Vous êtes sur la page 1sur 17

3

A QUALIDADE DAS HABITAES POPULARES THE QUALITY OF THE POPULAR HOUSING

Autores: Cleiton Luiz Marconcini1; Paulo Roberto da Silva. Orientador: Prof: Maurcio Bueno da Rosa2.

RESUMO O presente trabalho apresenta uma analise sobre a qualidade aplicada na construo de habitaes populares em nosso pas. Tendo como base os programas de conformidade, tanto governamentais como privados, usados como referencial no setor e outros estudos anteriores, verificamos os problemas presentes na construo civil brasileira, que podem comprometer os projetos de interesse social, no setor habitacional. Palavras-chave: Qualidade, habitaes, populares, construo, casas.

ABSTRACT This paper presents an analysis on the quality applied in the construction of affordable housing in our country. Based on compliance programs, both governmental and private, used as reference in the sector and other previous studies, we found the problems present in the Brazilian construction industry, which could jeopardize the projects of social interest in the housing sector. Key-words: Quality, dwellings, popular, building, houses.

INTRODUO
1

Cleiton Luiz Marconcini Aluno de Arquitetura e Urbanismo em adaptao em Cincias da Paulo Roberto da Silva Aluno de Arquitetura e Urbanismo em adaptao em Cincias da

computao.
2

computao.

Dentre os diversos temas mais abordados das discusses polticas em nosso pais, um dos que mais se destaca se refere a questo habitacional. Mesmo com os bons indicadores financeiros e a melhora na qualidade de vida, o Brasil ainda ostenta um alto dficit habitacional. Um Significativo nmero de famlias foi levado a morar nos conjuntos habitacionais populares, produzidos em larga escala na dcada de 60, nas periferias das cidades brasileiras. Os problemas tcnicos e sociais relacionados a esse tipo de empreendimento so insistentemente apontados por aqueles que atuam na rea de habitao e planejamento urbano. Entre as crticas, destacam-se aquelas relacionadas precria insero urbana dos conjuntos, monotonia e m qualidade dos projetos urbansticos e arquitetnicos, m qualidade da construo e aos riscos de formao de guetos, socialmente excludos do restante das cidades. O filme Cidade de Deus choca ao expor a realidade encontrada em um desses conjuntos habitacionais. As cenas iniciais do filme, que retratam cenas do cotidiano do local algumas dcadas atrs, foram na realidade filmadas em um conjunto recentemente inaugurado. Ou seja, conjuntos habitacionais com as mesmas caractersticas seguem sendo produzidos. A luta pela reorientao dos programas habitacionais populares no pode ofuscar uma outra questo, de igual importncia. Centenas de milhares de pessoas habitam os conjuntos que foram produzidos sob a direta interveno do poder Pblico. Para a maior parte dessas famlias tinha-se ali uma oportunidade rara de obteno de financiamento de longo prazo, condio bsica para a aquisio regular da moradia e para concretizao do sonho da casa prpria. No cabe aqui questionar os fatores que levaram ao reforo ideolgico do sonho da casa prpria, a partir dos anos 60. A realidade das famlias que residem nos conjuntos habitacionais populares se impe e, de forma pragmtica, torna inquestionvel a necessidade de ampliar os esforos dirigidos melhoria da qualidade de vida nesses conjuntos. Quando o BNH buscou reduzir o custo da moradia para tentar atender a uma populao que vinha se empobrecendo, ao invs de alterar o processo de gesto e produo que encarecia o produto final, apoiando iniciativas que a populao j vinha promovendo, optou por rebaixar a qualidade da construo e tamanho da

unidade, financiando moradias cada vez menores, mais precrias e distantes (...). (BONDUKI, 1998, p. 320) Entenda-se tambm que no foi s em qualidade que a produo habitacional perdeu. Pelo fato de excluir grande parcela da populao da possibilidade de financiar suas moradias, alavancou-se um processo definitivo de auto-empreendimento da casa popular, que no teve outra sada seno improvisar-se em loteamentos clandestinos e favelas. Hoje os governos estaduais e federal, atravs de financiamentos pblicos e privados, tentam reverter este quadro oferecendo moradia a baixo custo e prazo a populao menos favorecida, porm, o questo tcnica das construes ainda gera duvidas com relao ao atendimento mnimo da qualidade necessria.

