Vous êtes sur la page 1sur 6

Transformaes culturais na sociedade da informao

Byanka da Silva Arruda UNAMA

ndice
Introduo 1 A convergncia dos meios 2 Relaes interpessoais no ciberespao Concluses Referncias Resumo As relaes sociais do homem contemporneo tm sofrido grandes transformaes, sobretudo com o advento das novas tecnologias que assumem o papel principal na difuso da informao e na mudana de hbitos, comportamentos, valores e tradies culturais. Diante destes quadros, o artigo objetiva discutir criticamente as relaes socioculturais do homem no ciberespao e algumas de suas implicaes. Apresenta etapas que perpassam por teorias fundamentais compreenso do ciberespao e as modicaes culturais. Conclui-se que o processo comunicacional do futuro j chegou. No utpico, pois se apresenta frente aos olhos de todos. Explorar a vastido de questes sobre as relaes do homem com essas novas tecnologias papel do conhecimento acadmico.
Estudante do quarto semestre de jornalismo da Unama. E-mail: byankarruda@gmail.com

1 2 3 5 6

Palavras-chave: Cibercultura, Ciberespao, Sociedade da informao, Convergncia dos meios, Tecnologia.

Introduo
O mundo mudou radicalmente com a insero da tecnologia ciberntica e das novas mdias no cotidiano das pessoas comuns, sobretudo no que concerne s questes culturais, sociais, econmicas e comportamentais. A informao, especialmente a imagtica e visual, tornou-se soberana nos lares, nas ruas, nas empresas, etc. Em todo planeta a comunicao informacional a mesma e mutvel. Um excesso de bits que homogeneza e massica as diversidades culturais, transforma o mundo em uma aldeia global, na qual todos esto conectados e interligados o tempo inteiro, independentemente da distncia. A cibercultura elimina espaos e aproxima pessoas na mesma proporo que as afasta. Assim, na sociedade da informao, as relaes sociais tornaram-se fundamentalmente dbias. A cibercultura proporciona realidades externas, como jogos e internet e oferta aos indivduos o que os meios de comunicao de massa no conseguiram:

Byanka da Silva Arruda

participao efetiva no processo comunicacional, onde todos podem ser produtores de informao e emissores. Contudo, distancia os homens do contato humano real, alienando-os das prprias causas. Diante desta argumentao, o artigo busca salientar as questes socioculturais, especialmente, relacionadas s novas tecnologias e cibercultura, mostrando vantagens e desvantagens do advento da tecnologia na vida do homem. Faz-se necessrio, portanto, aprofundar os conhecimentos acerca das transformaes culturais advindas da insero e popularizao das novas mdias, bem como suas implicaes e mediaes sociais, sobretudo para o estudante de comunicao social. nesse sentido que o trabalho objetiva discutir as novas formas de relaes pessoais que se do atravs do ciberespao, procurando salientar aspectos fundamentais que envolvem a dinmica da cibercultura. tarefa do estudante de comunicao social questionar as funes dos meios de comunicao e novas mdias e as formas como vem modicando substancialmente comportamentos, hbitos e valores culturais atravs da informao.

contudo, estar mecanicamente ausente. A cibercultura, portanto, promove a convergncia dos meios e das bases tecnolgicas. A cibercultura no pode simplesmente ser considerada como resultado do impacto das redes telemticas sobre a cultura. Mais precisamente, a cultura contempornea que se estabelece como uma cultura de redes, sendo a cibercultura fruto da sinergia entre sociabilidade contempornea e as novas tecnologias de base microeletrnica. (LEMOS, 2002, p. 111). Nesse sentido, as reexes de Takasahi ampliam compreenses sobre a dinmica promovida pelas novas ferramentas tecnolgicas na produo do ciberespao comunicacional. Pela digitalizao, a computao (a informtica e sua aplicaes) as comunicaes (transmisso e recepo de dados, voz, imagens etc.) e os contedos (livros, lmes, pinturas, fotograas, msica, etc.) aproximam-se vertiginosamente o computador vira um aparelho de TV, a foto favorita sai do lbum para um disquete, e pelo telefone entra-se na internet. Um extenso leque de aplicaes abre-se com isso, funo apenas da criatividade, curiosidade e capacidade de absoro do novo pelas pessoas. (TAKASAHI, 2002, p. 20). Fuses tecnolgicas, convergncias de aparelhos e meios, no entanto, possuem processo de operao desconhecida
www.bocc.ubi.pt

