Vous êtes sur la page 1sur 28

Tecido sseo

Introduo

As pessoas so estimuladas a limitar o consumo alimentar e exercitar-se regularmente para evitar a obesidade e se manter saudveis. Mas as pessoas que no mantem essa conduta podem comprometer a sade seus ossos. Pode ocorrer osteoporose prematura em mulheres jovens que apresentaram irregularidade menstrual prolongada, a qual frequentemente causada por dietas extremas e exerccios excessivos. Essas mulheres apresentam baixo nvel de estrognio, os hormnios que ajudam a conservar fortes os ossos. O comportamento diettico extremo pode corresponder a uma ingesto mnima de clcio, o que ento limita a capacidade osteognica do corpo. Pessoas que constroem ossos fortes durante a adolescncia e a vida adulta, reduzem sua probabilidade de desenvolverem osteoporose mais tarde, na vida. Apesar da sua aparncia simples o osso um tecido vivo, complexo e dinmico que reconstrudo continuamente, um novo osso e construdo quando o osso antigo e quebrado. Cada osso individual um rgo, por ser composto de vrios tecidos diferentes que funcionam em conjunto: osso, cartilagem, tecidos conjuntivos densos, epitlio, vrios tecidos hematopoiticos e tecido nervoso. A estrutura dos ossos e cartilagens constitui o sistema esqueltico.

1.1

TECIDO CONJUNTIVO SSEO

O tecido sseo um exemplo excepcional de tecido conjuntivo especializado, constitudo para formar um tecido vivo de grande resistncia. Esse tecido tem a funo de sustentao, proteo, locomoo (como alavanca e apoio para os msculos), e atua como depositrio dos tecidos

hemocitopoiticos, tanto quanto reservatrio de clcio e fsforo e ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados. Uma pessoa adulta possui duzentos e seis ossos responsvel por 14% da massa corporal e com cerca de 45cm de comprimento o fmur o maior osso do corpo e os menores ossos so o da orelha com cerca de 0,25cm chamados de martelo bigorna e estribo. um tecido rgido graas presena de matriz rica em sais de clcio, fsforo e magnsio. Alm desses elementos, a matriz rica em fibras colgenas, que fornecem certa flexibilidade ao osso. Os ossos so rgos ricos em vasos sanguneos. Alm do tecido sseo, apresentam outros tipos de tecido: reticular, adiposo, nervoso e cartilaginoso.

Fonte: www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio17.php

O tecido sseo um exemplo excepcional de tecido conjuntivo especializado, constitudo para formar um tecido vivo de grande resistncia. Esse tecido tem a funo de sustentao, proteo, locomoo (como alavanca e apoio para os msculos), e atua como depositrio dos tecidos hemocitopoiticos, tanto quanto reservatrio de clcio e fsforo e ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados. Uma pessoa adulta possui duzentos e seis ossos responsvel por 14% da massa corporal e com cerca de 45cm de comprimento o fmur o maior osso do corpo e os menores ossos so o da orelha com cerca de 0,25cm chamados de martelo bigorna e estribo. um tecido rgido graas presena de matriz rica em sais de clcio, fsforo e magnsio. Alm desses elementos, a matriz rica em fibras colgenas, que fornecem certa flexibilidade ao osso. Os ossos so rgos ricos em vasos sanguneos. Alm do tecido sseo, apresentam outros tipos de tecido: reticular, adiposo, nervoso e cartilaginoso.

1.2

Matriz ssea
A matriz ssea composta por uma parte orgnica (35%, representa a

flexibilidade do osso), e uma parte inorgnica (65%, representa a rigidez e resistncia do osso) cuja composio dada basicamente por ons de fosfato e clcio, formando cristais de hidroxiapatita. A matriz orgnica constituda por 90 a 95% de fibras colgenas, sendo o restante representado por um meio homogneo, denominado substncia fundamental na sua grande maioria por colgeno tipo I, sendo assim, quando o osso apresenta-se descalcificado, ela cora-se com os corantes especficos do colgeno. Matriz ssea: Parte inorgnica: formada por citrato, Mg, K, Na e principalmente de cristais de Hidroxiapatita ao longo das fibras colgenas. Estes cristais tm frmula Ca10(PO4)6(OH)2 e possuem uma capa de hidratao ao seu redor, formados por ons hidratados. Parte orgnica: 90% colgeno do tipo I. O restante SFA, formada por glicoprotenas e proteoglicanas (condroitin e queratan sulfato).

1.3

TIPOS DE ESTRUTURA SSEA


Morfologicamente, podem ser longos, curtos, planos e sesamoides. Macroscopicamente, dividem-se em osso compacto (ou cortical), que no

possui cavidades visveis, e osso esponjoso, com cavidades intercomunicantes. Microscopicamente, dividem-se em primrio e secundrio. Primrio: caracterizado pela desorganizao das fibrilas colgenas. altamente permevel aos raios X e so encontrados em suturas do crnio, alvolos dentrios e pontos de insero de tendes. Normalmente substitudo por osso secundrio. Secundrio: a organizao em lamelas a caracterstica marcante deste tipo de osso, localizado principalmente nas difises de ossos longos de adultos. Os canais encontrados nos ossos so : Horizontal: Canais de Volkmann. Vertical: Canais de Havers.