1 A habitao popular e seus componentes A qualidade da habitao esta diretamente relacionada ao grau de satisfao e qualidade de vida do morador, esse fator se mostra, ainda mais importante, quando levamos em considerao o dficit habitacional no Brasil3 e que o pas sustenta uma imensa desigualdade social, com uma concentrao de renda quase sem similares no mundo, devemos considerar que a uma enorme parcela da populao no so dadas possibilidades de acesso ao mercado imobilirio. Em vista desse panorama o poder pblico, disponibiliza diversos programas habitacionais, propondo a construo de forma econmica, rpida e de boa qualidade casas destinadas a populao de baixa renda. O quadro habitacional brasileiro resultado permanente de dcadas de lutas pelo solo urbano e pela moradia. Algumas capitais possuem grande parte da populao residindo em imveis ilegais e insalubres, construdos em favelas e loteamentos clandestinos. O Estado tentou solucionar o problema, durante muito tempo, atravs da remoo de favelas e da construo de conjuntos habitacionais, que demonstraram pouca eficcia. Atualmente as urbanizaes de favelas tm merecido destaque, pois:
A funo primordial da habitao a de abrigo. Com o desenvolvimento de suas habilidades, o homem passou a utilizar materiais disponveis em seu meio, tornando o abrigo cada vez mais elaborado. Mesmo com toda a evoluo tecnolgica, sua funo primordial tem permanecido a mesma, ou seja, proteger o ser humano das intempries e de intrusos. (ABIKO, 1995, p.6).

Como obra arquitetnica, segundo Rapoport (1984, p.6) a funo de abrigar no sua nica nem a principal funo da habitao. O autor observa que a variedade observada nas formas de construo, num mesmo local ou sociedade, denota uma importante caracterstica humana: transmitir significados e traduzir as aspiraes de diferenciao e territorialidade dos habitantes em relao a vizinhos e pessoas de fora de seu grupo. No entanto, Santos (1999, p.6), afirma que a habitao uma necessidade bsica e uma aspirao do ser humano. A casa prpria, juntamente com a alimentao e o vesturio o principal investimento para a constituio de um patrimnio, alm de ligar-se, subjetivamente, ao sucesso econmico e a uma
3

6 milhes de moradias, conforme relatrio na ONU publicado em fevereiro de 2011

posio social mais elevada (BOLAFI, 1977, p.6). Observa-se que hoje a aquisio da habitao faz parte do conjunto de aspiraes principais de uma parcela significativa da populao brasileira, embora venha perdendo importncia relativa para a educao, sade e previdncia privada. Esta perda de importncia relativa no foi devido realizao da aspirao da moradia pela populao mas, em grande parte, devido deficincia crescente destes servios pblicos. (JUNQUEIRA e VITA, 2002, p.6) Segundo Fernandes (2003, p.6), a habitao desempenha trs funes diversas: social, ambiental e econmica. Como funo social, tem de abrigar a famlia e um dos fatores do seu desenvolvimento. Pois:
A habitao passa a ser o espao ocupado antes e aps as jornadas de trabalho, acomodando as tarefas primrias de alimentao, descanso, atividades fisiolgicas e convvio social. Assim, entende-se que a habitao deve atender os princpios bsicos de habitabilidade, segurana e salubridade (ABIKO, 1995, p.6).

Na funo ambiental, a insero no ambiente urbano fundamental para que estejam assegurados os princpios bsicos de infra-estrutura, sade, educao, transportes, trabalho, lazer etc., alm de determinar o impacto destas estruturas sobre os recursos naturais disponveis. Alm de ser o cenrio das tarefas domsticas, a habitao o espao no qual muitas vezes ocorrem, em determinadas situaes, atividades de trabalho, como pequenos negcios (ABIKO, 1995, p.7). Neste sentido, as condies de vida, de moradia e de trabalho da populao esto estreitamente vinculadas ao processo de desenvolvimento. J a funo econmica da moradia inquestionvel: sua produo oferece novas oportunidades de gerao de emprego4 e renda, mobiliza vrios setores da economia local e influencia os mercados imobilirios e de bens e servios. A construo da habitao responde por parcela significativa da atividade do setor de construo civil: em 2002, o subsetor de construo de edifcios, que envolve a construo habitacional, foi responsvel por 25,29% na riqueza gerada pelo macrossetor da construo no pas. Em 2003, o macrossetor da Construo Civil brasileiro gerou R$ 96,8 bilhes, correspondendo a 6,4% do PIB. Esta relevncia se
4

