios de Fsica Lei de Coulomb

Vous aimerez peut-être aussi