Vous êtes sur la page 1sur 7

Prova de Lngua Portuguesa Muitas das caractersticas que so atribudas ao povo brasileiro tm origem no tempo em que o europeu aqui

chegou, 1500. Elas representam o olhar de um povo que se julgava superior ao indgena do Brasil. Tantas atribuies tm sido repetidas por ns brasileiros, atravs de julgamento que representam, confirmam, validam nosso preconceito, reproduzindo o olhar de superioridade de uns para outros.

Questo 1 Releia o texto I e observe a conversa dos dois personagens. Porque podemos afirmar que entre eles no est acontecendo um dilogo? Questo 2 No 5 quadrado do texto I, o cliente usa uma linguagem caractersticas da fala descontrada, e estilo informal. O outro, ao contrrio, mantm o estilo formal, durante quase toda a conversa. Responda

a) Em que outro momento da conversa o cliente usa o estilo informal? Transcreva o exemplo. b) Por que o garom usa o estilo formal e depois o modifica? Questo 4 Observe, atentamente, as imagens do texto I. O cliente usa uma srie de adjetivos que desqualificam o povo brasileiro. Responda Na representao visual do personagem, qual o aspecto fsico que melhor expressa o que dito na linguagem verbal? Texto II Voc vai ler um texto produzido pelo professor de Histria Chico Alencar. Alm de uma introduo e de uma concluso crticas, o desenvolvimento deste texto se organiza atravs de trechos de primeiro documento escrito sobre o Brasil, introduzidos por comentrios instigantes e irnicos.

500 ANOS DE OUTRA COISA Quer saber o que deve ser lembrado na festa dos 500 anos? O primeiro passo ler a famosa carta de Pero Vaz de Caminha. Ela foi dirigida ao rei mas agora domnio pblico. Pode e deve ser utilizada por todos os que quiserem conhecer a viso escrita por um europeu sobre nossa terra. Voc vai ficar sabendo das maiores, bem mais fortes do que a da primeira missa no Brasil, celebrada, voz entoada por Frei Henrique Soares e outros 16 padres da expedio. Mais do que o achamento, que s relatava novidade para os que chegaram, h outros acontecimentos interessantes, que agora completam 500 anos. Eles so testemunhos da enorme diferena dois mundos, duas culturas, duas situaes de vida. Caminha, mesmo curioso e, de certa forma, deslumbrado, era eurocntrico: o primeiro pistolo (cinco de trfico de influncia e jeitinho): E pois que, Senhor, certo que, assim neste cargo com era em outra coisa que de vosso servio for, Vossa Alteza h de ser de mim bem servida, a Ela peo que, por me fazer singular merc, mande vir da ilha de So Tom a Jorge de Osrio, meu genro.(que cumpria por ter assaltado uma igreja). a primeira cobia (a diferena de valores): um deles ps o olho no colar do capito, e comeou a acenar com a mo para a terra e depois para o colar, como que

nos dizendo que ali havia ouro. Tambm olhou para um castial de prata e assim mesmo acenava para a terra novamente para o castial, como se l tambm houvesse prata.(...) Isto tomvamos ns assim por assim o desejarmos. a primeira desfeita (a diferena de paladar): deram-lhe po e peixe cozido, confeitos, bolos mel e figos passados. No quiseram comer quase nada daquilo; e se alguma coisa provaram, logo o lanaram fora. Trouxeram lhes vinho numa taa; mal lhe puseram a boa, no gostaram nada, em quiseram mais. Trouxeram lhe a gua em um jarro. No beberam. Mal tomaram na boca, que lavaram, e logo a lanaram fora. a primeira impacincia (a diferena de humores): trazia este velho o beio to furado, que lhe caberia pelo o furo um grande dedo polegar, e metida nele numa pedra verde, ruim, que cerrava por fora esse buraco. O capito lhe fez tirar. Ele no sei que diabo falava e ia com ela direito ao Capito, para lhe meter na boca. Estivemos sobre rindo um pouco; e ento o capito enfadou-se e deixou o. a primeira tentao (a diferena de atrativos): e uma daquelas moas era toda tingida de baixo a cima daquela tintura; e certo era to bem-feita e to redonda, e sua vergonha, to graciosa, que a muitas mulheres de nossa terra, vendo-lhes tais feies, fizera vergonha, por no terem a sua como ela. O primeiro preconceito (a diferena cultural): uma gente bestial, de pouco saber e por isso to esquiva (...) como animais monteses, como pardais no cevadoiro(...) A barbaria deles tamanha, que se no entendia nem ouvia ningum. A primeira anlise econmica (a diferena de atividades produtividade produtivas): eles no lavram, nem criam. No h aqui boi, nem vaca, nem cabra, nem ovelha, nem galinha, nem qualquer outra alimria que costumada seja ao viver dos homens. Nem comem seno desse inhame, que aqui h muito e dessa semente e frutos, que a terra e as rvores de si lanam. O primeiro olhar documentado de um grupo sobre a terra que se chamaria Brasil um olhar superior mas tambm maravilhado: a terra em que se plantado tudo d, de muitas guas, onde havia camares como em nenhum tempo se viu tamanho. Terra de belos montes e muitos arvoredos, tantos, tamanhos, to bastos, de infindas maneiras. Terra de papagaios, das pombas, das gaivotas. Pena que, nesses cinco sculos, ela tenha se tornado a terra dos demagogos, dos tubares, dos agiotas. (Chico Alencar In: BUNDAS n.23, Rio de Janeiro: novembro de 1999. p.28-29. Adaptao) VOCABULRIO agiota: aquele que faz especulaes sobre fundos, cmbio e mercadorias, com o objetivo de obter lucros exagerados; interesseiro; usurio

