Vous êtes sur la page 1sur 10

I - 130

20o CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL

CUSTOS OPERACIONAIS DE ESTAES DE TRATAMENTO DE ESGOTO POR LODOS ATIVADOS: ESTUDO DE CASO ETE - BARUERI
Amrico de Oliveira Sampaio(1) Engenheiro Civil diplomado pela Universidade Mackenzie, Mestre em Hidrulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de So Carlos da Universidade de So Paulo. Gerente do Departamento de Tratamento de Esgotos Oeste da Unidade de Negcio de Tratamento de Esgotos da Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo - SABESP. Maria Carolina Gonalves Engenheira Civil diplomada pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Hidrulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de So Carlos da Universidade de So Paulo. Gerente da Diviso do Sistema Barueri da Unidade de Negcio de Tratamento de Esgotos da Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo - SABESP. Endereo(1): Av. 1o de Maio, s/no - Vila Aldeinha - Barueri - So Paulo - CEP: 06440-230 Brasil - Tel: (011) 7295-2255 - Fax: (011) 7295-5623 - e-mail: aeo@originet.com.br

RESUMO O presente trabalho tem por objetivo relatar os custos de operao e manuteno da estao de tratamento de esgotos de Barueri, onde o esgoto tratado pelo processo de lodos ativados e apresenta capacidade nominal de 7,0 m/s. Os custos operacionais da ETE-Barueri foram subdivididos nos seguintes itens: Pessoal, Encargos e Benefcios; Energia Eltrica; Materiais de Tratamento; Servios; gua; Materiais; Rateio de Despesas de Pessoal de Apoio. Durante o perodo analisado o custo por metro cbico tratado foi de R$ 0,094, valor prximo ao obtido na literatura internacional para estaes similares. Os resultados indicam que quase 75% do custo operacional total referem-se aos custos de pessoal, encargos sociais e benefcios, energia eltrica e materiais de tratamento. Portanto todas as principais medidas visando reduo dos custos da estao devem ser focalizadas para reduo dos custos desses itens.

PALAVRAS-CHAVE: Custos Operacionais, Tratamento de Esgoto, Lodos Ativados.

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

676

I - 130
20o CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL

INTRODUO A literatura nacional bastante precria no que se refere aos custos operacionais de estaes de tratamento de esgotos. Poucos so os artigos que tratam sobre esta questo e as raras excees constituem estudos relativos ao desempenho dos diversos processos/operaes componentes do tratamento. Apenas algumas referncias podem ser encontradas quanto ao custo capital ou de investimento. As poucas informaes existentes fazem com que os profissionais que atuam nesse setor tenham constantemente que recorrer s informaes obtidas na experincia internacional, que, muitas vezes, guardam pouca similaridade com a de nossa realidade local. Visando fornecer algum subsdio para a alterao do atual quadro, a equipe responsvel pela operao/manuteno da estao de tratamento de esgotos de Barueri iniciou um programa de apropriao de dados dos custos operacionais dessa estao, cujos principais resultados estaro sendo resumidamente discutidos no presente trabalho. Optou-se, em uma primeira etapa, pela abordagem dos custos relacionados exclusivamente operao da planta, visto constituir ferramenta indispensvel para o adequado gerenciamento das diversas atividades operacionais dessas unidades. Para tanto, foram reunidos dados durante o perodo de um ano (janeiro a dezembro de 1997), contemplando assim as variaes sazonais das condies ambientais, cujos reflexos podem ser sentidos, no s nas mudanas de desempenho dos processos e operaes de tratamento, como tambm na qualidade e quantidade do esgoto afluente. De modo a possibilitar melhor compreenso dos dados utilizados nesse estudo, apresentaremos a seguir uma sntese das principais caractersticas dos diversos processos e operaes da ETE Barueri.