1.4

FUNO DOS CANAIS

por onde passam veias e artrias que alimentam os ossos, as artrias levam oxignio e nutrientes e as veias coletam o CO2 e os resduos metablicos. Essa classificao de ordem macroscpica, pois quando essas partes so observadas no microscpio nota-se que ambas so formadas pela mesma estrutura histolgica. A estrutura microscpica de um osso consiste de inmeras unidades, chamadas sistemas de Havers. Cada sistema apresenta camadas concntricas de matriz mineralizada, depositadas ao redor de um canal central onde existem vasos sanguneos e nervos que servem o osso.

Os canais de Havers comunicam-se entre si, com a cavidade medular e com a superfcie externa do osso por meio de canais transversais ou oblquos, chamados canais perfurantes (canais de Volkmann). O interior dos ossos preenchido pela medula ssea, que pode ser de dois tipos: amarela, constituda por tecido adiposo, e vermelha, formadora de clulas do sangue.

Fonte: www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio17.php

O tecido hematopoitico ou tecido conjuntivo reticular formado por fibras e tipos celulares que do suporte s clulas formadoras do tecido sanguneo (clulas pluripotentes). Assim, hemcias, plaquetas e glbulos brancos (neutrfilos, basfilos, moncitos e eosinfilos), alm de linfcitos, so produzidos neste tecido conjuntivo, a partir de tipos celulares precursores. Est localizado na medula ssea (tecido mieloide), em costelas, vrtebras, ossos do crnio e extremidades do fmur e mero, caracterizando a medula ssea vermelha. So encontrados tambm em rgos linfticos, como bao, timo, linfonodos, ndulos linfticos e tonsilas palatinas: tecido linftico ou linfoide. Esse ltimo tambm responsvel pela remoo de detritos e clulas sanguneas

debilitadas. Nas crianas a maioria dos ossos possui esse tipo de medula, nos adultos a medula ssea vermelha est presente nos ossos plvicos ossos do externo das costelas e na clavcula. Nos embries os principais locais de formao de clulas sanguneas so o fgado e o bao. As clulas tronco medulares descendem diretamente das clulas tronco embrionrias que so clulas totipotentes isto capazes de originar qualquer tipo de clula do corpo. As clulas tronco originam-se duas linhagens denominadas: clulas troncos mieloides e clulas tronco linfoides. As mieloides daro origem as hemcias ,as plaquetas e aos glbulos brancos (defesa)e as linfoides originam os linfcitos B e T .

http://www.infoescola.com/histologia/tecido-hematopoietico/

Este tecido hematopoitico bastante considerado no tratamento das leucemias aguda e mieloide crnica, j que o uso de suas clulas, com grande capacidade de diferenciao, uma alternativa ao transplante de medula.

1.5

Tipos de clulas do osso

As clulas sseas ficam localizadas em pequenas cavidades existentes nas camadas concntricas de matriz mineralizada. Clulas mesenquimatosas: presentes nos tecidos frouxos e nas cpsulas envoltrias de cartilagem, ossos e rgos hemocitopoiticos.so capazes de originar diversas clulas do tecido conjuntivo.

Condroblastos: presentes nas cartilagens, tem forma arredondada e ncleo central. Produzem as fibras e a substncia amorfa da matriz cartilaginosa. Quando adultos transformam-se em condrcitos. Osteoblastos: (do grego osteon, osso, e blastos, clula jovem) apresentam longas projees citoplasmticas, que tocam os osteoblastos vizinhos. Ao secretarem a matriz intercelular ao seu redor, os osteoblastos ficam presos dentro de pequenas cmeras, das quais partem canais que contm as projees citoplasmticas. Ostecito: (do grego osteon, osso, e kyton, clula), Quando a clula ssea se torna madura, e seus prolongamentos citoplasmticos se retraem, de forma que ela passa a ocupar apenas a lacuna central. Os canalculos onde ficavam os prolongamentos servem de comunicao entre uma lacuna e outra, e atravs deles que as substncias nutritivas e o gs oxignio provenientes do sangue at as clulas sseas.

Alm dos osteoblastos e dos ostecitos, existem outras clulas importantes no tecido sseo: Osteoclastos (do grego klastos, quebrar, destruir). Essas clulas so especialmente ativas na destruio de reas lesadas ou envelhecidas do osso, abrindo caminho para a regenerao do tecido pelos osteoblastos.

A formao do tecido sseo

A ossificao formao de tecido sseo pode se dar por dois processos: ossificao intramenbranosa e ossificao endocondral. No primeiro caso, o tecido sseo surge aos poucos em uma membrana de natureza conjuntiva, no cartilaginosa. Na ossificao endocondral, uma pea de cartilagem, com formato de osso, serve de molde para a confeco de tecido sseo. Nesse caso, a cartilagem gradualmente destruda e substituda por tecido sseo.

