Vous êtes sur la page 1sur 4

1. (Fuvest 94) "O fato relevante do perodo entre 1790 e 1830 a formao da classe operria".

. "Os vinte e cinco anos aps 1795 podem ser considerados como os anos da contra-revoluo". [Durante esse perodo] "o povo foi submetido, simultaneamente, intensificao de duas formas intolerveis de relao: a explorao econmica e a opresso poltica." Essas frases, extradas de A FORMAO DA CLASSE OPERRIA INGLESA do historiador E. P. Thompson, relacionam-se ao quadro histrico decisivo na formao do mundo contemporneo, no qual se situam a) a revoluo comercial e a reforma protestante. b) o feudalismo e o liberalismo. c) a revoluo industrial e a revoluo francesa. d) o capitalismo e a contra-reforma. e) o socialismo e a revoluo russa. 2. (Fuvest 95) Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revoluo Francesa, que: a) teve resultados efmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma s classe social, a burguesia, nica beneficiria da nova ordem. b) fracassou, pois, apesar do terror e da violncia, no conseguiu impedir o retorno das foras scio-polticas do Antigo Regime. c) nela coexistiram trs revolues sociais distintas: uma revoluo burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados "sans-culottes". d) foi um fracasso, apesar do sucesso poltico, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um sculo, o progresso econmico da Frana. e) abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista poltico, impediu que a burguesia a conclusse. 3. (Fuvest 93) A atuao de puritanos, jacobinos e bolcheviques marcou trs importantes revolues. a) Onde e quando ocorreram essas revolues? b) Identifique uma caracterstica de cada um desses grupos revolucionrios. 4. (Fuvest 92) O que era o Terceiro Estado e quais as suas reivindicaes durante a Revoluo Francesa? 5. (Fuvest-gv 92) Na Revoluo Francesa, foi uma das principais reivindicaes do Terceiro Estado: a) a manuteno da diviso da sociedade em classes rigidamente definidas. b) a concesso de poderes polticos para a nobreza, preservando a riqueza dessa classe social. c) a abolio dos privilgios da nobreza e instaurao da igualdade civil. d) a unio de poderes entre Igreja e Estado, com fortalecimento do clero. e) o impedimento do acesso dos burgueses s funes polticas do Estado.

6. (Fuvest 96) "Mesmo se o alvo perseguido no tivesse sido alcanado, mesmo se a constituio por fim fracassasse, ou se voltasse progressivamente ao Antigo Regime, ... tal acontecimento por demais imenso, por demais identificado aos interesses da humanidade, tem demasiada influncia sobre todas as partes do mundo para que os povos, em outras circunstncias, dele no se lembrem e no sejam levados a recomear a experincia." (Kant, O CONFLITO DAS FACULDADES, 1798). O texto trata: a) do iluminismo e do avano irreversvel do conhecimento filosfico; revelando-se falso nos seus prognsticos sobre o futuro poltico- constitucional. b) do retorno do Antigo Regime, na Europa, depois do fracasso da Revoluo francesa, revelando-se incapaz de vislumbrar o futuro da histria. c) da Revoluo Francesa, dos seus desdobramentos polticos e constitucionais, revelando a clarividncia do autor sobre sua importncia e seu futuro. d) da Revoluo inglesa, do impacto que causou no mundo, com seus princpios liberais e constitucionais, revelando-se proftico sobre seu futuro. e) do despotismo ilustrado, dos seus princpios filosficos e constitucionais e de seu impacto na poltica europia, revelando carter premonitrio. 7. (Fuvest 2000) H controvrsias entre historiadores sobre o carter das duas grandes revolues do mundo contemporneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas a) fracassaram, uma vez que, depois de Napoleo, a Frana voltou ao feudalismo com os Bourbons e a Unio Sovitica, depois de Gorbatchev, ao capitalismo. b) geraram resultados diferentes as intenes revolucionrias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrrias a todo tipo de governo autoritrio. c) puseram em prtica os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolio das classes e do Estado. d) efetivaram mudanas profundas que resultaram na superao do capitalismo na Frana e do feudalismo na Rssia. e) foram marcos polticos e ideolgicos, inspirando, a primeira, as revolues at 1917, e a segunda, os movimentos socialistas at a dcada de 1970. 8. (Fuvest 2005) A "Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado", votada pela Assemblia Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, visava a) romper com a Declarao de Independncia dos Estados Unidos, por esta no ter negado a escravido. b) recuperar os ideais cristos de liberdade e igualdade, surgidos na poca medieval e esquecidos na moderna. c) estimular todos os povos a se revoltarem contra seus governos, para acabar com a desigualdade social. d) assinalar os princpios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituio francesa. e) pr em prtica o princpio: a todos, segundo suas necessidades, a cada um, de acordo com sua capacidade.

GABARITO 1. [C] 2. [C] 3. a) Na Inglaterra no sculo XVII na Frana no sculo XVIII, e, na Rssia no sculo XX. b) Os puritanos eram burgueses lutando contra o Absolutismo Ingls, os jacobinos eram burgueses que lutavam pela implantao de medidas populares; e os bolcheviques eram camponeses, operrios e militares que lutavam pela implantao do socialismo. 4. Eram aqueles que no pertenciam ao clero e nobreza e que consistiam no grupo dos excludos. Reivindicavam o fim das desigualdades sociais e da estrutura do Antigo Regime. 5. [C] 6. [C] 7. [E] 8. [D]

Vous aimerez peut-être aussi