Vous êtes sur la page 1sur 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE CLNICA E ODONTOLOGIA SOCIAL GRUPO DE PESQUISA EM ODONTOPEDIATRIA E CLNICA INTEGRADA

RELATRIO FINAL

Avaliao de uma Proposta de Universalizao do Cuidado em Sade Bucal na Ateno Bsica de Joo Pessoa PB

Avaliao de uma Proposta de Universalizao do Cuidado em Sade Bucal na USF Jardim Veneza IV, em Joo Pessoa PB

Yuri Wanderley Cavalcanti PIVIC/CNPq/UFPB Wilton Wilney Nascimento Padilha Orientador da pesquisa

Joo Pessoa Agosto - 2009

IDENTIFICAO
Nome do aluno voluntrio: Yuri Wanderley Cavalcanti Instituio: Universidade Federal da Paraba Campus I. Endereo para Correspondncia: Av. Desembargador Hilton Souto Maior, 6701. Qd. 76, Lt. 117. Portal do Sol. CEP: 58046-600. Joo Pessoa PB, Brasil E-mail: yuri.wanderley@yahoo.com.br Nome do orientador: Wilton Wilney Nascimento Padilha Instituio: Universidade Federal da Paraba Campus I. Endereo para Correspondncia: Av. Jacinto Dantas, 94. Apt 206. Manara. CEP: 58038-270. Joo Pessoa PB, Brasil E-mail: wiltonpadilha@yahoo.com.br Ttulo do Projeto: Avaliao de uma Proposta de Universalizao do Cuidado em Sade Bucal na Ateno Bsica de Joo Pessoa PB Ttulo do Plano de Trabalho: Avaliao de uma Proposta de Universalizao do cuidado em Sade Bucal na USF Jardim Veneza IV, em Joo Pessoa PB

RESUMO
Objetivou-se avaliar uma proposta de universalizao do cuidado em sade bucal na ateno bsica, experimentando uma forma de atuao com nfase na Educao Permanente em Sade (EPS) e na atuao do Agente Comunitrio de Sade (ACS), enfrentando o problema do acesso aos cuidados em sade bucal e introduzindo processos avaliativos no cotidiano das Equipes de Sade Bucal, alm de traar um perfil inicial dos atores envolvidos. A metodologia empregada utilizou a tcnica da pesquisa-ao. O pesquisador e sua equipe buscaram modificar a realidade do acesso ao cuidado em sade bucal para as populaes adscritas s Unidades de Sade da Famlia (USF) participantes deste trabalho. A pesquisa foi realizada em uma USF do municpio de Joo Pessoa PB, a amostra foi composta de 6 ACS onde aps o Consentimento Esclarecido dos ACS participantes, iniciou-se uma estratgia de EPS visando provocar os participantes quanto a sade bucal de modo que os mesmos pudessem realizar diagnsticos de problemas encontrados em suas microreas de trabalho, bem como propor, executar e avaliar estratgias de mudanas para tais situaes. Os problemas identificados foram: necessidade de educao em sade bucal de gestantes e mes de crianas de zero a dois anos; bem como a mudana de prticas para a construo desse cuidado. Para os referidos problemas, intervenes foram propostas: elaborao de um lbum seriado ilustrado a ser utilizado durante as visitas; formao de um grupo de mes para tratar do assunto sade bucal nas discusses; e construo de uma ficha de sade bucal a ser anexada no pronturio das famlias. Dessa forma, pode-se concluir que a metodologia da EPS permite um engrandecimento da autonomia desses atores, sendo ferramenta importante no cotidiano da Ateno Bsica, aumentando o acesso dos usurios, a integralidade e a resolutividade da ateno; a partir da atuao e programao nos principais problemas da comunidade.

PALAVRAS-CHAVE
Educao em sade, Sade Bucal Coletiva, Agente Comunitrio de Sade

INTRODUO
Ao desenvolver um experimento de gesto e programao na ateno bsica, pode-se definir a ateno bsica como:
Ateno bsica um conjunto de aes de sade que englobam a promoo, preveno, diagnstico, tratamento e reabilitao. desenvolvida atravs do exerccio de prticas gerenciais e sanitrias, democrticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipe, dirigidas a populaes de territrios (territrioprocesso) bem delimitados, pelas quais assumem responsabilidade. Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de sade das populaes de maior freqncia e relevncia. o contato preferencial dos usurios com o sistema de sade. Orienta-se pelos princpios da universalidade, acessibilidade (ao sistema), continuidade, integralidade, responsabilizao, humanizao, vnculo, eqidade e participao social. A ateno bsica deve considerar o sujeito em sua singularidade, complexidade, inteireza e insero scio-cultural, alm de buscar a promoo de sua sade, a preveno e tratamento de doenas e a reduo de danos ou de sofrimentos que possam estar comprometendo suas possibilidades de viver de modo saudvel (BRASIL, 2003).