Fonte: www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio17.php

2.1

Osso compacto e esponjoso

Fonte: www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio17.php

Quando um osso serrado, percebe-se que ele formado por duas partes: uma sem cavidades, chamada osso compacto, e outra com muitas cavidades que se comunicam, chamada osso esponjoso.

2.2

Crescimento nos ossos longos

No interior dos ossos longos h cavidades onde se alojam, a medula ssea vermelha, responsvel pela produo de diversos tipos de clulas do sangue. Alguns ossos possuem cavidade ssea central, onde localiza se medula ssea amarela, chamada de tutano rica em clulas adiposas A ossificao endocondral ocorre na formao de ossos longos, como os das pernas e os dos braos. Nesses ossos, duas regies principais sofrero a ossificao: o cilindro longo, conhecido como difise e as extremidades dilatadas, que correspondem as epfises. Entre a epfise de cada extremidade e a difise mantida uma regio de cartilagem, conhecida como cartilagem de crescimento, que possibilitar a

ocorrncia constante de ossificao endocondral, levando formao de mais osso. Nesse processo, os osteoclastos desempenham papel importante. Eles efetuam constantemente a reabsoro de tecido sseo, enquanto novo tecido sseo formado.

2.3

Regenerao do tecido sseo


Os ossos so tecidos vivos e por serem uma estrutura inervada e irrigada, os

ossos apresentam sensibilidade, alto metabolismo e capacidade de regenerao. No caso de uma fratura de um osso os macrfagos e osteoclastos entram em ao, removendo cogulos, matriz ssea destruda e ostecitos mortos. Clulas mesenquimatosas presentes no peristeo invadem o local e passam a se multiplicar ativamente diferenciando-se em osteoblastos e em ostecitos. Forma-se inicialmente um tecido sseo desordenado, denominado calo sseo. Com o passar do tempo os ostonios vo se organizando e o tecido sseo assume sua estrutura tpica.

2.4

Remodelao normal

Fonte: www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio17.php

Os osteoclastos atuam como verdadeiros demolidores de osso, enquanto os osteoblastos exercem papel de construtores de mais osso. Nesse sentido, o processo de crescimento de um osso depende da ao conjunta de reabsoro de osso preexistente e da deposio de novo tecido sseo. Considerando, por exemplo, o aumento de dimetro de um osso longo, preciso efetuar a reabsoro de camada interna da parede ssea, enquanto na parede externa deve ocorrer deposio de mais osso.

2.5

Remodelao ssea

Depois que o osso atinge seu tamanho e forma adultos, o tecido sseo antigo constantemente destrudo e um novo tecido formado em seu lugar, em um processo conhecido como remodelao. A remodelao ocorre em diferentes velocidades nas vrias partes do corpo. Por exemplo, a poro distal do fmur substituda a cada 4 meses; j os ossos da mo so completamente substitudos durante a vida inteira do indivduo. A remodelao permite que os tecidos j gastos ou que tenham sofrido leses sejam trocados por tecidos novos e sadios. Ela tambm permite que o osso sirva como reserva de clcio para o corpo. Em um adulto saudvel, uma delicada homeostase (equilbrio) mantida entre a ao dos osteoclastos (reabsoro) durante a remoo de clcio e a dos osteoblastos (aposio) durante a deposio de clcio. Se muito clcio for depositado, podem se formar calos sseos ou esporas, causando interferncias nos movimentos. Se muito clcio for retirado, h o enfraquecimento dos ossos, tornandoos flexveis e sujeitos a fraturas. O uso de aparelhos ortodnticos um exemplo de remodelao dos ossos, neste caso, resultando na remodelao da arcada dentria. Os aparelhos exercem foras diferentes daquelas a que os dentes esto naturalmente submetidos. Nos pontos em que h presso ocorre reabsoro ssea, enquanto no lado oposta h deposio de matriz. Assim, os dentes movem-se pelos ossos da arcada dentria e passam a ocupar a posio desejada.

Fonte: www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio17.php

Os cientistas acreditam que os ossos estejam em contnua remodelao, pela atividade conjunta de destruio e reconstruo empreendidas, respectivamente, pelos osteoclastos e osteoblastos. O crescimento e a remodelao normais dependem de vrios fatores:

suficientes quantidades de clcio e fsforo devem estar presentes na dieta

alimentar do indivduo;

deve-se obter suficiente quantidade de vitaminas, principalmente vitamina D,

que participa na absoro do clcio ingerido;

o corpo precisa produzir os hormnios responsveis pela atividade do tecido

sseo: - Hormnio de crescimento (somatotrofina): secretado pela hipfise, responsvel pelo crescimento dos ossos; - Calcitonina: produzida pela tireoide, inibe a atividade osteoclstica e acelera a absoro de clcio pelos ossos; - Paratormnio: sintetizado pelas paratireoides, aumenta a atividade e o nmero de osteoclastos, elevando a taxa de clcio na corrente sangunea;

Hormnios sexuais: tambm esto envolvidos nesse processo, ajudando na

atividade osteoblstica e promovendo o crescimento de novo tecido sseo.

