Vous êtes sur la page 1sur 7

UM ESPELHO EMBAADO NO MCC: (DES)CONSTRUINDO O POTIGUAR EM SUAS EXPOSIES Fernando Joaquim da Silva Junior1 Departamento de Histria UFRN RESUMO:

: Todos os ambientes onde os visitantes do Museu Cmara Cascudo circulam foram confeccionados tendo uma intencionalidade, ou seja, a instituio-museu cria narrativas intencionais, atravs de suas exposies, que correspondem ou no cultura e passado do Rio Grande do Norte. Partindo deste pensamento e embasado nas reflexes de autores como Funari e Marly Rodrigues sobre Memria e Patrimnio e outros que trabalham no mbito do Discurso Museolgico2, adentrei nas diversas sala expositivas e analisei os locais e objetos materiais de cunho sociocultural, seja das representaes tnicas, litrgicas, histricas e artsticas viabilizados pelo MCC. Este projeto, portanto, pretende trazer tona as observaes e inquietaes que foram encontradas, principalmente no que diz respeito aos equvocos histricos e de representao cultural, que podem promover aos visitantes da instituio uma imagem distorcida, uma memria embaada do povo Potiguar.

Palavras-chave: Histria; Representaes tnicas

Memria

Patrimnio;

Discurso

Museolgico;

1 Graduando em Histria Licenciatura Plena 2 Reflexo acerca do discurso museolgico em Foucault, Geertz e Ulpiano de Meneses.

[] o povo na arte
arte no povo E no o povo na arte De quem faz arte com o povo

(Nao Zumbi Etnia)

Fundado em 22 de Novembro de 1950 (dia do Folclore), estabelecido como Instituto de Antropologia e de Cincias da Natureza e ligado Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Museu Cmara Cascudo (nome dado em homenagem um de seus fundadores) s dcadas depois se constituiria como um espao acadmico e turstico que busca preservar e mostrar elementos socioculturais e outras caractersticas de cunho arqueolgico e geolgico do Rio Grande do Norte. Restringindo-me analisar apenas os espaos que fazem meno sociocultura e Histria do Potiguar, busquei compreender, antes de tudo, a proposta do MCC em resumir, atravs de discursos expositivos, as representaes artsticas, do modo de ser do Potiguar (sua identidade) e sua pluralidade etnico-cultural, ao passo que pretende fomentar um contato atrativo e de consumo aos que pretendem visitar este estabelecimento, sendo esta uma proposta encontrada no apenas em museus brasileiros, mas tambm no mundo todo. Antecipo-me em afirmar que paradoxalmente ao que este estabelecimento se prope, ele fomenta discursos ideolgicos extremamente preconceituosos, esteritipos tnicos, disparidades expositivas e falhando tambm aos recortes histricos. A partir desta afirmao, que para alguns mais moderados no meio acadmico pode ser visto com uma ofensa desapropriada estes digo que a diplomacia feita atravs de consensos, neste caso no aplicvel , no pude limitar minha anlise ao que exposto, mas busque tambm compreender o no dito neste museu. Outra problemtica de vital importncia percebermos que o Museu Cmara Cascudo, por ser um espao cientfico, d aos seus discursos um carter de verdade, excluindo justamente a origem de uma autoria particular. Sendo assim, a afirmao de Luisa Rocha, trabalhando com essa perspectiva Foucaultina, bastante esclarecedora:
A organizao de um conjunto de objetos em determinado espao, de maneira a produzir um sentido, denominada por alguns autores como uma conveno visual. Contudo, a exposio e a sua museografia no se restringem a padres e regras visuais. Ela pressupe: uma concepo de mundo, de sociedade, de dinmica cultural, de tempo, de espao, que conferem as marcas de uma autoria; uma linguagem de comunicao prpria; um texto estruturado segundo regras e princpios internos e externos, que envolve uma atitude narrativa na abordagem das relaes sociais; um ato comunicacional, com emissor e receptor, onde esto em jogo padres e cdigos que referendam determinada competncia cultural e procuram uma interlocuo com o sujeito social, na medida em que a transferncia informacional visa produzir significado e sentido na prtica social. (ROCHA, 1999: 88)

Desta forma, o Museu Cmara Cascudo funciona como um elemento de legitimao do discurso cientfico, por serem derivadas de procedimentos acadmicos, preferencialmente com o Fato artstico, cientfico, histrico , cristalizando uma verdade estabelecida, feita a partir de fragmentos ou ocorrncias no real e que apresentada ao pblico no geral. Estas e outras questes sero analisadas mais detalhadamente no decorrer deste artigo.

