Vous êtes sur la page 1sur 122

Formao de Consultores Mdulo SD

PARTE 1

Formao de Consultores Mdulo SD

Formao de Consultores Mdulo SD

ndice
Mdulo 1 .............................................................................................................. 5 Estrutura Organizacional............................................................................................ 5 Mdulo 2 ............................................................................................................ 19 Sntese do Processo de Vendas e Distribuio ........................................................ 19 Mdulo 3 ............................................................................................................ 36 Dados Mestre no Processo de Vendas e Distribuio ............................................. 36 Mdulo 4 ............................................................................................................ 55 Determinao de Dados no Documento de Vendas e Processamento Coletivo ..... 55 Mdulo 5 ............................................................................................................ 74 Verificao de Disponibilidade ................................................................................ 74 Mdulo 6 ............................................................................................................ 89 Processamento do Documento de Vendas.............................................................. 89 Mdulo 7 ............................................................................................................ 97 Controle dos Documentos de Vendas ..................................................................... 97 Mdulo 8 .......................................................................................................... 117 Transaes Especiais .............................................................................................. 117

Formao de Consultores Mdulo SD

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 1
Estrutura organizacional
Viso geral do Mdulo
Este mdulo descreve o conceito das estruturas organizacionais no processo de vendas e distribuio.

Formao de Consultores Mdulo SD


Lio: Estrutura gerais de vendas e distribuio

Viso geral da lio


Esta lio demonstra a estrutura organizacional da IDES Inc.

Estrutura organizacional da IDES Inc.

IDES US IDES AG
FRANKFURT NOVA YORK

A definio da estrutura organizacional uma das etapas mais importantes em todo o SAP R/3. Faz parte de um dos 3 pilares para o correto funcionamento do processo de vendas e distribuio. Os outros 2 pilares aprenderemos no decorrer dos mdulos. A definio da estrutura organizacional exige uma anlise severa pois baseado nela sero criados os documentos de onde sairo os relatrios gerenciais para a empresa como um todo. O treinamento bem como os exerccios utilizam a empresa IDES como um exemplo. IDES significa Sistema de avaliao e demonstrao na Internet (Internet Demonstration and Evaluation System).

Formao de Consultores Mdulo SD

Estruturas vendas e distribuio IDES Estruturas gerais de vendas da IDES


IDES AG

Vendas Frankfurt

Vendas Berlin

Revendedor

Servio

Lojas da cadeia

Cliente Industrial

Motos

Servios

Alimentos

Tintas

O IDES AG possui duas filiais para as suas atividades de vendas e distribuio, vendas Frankfurt e Berlin. Os materiais com diferentes linhas de produtos, como motos e servios, so distribudos via Frankfurt, por diferentes canais de distribuio.

Estrutura de fornecimento IDES

Vendas Frankfurt

Vendas Berlin

Centro Distr. Hamburgo

Centro Distr. Dresden

Centro Distr. Berlim

Standard

Express

Standard

Standard

Esta ilustrao demonstra a estrutura de fornecimento na IDES AG, independentemente do sistema (utilizando termos empresariais gerais). Antes de confirmar uma ordem para um cliente, o IDES AG verifica de que centro de

Formao de Consultores Mdulo SD


distribuio do depsito deve ser fornecido o material e se existe estoque suficiente disponvel. O fornecimento de mercadorias normalmente organizado nestes locais. Estas instalaes no esto disponveis em todos os locais onde se fabricam os produtos. Para responder a solicitaes urgentes de clientes, o centro de distribuio do centro de distribuio em Hamburgo pode organizar remessas expressas.

Estruturas vendas e distribuio no SAP - Sntese

Empresa (FI) rea de vendas : (SD) Organizao de vendas Canal de disribuio Setor de atividade Centro (MM) Depsito (MM) Local de expedio (SD)

Documento
_______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ _______________________ ______________________

Voc deve ter a estrutura empresarial de sua companhia baseado nos dados organizacionais do SAP R/3 para que seja possvel o processamento dos documentos de vendas e distribuio no SAP R/3. Por exemplo, sem a rea de vendas definida impossvel criar uma ordem de venda no SAP R/3. Toda transao ocorre dentro de uma estrutura organizacional. Os dados organizacionais so o alicerce de um prdio por exemplo, sendo assim, defin-los corretamente essencial para o sucesso em toda a cadeia de vendas e distribuio. Caso a estrutura organizacional tenha que ser alterada, uma vez j definida e utilizada, o processo de alterao exaustivo e demorado. Unidades organizacionais como organizao de vendas, canal de distribuio e setor de atividade so exclusivas do processo de vendas e distribuio. Outras unidades organizacionais como centro, depsito e empresa j so compartilhadas como outros mdulos do SAP R/3.

Formao de Consultores Mdulo SD


Lio: Estrutura gerais de vendas e distribuio no SAP R/3

Viso geral da lio


Esta lio apresenta elementos organizacionais disponveis no sistema.

Mandante

Unidade tcnica autnoma onde so arquivados os dados gerais utilizados para vrias estruturas organizacionais.

O mandante uma unidade dentro de um sistema da SAP que autocontido em termos legais e organizacionais e em termos de dados, com registros mestre separados e um conjunto independente de tabelas. De um ponto de vista empresarial, o mandante representa um grupo corporativo, por exemplo. O mandante o nvel hierrquico mais elevado no sistema da SAP. Especificaes ou dados entrados neste nvel aplicam-se a todas as empresas e a todas as outras unidades organizacionais. Sendo assim, no necessrio entrar no sistema as especificaes e os dados no nvel do mandante mais de uma vez. Isso garante um status uniforme dos dados. O mandante definido de forma nica no sistema atravs de uma chave numrica de trs dgitos. Caractersticas da unidade organizacional Mandante: Faz parte da contabilidade financeira. Tm seus prprios registros mestre e conjuntos de tabelas. possvel criar vrias empresas para cada mandante, porm obrigatrio criar pelo menos uma empresa. Os dados entrados neste nvel so vlidos para todas as empresas. necessrio existir pelo menos uma unidade organizacional Mandante (obrigatrio). Os usurios devem entrar uma chave de mandante (Client) quando fazem o logon no sistema SAP. Isto define o mandante em que pretendem trabalhar, observe a figura a seguir.

Formao de Consultores Mdulo SD

Empresa

Entidade legal e unidade contbil independente de onde so extrados balanos e demonstraes de resultados exidos por lei. Possui relacionamento com outras unidades organizacionais tais como : Empresa - Organizao de Vendas e Empresa Centro : 1 <-> N

Unidade organizacional cuja responsabilidade de criao do mdulo de FI Finanas. Uma ou mais organizaes de vendas so associadas a uma Empresa. O Mdulo SD responsvel por atribuir s organizaes de vendas com a respectiva empresa. Um ou mais centros so associados a uma empresa. O mdulo MM responsvel por atribuir os centros com a respectiva empresa. * * Sugesto : Sempre criar sua unidade organizacional com cpia de unidades organizacionais standard existentes, pois desta forma o sistema j traz todas as informaes relevantes na cpia. Isto vale para toda e qualquer configurao. Cada empresa representa uma unidade que efetua balano. Vrias empresas podem utilizar o mesmo plano de contas.

10

Formao de Consultores Mdulo SD

Organizao de vendas

Unidade organizacional responsvel por vender e distribuir produtos e servios bem como negociar termos e estratgias de vendas. Possui relacionamento com outras unidades organizacionais tais como : Empresa Organizao de vendas : 1 <-> N Organizao de vendas Canal de Distribuio : N <-> N
Uma unidade organizacional que subdivide um empreendimento de acordo com as necessidades de Vendas. A organizao de vendas responsvel pela venda de materiais e servios Devemos ter pelo menos 01 organizao de vendas para que o seja possvel o processamento dos documentos de vendas no SAP R/3 Uma estrutura organizacional enxuta frequentemente muito melhor do que uma complexa, trazendo assim benefcios como por exemplo na atualizao dos dados mestre. Tente ter 01 organizao de vendas por empresa. Caso contrrio, um timo argumento de negcio deve ser exposto para comprovar a necessidade de mais 01 organizao de vendas por empresa.. Uma regra para tentar identificar ou no a necessidade de termos mais de uma organizao de vendas por empresa questionar se o material pode ser vendido em ambas organizaes de vendas para aquela empresa. Se a resposta for sim, realmente apenas uma organizao de vendas deve ser criada. Uma organizao de vendas atribuda exclusivamente a uma empresa porm possvel atribuir mais de uma organizao de vendas a uma empresa. Uma organizao de vendas pode ter vrios canais de distribuio e um canal de distribuio pode estar atribudo em vrias organizaes de vendas. Nos relatrios de vendas, a organizao de vendas o mais elevado nvel de totalizao. Todos os documentos de vendas e distribuio, ou seja, todas as ordens, remessas e documentos de faturamento so atribudos a uma organizao de vendas.

11

Formao de Consultores Mdulo SD

Alguns exemplos de canal de distribuio so : venda via internet, varejo, venda direta, atacado etc Voc pode associar o canal de distribuio com uma ou mais de uma organizaao de vendas. O cliente pode estar associada a mais de um canal de distribuio, dependendo da sua estratgia de mercado. O dado mestre de material pode ser mantido em diferentes vises de organizao de vendas e canal de distribuio, permitindo assim diferentes dados para serem acessados, por exemplo o centro fornecedor. Pelo canal de distribuio possvel definir responsabilidades, realizar preos flexveis e diferenciar estatsticas de vendas. possvel configurar canais de distribuio de acordo com a estratgia de mercado ou organizao interna da sua empresa. Uma organizao de vendas pode ter vrios canais de distribuio e um canal de distribuio pode estar em varias organizaes de vendas.

12

Formao de Consultores Mdulo SD

Setor de atividade

Representa uma linha de produtos como por exemplo motos, peas de reposio, servios etc Possui relacionamento com outra unidade organizacional : Organizao de vendas Setor de atividade : N <-> N

Um setor de atividade pode representar um determinado grupo de produtos. Por isso, voc pode, por exemplo, limitar acordos sobre preos com um cliente a um determinado setor de atividade. Alm disso, voc pode realizar anlise estatstica por setor de atividade. Voc pode associar o setor de atividade com uma ou mais organizaes de vendas. Voc pode agrupar materiais e servios utilizando o setor de atividade. Para utilizar as funes de vendas e distribuio no sistema, voc necessita de pelo menos um setor de atividade.

Local de expedio

O local de expedio a unidade organizacional da expedio de nvel mais elevado onde so controladas as atividades de expedio. Possui relacionamento com outra unidade organizacional : Centro Local de expedio : N <-> N
Cada remessa processada por um nico local de expedio.

13

Formao de Consultores Mdulo SD


O local de expedio o lugar onde as remessas so processadas dentro do centro sendo a unidade organizacional responsvel pelo processamento de entregas e expedio. Pode ser uma rampa de carga, uma sala de malotes, uma agncia dos correios, um terminal rodovirio ou um grupo de funcionrios responsveis pela organizao das remessas. Podendo ser um local fsico ou um grupo de empregados responsveis pela organizao de remessas urgentes por exemplo. Cada remessa processada por um nico Local de Expedio. A atribuio organizacional do local de expedio executada no nvel do centro. possvel atribuir mais de um Local de Expedio a um Centro. Tambm possvel atribuir mais de um Centro a um Local de Expedio (recomendvel para centros que ficam prximos um dos outros).

rea de vendas

1 FRANKFURT

2 BERLIN

2 VAREJISTA

5 INTERNET

1 ATACADISTA

2 MOTOS

3 PEAS

3 PEAS

2 MOTOS

1 BOMBAS

1 2 2

1 2 3

1 5 3

2 1 2

2 1 1

A rea de vendas a combinao de uma organizao de vendas, um canal de distribuio e um setor de atividade. A rea de Vendas define o canal de distribuio que uma organizao de vendas utiliza para vender produtos de um determinado setor de atividade. Uma empresa pode ter mais de uma rea de vendas, porm uma rea de vendas pode pertencer somente a uma empresa. Esta relao criada por meio da atribuio da organizao de vendas. Cada documento de vendas e distribuio atribudo apenas a uma rea de vendas, no sendo possvel modificar esta atribuio. O SAP acessa diversos dados mestre (cliente, material, preos e descontos) e tambm executa vrias verificaes na configurao de acordo com a rea de Vendas. Obs: O Setor de Atividade e o Canal de Distribuio so atribudos Organizao de Vendas. Portanto, somente depois destas atribuies possvel formar a rea de Vendas. A rea de vendas geralmente utilizada como filtro para a extrao de relatrios. Todos os dados relevantes de vendas so definidos a partir de uma rea de vendas. possvel definir preos por rea de vendas. Tambm possvel controlar a configurao baseada na rea de vendas como por exemplo, permitir que somente determinados tipos de ordem (ex: Remessa em Bonificao) seja utilizada somente em determinadas reas de

14

Formao de Consultores Mdulo SD


vendas. Os registros mestres so multiplicados por cada elemento organizacional adicional que existir. Se fizermos um exerccio considerando um nmero mnimo de 10 clientes que compra nas 5 reas de vendas, j teremos 50 vises de reas de vendas para clientes. Portanto, temos sempre que pensar na manuteno dos dados mestre bem como da configurao SD. Vale ressaltar que os dados mestre relevantes so atualizados para cada rea de vendas, por exemplo: Dados mestre de cliente relevantes para vendas Dados mestre de material relevantes para vendas (o setor de atividade um campo geral do mestre de materiais; como resultado, somente possvel atribuir um material a um setor de atividade.) Condies (preos, descontos/sobretaxas) Como dito anteriormente no slide que refere organizao de vendas, h muitas vantagens em termos uma estrutura de vendas enxuta, pois desta forma temos o benefcio da simplificao da atualizao de dados mestre bem como de configuraes gerais como por exemplo, determinao de preos etc Como concluso, voc deve tentar manter a estrutura organizacional de rea de vendas o mais simples possvel.

Relao entre Centro e Empresa

Centro 1000 Hamburgo

Empresa 1000

Centro 1400 Stuttgart

Centro 1100 Berlim

Empresa 3000 Centro 3200 .......

Centro 3100 ......

Centro 3300 ......

Cada centro atribudo exclusivamente a uma empresa. Uma empresa pode ter um ou mais centros.

