Vous êtes sur la page 1sur 4

Geologia

Srie Cientfica

USP
APRESENTAO
A FORMAO BARREIRAS: RECENTES AVANOS E ANTIGAS QUESTES

Este nmero da revista Geologia USP Srie Cientfica dedicado Formao Barreiras, constituindo uma coletnea de trabalhos apresentados no simpsio Significado Geolgico da Formao Barreiras, ocorrido em Guarapari (ES) em outubro de 2005, como parte da programao do X Congresso da Associao Brasileira de Estudos do Quaternrio (ABEQUA). Ao pesquisar sobre este tema, ou com diversos aspectos geolgicos a ele relacionados, durante vrios anos (alguns de ns desde nossa formao acadmica), sentamos a necessidade de um encontro cientfico que reunisse pesquisadores para debat-lo de forma integrada. Esta preocupao nos levou a propor um simpsio para discutir o significado desta unidade estratigrfica, o primeiro dedicado exclusivamente ao seu estudo. O perfil dos pesquisadores e o local de realizao nos indicaram que o X ABEQUA seria o frum adequado para este encontro. Descrever a evoluo do conhecimento sobre a Formao Barreiras igualmente descrever o conhecimento da evoluo das cincias geolgicas no Brasil. A Formao Barreiras foi a primeira unidade estratigrfica documentada no Brasil, por ocasio da redao da carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, D. Manoel I. Esta unidade estende-se ao longo do litoral brasileiro, desde o Rio de Janeiro at o estado do Amap, recobrindo depsitos sedimentares mesozicos de diversas bacias costeiras. Este o substrato sobre o qual se desenvolve a maior parte do Quaternrio costeiro no Brasil. A poro do litoral onde esta unidade ocorre , na sua maioria, intensamente povoada. O seu uso constante na extrao de bens minerais, bem como de gua subterrnea, tem exigido melhor conhecimento de seus diversos aspectos. Vrias questes, relacionadas Formao Barreiras, que so tratadas neste nmero, ainda persistem. Muitos estudos tm contribudo para entender a diversidade de processos e ambientes sedimentares, mas muito ainda deve ser feito para identificar e caracterizar estas variaes. A idade da Formao Barreiras tem sido atribuda ao intervalo de tempo que varia do Mioceno at o Plioceno-Pleistoceno. Grande parte destas idades, entretanto, foram vagamente inferidas a partir de interpretaes geomorfolgicas e paleoclimticas. Apenas mais recentemente estudos palinolgicos e radiomtricos apontam para uma idade miocnica. Mas, devido sua grande

- III -

distribuio e variao espacial, outras idades devem ser obtidas. Estudos tm demonstrado que esta unidade sofreu considervel deformao tectnica. Estes trabalhos mostram o risco do uso de feies geomorfolgicas isoladamente para sua caracterizao e os possveis problemas para o seu mapeamento geolgico. Finalmente, muitos problemas so provocados pelo excesso de denominaes estratigrficas informais. Nota-se, portanto, que as abordagens regionais e generalizaes feitas sobre a Formao Barreiras so problemticas. O relativo desconhecimento de diversos aspectos est exigindo uma reviso de muitos mapas desta unidade. Neste nmero especial, aspectos deposicionais e tectnicos da Formao Barreiras so descritos. Os trabalhos tratam de vrios trechos do litoral brasileiro e abrangem pelo menos sete estados. Os artigos esto organizados em dois grupos. O primeiro contm cinco trabalhos e trata principalmente dos aspectos deposicionais, como ambientes e sistemas deposicionais, fcies sedimentares e caractersticas estratigrficas. O segundo contm trs trabalhos que descrevem principalmente as deformaes tectnicas na gerao de estruturas e formas de relevo. Durante muito tempo, a Formao Barreiras era considerada de origem essencialmente continental. Entretanto, mais recentemente, os trabalhos tm mostrado a influncia de oscilaes eustticas na sua origem e deposio at em ambientes transicional e marinho raso. Os dois primeiros trabalhos deste nmero especial, desenvolvidos no norte e nordeste do Brasil, tratam desta questo e apresentam elementos que possibilitam correlaes estratigrficas regionais. O trabalho de Mitsuru Arai mostra a evoluo desta unidade em associao com as variaes eustticas do Mioceno. Para tanto, o autor usa dataes palinolgicas e correlaes estratigrficas realizadas principalmente no norte do pas. Este trabalho sugere a existncia de discordncia erosiva de grande importncia para correlaes estratigrficas. O autor ainda sugere a classificao desta unidade como grupo, composto por uma subunidade superior e outra inferior, separadas por esta discordncia. O trabalho de Dilce Rossetti, que trata da Formao Barreiras nos estados do Par e Maranho, identifica fcies sedimentares carbonticas e siliciclsticas que foram interpretadas como de ambientes marinhos rasos e litorneos, limitadas por descontinuidades. Estas superfcies seriam mapeveis em escala regional e serviriam para correlao estratigrfica. Aliada influncia eusttica, esta autora ainda sugere a existncia de controle tectnico associado sedimentao desta unidade, em vales estuarinos.

