Vous êtes sur la page 1sur 17

NOVA LETRA

uma publicao do CEDAC

NOVA LETRA
edio n 2 - ano 2004 Coordenao geral Cristina Pereira Edio / textos Clara Assumpo Cristina Zelmanovits Coordenao de produo Ftima Assumpo Projeto grfico e editorao Luciana Wolf Ilustraes Professoras e Alunos do Programa Escola que Vale, Projeto Emails Pedaggicos Telemar, Bei Comunicao, FUNDHAS, Flip - Festa Literria Internacional de Parati Fotos Equipe CEDAC Produo grfica Raquil Lange e Luciana Mansur Reviso de texto Claudemir de Andrade PARCEIROS EM PROJETOS ACA Associao Casa Azul Bei Comunicao BNDES Fundao Roberto Marinho / Canal Futura Companhia Vale do Rio Doce Fundao Vale do Rio Doce Fundhas Fundao Prof. Helio Augusto de Souza IEL Instituto Escolar Laranjeiras Instituto Telemar Instituto Votorantim Par Pigmentos S.A

CEDAC Nova Letra

Editorial
educao vem se anunciando como estratgia privilegiada para o estabelecimento de um novo contrato social. Diversos grupos trabalham com a hiptese de que a criao de um contexto que rena diferentes instncias para pensar sobre o processo de ensino e aprendizagem incidir sobre o avano das regies. O encontro com Csar Coll, professor doutor de Psicologia da Educao na Universidade de Barcelona, propiciou no apenas visibilidade sobre o fato de j termos experincias neste sentido, como tambm instigou nossas cabeas para comear a trabalhar com mais intencionalidade na perspectiva das Comunidades de Aprendizagem, assunto que aparece logo nas primeiras pginas. Vivemos um contexto de parcerias bastante apropriado para o desenvolvimento de aes que chamam responsabilidade e partilha entre os muitos que visam ampliar o prprio conceito de educao. Assim, o compromisso do CEDAC e de seus parceiros tem sido o de buscar respostas possveis para essa nova cultura da aprendizagem. A tentativa de avanar e refletir em funo de informaes com as quais estamos constantemente interagindo marca de batismo de nossa relao com a aprendizagem. Nesta revista, convidamos voc, leitor, a conhecer os passos que demos em 2004. Alguns revelam novos rumos para antigos projetos, enquanto outros se apresentam pela primeira vez. O que h em comum entre eles? A vontade de fazer cada vez mais e melhor aquilo que entendemos como caminhar no sentido de tornar a educao um patrimnio de todos e para todos.

Prefeituras e Secretarias Municipais de Educao: Aailndia (MA) Jundia (SP) Aimors (MG) Marab (PA) Alto Alegre do Pindar (MA) Paragominas (PA) Barcarena (PA) Parati (RJ) Cana dos Carajs (PA) Parauapebas (PA) Catas Altas (MG) Rio Piracicaba (MG) Curionpolis (PA) So Jos dos Campos (SP) Eldorado dos Carajs (PA) So Luis (MA) Governador Valadares (MG) Serra Pelada (PA) Ipixuna do Par (PA) Vassouras (RJ) Itatiaia (RJ) Visconde de Mau (RJ) Joo Neiva (ES)

Csar Coll

Csar Coll

Csar Coll fala para as equipes do CEDAC, Fundao Vale do Rio Doce, Canal Futura, Iniciativa Brasil, Perspectiva, CDI, Martins Pereira e Agncia 21, em setembro de 2004.

Comunidades de aprendizagem

o modo como est estruturada, a escola no pode satisfazer todas as necessidades educativas do mundo atual. Partindo deste pressuposto, Csar Coll apresenta um projeto que mostrou alternativas para esta situao em Terrassa, na Espanha. As Comunidades de Aprendizagem representam mais do que um avano educativo. So consideradas estratgias de desenvolvimento econmico e social. As Comunidades de Aprendizagem so experincias que envolvem diversos setores da sociedade que se co-responsabilizam pela aprendizagem dos cidados. Nelas, diferentes instncias podem refletir juntas sobre o que, como, onde e para que ensinar. A aprendizagem aqui no passa necessariamente pela escola e deve ser compreendida em sentido mais amplo, no apenas para crianas e jovens em idade escolar, mas para a vida toda. No se trata de negar a importncia da escola, mas de se redescobrir o seu papel educativo dentro da sociedade. Muitas aprendizagens hoje consideradas bsicas precisam da colaborao de outros agentes sociais. Por isso, uma Comunidade de Aprendizagem s se faz com parceiros que compartilhem recursos e tenham objetivos comuns, contribuindo de diferentes formas alguns economicamente, outros com competncia tcnica ou ainda apoio moral. A experincia em Terrassa reuniu, por exemplo, meios de comunicao, empresrios, cmaras de comrcio, sindicatos, associaes de cultura e lazer e poderes pblicos.