15

Formao de Consultores Mdulo SD

Relao entre Centro e Depsito


Centro ( fornecedor )

1 2

1 2

2 2

Centro 1

Centro 2

Centro 3

Depsito

O Centro uma unidade organizacional de logstica que estrutura a Empresa a partir de perspectivas de produo, suprimento, manuteno, vendas, armazenagem e planejamento de materiais. Pode ser uma instalao fabril, uma planta, um agrupamento de depsitos, um centro de distribuio, manuteno ou um local de prestao de servios. De um ponto de vista da administrao de materiais, um Centro , acima de tudo, um local onde se guarda o estoque de material. Na produo, um centro representa uma instalao de produo. Em vendas e distribuio, um centro representa o local de onde os materiais e servios so distribudos, e corresponde a um centro de distribuio. necessrio existir, pelo menos, um centro para utilizar as funes de vendas e distribuio no sistema SAP. O centro fundamental para a determinao do local de expedio. Para que um centro fornea mercadoria a clientes, ele deve ser configurado como um centro fornecedor, no Customizing conforme ilustra figura acima, atribudo organizao de vendas e ao canal de distribuio. O centro no atribudo a rea de vendas inteira. Um centro pode ser atribudo a vrias organizaes de vendas/ canais de distribuio (como o centro fornecedor). Um centro pode ter vrios Depsitos. Tanto o centro quanto o depsito so unidades organizacionais que podem ser utilizadas por todas as reas de logstica do sistema. Durante o processo de vendas, os centros fornecedores so utilizados primeiro para verificar os estoques e, posteriormente, para fornecer as mercadorias solicitadas pelo cliente. Para realizar vendas Interempresariais, o centro fornecedor tambm pode pertencer a uma Empresa independente do grupo empresarial (ou seja, o centro pertence a uma empresa diferente da organizao de vendas).

16

Formao de Consultores Mdulo SD


Atribuio da unidade organizacional Diviso 1

3
A Diviso uma unidade organizacional definida na contabilidade financeira (FI), que permite que sejam gerados balanos por reas de negcio por motivos contbeis. possvel utilizar divises para calcular demonstraes de resultados independente da empresa. As divises no so limitadas por empresas. Se FI decidir utilizar a diviso, toda transao no SAP R/3 estar associada diviso bem como tambm empresa. Suponha que a mercadoria X vendida em 2 diferentes centros e a rea financeira queira analisar os relatrios por cada um dos centros. Desta forma, deve ser definido 2 divises e ento fazer a associao no Customizing baseado nos centros (centro a centro). Aps o faturamento ser possvel analisar o relatrio financeiro planta a planta ou no nvel da empresa. Uma empresa pode ser dividida em mltiplas divises e uma diviso tambm pode ser compartilhada por vrias empresas. A utilizao desta unidade organizacional opcional. Em lanamentos efetuados em vendas e distribuio, a diviso pode ser derivada automaticamente. Esto previstas trs regras para a determinao da diviso no sistema standard SAP: Regra 1: Atribuio da diviso por centro e setor de atividade Regra 2: Atribuio da diviso por rea de vendas Regra 3: Atribuio da diviso por centro e setor de atividade do item

17

Formao de Consultores Mdulo SD

Escritrio de vendas e equipe de vendas


1000 10 00

ESCRITORIO VENDAS ESCRITORIO VENDAS REGIO SUL REGIO SUL

ESCRITORIO VENDAS ESCRITORIO VENDAS REGIO SUL REGIO SUL

EQUIPE VENDAS EQUIPE VENDAS A A

EQUIPE VENDAS EQUIPE VENDAS B B

EQUIPE VENDAS EQUIPE VENDAS A A

EQUIPE VENDAS EQUIPE VENDAS C C

FUNC. A FUNC. A

FUNC. B FUNC. B

FUNC. C FUNC. C

FUNC. D FUNC. D

FUNC. A FUNC. A

FUNC. B FUNC. B

FUNC. E FUNC. E

O escritrio de vendas define aspectos geogrficos das estruturas de vendas. Pode ser considerado como um local fsico, um territrio ou regio. Os escritrios de vendas podem ser atribudos a vrias reas de vendas. O escritrio de vendas uma unidade organizacional opcional e pode se tornar obrigatria utilizando por exemplo a funcionalidade de dados incompletos para o documento de vendas. As equipes de vendas so formadas por vendedores e atribudas ao escritrio de vendas. Esta relao N <-> N. A equipe de vendas tambm uma unidade organizacional opcional podendo tambm se tornar obrigatria via funcionalidade de dados incompletos para o documento de vendas. O vendedor um empregado da empresa e pode estar atribudo a um ou mais escritrio e equipe de vendas no registro mestre de vendedor, no mdulo HR (Human Resources)

Sntese de relacionamentos
1 1

EMPRESA
N N N N

ORGANIZAO DE VENDAS
N

CENTRO
1 N N N

CANAL DE DISTRIBUIO

SETOR DE ATIVIDADE

DEPSITO
N

18

LOCAL DE EXPEDIO

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 2
Sntese do processo de vendas e distribuio
Viso geral do Mdulo
Este mdulo aborda de uma forma genrica a cadeia de processo em vendas e distribuio onde inicia-se na fase de pr-vendas e conclu-se no faturamento, etapa final do processo.

19

Formao de Consultores Mdulo SD


Lio: Sntese do processo

Viso geral da lio


Esta lio fornece uma sntese de processos de vendas e distribuio.

A figura acima ilustra o processo padro de vendas e distribuio de onde inicia-se numa fase de pr-vendas onde so criadas a solicitao de cotao e cotao - passo este considerado como opcional pelo standard SAP - passando pela criao da ordem de venda, criao da remessa e por fim a criao da fatura. Todos os passos acima so gravados no sistema em forma de documento. Por exemplo, os documentos solicitao de cotao, cotao e ordem de venda so conhecidos como documento de vendas. Durante o curso aprenderemos outros processos que englobam outros documentos de vendas. Com exceo da solicitao de cotao todos os documentos acima so criados com referncia ao documento precedente. Desta forma, o contedo informado no primeiro documento transferido para o documento subsequente e assim sucessivamente. Os documentos do processo de vendas e distribuio esto interligados por intermdio do fluxo de documentos. A partir do fluxo de documentos possvel acessar a posio atual do respectivo processo a qualquer momento. Dependendo do documento em que voc consultar o fluxo de documentos, so exibidos todos os documentos relevantes. O fluxo de documentos pode ser analisado tanto no nvel do cabealho quanto no nvel do item e tem como principal objetivo fornecer o status do processo de uma forma eficaz para o cliente. O SAP R/3 um software ERP que se integra em diferentes reas no negcio (tais como vendas, compras e produo). O SAP fornece uma gama de funcionalidades em cada uma das reas do negcio sem inconvenientes para integrar um processo ao outro. Estas aplicaes atualizam e processam transaes em tempo real, permitindo aparentemente integrao e comunicao sem esforo entre as reas do negcio. Por exemplo, voc pode criar um documento de faturamento proveniente do mdulo SD e liber-lo para a Contabilidade, sem ter que esperar ao final do dia para a devida integrao com a rea financeira.

20

Formao de Consultores Mdulo SD

21

Formao de Consultores Mdulo SD

No sistema da SAP R/3 , possvel registrar diferentes contatos nos quais fazemos com nossos parceiros de negcios em nosso dia a dia. Contatos estes como um telefonema, uma visita tcnica, uma reunio etc.. Alm disso tambm possvel gravar registros de respostas a consultas telefnicas de um determinado cliente. Outra possibilidade de atividade de pr-vendas so a criao dos documentos em SD conhecidos como Solicitao de Cotao e Cotao. Uma das utilidades de captao destas informaes de pr-vendas servem para planejar e avaliar as suas estratgias de marketing e vendas como uma base para estabelecer relaes comerciais a longo prazo com os seus clientes como por exemplo rastreando vendas perdidas baseado em cotaes que no foram convertidas em faturamento. A cotao o documento criado antes da ordem de venda e depois da solicitao de cotao. utilizado como um acordo proposto de preo e quantidade para um determinado produto ou servio vlido por um perodo (De-At). A cotao pode possuir preos e divises de remessa. Pode tambm ter tipos de mensagem definido bem como verificao de crdito ativada. A cotao geralmente utilizada no processo para determinar se o produto estar disponvel na hora certa para o cliente com o preo correto. Ento, uma vez concretizada a cotao, uma ordem de venda ser criada com referencia cotao. A partir de ento, dependendo do customizing, os dados de cabealho, elementos de preo, produtos etc.. sero copiados para a ordem de venda. recomendvel que se ative a funo para verificao de cotaes situada no customizing, no tipo de documento de venda. Uma vez ativado, sempre que for criada uma ordem de venda, o sistema avisar que existem cotaes pendentes para o cliente, caso estiver ativo por cabealho ou para o produto, caso estiver ativo por item e etc...

22

Formao de Consultores Mdulo SD

A ordem de venda um documento onde registrado a solicitao de mercadorias ou servios por parte do seu cliente. A ordem de venda possui todas as informaes relevantes para o processamento da solicitao do cliente ao longo de todo o ciclo do processo de vendas e distribuio.

23

Formao de Consultores Mdulo SD

O suprimento da ordem de venda pode ser feito de diferentes maneiras dependendo do material e das transaes de vendas, tendo como possibilildades : Verificar a partir de um estoque disponvel, conhecido como verificao make-to-stock.; Acionar uma produo Make-to-Order;

Ser garantido por reabastecimento (requisio de compra ou pedido de compra por exemplo); Organizar a entrega da mercadoria por meio de outro depsito (partindo de transferncia de estoque).

O processamento de entregas em vendas e distribuio inicia-se a partir da criao do documento de remessa.. Nele, controlamos e monitoramos diversos sub-processos na expedio, como: Picking, via SD ou WM Warehouse Management (sub-modulo do MM) Embalagem (dependendo da configurao, no obrigatrio) Planejamento (opcional) e programao do transporte, quando utilizado o mdulo de TM Transportation Management.

Lanamento da sada de mercadorias

24

Formao de Consultores Mdulo SD


Como a remessa criada com referncia ordem de venda, todas as informaes relevantes para o processamento da expedio j so determinados automaticamente na criao com referncia, como por exemplo informaes de cliente, produto, quantidades, datas etc... A criao de uma ordem de transferncia (OT) inclui a cpia de dados da remessa para a ordem de transferncia para o processamento no depsito. A ordem de transferncia fundamental para o controle do movimento de mercadorias no depsito. Com a ordem de transferncia temos a informao de onde e para onde o produto ser movimentado, dentro do depsito. O lanamento da sada de mercadorias ocasiona uma atualizao do estoque baseada na quantidade do produto vendido/ deixado no respectivo centro. Alteraes baseadas em valor so feitas para as contas relevantes do balano na contabilidade financeira.

O documento de faturamento a ltima etapa do processo de vendas e distribuio. Na fatura esto contidas informaes provenientes tanto da ordem de venda quanto da remessa. Sendo assim, possvel termos em uma nica fatura tanto itens de servio vindos da ordem de venda, quanto itens de material, vindos da remessa. Uma vez gravada a fatura, automaticamente criado o documento contbil que por sua vez transferido para a Contabilidade Financeira em paralelo gerando assim um lanamento de dbito contra o cliente e uma lanamento de receita para a empresa.. possvel visualizar o documento contbil tambm no fluxo de documentos de SD. Enquanto o cliente no liquida a fatura, o status do documento contbil fica como pendente. Aps paga a fatura pelo cliente, o status do documento contbil passa para liquidado.

25

Formao de Consultores Mdulo SD

O slide acima representa o processo de vendas e distribuio da forma mais completa possvel, com todos alternativas de tipos de documento que podem ser utilizados na fase de pr-vendas, partindo ento para o processamento da venda, passando pela expedio onde so criados sub-processos da remessa para que a expedio seja concluda e por fim permitir a criao do documento de faturamento. Os pilares na vertical do lado direito do slide representam as integraes com os mdulos MM e PP. J o pilar na vertical do lado esquerdo representa a integrao com as estruturas SIS, havendo a a possibilidade de extrao de informaes de todo o processo de vendas e distribuio. Para concluir, a faixa horizontal representa a integrao contbil tanto na baixa da mercadoria quanto na gerao da fatura quando temos o lanamento do contas a receber.

26

Formao de Consultores Mdulo SD


Lio : Processamento de vendas Viso geral da lio
Esta lio apresenta as diferentes maneiras de se processar os documentos de vendas e abordando tambm a estrutura de um documento de venda.

possvel criar ordens de venda com referncia a outros documentos, desde que haja uma certa coerncia. Como exemplo, temos a criao da ordem de venda com referncia cotao, sendo que ainda assim podemos ter diferentes situaes, conforme ilustrada no slide acima. Na 1 opo temos 02 cotaes que por questes de similaridade, foram absorvidas em uma nica ordem de venda. J na 2 opo temos 1 cotao por conseqncia foram geradas 02 ordens de venda. Neste exemplo podemos entender que o cliente solicitou 10 unidades do produto em uma data e as outras 10 unidades restantes, em uma data posterior.

27

Formao de Consultores Mdulo SD

A estrutura do documento de vendas formada por 3 nveis : Cabealho : Onde encontramos informaes vlidas para o documento como um todo. Informaes que tem relacionamento com o cliente. Item : Onde encontramos informaes vlidas somente para o item em questo, uma vez que possvel ter mais de um item por cada documento de venda. Sendo assim, os dados de item do documentos so independentes um do outro, ou seja, cada um possui seu respectivo preo, quantidade etc. Uma vez que podemos ter diferente itens num mesmo documento de venda, isso nos abre a possibilidade de termos itens cuja categoria possa ser diferenciada. Por exemplo, podemos ter num mesmo documento de venda itens de servio e itens de material , cada um com sua respectiva categoria. Divises da remessa : As divises de remessa contm quantidades da remessa e datas de remessa que por sua vez pertencem a um item. Cada item a ser includo em uma entrega no processo de vendas e distribuio, deve ter pelo menos uma diviso da remessa. O item pode ter vrias divises da remessa, por exemplo, quando a quantidade pedida deve ser fornecida em vrios fornecimentos parciais, em diferentes datas. Os dados dos documentos de venda podem ser lidos e processados em diferentes vises. As vises agrupam-se em telas de sntese, cabealho e de item. Por regra, um novo documento de vendas entrado na tela de sntese.

28

Formao de Consultores Mdulo SD

Lio : Processamento de entregas e expedio Viso geral da lio


Esta lio apresenta as algumas das possibilidades de se processar as remessas no processo de expedio.