Segundo dados do governo federal, a construo civil foi o setor da economia que mais se destacou na gerao de empregos em 2010. Proporcionalmente, foi a rea que mais cresceu, com 14,4% de aumento no nmero de postos de trabalho entre janeiro e novembro deste ano. Nos ltimos oito anos foram criados cerca de 15 milhes de postos de trabalho, sendo que o nmero total de trabalhadores celetistas no Brasil de mais de 35 milhes.

estende tambm ao aspecto social: a construo foi responsvel, em dezembro de 2004, por 1,28 milhes de empregos com carteira assinada no pas (FGV/SINDUSCON, 2004, p.7). A construo tambm est entre os dez setores que mais geram emprego por unidade monetria investida e possui um elevado poder de encadeamento na economia: para cada milho de reais investidos no setor foram gerados 26 empregos diretos e outros 11 indiretos em 2003. Embora isto se deva ao baixo ndice tecnolgico dos processos da construo, em grande parte tambm se deve grande pulverizao da atividade da construo e do comrcio de seus insumos, tambm com grande incidncia de informalidade (FGV/SINDUSCON, 2004, p.7). Por esta razo, o consumo de cimento, um dos principais insumos da construo, utilizado como importante indicador econmico: 80% de suas vendas so destinadas a pequenos consumidores (sobretudo Diretrizes visando a melhoria de projetos e solues construtivas na expanso de habitaes de interesse social para construo, reforma e expanso de habitaes, o chamado consumo formiga), contra apenas 20% restantes do consumo de cimento absorvidos por empresas

2 Os parmetros de qualidade no setor habitacional

A inovao tecnolgica na produo habitacional um tema que sempre esteve presente nas preocupaes de toda a cadeia produtiva da construo civil. Tendo em vista o cenrio brasileiro do setor, faz-se necessrio o desenvolvimento de uma estrutura, que considera o carter evolutivo dos projetos e a abrangncia das aes desenvolvidas pelos mecanismos de fiscalizao, para monitorar as informaes e os resultados dos diferentes projetos desenvolvidos no mbito deste programas. Dentre os diversos programas de avaliao da qualidade no setor habitacional, podemos citar o SINAT Sistema Nacional de avaliao Tcnica. O programa tem por objetivo analisar o desempenho de produtos no abrangidos por normas tcnicas prescritivas, para isso, se faz necessria a harmonizao de procedimentos, para assegurar que todos os aspectos relevantes ao comportamento em uso desses novos produtos de construo sejam considerados durante a avaliao. O Sistema Nacional de Avaliao Tcnica - SINAT uma iniciativa de mobilizao da comunidade tcnica nacional para possibilitar e dar suporte operacionalizao desse conjunto de procedimentos que devem ser reconhecidos5 por toda a cadeia produtiva da construo civil para a avaliao desses novos produtos. Para a implementao do SINAT no processo de avaliao dessas novas tecnologias necessrio que seus princpios gerais sejam observados. Credibilidade do Sistema, Transparncia em todas as aes, Representatividade de toda a cadeia produtiva nas instncias de deciso,e Imparcialidade e Autoridade na escolha dos tcnicos representantes dos diversos setores da cadeia produtiva so alguns desses princpios. importante destacar que a participao dos representantes da cadeia produtiva, nas instncias deliberativas do SINAT, no pode ser entendida como uma delegao para a defesa de interesses setoriais ou regionais, mas sim como uma parcela de contribuio de cada setor produtivo e de cada regio do pas para o desenvolvimento tecnolgico na produo habitacional Outro importante programa nesta busca pela excelncia o PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, que um instrumento
5

Por enquanto, apenas o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo) e o Instituto Falco Bauer esto credenciados no Sinat. Para avaliar sistemas construtivos, a ITA (Instituio Tcnica Avaliadora) dever comprovar que tem condies para realizar os ensaios.