Os ossos e o envelhecimento

Com o envelhecimento, o sistema esqueltico sofre a perda de clcio. Ela comea geralmente aos 40 anos nas mulheres e continua at que 30% do clcio nos ossos seja perdido, por volta dos 70 anos. Nos homens, a perda no ocorre antes dos 60 anos. Essa condio conhecida como osteoporose. Outro efeito do envelhecimento a reduo da sntese de protenas, o que diminui a produo da parte orgnica da matriz ssea. Como consequncia, h um acmulo de parte inorgnica da matriz. Em alguns indivduos idosos, esse processo causa uma fragilizao dos ossos, que se tornam mais susceptveis a fraturas.

3.1

Doenas que afetam os ossos: Osteoporose, Osso de vidro,

Raquitismo e Osteomalacia
Osteoporose significa osso poroso, ou seja, a descalcificao progressivas dos ossos que se tornam frgeis. uma doena na qual ocorre diminuio da massa ssea e piora da qualidade do osso, que se torna mais frgil. Quanto maior essa fragilidade, maior o risco de uma fratura. Considerada um grave problema de sade pblica, a osteoporose uma doena que se caracteriza pela diminuio da densidade ssea, deixando os ossos fragilizados, o que facilita a ocorrncia de fraturas aps traumas mnimos. A fratura do fmur um dos tipos de fratura mais graves para o portador de osteoporose. Cerca de 20% das pessoas com esse tipo de fratura morrem em razo

da prpria fratura ou de complicaes ocasionadas por ela, como embolias ou problemas cardiopulmonares. Os 80% restantes podem ficar com algum tipo de incapacidade fsica.

Fonte: http://www.ondatop.com.br/2011/04/07/palavra-de-especilista-osteoporose-aepidemia-silenciosa-do-seculo/

A osteoporose pode ocorrer em razo de diversos fatores, como produo excessiva do paratormnio secretado pelas glndulas paratireoides. Esse hormnio estimula o aumento do nmero de osteoblastos, mas para entend-los preciso saber que em nosso corpo sempre h a renovao das clulas dos tecidos; e com o tecido sseo no diferente. Em nossos ossos sempre h a substituio das clulas velhas por clulas novas, e nesse processo o organismo pode precisar de substncias (como o clcio)

para fazer essa substituio. Assim, durante esse processo, as clulas chamadas de osteoclastos escavam os ossos, retirando as clulas antigas e promovendo a reabsoro ssea; sendo que clulas chamadas de osteoblastos preenchem a rea absorvida com um novo osso. Geralmente, at os trinta anos de idade, essa reposio de clulas acontece normalmente, mas a partir dessa idade, a pessoa comea a perder massa ssea lentamente. A osteoporose tambm pode ser causada pala deficincia de vitamina A , sabe-se atualmente que uma das funes dessa vitamina equilibrar a atividade de osteoblastos e osteoclastos, recolando assim a contnua reconstruo ssea. Na falta dessa vitamina os osteoclastos suplantam a ao dos osteoblastos, e o ossos enfraquecem.

3.2

FATORES DE RISCO PARA A OSTEOPOROSE

Alguns fatores podem desencadear a osteoporose, como: Pessoas da raa branca ou asitica tm mais chances de desenvolver a doena; Pessoas com histrico de osteoporose na famlia; Baixa estatura; Massa muscular pouco desenvolvida; Baixa ingesto de clcio e/ou vitamina D; Sedentarismo; Pouca exposio ao sol; Pessoas vegetarianas; ; Menarca tardia; Retirada dos ovrios sem reposio hormonal; Ser portador de doenas, como doena de Cushing, diabetes, hiperparatireoidismo, linfoma, leucemia, m-absoro, gastrectomia, doenas nutricionais, mieloma, artrite reumatoide , sarcoidose e na Menopausa a mulher perde cerca de 1/3 do clcio dos ossos, em consequncia da perda de funo dos ovrios que deixam de produzir o hormnio feminino (estrognio), que protege os ossos contra a osteoporose. O diagnstico da osteoporose feito a partir da avaliao da densidade ssea, exame fsico, histria clnica, exames laboratoriais e radiografias.

Pessoas muito magras

Idade avanada Fonte: http://fisioterapiapucminas.blogspot.com.br/2009/11/prevencao-e-abordagem-dafisioterapia.html

O tratamento da osteoporose feito a partir da ingesto de clcio, estrgeno, agentes antirreabsortivos, calcitonina, bifosfonatos, vitamina D3 e estimulantes da formao ssea, como fluoreto de sdio, paratormnio e atividades fsicas. Toda a medicao prescrita pelo mdico atuar na diminuio da reabsoro dos ossos, aumentando a sua formao. Algumas mudanas nos hbitos alimentares e no estilo de vida podem ajudar a prevenir o aparecimento da osteoporose. Dentre elas podemos citar o aumento na ingesto de clcio, a prtica de atividades fsicas, a reduo no consumo de lcool e cigarro, etc.

