Vous êtes sur la page 1sur 17

A REPERSONALIZAO DAS RELAES DE FAMLIA E A UTILIZAO DAS TCNICAS DE REPRODUO HUMANA ASSISTIDA POR CASAIS HOMOSSEXUAIS

Trsia Tallita de Morais Farias Nakakura*

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a evoluo social da famlia, evidenciando que o biologismo deixa de ser absoluto, passando a ser igualmente relevante o critrio da afetividade e as consequncias para as novas constituies familiares. Como ponto de partida para as reflexes deste trabalho, faz-se mister a compreenso histrica da composio familiar e os novos arranjos de famlia trazidos pela Constituio Federal de 1988, assim como o conceito jurdico de filiao e o enfraquecimento do biologismo como critrio preponderante para a determinao da filiao. Verifica-se, ainda, que a repersonalizao da famlia traz outras formas de arranjos familiares, uma delas a unio de pessoas do mesmo sexo, que tm procurado as tcnicas de reproduo humana assistida como forma de procriao. Palavras-chave: Repersonalizao. Famlia. Filiao. Homoparentalidade.

Reproduo humana assistida.

INTRODUO

Durante muito tempo a famlia foi vista apenas como a reunio de pessoas que possua o mesmo sangue, ou seja, para ser considerado membro de uma famlia deveria guardar com esta, laos consanguneos ou ento relao de conjugalidade, que era a existente entre o marido e a esposa. Admitia apenas a famlia constituda atravs de um casamento civil e os filhos legtimos advindos desta unio, relegando prpria sorte as unies estveis, os concubinatos e a prole extramatrimonial.

* Advogada. Especialista em Direito de Famlia, Registros Pblicos e Sucesses pela Escola Superior do
Ministrio Pblico- ESMP. e-mail: tarsiatallita@gmail.com

O Cdigo Civil de 1916 reconhecia apenas a famlia instituda pelo matrimnio, ignorando todas as demais nuances que poderiam ocorrer, trazendo tratamento diferenciado aos filhos legtimos concebidos na constncia do casamento, dos ilegtimos concebidos margem do casamento (arts. 377 e 1605, 1, ambos do Cdigo Civil de 1916). A famlia patriarcal denominada de tradicional ou nuclear, era composta de pai, me e filhos. As pessoas eram unidas por questes patrimoniais, de acordo com os interesses em unir suas riquezas ou em perpetuar o sobrenome da famlia nas prximas geraes. No havia, portanto, o fator sentimental inserido dentro das famlias. No se tinha a preocupao no cuidar, no assistir, no amar, mas sim no quem manda e quem obedece, introduzido pelo patriarcalismo. Verifica-se, entretanto, que o planejamento familiar talvez nunca tenha sido tratado adequadamente naquela poca, visto que muitas famlias eram constitudas sem qualquer planejamento e sob a completa ignorncia da responsabilidade no projeto parental. Hoje, as famlias so constitudas aliceradas no afeto. As pessoas se unem s outras quando se assemelham afetivamente, com o casamento ou no. Da planejam os seus filhos como fruto do seu amor. A partir de ento, cuidam, brincam, educam e conversam com seus filhos, o que jamais ocorria com as famlias do incio do sculo passado. Ressalta Grisard Filho (2007, p. 59) que ocorreu a superao do paradigma da famlia patriarcal, fundamentada no princpio da dignidade da pessoa humana de casa um de seus membros, ocorrendo a maximizao do afeto, permitindo que as unies fossem feitas por desejos e laos de afetividade. A Constituio Federal de 1988 alargou o conceito de entidade familiar, emprestando especial proteo no s famlia constituda pelo casamento, mas tambm unio estvel formada por um homem e uma mulher e famlia monoparental, assim chamada a convivncia de um dos genitores com sua prole. Segundo o art. 226, 5 da CF/88 verifica-se que se estabeleceu a cogesto na chefia da sociedade conjugal, o marido no a exerce mais isoladamente. O que ocorre atualmente uma igualdade de direitos e deveres. Nenhum mais chefe do outro. Veja-se: Art. 226, 5. Os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.