Uma vez que a ordem de venda estiver pronta para iniciar o processo de expedio, a remessa pode ser criada. As remessas so criadas a partir das ordens de venda. Podemos combinar mais de uma ordem de venda em uma nica remessa ou termos duas remessas originando-se mesma ordem de venda. Para combin-las corretamente, as ordens devem corresponder s caractersticas essenciais no processamento da remessa, por exemplo: Mesmo local de expedio ? Mesma data desejada de remessa ? Mesmo recebedor da mercadoria ? Na 1 opo temos 02 ordens de venda que por questes de similaridade, foram absorvidas em uma nica remessa. J na 2 opo temos 1 ordem de venda que por conseqncia foram geradas 02 remessas. Neste exemplo podemos entender por exemplo que o local de

29

Formao de Consultores Mdulo SD


expedio dos itens da ordem de venda eram diferentes. Por isso o split de remessas. O sistema pode criar remessas on-line ou como um job em background a ser executado durante as horas de baixa atividade.

A remessa formada por 2 nveis : Cabealho : Onde encontramos informaes vlidas para o documento como um todo. Informaes que tem relacionamento com o cliente recebedor da mercadoria bem como prazos para o processamento de entregas e expedio. Item : Onde encontramos informaes vlidas somente para o item em questo, uma vez que possvel ter mais de um item para cada remessa. Isso inclui, por exemplo, informaes sobre materiais, quantidades e pesos. Ao contrrio dos documentos de vendas, os documentos de remessa no contm divises de remessa. Cada diviso de remessa no documento de vendas pode se tornar um item no documento de remessa. Para garantir que os documentos de remessa so processados eficientemente, os dados podem ser lidos e processados em diferentes vises. As vises agrupam-se em telas de sntese, cabealho e de item.

30

Formao de Consultores Mdulo SD

Criao da OT (Ordem de Transferncia)

Uma ordem de transferncia (O.T.) criada sempre para uma remessa. uma ordem de transferncia gerada para um determinado nmero de depsito. O sistema copia os dados relevantes da remessa para a OT. possvel combinar mais de uma entrega em um grupo de ordens de transferncia , desde que seja utilizado o mesmo nmero de depsito. possvel limitar ainda mais a seleo de entregas por meio da data de picking e da seleo de determinados locais de expedio, por exemplo via monitor de entregas. Para otimizar o picking, voc pode criar listas de picking que contm materiais de mltiplas entregas. Para aliviar o trabalho do operador de picking, voc pode ordenar a lista de acordo com a posio no depsito. O sistema pode criar ordens de transporte on-line ou como um job em background a ser executado durante as horas de baixa atividade.

31

Formao de Consultores Mdulo SD

Ao lanar a sada de mercadorias, algumas atualizaes so feitas no sistema: A quantidade na administrao de estoques e as necessidades de fornecimento no planejamento de materiais so atualizadas; A modificao do valor nas contas do balano para a contabilidade de materiais lanada (os lanamentos do documento contbil relevante baseia-se no custo do material); O sistema cria outros documentos para a contabilidade financeira; A lista de documentos de faturamento a fazer gerada; O status em todos os documentos de vendas associados atualizado.

32

Formao de Consultores Mdulo SD


Criao da fatura

Pagador ? Data de faturamento ? Pas de destino ?

O processo de faturamento a ltima etapa do processo de vendas e distribuio. Nesta etapa, somos permitidos a faturar o cliente pelos produtos ou servios prestados. Geralmente esta etapa ocorre aps o processamento da remessa ter sido concludo. A fatura pode ser criada tanto com referncia ordem de venda quanto remessa podendo conter numa mesma fatura tanto itens de servio provenientes da ordem de venda quanto itens de material provenientes da remessa. O sistema pode combinar vrias entregas em um documento de faturamento, desde que elas possuam as mesmas caractersticas, como: Pagador Data do faturamento Pas de destino O sistema pode criar faturas on-line ou como um job em background a ser executado durante as horas de baixa atividade.

33

Formao de Consultores Mdulo SD


Estrutura da fatura
CABEALHO CABEALHO

ITEM 10

ITEM 20

A fatura formada por 2 nveis : Cabealho : Onde encontramos informaes vlidas para o documento como um todo e basicamente dado que possui relacionamento com o cliente pagador e data do faturamento. Item : Onde encontramos informaes vlidas somente para o item em questo, uma vez que possvel ter mais de um item para cada fatura. Isso inclui, por exemplo, informaes sobre materiais, quantidades faturadas e preos. Para garantir que os documentos de remessa sejam processados eficientemente, os dados podem ser lidos e processados em diferentes vises. As vises agrupam-se em telas de sntese, cabealho e de item.

34

Formao de Consultores Mdulo SD


Efeitos da criao da fatura

Crdito Cr

Ordem de Venda
____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________

FI

Remessa
__________________ __________________ __________________ __________________ __________________ __________________ __________________

SIS

Quando voc grava o documento de faturamento, o sistema gera automaticamente todos os documentos necessrios para a contabilidade. O sistema executa um lanamento de dbito na contabilidade, na conta de contas a receber Cliente, e um lanamento de crdito na conta de receitas. O documento contbil identifica todos os lanamentos subseqentes na contabilidade financeira que se referem determinao do preo em SD, como as contas a receber em contas Fornecedor ou as vendas lquidas obtidas e impostos nas contas relevantes do Razo. Quando voc grava o documento de faturamento, o sistema pode gerar automaticamente outros documentos para a Contabilidade financeira (para os componentes de Controlling e para a demonstrao de resultados, por exemplo). Quando o documento de faturamento lanado, tambm ocorre o seguinte: O status de todos os documentos relacionados de vendas, remessa e faturamento atualizado; atualizada a estatstica de vendas no sistema de informao de vendas; So atualizados os dados ao consumo do limite de crdito do cliente.

35

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 3
Dados mestre no processo de vendas e distribuio
Viso geral do Mdulo
Este mdulo abrange os dados mestre mais relevantes para o processo de vendas e distribuio.

36

Formao de Consultores Mdulo SD


Lio: Mestre de clientes

Viso geral da lio


Esta lio demonstra a estrutura e a funo do dado mestre de clientes.

Esta transao representa um menu especfico de dados mestre. Todos os dados mestre de SD que precisarem ser registrados, podem ser localizados no menu informado.

37

Formao de Consultores Mdulo SD

Quando voc cria um dado mestre de cliente, o sistema reconhece quais campos so relevantes, ou seja, se os campos devem ser ocultados, obrigatrios, facultativos ou apenas exibidos na tela utilizando o grupo de conta. Geralmente no necessrio todos os campos disponibilizados pelo SAP R/3 e desta

38

Formao de Consultores Mdulo SD


forma voc pode utilizar o grupo de conta para ocultar os campos irrelevantes. Por exemplo, o grupo de conta Recebedor da Mercadoria no precisa da informao condio de pagamento, ento neste caso vc pode ocult-lo para o grupo de conta Recebedor da Mercadoria (no standard SAP = 0002). Alm da definio dos campos relevantes, outras funes so ativadas no grupo de contas, como : Atribuio do intervalo de numerao; Definio do cliente ocasional; Atribuio do esquema de mensagem; O grupo de contas definido no Customizing de Finanas, porm a responsabilidade da criao e manuteno de SD. Os grupos de contas standard mais utilizados so : 0001 Emissor da Ordem 0002 Recebedor da Mercadoria 0003 Pagador 0004 Recebedor da Fatura

O dado mestre a base de todo processamento transacional. A criao, manuteno e governana dos dados mestre so de responsabilidade de diferentes mdulos dentro do SAP R/3. O dado mestre do cliente dividido em 3 principais vises/ categorias :

39

Formao de Consultores Mdulo SD


Dados bsicos : Os dados contidos nesta rea permanece a mesma para o cliente independente de quantas reas de vendas ele compra de sua companhia. Os dados mais relevantes informados nesta rea so dados referente ao endereo bem como dados de pessoa de contato do cliente. Dados de rea de vendas : O cliente deve estar relacionado a pelo menos uma (01) rea de vendas para que o sistema permita a criao do documento de vendas (como ex: a ordem de venda) utilizando o respectivo cliente. Tambm possvel que o cliente esteja em mais de uma (01) rea de vendas. Desta forma, podemos ter diferentes informaes para cada uma destas reas de vendas, lembrando que sempre com o mesmo cdigo de cliente. Por exemplo: se o cliente preferir que o escritrio de vendas seja diferenciado para uma rea de vendas especfica (XX10 10 00), quando a ordem de venda for criada para esta rea de vendas o sistema trar o escritrio de vendas da respectiva rea de vendas. Dados da empresa : O cliente deve tambm estar associado aos dados da empresa. Estes dados so utilizados pela contabilidade financeira e sem esta associao ao cliente, no possvel concluir o processo de vendas e distribuio. No diferente dos dados de rea de vendas, possvel tambm que o cliente esteja em mais de uma (01) empresa. Desta forma, podemos ter diferentes informaes para cada uma destas empresas, lembrando que sempre com o mesmo cdigo de cliente. O mestre de clientes inclui todos as informaes necessrios para o processamento de documento de vendas, remessas, faturas e pagamentos de clientes.

40

Formao de Consultores Mdulo SD

As seguintes fichas de registro esto disponveis para a viso de dados gerais : Endereo Dados de controle Operaes de pagamento Marketing Pontos de descarga Dados de exportao Pessoas de contato Reforando, a viso de dados gerais atualizada independentemente das vises de dados de rea de vendas e dados de empresa. As seguintes fichas de registro esto disponveis para a viso de dados da empresa : Administrao de contas Pagamentos Correspondncia Seguros As seguintes fichas de registro esto disponveis para a viso de dados da rea de vendas (combinao especfica da organizao de vendas, canal de distribuio e setor de atividade) : Vendas Expedio Documento de faturamento Funo do parceiro

41

Formao de Consultores Mdulo SD

As funes de parceiro acima so armazenadas no dado mestre do cliente, na viso de rea de vendas, ficha de registro funo de parceiro. Como proposta, estas funes de parceiro so transferidas para a ordem de venda. Todas as funes acima so obrigatrias no processamento da ordem de venda podendo estas serem iguais ou diferentes umas s outras. Desta forma, podemos afirmar que possvel atualizar um registro mestre de cliente para cada parceiro. O Emissor da ordem o responsvel por solicitar a ordem de venda. O Recebedor da mercadoria o responsvel por receber os produtos ou servios. O Recebedor da fatura o responsvel por receber a fatura referente ao produto ou aos servios prestados. O Pagador o responsvel pelo pagamento da fatura. Existem outras funes de parceiro que podem ser inseridas no dado mestre do cliente e por sua vez serem transferidas como proposta para a ordem de venda. Veremos nos captulos seguintes. Ao criar um documento de vendas, possvel entrar diretamente o recebedor da mercadoria ao invs do emissor da ordem. Se feito desta forma, o sistema ento determina o emissor da ordem com base no recebedor da mercadoria informado. Algumas situaes que podem ocorrer no processamento do documento vendas: Se o recebedor da mercadoria estiver associado a um nico emissor da ordem, o sistema determinar automaticamente o emissor. Se o recebedor da mercadoria estiver associado a mais de um emissor da ordem, o sistema abrir uma tela seleo para que o usurio selecione o emissor adequado. Se o recebedor da mercadoria no estiver associado a nenhum emissor da ordem, o sistema emitir uma mensagem de erro. Se o usurio informar o cdigo do recebedor da mercadoria no campo emissor da ordem, o sistema automaticamente far a mudana para o campo correto, caso o

42

Formao de Consultores Mdulo SD


recebedor estiver um emissor da ordem associado. Caso contrrio, o sistema emitir uma mensagem de erro.

Quando o dado mestre do cliente alterado, os documentos de vendas previamente criados j no so modificados, com exceo dos dados do endereo. Os outros dados devem ser alterados manualmente no documento de vendas, como no exemplo, veja o o campo Incoterm*. * Definio de Incoterm : Incoterms ou international commercial terms so termos de vendas internacionais, publicados pela Cmara Internacional de Comrcio. So utilizados para dividir os custos e a responsabilidade no transporte entre a figura do comprador e do vendedor.

43

Formao de Consultores Mdulo SD

Lio:

Mestre de materiais

Viso geral da lio


Esta lio demonstra a estrutura e a funo do dado mestre de materiais

O dado mestre a base de todo processamento transacional. A criao, manuteno e governana dos dados mestre so de responsabilidade de diferentes mdulos dentro do SAP R/3. O dado mestre de material dividido em diferentes vises : Dados bsicos : Os dados contidos nesta viso permanece a mesma para o material independente de quantas vises o material estiver cadastrado e so vlidas para todas as unidades organizacionais. Dados da organizao de vendas : Os dados contidos nestas vises so vlidos somente para vendas e distribuio para a respectiva organizao de vendas e canal de distribuio. Dados geral/ centro : Os dados contidos nestas vises tambm so vlidos somente para vendas e distribuio para o respectivo centro fornecedor. Outros dados relevantes para diferentes unidades organizacionais esto disponveis para vrias outras reas.

44

Formao de Consultores Mdulo SD

Os dados bsicos so relevantes para todas as reas. So atualizados independente das unidades organizacionais. Dados para vendas: Dados org. vendas 1 e Vendas: Org. vendas 2 e o texto de vendas so vlidos para a organizao de vendas e o canal de distribuio. Vendas: Dados gerais/Centro e Comrcio exterior: Os dados de exportao so vlidos para o centro fornecedor. Da mesma forma que o cliente, tambm possvel ocultar ou tornar campos obrigatrios no cadastro do material, pelo Customizing na configurao do Tipo do Material.

45

Formao de Consultores Mdulo SD

Para vender servios, necessrio t-los cadastrados no registro mestre de material, porm com algumas caractersticas diferentes de um produto comum. O tipo de material utilizado o DIEN. O tipo de material determina certas caractersticas do material e tem importantes funes de controle. O grupo de categoria de item o LEIS, cuja denominao servio sem fornecimento. Este grupo de categoria de item leva para um processo de vendas sem fornecimento e um faturamento baseado na ordem de venda. O grupo de categoria de item o agrupamento de materiais similares utilizados pelo sistema durante o processamento do documento de vendas para a determinao da categoria de item. Categoria de item faz parte de um dos nveis da estrutura do documento de vendas e aprenderemos nos mdulos seguintes. As vises para este tipo de material DIEN so: Dados bsicos Classificao : opcional Dados comerciais Compras: caso o servio seja obtido de um terceiro Contabilidade: para avaliao interna.