3.3

A osteoporose no homem e na mulher

A osteoporose foi por muito tempo considerada uma doena da mulher. Atualmente est sendo reconhecido que a osteoporose tambm uma questo de sade pblica para o homem, dada a incidncia significativa de fraturas osteoporticas do sexo masculino. A sorte da ala masculina que a testosterona, hormnio que barra o desgaste sseo, tm suas taxas reduzidas gradativamente com a idade, e no bruscamente como ocorre com as mulheres na menopausa.

Fonte: http://www.segmentofarma.com.br/portal/imprime.asp?codigo=11544

Por isso eles so acometidos em menor escala e entram na faixa de risco bem mais tarde do que elas - s l por volta dos 65 anos. Nessa idade, a doena atinge um em cada oito homens. Cerca de 17% da populao masculina chega aos 80 j tendo sofrido alguma fratura em decorrncia da doena. Nos homens, a osteoporose ainda cercada de mistrios. Sabe-se que est associada a molstias como inflamaes crnicas e distrbios renais. Por isso, uma das pistas para investigar se o esqueleto masculino est perdendo massa saber se o paciente sofre de artrite reumatoide - que obriga o homem a tomar cortisona por muito tempo. As mulheres tm quatro vezes mais chance de desenvolverem osteoporose do que os homens, pelas seguintes razes: Os ossos femininos so mais finos e leves. As mulheres vivem mais do que os homens, sofrem perda rpida de massa ssea na menopausa, devido queda do estrognio, e um fator de extrema

importncia o pico de massa ssea, ou seja, a quantidade de massa ssea que a menina consegue acumular at a fase de puberdade, o que lhe dar uma reserva para perdas futuras. fato conhecido, que os meninos adquirem mais massa ssea, pelos exerccios competitivos e maior ingesto de alimentos ricos em clcio e vitamina D, que as meninas, essa a suposio que os homens tenham maior reserva de massa ssea e menor tendncia a osteoporose, que as mulheres. Esta doena atinge um quarto das mulheres do mundo e responsvel por 60 a 70% das fraturas de que so vtimas depois dos 60 anos. A osteoporose e as suas consequentes fraturas contribuem para a pssima qualidade de vida das idosas.

A principal da osteoporose primria a deficincia de estrognios (hormnios femininos). Na osteoporose ps-menopusica, a perda ssea acelerada deve-se deficincia de estrognios que ocorre na altura da menopausa e agravada pela idade afetando todo o esqueleto. A deficincia de estrognios a causa mais importante de osteoporose na mulher ps-menopusica. Na mulher jovem, saudvel, a formao e a reabsoro sseas esto em equilbrio, mantendo-se a massa ssea constante. Na mulher ps-menopusica, a reabsoro ssea predomina, pelo que se verifica perda da massa ssea e reduo da resistncia ssea conduzindo, por fim, osteoporose e s fraturas.

A OMS reconhece que a melhor forma de lidar com a osteoporose atravs da sua preveno logo desde o nascimento e ao longo da vida. Algumas intervenes para maximizar e preservar a massa ssea tem mltiplos efeitos benficos na sade. Alteraes na dieta e no estilo de vida - aumentar a ingesto de clcio, deixar de fumar, reduzir o consumo de lcool (< 30 g por dia) - podem contribuir para prevenir a osteoporose e, potencialmente, diminuir de forma significativa a taxa de ocorrncia de fraturas. O exerccio fsico tambm contribui para aumentar a DMO ( Densidade mineral ssea) durante o crescimento e minimizar a perda ssea numa idade mais avanada. Quanto mais precocemente se adaptar um estilo de vida saudvel, maiores os ganhos em DMO. No entanto, as alteraes so benficas em qualquer idade.

3.4

Osteoporose na gravidez
Em geral, essa doena ocorre no terceiro trimestre de gravidez ou aps o

parto. A osteoporose se manifesta na primeira gestao, temporria e no costuma acontecer outras vezes. O diagnstico s costuma ser feito quando a mulher se queixa de dores intensas nas costas, de diminuio de altura ou quando ocorre uma fratura vertebral. A causa dessa osteoporose ainda no est totalmente esclarecida, e muitas vezes relacionada com outras doenas. Ela tambm pode estar ligada a algumas situaes, tais como fatores genticos e uso de corticoides Em grvidas normais existe maior solicitao de clcio, uma vez que a formao de uma criana depende da condio de sade da me em todos os sentidos, inclusive ssea. Tem razo a solicitao para que as grvidas se alimentem corretamente, inclusive com alimentos ricos em clcio. As grvidas podem ter um pouco mais de perda de clcio pelo aumento do nmero de vezes que urinam. O aumento de estrgeno e de peso corporal podem ser fatores protetores deste clcio. Muitos estudos ainda sero necessrios at que se saiba o que de fato pode causar essa rara alterao.