Alm disso, para que seja instituda a famlia, no essencial que exista o vnculo biolgico, pois esta se constitui do vnculo afetivo trazido pelas demais formas de famlia desenvolvidas pela sociedade. As famlias originrias das unies concubinrias, da unio homossexual, e a famlia anaparental (composta por irmos ou outros parentes em linha colateral, sem a presena de nenhum vnculo de ascendentes), ainda no tm guarida na lei, contudo, uma realidade presente na sociedade brasileira. A ampliao moderna do conceito de famlia adotado pela Constituio Federal de 1988, pela Lei do Concubinato e pelo prprio Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) amplia os horizontes do conceito de paternidade e faz fulgurar a noo de filiao afetiva. Nas palavras de Tepedino (2001, p. 349), a milenar proteo da famlia como instituio, unidade de produo e reproduo dos valores culturais, ticos e religiosos d lugar tutela essencialmente funcionalizada dignidade de seus membros. Dessa feita, a famlia atual no pode ser tutelada em face dos direitos patrimoniais que decorrem das relaes entre seus membros, posto que, como afirma Lbo (2008), vincada por outros interesses de cunho pessoal ou humano, tipificados por um elemento aglutinador e nuclear distinto: a afetividade. Esse elemento nuclear define o suporte ftico da famlia tutelada pela Constituio, conduzindo ao fenmeno que denominamos repersonalizao. Logo, a partir do momento em que o afeto o elemento caracterizador das relaes familiares, necessrio elastecer a especial proteo, por parte do Estado, a outras unies. Cumpre, portanto, ressaltar que o afeto tambm est presente nas unies homoafetivas, devendo ser, portanto, consideradas entidades familiares, merecedoras de proteo especial. Alis, as unies homoafetivas preenchem todos os requisitos exigidos para configurao da unio estvel: relao contnua, duradoura, ostensiva e pautada no afeto. Essa interpretao concretiza o sentido das normas constitucionais, levando-se em considerao as condies fticas e sociais. H algum tempo, no se visualizaria a ideia de filiao biolgica se no pela relao sexual. Entretanto, a situao hoje diferente, sendo possvel a procriao artificial com material gentico do casal, ou no. Com isso, o Direito e as relaes familiares tm uma nova questo a analisar e estudar.

1 O CONCEITO JURDICO DE FILIAO

Em artigo escrito ainda no ano de 1942, Orlando Gomes apud Boscaro, j observava que o eixo central da famlia estava deslocando-se do matrimnio para a filiao. No entendimento de Boscaro:
aps ampla consagrao legislativa das hipteses de dissoluo do casamento e da disciplinao das unies livres, deve-se reconhecer que o direito de famlia, que sempre foi calcado em normas consideradas de ordem pblica (j que visavam a regulamentara constituio da famlia, tida como base do estado e calcada no matrimnio), passou a considerar os interesses pessoais dos membros dessa famlia, numa crescente privatizao do tema, pois a felicidade e o bem-estar destes passaram a superar o interesse estatal na preservao da famlia calcada exclusivamente no matrimnio. (GOMES,1942 apud BOSCARO, 2002, p. 76)

Hodiernamente, existem trs constituies de filiao: a biolgica, a registral e a socioafetiva. Dessas formas advm diversos modos de se constituir uma famlia, como j tratado anteriormente. Lbo, afirma que filiao :
A relao de parentesco que se estabelece entre duas pessoas, uma das quais nascida da outra, ou adotada, ou vinculada mediante a posse de estado de filiao ou por concepo derivada de inseminao artificial heterloga [] Sob o ponto de vista do direito brasileiro, a filiao biolgica ou no biolgica. Por ser uma construo cultural, resultante da convivncia familiar e da afetividade, o direito a considera como um fenmeno socioafetivo, incluindo a de origem biolgica, que antes detinha a exclusividade. (LOBO, 2008, p. 112)

A filiao biolgica a decorrente da forma natural da vida, ou seja, da efetiva participao de um homem e de uma mulher, atravs da relao sexual, ou apenas atravs do material gentico do casal ou de um deles, sendo sempre decorrente de uma gravidez. , portanto, caracterizada pela carga gentica do pai/me presente no filho. Nas palavras de Dias (2007, p. 338), h ainda a filiao registral, a qual ocorre quando devidamente lavrado o assento de nascimento de uma criana pelos