Lio:

Info cliente-material

46

Formao de Consultores Mdulo SD


Viso geral da lio
Esta lio demonstra a estrutura e a funo do info cliente-material

O dado mestre conhecido como info cliente-material utilizado para armazenar dados de material especficos do cliente, como se fosse tratar excees de material para o respectivo cliente. Neste cadastro podem-se inserir informaes como nmero do material do cliente, descrio do material do cliente e informaes de expedio tais como tolerncias de remessa, indicao de remessas parciais e definio do centro fornecedor, como proposta para os documentos de vendas. Caso exista o registro info cliente-material, este ter sempre a prioridade como proposta de dados nos documentos de vendas antes do dado mestre de cliente e dado mestre de material. A sequncia para a busca de valores propostos nos documentos de venda baseando-se nos dados mestre : Info cliente-material Cliente Material

47

Formao de Consultores Mdulo SD

Este o efeito do registro info cliente-material na ordem de venda, ou seja, o cliente informa o nmero do seu material no pedido que entregue empresa fornecedora. Quando a ordem de venda criada, ao invs de ser preenchido o campo habitual denominado material pelo usurio, preenchido o campo nmero do material do cliente e desta forma o sistema encontra qual o cdigo do material da empresa fornecedora pelo registro info cliente-material.

48

Formao de Consultores Mdulo SD

Lio:

Dados mestre de condio para determinao do preo

Viso geral da lio


Esta lio inicia uma explicao referente aos dados mestre de condies.

Dados mestre de condio incluem preos, descontos/ sobretaxas, impostos e fretes. Os dados mestre de condies so utilizados para que os dados acima sejam determinados automaticamente ou possivelmente inseridos manualmente no processamento do documento de vendas. Tais condies podem ser determinadas baseadas em diferentes dados. Dados estes inseridos no documento de vendas. Por exemplo, possvel determinar um preo para um determinado material e outro preo para o mesmo material vendido para um cliente especfico. Ou ento, definir um desconto para um determino grupo de clientes e assim sucessivamente. No Customizing, voc pode definir os dados dos quais preos, sobretaxas e descontos, fretes ou impostos podem ser dependentes. (Voc tambm pode fazer com que as condies sejam dependentes de quaisquer campos do documento.) Os casos que ocorrem freqentemente j foram definidos no sistema standard.

49

Formao de Consultores Mdulo SD

O tipo de condio define a utilizao de uma condio, ou seja se uma condio de preos, frete, encargos/ descontos ou impostos. A partir de um tipo de condio, possvel criar um registro mestre de condio. O objetivo do registro mestre de condio fazer com que um determinado preo, desconto etc. seja determinado automaticamente em um documento de vendas. Dentro de um registro de condio possvel inserir preos ou descontos por escalas (nmero ilimitado de escalas) bem como trabalhar com perodos de validade por registros de condio podendo assim, limitar um determinado registro de condio por um perodo.

50

Formao de Consultores Mdulo SD

Os tipos de condio marcados foram definidos automaticamente sendo que alguns podem ser modificados e outros no. Na ocasio, a condio de imposto MWST no pode ser alterada manualmente. J as condies de preo PR00 e desconto K007 podem sim ser alteradas manualmente. A determinao de preo executada utilizando a funcionalidade tcnica de condies. Detalharemos este assunto nos mdulos seguintes.

51

Formao de Consultores Mdulo SD

Lio:

Dados Mestre adicionais

Viso geral da lio


Esta lio demonstra outros dados mestre relevantes para o processo de vendas e distribuio.

As mensagens so informaes enviadas ao cliente utilizando diversas mdias como e-mail, EDI ou fax. Os exemplos incluem: a impresso de uma cotao ou de uma confirmao da ordem, confirmaes de ordens por EDI ou faturas por fax. Tal como com a determinao do preo, a determinao de mensagens executada utilizando a tcnica de condies. A mensagem pode ser enviada para diversos documentos de vendas e distribuio (ordem, remessa, documento de faturamento etc.). Nos dados mestre de mensagem voc define o meio de transmisso, a hora e a funo de parceiro para um tipo de mensagem. Tipos de mensagem incluem, por exemplo: cotao, confirmao de ordem,

52

Formao de Consultores Mdulo SD


fatura. Funes do parceiro incluem, por exemplo: o emissor da ordem, o recebedor da mercadoria e o recebedor da fatura. As mdias de transmisso incluem, por exemplo: impresso, telex, fax, e-mail, EDI. Os momentos em que as mensagens so enviadas incluem: imediatamente ao gravar a mensagem, ou com a utilizao de um programa standard (RSNAST00) que executado regularmente. O layout de uma mensagem definido por um formulrio em Sapscript. O formulrio atribudo a um tipo de mensagem.

Se voc no precisar que os dados mestre (dados mestre de cliente/material e de condio) sejam diferenciados de acordo com canais de distribuio, deve configurar um canal de distribuio representativo/ comum. Os dados mestre do canal de distribuio representativo/ comum aplicam-se a todos os canais de distribuio para os quais voc configurou esta referncia no Customizing. Assim, voc pode minimizar o esforo de entrada e atualizao de dados mestre. Alm disso, voc pode atualizar estatsticas para canais de distribuio sem precisar criar dados mestre para os diversos canais de distribuio.

53

Formao de Consultores Mdulo SD

Se voc no precisar que os dados mestre (dados mestre de cliente ou de condio) sejam diferenciados de acordo com setores de atividade, deve configurar um setor de atividade representativo/ comum. Os dados mestre do setor de atividade representativo/ comum aplicam-se a todos os setores de atividade para os quais voc configurou essa referncia. Assim, voc pode minimizar o esforo de entrada e atualizao de dados mestre. Alm disso, voc pode atualizar estatsticas para setores de atividade sem precisar criar dados mestre para os diversos setores de atividade.

54

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 4
Determinao de dados no documento de vendas e processamento coletivo
Viso geral do Mdulo
Este mdulo aborda algumas determinaes importantes no processamento dos documentos de vendas bem como explica as opes do processamento coletivo no processo de vendas e distribuio.

55

Formao de Consultores Mdulo SD


Lio: Determinao do centro fornecedor, local de expedio e itinerrio Viso geral da lio
Esta lio demonstra como ocorre a determinao do centro fornecedor, local de expedio e itinerrio nos documentos de vendas.

O centro desempenha uma funo central em Logstica. Em vendas e distribuio chamado de centro fornecedor. Ao criar um documento de vendas, o sistema tenta automaticamente determinar o centro fornecedor de cada um dos itens baseado nos seguintes dados mestre, nesta sequncia : 1o Info cliente-material ; 2o Cliente (ficha de registro Expedio); 3o Material (ficha de registro Vendas: org. vendas 1). Se nenhum registro for encontrado, o sistema no determina o centro fornecedor no documento de vendas e ento o usurio deve preench-lo manualmente, pois sem o centro, no possvel continuar o processamento do documento de vendas, uma vez que o contedo do campo premissa para determinar vrias outras informaes no documento, tais como : Local de Expedio Determinao de impostos Determinao de pesos bruto e lquido etc.. Vale ressaltar que o centro deve sempre ser preenchido no documento de vendas, independente se for um item de material ou item de servio, devido a determinao de

56

Formao de Consultores Mdulo SD


impostos.

Uma vez definido no Customizing, o sistema executa a determinao do local de expedio nos documentos de vendas baseado nas chaves : Condio de expedio definido no cliente emissor da ordem Grupo de carregamento definido no material Centro fornecedor definido no documento de venda podendo ter sido determido automaticamente pelos dados mestre info cliente-material, cliente recebedor da mercadoria e material. Nem todas as chaves precisam ser utilizadas para determinar o local de expedio. Podemos usar somente uma das chaves, como ex. da tela acima, temos somente a chave centro para a determinao do local de expedio. Vale ressaltar que possvel termos locais de expedio alternativos, conforme mostra tela acima e que uma vez definido, pode ser alterado no documento de vendas.

57

Formao de Consultores Mdulo SD

Quando se cria a ordem de venda, o usurio deve informar qual a data que o cliente quer receber o produto em sua empresa. Esta informao inserida no campo data desejada de remessa e consta tanto nos dados de cabealho do documento quanto nos dados do item. Uma vez informada esta data, o sistema pode calcular tanto lead times internos quanto externos para verificar se ser possvel ou no atender o desejo do cliente. Podemos ativar no local de expedio tempos necessrios para calcular lead times internos para o processamento da vendas e distribuio. So eles : tempos de preparao, picking e packing (acondicionamento das mercadorias). Podemos considerar que o local de expedio determinado no documento de vendas para cada um dos itens. Ele nunca poder ser inserido manualmente, sempre exigir uma determinao via Customizing, seja ela do local de expedio default e tambm dos alternativos. Uma vez configurado, a sim possvel alterar o local de expedio determinado para um dos alternativos.

58

Formao de Consultores Mdulo SD

O itinerrio o caminho que uma remessa percorre do centro fornecedor ao cliente recebedor da mercadoria, podendo ter etapas durante o processo de entrega. No itinerrio podemos definir basicamente dois (02) lead times. So eles : tempo real de trnsito desde a origem at o destino final e o tempo para o planejamento do transporte ( tempo necessrio para a preparao das mercadorias para transporte). Quando se determina a data desejada de remessa, pode-se tambm levar em conta os tempos necessrios para o fornecimento de produtos por meio de um determinado itinerrio. O itinerrio definido para cada item do documento de vendas, podendo ser manualmente modificado, caso necessite. O sistema utiliza os quatro campos para executar a determinao do itinerrio nos documentos de vendas. Esta determinao feita no Customizing, podendo esta transao ser liberada como um dado mestre. Zona de partida associada ao local de expedio no Customizing Zona de transporte associada ao cliente recebedor da mercadoria Condio de expedio associada ao emissor da ordem Grupo de carregamento associado ao material (viso vendas/ dados gerais centro).

59

Formao de Consultores Mdulo SD


Lio: Programao da expedio

Viso geral da lio


Esta lio demonstra como ocorre o processo de programao da expedio.

Programao da expedio

Data do pedido

Disponib. material

Organiz. Transporte

Carregamto.

Sada de mercadoria

Data desej. de remessa

Na programao da expedio e do transporte, voc define o momento em que possvel confirmar o recebimento da mercadoria por parte do cliente (data confirmada da remessa). Diferentes tempos mdio so levados em conta: tempo de preparao, tempo de carregamento, tempo de planejamento de transporte e tempo de trnsito. Os seguintes dados so utilizados na programao da expedio: Data da ordem: data em que a ordem criada Data de disponibilizao do material: data at a qual a quantidade de mercadorias deve estar disponvel para picking e embalagem Data de carregamento: data em que o processo de picking e embalagem concludo (e o meio de transporte est disponvel) para que o carregamento possa comear no prazo Data da sada de mercadorias: a data em que a mercadoria deve sair do centro fornecedor para que chegue ao cliente na data combinada Data de remessa: a data em que a mercadoria chega ao cliente possvel distinguir entre: Data desejada de remessa: a data em que o cliente quer que a mercadoria chegue at ele. Data confirmada da remessa: a data em que o recebimento da mercadoria confirmado para o cliente

60

Formao de Consultores Mdulo SD

Programao regressiva

Data do pedido

Disponib. material

Organiz. Transporte

Carregamto.

Sada de mercadoria

Data desej. de remessa

Tempo trnsito Tempo picking e embalagem Tempo carreg. O sistema utiliza o tempo ais prolongado destes 2 para programar a remessa Tempo org. transp.

O objetivo da programao da expedio e do transporte a confirmao de uma data de remessa para um material pedido por um cliente. Para a programao regressiva, a data desejada da remessa do cliente utilizada para calcular a data de disponibilizao do material e o tempo de organizao do transporte. A entrega deve ser criada na data mais breve das duas datas (data de seleo da entrega) Se as duas datas ocorrerem aps a data da ordem e se o material estiver disponvel na data de disponibilizao do material, a data desejada da remessa do cliente poder ser confirmada. Uma diviso de remessa criada para o item do documento de vendas. A data da diviso de remessa exibe a data confirmada da remessa que a igual data desejada da remessa do cliente. Se uma das duas datas ocorrer antes da data da ordem, no ser possvel confirmar a data desejada da remessa. Por isso, o sistema tenta determinar a prxima data possvel (programao progressiva).

61

Formao de Consultores Mdulo SD


Programao progressiva

Data do pedido

Disponib. material

Organiz. Transporte

Carregamto.

Sada de mercadoria

Data desej. de remessa

Tempo trnsito Tempo picking e embalagem Tempo carreg. A data confirmada da remessa determinada com base na nova data de disponibilizao do produto. Tempo org. transp.

Se o resultado da programao regressiva significar que a data de remessa desejada pelo cliente no pode ser confirmada, o sistema executa a programao progressiva. A programao progressiva leva em conta os paralelos de tempo dos workflows para a organizao do transporte e para picking/embalagem dos materiais. O mais longo dos dois perodos relevante para a programao. A data de seleo da entrega ocorre antes da data de disponibilizao do material ou da data de organizao do transporte. A primeira data em que o material est disponvel no depsito a nova data de disponibilizao do material. Este o ponto de partida para a nova programao da expedio.

Duas divises de remessa so geradas para o item do documento de vendas: A data da primeira diviso da remessa corresponde data desejada da remessa do cliente e no tem uma quantidade confirmada. A data da segunda diviso da remessa mostra a data confirmada da remessa e a quantidade confirmada.

62

Formao de Consultores Mdulo SD

Lio:

Processamento coletivo em vendas e distribuio.

Viso geral da lio


Esta lio demonstra as opes de processamento coletivo para os documentos de vendas, expedio e faturamento conhecidas como listas de trabalho. Tambm aborda as opes de listas on-line que temos disponveis em SD.

Processamento coletivo na expedio


Ordem

Ordem

Ordem

Ordem

Remessa

Remessa

Uma das funes mais usadas no processo em vendas e distribuio so os processamentos coletivos. O processamento coletivo existe para facilitar (tornar mais rpida fcil) as atividades de expedio, no caso de SD. O objetivo criar remessas simultneas, permitindo que o sistema agrupe as remessas semelhantes, caso o cliente aceite o agrupamento de ordens. Esta funo pode ser utilizada da seguinte forma : Processamento on-line ou criao de um job para um processamento automtico em background, fora do horrio de pico. O sistema baseia-se em alguns critrios de seleo pr-definidos para poder executar o processamento. No caso, o local de expedio, data de seleo e outros critrios agrupados nas diferentes fichas de registro, conf. exemplifica tela acima. Uma vez executada a lista de remessas a fazer, possvel utilizar de outros recursos do processamento como por exemplo, utilizar ordenao, fazer filtros, criar seu prprio layout, inserir ou excluir colunas etc Dica: No processamento coletivo, voc pode utilizar a data de seleo para definir at que data os itens para entrega so levados em conta. O processamento da expedio deve comear nessa data, no mximo, para que as

63

Formao de Consultores Mdulo SD


mercadorias cheguem na data combinada, que a data da disponibilizao do material ou a data de organizao do transporte. Este processamento conhecimento como lista de trabalho.

