Vous êtes sur la page 1sur 3

SUMRIO EXECUTIVO

O empreendimento se caracteriza como um novo negcio que oferece um servio inovador e muito demandado pelo estado baiano. O gerenciamento de trfego em tempo real um projeto que opera sobre o setor se transporte auxiliando o rgo pblico de gerenciamento de trfego.

Objetivo
O projeto visa dar suporte na resoluo dos problemas de trfego, a princpio, do estado da Bahia. Com foco nas grandes cidades, o projeto elaborou um sistema de seletividade e coordenao que opera em cadeias de semforos.

Funcionamento
O sistema opera em paralelo ao atual sistema de gerenciamento de semforos em cruzamentos. A primeira etapa do sistema a coleta de dados onde sero instalados sensores de luz e uma pequena central de transmisso de dados em locais especficos da regio de implantao do projeto. Os sensores e a pequena central de transmisso obtero e enviaro informaes quanto ao volume e a velocidade do fluxo de veculos nas vias. A segunda etapa do sistema ocorre em uma central de processamento e armazenamento de dados. Essa central recebe as informaes coletadas, armazena elas (para servir como base de dados para futuros estudos) e efetua o processamento da informao. O processamento ocorre rodando uma comparao, em tempo real, dos valores de fluxo de veculos ideais com os valores obtidos. Com isso, o sistema est preparado para enviar os sinais de ajuste. A terceira etapa do sistema acontece nos semforos e nos seus sistemas de controle. As informaes de ajuste iro alterar o tempo dos ciclos de abertura e fechamento das sinaleiras com o objetivo de: Regular os tempos dos semforos de um nico cruzamento quando uma das vias desse cruzamento no estiver fluindo como desejado. Otimizar a coordenao entre semforos de cruzamentos distintos e sequenciados quando ambas as vias de um cruzamento no estiverem fluindo como desejado.

Feito isso, o sistema usar os resultados para dar incio a um novo ciclo, coletando novos dados, processando-os e efetuando os novo reajuste que por sua vez faro mesmo consolidando o conceito de tempo real.

Aspectos de Mercado
Configurao da industria, competitividade e intensidade da concorrncia

O projeto de gerenciamento de trfego em tempo real se mostra um produto de muito valor nesses aspectos pois est inserido em um mercado de baixa concorrncia. Os produtos comercializados no Brasil para controle de trnsito geralmente s envolvem sistemas de monitoramento. Entretanto h algumas empresas que apresentam produtos com finalidades semelhantes como o caso da Perkons e da Brascontrol. Ambas comercializam projetos com algumas vantagens e desvantagens em comparao ao projeto abordado nessa proposta. No entanto nenhuma dessas empresas tem atuao no Nordeste e nem possuem um case de sucesso no Brasil pois, aparentemente, esse produto no o foco da organizao. Esse tipo de projeto tem como local de atuao os grandes centros urbanos. Operam auxiliando as organizaes que gerenciam o trnsito de veculos. Alm disso, esse sistema, devido ao seu armazenamento de dados, possibilita a oferta de outros servios a essas organizaes, como por exemplo o servio de consultoria. O envolvimento do projeto com a computao e a eletrnica se apresenta como uma dificuldade para se obter e manter um bom patamar no mercado. Como o avano tecnolgico se encontra em um nvel elevado necessrio muito investimento em inovao e adaptao a novidades.
Oportunidades e ameaas ao empreendimento

O gerenciamento de trfego em tempo real se apresenta em um momento de grande necessidade de mudanas na rea. Com um enorme crescimento da frota de veculos e com um evento de grandes propores para lidar, a Bahia (e o Brasil) necessita de boas solues para desenvolver o controle do trnsito. As solues buscadas envolvem volumes muito grandes de dinheiro pois geralmente esto relacionadas a grandes

mudanas nos sistemas de transporte pblico e nas vias. Esse projeto oferece uma soluo que no requer mudana na infraestrutura do sistema atual e nem enormes despesas. Apesar das oportunidades serem muito favorveis o tempo para o desenvolvimento do projeto, a necessidade de especialistas com conhecimento e barreiras tecnolgicas do Brasil so fatores que contrabalanceam esse mercado. Para a implementao desse projeto necessrio muito esforo tcnico e conhecimento especfico em tempo real. Outro fator que pode ameaar a implantao do projeto o desinteresse dos rgos pblicos devido a novidade apresentada pelo sistema e consequentemente a falta de conhecimento sobre ele. Esse problema ser o grande desafio da parte de marketing e vendas.

Caractersticas do empreendimento
Misso

Otimizar o sistema de gerenciamento de trnsito dos grandes centros urbanos.


Viso

Ser referncia no mercado internacional em gerenciamento de trnsito.


Valores

Busca pela excelncia Respeitar compromissos Agir sustentvel

Vous aimerez peut-être aussi