BREVE DESCRIO DA ETE BARUERI A ETE Barueri foi projetada na dcada de 70 e apresenta capacidade nominal de 7,0m/s (vazo mdia), ocupando uma rea de aproximadamente 86,3 hectares. O esgoto afluente recalcado por 4 conjuntos moto-bomba altura manomtrica de cerca de 28 metros. O gradeamento efetuado em unidade com espaamento entre barras de 2,54 cm. Essas unidades contam com dispositivos de acionamento automtico do sistema de limpeza. O material removido encaminhado para caambas por intermdio de esteira transportadora. Os slidos suspensos de elevado peso especfico so removidos em caixas de areia tipo aeradas de fluxo orbital. O material removido periodicamente atravs de guindaste com clam shell. Aps desarenado, o esgoto encaminhado para unidades de pr-aerao, visando o controle de odores, bem como a melhoria das caractersticas de sedimentao dos slidos em suspenso. Ambas unidades (caixas de areia e tanques de pr-aerao) so providas de controle automtico de ar.

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

677

I - 130
20o CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL

A remoo dos slidos em suspenso realizada em unidades de decantao primria de forma retangular. O material sedimentado e a escuma so encaminhados para poos situados na cabeceira dos decantadores atravs de pontes removedoras de funcionamento contnuo e da, bombeados para o tratamento da fase slida. O esgoto decantado conduzido para os tanques de aerao de forma retangular, com tempo de deteno hidrulico de 5,6 horas. O fornecimento de ar para cada tanque realizado, de forma automtica, por malha de 8.500 difusores cermicos de bolha fina. Os tanques foram projetados originalmente para operarem como reatores de mistura completa. A gerao de ar para toda a planta (tanques de aerao, fase preliminar e canais) efetuada por quatro compressores do tipo centrfugo de mltiplo estgio, de capacidade igual a 102.000 Nm/h. Para separao da biomassa formada, so utilizados decantadores secundrios circulares com extrao por suco hidrulica do lodo depositado. O lodo biolgico recirculado, em taxas variando na faixa de 60% a 90%, por conjuntos elevatrios. O descarte de lodo pode ser realizado via mistura lquida (retornando para o incio do processo) ou via linha de retorno (nesse caso, o lodo enviado para adensadores por flotao). Os adensamentos dos lodos primrio e biolgico so efetuados por gravidade e flotao, respectivamente. Aps digeridos anaerobicamente em unidades desprovidas de controle de temperatura interna, o lodo encaminhado para desidratao (filtro prensa de placas fixas). O condicionamento qumico efetuado mediante a adio de quantidades controladas de cal e cloreto frrico. O lodo desidratado transportado, por caminhes, para aterro sanitrio, distante cerca de 25 quilmetros da ETE. Para suprir parte do volume de gua necessrio nos servios de operao, a ETE foi dotada de um sistema de utilidades que promove o reuso do efluente final (aps tratamento complementar) para diferentes fins, tais como selagem de gaxetas, diluio de cal, quebra escuma e lavagem de piso. A estao possui laboratrio equipado para realizao das principais anlises do monitoramento de rotina dos processos de tratamento. A planta conta com sistema bastante rudimentar de superviso e controle distribudo por 9 painis localizados em diferentes pontos. O esquema bsico da disposio das diversas unidades componentes do tratamento apresentado na Figura No 1.

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS O Quadro No 1 apresenta um resumo dos custos de operao e manuteno da ETE Barueri no perodo compreendido entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 1997. A subdiviso dos grupos de custos obedeceu o mesmo padro adotado no plano de contas e salrios da rea contbil da SABESP, exceto pelos itens gua e rateio de pessoal de apoio. No presente estudo, considerou-se como custo operacional mensal de servios e materiais, aquilo que foi efetivamente executado/utilizado na operao e manuteno da planta, e no, como prtica comum da contabilidade, o pagamento das faturas incidentes
ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

678

I - 130
20o CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL

durante esse perodo. Evitou-se, assim, possveis equvocos relacionados s disparidades existentes entre o que foi pago e o que foi efetivamente realizado/consumido. Esse fato pode ser mais claramente evidenciado quando se consideram os valores de custos observados no item materiais de tratamento (cloreto frrico, cal e hipoclorito de sdio) atravs da utilizao dessas duas metodologias. Tais diferenas se devem, principalmente, s variaes do volume do material estocado, bem como a adoo de estratgias financeiras especficas. O mesmo pode ser dito em relao ao item materiais. importante ressaltar que, quando analisados grandes perodos de tempo, os dois valores tendem a se igualar. No foi objeto desse estudo a apropriao dos custos referentes amortizao e depreciao das instalaes e equipamento da estao. A seguir sero analisados, por ordem de sua importncia relativa na composio do custo operacional total, os diversos grupos componentes.