Para uma Comunidade de Aprendizagem caminhar fundamental que as pessoas que ali vivem se sintam pertencentes ao local. Sem o sentimento de identidade praticamente impossvel que todos se motivem para alcanar os objetivos escolhidos de acordo com suas prprias necessidades. Eleger prioridades dentro de grupos com diferentes pessoas e interesses distintos no fcil. Por isso, torna-se necessrio elaborar um plano concreto de atuao com objetivos, prazos e recursos realistas. importante ressaltar que em qualquer comunidade h sempre muitos recursos que podem ser utilizados para a educao. Considerar a aprendizagem num sentido amplo e convert-la em estratgia para o avano de uma regio mostra que uma grande transformao mesmo que no seja a soluo para todos os problemas sociais - pode comear com pequenos passos. Como os que Csar Coll nos inspira a dar.

. . .
Ilustres Convidadas Neste ano, as professoras Ana Teberosky e Delia Lerner, pesquisadoras na rea da linguagem, tambm estiveram no CEDAC para uma superviso com nossa equipe pedaggica. De Barcelona, Ana veio discutir dois captulos do ltimo livro que organizou, Contextos de alfabetizao inicial (Porto Alegre: Artmed, 2004). Conversamos sobre as condies que precisam ser garantidas no processo de alfabetizao e sobre o trabalho com lngua oral. Delia, de Buenos Aires, discutiu seqncias de atividades de pontuao. Com sua assessoria, pudemos pensar a respeito das prticas escolares que procuram contemplar esse contedo e ao mesmo tempo avanar nas reflexes em nosso trabalho com professores. sempre um prazer receber visitas to especiais, sobretudo quando legitimam nosso papel de comunidade que ensina e que tambm aprende.

FLIP

FLIP

Palavras paratodos

o s os belos olhos dgua de Chico Buarque arrepiaram cada paraleleppedo da cidade na segunda Festa Literria Internacional de Parati, a FLIP, realizada em julho de 2004. Neste encontro que reuniu escritores brasileiros e estrangeiros, em parceria com a Secretaria de Educao, o CEDAC, agora com o patrocnio da Nestl, realizou oficinas para alunos de 5 a 8 sries das escolas municipais de Parati, que resultaram em 26 livros (veja pgina 9). O projeto, que no ano anterior se deu apenas durante o evento, desta vez comeou mais cedo. Durante os meses de abril, maio e junho, a formadora Cristina Zelmanovits trabalhou com doze professores de 3 e 4 sries da rede pblica de Parati. Nas reunies, foram discutidos temas que vo desde a formao do professor-leitor at as diferentes etapas que envolvem o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita em sala de aula. Os quase 300 livros escritos pelos alunos destes professores se somaram s produes dos alunos que participaram da oficina durante o evento, compondo um acervo de narrativas que incluem seres fantsticos, personagens tradicionais e muitos outros, em adaptaes cuidadosas e cheias de emoo. Com fome de livro e alimentados por desafios, alunos e professores mostraram estar por dentro da palavra de ordem da FLIP: foram flipados! Afinal, como j disse Arnaldo Antunes, escritor que tambm participou da festa, a gente no quer s comida.

aluno: Ca Jnio da Conceio, 4 srie, E.M. Martim de S (Praia do Sono, Parati), prof: Dalton Paschoa de Castro.

FLIP

FLIP

FLIP-SE Enquanto admiradores das letras trocavam versos e prosas nas tendas montadas para a FLIP, 26 alunos produziam, desde cedo, mais alguns livros em uma escola municipal de Parati. Na primeira etapa, os adolescentes reescreveram As viagens de Ulisses em duplas e, na segunda, criaram individualmente cartas de uma personagem para outra da histria. O texto sugerido por Cristina Zelmanovits, responsvel pela oficina, caiu como uma luva em uma festa que homenageia a literatura: trata-se de uma adaptao da clssica Odissia, de Homero. Monotipias criadas na oficina da artista plstica Stella Barbieri ilustraram os livros que foram encadernados pelos prprios alunos sob a orientao das designers Raquil Lange e Lara Savatier. No papel de escritores, ilustradores e encadernadores, os jovens puderam se apropriar de conhecimentos essenciais sobre a criao literria. Todo o projeto foi registrado, com depoimentos e imagens dos professores e alunos em ao, num vdeo dirigido por Kiko Ribeiro, apresentado no telo da Tenda da Matriz.