seus pais, tal ato presumido como verdico e regido de publicidade. Esta parentalidade registral um ato voluntrio. Para sua concretizao necessrio o comparecimento de ambos os pais no Cartrio de Registro Civil, sendo inclusive o registro de nascimento um ato irrevogvel, salvo nos casos previstos em lei, quando ocorrer erro por parte do pai em decorrncia de dvida com relao paternidade da criana. J a filiao socioafetiva fruto do amor, do afeto, mas no da consanguinidade. A relao de filiao no precisa decorrer de uma gravidez onde h a participao efetiva do pai e da me, mas sim tem que haver a identificao da criana como filho pelos seus pais, bem como a aceitao pela criana de que filho de sua me e de seu pai. Trata-se a paternidade socioafetiva de relao paterno-filial pautada no princpio da afetividade, princpio este que foi reconhecido, implicitamente pela Constituio Federal por meio da constante preocupao em se tutelar a dignidade da pessoa humana, bem como a previso de modelos de famlia no baseados no casamento, mas, to s, no afeto, tais como as unies estveis. Como modalidade de parentesco civil, tambm pautada no princpio da solidariedade social, que um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil (art. 3, I, CF/88) e deve influenciar at mesmo os relacionamentos familiares, tanto no aspecto patrimonial, como no aspecto psicolgico, mediante direitos e garantias recprocos que garantam o bem-estar e a convivncia familiar. Lbo tece comentrios sobre o estado de filiao:
A aparncia do estado de filiao revela-se pela convivncia familiar, pelo efetivo cumprimento pelos pais dos deveres de guarda, educao e sustento do filho, pelo relacionamento afetivo, enfim, pelo comportamento que adotam outros pais e filhos na comunidade em que vivem. De modo geral a doutrina identifica o estado de filiao quando h o tractus (comportamento dos parentes aparentes: a pessoa tratada pelos pais ostensivamente como filha, e esta trata aqueles como seus pais), nomen (a pessoa porta o nome de famlia dos pais) e fama imagem social ou reputao: a pessoa reconhecida como filha pela famlia e pela comunidade; ou as autoridades assim a consideram). (LOBO, 2008, p. 212)

No que diz respeito ao estado de filiao nos casos de reproduo assistida heterloga (onde no h identificao gentica entre o filho e o pai), esta se desenvolve atravs de vinculao socioafetiva, pois apesar de o smen implantado na esposa no ser do marido, a criana que ali ser gerada j tem seus

pais constitudos, e estes j possuem tal titularidade, prontos para dar amor, e todo o necessrio, e por isso que quando vislumbrado tal tipo de inseminao a investigao no vem sendo permitida pelos tribunais. A famlia contempornea identificada pelo vnculo afetivo que une as pessoas com objetivos de vida comuns, gerando o comprometimento recproco. A famlia de hoje no mais se condiciona ao casamento, ao sexo e procriao. O casamento deixou de ser a nica forma de unio afetiva, o contato sexual deixou de ser a nica forma de procriar, e a procriao, por sua vez, no a finalidade primordial da famlia.

2 FILIAO BIOLGICA VERSUS FILIAO SOCIOAFETIVA

Situa-se no passado o pensamento de que a filiao biolgica guarda superioridade em relao socioafetiva. Porm, antes mesmo da Constituio de 1988, atravs da doutrina e da jurisprudncia, a cincia do direito comeou a interpretar e valorizar o afeto, atribuindo-se relevncia aos laos afetivos em detrimento dos biolgicos. O Direito passou a se interessar em tutelar as relaes de afeto realmente existentes no lugar de se proteger as relaes biolgicas onde muitas vezes no havia qualquer identificao entre a criana e o seu genitor (pai ou me). Os laos de afeto que fundamentam o princpio da afetividade, inserido na Constituio Federal de 1988, no derivam de origem sangunea, e sim da convivncia repleta de amor incondicional, respeito mtuo, carinho, e de solidariedade que despendida por um pai ou uma me, que tem conhecimento no serem pais biolgicos daquela pessoa. E apesar da grande maioria dos casos, a filiao derivar de uma relao biolgica, a seu surgimento se d a partir da construo cultural, social e afetiva da convivncia familiar, sendo que a paternidade biolgica no substitui a construo permanente dos laos afetivos. Nesse raciocnio, o Tribunal do Rio Grande do Sul proferiu entendimento:

INVESTIGAO DE PATERNIDADE. INVESTIGANTE COM PAI REGISTRAL. PATERNIDADE SOCIOAFETIVA. PREVALNCIA. Estabelecida a paternidade socioafetiva entre a autora/ investigante e o pai registral, descabe o reconhecimento da paternidade biolgica, j que aquela deve prevalecer sobre esta. (RIO GRANDE DO SUL, Ap. Cvel n.

70012836755, Rel.: Maria Berenice Dias, 2005).