PESSOAL, ENCARGOS SOCIAIS E BENEFCIOS Os custos relacionados com pessoal abrangem as despesas referentes a salrios, comisso, adicional de periculosidade, adicional de insalubridade, adicional noturno, horas extras, planto distncia, abono de frias, salrio substituio entre outros. Os custos com encargos sociais abrangem custos com INSS, aviso prvio, FGTS, SESI, salrio educao e SENAI. Os custos com benefcios abrangem os custos com auxlio creche, plano de sade, plano de aposentadoria privado, cheque farmcia especial, cheque supermercado especial, vale transporte e vale refeio. A porcentagem dos custos de pessoal, encargos sociais e benefcios em relao ao custo total da planta, durante o perodo analisado, foi cerca de 41% e corresponde a R$389.670,00. Vale ressaltar que a ETE Barueri no uma planta automatizada. A operao conta com sete operadores de equipamentos por turno mais um tcnico em sistema de tratamento de esgotos. O regime de trabalho o de turno rodiziante, sendo que so necessrios cinco turnos e cada qual com trs operadores de equipamentos na desidratao mecnica de lodo, dois operadores na fase lquida e dois operadores na fase slida Acredita-se que o programa de automao de diversos processos/operaes, ora em andamento, poder resultar em certa reduo do atual quadro de funcionrios que exercem atividades diretamente relacionadas operao. Tal reduo, entretanto, no deve ser de grande magnitude, visto que aproximadamente 40% dos funcionrios de turno atuam nas unidades de desidratao mecnica de lodo (filtro-prensa), operao esta que dificilmente prescindir de servios manuais. Deve-se acrescentar, ainda, que a automao da ETE levar a um incremento dos servios de manuteno preventiva e corretiva dos equipamentos, e, consequentemente, aumento do quadro das equipes que atualmente exercem essas atividades.

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

679

I - 130
20o CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL

ENERGIA ELTRICA O custo mdio mensal de energia eltrica na ETE Barueri durante o perodo analisado foi de R$194.969,00, representando cerca de 20% do custo operacional total. Estudos especficos desenvolvidos durante o perodo apontaram como o ponto de maior consumo o fornecimento de ar para os tanques de aerao, seguido da elevatria de esgoto bruto, responsveis, respectivamente, por 50% e 35% do montante total. Apesar da planta, em seu projeto original, contar com dispositivos de controle automtico da concentrao de oxignio dissolvido nos tanques de aerao, os mesmos encontravamse fora de uso devido a problemas freqentes de funcionamento apresentados pelo elemento primrio de medio (sonda de OD). Com a substituio destes instrumentos por modelos mais adaptados s condies de campo (sonda provida de sistema de autolimpeza), foi possvel controlar automaticamente o teor de OD nos tanques na faixa de 1,0 a 1,5 mg/l, o que resultou em economia de aproximadamente R$7.000,00 no custo mensal de energia da planta. Acredita-se ainda que redues mais significativas podero ser alcanadas com a substituio das malhas de difusores cermicos de bolha fina dos tanques, que vm apresentando baixa taxa de transferncia. Com relao elevatria de esgoto bruto (segundo ponto de maior consumo de energia da ETE), entende-se que redues de consumo s podero ser atingidas mediante a implantao de amplo programa de manuteno dos conjuntos elevatrios em operao, visando a melhoria de rendimentos dos mesmos. Outra ao que poder reverter em considervel economia no custo atual de energia eltrica se relaciona paralisao e ou reduo seletiva da utilizao de determinados equipamentos durante o horrio de pico, compreendido entre 17:30 h e 20:30 h, quando a tarifa sofre aumento de 28%. Entre estes equipamentos pode-se ressaltar os filtros prensa, extintores de cal, flotadores e elevatria de esgoto bruto. No caso deste ltimo, tal procedimento levar a um aumento temporrio do nvel do lquido no poo de suco, condio esta que poder ser normalizada to logo se verifique o trmino do referido horrio. Esto sendo estudadas alternativas de produo de energia eltrica a partir do gs gerado nos digestores anaerbios, que, segundo a experincia internacional, poder suprir de 40% a 50% do consumo da ETE.