10 Fundhas

Aprender alm da escola


C
ontribuir para mudar a trajetria de vida de crianas e jovens o objetivo da Fundhas (Fundao Hlio Augusto de Souza). Em parceria com a prefeitura de So Jos dos Campos, a fundao desenvolve um trabalho complementar ao ensino pblico da cidade: nos horrios em que no esto na escola, as crianas e os adolescentes de 7 a 18 anos contam com atividades culturais, de educao ambiental, de educao fsica e de informtica. A idia despertar o seu interesse para a cidadania e promover uma integrao sociedade, inclusive com maiores oportunidades no mercado de trabalho. Desde o segundo semestre de 2003, Ana Inoue, coordenadora pedaggica do CEDAC, trabalha com a formao de um grupo de 130 pessoas, composto por professores, coordenadores e gestores da Fundhas. Essa equipe atua em 16 das 21 unidades da Fundao, desenvolvendo atividades com cerca de 2.300 alunos. O eixo de orientao do CEDAC ampliar o universo cultural dos alunos por meio da leitura e da escrita, uma vez que a competncia para ler e escrever fundamental no apenas para que sigam aprendendo na escola, mas tambm para a participao em diferentes situaes sociais. A metodologia de formao utilizada o desenvolvimento de projetos didticos que permitam estabelecer relaes entre as diferentes disciplinas. As atividades planejadas buscam atribuir sentidos reais s aprendizagens, alm de um propsito social para a produo e a leitura de textos.

A pintura que ilustra esta pgina foi feita nas primeiras oficinas de arte oferecidas ao grupo de professores da Fundhas, realizadas pelos especialistas Alex Ceverny, Hel Pacheco, Morena Godoy e Stela Barbieri.

12

e-mails pedaggicos

13

livro e-mails pedaggicos, a ser lanado ainda este ano, rene a troca de correspondncias entre formadoras do CEDAC e professoras e diretoras de Vassouras e Visconde de Mau, ambas no Rio de Janeiro. A idia das 195 pginas fazer com que o leitor participe das conversas que surgiram a partir dos conflitos e das descobertas pelos quais passam os professores que ensinam as sries iniciais a ler e a escrever. Partindo da vida na sala de aula como ela , a publicao, que contou com a parceria do Instituto Telemar e com a superviso pedaggica de Telma Weisz, quer ser um convite para a escola repensar sua prtica de trabalho com Lngua Portuguesa, contando com a ajuda da tecnologia. Os e-mails pedaggicos mostram ser possvel fazer um trabalho de formao srio e consistente que, mesmo distncia, acompanhe a aprendizagem e a evoluo das produes infantis. Textos, desenhos e idias das crianas tambm saltam do livro para ilustrar os relatos dessa experincia.

Meus alunos j se habituaram a realizar esse tipo de atividade de leitura. No caso da poesia sugerida foi bem interessante. J trabalhei esse texto com os alunos em outras oportunidades e um texto que j memorizaram. A princpio, pensei que fosse ser muito fcil, porm depois achei que poderia ser bastante proveitosa para os alunos que ainda no lem convencionalmente. De fato, foi muito legal. Pelo que entendi, a atividade foi desafiadora apenas para os que no lem convencionalmente. O que voc imagina que os leitores convencionais poderiam ter feito? Pergunto, porque possvel, a partir de um mesmo texto, oferecer diferentes desafios. Para os que lem, por exemplo, voc poderia ter pedido que colocassem a parte preferida do texto para grifar. Dessa forma, eles tambm teriam que realizar a leitura por conta prpria,porm com mais autonomia e sem precisar recorrer s pistas do texto, que servem mais para aqueles que precisam construir estratgias de leitura porque ainda no lem de forma convencional.

14 BEI

BEI

15

Professores municipais de So Paulo trabalham em oficinas de desenho, fotografia e histria em quadrinhos.

450 idias, ou mais

Veja mais sobre este projeto no site: www.aprenda450anos.com.br

om a elaborao do kit So Paulo 450 anos, uma parceria entre o ~ CEDAC, a BEI Comunicao, os institutos Unibanco, Votorantim e Gtech, comemorou o aniversrio da cidade. O material composto por dois livros sobre a histria da cidade e de suas escolas, alm de pranchas com fotografias e ilustraes antigas, voltado para professores do Ensino Fundamental e diretores de escolas pblicas. O projeto contou tambm com oficinas de arte para cerca de 500 professores, propondo sugestes de como utilizar o kit em classe. No que depender desses professores, o aniversrio de So Paulo ser lembrado com muita criatividade nas salas de aula. Pelo menos foi o que se viu durante as oficinas realizadas numa escola da zona leste da cidade. Na oficina de artes plsticas, de Chak Ekizian, o grupo comeou trabalhando o olhar: com lpis na mo, buscou janelas para desenhar a vista. Depois, cada participante imaginou a sua cidade ideal, com hospitais e escolas na periferia, alm, claro, de bons salrios. Depois de uma conversa sobre a diversidade de pessoas da cidade, a turma criou personagens na aula de histria em quadrinhos de Davi Carvalho. Dos papis, surgiram drag queens, assaltantes e meninas loucas por fama. A sala, cheia de fios, microfones e um computador mostrando ondas sonoras, no era um estdio, mas inspirou locutores amadores. Na oficina de rdio, Pedro Mouro mostrou jingles, noticirios e propagandas para uma turma animada, que gravou episdios da histria da cidade para a fictcia Rdio Metrpolis, a rdio que viaja no tempo. Os professores fizeram fila para entrar na oficina de pin hole (buraco de agulha em ingls), tcnica em que se faz fotos atravs de um furo minsculo em uma lata. Ina Coutinho falou sobre a histria da fotografia, mostrou como construir cmeras com lata, manipular papel fotogrfico e revelar. Com os livros nas mos e vrias idias novas na cabea, os professores pareciam sair satisfeitos depois de dois dias de bastante trabalho. E a histria continua nas escolas municipais.