Para Souza e Roncalli (2007) a construo da ateno bsica no Sistema nico de Sade (SUS) tem contado com a participao da sade bucal, uma vez que com incluso das Equipes de Sade Bucal (ESB) ao Programa Sade da Famlia (PSF), (pelas Portarias Ministeriais 1.444, de 28/12/2000, e 267 de 29/09/2001) aponta-se com possibilidade de superao dos modelos de ateno baseados no mecanicismo e biologicismo. O PSF organiza-se no sentido do cuidado integral incorporando a vigilncia sade e a ateno famlia, estendida como ncleo social primrio. Para Baldani et al. (2005) compe um desafio a ser superado pela sade pblica a necessidade da proposio de programas de interveno adequados do ponto de vista cultural e tambm ao contexto das comunidades s quais se destinam. O Programa de Sade da Famlia (PSF) uma importante estratgia para reordenao do modelo assistencial, priorizando aes de preveno junto comunidade de forma integral, estabelecendo uma relao permanente entre os profissionais da sade e a populao assistida (BRASIL, 2003). Barbato et al. (2007) analisaram, nos dados do Estudo Epidemiolgico Nacional (Projeto SB Brasil 2002-2003), as relaes entre perdas dentrias e fatores sociais, demogrficos e de servios associados, em adultos brasileiros. O mesmo estudo concluiu que necessria a reorientao dos servios pblicos de Odontologia atravs de polticas pblicas de sade e preveno direcionadas especificamente para esta populao, que marcada pela desigualdade social. Para Unfer e Saliba (2000) a preveno ou o controle da crie dentria e das doenas periodontais, embora seja possvel e necessite de procedimentos relativamente simples, no so obtidas devido etiologia das mesmas, as quais esto associadas a condies sociais, econmicas, polticas e educacionais. O estudo de Halpern et al. (1998) citado por Silveira, Santos e Costa (2001) mostrou que, mesmo em situao de alta cobertura para cuidados preventivos (no caso, o pr-natal), persistem desigualdades no acesso e na qualidade do cuidado. Tal situao parece ser reproduzida no caso da sade bucal. Para Oliveira e Saliba (2005) a ligao entre as famlias e o PSF feita pelo Agente Comunitrio de sade (ACS), o qual tem seu vnculo facilitado por residir na prpria comunidade, permitindo uma abordagem facilitada pela ESF. O Agente Comunitrio de Sade (ACS) participa ativamente da organizao da ateno familiar, em nvel de ateno bsica, ao realizar o cadastro das famlias e as visitas mensais de acompanhamento das famlias e de indivduos e/ou grupos prioritrios. Tambm tem papel na divulgao de informaes sobre sade bucal, devendo ser orientado pela Equipe de Sade Bucal (BRASIL, 2006).