Opes de entrega

Fornecimento completo

Ordem

Remessa

Remessa

Fornecimento parcial

Ordem Remessa

Ordem

Agrupamento de ordens
Ordem

Remessa

Nos dados mestre e no documento de vendas existem campos onde voc pode arquivar predefinies de cliente para processamento de entregas. Se o cliente necessitar de um fornecimento completo, a ordem deve ser entregue em uma nica remessa. Todos os itens devem ser fornecidos ao mesmo tempo. Ao criar uma entrega, se no for possvel expedir todos os itens da ordem na quantidade total da ordem, voc recebe uma advertncia, avisando que o cliente necessita de um fornecimento completo. Se o cliente no necessitar de um fornecimento completo, voc pode definir uma conveno de remessas parciais com o cliente. Se o cliente permitir o agrupamento de ordens, elas podero ser combinadas em entregas com a utilizao da lista de remessas. A combinao de itens de diferentes ordens do cliente somente possvel se os itens possurem vrias caractersticas em comum, por exemplo: Local de expedio Data que a remessa est pronta (data na qual o processamento da expedio deve comear, data de disponibilizao dos materiais ou data do planejamento do transporte) Recebedor da mercadoria, Itinerrio Incoterms (termos de responsabilidade para frete em trnsito da Cmara Internacional do Comrcio)

64

Formao de Consultores Mdulo SD

Processamento coletivo no picking


Remessa Remessa Remessa Remessa Remessa Remessa

Remessa

Ordem de Transferncia

Ordem de Transferncia

Ordem de Transferncia

Assim como a remessa, possvel tambm efetuar o picking coletivamente selecionando a lista de trabalho com as remessas prontas para picking de uma maneira simultnea. A partir da, o sistema tentar combinar os itens de entrega no menor nmero possvel de ordens de tranferncia. No diferente do processamento coletivo de remessa, o processamento coletivo de picking tambm pode ser executado tanto on-line como via job, fora dos horrios de pico. O sistema baseia-se em alguns critrios de seleo pr-definidos para poder executar o processamento. No caso, o local de expedio, data de seleo (data de picking) e outros critrios como nmero de depsito por exemplo. Uma vez executada a lista de picking, possvel utilizar de outros recursos do processamento como por exemplo, utilizar ordenao, fazer filtros, criar seu prprio layout, inserir ou excluir colunas etc Este processamento conhecimento como lista de trabalho.

65

Formao de Consultores Mdulo SD

Processamento coletivo na sada de mercadoria


Remessa Remessa Remessa Remessa Remessa Remessa

Remessa

Saida de Mercadoria

Saida de Mercadoria

Saida de Mercadoria

Assim como na remessa e no picking, possvel tambm efetuar a sada da mercadoria coletivamente selecionando a lista de trabalho com as remessas prontas para registrar a sada da mercadoria de uma maneira simultnea. A partir da, o sistema tentar combinar os itens de entrega no menor nmero possvel de sadas de mercadoria. No diferente do processamento coletivo de remessa e picking, o processamento coletivo de sada de mercadoria tambm pode ser executado tanto on-line como via job, fora dos horrios de pico. O sistema baseia-se em alguns critrios de seleo pr-definidos para poder executar o processamento. No caso, o local de expedio, data de seleo (data planejada de movimentao da mercadoria) e outros critrios como agente de frete por exemplo. Uma vez executada a lista de sadas de mercadorias a lanar, possvel utilizar de outros recursos do processamento como por exemplo, utilizar ordenao, fazer filtros, criar seu prprio layout, inserir ou excluir colunas etc Este processamento conhecimento como lista de trabalho.

66

Formao de Consultores Mdulo SD

Processamento coletivo no faturamento


Remessa Remessa Remessa Remessa Remessa Remessa

Remessa

Documento Faturamento

Documento Faturamento Documento Faturamento

O sistema tambm possui o processamento coletivo para a criao do documento de faturamento. O sistema tentar combinar as remessas para criar o menor nmero possvel de documentos de faturamento. O processamento coletivo pode ser executado tanto on-line como via job, fora dos horrios de pico. O sistema baseia-se em alguns critrios de seleo pr-definidos para poder executar o processamento. No caso, a organizao de vendas, data de seleo (data doc. faturamento) e outros critrios como tipo de documento de faturamento, local de expedio por exemplo. Este processamento conhecimento como lista de trabalho.

67

Formao de Consultores Mdulo SD

Opes de faturamento
Documento Faturamento

Partio da fatura

Ordem

Remessa Documento Faturamento

Remessa

Documento Faturamento

Uma fatura para cada entrega

Ordem Remessa Documento Faturamento

Ordem

Remessa Documento Faturamento

Fatura coletiva
Ordem

Remessa

Remessa

Ao processar a lista de remessas, o sistema consolida o maior nmero possvel de itens no menor nmero possvel de documentos. Dependendo da configurao do sistema, estes itens podem ser itens de ordem ou itens de entrega. Para conseguir combin-los corretamente, os itens devem ter caractersticas especficas em comum, por exemplo, a mesma data de faturamento, o mesmo pagador e as mesmas condies de pagamento. No Customizing, existe uma lista atualizada das caractersticas comuns. O sistema standard contm uma srie de opes para criar documentos de faturamento. Voc pode selecionar a opo que melhor se adaptar s suas necessidades. Aqui ficam algumas das opes mais usuais: Partio de fatura: Voc possui uma ordem do cliente para qual uma entrega foi criada. Mltiplos documentos de faturamento so criados da entrega. Documento de faturamento separado para cada entrega: Voc possui uma ordem do cliente para o qual foram criadas duas entregas. Dois documentos de faturamento so criados a partir delas. Fatura coletiva: Voc possui duas ordens do cliente para as quais foram criadas trs entregas (por exemplo, diferente recebedor da mercadoria ou fornecimento parcial). criado um nico documento de faturamento para as entregas.

68

Formao de Consultores Mdulo SD


Listas de trabalho expedio e faturamento

Este slide proporciona uma sntese das listas de trabalho para o processamento de expedio e faturamento. 1. Utilize a lista de remessas para processar os documentos de vendas para entregas. 2. Para criar ordens de transferncia, utilize a lista de trabalho de entregas a serem lanadas 3. Utilize a lista de trabalho de sada de mercadorias para entregas a serem lanadas para registrar a sada de mercadorias. Operaes que necessitam usar picking sero consideradas apenas aps o picking ter sido concludo com sucesso. 4. Utilize a lista de documentos de faturamento para processar entregas (inclusive ordens, se necessrio) para documentos de faturamento. As entregas s sero consideradas se a sada de mercadorias tiver sido registrada com xito.

69

Formao de Consultores Mdulo SD


Listas on-line Lista de ordens

Listas on-line Lista de ordens

Funes de ordenao Somar colunas Modificao em massa

Alm disso: Funes de filtro Inserir ou eliminar colunas Download da lista Exibir ou modificar a OV e voltar lista

Existem diferentes listas on-line disponveis em SD. As listas on-line exibem vendas, remessas ou documentos de faturamento para um cliente, um material ou uma combinao de ambos. Podemos considerar que as listas on-line so espcies de relatrios de onde a partir dele, podemos tomar algumas aes tais como :

70

Formao de Consultores Mdulo SD


Ordenar, inserir, eliminar e totalizar colunas Fazer download do relatrio para um arquivo Excel por exemplo Navegar individualmente pelos documentos via funo drill-down Fazer modificaes em massa (campos restritos)

Listas on-line Outros documentos de vendas

Listas on-line Documentos incompletos e documentos em atraso

71

Formao de Consultores Mdulo SD


Lista on-line Fluxo de documentos

O fluxo de documentos tambm considerado uma lista on-line. A partir dele possvel acompanhar o andamento do processo para assim podermos responder s solicitaes de nossos clientes. O fluxo de documentos exibe todos os documentos associados ordem do cliente. A partir do fluxo possvel navegar entre os documentos de SD e depois voltar ao fluxo. Alm disso possvel exibir o status de cada um dos documentos.

72

Formao de Consultores Mdulo SD


Listas on-line X Listas de trabalho

LISTAS ON-LINE Exibem documentos para baseado em critrios de seleo : ex: para um cliente ou um material ou uma combinao dos dois. Permite modificar documentos individualmente ou em massa LISTAS DE TRABALHO Exibem atividades que precisam ser processadas

Permite a organizao das tarefas de acordo com a sua rea de responsabilidade com a opo de diferentes critrios de seleo.

Vale ressaltar que as listas on-line e listas de trabalho tem diferentes objetivos. A lista on-line uma espcie de relatrio que a partir delas, possvel executar as funes descritas acima. J a lista de trabalho tem o objetivo de organizar as atividades que devem ser feitas dentro da empresa de uma maneira coletiva, baseado em diferentes critrios de seleo, como exemplificado nos slides anteriores.

73

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 5
Verificao de disponibilidade
Viso geral do Mdulo
Este mdulo aborda a funo da verificao de disponibilidade no processamento de vendas e distribuio.

74

Formao de Consultores Mdulo SD


Lio: Princpios bsicos

Viso geral da lio


Esta lio demonstra fundamentos da verificao de disponibilidade.

necessrio preencher o campo verificao de disponibilidade nos dados mestre do material para para executar a verificao de disponibilidade durante o processamento da ordem. Existem vrias tabelas no customizing das quais a verificao de disponibilidade tambm depende. Verificao de disponibilidade refere-se a quando poderemos fornecer o produto que est sendo solicitado (= verificao de disponibilidade do estoque). preferencialmente na data desejada de remessa feita pelo cliente. O sistema capaz de automaticamente calcular a disponibilidade do produto para se comprometer com a data desejada de remessa baseado em algumas regras prdefinidas. Para isso necessrio configurar vrias tabelas de Customizing das quais a verificao de disponibilidade depende. Em paralelo, definimos para cada material que tipo de verificao de disponibilidade deve ser executado para este material durante o processamento da ordem. A verificao de disponibilidade executada para o centro fornecedor no nvel do item da ordem de venda. Caso no tiver disponibilidade do produto no centro fornecedor da ordem possvel ainda assim, verificar manualmente a disponibilidade do estoque em outros centros fornecedores.

75

Formao de Consultores Mdulo SD

Verificao da data de disponibilizao do material

Data do pedido

Disponib. material

Organiz. Transporte

Carregamto.

Sada de mercadoria

Data desej. de remessa

A disponibilidade verificada na data de disponibilizao do material

A data de disponibilizao do material determinada com base na diviso de remessa. Nesta data, o produto deve estar disponvel para que o seja entregue na data desejada do cliente. O sistema calcula esta data, recuando a partir da data desejada de remessa do cliente.

76

Formao de Consultores Mdulo SD

Controle da verificao de disponibilidade

No Customizing, definido o que a verificao de disponibilidade deve considerar em um processamento do documento. Ex: considerar os movimentos de entrada e sada do estoque tais como estoque de segurana, estoque em trnsito, estoque em qualidade e estoque bloqueado. Tambm definimos se as entradas e sadas planejadas do estoque sero consideradas, tais como requisies de compras, pedidos de compras, ordens planejadas, ordens de produo, reservas, vendas e remessas inseridas no sistema etc..

77

Formao de Consultores Mdulo SD

Transferncia de necessidades

Produo Interna

Vendas e Distribuio

Nec.

Adm. Materiais/ MRP

Suprimento Externo

Durante a criao da ordem de venda, a partir do item criada a diviso de remessa. A diviso de remessa representa a data desejada de remessa pelo cliente bem como a quantidade a ser entregue. Esta informao transferida para o planejamento de necessidades de materiais (MRP). O MRP capaz de determinar se haver quantidade suficiente para a data de remessa solicitada. A transferncia de necessidades visa assegurar que o material solicitado estar pronto na data desejada de remessa. A transferncia de necessidades uma funo totalmente integrada com os mdulos MM (Material Management) e PP (Production Planning), onde ambos fazem parte da Logstica dentro do SAP. Por isso a configurao da transferncia de necessidades algo que deve ser feito em conjunto com os respectivos times de logstica. Uma vez configurado, o material para a ordem pode ter origem na produo interna ou no suprimento externo, ou seja, se o material no for suficiente, possvel efetuar pedidos de compra por meio do planejamento de materiais.

78

Formao de Consultores Mdulo SD

Fornecimentos completos e parciais

Fornecimento completo

Ordem

Remessa

Remessa

Fornecimento parcial

Ordem Remessa

possvel definir no dado mestre do cliente se o cliente aceita ou no fornecimentos parciais ou somente deseja fornecimentos completos. Uma vez definido estes campos no dado mestre, estes so transferidos para o documento de vendas como valores propostos. Se o cliente aceita fornecimentos parciais, possvel dividir os itens ou as quantidades de uma ordem em vrias remessas. Se o cliente somente aceitar fornecimento completo, todos os itens e quantidades da ordem sero entregues em uma s remessa. Vale ressaltar que dependendo do acordo com o cliente sobre fornecimentos, haver um impacto no resultado da verificao de disponibilidade.

79

Formao de Consultores Mdulo SD

O cdigo para controlar os fornecimentos completos/parciais proposto com base no registro mestre de cliente. A proposta para o nvel do item obtida nas informaes de cliente-material. Estes cdigos podem ser modificados manualmente durante a entrada da ordem do cliente. O cliente pode necessitar, por exemplo, de uma fornecimento completo, o que implica que todos os itens da ordem do cliente devem ser entregues em conjunto. Se voc selecionar "Fornecimento completo", pode determinar que todos os itens de uma ordem devem ser entregues juntos. Se o cliente concordar com um fornecimento parcial, a ordem pode ser cumprida em vrias remessas. No nvel do item, voc tambm pode decidir se pode dividir as quantidades da remessa. Existem as seguintes convenes de remessa parcial: Remessa parcial permitida A Crie uma remessa com quantidade maior que zero B Crie somente uma remessa (tambm com quantidade = 0) C Somente fornecimento completo permitido D Sem limite para remessas posteriores

80

Formao de Consultores Mdulo SD


Lio: Exemplos de cenrios

Viso geral da lio


Esta lio prove exemplos de cenrios para demonstrar a funcionalidade de verificao de disponibilidade na ordem de venda bem como o processamento de ordens em atraso.