Arte na Pele Em junho deste ano, as Coordenadoras Regionais (CRs) do Programa Escola Que Vale se reuniram para vivenciar e aprender um pouco mais sobre arte. Na oficina de Sylvia Helena Boock, o grupo observou com uma lupa as texturas das peles de diferentes animais para depois desenh-las em acetato. Ao final, lanaram as belas imagens produzidas na parede com um retroprojetor e mergulharam nos desenhos ampliados. Com companheirismo e muito astral, as CRs sentiram a arte na prpria pele!

19

Escola que Vale


U
ma boa palavra para definir o Programa Escola que Vale parceria. No se trata de figura de linguagem: tendo profunda convico de que educao se faz com o apoio e a colaborao da sociedade, a Fundao Vale do Rio Doce, o CEDAC e as prefeituras de diversas cidades do Brasil mergulharam de cabea neste trabalho. Destinado s redes municipais de ensino, o Escola que Vale tem como principal objetivo desenvolver e capacitar professores, supervisores e diretores, ajudando-os a formar alunos que sejam verdadeiros cidados da cultura escrita. Uma coisa certa: sem professores que estudam e se comprometem com a aprendizagem, jamais a escola poder se transformar em um espao de formao permanente, aberto anlise e reflexo da realidade. Alm disso, a estrutura material, o acompanhamento efetivo e a criao de espaos de convvio se tornam fundamentais e ressaltam a importncia dos papis dos supervisores e dos diretores. Tudo isso, de algum modo, entra no caldo do Escola que Vale, que busca transformar a experincia escolar numa aventura pedaggica digna de ser vivida. Com seus cinco anos de existncia, o premiado Programa tem se ampliado. Alm da participao de novos municpios, mais aes foram implementadas. As prximas pginas tentam mostrar um pouco dos caminhos trilhados at aqui.

Alunos participantes do Programa Escola que Vale de Ipixuna do Par

Veja o n de participantes do Programa Escola que Vale desde sua implantao: Dire- Super- Profes- Forma- Alunos Coordenadores Participantes Total de Muni- Escotores visores sores dores na e Produtores das oficinas Benefi- cpios las Fase 2* Locais de artes cirios 1999 1.455 1.455 2000 2001 2002 2003 2004 25 114 163 92 176 5 116 120 55 191 239 329 360 879 1.248 64 69 7.033 9.432 10.035 27.535 36.387 12 16 24 35 55 2.595 1.450 960 1.750 2.815 9.909 11.457 11.662 30.410 40.941 6 8 12 16 16** 25 33 79 148 196

No site www.escolaquevale.org.br voc conhece a fundamentao, a concepo didtica, o cardpio de projetos e as fases do programa. Na pgina de cada municpio, voc acompanha os projetos desenvolvidos a cada semestre nas escolas e visita as casas do professor. Ainda aprecia na galeria uma exposio virtual dos produtos finais e dos trabalhos feitos nas oficinas de arte, fica sabendo dos outros eventos do programa, como os seminrios de formao e participa dos fruns de discusso.

* leia texto sobre a Fase 2 do programa na pgina 26. ** O programa est em 18 localidades dos 16 municpios.

20

Escola que Vale Casa do Professor

Escola que Vale Casa do Professor

21

A Casa do Professor de Curionpolis foi pintada por alunos e professores

Subindo pelas paredes

e um dia para o outro, a Casa do Professor da cidade de Curionpolis, no Par, virou ponto turstico. que uma idia diferente deu novos ares casa, inaugurada no dia 15 de outubro, e mostrou que, com um pouco de criatividade, alunos e professores podem se apropriar do espao em que vivem e deix-lo ainda mais bonito. Nas ltimas oficinas de arte para alunos e professores da cidade, a artista plstica Flvia Del Pr pde trabalhar com o que mais gosta: as intervenes urbanas. Nas oficinas, a proposta representou um prazer e ao mesmo tempo um desafio: pintar a Casa do Professor. A parte interna da casa ficou por conta das crianas. A primeira srie

