Vous êtes sur la page 1sur 6

Pedaos da Sua Vida

Pra falarmos sobre valores sem entender um pouco da sua vida fica complicado. Por isso, comeamos a nossa reunio com a dinmica Pedaos da Sua Vida. Cada integrante recebeu uma folha com um corao, nela colamos algumas figuras que sejam significativas pra nossa vida que lembram nossa infncia, adolescncia, trabalho, famlia e o momento atual, mostrando fatos que foram tristes e alegres que contriburam com a formao da nossa vida. Temos como objetivo nos conhecer melhor e trocar que todos passam por momentos que mudam a nossa vida. 1. Fazer a comanda de encontrar e colar figuras relacionada a nossa vida. 2. Trocar relatos. 3. Ler o texto de apoio ao final.

texto

Marcas no Corao "Um jovem estava no centro da cidade, proclamando ter o corao mais belo da regio. Uma multido o cercou e todos admiravam seu corao. No haviam marcas ou qualquer outro defeito. Todos concordavam que aquele era o corao mais belo j visto. O jovem ficou muito orgulhoso por seu belo corao, mas repentinamente um velho apareceu diante de todos e disse: - O corao do jovem no to bonito quanto o meu! Todos ali olharam para o corao do velho que batia com vigor mas tinha muitas cicatrizes. Pedaos haviam sido removidos e outros colocados no lugar, mas no se encaixavam direito causando muitas irregularidades. Faltavam pedaos em diversos pontos do corao. O jovem olhou para o corao do velho e disse com ironia: - O senhor deve estar brincando... compare nossos coraes. O meu est perfeito, intacto e o seu uma mistura de cicatrizes e buracos! - Sim, - disse o velho. - o seu corao parece perfeito mas eu no trocaria o meu pelo seu. Veja, cada cicatriz representa uma pessoa para a qual eu dei o meu amor. Tirei um pedao do meu corao e o doei para cada uma dessas pessoas. Muitas delas retriburam-me com um pedao do prprio corao, para que eu o colocasse no meu, mas como os pedaos no eram exatamente iguais, h irregularidades. No entanto eu as estimo, elas me fazem lembrar do amor que compartilhamos. Algumas vezes, dei pedaos do meu corao a quem no me retribuiu. Por isso, h buracos, e eles doem. Ficam abertos, lembrando-me do amor que senti por essas pessoas... E ento, jovem? Agora voc entende o que a verdadeira beleza do corao? O jovem ficou calado e lgrimas escorriam pelo seu rosto. Ele aproximou-se do velho. Tirou um pedao de seu perfeito e jovem corao e o ofereceu ao velho, que retribuiu o gesto. O jovem olhou para o seu corao, no mais perfeito como antes, porm mais belo que nunca. Os dois se abraaram e saram caminhando lado a lado." Como deve ser triste passar a vida com o corao intacto..

Para que planejar aula?

O planejamento est presente em quase todas as nossas aes, pois ele norteia a realizao das atividades. Portanto, o mesmo essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindvel tambm na atividade docente. O planejamento de aula de fundamental importncia para que se atinja xito no processo de ensinoaprendizagem. A sua ausncia pode ter como consequncia, aulas montonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo contedo e tornando as aulas desestimulantes. De acordo com Libneo o planejamento escolar uma tarefa docente que inclui tanto a previso das atividades didticas em termos de organizao e coordenao em face dos objetivos propostos, quanto a sua reviso e adequao no decorrer do processo de ensino. Portanto, o planejamento de aula um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcanado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alteraes. Porm, apesar da grande importncia do planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades so desenvolvidas de forma desorganizada, no havendo assim, compatibilidade com o tempo disponvel. Entre os elementos que devem compor um plano de aula esto: - clareza e objetividade; - Atualizao do plano periodicamente; - Conhecimento dos recursos disponveis da escola; - Noo do conhecimento que os alunos j possuem sobre o contedo abordado; - Articulao entre a teoria e a prtica; - Utilizao de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensinoaprendizagem; - Sistematizao das atividades com o tempo;

- Flexibilidade frente a situaes imprevistas; - Realizao de pesquisas buscando diferentes referncias, como revistas, jornais, filmes entre outros; - Elaborao de aulas de acordo com a realidade sociocultural dos estudantes. Portanto, o bom planejamento das aulas aliado utilizao de novas metodologias (filmes, mapas, poesias, msicas, computador, jogos, aulas prticas, atividades dinmicas, etc.) contribui para a realizao de aulas satisfatrias em que os estudantes e professores se sintam estimulados, tornando o contedo mais agradvel com vistas a facilitar a compreenso.

10 MANDAMENTOS DE COMO PLANEJAR UMA AULA:

Ensinar bem ... saber planejar


O planejamento deve estar presente em todas as atividades escolares. Improvisos s vezes acontecem, mas no podem virar regra
10 MANDAMENTOS DE COMO PLANEJAR UMA AULA:
1 - ESQUEA A BUROCRACIA. Invente planos de aulas que sejam teis e que sejam fceis de mexer 2 - CONHEA BEM DE PERTO O SEU ALUNO. Pergunte-se sempre: O que meu aluno deve e pode aprender?, planeje a aula de forma fcil e objetiva. 3 - SE NECESSRIO, FAA UM PLANO DE AULA PARA CADA TURMA. O planejamento deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma. 4 - ESTUDE PARA ENSINAR BEM. Uma pessoa s pode ensinar aquilo que sabe, porm preciso, tambm, saber como ensinar. 5 - COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE. Voc deve saber se os temas trabalhados em sala so importantes do ponto de vista do aluno. 6 - DEFINA O QUE MAIS IMPORTANTE.

Os critrios para estabelecer o que mais importante ensinar devem ser as necessidades dos alunos. 7 - PESQUISE EM VRIAS FONTES. Toda aula requer material de apoio. Busque informaes em livros, em revistas, na Internet e etc. 8 - USE DIFERENTES MTODOS DE TRABALHO. Mtodos como: aulas expositivas, atividades em grupo e pesquisas so excelentes aliados! 9 - CONVERSE E PEA AJUDA. Converse com os colegas! Aproveite as reunies! 10 - ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA. Anote, no fim do dia, tudo o que voc fez em classe. Registre tudo que achar interessante. Esta uma forma de voc analisar o que est ou no dando certo em seu trabalho!

Vous aimerez peut-être aussi