MATERIAIS DE TRATAMENTO O item materiais de tratamento corresponde, basicamente, ao consumo de produtos qumicos utilizados no condicionamento do lodo digerido para desidratao nos filtros prensa. Tambm foi considerado o consumo de hipoclorito de sdio utilizado para desinfeco de gua de utilidades destinada selagem de gaxetas, muito embora, em termos de custo, possa ser considerado desprezvel quando comparado ao montante total do grupo. O projeto original da ETE Barueri previa a utilizao de cloreto e cal no condicionamento qumico do lodo. Pelos dados apresentados no Quadro No 1 pode-se observar que o custo mdio mensal relativo ao consumo destes produtos durante o perodo analisado foi de R$108.871,00, contribuindo com aproximadamente 11% do custo total de operao da planta.
ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

680

I - 130
20o CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL

importante notar que, apesar das dosagens de cal e cloreto frrico terem sido mantidas praticamente constantes (25% e 8% base seca, respectivamente), houve grande variao do custo mensal deste item durante o ano (ver Figura No 2). A principal razo para as variaes observadas deve-se utilizao do processo de digesto em duplo estgio. Praticamente metade do volume dos digestores utilizado para adensamento (digestores secundrios) , funcionando como um tipo de pulmo ou dispositivo regulador do volume de lodo encaminhado para a desidratao. Tal flexibilidade operacional permite atender as necessidades especficas relacionadas ao controle da produo de lodo desidratado (realizao de manuteno dos equipamentos de desidratao, problemas nos servios de disposio final do lodo, dentre outras). Na medida em que se altera o volume de lodo encaminhado para a desidratao, altera-se, na mesma proporo, o consumo de produtos qumicos utilizados no condicionamento. Visando o estabelecimento de um ndice menos susceptvel a estas variaes, optou-se pela avaliao do custo de produtos qumicos por peso de slidos secos encaminhado para desidratao. Tal ndice na operao da ETE Barueri apresentou valores na faixa de R$ 60,00 a R$ 70,00/t slidos secos. Como j foi dito anteriormente, o item materiais de tratamento tem grande importncia no custo operacional da ETE. Em vista disso, grandes esforos vm sendo empreendidos visando a reduo do consumo atual, atravs de uma operao mais assistida do processo. Acredita-se que, mesmo com o aumento das quantidades de horas/homem e anlises laboratoriais necessrias para realizao destes procedimentos, ser possvel atingir considervel reduo dos custos referentes a este item. Pesquisas em escala piloto e de projeto esto igualmente sendo desenvolvidas visando a substituio dos produtos qumicos atualmente utilizados, por polmeros. Acredita-se, baseado nos resultados j obtidos em escala piloto e na experincia internacional, que a viabilizao desta medida poder acarretar reduo de aproximadamente 40% do custo atual do condicionamento.

SERVIOS Este item abrange os custos relacionados aos servios de manuteno de equipamentos, transporte de lodo desidratado para aterro sanitrio, conservao de reas verdes, limpeza dos prdios administrativos e salas de operao, segurana da rea da estao, portarias, aluguel de mquina de reproduo, gastos com telefone e manuteno de veculos, realizados por terceiros, e representa 12% do custo operacional total. Para alguns destes servios (transporte de lodo, conservao de reas verdes, limpeza dos prdios, segurana patrimonial, portaria e manuteno de elevador) foram elaborados contratos especficos, com fiscalizao realizada por funcionrios da prpria estao. Destaque especial deve ser dado aos servios de Transporte de Lodo, cujo custo mdio mensal foi de R$ 48.260,00, representando 5,1% dos gastos totais para operao da ETE. Tendo em vista sua importncia relativa, medidas operacionais esto sendo tomadas visando a reduo do volume de lodo biolgico produzido, mediante o aumento da idade do lodo (c). Outros procedimentos esto sendo igualmente estudados com essa mesma finalidade, dentre os quais o aumento de eficincia de destruio de slidos volteis no processo de digesto anaerbia, aumento da concentrao de slidos do lodo afluente desidratao e, como j citado anteriormente, a substituio e consequente reduo dos produtos utilizados no condicionamento qumico.