Mistura que eu gosto! Inicio este novo momento falando de silncios, aqueles que falam nas entrelinhas, aquele vazio que confunde, desorienta. Um vcuo no preenchido que inquieta. Assim como o Saint-Exupry3 nos fala que o essencial invisvel aos olhos, quero destacar um ponto que confunde ao analisar os acervos expostos no MCC e que talvez j tenha sido pensado por outros, mas que at o momento no foi especificados pelos responsveis na administrao do museu (no de modo claro), num intuito honesto de no confundir os visitantes desta instituio. O museu Cmara Cascudo no possui apenas objetos materiais referentes a cultura Potiguar. Mesmo com uma grande quantidade de objetos arqueolgicos, utenslios ritualsticos e artsticos referentes fora tnica e sociocultural presente no RN, estes so encontrados e misturados entre acervos que fazem parte de outras regies e, por incrvel que parea, outros cantos do mundo.

Figura 1 Acervos encontrados no MCC4

No que concerne ao acervo arqueolgico, podemos destacar achados de procedncia em Villa Flor/RN, de tradio Tupi-guarani (fase curimata), todavia tambm podemos visualizar lticos e fsseis pertencentes outras reas do Nordeste em descontextualizao com os objetos materiais encontrados no nosso estado, de etnias pr-histricas com identidades culturais distintas. No esquecendo de referenciar, respeito dos materiais indgenas, encontra-se presente objetos do Norte e Centro-oeste do pas, exemplificando um cocar da tribo Gorotir, no sul do Par, como podemos observar na figura 1. O que mais chamou a ateno quando conhecendo os acervos foi uma mascara africana vinda do Museu do Dumbo, Angola, prxima aos elementos ritualsticos (que ser trabalhado posteriormente) da cultura afro-brasileira. No desmerecendo tais acervos, que, esteticamente falando, so realmente admirveis como obras artsticas para se expor em um museu, mas que no fazem ligao alguma com os representantes tnicos do RN. S se, de uma maneira Difusionista, para constatar uma possvel origem cultural. No entanto, uma anlise dos fragmentos retirados de categorias diferentes no fornece subsdios suficientes para a formao de um arcabouo conceitual, as coordenadas espaciais e temporais resultam
3 Autor de O pequeno prncipe 4 Imagem encontra no stio oficial do Museu Cmara Cascudo, disponvel em www.mcc.ufrn.br

da maneira pela qual os elementos foram escolhidos e compostos entre si, ao invs de conferir uma unidade real ao objeto (LVI-STRAUSS, 1967: 18).

Figuras 1 e 2 Ciclo da Cana-de-acar

Representando o perodo colonial do Nordeste brasileiro, podemos observar um maquinrio rustico utilizado para retirada do sumo da cana-de-acar (figuras 1 e 2). Junto com este e fazendo meno ao ciclo do couro em nosso estado, podemos encontrar alguns elementos feito para remontar um possvel ambiente cotidiano do sertanejo. Neste local o MCC deixa a desejar quanto escolha e exposio dos materiais que visam remontar um passado do sistema econmico-social do RN neste contexto histrico. O Rio Grande do Norte no foi palco dos grandes levantes escravistas e de engenhos de grande porte, no como Pernambuco, por exemplo, mas sua fora se concentrou na Agricultura e Pecuria.

Figura 3 Ciclo do Gado

Henry Koster, em sua passagem pelo Rio Grande do Norte, escreve de maneira estupenda sobre o ciclo do gado:

As pessoas que tomam conta do gado e vivem nesses domnios so chamadas de vaqueiros [] O grosso da manada de gado contada descuidadamente, sendo evidentemente, lugares aceitveis e lucrativos, mas os deveres so pesados, exigindo coragem considervel, grande fora fsica e atividade. (KOSTER, 1978: 163)

Koster afirma em sua obra que o sistema econmico que prevalece neste perodo, no RN, o ciclo do gado, ou seja, a pecuria era a mais forte fonte econmica do estado, mesmo possuindo um clima desfavorvel para tal fim. Tambm se comercializavam outros tipos de animais, como cavalos, carneiros, mas na maioria da vezes como complemento deste mesmo meio de obteno lucrativa. Tambm se produziam diversos derivados do leite, como queijos e coalhada. Exportavam tecidos europeus e produzam roupas na prpria regio. Tambm comercializavam-se especiarias como fumo, cachaa, acar, vendido pelos mascates que passavam de vilarejo em vilarejo. No entanto, lamentvel ver o museu retratando este perodo de maneira to superficial, no valorando devidamente o sertanejo Potiguar. Como pode um museu que carrega em seu nome uma carga simblica to forte, de um difusor do folclore e cultura do povo potiguar (Luiz da Cmara Cascudo), cometer gafes museolgicas to explcitas? Se o intuito do MCC/UFRN ser um local que busca preservar e mostrar diversos objetos aleatrios, aos moldes de um colecionismo generalizante e aleatrio do Sc. XIX, necessrio deixa de modo enftico aos visitantes que pretendem conhec-lo, pois no so apenas turistas que visam o consumo deste espao, mas tambm estudantes de todo o estado que visitam em caravanas educativas, em busca do saber museolgico representado em cada um dos diversos discursos expositivos referentes ao Rio Grande do Norte. O extico, o alheio!