entrou no clima ouvindo a histria A Festa no cu e msicas dos Saltimbancos. Depois, inspirada por obras de Tarsila do Amaral, Basquiat, Chagall e imagens do Renascimento, pintou gatos, onas, coelhos e macacos. Aos meninos mais velhos, da quarta srie, coube a responsabilidade de escolher os desenhos da primeira srie para reproduzi-los na parede. At ento, eles achavam que os trabalhos da primeira srie iriam ficar pequenos e sem graa. No entanto, a surpresa veio a cavalo: depois de passarem os mesmos desenhos para o acetato, recortaram as formas dos bichos e jogaram sobre o retroprojetor. Quando apagaram a luz, a euforia tomou conta de todos. Nas paredes, os bichos ficaram enormes! Depois de estudarem a melhor disposio dos animais e um pouco sobre as cores, metade da turma preparou as tintas, e os outros traaram, um a um, os contornos nas paredes. Ao aprenderem sobre arte em muros, vendo fotografias de muralistas mexicanos, logo inventaram um nome para seu grupo de vanguarda: Os muralistas curionopolenses. Os professores continuaram o trabalho, pintando a parte de fora. Antes, tiveram uma bela discusso sobre o que um projeto pblico e como a arte recebida por quem a aprecia. Dividiram o espao a ser pintado, como se fosse uma colcha de retalhos, e passaram as imagens nos muros de sua casa com estnceis uma espcie de mscara feita em papel ou outros materiais. A inaugurao da casa no Dia do Professor comemorou tambm uma nova atitude em relao ao lugar em que se vive. Em tempos de tanta poluio visual e desrespeito aos espaos pblicos, nada como utilizar a cidade como suporte para fazer arte de verdade.
No alto, Flvia Del Pra d idias para a pintura da Casa

22

Escola que Vale Oficinas

Oficinas em sala de aula


Isabel Graciano

epois de comermos um bocado de poeira e subirmos de barco o rio Capim, finalmente chegamos escola de Fortalezinha, em Ipixuna do Par. Nesta comunidade ribeirinha, cada famlia vive num trecho do rio, distante da nica vila composta por poucas casas, uma igreja e uma escola. A oficina de arte para crianas ali foi um evento: reuniu pais, avs, irmos e gente curiosa. Os jovens, tmidos, olhavam de longe. Comeamos nos apresentando e falando de nossas rvores preferidas. Virou brincadeira de nomes: Tiago Laranjeira, Maria Goiabeira. As crianas foram tendo um pouco mais de confiana nesta moa vinda de to longe, cheia de idias. Contei a histria da Fruta Sem Nome, e elas riam a cada representao feita por mim. Eu havia planejado trs propostas de trabalho a partir da leitura de um conto. Os alunos fariam teatro, teatro de sombras ou de mscaras. A maioria votou pelo teatro de sombras e logo comeou a desenhar as personagens. Apenas um grupo preferiu as mscaras. Com as personagens recortadas, em uma sala escura que serviu de palco, montamos o pano e testamos as sombras. Deu certo! Apesar da timidez inicial, as crianas se envolveram tanto que at inventamos uma melodia com tubos de bambu. Com tudo pronto, chamamos os convidados. A sala era pequena, toda a gente se espremia e os meninos naquela emoo! Quando no cabia mais ningum, iniciamos o espetculo. O teatro de sombras me ensinou a magia dentro da maior simplicidade, pois nele o olhar dos espectadores conduzido apenas pelo mistrio e pela imaginao. No precisa de muito mais que isso. O fim da pea foi emocionante: todos cantaram e as crianas tocaram os bambus usados para dar vida a uma personagem. A pea j tinha terminado e ainda podamos ouvir a msica pelo terreiro. Uma cena me marcou: j passava de duas da tarde e um pai, com o remo nos ombros, veio chamar o filho perguntando se ia demorar. S mais uns minutinhos. O pai disse que tudo bem. Esperou. Depois de assistir pea, deixou o remo e abraou o filho com os olhos brilhantes, todo orgulhoso. E o menino, satisfeito, no escondeu a alegria, o prazer de criar e de ser apreciado.
Aluna pinta em oficina na comunidade de Fortalezinha, em Ipixuna do Par (PA).

E ns com isso? Em 2004, o Escola que Vale ampliou o projeto de formao de professores. Agora, os especialistas responsveis pelas oficinas de arte passam um dia em sala de aula trabalhando com os alunos dos municpios. A idia da atividade oferecer mais uma ferramenta para os professores, que participam das oficinas. A especialista Isabel Graciano, autora do relato ao lado, esteve em Fortalezinha em agosto deste ano, junto com Silvia Helena Boock, que tambm deu aula de arte para as crianas.

24
Este desenho feito por alunos das 2 sries da cidade de Rio Piracicaba virou um carto postal com dados cientficos sobre a capivara. As classes trabalharam com o projeto Pequena Enciclopdia: animais do cerrado mineiro