10

do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferncia do Habitat II/1996). A sua meta organizar o setor da construo civil em torno de duas questes principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernizao produtiva. A busca por esses objetivos envolve um conjunto de aes, entre as quais se destacam: avaliao da conformidade de empresas de servios e obras, melhoria da qualidade de materiais, formao e requalificao de mo-de-obra, normalizao tcnica, capacitao de laboratrios, avaliao de tecnologias inovadoras, informao ao consumidor e promoo da comunicao entre os setores envolvidos. Dessa forma, espera-se o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e servios, a reduo de custos e a otimizao do uso dos recursos pblicos. O objetivo, a longo prazo, criar um ambiente de isonomia competitiva, que propicie solues mais baratas e de melhor qualidade para a reduo do dficit habitacional no pas, atendendo, em especial, a produo habitacional de interesse social. Essa estrutura, consolidada no projeto de Indicadores de Desempenho do PBQP-H, pretende avaliar o impacto do Programa nos avanos da indstria da construo6, em termos de eficincia e eficcia, particularmente em relao ao Sistema de Avaliao da Conformidade de Empresas de Servios e Obras da Construo Civil (SiAC). Os indicadores desenvolvidos tm nfase no mercado de habitaes de interesse social, e focam suas anlises em basicamente trs vertentes: qualidade do processo de implantao do Sistema da Gesto da Qualidade; qualidade do processo construtivo; e qualidade do produto (habitao). A qualidade da moradia popular deve ser considerada de forma abrangente, com o entendimento lato sensu de construo, refletindo na condio permanente de vida dos moradores no imvel habitado.A qualidade deve persistir ao longo de todo o ciclo de vida do imvel, que pode ser secular. A principal qualidade est no atendimento s necessidades dos moradores, consistente com a sua renda (que aqui, pela condio estabelecida, baixa). A restrio do oramento requer o aproveitamento mais inteligente do espao limitado, em funo do tamanho da famlia e das suas caractersticas de vida, como trabalho, lazer, descanso, segurana.
6

Diversas entidades fazem parte do Programa, representando segmentos da cadeia produtiva: construtores, projetistas, fornecedores, fabricantes de materiais e componentes, bem como a comunidade acadmica e entidades de normalizao, alm do Governo Federal.

11

3 O uso dos parmetros de qualidade

12

O mercado da construo civil brasileira, o seu sub-setor de habitaes populares em particular, tem voltado sua ateno para os programas de Garantia e de Gesto da Qualidade7 de Construes, tendo em vista novos referenciais que tornam esse mercado cada vez mais exigente e competitivo. J que:
So estimuladores da modernizao das formas de produo das empresas de construo civil : a) o fim da ciranda financeira e do processo inflacionrio; b) a abertura do mercado nacional e a integrao da Amrica Latina com a criao do Mercosul; c) a falncia do Estado e a eliminao de seu intervencionismo; d) a queda de renda do mercado consumidor, com conseqente reduo dos preos de obras pblicas, habitacionais, comerciais e industriais; e) a privatizao de empresas estatais, f) a Lei de Licitaes e Contratos, g) a exigncia de qualidade por parte dos clientes e h) o cdigo de defesa do consumidor (VARGAS, 1993, p.106).

A sobrevivncia das empresas nessa economia competitiva passou a depender sobremaneira da capacidade das mesmas adaptarem-se essas mudanas. No caso das empresas construtoras brasileiras, foram adotados sistemas de garantia da qualidade baseados numa adaptao da norma ISO 9002:1994. Porm, no obstante resultados positivos que vm sendo alcanados com a implantao de programas de gesto e garantia da qualidade, como o caso, por exemplo, do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H, 2002), no qual j se envolveram mais de 1000 empresas construtoras, muitas deficincias, que comprometem os empreendimentos, continuam sendo observadas. Essas deficincias afetam a produtividade e o tempo de execuo das obras, em funo da ausncia de requisitos voltados facilidade de execuo do projeto nos canteiros de obras. Alm do mais geram problemas de qualidade no produto final edificao, pelo no atendimento dos requisitos de desempenho, durabilidade, manutenabilidade, etc.. Afetam diretamente os custos, que so aumentados devido ao retrabalho, desperdcio de insumos e a prpria manuteno corretiva aps a ocupao das unidades habitacionais. uma indstria de carter nmade e artesanal, que fornece produtos nicos cada edifcio tem suas prprias caractersticas numa produo concentrada, o que significa que os operrios se movem em torno e dentro do produto. Cada processo,
7