A convergncia dos meios

Fios, cabos, bra, imagem, voz, som, dados, infovias o ciberespao no diz respeito somente ao computador ou a Internet. Agrega todos os meios informacionais e tecnolgicos existentes, desde o rdio ao Ipod, dos games geladeira, do televisor aos satlites, fundindo-se uns nos outros e sumindo, como o computador desaparece no celular, sem,

Transformaes culturais na sociedade da informao

para a maioria dos usurios. Convive-se com mquinas que anulam a habilidade do fotgrafo, tornando-o praticamente desnecessrio. Celulares que comportam livros, msica e vdeos. Elevadores falantes. E espera-se desses mecanismos o melhor desempenho sem ter o mnimo conhecimento sobre o funcionamento dos meios e sem saber como operam. Cona-se cegamente nos ciborgues. A sociedade em rede passa a conceber o espao ciberntico como ferramenta central de comunicao, o que exige um repensar constante das relaes sociais e dos sentimentos vividos entre as pessoas.

Relaes interpessoais no ciberespao

Vivencia-se hoje um processo de transformao extremamente veloz, virtual, fragmentado, informatizado e ciberntico, resultado, sobretudo, da globalizao e das novas tecnologias. A chamada sociedade do controle e da informao dita regras, modos, consumo, maneiras de se relacionar e interagir socialmente, modicando irreversivelmente a cultura global. A vida por procurao toma lugar da prpria vida. As maiores festas, as mais poderosas emoes tornam-se virtuais. A comunicao direta entre os homens, o calor, a festa, o contato, o humor, o amor, a seduo, desaparece numa pseudo comunicao fria, eletrnica. (TOSCANI, 1996, p. 170).
www.bocc.ubi.pt

O ser humano passa a conceber as relaes pessoais de forma distanciada e isolada. A comunicao, em suma, se d atravs de computadores, celulares e tecnologias que permitem a aproximao e controle sobre tudo e todos. No entanto, as relaes sociais nunca foram to segregadas e fragmentadas. O homem contemporneo percebe-se na dicotomia globalizante, que afasta e vigia, simultaneamente. No ciberespao podemos estar ss sem estarmos isolados. (LEMOS, 2002, p. 133). O ciberespao condiciona a vida real e internaliza-a. Vive-se para estar na rede, para aparecer, para ser consumido como informao. O ciberespao faz com que qualquer um possa no s ser consumidor, mas tambm produtor de informao, emissor. (LEMOS, 2002, p. 144). Qualquer movimento, acontecimento, ao, passvel de tramitar nas redes informacionais. Tudo controlado. a fase do tudo em rede. (LEMOS, 2002, p. 112). Os maiores exemplos da rgida vigilncia ciberntica so os sites de relacionamentos. Neles esto as vidas. Eles so as vidas. Fotos, mensagens, seleo de amigos e endereo so opes das variadas ferramentas, como Orkut, MSN, Twitter e Face book. a vida na rede. E a quanto mais redes sociais algum estiver conectado, maiores so as chances de estar informado, atualizado. Como uma extenso das novas tecnologias. Assim, o particular e privado tambm se confundem no ciberespao. Vida prossional, pessoal, social. Tudo est na rede o tempo todo e para o mundo inteiro. Exposies, nais de semanas, passeios banais so fotografados e imediatamente postos em redes. De acordo com Andr Lemos:

Byanka da Silva Arruda

Todos querem os quinze minutos de fama prometida. A vida comum transforma-se em algo espetacular, compartilhada por milhes de olhos potenciais. E no se trata de nenhum evento emocionante. No h histrias, aventuras, enredos complexos ou desfechos maravilhosos. Na realidade, nada acontece, a no ser a vida banal, elevada ao estado de arte pura. (LEMOS, 2002, p. 114). No espao virtual consolida-se a comunicao que, assim como em comunidades primitivas ou pr-cibernticas, tem por objetivo unir indivduos que possuam os mesmo gostos, anidades e interesses. A exemplo disto existem as comunidades no Orkut, cuja nomenclatura dene exatamente este conceito: um lugar no ciberespao destinado a pessoas com interesses comuns. A sociedade do consumo ciberntico, tal como a do mundo real, tambm descartvel. A internet, com milhes de ofertas de entretenimento e diverso, proporciona informaes predominantemente superciais, pouco conveis, ideologicamente manipuladas. No fundo, serviria apenas aos interesses da sociedade de consumo, caracterizando-se como uma falao constante e descartvel, tal como se apresenta nas trocas de e-mails, nos chats e nas redes sociais como o Orkut e o Facebook. (ALMEIDA, 2009).1 Outro aspecto vital da sociedade da informao a velocidade, a agilidade como as situaes se desenrolam. O homem resolve
Disponvel: http://seer.ufrgs. br/index.php/EmQuestao/article/ viewFile/12972/8746.
1

quase tudo com um clique, sem que haja a necessidade de locomoo. Os maiores problemas so solucionados atravs de uma ligao, grandes transaes so feitas via telefone, pessoas de diferentes continentes se relacionam e interagem com bastante facilidade. Entretanto, o ciberespao, da mesma forma que torna mais gil a comunicao, fragiliza as relaes pessoais. O mundo est cada vez mais unido, mais prximo e as pessoas, cada vez mais afastadas. A cultura do ciberespao paradoxal em sua essncia e transforma os indivduos cultural e socialmente, pois muito mais cmodo e vivel fazer ligaes do que visitar. Digitar, que conversar. Postar fotos do que descrever. Surge disto tambm o conceito de sociedade da acomodao. [...] De fato, a racionalidade tecnolgica causa a denominada mecnica do conformismo, que nega qualquer tipo de manifestao individual revolucionria dentro de uma sociedade totalmente planeja. (GABRIEL, 2004).2 As tecnologias informacionais acostumam o homem ps-humano a viver conectado em redes, de tal forma que j se vive pensando no contedo a ser postado na internet. O ciberespao substitui a relao direta e pessoal. Por exemplo: quando se viaja, j no necessrio esperar a volta para contar como foi. A rede cumpre este papel, de encurtar a distncia entre transmissor e receptor, to bem, que quando esto diante um do outro, no h mais assunto sobre a viagem. Todas as curiosidades foram saciadas por fotos, textos, mensagens. Uma caracterstica bsica dos produtos concebidos especicamente
Disponvel em: http://jus2.uol.com. br/doutrina/texto.asp?id=5503.
2

www.bocc.ubi.pt

Transformaes culturais na sociedade da informao

para os novos meios digitais a substituio tradicional gura narradora, aquela gura que, nas formas narrativas anteriores (romance, lme), apresentavam aos leitores ou espectadores os acontecimentos da diegese, por novos agentes enunciadores. [...] A narrativa no pode ser mais denida a priori. Ela deve ao contrrio aparecer com um campo de possibilidades governado por um programa [...]. (MACHADO, 2002, p. 91). Na cultura do ciberespao competem todas as tecnologias, meios de informao e comunicao e oferece, indubitavelmente, inmeras vantagens ao homem, sobretudo, enquanto ferramentas que aprimorem as tcnicas de trabalho e agilizem os processos comunicacionais. A internet, por sua vez, um amplo meio de difuso de idias, conhecimentos e interesses particulares ou coletivos. Desde chats, e-mails, blogs apresenta um leque de possibilidades innitas que permitem o desenvolvimento do homem e o xito de suas relaes interpessoais, se utilizada de forma correta. Contudo, uma possvel ameaa s diversidades culturais e s tradies, uma vez que tende a homogeneizar e padronizar as relaes pessoais entre os indivduos; tenciona exterminar as particularidades de cada sociedade, bem como isolar e alienar o homem de sua realidade. Por conseguinte, a aldeia global constitui uma nova forma de manifestao cultural. Oriunda de diversas culturas, mescla vrios elementos culturais e elimina os que vo