3.5

Perda de massa ssea durante a amamentao

Apesar de poder haver perda da densidade mineral ssea durante este processo, trata-se de um estado temporrio. Vrios trabalhos mostram que, quando ocorre esta perda durante a amamentao, existe uma recuperao integral da massa ssea em at seis meses aps o final do perodo. Apesar de a osteoporose da gravidez ser temporria, em alguns casos em que j houve fratura de vrtebra a me pode ser orientada a no amamentar. Isso depende exclusivamente da avaliao de seu ginecologista. Em alguns casos, necessria a introduo de medicamentos que diminuam a ao do osteoclasto (clula responsvel pela retirada de clulas do osso). Neste caso, a amamentao deve ser interrompida, pois ainda no sabemos de que maneira esse medicamento se comportar no recm-nascido.

3.6

Osso de vidro por gentica


Garoto afetado pelo tipo III da doena

Fonte: http://www.brasilescola.com/saude/ossos-vidro.htm

A osteogneses imperfeita, conhecida como doena dos ossos de vidro, uma doena de origem gentica que provoca alteraes na produo de colgeno. detectada facilmente: manifesta-se atravs de um movimento brusco, tropeo, queda e outros acidentes, provocando a quebra dos ossos. Como se no bastasse, a quebra dos ossos traz uma terrvel consequncia: o encurvamento dos ossos longos como os da coluna, pernas e braos. Alm do sintoma aparente da fratura, a doena pode se manifestar atravs da esclertica azulada, dentes acinzentados, formato do rosto triangular, deficincia auditiva, dificuldade de locomoo, compresso do corao e pulmes (em casos graves), sudorese e fragilidade muscular. As fraturas geradas pela doena so os principais problemas, pois atravs delas que se inicia o processo de encurvamento dos ossos. As fraturas ocorrem principalmente na infncia por ser uma fase de descobrimentos, peraltices e de falta de conhecimento do problema. Pode ser percebida quando a criana chora de repente de forma alta, quando algum membro da criana no se movimenta ou est com reteno de calor e inchao. Pode ser classificada como: Tipo I: inclui pessoas aparentemente normais com poucas fraturas e deformao nos ossos longos. Tipo II: inclui pessoas que no resistem doena e falecem logo aps o nascimento. o tipo mais grave da doena. Tipo III: inclui pessoas com um grau variando de moderado a grave, caracterizado pelo formato do rosto, baixa estatura e deformidade nos ossos longos Tipo IV: inclui pessoas que apresentam gravidade e caractersticas heterogneas da doena. O tratamento feito atravs de vrios produtos nos quais os bifosfonatos e a calcitonina se destacam por inibirem a reabsoro ssea, mas os melhores efeitos so obtidos atravs da fisioterapia e da alimentao. Devem-se fazer exerccios,

independente do local e da hora, alm de ingerir alimentos naturais e saudveis, evitando lcool, alimentos gordurosos, cafena e refrigerantes.

3.7

Raquitismo e Osteomalacia

Raquitismo e osteomalacia so defeitos da mineralizao ssea. O raquitismo caracterizado por anormalidades na formao na placa epifisria de crescimento, com reas no mineralizadas, desorganizao da arquitetura celular e retardo na maturao ssea. A osteomalacia caracterizada pela deficiente mineralizao da matriz osteide do osso cortical e trabcula com acmulo do tecido osteide pouco mineralizado. So processos que, em geral, ocorrem associados. Aps o final do

crescimento, com o fechamento da cartilagem epifisria, apenas a osteomalacia permanece. A falha do processo de mineralizao tem como uma das principais causas a inadequada concentrao extracelular de clcio e fsforo, os dois principais componentes minerais do osso, e a falta ou comprometimento da ao dos elementos responsveis pela sua absoro, particularmente a vitamina D. As principais manifestaes clnicas como as deformidades sseas e o atraso no crescimento, so semelhantes nos diferentes tipos de raquitismo e osteomalacia existem caractersticas que so especficas. As causas so adquiridas ou hereditrias e os recentes avanos em biologia molecular permitem a identificao dos genes envolvidos e das mutaes.

Definies de tecidos cartilaginosos

Cartilagem hialina: Se distingue devido presena de uma matriz transparente, amorfa e homognea, e por toda a cartilagem hialina possui lacunas em que so encontrados os condrcitos. Estas lacunas so envolvidas pela matriz extracelular que composta por matriz fundamental e poucas fibras de colgeno. esta cartilagem que forma a princpio o molde do esqueleto do feto. Existem vrios tipos de colgenos: Tipo 1 aparecem nos tendes, e pele. Tipo2 aparece na cartilagem hialina e na cartilagem elstica presentes nos discos intervertebrais, olhos e cartilagens. Tipo 3 constitui fibras reticulares. Presentes nas trabculas dos rgos hematopoiticos colgeno. Tipo 4 presente nos ossos tendes e sangue. A matriz da cartilagem hialina possui fibras de colgeno tipo II imersas na substncia fundamental, amorfa. encontrada na laringe, traqueia, brnquios, extremidades de ossos que se articulam, no disco epifisrio, no crescimento longitudinal dos ossos.