Assim como desenvolvimento de processos de produo ou de execuo; desenvolvimento de procedimentos de controle; desenvolvimento e uso de componentes industrializados), mas tambm em tecnologias de organizao, de mtodos e de ferramentas de gesto (gesto e organizao de recursos humanos; gesto de suprimentos; gesto das informaes e dos fluxos de produo; gesto de projetos).

13

cada canteiro de obra, apresenta um resultado individualizado, de forma contrria a uma linha de produo contnua. Observa-se tambm que uma indstria que trabalha com amplas tolerncias, quaisquer que sejam os parmetros de controle de aceitao do produto. Ainda podemos citar que:
A mo-de-obra operria normalmente constituda por trabalhadores no especializados, de baixo grau de instruo, e, por necessidade, aceita quaisquer condies de trabalho. As relaes contratuais geralmente de carter provisrio -, os baixos salrios, as condies inadequadas de trabalho e a pssima relao com os superiores, so impedimentos para a formao de uma equipe de trabalho comprometida com metas de qualidade. (LOURES, 1992 apud MACIEL e MELHADO, 1995).

Por outro lado, em um grupo significativo de empresas a presso para a reduo de custos implica na reduo do quadro de engenheiros nas obras. Esses profissionais, mais administradores do que engenheiros , em no poucos casos so obrigados a supervisionar vrias obras ao mesmo tempo. Esse fato, somado falta de ferramentas adequadas de planejamento e controle da produo, faz com que os engenheiros passem grande parte do seu tempo apagando incndios , sem que possa instalar-se nos canteiros uma atitude pr-ativa de antecipao de solues a problemas potenciais, ou uma preocupao sistematizada com a racionalizao das tarefas produtivas. Cabe ressaltar que um aspecto cultural bastante disseminado o fato de que os usurios das edificaes no aplicam, com relao a esse produto, as mesmas exigncias de desempenho8 e qualidade que exigem de produtos de outras indstrias. Em geral, os consumidores recusam-se, por exemplo, a comprar um carro com a pintura deteriorada, ou algum eletrodomstico com desempenho inferior ao anunciado. No entanto, convivem com naturalidade com as mais diversas patologias nas edificaes, e em no poucos casos tm pouco claras quais seriam as metas de desempenho a serem exigidas para as mesmas, tais como conforto trmico, acstico, durabilidade de materiais e equipamentos, etc. Observa-se, por exemplo, que o manual do proprietrio9 s recentemente passou a ser uma exigncia do
8

Vale lembrar que no s o acabamento, mas a funcionalidade de cada elemento estrutural da obra Em sua ltima verso o texto da ISO-9001 [8] que trata de Sistema de Gesto da Qualidade,

compem o imvel.
9

apresenta no item 7.2.4 que trata da comunicao com o cliente o seguinte texto: A organizao deve implementar uma efetiva proximidade com os seus clientes, com o objetivo de atender aos requisitos

14

mercado, quando h dcadas os consumidores no hesitam em exigir tal manual do mais simples dos eletrodomsticos. Alm do mais:

Alguns desses produtos, como no caso das habitaes, geralmente so adquiridos apenas uma nica vez, ou em intervalos de tempo muito espaados. Esse fato dificulta a percepo de verdadeiras marcas de qualidade , ou seja, os clientes no tm referenciais objetivos para julgar a qualidade de uma edificao, como tm para julgar a qualidade, ou o nvel de inovao de outros produtos. (LIMA JR., 1993, p. 87)