de encontro aos interesses do mundo global hegemnico. Provm de uma cultura, mas cria, ela prpria, uma cultura, na medida em que encaixa no seu processo gentico diferentes estratos culturais, mais ou menos acadmicos, mais ou menos independentes, mais ou menos economicistas. (BESSA, 2007).3

Concluses
Ciberespao, ciberntica, ciborgues. Infovias, informao, informacional. Tecnologia, mdia, convergncia. Sociedade da informao, sociedade em rede, sociedade ps-industrial. Muitos termos para designar o mesmo fenmeno: a cibercultura em toda sua expresso. Como principais caractersticas, a cibercultura favorece a fragmentao de identidades culturais e individuais; avana o processo de convergncia dos meios e das novas tecnologias; modica substancialmente comportamentos, tradies e inuencia a economia global. Em suma, transforma a sociedade ps-industrial como um todo, em todos os mbitos. Abstrai-se das recentes teorias acerca da era da globalizao indcios que apontam para um novo momento histrico do homem em relao s mquinas, cincia e s formas de se comunicar e transmitir conhecimento. Da mesma forma como foram importantes e determinantes as descobertas e transformaes por quais passaram as sociedades anDisponvel em: www.e-profe.net/ tecnologia/galaxia_internet.pdf.
3

www.bocc.ubi.pt

Byanka da Silva Arruda

teriores em seus diferentes tempos histricos, preciso atentar s mudanas que a sociedade da informao vem provocando na organizao e dinmica da vida humana. Neste novo tempo, tornou-se fato que o homem vem criando maneiras de interagir socialmente ao operar com as mediaes socioculturais proporcionados pelas infovias. Cabe reetir e planejar caminhos para que o desenvolvimento e expanso destas novas ferramentas tecnolgicas no transformem o ser humano, suas relaes de sociabilidade e afetividades estranhas sua realidade vivida.

das prticas miditicas da sociedade de massas s ciberculturas. So Paulo: Hacker Editores, 2002. MACHADO, Arlindo. O sujeito no ciberespao. In PRADO, Jos Luiz Aidar (Org): Crtica das prticas miditicas da sociedade de massas s ciberculturas. So Paulo: Hacker Editores, 2002 TAKASAHI, Todao. A sociedade da informao. In PERUZZO, Ciclia, BRITTES, Juara (Org): Sociedade da informao e novas mdias: participao ou excluso? So Paulo, INTERCOM, 2002. TOSCANI, Oliviero. A publicidade um cadver que nos sorri. So Paulo: Ediouro, 1996.

Referncias
ALMEIDA, Marco Antnio de. Mediaes tecnosociais e mudanas culturais na Sociedade da Informao. Disponvel: http://seer.ufrgs.
br/index.php/EmQuestao/ article/viewFile/12972/8746

Acesso: 27 de agosto de 2010. BESSA, Ftima. Abordagem Crtica Tecnologia Educativa. Disponvel em:
www.e-profe.net/tecnologia/ galaxia_internet.pdf Acesso: 28

de agosto de 2010. GABRIEL, Ivana Mussi. Herbert Marcuse: reexes sobre a sociedade tecnolgica. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/
doutrina/texto.asp?id=5503

Acesso: 27 de agosto de 2010. LEMOS, Andr. Aspectos da cibercultura Vida social nas redes telemticas. In: PRADO, Jos Luiz Aidar (Org). Crtica
www.bocc.ubi.pt

Vous aimerez peut-être aussi