Cartilagem elstica: Este tipo de cartilagem possui fibras elsticas semelhante a hialina, mas apresenta alm das fibras colgenas, fibras elsticas entrelaadas que lhe conferem maior grau de elasticidade. Est presente, na orelha, no septo nasal, na glote. pode ser encontrada isoladamente ou formar uma pea cartilaginosa juntamente com a cartilagem hialina. Possui pericndrio e conta com crescimento aposicional, sendo esta um tipo de cartilagem menos propensa para problemas degenerativos quando comparada com a hialina em relao a este aspecto. Diferentemente da cartilagem hialina, a cartilagem elstica no se calcifica. Cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem: Apresenta grande quantidade de fibras colgenas e a mais resistente das trs . Possui matriz extracelular com feixes evidentes com espessas fibras de colgeno, e com grande quantidade de feixes, as fibras colgenas seguem a orientao aparentemente irregular entre os condrcitos, orientao que depende das foras que atuam sobre a fibrocartilagem. No possui pericndrio e est presente em regies em que necessrio resistir compresso e o desgaste, esse tecido presente entre os ossos pbis da bacia, entre as vrtebras, no joelho, nos discos intervertebrais, em determinados locais em que h tendes que se ligam aos ossos. A funo da cartilagem intervertebral separar uma vrtebra da outra, evitando o atrito entre elas e amortecendo os choques transmitidos a coluna durante atividades como caminhar, correr.

Concluso

Tecido sseo o principal constituinte do esqueleto uma das funes o suporte e a sustentao do corpo, proporciona apoio a musculatura esqueltica funcionando como depsito de fosfato de clcio entre outros, se o osso for descalcificado mantm a forma original, mais se torna fraco e quebradio. O tecido sseo um tipo de tecido conjuntivo formado por clulas e matriz. As clulas so: ostecitos faz a escavao da matriz ssea, retira os sais de clcio dos ossos so responsveis pela pela manuteno da matriz ossea.Osteoblastos. Remodela joga sais de clcio absorve e remodela o tecido participa da minerao da

matriz ssea depois de estar dentro da matriz o osteoblasto passa a ser chamado de osteocitos.Osteoclastos uma das maiores clulas do nosso corpo, so gigantes por ter vrios ncleos no seu exterior se movem lacunas de HowShip so depresses que no se percebe porque o osteoclastos faz a deposio. Os ossos tambm envelhecem, existe a necessidade de substituio ssea os ostecitos escavam a rea lesada e o osteoclastos recompo m o osso. Os ossos so todos os dias escavados afim de mante-los delgados com suas caractersticas particulares de cada osso, ento ocorre a escavao da matriz ssea e a reabsoro d matriz ssea. O osso um dos componentes mais duros e fortes do nosso corpo tem rigidez e resistncia a presso o osso precisa do msculo e msculo do osso.

Referncias bibliogrficas

AMABIS, Jos Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia: biologia das clulas. 2 edio, So Paulo, Moderna, 2004.
http://dc337.4shared.com/doc/qfANxlK0/preview.html www.mundoeducacao.com.br Biologia Histologia AnimalEm cache - Similares http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27301999000600012&script=sci_arttext http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistemaesqueletico/sistema-esqueletico-31.php

Curiosidades Os ossos j esto presentes desde as primeiras semanas de vida no tero

materno e ficam completamente formados por volta dos 25 anos de idade. Mas a parada do crescimento na adolescncia, quando entram os hormnios da puberdade.

Os bebs nascem com estruturas entre alguns ossos do crnio, chamadas

fontanelas, popularmente chamadas "moleiras". So estruturas frgeis que com o passar dos anos tendem a desaparecer. Existem para permitir a passagem do beb pelo canal vaginal no parto e crescimento do encfalo.

Enquanto o esqueleto de um indivduo adulto formado geralmente por 206

ossos, o de um recm-nascido tem 270.