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

681

I - 130
20o CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL

importante ressaltar que na composio do custo desse item no foram includos os relacionados ao destino final (aterro sanitrio).

GUA Mesmo contando com sistema de utilidades que permite a disponibilidade de gua para uma srie de finalidades (selagem de gaxetas, quebra escuma, lavagem de piso e diluio do lodo primrio) a partir do reuso do efluente final, alguns pontos de utilizao exigem melhor qualidade, havendo, portanto, necessidade de serem supridos com gua potvel. O volume mdio mensal de gua potvel utilizada durante o ano de 1997 foi de 16.542 m/ms, correspondendo a um custo mdio de R$ 72.674,00 (foi adotada a tarifa de R$4,63/m3 , que representa a mdia industrial cobrada pela SABESP na RMSP). Estimase que esse item contribua com cerca de 8 % do custo total de operao. Apesar de sua importncia, o consumo de gua geralmente no vem recebendo a necessria ateno por parte das equipes responsveis pela operao das estaes de tratamento atualmente em operao no Brasil. A razo para tal reside, muito provavelmente, no fato da produo/distribuio de gua potvel ser realizada, na maioria das vezes, pela mesma empresa/rgo pblico responsvel pelo tratamento de esgotos, o que leva a falsa impresso de no ser este um item a ser considerado na composio dos custos operacionais das ETEs. A lavagem das camisas dos filtros prensa, realizada uma vez a cada 40 ciclos, teoricamente, seria responsvel pelo maior consumo de gua potvel na planta. Considerando o nmero mdio mensal de ciclos ocorridos na ETE Barueri no ano de 1997 (aproximadamente 300) e o volume mdio de gua utilizado em cada operao de lavagem (90m), possvel se prever consumo de cerca de 630 m/ms. Comparando esse valor com o consumo total da ETE, verifica-se que o mesmo representa menos do que 4%. Conclui-se, portanto, que o grande consumo de gua potvel observado na ETE tenha outras razes. Estudos realizados e em andamento apontam para os seguintes problemas:

Utilizao eventual de gua potvel para fins de selagem e refrigerao de equipamento (120 m/h). Esse uso normalmente suprido pelo sistema de utilidades, mas pode ser interrompido em certas ocasies (problemas com a qualidade do efluente final, manuteno ou falha do sistema de reuso). Vazamento nas tubulaes de distribuio de gua potvel, devido ao material utilizado (ferro fundido) fortemente atacado por corroso.

Consideramos que grande avanos podero ser alcanados na reduo do atual consumo de gua potvel na ETE Barueri, o que, certamente, refletir, de forma positiva, no custo operacional. Para tanto, esto sendo iniciados programas de identificao e correo de possveis vazamentos, bem como alteraes nas atuais regras operacionais no sistema de guas de utilidades (impedir a possibilidade de uso de gua potvel para fins de selagem e refrigerao de equipamentos). Aes tambm esto sendo previstas no sentido de viabilizar o uso de gua de utilidades para lavagem dos tecidos filtrantes. Acredita-se que a adoo dessas medidas possibilitar reduo de custo da ordem de R$ 35.000,00/ms (3,7% do custo operacional total).

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

682

I - 130
20o CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL

MATERIAIS Este custo corresponde ao consumo de materiais utilizados pela manuteno mecnica, eltrica, civil e instrumentao, bem como os relacionados operao, laboratrio, combustveis, lubrificantes e escritrio. Durante o perodo analisado, o custo mdio mensal desse item foi de R$ 17.458,00, correspondendo a apenas 2% do total. A parcela relativa aos materiais consumidos na manuteno dos equipamentos e instalaes foi de R$ 12.508,00, valor esse que pode ser considerado bastante pequeno quando comparado importncia dos fins a que se destinam (alto ndice de disponibilidade e bom rendimento dos diversos equipamentos utilizados na operao da planta).