Escola que Vale Finalizao de Projetos

Escola que Vale Finalizao de Projetos

25

A Hora das estrelas A

cada fim de semestre, escolas viram palcos e galerias por um dia. Paredes e lousas so forradas de desenhos, pinturas e textos. No lugar de cadernos, as carteiras apiam esculturas, livros coloridos, maquetes feitas com pedra, areia, gelatina imitando gua, entre outras invencionices. Em vez de avies de papel, varais de poesia cruzam a sala. Nos corredores, gente curiosa observa os alunos, lendo poemas ou monitorando exposies. Ao fundo, soa a falao das crianas animadssimas. Elas so os artistas nesta mostra chamada Finalizao de Projetos. Antes de chegar ao momento de socializar com a comunidade o saber construdo ao longo dos meses, os alunos passam por aprendizagens que envolvem, fundamentalmente, a comunicao oral, a leitura e a escrita. Quando a idia lanar um livro, trabalham como escritores lendo diversos gneros, escrevendo, relendo e revisando seus textos. Se planejarem um sarau, selecionam poemas lidos e aprendem a declamar. Quando precisam falar sobre um assunto estudado, alm das pesquisas,

resumos e escolha do que vai para a exposio, ensaiam a monitoria. Tudo feito para aproxim-los das prticas sociais reais em que se fala, escreve e l com propsitos definidos e para destinatrios verdadeiros. As diversas propostas de arte tm se aliado cada vez mais s de lngua no desenvolvimento dos projetos. Se, por um lado, os alunos j tm o trabalho com artes incorporado ao cotidiano, como diz a Coordenadora Regional de Rio Piracicaba (MG), Mrcia Cristina Silva, por outro, tambm passaram a freqentar mais as bibliotecas, a contar histrias em casa, a escrever textos cada vez melhores e a se interessar pelos projetos desenvolvidos em outras classes. Na hora da exposio, tudo parece passar em um minuto: um aluno aponta na maquete um ponto turstico da cidade, outro fala sobre o bicho-preguia, enquanto um menino conta um causo de suspense aos pais. A noite cai, as crianas no correm mais de um lado para o outro, algumas se jogam, sonolentas, no colo de suas mes. Aos poucos, as pessoas vo deixando a escola, enquanto algum j organiza as carteiras para o dia seguinte. uma quinta-feira: amanh tem aula.
S para lembrar: no incio de cada semestre, os professores dos municpios elegem diferentes projetos do Cardpio elaborado pelo Programa Escola que Vale para desenvolvlo em classe. Depois de planejarem as etapas de trabalho com as Coordenadoras Regionais e oferecerem aos alunos diferentes atividades, orientam as crianas na elaborao de produtos finais, que podem ser agendas, cartes postais, guias de turismo, livros de receitas, de histrias ou de poemas. Alm da leitura, da escrita e da comunicao oral, os produtos finais dos projetos privilegiam tambm as atividades com arte.

26

Escola que Vale Perfil

Escola que Vale Perfil 27

m dos objetivos do Escola que Vale fazer com que profissionais locais assumam o trabalho em suas cidades. Em Parauapebas, no Par, Sandra dos Santos Silva, a Sandrinha, a primeira a ser formada pelo Programa para realizar as oficinas de arte oferecidas aos professores. A piauiense de 37 anos viveu a histria de muitos brasileiros. Sandra entrou nas matas do Par aos 6 anos, quando os pais foram trabalhar na construo da Transamaznica.Chegamos numa noite, aps dias de viagem em nibus e pau-de-arara, nos embrenhando pela floresta, por estradas de cho, debaixo de chuva e muita lama. A luz do dia trouxe novidades, como casas de pau a pique r a d o s S cobertas de cavacos de madeira, farinha, aa, San d peixe, tacac e o impressionante a nt os velocpede das crianas: um jaboti que carregava at um homem. A famlia morou em vrias cidades onde o pai trabalhou, at parar, em 1981, no inferninho o primeiro nome de Parauapebas. Ali, um comrcio improvisado na estrada, base de lcool e prostituio, atendia aos migrantes em busca de emprego no Projeto Carajs. Trabalho, por sinal, palavra que Sandra conhece desde menina: lembra-se de assistir derrubada de enormes castanheiras, cheias de ourios, que ela e outras crianas corriam para recolher. Parecamos formiguinhas carregando sacos cheios de castanha. Depois, foi cozinheira, secretria, bancria at descobrir o artesanato. Elegi a arte como fonte de renda, prazer e instrumento de desenvolvimento

. . .
Encontro entre notveis Picasso, Van Gogh, Monet, Di Cavalcanti, Renoir, entre outros artistas, estiveram com Sandrinha em junho deste ano. Calma! No foi um encontro de fantasmas digno de ser contado por Edgar Allan Poe. O Programa Escola Que Vale trouxe Sandrinha para conhecer alguns museus de So Paulo, tendo o artista plstico Alex Ceverny como guia. Ela esteve no Masp, no Instituto Tomie Ohtake e na Oca. Sua formao no parou por a: visitou o atelier de Ceverny e participou da reunio geral das oficinas de arte do Programa, quando so feitos o balano do semestre e o planejamento das prximas atividades.

mscaras de argila e pigmentos naturais feitas em oficina de Sandrinha no Par.