Em parte isso acontece porque, quando de uma nova aquisio, o mercado j mudou a tipologia das edificaes, e o poder de compra e os anseios pessoais dos usurios tambm j foram modificados. Isso, em um universo de muitos fornecedores, um entrave para a disciplina das relaes de concorrncia no mercado justamente porque dificulta que as marcas de qualidade se sobressaiam, e, consequentemente, permite que muitos aventureiros, verdadeiros especuladores no compromissados com a qualidade, tenham espao no mercado da construo brasileira. De maneira geral, os profissionais intervenientes no processo de produo de edificaes no possuem uma viso holstica do empreendimento, e falta-lhes o entendimento de como o valor atendimento das expectativas do cliente gerado e evolui ao longo da cadeia. Prevalece entre esses profissionais uma mentalidade contratual, caracterizada por uma contnua negociao a respeito de obrigaes e responsabilidades. Isso implica que o processo construtivo seja segmentado, onde as solues, ao longo da cadeia, desde as etapas iniciais, vo trocando sucessivamente de mos, de maneira seqencial, sem mecanismos que garantam uma efetiva sinergia e interao entre os diversos projetistas e engenheiros de obra (VIEIRA et al., 2000). Alm disso, falta um profissional que veja a obra como um todo e as relaes com projetistas e entre projetistas ainda so deficientes faces do sistema de produo das edificaes (THOMAZ, 2001).

definidos. A organizao deve definir requisitos de comunicao relacionados: as informaes do produto e/ou servio; a avaliaes e outros cuidados, incluindo alteraes de contrato; a reclamaes de clientes e outros relatrios relacionados a no conformidades; a processos de recolhimento, onde aplicveis e a reao dos clientes relacionada conformidade de produto e/ou servios.

15

nesse contexto que vm sendo desenvolvidos nos meios acadmicos vrios modelos de gesto dos empreendimentos, voltados melhoria da qualidade e produtividade, enfocando no s a execuo das obras, mas tambm o processo de concepo das edificaes. No entanto, uma anlise das prticas do mercado da construo civil brasileira, no que diz respeito busca de ganhos de qualidade, atravs da aplicao de processos de desenvolvimento de produtos, e de projetos, em particular, demonstra uma enorme diferena entre os conhecimentos j adquiridos no tocante aos modelos de gesto da qualidade das construes e o que efetivamente praticado na maior parte das empresas. Nota-se que:
Em geral, modelos de gesto da qualidade que tm sido amplamente estudados e at mesmo aplicados em algumas empresas de excelncia, so objeto de resistncia por parte de grandes segmentos do mercado, devido ao pequeno alcance que essas idias tm entre os profissionais envolvidos na execuo dos empreendimentos, sejam eles empreendedores, projetistas, fornecedores de materiais e/ou servios e empreiteiros (VIEIRA LANA e ANDERY, 2001).

Aqui esboa-se uma das maiores dificuldades encontradas na consecuo da qualidade. Essa mudana de atitude a implantao de sistemas de garantia da qualidade no tem sido necessariamente acompanhada por uma mudana de cultura empresarial. Isso tem feito com que muitas empresas debrucem-se sobre os sistemas de garantia da qualidade muito mais preocupadas com a formalizao do sistema que com o prprio conceito de qualidade10. Isso gera, em no poucos casos, sistemas de gesto pouco eficientes e burocrticos. Soma-se a isso o fato de que muitas empresas engajam-se na implantao de Sistemas de Garantia da Qualidade, quase que unicamente motivadas pela presso das instituies financeiras, que passaram a exigir a certificao no PBQP-H para a liberao de recursos. Reitera-se, portanto, a necessidade de disseminar amplamente os conhecimentos relativos ao tema para promover uma mudana cultural, que permita a introduo de novos conceitos nas prticas de mercado da construo civil, de modo a garantir a sustentao dos programas de qualidade.

10

Verificamos que este conceito ainda gera a ideia de obrigao ante seus benefcios.