Dessa socioafetiva:

mesma

forma,

Fachin

tece

comentrio

sobre

filiao

A descendncia gentica assim um dado; a filiao afetiva se constri; mais: uma distino entre o virtual e o real. A paternidade biolgica vem pronta sobre a filiao; elo inato, indissolvel, no raro impenetrvel. Ao reverso, a relao paterno-filial socioafetiva se revela; uma conquista que ganha grandeza e se afirma os detalhes. (FACHIN,1996, p. 97)

E ainda, Madaleno, em seu artigo intitulado Filhos do corao, defende o fenmeno da desbiologizao:

Os filhos so realmente conquistados pelo corao, obra de uma relao de afeto construda a cada dia, em ambiente de slida e transparente demonstrao de amor pessoa gerada por indiferente origem gentica, pois importa ter vindo ao mundo para ser acolhida como filho de adoo for afeio. (MADALENO, 2004, p. 22)

Como se v, o fator biolgico vem perdendo espao para o socioafetivo, uma vez que a criana cria laos de afeto, segurana e respeito com quem se dedica aos seus cuidados, no medindo esforos para a sua criao e educao, partilhando com ela uma relao de amor, assistncia material, lazer e carinho, mtuos. O reconhecimento do princpio da afetividade, juntamente com o reconhecimento da filiao socioafetiva, foi aprovado pelo STF, em trs distintos enunciados:
Enunciado 103: O Cdigo Civil reconhece, no art. 1.593, outras espcies de parentesco civil alm daquele decorrente da adoo, acolhendo, assim a noo de que h, tambm parentesco civil no vnculo parental proveniente quer das tcnicas de reproduo assistida heterloga relativamente ao pai (ou me) que no contribuiu com seu material fecundante, quer da paternidade socioafetiva, fundada na posse do estado de filho. [...] Enunciado 108: No fato jurdico do nascimento, mencionado no art. 1.603, compreende-se luz do disposto no art. 1.593, a filiao consangunea e tambm a socioafetiva. ( I JORNADA DE DIREITO CIVIL, 2002, online) Enunciados 256: A posse do estado de filho (parentalidade socioafetiva) constitui modalidade de parentesco civil. .( III JORNADA DE DIREITO CIVIL, 2004, online)

Depreende-se que atualmente o fenmeno da desbiologizao est em destaque e j superou o carter biolgico das relaes de filiao, merecendo todo o respeito e o reconhecimento pelos operadores do direito, pelo fato dessas relaes socioafetivas se tratarem de verdadeiras entidades familiares.

4 A HOMOPARENTALIDADE E A FILIAO

Conforme apresentado anteriormente, a famlia constituda por casais homossexuais est inserida como arranjo familiar identificado de forma cada vez mais comum na nossa sociedade. A nova forma de filiao trazida pela CF/88 que tem como alicerce o afeto e no mais o biologismo, e a valorizao do campo familiar cercado pelo amor e pela dignidade de seus membros faz com que fique cada vez mais evidente a percepo de que as famlias homoafetivas so dignas de proteo e reconhecimento. A sociedade e os legisladores no podem impedir que essas pessoas conduzam sua vida da forma que melhor lhes aprouver, cujo nico objetivo a busca da felicidade. A prpria CF/88 dispe que defeso qualquer tipo de discriminao pessoa humana, devendo ser aplicada a igualdade entre as pessoas, e o direito intimidade e a privacidade de cada indivduo, direitos estes tidos como clusulas ptreas. No entanto, na dico de Dias:
de nada adianta assegurar respeito dignidade humana, liberdade. Pouco vale afirmar a igualdade de todos perante a lei, dizer que homens e mulheres so iguais, que no so admitidos preconceitos ou qualquer forma de discriminao. Enquanto houver segmentos-alvo da excluso social, tratamento desigualitrio entre homens e mulheres, enquanto a homossexualidade for vista como crime, castigo ou pecado, no se est vivendo em um Estado Democrtico de Direito. No mais possvel deixar de arrostar a realidade do mundo de hoje. necessrio ter uma viso plural das estruturas familiares e inserir no conceito de famlia os vnculos afetivos que, por envolverem mais sentimento do que vontade, merecem a especial proteo que s o Direito das Famlias consegue assegurar. (DIAS, 2011, online)