Cenrio 1
Entrada
Estoque Quantidade da ordem: 10 Pedido Pedido

100 100 50 50 60 60

40 40 100 100
OV

Tempo

50 50

OV

OV

Sada

Cenrio 1 - Confirmao na data desejada de remessa Como dito na lio anterior, a partir da incluso do item, informada a data desejada de remessa na ficha de registro diviso de remessas. A partir da, o sistema verifica ser as mercadorias estaro disponveis na data de disponibilizao do material. Nestes cenrios esto sendo considerados os seguintes parmetros : Estoque atual Entradas planejadas (como pedidos, requisies de compra, ordens planejadas) Sadas previstas (como ordens do cliente existentes, remessas).

No primeiro caso, a situao das sadas a seguinte: As entradas existentes so: Estoque: 100 unidades Pedidos existentes com quantidades de 50 e 60 unidades

As seguintes sadas futuras tambm j esto sendo consideradas :

81

Formao de Consultores Mdulo SD


Ordens do cliente existentes com quantidades de 100, 40 e 50 unidades.

A partir do cenrio descrito, o cliente solicita uma venda com 10 unidades. O sistema executa a programao da expedio (programao regressiva) com base na data desejada da remessa indicada pelo cliente e determina a data de disponibilizao do material. Em seguida, executa uma verificao da disponibilidade para esta data.

Resultado do cenrio 1
Entrada
Estoque Quantidade da ordem: 10 Pedido Pedido

100 100 50 50 10 10 60 60

40 40
OV

Tempo

50 50

100 100

OV

OV

Sada

Resultado do cenrio 1 - Confirmao na data desejada de remessa A verificao de disponibilidade mostra que o sistema pode confirmar as 10 unidades para a data desejada da remessa.

82

Formao de Consultores Mdulo SD


Cenrio 2
Entrada
Estoque Quantidade da ordem: 20 Pedido Pedido

100 100 50 50 60 60

40 40 100 100
OV

Tempo

50 50

OV

OV

Sada

CLIENTE EXIGE FORNECIMENTO COMPLETO

Cenrio 2 - Confirmao para uma data posterior. Exatamente como o cenrio 1, porm o cliente solicita um "fornecimento completo". Neste cenrio, o cliente solicita uma venda com 20 unidades. O sistema executa a programao da expedio (programao regressiva) com base na data desejada da remessa indicada pelo cliente e determina a data de disponibilizao do material. Em seguida, executa uma verificao da disponibilidade para essa data.

Resultado do cenrio 2
Entrada
Estoque Quantidade da ordem: 20 Pedido Pedido

100 100 50 50 60 60

40 40 100 100
OV

20 20 50 50

Tempo

OV

Disponibilidade do material OV

Sada

CLIENTE EXIGE FORNECIMENTO COMPLETO

83

Formao de Consultores Mdulo SD


Resultado do cenrio 2 - Confirmao para uma data posterior. Em caso de estoque insuficiente, o sistema utiliza a verificao de disponibilidade para determinar a prxima data possvel em que os produtos podem ser confirmados para o cliente. Porm devido ao acordo sobre fornecimento completo, no possvel dividir as quantidades e desta forma as 20 unidades so confirmadas para uma data posterior. Com base na data de disponibilizao do material, o sistema utiliza a diviso da remessa (programao progressiva) para calcular a data de confirmao das 20 unidades.

Cenrio 3
Entrada
Estoque Quantidade da ordem: 20 Pedido Pedido

100 100 50 50 60 60

40 40 100 100
OV

Tempo

50 50

OV

OV

Sada

CLIENTE EXIGE FORNECIMENTO MAIS RPIDO POSSVEL E ACEITA FORNECIMENTOS PARCIAIS

Cenrio 3 - Fornecimentos parciais Exatamente como o cenrio 1 e 2 , porm o cliente necessita dos produtos o mais rpido possvel permitindo tambm fornecimentos parciais. Neste cenrio, o cliente solicita uma venda com 20 unidades. O sistema executa a programao da expedio (programao regressiva) com base na data desejada da remessa indicada pelo cliente e determina a data de disponibilizao do material. Em seguida, executa uma verificao da disponibilidade para essa data.

84

Formao de Consultores Mdulo SD

Resultado do cenrio 3
Entrada
Estoque Quantidade da ordem: 20 Pedido Pedido

100 100 50 50 10 10 60 60

40 40
OV

10 10 50 50

Tempo

100 100

Disponibilidade do material

OV

Disponibilidade do material OV

Sada

CLIENTE EXIGE FORNECIMENTO MAIS RPIDO POSSVEL E ACEITA FORNECIMENTOS PARCIAIS

Resultado do cenrio 3 - Fornecimentos parciais Se no existir estoque suficiente, o sistema utiliza a situao de disponibilidade e a diviso de remessa para determinar a prxima data possvel em que as mercadorias podem ser confirmadas para o cliente. O acordo de fornecimentos parciais permitidos significa que a quantidade pode ser dividida. Voc pode confirmar as 20 unidades para duas datas posteriores, cada uma com 10 unidades. Utilizando a data de disponibilizao do material, o sistema utiliza a diviso da remessa (programao progressiva) para calcular os dois fornecimentos parciais, cada um com 10 unidades.

85

Formao de Consultores Mdulo SD


Cenrio 4
Entrada
Estoque Quantidade da ordem: 20 Pedido Pedido

100 100 50 50 20 20 60 60

40 40
OV

20 20 50 50

Tempo

100 100
Disponibilidade do material com TR OV

Disponibilidade do material sem TR

OV

Sada

CLIENTE EXIGE FORNECIMENTO COMPLETO

Cenrio 4 - Verificao com tempo de reposio

O tempo de reposio indicado para cada material. Produtos comercializveis: prazo de entrega previsto + tempo de processamento de entrada de mercadorias, Produtos acabados: tempo de fabricao prpria.

O sistema assume que o material estar disponvel, no mximo, no final do tempo de reposio. A verificao de disponibilizao somente executada at ao final do tempo de reposio. Se voc verificar a disponibilidade no caso 4 sem incluir o tempo de reposio, o resultado o mesmo do caso 2. O cliente solicita um fornecimento completo. Voc no consegue disponibilizar 20 unidades at data da chegada do ltimo pedido de 60 unidades (entrada). Entretanto, se o sistema verificar a disponibilidade usando o tempo de reposio, voc poder confirmar 20 unidades para a data desejada. recomendvel que se faa esta ativao quando o processo de verificao de disponibilidade estiver bem maduro em sua empresa. Para a ativao do tempo de reposio acontecer da melhor maneira, as reas de vendas, produo e compras devem estar muito bem alinhadas/ integradas. Do contrrio esta ativao ocasionar possveis inconvenientes no processamento da ordem uma vez que o sistema ir considerar o tempo de reposio da mercadoria para confirmar uma disponibilidade do produto para o cliente.

86

Formao de Consultores Mdulo SD

Processamento de ordens em atraso

Individual

Coletivo

Existem duas maneiras de utilizar a funo de ordens em atraso podendo ser manualmente ou por meio de reprogramao automticas. No processo manual possvel listar os documentos de venda e individualmente reatribuir as quantidades entre os documentos. No processo automtico, possvel definir algumas regras como um critrio de reordenao das quantidades. Por exemplo, a prioridade de remessa.

87

Formao de Consultores Mdulo SD


Lio: Processo sob encomenda

Viso geral da lio


Esta lio demonstra fundamentos do processo de vendas sob encomenda.

Processo de vendas sob encomenda

VENDAS E DISTRIBUIO
NECESSIDADE INDIVIDUAL DO CLIENTE

ADM MATERIAIS/ PRODUO PLANEJ. MATERIAIS

ORDEM

REMESSA

PRODUO

SADA MERCADORIA

ENTRADA MERCADORIA

FATURA

ESTOQUE ATRIBUDO OV

REDUO ESTOQUE RELACIONADO OV

A produo sob encomenda caracteriza-se pelo fato de os materiais no serem armazenados no depsito, mas produzidos especialmente para uma ordem especfica do cliente. Uma necessidade individual de um cliente gerada com base na ordem do cliente e transferida para o planejamento de materiais (PP). Voc pode utilizar o planejamento de materiais para planejar necessidades. Depois disso, executa-se a produo. Aps a produo do produto, voc lana-o por meio de uma entrada de mercadorias no estoque por ordem do cliente, especificamente para este item da ordem do cliente. Assim que a remessa puder ser criada, voc pode cri-la em SD e registrar a sada de mercadorias. Isto reduz o estoque por ordem do cliente. Em seguida, voc cria um documento de faturamento em SD.

88

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 6
Processamento do documento de vendas
Viso geral do Mdulo
Este mdulo aborda a origem das informaes nos documentos de vendas baseado nos dados mestre de clientes, materiais ou customizing bem como as ferramentas que podem ajudar na entrada e no processamento dos documentos.

89

Formao de Consultores Mdulo SD


Lio: Fontes de informaes

Viso geral da lio


Esta lio descreve as possveis fontes de informao no processamento dos documentos de vendas.

Fontes para dados nos documentos de vendas

Dados mestre Customizing


Documento de vendas
___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ____

Dados existentes no documento

Controle via programao

Dados mestre: Clientes, materiais, condies, mensagens. Em clientes: centro fornecedor, condio expedio Em materiais: centro fornecedor, grupo de carregamento Dados existentes no documento: O sistema utiliza o centro fornecedor do item para determinar o local de expedio Customizing : Tipo de documento de vendas, local de expedio. No tipo de documento : bloqueios de remessa e faturamento, condio de expedio. Determinao via programao / desenvolvimento: alterar a determinao standard do centro.

O objetivo da proposta de dados facilitar a entrada dos documentos de vendas. Podemos afirmar que o sistema utiliza das diferentes fontes de informao durante a criao dos documentos de vendas. Dos dados mestre: No momento da criao do documento de vendas, o sistema executa a leitura dos dados mestre de cliente, material ou uma condio de determinao de preo para determinar as informaes como valores propostos. Dos dados existentes no documento: O sistema utiliza dos dados j determinados no documento para determinar outros dados. Por exemplo, o sistema utiliza o centro fornecedor para determinar o local de expedio. Do customizing: O sistema baseia-se tambm no customizing para determinar dados no documento, como por exemplo, condio de expedio e bloqueios de remessa e faturamento definidos na configurao do tipo de documento de vendas. Da determinao via desenvolvimento: A partir de desenvolvimentos, podemos alterar a proposta de dados, como exemplo, a proposta automtica de centros.

90

Formao de Consultores Mdulo SD

Determinao da rea de vendas

Ordem de venda
Emissor da ordem Recebedor da mercadoria AA BB

Mestre de clientes

REA DE VENDAS 1000 10 00

AA Millenium Inc.

Item 10

1400-100

Quando a ordem de venda criada, no necessrio informar de imediato a rea de vendas para o documento, pois uma vez informado o cliente emissor da ordem o sistema far a determinao da rea de vendas. Caso o cliente emissor da ordem estiver cadastrado em mais de uma rea de vendas, o sistema ir abrir uma tela de seleo para que o usurio selecione a rea de vendas adequada quela ordem.

Proposta de dados com base nos dados mestre


Mestre info Cliente-material

Mestrede condies

Documento de vendas
_____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ ____ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

Mestre de mensagens

Mestre de clientes

Mestre de materiais

Mestre de textos

91

Formao de Consultores Mdulo SD


Como o objetivo da proposta de dados facilitar a entrada dos documentos de vendas recomendvel arquivar o maior nmero de informaes nos registros mestres disponveis no sistema, pois desta forma poupar tempo durante a entrada da ordem ajudando a evitar entradas incorretas. Uma vez registrado os dados mestre o sistema acessar os dados a cada criao do documento.

Proposta de dados com base nos dados mestre

Mestre clientes AA Documento de vendas


Determinao preo Incoterms Condio expedio
EMISSOR DA ORDEM AA REC. MERCADORIA PAGADOR BB CC DD

Mestre clientes BB
Endereo de entrega Horrio de recebim. Determ. Impostos

Mestre clientes CC
Condio de pagto Verificao crdito

REC. FATURA

Mestre clientes DD
Endereo de faturamento

_________________________

O slide acima ilustra que o sistema verifica as funes de parceiros respectivas do documento para inicar a busca dos dados no registro mestre de clientes. Por exemplo, informaes como endereo de remessa e determinao de impostos so determinadas com base no mestre de clientes recebedor da mercadoria. J informaes de condio de pagamento e verificao de limite de crdito so determinadas com base no mestre de clientes pagador.

92

Formao de Consultores Mdulo SD

Lio:

Assistente de entrada selecionados

Viso geral da lio


Esta lio descreve assistente de entrada e tcnicas para utilizao no processamento dos documentos de vendas.

Ficha de clientes

Blocos de informaes: Endereo ndices Informao rpida Pessoa de contato ltimos docs SD ..

A ficha de clientes exibe informaes do cliente de uma forma consolidada. Tais informaes esto disponveis a qualquer momento durante o processamento dos documentos. A ficha de clientes estruturada por meio de info blocks, podendo estas vises serem configuradas no Customizing.

93

Formao de Consultores Mdulo SD

Modificaes nos documentos de vendas

Existem duas opes para modificao de dados de documentos de vendas: Funo individual de modificao rpida : permite ao usurio modificar alguns ou todos os itens de um documento. Funo de modificao de vrios documentos: permite ao usurio utilizar a lista de documentos para modificar simultaneamente informaes de diferentes documentos ( um ou mais documentos).

Bloqueios

Cabealho

Item

Diviso Remessa

94

Formao de Consultores Mdulo SD


Existem dois tipos de bloqueios que podem ser utilizados nos documentos de vendas. So eles : bloqueio de remessa que bloqueia o documento para a expedio e bloqueio de faturamento que bloqueia o documento para o faturamento. O bloqueio de remessa pode ser utilizado tanto no nvel do cabealho quanto no nvel da diviso de remessa. J o bloqueio de faturamento pode ser utilizado no nvel do cabealho e no nvel do item. A funo de modificao rpida permite ao usurio bloquear simultaneamente todos os itens selecionados no documento.

Bloqueios Detalhe bloqueio de remessa

O bloqueio de remessa pode ser subdivido para que tenha um efeito na remessa respeitando os sub-processos da expedio. Por exemplo, podemos ter um bloqueio de remessa onde seja possvel criar a remessa porm impessa a criao do picking ou da sada da mercadoria.