Trabalho de formiga

na gerao de renda e da cidadania, diz Sandra que, em agosto de 1999, comeou como aluna nas primeiras oficinas de arte do Escola que Vale. Logo seguiu como assistente, tendo contato com quase todos os responsveis pelas oficinas de arte. Hoje, Sandrinha trabalha conosco, estuda pedagogia na Universidade da Amaznia e ainda batalha pela implantao do Centro de Arte e Cultura de Parauapebas. Sabendo da falta de materiais bsicos para o ateli de arte em muitas escolas, Sandrinha se props a pesquisar e a incentivar o uso em sala de aula de materiais alternativos em suas oficinas do Escola que Vale. Se algum encontrar uma moa baixinha, agachada, varrendo poeira nas lombadas das ruas de Parauapebas, no se espante, Sandrinha, que, alm de criar com sementes e frutos, descobriu nos resduos da minerao (que descolam dos pneus dos caminhes) timas bases para fazer pigmentos.

Si l

a. v a, a Sa n d ri n h

28

Escola que Vale Uma cidade

Escola que Vale Crnica 29

Alto Alegre do Pindar - MA


Alda Beraldo*

Um livro nas mos de Valda


Alda Beraldo

Alto Alegre, porque a parte alta reunia moradores animados por aperitivos e carnes de caa, como tatu, jacar, capivara, paca... Ou alegre vem da algazarra das aves beira do Pindar, rio que corta o municpio e faz o povoado no ser confundido com outros de mesmo nome. Nos anos 1960, chegaram caadores e lavradores que se dedicaram pesca e ao plantio de arroz e mandioca. O cultivo do arroz diminuiu, mas a colheita ainda atrai muitas pessoas e afasta crianas e alunos do EJA (Educao de Jovens e Adultos) da escola. Nos quase 250 povoados, a mandioca produz um orgulho altoalegrense: farinha, da grossa e da fina, com certificado internacional. Das palmeiras babaus, aproveitadas da raiz palha - que cobre muitas casas -, vive gente impedida de explorar terras dos grandes proprietrios. O sustento tambm vem das poucas casas comerciais e de dar aulas. Em Alto Alegre, h 77 escolas. Convnios com universidades de So Lus formam professores, e h curso de especializao via satlite. Na Casa do Professor, h programas de qualificao e de desenvolvimento escolar, mas ainda se luta contra o alto ndice de analfabetismo no segundo ciclo do Ensino Fundamental. Caminha-se mais pelas ruas do que pelas caladas. Nos fins de semana, vibram msicas nas casas e muitos se distraem no rio. Sentadas nas caladas, pessoas tecem conversas. Crianas fazem a lio, e moas as unhas. Bicicletas, motos e carros de bois passam devagar. Andando, ouvem-se meninos recitando poesias e o CD gravado por eles em projetos do Escola que Vale. Quem sabe essa imagem no venha a ser mais uma explicao para o nome da cidade?
Muncpio: Estado: Fundada em: Nmero de habitantes: Atividades econmicas: Rede de ensino: 73 escolas Alto Alegre do Pindar Maranho 1997 1.748 pesca e agricultura. com mais de 10 mil alunos

ram quatro cadeiras de ferro e de plstico azul, verde e vermelho. Em uma delas um rapaz, na outra uma senhora, na terceira uma jovem magrinha, de saia preta, blusa amarelo-ouro e cabelos presos, segurando um livro. Entusiasmada, Valda lia em voz alta para a senhora e o rapaz, cujos olhos caminhavam para um alm de no sei onde. Como quem est diante de uma reza, passei por ela sem ousar interromper. Nada desviava olhos e ouvidos das palavras que nasciam do livro. Recebi o convite - No quer sentar? - e Valda contou o quanto era maravilhoso aquele livro. Leu trechos, comprovando porque se encantara. Meus olhos pousaram no colo da av. Sobre o estampado da saia, havia um mini-dicionrio surradinho, surradinho. Comentei. Valda tinha procurado a palavra anorxico. Com o mesmo carinho com que ela segurava o livro, a av, companheira, segurava o dicionrio. Valda explicou que lera na capa: Pais brilhantes, professores fascinantes! devia ser bom. E agora estava ali, em deleite, sua cadeira quase flutuava. Ento contou uma das histrias do livro. Falava. Falava e me tocava com as pontinhas dos dedos frios. Todos ouvamos atentos. Pediu-me para encomendar uma gramtica, a dela era muito pequenininha. Comentou que sua irm gostaria de ser monitora de leitura para crianas no projeto que comevamos a criar. Ouvi mais alguns trechos do livro, conversamos mais um pouco e nos despedimos, no sem antes eu me emocionar com o quanto faz bem partilhar leituras que comeam na varanda e seguem pela vida.

Professor-leitor Formar leitores um dos principais objetivos do Programa Escola que Vale. A Valda desta crnica um exemplo dos cerca de 1.250 professores participantes do Programa. Estes que nos inspiram, confirmam a idia de que um leitor apaixonado capaz de formar vrios outros.

*Alda Beraldo Coordenadora regional da cidade de Alto Alegre do Pindar (MA), onde o Programa Escola Que Vale est desde janeiro de 2003.