Figura 4 Exu de Madeira

H dcadas, vrias minorias tnicas e sociais tm se movimento no Brasil no sentido de alcanarem seus plenos direitos de cidadania. A implementao da lei 10639/03 que estabelece o ensino de Ensino de Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana, foi uma dessas vitrias. Todavia, parece que mesmo muitos anos depois de sua implementao, os efeitos sociais ainda no so observveis. Espaos de ensino,

como o Museu Cmara Cascudo, ainda no acordaram para essa nova realidade. Continuam alimentando um rano Eurocntrico, no percebendo que, culturalmente falando, possumos uma pluralidade tnica que permeia toda nossa sociedade. Como j dito, a comunicao entre o MCC e seu pblico tem um carter de intencionalidade, no qual podemos perceber a poltica cultural estabelecida, atravs de seus discursos expositivos, por sua direo. Neste caso, no existe um carter de neutralidade, a exposio legitima o projeto cultural do museu. A escolha dos acervos que representam o que sagrado na cultura afro-brasileira, so nada mais nada menos que elementos do imaginrio cristo catlico no que diz respeito ao profano, demonizante. No haveria outro objeto melhor que os Exus (figura 4), para produzir um poder de estranhamento aos que observam estas as representaes ritualsticas da cultura Afro-brasileira. Alm do Exu de Madeira pintado com tinta leo vermelha, tambm existe outro, com olhos feito com bzios, falo exposto, e imagem extremamente depreciativa. Raul Lody5 nos diz que estes tipos de Exus so utilizado como um atrativo extico, mas que busca ser alheio aos que observam at mesmo dentro dos terreiros. Alguns podero ser incorporados aos terreiros [] esto atendendo um gosto turstico que busca de um exotismo exacerbado (LODY, 2003: 174). Ele sintetiza minha observao sobre a intencionalidade do MCC em sua construo expositiva:
Assim, nada melhor que os Exus com seus falos enormes, bocarra e olhos projetados, tentando expressar esteritipos de africanidade ou esttica dirigida sobre padres do que genericamente decodificado e entendido como afro mesmo por afro-brasileiro. [] podero funcionar como uma espcie de sntese simblica do afro e com isto projetar uma ao especfica de magia e de conceito de religiosidade afro-brasileira (LODY, 2003: 175)

Ao longo deste trabalho, que ainda est em fase de maturao, busquei trilhar um caminho interdisciplinar acerca do discurso museolgico, compreendendo justamente o no dito, o silenciado, principalmente no que diz respeito s representaes etnico-culturais e histricas. Acredito que muito ainda precisa ser pensado, discutido, reinterpretado. Transformaes precisam ser iniciadas dentro desta instituio to importante no estado do RN, mas que ainda no ampliou seu olhar para que se desenvolva como um referencial. As questes emergem e as respostas ainda se calam. Esta, antes de uma reflexo, uma inquietao que surgiu desde a primeira vez que entrei no museu, ainda buscando compreender este sentimento de vazio ao observar todos os acervos e seus respectivos ambientes expositivos. Mas acredito que vem surgindo um novo horizonte dentro do MCC, mesmo que agora com seus 50 anos de fundao. Nossas mentalidades adentram nesta instituio, j surgindo com outros olhares, outros enfoques, como um sopro de renovao. Este este artigo, antes de qualquer coisa, quer tratar de Democracia museolgica, principalmente no que tange as representaes culturais, esperando que este grito seja ouvido de alguma forma.

5 Antroplogo, Muselogo e professor brasileiro. Estudioso na rea das religies afro-brasileira, sobretudo na Bahia. Tambm escreveu Xang, umbanda e mestria da Jurema na cidade do Natal (RN). Em seu verbete, tratando sobre o Exu de madeira, faz citao ao Museu Cmara Cascudo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

FUNARI, Pedro Paulo; PINSKY, Jaime (orgs.). Turismo e Patrimnio Cultural. 4 ed. So Paulo: Contexto, 2007. KOSTER, Henry. Viagem ao Nordeste do Brasil. Recife: Secretaria da Educao e cultura, 1978. LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropolgico. 22 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. LEVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967. LODY, Raul. Dicionrio de arte sacra & tcnicas afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2003. MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Do teatro da memria ao laboratrio da Histria: a exposio museolgica e o conhecimento histrico. In: Anais do Museu Paulista. So Paulo: USP. v.2 p.9-42 jan/dez 1994. MONTEIRO, Denise Mattos. Introduo Histria do Rio Grande do Norte - Natal: Edufrn, 2000. SODR, Jaime. EXU - A forma e a funo. Revista VeraCidade Ano IV - N 5 Outubro de 2009. ENDEREOS ELETRNICOS:

Disponvel em http://www.mcc.ufrn.br/wordpress, acessado em 18 jan. 2011 Disponpivel em http://turismo.natal.rn.gov.br/atracoes/ctd-18.html, acessado em 14 jan. 2011

Vous aimerez peut-être aussi