RATEIO DE DESPESAS DE PESSOAL DE APOIO Esta despesa reflete a parcela de custo de pessoal alocado em atividades/unidades de apoio desenvolvidas na Unidade de Negcio (RH, suprimentos, licitaes, servios gerais, econmico-financeiro), rateada para a ETE Barueri. Esta parcela corresponde a um custo mensal de R$59.660,00 e a porcentagem em relao ao custo operacional total igual a 6%.

CONCLUSES Durante o perodo analisado, o custo mdio mensal de operao da ETE Barueri foi de R$ 953.504,00, bastante prximo dos valores apresentados na literatura internacional para plantas similares ( tipo e capacidade nominal de tratamento). Considerando que, durante o perodo em questo, a mdia da vazo tratada foi de 3,91 m/s, obtm-se um custo por metro cbico tratado de R$ 0,094. Levando em conta o fato da planta estar operando com apenas 60% de sua capacidade nominal atual (7,0 m/s), possvel prever substancial reduo desse valor, uma vez que a operao a plena capacidade no est condicionada ao aumento do atual de quadro de funcionrios das equipes de operao e manuteno, item esse que contribui com aproximadamente 40% do custo operacional da planta. Apenas com uma anlise superficial da participao de cada grupo no custo total de operao j possvel prever que a implantao de programas relacionados adequao das equipes de operao/manuteno, conservao de energia, e otimizao das dosagens de produtos qumicos no condicionamento do lodo podero reverter em considervel reduo nos custos de operao da ETE, visto representarem quase 75% do total.

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

683

I - 130
20o CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL

QUADRO I - CUSTO DE OPERAO E MANUTENO ETE BARUERI. DESCRIO 1. 2. 3. 4. Pessoal Encargos Sociais + Benefcios Energia Eltrica Servios 4.1. Manuteno 4.2. Transporte de Lodo 4.3. Conservao de Jardins 4.4. Limpeza 4.5. Vigilncia e portaria 4.6. Elevador 4.7. Telefone 4.8. Aluguel de mquinas xerox 4.9. Estagirios 4.10. Telefonia 4.11. Manuteno de Veculos Materiais de Tratamento 5.1. Cloreto Frrico 5.2. Cal Micropulverizada 5.3. Hipoclorito de sdio gua Rateio de Custo de Pessoal de Apoio Materiais 8.1. Manuteno 8.1.1. Mecnica 8.1.2. Eltrica 8.1.3. Civil 8.1.4. Instrumentao 8.2. Operao 8.3. Laboratrio 8.4. Combustveis e Lubrificantes 8.5. Outros Materiais TOTAL CUSTO MDIO R$ / MS 208.551 181.119 194.969 110.203 3.532 48.260 6.793 5.994 37.845 684 2.002 196 3.612 360 925 108.871 52.320 56.275 276 72.674 59.660 17.458 12.508 8.201 2.127 746 1.434 678 1.301 962 2.010 953.504 % DO ITEM 22 19 20 12

5.

11

6. 7. 8.

8 6 2

100

R$ 953.504 / ms 3,91 m3 /s R$ 0,094 / m3

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

684

I - 130
20o CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL

FIGURA 1 FLUXOGRAMA DA ETE BARUERI.


MATERIAL GRADEADO AREIA REMOVIDA

AFLUENTE

POO DISTRIBUIDOR

GRADE MECANIZADA

CAIXAS DE AREIA

DECANTADORES PRIMRIOS

TANQUES DE AERAO

EFLUENTE FINAL DECANTADORES SECUNDRIOS

DESCARTE HIDRULICO
LODO RECIRCULADO

LODO PRIMRIO GUA DE DILUIO DESCARTE DE LODO

ELEVATRIA DE LODO EM EXCESSO

SOBRENADANTE DOS ADENSADORES

ADENSADORES POR GRAVIDADE

DESCARTE PRINCIPAL

LODO ADENSADO LODO FLOTADO

FLOTADORES

SUBNADANTE DOS FLOTADORES

DIGESTORES ANAERBICOS

GS PRODUZIDO

FeCl 3 + Ca (OH)2

LODO CONDICIONADO

EFLUENTE FILTRADO

DESIDRATAO MECNICA DO LODO

LODO DESIDRATADO

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

685

Vous aimerez peut-être aussi