95

Formao de Consultores Mdulo SD

Motivo de recusa

Cabealho

Item

A recusa deve ser utilizada quando o documento ou o item do documento no deve ir a diante, devido a diferentes situaes. Por exemplo, quando o cliente no quiser alguns dos itens de uma cotao ou de uma ordem de venda, ou o documento como um todo. A partir da definio do motivo de recusa, possvel extrair relatrios onde a empresa consegue analisar quais foram os motivos de recusa inseridos nos documentos de vendas criados. Baseado nisso, as reas responsveis podem usufruir desta informao como uma ferramenta para atuar no planejamento estratgico para as vendas futuras. possvel utilizar a recusa para um ou mais itens. No controle de cpia (mdulo que aprenderemos mais adiante) possvel definir se os itens recusados devem ou no migrar para o documento subsequente. A funo de modificao rpida permite ao usurio bloquear simultaneamente todos os itens selecionados no documento.

96

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 7
Controle dos documentos de vendas
Viso geral do Mdulo
Este mdulo descreve os elementos de controle dos documentos de vendas.

Lio: Princpios bsicos de controle de processos empresariais e controle de documentos de vendas tipo de documento de vendas

Controle dos documentos de venda


CABEALHO CABEALHO TIPO DE DOCUMENTO DE TIPO DE DOCUMENTO DE VENDAS VENDAS

ITEM 10 DIVISO DE REMESSA 1 DIVISO DE REMESSA 2

CATEGORIA DE ITEM CATEGORIA DE DIVISO DE REMESSA

ITEM 20 DIVISO DE REMESSA 1

CATEGORIA DE ITEM CATEGORIA DE DIVISO DE REMESSA

Para cada nvel do documento de vendas temos um customizing respectivo. Cabealho = Tipo do documento de venda Item = Categoria do Item Diviso de remessa = Categoria de diviso de remessa Tais Customizings so considerados instrumentos de controles. necessrio configurar para que as categorias do item bem como as categorias de

97

Formao de Consultores Mdulo SD


diviso de remessa sejam determinadas automaticamente. Desta forma uma vez informado o tipo do documento de vendas ao criar o documento, o sistema automaticamente determinar a respectiva categoria do item e categoria de diviso de remessa.

Funes bsicas
TIPO DE DOCUMENTO DE TIPO DE DOCUMENTO DE VENDAS VENDAS
SE APLICA AOS 3 NVEIS

CATEGORIA DE ITEM CATEGORIA DE DIVISO DE REMESSA

CATEGORIA DE ITEM CATEGORIA DE DIVISO DE REMESSA

Alm dos controles vistos em cada um dos instrumentos de controle : tipo de documento de vendas, categoria de item e categoria de diviso de remessa, necessrio configurar outras funes bsicas para que o processamento de vendas esteja completamente configurado, aplicando-se aos 3 nveis da estrutura do documento. Por exemplo : determinao de parceiro, administrao de controle de crdito, determinao de material, listagem/ excluso, determinao do preo, dados incompletos.

98

Formao de Consultores Mdulo SD

Tipos de documentos de vendas


Pr-vendas Pr-vendas LO Solicitao de cotao SA Cotao Contratos Contratos MC Contrato de quantidade WK1 Contrato de valor .

Vendas Vendas TT Venda Standard CL Remessa gratuita

Reclamaes Reclamaes RE Devoluo DR Nota de crdito .

O sistema disponibiliza diferentes tipos de documentos para representar os processos empresariais (cenrios de negcio). So necessrios diferentes tipos de documentos pois cada um deles possuem controles e configuraes diferenciadas. Por exemplo, para processo empresarial de amostra a verificao de crdito no necessria, diferente de um venda stardard.

Tipos de documento de vendas

Contrato Ordem standard

Ordem urgente

Consignao

Tipos de documentos de vendas

Remessa gratuita

Devoluo Solicitao nota drdito/ dbito

Venda vista

99

Formao de Consultores Mdulo SD


O sistema SAP R/3 disponibiliza uma gama de tipos de documentos de venda que so utilizados no processo de vendas. Costumamos dizer que para cada cenrio de negcio existe um tipo de documento de venda, pois as funes entre um cenrio de negcio outro se diferenciam uns dos outros. Por exemplo uma devoluo totalmente diferente de uma venda standard que diferente de um processo de remessa gratuita e assim sucessivamente. Por este motivo, para controlar tudo isso, o sistema requer diferentes tipos de documentos de venda para que cada cenrio de negcio seja controlada da maneira correta. O tipo do documento de vendas controla todo o cabealho do documento de vendas. possvel utilizar os tipos de documentos de vendas j definidos ou utiliz-los como base para criarem seus prprios tipos de documento de vendas (o mais recomendvel).

Funes do tipo do documento de vendas

Solicitao de remessa Verificao de disponibilidade

Transferncia de necessidades Determinao do preo

Textos

Funes do documento de vendas


Verificao de crdito

SIS

Mensagens

A partir do tipo do documento controlamos inmeras funes. Estas so algumas das funes que o tipo do documento de vendas pode controlar, sendo possvel ativar ou desativ-las via Customizing por meio do tipo do documento de vendas. Algumas caractersticas referentes aos tipos de documento : Venda Standard ( com verificao de crdito/ com faturamento) Ordem imediata e venda vista diretas do centro ( com ou sem faturamento) Fornecimento gratuito ( sem verificao de crdito/ sem faturamento ) Devoluo (gerao nota de crdito no fim do processo/ sem verificao de crdito na criao do documento de venda)

100

Formao de Consultores Mdulo SD

+ + Funes do tipo do documento de vendas

Atribuio intervalo numerao Verificao setor atividade

Referncia obrigatria

Cotao/ contratos pendentes

Funes do documento de vendas

Registro Info

Valores propostos
Data remessa Data pedido Tipo de faturamento Tipo de remessa Bloqueios Condio expedio

Ainda falando de tipo de documento de vendas, outras funes : Atribuio do intervalo de numerao: sendo possvel este ser interno ou externo. Referncia obrigatria: a um outro documento. Ex: a uma cotao, a um faturamento etc.. Valores propostos: ao criar o documento de vendas, o sistema sugere a data desejada de remessa, bloqueios de remessa e faturamento etc... Registro Info: ao criar um dado mestre info cliente-material, necessrio ativar o tipo de documento de vendas para que o mesmo considere tal dado mestre. Cotao/ contratos pendentes: ao criar uma ordem de venda por exemplo, o sistema avisa que existe cotaes ou contratos pendentes para o respectivo cliente* . (* Cliente uma das possibilidades de ativar a funo, existem outras alternativas para o sistema verificar cotaes/ contratos pendentes). Verificao do setor de atividade: se o sistema ir ou no permitir que em um mesmo documento de vendas sejam necessrios itens com diferentes setor de atividade.

101

Formao de Consultores Mdulo SD

Tipos de ordem definidos por rea de vendas

1 FRANKFURT

SOLICITAO DE NOTA DE CRDITO CONSIGNAO DEVOLUO

2 VAREJISTA

5 INTERNET

VENDA STANDARD CONTRATO REMESSA GRATUITA

2 MOTOS

3 PEAS

3 PEAS

* Limitar tipos de documento de vendas por rea de vendas

possvel utilizar o Customizig para definir que tipos de documentos de vendas so vlidos em quais Organizao de vendas Canal de distribuio Setor de atividade

Lio: Controle de documentos de vendas categoria de item Esta lio descreve as opes de controle da categoria do item bem como a utilizao da categoria de item para listas tcnicas.

102

Formao de Consultores Mdulo SD


Categoria do item
Pr-vendas Pr-vendas AFN item da solic.cotao AGN item da cotao Contratos Contratos KMN item de contrato de quantidade WKN item de contrato de valor .

Vendas Vendas TAN item venda standard TAD item de servio TANN item gratuito

Reclamaes Reclamaes REN item de devoluo KLN item gratuito .

O sistema disponibiliza diferentes categorias de item para modelar os processos empresariais (cenrios de negcio). So necessrios diferentes categorias de item pois cada uma delas possuem controles e configuraes diferenciadas. Por exemplo, para um item gratuito (TANN) no necessrio a determinao de preo, diferente de uma categoria de item stardard (TAN). Outro exemplo, para um item de servio (TAD) a relevncia para faturamento a partir da ordem. J para um item de standard ((TAN) a partir da remessa. A categoria do item define-se com uma chave de quatro dgitos. Estas chaves so automaticamente copiadas das chaves alems originais e no esto traduzidas. Os dois primeiros caracteres fornecem uma pista para o tipo de documento originalmente concebido para estas categorias de item. Os dois ltimos caracteres indicam a utilizao da categoria do item, como: AFTX Tipo de documento de vendas: IN Utilizao: TEXT TAD Tipo de documento de vendas: OR Grupo de categorias de item: LEIS KMN Tipo de documento de vendas: AG Grupo de categorias de item:NORM

103

Formao de Consultores Mdulo SD

Funes da categoria do item

Item: TEXTO Item: MATERIAL Item:VALOR

Relevncia remessa
(itens texto e valor)

Funes da categoria do item

Determinao do preo

Diviso remessas permitidas Relevancia p/ faturamento

Funes adicionais de controle so fornecidas pela categoria do item nos documentos de vendas. Podemos afirmar que o item dos documento de vendas controlado pela categoria do item de vendas. A categoria de item um dos campos mais importantes do documento de vendas. Ele controla o fluxo do documentos de vendas e tambm influencia na determinao da categoria de diviso de remessa (Categoria de diviso de remessa ser abordada com mais detalhe nos prximos slides). A categoria do item tambm afeta a remessa e por fim impacta no processamento da fatura. Diferente do tipo do documento de vendas, a categoria do item determinada automaticamente no documento de vendas no momento da criao. Se necessrio e se definido no Customizing, possvel alterar a categoria do item no processamento do documento. A partir da categoria de item controlamos inmeras funes. Estas so algumas das funes que categoria do item de vendas pode controlar, sendo possvel ativ-las ou desativ-las via Customizing: Definio da famlia da categoria do item : se um item de texto, item de material, de valor etc Se o item relevante ou no para o faturamento Se o item relevante ou no para preo. (Ex:item gratuiro TANN no relevante para preo). Se o item relevante ou no para a remessa Se diviso de remessa permitida ou no para o item (ex: item de texto no faz sentido ter diviso de remessa)

104

Formao de Consultores Mdulo SD

Ainda falando de categoria de item, outras funes : Item comercial : se o sistema permitir ou no que dados comerciais do item sejam diferentes dos definidos no cabealho do documento. (Ex: condio de pagamento, incoterm..) Regra de concluso: utilizado nos processos de pr-vendas determina como ser a regra de concluso de uma solitao de cotao para uma cotao e de uma cotao para uma ordem de venda. (Ex: item se completa a partir da 1a referncia, item se completa ao referenciar as quantidades por completo) Log de dados incompletos: definio dos campos de item obrigatrios que devem ser preenchidos antes de salvar o documento. Mesmo sendo obrigatrio, dependendo da configurao, o sistema permite salvar o documento incompleto porm no permite processar os documentos subsequentes. BOM: se o item permite ou no a exploso de lista tcnica. (Ex: Venda de computador e seus componenentes). Ativa-se parceiros, textos, mensagens e log de dados incompletos tambm pela categoria do item.

105

Formao de Consultores Mdulo SD

Controle dos itens no documento de vendas


Item standard de cotao Determinao preo Diviso remessa permitidas Irrelevante para faturamento

AGN

Item standard de ordem

Determinao preo Diviso remessa permitidas Relevante para faturamento

TAN

Item gratuito de ordem

Sem determinao preo Diviso remessa permitidas Irrelevante para faturamento

TANN

Cada item do documento controlado por meio da respectiva categoria de item permitindo assim utilizar diferentes categorias de item em diferentes tipos de documentos de vendas ou realizar diferentes processos empresariais para cada item do documento de vendas. (Por ex.: em um mesmo tipo de documento conter venda de produto e venda de servio). O slide acima exemplifica algumas das diferenas entre os processos empresariais, comparando 3 categorias de item.

Determinao da categoria do item de vendas


Documento de Documento de Vendas - -Cabealho Vendas Cabealho Tipo de documento de vendas Grupo de Categoria de item

Mestre Materiais Viso: Vendas: Org Vdas 2

Programao (ABAP)

Utilizao Documento de Documento de Vendas - -Item Vendas Item

Categoria de item do nvel superior

Categoria de item
Proposta de itens alternativos

106

Formao de Consultores Mdulo SD


Como dito anteriormente, a categoria de item determinada automaticamente no documento de vendas. Acima, temos as chaves utilizadas durante a determinao da categoria de item. necessrio ao menos o tipo do documento de vendas para a determinao automtica da categoria do item. Alm do tipo de documento, a categoria de item pode ser influenciada pelo: Grupo de categoria de item : localizado no registro mestre do material o grupo de categoria de item permite agrupar diferentes materiais que se comportam de forma semelhante. possvel definir novos grupos se necessrio. Utilizao: definida internamente via programa. Por ex.: o sistema utiliza TEXT se o usurio entrar um item no documento de vendas por meio da entrada de dados no campo Denominao, sem indicar o cdigo do material. Outro exemplo, utiliza FREE para controlar itens de bonificao em mercadoria. Categoria de item do nvel superior: utilizado em casos de sub-itens. Alm da categoria de item determinada automaticamente, podemos configurar categorias de item alternativas onde o usurio poder alter-la no processamento do documento de vendas.(mximo 11 alternativas).

Grupo de categoria de item


Solicitao de cotao Solicitao de cotao Emissor da Ordem 4500 Emissor da Ordem 4500 Item 10 Material M-12 Categoria de item AFN

Mestre de materiais
Material M-12 Grupo de Categoria de item NORM

Ordem de venda Ordem de venda Emissor da Ordem Emissor da Ordem Item 10 Material M-12

4500 4500 Categoria de item TAN

O grupo de categoria de item encontra-se no dado mestre do material, ficha de registro Vendasorg. vendas 2. A funo do grupo de categoria do item agrupar produtos que possuem caractersticas semelhantes. Podemos afirmar que todos os documentos de vendas so dependentes do grupo de categoria de item para a determinao da categoria de item. No exemplo acima, vimos que o sistema determinou diferentes categorias de item para o mesmo material e mesmo grupo de categoria de item. Desta forma podemos concluir que o sistema utilizou da seguinte chave para determinar as respectivas categorias de item:

107

Formao de Consultores Mdulo SD


Tipo de documento de Vendas SA + Grupo de categoria de item NORM = AFN Tipo de documento de Vendas TT + Grupo de categoria de item NORM = TAN

Grupo de categoria de item


Mestre de materiais
Material M-12 Grupo de Categoria de item NORM Ordem de venda Ordem de venda Emissor da Ordem Emissor da Ordem 4500 4500

Item

Material M-12 M-15

Categoria de item TAN


(item normal)

Mestre de materiais
Material M-15 Grupo de Categoria de item 0001

10 20

TAK
(produo sob encomenda)

No slide acima, temos um diferente cenrio onde os materiais possuem diferentes grupos de categorias de item e desta forma o sistema determinou diferentes categorias de item para o mesmo documento de vendas. Chaves utilizadas: Tipo de documento de Vendas TT + Grupo de categoria de item NORM = TAN Tipo de documento de Vendas TT + Grupo de categoria de item 0001 = TAK

108

Formao de Consultores Mdulo SD

Item de nvel superior


CABEALHO CABEALHO

Item

Material

Item de Nivel Sup

10

M-ERT

20

S-ERV

10 Bonificao em mercadoria BOM Servio

possvel atribuir um item a um item de nvel superior dada algumas situaes que o processo empresarial requer este cenrio. Alguns exemplos : em uma bonificao em mercadoria, como um componente de BOM (exploso da lista tcnica) ou como uma venda de um servio.