16

4 CONSIDERAES FINAIS A concepo de um habitat e a identidade que este meio cria em funo das caractersticas do morador, se mostra um fator de fundamental importncia no processo de formao das sociedades contemporneas. Em meio a todos os problemas que as populaes de baixa renda enfrentam, em pases como o Brasil, a falta de uma habitao com condies dignas, cria uma diviso nessa faixa da

17

populao que isola estes indivduos das demais camadas sociais e tambm de outros servios pblicos. No presente trabalho relatamos as deficincias inerentes ao setor da construo civil, que aliadas a falta de fiscalizao por parte dos rgos pblicos, gestores dos programas de habitao, acabam interferindo em todo o processo construtivo destas unidades. Ressaltamos ainda, que os programas de gerenciamento de qualidade, muitas vezes administrados pelos sindicatos de construo civil nos estados, atendem de forma satisfatria com o intuito de instaurar uma maior profissionalizao no meio, porm, com uma atuao ainda limitada, tendo em vista uma grande participao em regies especificas do pas. Em vista deste cenrio, possvel afirmar que as polticas publicas na rea, ainda no conseguem atender satisfatriamente, com residncias de boa qualidade a grande parte da populao que faz uso destas habitaes.

REFERNCIAS MORAES, Odair B. A satisfao do morador em habitaes populares de Salvador: Processo Formal X Informal. Disponvel em: http://odairmoraes.pcc.usp.br/Nova_pasta/doc33641.pdf Acesso em 23 de maro de 2012 s 12:00

18

UFPR A habitao de interesse social: Conceitos e Impactos. Disponvel em: http://www.ppgcc.ufpr.br/dissertacoes/3d0068.pdf Acesso em 24 de maro de 2012 s 15:00 MALARD, Maria L. Avaliao ps-ocupao de usurio e melhoria de qualidade de projetos habitacionais: Uma abordagem fenomenolgica. Disponvel em: http://www.habitare.org.br/pdf/publicacoes/arquivos/87.pdf Acesso em 22 de maro de 2012 s 11:30 THOMAZ, Henrique T. Habitao e qualidade de vida- Um estudo sobre urbanidade. In Anurio da produo acadmica docente, Anhanguera Educacional Ltda, v.04, n.07, p.031-046, jan. 2010. CARVALHO, Kelly Reao em cadeia. In Revista Tchne. Disponvel em: http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/68/imprime32492.asp Acesso em 22 de maro de 2012 s 11:30 PBQP-H - PROGRAMA BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NO HABITAT. Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidncia da Repblica. www.pbqph.gov.br, acessado 15 em junho de 2012. THOMAZ, E. Entrevista. In: Revista Techne, Editora Pini, no. 14, setembro de 2001. VARGAS, N. Tendncias de mudana na indstria da construo. Obra, n.44, p.259, fevereiro de 1993 VIEIRA, M. P. C. e ANDERY, P. Integrao Projeto Produo na Construo Civil: a cadeia produtiva de uma edificao e o papel do engenheiro civil como um dos seus agentes intervenientes. Projeto de aprimoramento discente apresentado Pr-Reitoria de Graduao da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, novembro de 2000. LIMA JR., J. R. Qualidade na Construo Civil: Conceitos e Referenciais. Boletim Tcnico no. 120 Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, maro de 1993 LIMA JR., J. R. Tendncias atuais na formao dos Engenheiros Civis: o Vetor da Modernidade e a abordagem gerencial. Boletim Tcnico 31/91, Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, maro de 1991. LOURES,W. Mudar para viver. Revista Construo, n.2336, p.6-9, novembro 1992.

MACIEL, L. L. e MELHADO, S. B. QUALIDADE NA CONSTRUO CIVIL: FUNDAMENTOS. Texto Tcnico no. 15, Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, Departemento de Engenharia de Construo, 1995 VIEIRA LANA, M. P. C. e ANDERY, P. Integrao Projeto Produo: um novo paradigma cultural. Anais do I Workshop Nacional de Gesto do Processo de

19

Projeto da Produo de Edifcios, Universidade de So Paulo, So Carlos, novembro de 2001 ABIKO, A.K.; GONALVES, O.M.; CARDOSO, L.R.A. O Futuro da Indstria da Construo Civil: Construo Habitacional. MDIC/STI: IEL/NC: Braslia, 2005 BONDUKI, Nabil. Origens da Habitao Social no Brasil. Arquitetura moderna, Lei do Inquilinato e difuso da casa prpria. So Paulo: Estao Liberdade: FAPESP, 1998. .

Vous aimerez peut-être aussi