30

Escola que Vale +EQV

+ EQV
Educao ambiental em Cana dos Carajs (PA) Cana dos Carajs uma cidade que cresce a cada dia. O Programa Escola Que Vale, que entrou no municpio em agosto de 2002, tambm foi ampliado e iniciou, em agosto de 2004, o projeto de educao ambiental. Este trabalho de formao considera a realidade local, sua paisagem e suas riquezas para gerar conhecimentos e competncias necessrias para que a comunidade possa gerir as questes scio-ambientais locais. A idia formar, at o fim de 2005, pessoas que continuem o projeto na regio e que, acima de tudo, tenham ferramentas e autonomia para tomar decises no futuro, cuidando do ambiente em que vivem.
CONSELHO DIRETOR Presidente: Maria do Carmo Carvalho Campello de Souza Vice-presidente: Antonio de Pdua Prado Junior Conselheiros Esther Imprio Hamburger Helena Maria Freire da Mota e Albuquerque Lino de Macedo CONSELHO FISCAL Presidente: Fernando Lopes Carvalho Vice-presidente: Joaquim Martins dos Santos Conselheiro: Ary Perez Coordenao geral Beatriz Cardoso Cristina Pereira Tereza Perez Coordenao pedaggica Beatriz Cardoso Cristina Pereira Regina Scarpa Tereza Perez Equipe pedaggica e colaboradores Aloma Fernandes Carvalho Alda Terezinha Beraldo Ana Amlia Inoue Andra Guida Bisognin Ariana Coelho Rodrigues Rocha Claudia Aratangy Cristina Zelmanovits Eliane Mingues Francineide Bezerra Mrcia Cristina da Silva Maria de Lourdes Mello Martins Maria Priscila Monteiro Maria Maura Barbosa Miriam Louise Seguerra Neusa Lucia Fornasier Patrcia Helena da Silva Diaz Paula Stella Roberta Leite Panico Sandra Mayumi Murakami Medrano Waldirene da Graa Maciel Costa Equipe das Oficinas Adelson Murta Filho Alex Cerveny Chak Ekizian Ccero Zeni Cludio Bazzoni Davi Almeida L. Carvalho Flvia Del Pr Hlade da Rocha Correa Heloisa Pacheco Isabel Graciano Ina Coutinho Iza Figueiredo Laura Barbieri Maria Morena de Godoy Ornella Moraes Pedro Mouro Sandra Santos Stela Barbieri Sylvia Helena Boock de Freitas Talita Ramalho Tnia Fernandes Thea Standerski Valria Pimentel Equipe de produo Clara Assumpo Fernanda Savoldi Luana Haddad Manoela Figueiredo Equipe gerencial Ftima Assumpo Tereza Perez Apoio administrativo Manoel Flix de Lima Junior Maria Eunice Fernandes Felipe Maria Lucinete Amorim Pereira Renato Augusto da Conceio Solange Rigo Tnia Barilli Tatiane Lemes

Fase 2 formao distncia Uma de nossas preocupaes com relao s cidades em que atuamos tem sido a de criar condies para passar o basto, ou seja, para que elas caminhem com as prprias pernas a partir do momento em que sairmos de cena. Para isso, iniciamos a Fase 2 com vistas a preparar formadores locais que, aos poucos, possam assumir o trabalho que realizamos. A passagem feita de forma cuidadosa e conta com uma estrutura de orientao que articula a comunicao entre coordenadores gerais, regionais e locais. O projeto j est em 6 das 18 localidades do Programa Escola que Vale e, alm de apoiar os tcnicos das Secretarias de Educao, segue com a formao a distncia. O permanente acompanhamento do trabalho procura dar suporte s aes dos professores, tendo como matria-prima das supervises, o estudo da didtica luz do que ocorre nas salas de aula. A Casa do Professor espao fundamental, pois possui biblioteca, videoteca, telefone e o website do programa, em que professores podem participar do frum de debates e entrar em contato com outros profissionais. O dilogo a base desta rede que buscamos constituir, motivo pelo qual estimulamos os municpios a trocarem experincias entre si. Assim, continuamos a conversa em diferentes meios, esperando deixar esses formadores com a faca e o queijo nas mos.
Cidades que esto na segunda fase do projeto: Aailndia, no Maranho; Barcarena, Parauapebas e Marab, no Par; Joo Neiva, no Esprito Santo; e Catas Altas em Minas Gerais.

Entre no site www.cedac.org.br e saiba mais sobre a identidade, os compromissos, valores e objetivos do CEDAC. Conhea tambm os conceitos e metodologias de trabalho, alm das parcerias, dos projetos e produtos que temos desenvolvido em nossa trajetria.

Centro de Educao e Documentao para Ao Comunitria rua Hermes Fontes, 164 Vila Madalena 05418-050 So Paulo SP tel (11) 30970523 www.cedac.org.br

Vous aimerez peut-être aussi