- IV -

Geologia
Srie Cientfica

USP

Normalmente, os sistemas deposicionais da Formao Barreiras tm sido associados a leques aluviais e fluviais entrelaados, acompanhados de freqentes depsitos gravitacionais. Os dois trabalhos seguintes descrevem bem esta deposio continental. O artigo de Morais et al. descreve associaes de fcies sedimentares no litoral fluminense, onde ainda existem poucos trabalhos de pesquisa sobre o tema. Os autores sugerem diferentes modelos fluviais entrelaados, com participao importante de fluxos gravitacionais. Da mesma forma que no trabalho precedente, os autores concluem que mecanismos tectnicos sin-sedimentares tambm teriam controlado a sedimentao. O trabalho de Santos et al. usa nova tecnologia na caracterizao dos depsitos sedimentares da Formao Barreiras nos litorais norte do Rio de Janeiro e sul do Esprito Santo. Eles apresentam o uso do georradar (em ingls Ground Penetrating Radar, GPR) na determinao da arquitetura deposicional desta unidade, que confrontada com descries de afloramentos. Trata-se de uma contribuio interessante de uso de novas tecnologias em estudos de depsitos neognicos em subsuperfcie. Variaes importantes nos ambientes de deposio so sugeridas no quinto trabalho deste primeiro grupo. Arajo et al. descrevem fcies siliciclsticas que teriam sido depositadas em um sistema fluvial meandrante. Esta interpretao est baseada em descrio faciolgica de excelentes exposies no litoral do Rio Grande do Norte, e ilustra a diversidade de ambientes deposicionais desta unidade. O segundo grupo de trabalhos descreve, de forma mais detalhada, movimentos neotectnicos que afetaram esta unidade. No trabalho de Nogueira, Bezerra e Castro investigada a deformao dos depsitos descritos por Arajo e outros no litoral do Rio Grande do Norte. Os primeiros autores apresentam mapas de ispacas e de contorno estrutural da base da unidade, que mostram significativas variaes de espessura e de altitude do pacote sedimentar. Estas variaes so geralmente bruscas e esto condicionadas por falhas. Os autores concluem que esta deformao foi induzida por dois campos de tenses tectnicas sucessivos. Os tabuleiros litorneos, tpicos da Formao Barreiras, tm sido descritos como uma feio geomorfolgica no deformada. Nos dois trabalhos seguintes, analisado o comportamento destas feies geomorfolgicas. Parmetros como altitude, orientao e padro de drenagem, alm de nvel de eroso, so usados para identificar blocos tectnicos.

-V-

O trabalho de Furrier, Arajo e Meneses trata das relaes entre geomorfologia e tectnica, conforme observaes feitas na faixa sedimentar costeira do Estado da Paraba, onde tabuleiros litorneos apresentam variaes de altitude e nvel de eroso. As transies so bruscas e esto delimitadas por falhas e basculamento de blocos. No artigo de Lima, Vilas Boas e Bezerra, no litoral sul do Estado da Bahia, so igualmente identificadas superfcies de tabuleiros com diferentes padres e orientaes de drenagem associados a falhas. Os autores, atravs destes padres, identificam trs sentidos de basculamento de blocos. De forma similar ao trabalho de Morais et al. no Estado do Rio de Janeiro, estes autores descrevem uma associao de fcies de sistema fluvial entrelaado. Os editores esperam que este nmero especial sirva de estmulo s pesquisas da diversidade desta unidade e para embasar as integraes regionais. Esperam tambm que os trabalhos aqui apresentados contribuam para a explorao ordenada dos recursos naturais ligados Formao Barreiras. Agradecimentos A coordenao deste volume temtico da Geologia USP agradece aos autores dos artigos, aos relatores annimos, ao Conselho Editorial desta revista e, de forma especial, ao Prof. Dr. Thomas Rich Fairchild, do Instituto de Geocincias da USP , pelas pertinentes sugestes nas correes dos Abstracts.

Francisco Hilrio Rego Bezerra


bezerrafh@geologia.ufrn.br Departamento de Geologia - CCET - UFRN, Natal, RN

Claudio Limeira Mello


limeira@geologia.ufrj.br Departamento de Geologia - IGEO/CCMN - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

Kenitiro Suguio
Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental - IGc - USP So Paulo, SP , Centro de Ps-Graduao, Pesquisa e Extenso - UnG, Guarulhos, SP

- VI -

Vous aimerez peut-être aussi