O Caderno da Ateno Bsica n17 preconiza que a educao em sade bucal deve fornecer instrumentos para fortalecer a autonomia dos usurios no controle do processo sade-doena e na conduo de seus hbitos (BRASIL, 2006). Sua finalidade difundir elementos, respeitando a cultura local, que possam contribuir com o empoderamento dos sujeitos coletivos, tornando-os capazes de autogerirem seus processos de sade-doena, sua vida, com vistas melhoria da sua qualidade de vida. Os contedos recomendados para as aes educativas pelo Caderno da Ateno Bsica n17 so: as principais doenas bucais, como se manifestam e como se previnem; a importncia do autocuidado, da higiene bucal, da escovao com dentifrcio fluoretado e o uso do fio dental; os cuidados a serem tomados para evitar a fluorose; as orientaes gerais sobre dieta; a orientao para auto-exame da boca; os cuidados imediatos aps traumatismo dentrio; a preveno exposio ao sol sem proteo; e a preveno ao uso de lcool e fumo (BRASIL, 2006). Para Zanetti (2000) a universalidade do cuidado em sade bucal alcanada com o desenvolvimento do componente da ateno preventivo-promocional. Este envolve aes capazes de manter e, elevar os nveis de sade bucal, empregando tarefas de eficcia reconhecida em promoo, preveno e vigilncia. Busca-se criar rotinas educativas dentro do campo do cuidado de modo a consolidar prticas e noes de autocuidado. Assim, modificam-se hbitos e realidades que ainda hoje so, em larga escala, prejudiciais sade. As aes propostas por Zanetti (2000) compem uma rotina de acesso preventivo promocional que desenvolvida pelo ACS. Entre essas aes est: o acompanhamento regular; a visita de um componente da equipe de sade bucal (quando necessrio); a realizao de aes educativas preventivas para manuteno e melhoria da condio de sade bucal, seja nos casos de sade ou de doena. As aes propostas por Zanetti (2000) ainda incluem: dispndio mdio de 20 minutos de ateno em Sade Bucal e dos demais 40 minutos para as outras atividades assistenciais programadas; identificao permanente das necessidades assistenciais odontolgicas curativas acumuladas ou da perda da aparncia de normalidade dos tecidos bucais. Sendo assim, o desafio est adequar a realidade dos servios de sade, com o enfoque sobre a universalizao do cuidado em sade bucal, o qual precisa ser transformado. Assim, outros trabalhadores (no caso, ACS) devem estar implicados na mudana de prticas de ateno. Dessa forma, a Educao Permanente em Sade (EPS) constitui-se uma estratgia capaz de prover mudana da orientao poltica das aes prestadas em dado tempo e lugar (CECCIM, 2005). Acredita-se, portanto, que a Educao Permanente em Sade pode auxiliar a fortalecer a proposta de universalizao do cuidado em sade bucal, tomando-se como vetor a figura do Agente Comunitrio de Sade. A qualificao desses trabalhadores para prticas de EPS e em conhecimentos de sade bucal idealizada como alternativa para atingir a universalizao do cuidado em sade bucal.

METODOLOGIA
A metodologia de pesquisa empregou uma abordagem qualitativa com a tcnica da pesquisa-ao (ZANETTI, 2000). O pesquisador e sua equipe buscaram facilitar a mudana da realidade do acesso ao cuidado em sade bucal para a populao adscrita USF participante deste trabalho. Sendo assim, a pesquisa aconteceu na medida em que as mesmas aes foram realizadas. A metodologia de pesquisa empregou uma abordagem qualitativa com a tcnica da pesquisa-ao. O pesquisador e sua equipe buscaram facilitar a mudana da realidade do acesso ao cuidado em sade bucal para a populao adscrita USF participante deste trabalho. Sendo assim, a pesquisa aconteceu na medida em que as mesmas aes foram realizadas. A pesquisa foi realizada na Unidades de Sade da Famlia Alto do Cu I, Distrito IV do municpio de Joo Pessoa PB, onde aps o Consentimento Esclarecido dos participantes (ACS), os pesquisadores iniciaram a qualificao dos seis Agentes Comunitrios de Sade para o desenvolvimento de cuidado promocional em sade bucal nos domiclios. Como requisito tico, a participao dos ACS, foi voluntria, livre e esclarecida. O Quadro 1 demonstra a distribuio da localizao dos ACS participantes e famlias envolvidas.

Quadro 1 Distribuio da localizao dos ACS participantes e famlias envolvidas USF Alto do Cu II Distrito Sanitrio IV No. de ACS 06 No. de Famlias 1.055 No. de Indivduos 4.234