O que acontece, hoje, um desrespeito exacerbado, um preconceito sem precedentes, que muitos que tem nem sabem porque tem, simplesmente acham mais fcil ser intolerantes. Dentro deste vis, no se pode mais fechar os olhos para a realidade social de que existem sim famlias sendo constitudas pela homoafetividade e o Direito no pode desconhecer esta realidade. No Brasil, ainda no h regulamentao da unio homoafetiva. Contudo, a unio afetiva entre pessoas do mesmo sexo tem batido s portas do Poder Judicirio ante a necessidade de tutela, circunstncia que no pode ser ignorada, seja pelo legislador, seja pelo julgador. Em vista disto, no campo jurisprudencial, o Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul vanguardista no reconhecimento as unies homoafetivas como entidade familiar, concedendo, assim, direito sucessrio de casais do mesmo sexo, direito de visita de filhos, partilha de bens, adoo, e outros mais, como se ver a seguir. Assim, concordando com a tendncia jurisprudencial sobre o assunto trazida pelo precursor TJRS, reflete-se acerca dos seus julgados relacionados homoafetividade de relatoria da Desembargadora Maria Berenice Dias:
APELAO CVEL. UNIO HOMOAFETIVA. RECONHECIMENTO. PRINCPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E DA IGUALDADE. de ser reconhecida judicialmente a unio homoafetiva mantida entre duas mulheres de forma pblica e ininterrupta pelo perodo de 16 anos. A homossexualidade um fato social que se perpetua atravs dos sculos, no mais podendo o Judicirio se olvidar de emprestar a tutela jurisdicional a unies que, enlaadas pelo afeto, assumem feio de famlia. A unio pelo amor que caracteriza a entidade familiar e no apenas a diversidade de sexos. o afeto a mais pura exteriorizao do ser e do viver, de forma que a marginalizao das relaes homoafetivas constitui afronta aos direitos humanos por ser forma de privao do direito vida, violando os princpios da dignidade da pessoa humana e da igualdade. Negado provimento ao apelo. (RIO GRANDE DO SUL, Ap. Cvel n. 70012836755, Rel.: Maria Berenice Dias, 2005).

Caso paradigmtico, que tambm levou-se a refletir, foi o decidido pela referida Desembargadora concesso da regulamentao de visita em que duas mulheres mantiveram unio homoafetiva por mais de doze anos e no oitavo ano da unio resolveram ter um filho. O filho foi concebido por meio de fertilizao in vitro, concretizada por meio de doao de esperma de um amigo do casal. Da com a

ruptura da relao, o juiz julgou liminarmente sobre a regulamentao de visitas que fora confirmada pela Desembargadora em sede de agravo de instrumento:
FILIAO HOMOPARENTAL. DIREITO DE VISITAS. Incontroverso que as partes viveram em unio homoafetiva por mais de 12 anos. Embora conste no registro de nascimento do infante apenas o nome da me biolgica, a filiao foi planejada por ambas, tendo a agravada acompanhado o filho desde o nascimento, desempenhando ela todas as funes de maternagem. Ningum mais questiona que a afetividade uma realidade digna de tutela, no podendo o Poder Judicirio afastar-se da realidade dos fatos. Sendo notrio o estado de filiao existente entre a recorrida e o infante, imperioso que seja assegurado o direito de visitao, que mais um direito do filho do que da prpria me. Assim, de ser mantida a deciso liminar que fixou as visitas. Agravo desprovido. (RIO GRANDE DO SUL, Agravo de Instrumento n. 70018249631, Rel.: Maria Berenice Dias, 2007).

mister frisar que os Tribunais ptrios esto dando importantes contribuies para a tutela das unies homoafetivas, estando preparados para atender s demandas surgidas de uma sociedade com estruturas de convvio cada vez mais complexas, a fim de albergar, na esfera de entidade familiar, os mais diversos arranjos vivenciais. Pacificado pela jurisprudncia do Rio Grande do Sul, a unio homossexual considerada unio estvel, conforme brilhantes decises que vem consolidando o entendimento de proteo e reconhecimento desta relao, apesar da restrio de gnero contida na Constituio Federal e no Cdigo Civil. Ainda nesses termos, no dia 10 de maro de 2011, o juiz da 26 Vara Cvel-Famlia de Macei, Wlademir Paes de Lira, proferiu deciso reconhecendo a unio homossexual entre duas mulheres, afirmando que se duas pessoas do mesmo sexo resolvem estabelecer uma sociedade afetiva, no podem ser discriminadas, assim como, no pode o Estado negar guarida jurdica a tal relao, quando a Constituio no faz restrio. Em sua deciso, o juiz defendeu o entendimento de que a caracterizao da entidade familiar no est mais vinculada a uma especificidade legislativa, e sim ocorrncia de requisitos que de fato identificam uma famlia: afetividade, estabilidade e publicidade sendo a demonstrao pblica de que uma pessoa apresenta-se como integrante do ncleo familiar. (ASSOCIAO ALAGOANA DE MAGISTRADOS, 2011, online ) Dessa forma, sendo reconhecida a unio homoafetiva como entidade familiar, os efeitos inerentes relaes de famlia so completamente satisfeitos.