O tecido sseo sensvel a diversos fatores nutricionais principalmente duran-

te a fase de crescimento. A deficincia de colgeno no organismo no organismo acarreta problemas como m formao ssea rigidez muscular problemas com o crescimento, inflamao nas juntas musculares entre outros e uma curiosidade do colgeno que usado na fabricao de iogurtes , embutidos (salsicha presunto gelatinas,pudim, maria- mole e em cosmticos) A falta de protenas na dieta acarreta uma deficincia dos aminocidos necessrios para a sntese de colgeno pelos osteoblastos, enquanto a deficincia de clcio leva a uma calcificao incompleta da matriz orgnica produzida. A deficincia de clcio pode ser devida carncia desse mineral nos alimentos ou falta de vitamina D, que promove a absoro intestinal do mesmo. A vitamina D atua sobre o DNA nuclear das clulas de revestimento do intestino delgado, induzindo produo do RNA mensageiro, responsvel pela codificao da protena transportadora de clcio atravs da membrana celular. Em animais jovens a falta de clcio causa o aparecimento do raquitismo. Nesta doena a matriz ssea no se calcifica normalmente, de modo que as espculas sseas formadas pelo disco epifisrio se deformam, por no suportarem as presses normais exercidas sobre elas pelo peso corporal e pela ao muscular. Em

consequncia, os ossos no crescem normalmente e as extremidades dos ossos longos tornam-se deformadas. No adulto, a falta de clcio causa a osteomalcia, que se caracteriza pela calcificao deficiente da matriz ssea neoformada e descalcificao parcial da matriz j calcificada, com a consequente fragilidade ssea. Porm, como no adulto no mais existem as cartilagens de conjugao, no ocorrem as deformaes dos ossos longos nem o atraso do crescimento caracterstico do raquitismo. A osteomalcia pode aparecer durante a gravidez ou ser agravada por esta condio, pois o feto em desenvolvimento utiliza considerveis quantidades de clcio. Alm do efeito j mencionado sobre a absoro intestinal do clcio a vitamina D tem um efeito direto sobre a ossificao, como foi demonstrado por experincias in vitro. Mostrou-se que, nos meios de cultura ricos em clcio, porm deficientes em vitamina D, a calcificao no ocorre normalmente. Quando administrada em doses excessivas, a vitamina D txica, causando reabsoro ssea, aumento da taxa de clcio e fsforo no sangue e na urina e formao de clculos renais contendo clcio. A vitamina A relaciona-se com a distribuio e atividade dos osteoblastos e osteoclastos, influindo sobre o equilbrio entre a produo e absoro de tecido sseo. Essa vitamina necessria para que os ossos cresam normalmente em respostas aos fatores mecnicos que atuam sobre os mesmos. Esse efeito da vitamina A, torna-se bem evidenciado quando, por falta dela, os ossos do crnio no se desenvolvem convenientemente em resposta presso exercida pelo encfalo em crescimento. Como consequncia ocorrem leses do tecido nervoso central, o que no se verifica no animais que recebem doses adequadas de vitamina A, pois nestes a caixa craniana formada tem o tamanho exato para conter o encfalo. Na deficincia de vitamina A, os osteoblastos no sintetizam normalmente a matriz ssea e o indivduo no atinge a sua estatura normal. O excesso de vitamina A acelera muito a ossificao do disco epifisrio, mas no acelera igualmente o crescimento da cartilagem desse disco. Em consequncia, na hipervitaminose A, a cartilagem de conjugao substituda precocemente por tecido sseo, cessando o crescimento corporal do indivduo. Assim, tanto a deficincia de vitamina A como sua administrao em doses txicas pode causar diminuio da estatura.

Outra vitamina que influencia diretamente o tecido sseo o cido ascrbico ou vitamina C, cuja deficincia dificulta a sntese de colgeno por todas as clulas do organismo produtoras dessa protena, inclusive os osteoblastos, e acarreta uma diminuio no crescimento dos ossos. A consolidao das fraturas prejudicada pela deficincia de vitamina C. Alm do hormnio das paratireoides e da calcitonina produzida pela tireoide, ambos j mencionados, diversos outros hormnios atuam sobre o tecido sseo. A parte anterior da hipfise produz o hormnio do crescimento, que estimula o crescimento em geral, tendo efeito particularmente acentuado sobre a cartilagem epifisria. A falta deste hormnio durante o crescimento do indivduo produz o nanismo hipofisrio. Sua produo excessiva, como ocorre em alguns tumores da hipfise, causa o gigantismo, quando se verifica na criana e a acromegalia, quando aparece no adulto. No gigantismo h um desenvolvimento excessivo dos ossos longos. No adulto, como o excesso do hormnio do crescimento atua quando j no existe mais as cartilagens de conjugao, os ossos no podem mais crescer em comprimento, mas crescem em espessura (crescimento peristico), dando origem acromegalia, condio em que os ossos, principalmente os longos tornam-se muito espessos. Os hormnios sexuais, tanto o masculino (testosterona) como o feminino (estrgeno), tem um efeito complexo sobre os ossos, sendo de um modo geral, estimuladores da formao de tecido sseo. Estes hormnios influem sobre o aparecimento e desenvolvimento dos centros de ossificao. A maturao sexual precoce ou a injeo de hormnios sexuais para o crescimento corporal, pois, nestes casos, a cartilagem epifisria substituda precocemente por tecido sseo e o indivduo no atinge a sua estatura normal. Nos casos de desenvolvimento deficiente das gnadas ou de castrao de animais em crescimento, as cartilagens epifisrias permanecem por tempo mais longo de modo que o indivduo atinge estatura acima do normal.

Vous aimerez peut-être aussi