Este estudo empregou materiais educativos produzidos pela equipe de pesquisadores em trabalhos anteriores, sendo baseada na proposta descrita por Zanetti (2000). Universo e Amostra O universo foi constitudo por todos os Agentes Comunitrios de Sade (ACS) da Unidade de Sade da Famlia do Alto do Cu I Distrito Sanitrio IV - Joo Pessoa. A amostra foi composta por todos os ACS, os quais aceitaram participar da pesquisa mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Aplicao do mtodo Iniciou-se uma estratgia de Educao Permanente em Sade, visando provocar os participantes da pesquisa quanto ao tema da sade bucal; de modo que os mesmos pudessem realizar diagnsticos de problemas encontrados em suas microreas de trabalho, bem como propor, executar e avaliar estratgias de mudanas para tais situaes. A pesquisa foi estruturada em trs etapas, uma Diagnstica, para a situao acesso ao cuidado em sade bucal e diagnstico estratgico; outra de Implantao, para o treinamento dos recursos humanos envolvidos e o desenvolvimento de prticas em EPS; e a terceira de Avaliao e redirecionamento das atividades. Etapa Diagnstica: Com o objetivo de apresentar a proposta de trabalho e coletar dados de instalaes, Recursos Humanos, motivao e sugestes, foram realizadas reunies com a equipe da USF onde a pesquisa foi realizada. A etapa Diagnstica tambm contou com a caracterizao do perfil e do processo de trabalho dos ACS envolvidos na pesquisa. Nesses momentos foram aplicados roteiros de entrevistas e questionrios estruturados. Etapa de Implantao: A etapa de implantao teve o objetivo de introduzir e socializar prticas em EPS, bem como conhecimentos em sade bucal aos ACS participantes. Foram realizadas oficinas de treinamento, nas quais os ACS tiveram acesso a informaes de Sade Bucal, com o objetivo de facilitar a aplicao dessas informaes no cotidiano de trabalho. Com relao introduo de prticas de EPS ao cotidiano de trabalho dos ACS, solicitou-se a elaborao de um projeto de interveno em sade bucal. Sendo assim, os agentes de sade deveriam identificar problemas que dificultem o acesso ao cuidado em sade bucal. A partir desses, deveriam elaborar e executar propostas de interveno que pudessem atuar sobre esse problema. Por fim, a anlise do processo de interveno, indicaria os rumos da continuidade das prticas em EPS. Durante a realizao dessas atividades, os pesquisadores acompanharam a evoluo do processo de trabalho dos ACS, valorizando, principalmente, a responsabilizao e a interao com o cuidado em sade bucal. Os ACS foram orientados quanto execuo de aes promocionais e preventivas, bem como quanto mudana de prticas para oferta do cuidado

em sade. Ou seja, os ACS foram estimulados a promover aes intersetoriais que garantissem a universalizao do cuidado em sade. Etapa de Avaliao: A etapa de Avaliao teve o propsito de analisar as mudanas ocorridas durante e aps a execuo dos projetos de interveno dos ACS. Com isso, os ACS seriam estimulados a desenvolver uma autocrtica sobre as aes desenvolvidas durante a pesquisa. Assim, fragilidades e potencialidades dos processos de interveno seriam identificadas, com o objetivo de avaliar os rumos da continuidade dessas aes. Instrumentos utilizados Este estudo empregou instrumentos formais de pesuiqsa (questionrio e roteiro de entrevistas) para a aplicao da Etapa Diagnstica da metodologia desta pesquisa. Tambm foram utilizados materiais educativos produzidos pela equipe de pesquisadores em trabalhos anteriores, sendo baseada na proposta descrita por Zanetti (2000). Coleta de dados A coleta de dados se deu durante todo o perodo de pesquisa e levou em considerao relatos dos participantes, bem como entrevistas, questionrios, intervenes e avaliaes produzidas pelos mesmos. Anlise dos dados Os relatos verbais e as intervenes foram analisados de forma qualitativa-descritiva e os questionrios de forma quantitativa-descritiva.

RESULTADOS E DISCUSSO
Fase Diagnstica: Caracterizao do trabalho dos ACS Conforme explicitado na metodologia deste trabalho, a primeira etapa da pesquisa foi representada pela Fase Diagnstica, em que foram aplicados dois instrumentos formais de pesquisa: questionrio e roteiro de entrevista. O questionrio abordou as recomendaes e o conhecimento especfico em sade bucal de todos os ACS. A entrevista tratou dos temas: Perfil do ACS; Como Trabalham; Processo de Trabalho; e Sade Bucal. As oficinas e a vivncia no trabalho dos ACS complementaram as informaes apresentadas. Devido ao perodo de frias de um dos ACS durante a primeira parte da pesquisa, dos seis ACS da USF pesquisada, cinco responderam aos instrumentos formais para identificao do perfil e caracterizao do processo de trabalho. O Quadro 2 demonstra a caracterizao do trabalho realizado pelos ACS. Entre os ACS pesquisados, todos so do gnero feminino e possuem entre 30 e 40 anos. A maioria natural de Joo Pessoa, so casadas, possuem at cinco filhos, e residem no bairro h aproximadamente 30 anos. Todas possuem segundo grau (Ensino Mdio) completo e cursaram, no mnimo, at o primeiro mdulo do Curso de Formao em Agente Comunitrios de Sade. A maior parte dos ACS realiza, ou j realizou trabalhos comunitrios. Anteriormente ao trabalho como ACS, no possuram emprego ou ocuparam cargos de prestao de servios (como garonete, recepcionista, servios gerais). A principal motivao para ser ACS foi o trabalho com a comunidade. O Tempo de trabalho na USF Alto do Cu I varia entre cinco e seis anos e a maioria destes sente-se realizados, ou seja, gostam do trabalho como ACS. De acordo com os pesquisados, o ACS deve: ser espontneo, comunicativo e tico; respeitar as histrias de cada famlia; passar conhecimentos em sade; e ser da comunidade.