Lista tcnica para um computador

.. tela armao

No slide acima, temos o exemplo do produto computador e consideramos que o computador formado por componentes e ainda assim, os componentes podem ser

109

Formao de Consultores Mdulo SD


compostos por outras peas (ex. do monitor). Tal composio (computador e seus componentes) podem ser criados no sistema atravs de listas tcnicas. Ao criar a lista tcnica, devemos selecionar a utilizao 5 (utilizao relevante para vendas e distribuio). Uma vez definido como 5, todos os itens da lista tcnica sero automaticamente definidos como relevantes para vendas e distribuio. Para que seja possvel utilizarmos a lista tcnica nos documentos de venda, alm da lista tcnica criada necessrio efetuarmos configuraes no Customizing da categoria do item de vendas. Uma vez definida a LT bem como as configuraes na categoria do item de vendas, voc somente precisa entrar o nmero do material da LT, neste exemplo o computador, que da o sistema se encarregar de explodir a LT com seus itens e subitens.

Exploso de listas tcnicas em documentos de vendas


Ordem de venda Ordem de venda Emissor da Ordem Emissor da Ordem Item 10 Item 20 4500 4500

Mestre de materiais
Material M-12 Grupo de Categoria de item ERLA

Categoria de item PRINCIPAL TAQ (Determinao preo) Categoria de SUBitem TAE (Sem preo)

Ordem de venda Ordem de venda Emissor da Ordem Emissor da Ordem Item 10

4500 4500

Categoria de item PRINCIPAL TAP (Sem preo) Categoria de SUBitem TAN (Determinao preo)

Mestre de materiais
Material M-12 Grupo de Categoria de item LUMF

Item 20

As categorias de item individuais controlam o que uma lista tcnica pode fazer em um documento de vendas. Para determinar a forma como a LT deve ser explodida no documento de vendas, voc precisa definir a abrangncia da estrutura da categoria para o item principal. Quando voc determina os subitens, o sistema tambm precisa conhecer a categoria do item de nvel superior. No Customizing de categorias de item, voc controla que item/itens so relevantes para a determinao do preo.

110

Formao de Consultores Mdulo SD

Lista tcnica para um computador

PREOS PEDIDO

TRANSF. DE NECESS.

DISPONIBILIDADE

RELEV. REMESSA

A estrutura explodida na seguinte seqncia, no documento de vendas: O material que possui uma lista tcnica entrado na ordem. Este o item principal da lista tcnica. Determina-se a categoria do item principal. Esta categoria do item controla se e como a LT explodida. Se for necessrio explodir a LT, o sistema faz isso automaticamente. Os componentes so depois listados no documento como subitens do item principal. O sistema determina uma categoria do item para cada subitem.

111

Formao de Consultores Mdulo SD

Dados comercias
Ordem de venda Ordem de venda Cabealho Condio de pagamento Incoterms ZB01 FOB Ordem de venda Ordem de venda Cabealho Condio de pagamento Incoterms ZB01 FOB

Item 10 Condio de pagamento Incoterms

ZB01 FOB

Item 10 Condio de pagamento Incoterms

ZB01 FOB

Item 20 Condio de pagamento Incoterms

ZB01 FOB

Item 20 Condio de pagamento Incoterms

ZB01 ZB02 FOB CIF

possvel controlar se os dados comerciais podero ou no ser modificados durante o processamento do documento de vendas. Este controle feito no Customizing, na categoria do item. L definimos se o sistema permitir ou no que os dados comerciais do item sejam diferentes dos dados comerciais do cabealho do documento. Como este controle feito pela categoria do item, possvel que em um mesmo documento de vendas tenha mais de uma situao, ou seja, itens que permitam dados comerciais diferentes do cabealho e itens que no permitam.

Lio: Controle de documentos de vendas categoria de diviso de remessa Esta lio descreve as opes de controle para a categoria de diviso de remessa.

112

Formao de Consultores Mdulo SD


Categoria de diviso de remessa
Pr-vendas Pr-vendas AT Div. rem. solic. de cot. BN Div. rem. Solic. de cot. Contratos Contratos CV Contratos bsicos .

Vendas Vendas CP Div. rem. ordem C0 Div. rem. Consignao ..

Reclamaes Reclamaes DN Devoluo D0 Devoluo de artigos consignao

O sistema disponibiliza diferentes categorias de diviso de remessa para fornecer diversas opes de controle dos itens ao longo do processo de vendas (cenrios empresariais). So necessrios diferentes categorias de diviso de remessa pois cada uma delas possuem controles e configuraes diferenciadas. Por exemplo, para uma categoria de diviso de remessa de devoluo (DN) no necessrio a verificao de disponibilidade do estoque, diferente de uma categoria de diviso de remessa stardard (CP). A categoria de diviso de remessa controla o planejamento de necessidade do material e a execuo da expedio. A categoria de diviso da remessa define-se com uma chave de dois caracteres. O sistema standard j inclui chaves que freqentemente indicam a utilizao da categoria de diviso da remessa. O primeiro caractere indica o processo de vendas em que a categoria de diviso da remessa utilizada. A = Solicitao de cotao C = Ordem B = Cotao D = Devolues O segundo caractere da chave indica o que acontece diviso da remessa na logstica.

113

Formao de Consultores Mdulo SD


D = Sem administrao de estoques N = Sem MRP V = Planejamento baseado no consumo X = Sem administrao de estoques com sada de mercadorias P = Planejamento de necessidades de material

Funes da categoria de diviso de remessa

Tipo de movimento

Log dados incompletos

Compras

Funes da categoria de diviso de remessa

Relevncia remessa
(item de material)

Verificao de disponibilidade

Transferncia de necessidade

Funes adicionais de controle so fornecidas pela categoria de diviso de remessa nos documentos de vendas. Podemos afirmar que a diviso de remessa dos documentos de vendas controlado pela categoria de diviso de remessa. A categoria de diviso de remessa influencia o processamento da remessa. Diferente do tipo do documento de vendas, a categoria de diviso de remessa determinada automaticamente no documento de vendas no momento da criao com auxilio da categoria do item e o tipo de MRP. Se necessrio e se definido no Customizing, possvel alterar a categoria de diviso de remessa no processamento do documento. A partir da categoria de diviso de remessa controlamos inmeras funes. Estas so algumas das funes que categoria de diviso de remessa pode controlar, sendo possvel ativ-las ou desativ-las via Customizing: Se a diviso de remessa relevante ou no para a remessa.(Voc precisa ativar o cdigo de relevncia para remessa, se quiser que a mercadoria seja entregue fisicamente.) Definio do tipo de movimento para controlar que modificaes das quantidades e dos valores so lanadas na contabilidade de materiais. A

114

Formao de Consultores Mdulo SD


administrao de estoques responsvel pela atualizao dos tipos de movimentos. Os tipos de movimentos foram configurados para todos os processos no sistema standard da SAP. Muitos dos tipos de movimentos relevantes para vendas ficam entre o 601 e o 699. Se a diviso de remessa relevante ou no para transferncia de necessidades e as verificaes de disponibilidade. Se uma requisio de compras um pr-requisito para um pedido, que pode ser gerado automaticamente com base no documento de vendas. Para isso, voc deve configurar o tipo de pedido, bem como as categorias de classificao contbil e de item no pedido. Se o bloqueio de remessa ser automaticamente definido na criao do documento de vendas. Ativa-se no nvel da categoria de diviso de remessa o log de dados incompletos.

Controle da cat. div. de remessa nos docs. vdas


Irrelevante para remessa Sem transferncia necessidades Sem tipo de movimento

Diviso de remessa na cotao

BN

MRP na ordem

Relevante para remessa Transferncia necessidades Tipo de movimento 601

CP

Diviso de remessa em devol.

Relevante para remessa Sem transferncia necessidades Tipo de movimento 651

DN

O slide acima exemplifica algumas das diferenas entre os processos empresariais, comparando 3 categorias de diviso de remessa.

115

Formao de Consultores Mdulo SD

Determinao da categoria de div. de remessa


Documento de Documento de Vendas - -Item Vendas Item

Categoria de item
Mestre Materiais

Tipo de MRP

Viso: Viso: MRP 1

Categoria de diviso de remessa

Proposta de itens alternativos

A finalidade da atribuio acima determinar automaticamente a categoria diviso de remessa no documento de vendas bem como permitir que o usurio possa alterar no documento de vendas para outra categoria de diviso de remessa onde previamente no customizing foram definidas categorias de divises de remessas alternativas (mximo 9 alternativas). A categoria de diviso de remessa determinada com base na categoria do item de vendas e no tipo de MRP, localizado no dado mestre de materiais. O sistema utiliza duas etapas para determinar automaticamente a categoria de diviso da remessa: Primeiro ele tenta determinar a categoria de diviso da remessa utilizando a combinao de chaves da categoria do item e do tipo de MRP.

Se no for encontrada uma categoria de diviso da remessa, o sistema procura a combinao de chaves de categoria do item/sem tipo de MRP

116

Formao de Consultores Mdulo SD

Mdulo 8
Transaes especiais
Viso geral do Mdulo
Este mdulo descreve as transaes especiais tais como vendas urgentes, vendas vista, consignao e remessas gratuitas.

Venda urgente

As ordens imediatas e as vendas vista so tipos de documentos utilizados no processo de vendas do centro ou quando o cliente precisa recolher imediatamente as mercadorias do depsito. No tipo de documento ordem imediata, configura-se o comutador de entrega imediata e o tipo de remessa DF. Quando voc grava uma ordem imediata, o sistema cria automaticamente uma remessa do tipo LF. Aps a retirada das mercadorias do depsito, possvel iniciar o picking e o lanamento de sada de mercadorias. Quando voc cria os documentos de faturamento (por exemplo, em processamento coletivo), o sistema imprime a fatura e envia-a para o cliente.

117

Formao de Consultores Mdulo SD

Venda vista

Venda vista

118

Formao de Consultores Mdulo SD

Venda vista

Empregado retira o produto e paga em $$ Empregado recebe fatura (ao salvar a OV) No necessrio imprimir a fatura ao criar o documento de faturamento

Empregado retira o produto imediatamente. picking no necessrio no depsito, pois o empregado retira o produto da prateleira, porm o sistema gera OT automaticamente

No tipo de documento de venda vista, configura-se o comutador de entrega imediata e o tipo de remessa BV. Quando voc grava a venda vista, o sistema cria automaticamente uma remessa do tipo BV e imprime um documento que pode ser entregue ao cliente como uma fatura. Voc controla a fatura impressa com o tipo de mensagem RD03, contida no esquema de mensagens do tipo de ordem CS. Aps a sada da mercadoria do depsito, pode iniciar-se o picking e o lanamento da sada de mercadorias. Um ndice de faturamento relacionado ordem gerado automaticamente. Ele atualiza a lista de documentos de faturamento a fazer. O tipo de faturamento BV criado durante o processamento da lista de documentos de faturamento a fazer. O sistema no imprime faturas durante o faturamento.

119

Formao de Consultores Mdulo SD

Consignao

Na administrao de estoques em consignao, as mercadorias so fornecidas ao cliente, mas permanecem como propriedade da empresa at que sejam realmente utilizadas. No se cria uma fatura at que o cliente retire as mercadorias do estoque em consignao. At esse momento, o cliente tem o direito de devolver mercadorias em consignao. Voc processa a reposio de artigos em consignao com o tipo de ordem LC. A sada de mercadorias configura um estoque especial no cliente. Contudo, as mercadorias permanecem nos estoques avaliados do centro fornecedor. Esta transao no faturada porque o estoque em consignao permanece como propriedade da sua empresa. A tomada de artigos em consignao processada com o tipo de ordem UC. Quando a mercadoria for retirada, diminuir o estoque especial do cliente e o estoque no centro fornecedor. Esta transao relevante para faturamento. Se o cliente devolver a mercadoria, voc poder representar isso com o tipo de ordem TC (recolha de artigos em consignao). Esta transao credita o estoque especial do cliente durante a sada de mercadorias. Tal como a reposio de artigos em consignao, esta transao no relevante para faturamento. Se voc quiser estornar uma retirada de artigos em consignao, voc pode processar isso com o tipo de documento RC (devoluo de artigos em consignao). A entrada de mercadorias configura novamente o estoque especial no cliente. gerada uma nota de crdito com base nas devolues de artigos em consignao.

120

Formao de Consultores Mdulo SD

Remessa Gratuita

Remessa posterior gratuita

Referncia obrigatria Devoluo

Voc cria um fornecimento gratuito quando, por exemplo, quer enviar uma amostra a um cliente. Voc entra um documento de fornecimento corrigido gratuito, por exemplo, quando precisa fornecer um material para uma ordem, devido a uma reclamao. O Customizing para o tipo de documento de vendas NC determina que esta

121

Formao de Consultores Mdulo SD


transao exige um documento precedente. Estes controles de cpia relevantes devem ser configurados para todos os documentos precedentes que possam ser utilizados, por exemplo, no controle de cpia para NC de uma RF (ordem de devoluo). Ativando um bloqueio de remessa no tipo de documento de vendas, voc garante que as transaes de fornecimento gratuito ou fornecimento corrigido gratuito no so liberadas para remessa at que tenham sido verificadas pelo empregado relevante. Se o empregado decidir que o fornecimento no deve ocorrer, ele pode entrar um motivo relevante para recusa no documento de vendas. No Customizing das categorias de item, voc determina que os itens nos tipos de documentos de vendas CL e NC so gratuitos (por exemplo, com KLN ou KLX). Voc tambm pode decidir o que acontece a estes itens, em termos de determinao do preo e faturamento.

122

Vous aimerez peut-être aussi