Com isso, os questionamentos e discusses acerca das tcnicas de reproduo humana assistida que eram referidas a casais heterossexuais, hoje so perfeitamente plausveis no contexto da homoafetividade. As tcnicas de reproduo assistida esto sendo aplicadas com mais frequncia por famlias constitudas por pessoas do mesmo sexo. Em 2009, um casal homoafetivo feminino, Adriana e Munira, recorreu tcnica de reproduo assistida e tiveram filhos gmeos. A tcnica foi empregada em Adriana que engravidou atravs do vulo doado por sua companheira, por meio da fertilizao in vitro. Mais uma vez a pergunta. Quem a me? No cabe outra resposta: ambas so as genitoras. O s fato de ter Adriana carregado os filhos no seu ventre, no a autoriza a registr-lo somente em seu nome. Alis, a Justia j vem admitindo que, em caso de gestao por substituio, o registro seja feito em nome de quem forneceu o material gentico. De outro lado, nada justifica impedir que no registro de nascimento conste tambm o nome de Munira. O exame de DNA comprova ser ela a me biolgica. (DIAS, 2011, online) E foi exatamente esse o entendimento do magistrado: o juiz da 6 Vara de Famlia e Sucesses de Santo Amaro, na zona sul de So Paulo, concedeu o registro das duas mes e dos quatro avs maternos nas certides de nascimento das crianas. (TRIBUNAL DE JUSTIA DE SO PAULO, Processo n: 020334912.2009.8.26.0002. Juiz: Dr. Fabio Eduardo Basso. Publicado em: 30 de dezembro de 2010, online) O Conselho Federal de Medicina, publicou no dia 06 de janeiro de 2011, a Resoluo 1.957/2010, que permite que as tcnicas de reproduo humana assistida sejam empregadas tambm por casais homossexuais que pretendem ter filhos, fato este no permitido pela resoluo anterior do Conselho de Medicina, que vigorou por 18 anos (Resoluo 1.358/92), determinando que somente casais heterossexuais podiam recorrer a essa tcnica.( CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, 2010, online) As discusses acerca da procriao artificial realizada por casais homossexuais so as mesmas relativas adoo. Alguns alegam que existam prejuzos para a criana adotada por homossexuais, tendo em vista que estas perdem o referencial de pai e me. Contudo, pesquisas realizadas pela Associao Americana de psicologia

indicam:
no h um nico estudo que tenha constatado que as crianas de pais homossexuais e de lsbicas teriam qualquer prejuzo significativo em relao s crianas de pais heterossexuais. Realmente, as evidncias sugerem que o ambiente promovido por pais homossexuais e lsbicas to favorvel quanto os promovidos por pais heterossexuais para apoiar e habilitar o crescimento psicolgico das crianas. A maioria das crianas em todos os estudos, funcionou bem intelectualmente e no demonstrou comportamentos egodestrutivos prejudiciais comunidade. Os estudos tambm revelam isso nos termos que dizem respeito s relaes com os pais, autoestima, habilidade de liderana, egoconfiana, flexibilidade interpessoal, como tambm o geral bem-estar emocional das crianas que vivem com pais homossexuais no demonstravam diferenas daqueles encontrados com seus pais heterossexuais. (WALD; REYNOLDS, 1992 apud MATOS, 2011, online)

No mbito do Superior Tribunal de Justia, o Ministro Csar Asfor, concede homologao de sentena estrangeira de adoo para constar o nome dos dois pais no assento de nascimento da criana concebida a partir de inseminao artificial heterloga, com a utilizao de vulos doados por uma mulher no identificada, de acordo com as regras norte-americanas. Pelo ineditismo da deciso, passa-se a transcrev-la:
SENTENA ESTRANGEIRA N 4.525 - US (2009/0077159-0) DECISO J. H., brasileiro, e D. L. M., norte-americano, qualificados na inicial, formulam pedido de homologao da sentena estrangeira proferida pelo Juzo Federal do Condado de Cook, Estado de Illinois, E.U.A., que, em 6 de janeiro de 2009, concedeu ao segundo requerente a adoo de A. E. H., nascida nos E.U.A. e filha biolgica do primeiro requerente. A menor est sob a custdia dos requerentes, os quais vivem em unio homoafetiva, nos Estados Unidos da Amrica, h nove anos. A concepo da criana foi originada a partir de uma inseminao artificial heterloga, com a utilizao de vulos doados por uma mulher no identificada, de acordo com as regras norte-americanas, que foram combinados com o material gentico de J. H., o qual, por isso, o pai biolgico da menor e detm sobre ela o poder familiar. Pleiteiam os requerentes a homologao da sentena de adoo, a fim de que conste, no assento de nascimento da menor A. E. H., a condio de ser filha de ambos, sem ser declarada a condio de cada qual como pai ou me. O Ministrio Pblico Federal, em parecer s fls. 37-39, manifestou-se favoravelmente ao deferimento do pedido e ressaltou que "a jurisprudncia brasileira tem sido favorvel, conforme ilustra o precedente firmado pelo Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul na Apelao Cvel n. 70013801592: APELAO CVEL. ADOO. CASAL FORMADO POR DUAS PESSOAS DE MESMO SEXO. POSSIBILIDADE. Reconhecida como entidade familiar, merecedora da proteo estatal, a unio formada por pessoas do mesmo sexo, com caractersticas de durao, publicidade, continuidade e inteno de constituir famlia,