Com relao aos planos e sonhos para o futuro, os ACS desejam fortalecer o trabalho comunitrio, continuar o trabalho como ACS e obter qualificao profissional (em nvel tcnico ou superior).

Quadro 2: Caracterizao do trabalho realizado pelas ACS ACS 1 ACS 2 ACS 3 5 anos 4 anos 10 anos Tempo de trabalho 8 a 10 8 8 a 10 N visitas 39 anos 30 anos 40 anos Idade mdia do ACS 34 anos 26 anos 30 anos Idade de inicio

ACS 4 10 anos 8 30 anos 20 anos

ACS 5 10 anos 8 35 anos 25 anos

MDIA 7,8 anos 8 34,8 anos 27 anos

O processo de trabalho dos ACS pesquisados envolve: cadastramento de novas famlias; realizao de visitas domiciliares dirias (mdia varia entre 8 e 10 vistas por dia); visitas domiciliares pacientes acamados (mdico acompanha ACS); entrega de exames e de medicamentos; marcao de consultas de especialidades; apoio recepo; atuao nas atividades de grupo; controle de hipertensos, diabticos e gestantes; acompanhamento de pacientes com tuberculose e hansenase; pesagem de crianas (bolsa famlia). Os ACS denunciaram excessivo acmulo de funes, levando-se em conta o curto tempo para realizao das atividades. Devido ao mesmo problema, tambm foi relatada a descaracterizao da visita domiciliar, relatada como o principal trabalho do ACS. Assim, os ACS declararam que o trabalho de preveno e promoo da sade fica comprometido diante da demanda de aes. Os pesquisados declararam que as atividades em grupo realizadas pela USF esto desmobilizadas e, por isso, no possuem periodicidade definida, a exceo da Terapia Comunitria. A Equipe de Sade da Famlia (ESF) trabalha com a linha de cuidado para gestantes, idosos, e para hipertensos e diabticos. Ou seja, dentro do processo de trabalho da ESF, so definidos turnos de ateno diferenciada para esses grupos de pessoas. Nessas oportunidades, so realizadas palestras, com apresentao de cartazes e resoluo de dvidas de usurios. De acordo com os relatos, o papel do ACS, nesses momentos, convidar a populao e organizar o espao fsico da USF. Cabe enfermeira da USF organizar o material educativo, propor a atividade e dividir as tarefas. Mensalmente, a Terapia Comunitria realizada na USF. Esse movimento feito pela antiga enfermeira da USF, atual apoiadora tcnica. Segundo os voluntrios da pesquisa, o trabalho individual dos ACS envolve a atuao em preveno e promoo da sade. Enquanto uma das ACS acredita que o trabalho do ACS predominantemente individual, outras acreditam que deve ser intensificado o trabalho em grupo. A atuao com a coletividade se restringe aos encontros com os usurios na USF e em poucos espaos sociais da comunidade. Alguns ACS realizam trabalhos junto a jovens e adolescentes; com o objetivo de afast-los do trfico de drogas e da violncia, definidos como marginalidade. Outra ACS realiza o trabalho de educao de jovens e adultos (Educao Popular - EJA). Foi informado que o trabalho com a coletividade se intensifica em momentos de campanhas contra doenas endmicas, como a dengue. O trabalho coletivo em Sade Bucal foi iniciado, e bastante intensificado, com a atuao do Cirurgio-Dentista (CD) da USF, o qual introduziu a ateno sade bucal durante as visitas domiciliares dos ACS. Para maioria dos entrevistados, ter sade bucal significa no apresentar problemas bucais (necessidade de tratamento); ter acesso regular aos servios odontolgicos; e possuir cuidados preventivos (escovao, higienizao e qualidade da nutrio). As ACS valorizam a beleza do sorriso, tido como um carto de visitas. Atualmente, numa escala de 1 a 10, o grau de importncia dado sade bucal em torno de 9. Anteriormente interao com a processo de trabalho em sade bucal, a importncia dada ao tema teve classificao em torno de 4. Para todas as pesquisadas, a experincia marcante em sade bucal remete a um episdio doloroso, mutilador e de perda dentria. Todas elas declararam sofrimento diante da perda dentria. Os relatos sugerem que trabalho como ACS proporcionou a aquisio de conhecimentos e prticas de auto-cuidado em sade bucal, para si e para as pessoas que acompanham.