alimria: animal irracional bastos: compactos; densos; cheios bestial: prprio de besta; grosseiro cevadoiro: lugar onde se pe iscas para atrair e caar aves demagogo: poltico inescrupuloso e hbil que se vale das paixes populares para fins ilcitos ou de m f enfadou-se: cansou-se; aborreceu-se esquiva: aquele que evita o contato com outras pessoas eurocntrico: aquele que considera o continente europeu e respectivos valores os mais importantes do planeta merc: favor, benefcio tubaro: industrial ou comerciante ganancioso que vale de quaisquer meios para aumentar os seus lucros, contribuindo para o aumento do dusto de vida.

(HOLANDA, Aurlio Buarque. Novo dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, S/d.)

Questo 5 Relacione os fragmentos abaixo destacados do texto II, com as idias de causa e conseqncia. 1) 2) 3) 4) a primeira cobia (4 pargrafo)___________________________________ terra dos demagogos, dos tubares, dos agiotas (10 pargrafo)__________ (...) Mande vir a ilha de So Tom a Jorge de Osrio, meu genro. (3 pargrafo) Cinco sculos de trfico de influncia e jeitinho (3 pargrafo)____________

Questo 6 Observe o seguinte trecho do 7 pargrafo do texto II (...) e certo era to bem-feita e to redonda, e sua vergonha to graciosa, que a muitas mulheres da nossa terra, vendo-lhe tais feies, fizera vergonha (...) O cronista brinca com a palavra vergonha, deslizando entre o sentido objetivo e o figurado. D significado das expresses:

vergonha graciosa: ________________________________________ fizera vergonha:___________________________________________

Questo 7 Na frase: O Capito lha fez tirar. (texto II, 6 pargrafo): o pronome sublinhado se refere a dois termos anteriormente mencionados. Reescreva a frase, substituindo este pronome, retomado dois termos Questo 8 Observe a seguinte afirmao relativa ao texto II A repetio da palavra primeiro / primeira est associado ao significado da expresso novidades fortes, presente no seguinte trecho do 2 pargrafo.

Voc vai ficar sabendo das maiores novidades, bem mais fortes do que a da primeira missa no Brasil(...) Escolha, entre as palavras do quadro abaixo, aqueles que sintetizam o efeito produzido por essa aproximao de significados.
Ironia-repetio-acontecimentos-reflexo-humor-crtica-esclarecimento-deslumbramento

Questo 9 No texto I, o cliente reconhece o ndio e o negro como preguioso e safado. Esta viso fruto de uma histria de dominao que ainda no terminou. O poder, na nossa sociedade, nos faz, irrefletidamente, a mesma atitude negativa dos colonizadores. A partir dessas reflexes, responda: a) Aponte o quadro em que o cliente se exclui da condio de povo brasileiro. b) Que atitude do cliente melhor demonstra a contradio entre o que ele fala e o que ele faz? c) Transcreva, do texto II, a passagem em que aparece a mesma avaliao eurocntrica, percebida na voz do cliente. Questo 10 Que saber o que deve ser lembrado na festa dos 500anos? Suponha que associao dos mercadores do seu bairro organizou uma reunio para discutir o assunto.

A voc coube a responsabilidade de redigir a CARTA-CONVITE. ELABORE, ENTO, ESSA CARTA, ESCLARECENDO OS PONTOS QUE SERO ABORDADOS NO ENCONTRO.

Bom trabalho!

Gabarito
Questo 1 No h um dilogo, porque no h uma troca de opinies entre os dois /ou/ porque o garom, apenas concorda com fregus por cortesia profissional /ou/ outra resposta equivalente. (0,5 pontos) Questo 2 A palavra qualificadora sacana (0,5 pontos)

Questo 3 a) o cliente usa estilo informal em Pudera, n, Jarbas. Quadro 3 b)O garom modifica o estilo de sua linguagem; porque ele precisa manter a formalidade, enquanto o cliente est presente. Porm, quando o cliente sai de se sente vontade para expressar suas opinies. (1,0 pontos) Questo 4 O aspecto boca exageradamente aberta, com a lngua solta, demonstrando estar exaltado. (1,0 pontos) Questo 5 1)Causa 2)Conseqncia 3)Causa 4)Conseqncia (2,0 pontos)

Questo 6 Vergonha graciosa rgo genital feminino bem-feito Fizera vergonha ficariam diminudos, /ou/ outra resposta similar com sentido equivalente (1,0 pontos) Questo 7 O Capito fez o velho tirar a pedra Questo 8 ironia-refleo-humor-crtica-esclarecimento (0,5 pontos) (0,5 pontos)

Questo 9 a) os quadro 1,2,3 e 4 so aceitos como respostas corretas b)A atitude de melhor demonstrar a contradio do cliente a dele sair do restaurante sem pagar a conta, outra vez. c) Eles no lavra, nem criam (...) (1,5 pontos) Questo 10 Texto em forma de carta, convidando pessoa para uma reunio. imprevisvel que o candidato relacione os pontos que considerar relevantes para a discusso. (20 pontos)

Vous aimerez peut-être aussi