Vous êtes sur la page 1sur 8

Painel de instrumentos

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

oi proposta a fuso deste artigo ou se(c)o com Painel de bordo (pode-se discutir o procedimento aqui).

sta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2010). or favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap.Encontre

tes: Google notcias, livros, acadmico Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Painel de instrumentos de um automvel

O painel de instrumentos um conjunto de indicadores utilizado em automveis, caminhes, aeronaves e outros veculos mostrando informaes importantes para o seus condutores como velocidade, temperatura do motor, rotaes por segundo do motor e indicadores de mal funcionamento. Nos automveis em geral est localizado abaixo do parabrisas e a frente do motorista, atrs do volante. Alguns indicadores do painel de instrumentos so obrigatrios por fora de leis especficas a cada pas. Modelos de automveis mais sofisticados possuem indicadores com informaes mais refinadas, algumas at calculadas por computadores de bordo.
ndice
[esconder]

1 Indicadores

o o o o

1.1 Velocmetro 1.2 Conta-giros 1.3 Temperatura 1.4 Nvel de combustvel

2 Luzes de sinalizao e alerta

[editar]Indicadores
Os paineis de instrumentos possuem indicadores que registram quantidades e valores, geralmente atravs de um ponteiro indicando um determinado valor numa escala. Automveis modernos esto equipados com mostradores eletrnicos de LCD que mostram o valor numrico, muito embora na maior parte dos casos este apenas um modo de apresentao diferenciado. O valor real em geral obtido mecanicamente em ambos os casos.

[editar]Velocmetro

Ver artigo principal: Velocmetro O velocmetro o indicador responsvel por informar ao condutor a velocidade instantnea do veculo, na unidade mais comum utilizada no pas em que o carro foi fabricado. No Brasil a unidade preferida quilmetros por hora e nos Estados Unidos mais comum o uso da unidade milhas por hora. No Brasil os velocmetros possuem uma faixa de tolerncia e marcam sempre uma velocidade maior que a real para inibir o excesso de velocidade. Em geral os odmetros so posicionados juntamente com o velocmetro, mostrando a quilometragem j percorrida pelo automvel. Os odmetros tambm possuem um boto que em geral posicionado no prprio painel de instrumentos para zerar o odmetro parcial.

[editar]Conta-giros
Ver artigo principal: Conta-giros O conta-giros ou tacmetro o indicador responsvel por informar ao condutor a rotao do motor do veculo em rotaes por minuto ou um mltiplo deste. Ajuda a determinar o momento correto das trocas de marcha.

[editar]Temperatura
Ver artigo principal: Termmetro H um termmetro que indica a temperatura do motor ao condutor durante a sua operao. Serve de alerta para situaes de super aquecimento causadas por falhas no sistema de refrigerao que podem danificar o motor e comprometer seu funcionamento. Pode exibir o valor de temperatura na unidade mais utilizada no pas em que o carro foi fabricado ou simplesmente omitir a unidade e oferecer apenas marcaes para a temperatura normal de operao e temperaturas altas.

[editar]Nvel

de combustvel

Indica a quantidade de combustvel disponvel no reservatrio de combustvel do automvel, permitindo ao motorista reabastecer o veculo quando necessrio. Alguns automveis possuem uma luz de alerta posicionada nas proximidades deste indicador alertando para uma iminente parada por falta de combustvel.

Termmetro

Indicador de nvel de combustvel

Conta-giros

Velocmetro

[editar]Luzes

de sinalizao e alerta

H tambm luzes que servem de alerta aos condutores ou informam a ativao de algum dispositivo do veculo. H smbolos convencionados entre os fabricantes para tornar a leitura destas luzes mais fcil. Eis uma lista com algumas:

Indicador de carga da bateria

Indicador de presso doleo lubrificante

Alerta de temperatura do lquido de arrefecimento

Indicador de freio de estacionamento ativo

Alerta de presso do fluido de freio

Alerta de nvel de combustvel baixo

Indicador de faris ligados

Indicador de farol alto ativo

Indicador de faris de milha ativos

Indicador de desembaador eltrico de vidros ativo

Alerta para portas abertas

Alerta para passageiros no utilizando cinto de segurana

Indicador de alerta do sistema de freios ABS

http://automatik.com.br/site/luzes-espia.asp
Guia para as luzes espia no painel
Este um pequeno guia para ajudar voc a identificar a infinidade de luzinhas que acendem e apagam no painel do carro. Vamos comear pelas mais bsicas:

1. Luz indicadora de temperatura alta - Problema grave no sistema de arrefecimento, pode ter furado uma mangueira do radiador, melhor parar o carro e chamar socorro. Se voc persistir, o aquecimento excessivo poder danificar seu motor e causar um bom prejuizo. 2. Check de motor ou luz de injeo - Ela acende para avisar que h algum problema com o sistema de injeo. Nada muito grave, d at para continuar rodando assim, mas preciso descobrir o que houve, pois seu carro comear a gastar muito combustvel e a emitir muita fumaa e a, j viu... o Kassab vai ficar bravo. 3. Luz da presso do leo - Problema grave, a presso do leo caiu. Isso significa que h pouco leo no motor ou a bomba de leo quebrou. Pare o carro e chame o socorro. 4. Farois acesos - nada grave.. ;-) 5. Portas abertas - Alguma porta do carro no foi fechada corretamente e poder abrir em movimento. Dependendo de quem cair na rua, poder ser muito grave. 7. Luzes do pisca esto ligadas, faa a curva (para o lado certo) ou desligue-as. 8. Farol de neblina est ligado. Em alguns casos, ligar os farois de neblina tambm significa ligar uma lmpada vermelha na traseira do carro que perturba bastante se no tem neblina nenhuma. Ento procure usar o equipamento no momento correto. 9. Luz de aviso do freio - Ou o freio de mo est puxado ou h problemas com seu sistema de freios. Est na hora de visitar a Automatik o quanto antes. Reduza a velocidade antes para no passar reto. 10. Luz de aviso da bateria - Se acender enquanto voc est rodando, a bateria no est recebendo carga. O carro continuar funcionando (mal), mas toda a parte eltrica pode ficar comprometida e a bateria ir descarregar rapidamente. Visite o auto-eltrico o quanto antes, talvez o alternador tenha ido pro espao.. 11. Pisca alerta - use somente com o carro parado. Ligar o pisca alerta com o carro em movimento (como em dias de neblina ou de chuva, por exemplo), um perigo muito grande, pois os outros motoristas podem pensar que voc est parado e provocar um acidente.

12. Luz do ABS - ABS o sistema que impede que as rodas do carro travem numa freada mais forte, com o cho molhado, por exemplo. Isso evita que seu carro escorregue e corra o risco de voc perder seu controle. Quando voc liga o carro a luz acende e logo apaga para fazer uma checagem, mas se ela insiste em ficar acesa, ento h algo errado com o sistema ABS que precisa ser checado. 13. Luz de falta de combustvel - No precisa explicar muito, no ? Alguns carros flex tambm tem uma parecida que indica a falta de gasolina no reservatrio de partida a frio. Sem essa gasolina, o carro fica muito difcil de pegar de manh cedo. 14. Luz de aviso padro - Ou luz do "algo errado". Esse um aviso genrico que pede sua presena na oficina, ser que voc no trancou o cachorro no porta-malas? 15. Luz de problemas no mdulo eletrnico - Alguns carros automticos possuem apenas um mdulo para gerenciar tanto a transmisso automtica quanto a injeo eletrnica (e demais funes do veculo). A luz indica que algo errado est acontecendo, sugiro comparecer a Automatik o quanto antes. 16. Luz da luz interna - Redundncias piadsticas parte, esse o aviso de que h uma lmpada acesa dentro de seu carro, a luz interna. 17. Luz de problema no circuito eltrico - Esse aviso indica que h algum problema eltrico, visite o auto-eltrico. 18. Aviso do cinto de segurana aberto- Aperte o cinto! No sabe que alm de perigoso proibido andar sem o cinto de segurana? 19. Air bag com problemas - No uma emergncia, mas quando essa luz no quer apagar, provavelmente o air bag no ir funcionar em caso de coliso. 20. Air bag lateral com problemas - O mesmo que acima, para airbag lateral, presente em alguns carros mais bacanas. 21. Baixa presso nos pneus - Alguns carros tem isso tambm, indica um pneu murcho. Procure manter os pneus calibrados, pneus vazios desgastam-se irregularmente, fazem o carro gastar mais combustvel e podem provocar acidentes.

22. Desembaador do parabrisas - Indica que o desembaador do parabrisas est ligado. 23. Desembaador traseiro - Essa luz acende para avisar que o desembaador do vidro de trs est ligado. 24. Luz Overdrive desligado - Overdrive a marcha mais longa de um cmbio automtico. Algumas transmisses tem um botozinho que permite que essa marcha nunca engate para evitar excesso de mudanas, quando andando no trnsito da cidade, por exemplo. Se voc for pegar a estrada, melhor ligar o Overdrive, isso ajudar a andar mais rpido e gastando menos combustvel. 25. Luz de aviso da cadeirinha do beb - Alguns carros tem isso tambm, se a cadeirinha do beb no estiver corretamente instalada, a luz pode acender, s espero que isso acontea antes do beb aparecer perto do seu sapato. 26. Luz da trao integral - Essa luz indica que voc ligou o 4x4 do seu carro. AWD quer dizer All Wheel Drive, trao em todas as rodas. Use isso somente se voc precisar atravessar um trecho de lama (j que neve vai ser meio difcil aqui na Sambalndia). Se voc deixa o 4x4 ligado o tempo todo (a no ser que seu carro conte com trao integral computadorizada), vai ver s o tamanho da conta de combustvel no fim do ms e ainda vai tornar suas manobras mais difceis de fazer. 27. Luz do esguicho do parabrisa - indica que voc est jogando aguinha no parabrisas e os limpadores esto funcionando. sempre bom manter o reservatrio cheio, nunca se sabe se um pombo malvado ir fazer as necessidades no seu vidro, ainda mais com essa proliferao de idosos que os alimentam. 28. Luz do fluido de freios - Uma luzinha rara, indica que h problema com o fluido de freio, leve o carro para a Automatik. 29. Piloto Automtico ativado - Indica que o sistema que mantm a velocidade constante sem necessidade de pisar no acelerador est ativado. Isso no quer dizer que voc pode largar o volante, mas ajuda muito a no receber multas por excesso de velocidade. 30. Luz das travas de segurana das portas traseiras - Se estiver aceso indica que as portas traseiras no podem ser abertas pelo lado de dentro. As pessoas que l estiverem ficaro confinadas. Isso muito bom para evitarmos a perda de filhos.

Vous aimerez peut-être aussi