decorrncia inafastvel a possibilidade de que seus componentes possam adotar. Os estudos especializados no apontam qualquer inconveniente em que crianas sejam adotadas por casais homossexuais, mais importando a qualidade do vnculo e do afeto que permeia o meio familiar em que sero inseridas e que as liga aos seus cuidadores. hora de abandonar de vez preconceitos e atitudes hipcritas desprovidas de base cientfica, adotandose uma postura de firme defesa da absoluta prioridade que constitucionalmente assegurada aos direitos das crianas e dos adolescentes (art. 227 da Constituio Federal). Caso em que o laudo especializado comprova o saudvel vnculo existente entre as crianas e as adotantes. NEGARAM PROVIMENTO. UNNIME." [...] Posto isso, homologo o ttulo judicial estrangeiro. (STJ, SE 4.525 US (2009/0077159-0), Rel. Min. Cesar Asfor Rocha, 2010, grifo nosso)

No se deve considerar a orientao sexual como elemento depreciativo da conduta do sujeito, uma vez que tal fator determinante de sua personalidade. Do mesmo modo, h o respaldo de outros campos do saber onde se afirma no haver prejuzos personalidade das crianas em razo de sua convivncia com homossexuais. No mesmo caminho, os avanos da cincia esto a informar um novo horizonte de conhecimento sobre a temtica, colocando-a em outro patamar de compreenso. (MATOS, 2011, online) Infere-se, portanto, que o nico inconveniente encontrado por crianas criadas por pessoas homossexuais o preconceito que ainda permeia a sociedade. Desvencilhando-se disso, a famlia homoparental viver como sempre quis: feliz. 5 CONCLUSO

Com a evoluo do instituto da famlia e sua transio do carter patrimonial para o afetivo, chamado de despatrimonializao ou repersonalizao do direito de famlia, o afeto alcana proporo e importncia at antes desconhecidas. O afeto, o amor e o companheirismo o que devem reger as relaes familiares e no mais o patrimnio, fato este j ultrapassado. Demonstra-se que o biologismo no mais importante do que as relaes constitudas pelo afeto entre os seus membros. Dessa forma, esta repersonalizao da famlia faz com que arranjos familiares, constituidores de uma nova realidade social, clamem por uma tutela jurdica ante a necessidade da constituio de suas famlias, tendo as tcnicas de reproduo artificial como nico meio de procriao. Discute-se aspectos controvertidos decorrentes da utilizao das tcnicas

de reproduo humana assistida, destacando a transformao que as mesmas acarretaram no conceito de concepo, manipulao da vida, procriao, paternidade e maternidade e os vrios dilemas ticos e jurdicos que se configuram em consequncia. A unio homoafetiva constitui um fato e merece proteo do Estado. O 3 do artigo 226, da Constituio Federal de 1988, ao exigir a diversidade de sexo, para a configurar a unio estvel, est sendo desconexo com a realidade, ferindo, portando a dignidade humana. No poder do Estado desenhar o perfil da famlia, ao contrrio, seu dever proteg-la. O argumento da inaptido para procriar no encontra respaldo jurdico. A capacidade procriativa no elemento da famlia, pois se o fosse a unio entre duas pessoas infrteis no seria considerada uma relao familiar, uma vez que igualmente no possuem aptido fsica para a procriao. Ante o desenvolvimento da cincia, mesmo a falta de capacidade de procriao, na unio entre pessoas do mesmo sexo, est superada com a utilizao da reproduo assistida. Desta feita, verificou-se que a procura das tcnicas de reproduo humana por casais homossexuais para a constituio de famlia se mostra cada vez mais frequente e que essa nova filiao calcada no afeto faz com que seja necessrio o reconhecimento da homoparentalidade.

LA RE PERSONALIZACIN DE LAS RELACIONES DE FAMILIA Y EL USO DE TECNICAS DE REPRODUCCIN HUMANA ASISTIDA POR PAREJAS HOMOSEXUALES

RESUMEN

El presente trabajo tiene por objetivo mostrar la evolucin social de la familia, donde muestra que el biologismo deja de ser absoluto y el criterio de la afectividad y sus consecuencias pasan a ser igualmente relevantes para las nuevas constituciones familiares. Como punto de partida para las reflexiones de este trabajo, es menester: la comprensin histrica de la composicin familiar, los nuevos puntos de familia trados por la Constitucin Federal de 1988, as como tambin el concepto jurdico de filiacin y la cada del biologismo. Estos temas quedan como criterio

preponderante para la determinacin de la filiacin. Se debe tener en cuenta tambin que a causa de la re personalizacin de la familia, aunque haya otras formas de arreglos familiares, se buscan tcnicas de reproduccin humana asistida como forma de procreacin. Es el caso de unin de personas del mismo sexo. Palabras clave: Re personalizacin. Familia. Filiacin. Homosexuales.

Reproduccin humana asistida

REFERNCIAS

ASSOCIAO ALAGOANA DE MAGISTRADOS. Juiz da Vara de Famlia reconhece unio de casal homossexual. Alagoas em tempo real. Alagoas 15 mar. 2011. Disponvel em: <http://www.alagoastempo.com.br/noticias/alagoas/1743/juiz-reconhece-uniao-decasal-homossexual- entre-duas-mulheres.html>. Acesso em: 18 mar. 2011.

ALMEIDA JNIOR, Jesualdo Eduardo de. Revista brasileira de direito de famlia. Jul. 1999.

BOSCARO, Marcio Antnio. Direito de filiao. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Presidncia da Repblica. Casa Civil. Braslia, DF, 1988. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 18 fev. 2011.

______. Lei n 3.071, de 01 de janeiro de 1916. Cdigo Civil dos Estados Unidos do Brasil. Braslia, DF, 1916. Disponvel em < http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L3071.htm >. Acesso em 30 nov. 2011.

______. Lei n 8.069, de 13 de janeiro de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069Compilado.htm>. Acesso em: 30 nov. 2011.

______. Lei n 9.278, de 10 de maio de 1996. Regula o 3 do art. 226 da Constituio Federal. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9278.htm>. Acesso em: 30 nov. 2011.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Braslia, DF, 2010. Disponvel em:< http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2010/1957_2010.htm>. Acesso em: 25 jan. 2011. DIAS, Maria Berenice. As relaes homoafetivas frente a Constituio Federal. Disponvel em: www.mariaberenicedias.com.br.. Acesso em 22 mar. 2011. ________.Manual de Direito das Famlias, 4 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. ________. Manual de Direito das Famlias. 5 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. ________. Milagre da cincia. Disponvel em: http://www.mbdias.com.br.. Acesso em 21/03/2011.

FACHIN, Luiz Edson. Da paternidade: relao biolgica e afetiva. Belo Horizonte: Del Rey, 1996.

GRISARD FILHO, Waldir. Famlias reconstitudas: novas unies depois da separao. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

LBO, Paulo Luiz Netto. Famlias. So Paulo: Saraiva, 2008.

MADALENO, Rolf. Filhos do corao. In: Revista Brasileira de direito de famlia, n. 23. Porto Alegre: Sntese, Abr/Mai 2004. MATOS, Ana Carla Harmatiuk. Filiao e Homossexualidade. Disponvel em: <http://www.direitohomoafetivo.com.br>. Acesso em 24 mar. 2011 RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul. Ap. Cvel n. 70012836755. 7 Cmara Cvel.Unio Homoafetiva. Reconhecimento. Princpio da Dignidade da Pessoa Humana e da Igualdade. Negado Provimento ao Apelo. (SEGREDO DE JUSTIA). Rel.: Maria Berenice Dias. Julgado em: 21 de dezembro 2005.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul. Agravo de

Instrumento n. 70018249631. 7 Cmara Cvel. Filiao Homoparental. Direito de Visitas. (SEGREDO DE JUSTIA). Rel.: Maria Berenice Dias. Julgado em: 11 de abril de 2007. SO PAULO (Estado). Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. Processo n: 0203349-12.2009.8.26.0002. Foro Regional II - Santo Amaro 6 vara da famlia e sucesses, Juiz: Dr. Fabio Eduardo Basso. Publicado em: 30 de dezembro de 2010.

TEPEDINO, Gustavo. Temas de Direito Civil. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

JORNADA DA DIREITO CIVIL, 1., 2002, Braslia. Jornadas de direito Civil I, III e IV Enunciados aprovados. Braslia: CJF, 2007. Disponvel em: < http://columbo2.cjf.jus.br/portal/publicacao/download.wsp?tmp.arquivo=1296> . Acesso em: 30 nov. 2011. JORNADA DE DIREITO CIVIL, 3., 2004, Braslia. Jornadas de direito Civil I, III e IV Enunciados aprovados. Braslia: CJF, 2007. Disponvel em: < http://columbo2.cjf.jus.br/portal/publicacao/download.wsp?tmp.arquivo=1296> . Acesso em: 30 nov. 2011.

Vous aimerez peut-être aussi