Segundo os relatos, a mudana de concepo foi fruto do trabalho de preveno realizado junto ao CD da USF. Nessa oportunidade, os ACS foram instrudos a verificar a condio das escovas dos usurios, o local de armazenamento das mesmas, o nmero de escovas por famlia, nmero de higienizao por dia e forma de escovao. Concomitante a isso, os ACS distriburam os kits de sade bucal, constitudos de escova e creme dental, fornecidos pelo programa Brasil Sorridente (Governo Federal). Para a mudana de concepo do trabalho em sade bucal, as ACS valorizam o trabalho desenvolvido pelo CD e a pesquisa que est sendo realizada na USF. Tais propostas, segundo os pesquisados, desencadearam movimentos de insero da sade bucal no processo de trabalho do ACS, o que ampliou a abordagem da ateno em sade (concebendo a integralidade). A capacitao dos ACS e o apoio s atividades de preveno em sade bucal, durante as visitas familiares, tm mudado a forma dos ACS produzirem cuidado em sade. De acordo com o relato dos ACS, foi construdo o entendimento de que a sade do corpo no dissociada da sade da boca e o indivduo (usurio) deve ser tratado como um todo. As ACS declararam que, para ter sade bucal, a populao deve procurar tratamento odontolgico periodicamente e introduzir prticas de higienizao e promoo de sade bucal no prprio cotidiano. Foram destacadas as atitudes de auto-cuidado como: olhar a prpria boca, realizar escovao regularmente e trocar as escovar periodicamente. Segundo as ACS, os principais problemas de sade bucal que atingem a populao so a crie e a perda dentria. O mesmo relato afirma que tal situao resultado da falta de cuidado e higienizao, bem como o medo da populao frente ao atendimento odontolgico. Com relao avaliao da Sade Bucal de uma pessoa, as ACS percebem a esttica do sorriso; a ocorrncia de inflamaes e manchas escuras nos dentes; perda dentria, dentes amarelados e crie dentria (identificao de furos nos dentes). Tambm so observadas a m nutrio e o medo de dentista. Para medir a sade bucal de uma pessoa, as ACS informam que devem ser observadas as prticas de higienizao e o bom estado dos dentes. A maioria das agentes avalia a sade bucal da populao que atende como regular a ruim. As pesquisadas relataram que os jovens e adolescentes so o grupo de pessoas com quem menos interagem, pois existe maior dificuldade de interao e menor interesse por parte desses usurios. Pro outro lado, os grupos com facilidade de trabalho em sade bucal so as crianas e os idosos. As ACS que concentram um maior nmero de idosos em sua microrea informaram no ter problemas em passar conhecimento sobre a preveno em sade bucal. Dos conhecimentos em sade abordados, o teor cariognico dos alimentos teve um maior entendimento aos alimentos no cariognicos (Tab. 1), concordando com o trabalho realizado por Lima; Pereira; Padilha (2008) em que dos dois municpios estudados, observou-se semelhante resultado no quesito alimentos cariognicos e no cariognicos. Dos alimentos cariognicos, os mais citados foram mel, biscoito, sorvete e chicletes.

Tabela 1: Representao numrica do conhecimento das ACS sobre alimentos cariognicos e no cariogenicos. ACS 1 ACS 2 ACS 3 ACS 4 ACS 5 MDIA Alimentos Cariognicos Alimentos No Cariognicos Correto Incorreto Correto Incorreto 4 5 8 1 6 3 9 7 2 6 3 5 4 6 3 5 4 9 27 18 38 7 60,00% 40,00% 84,44% 15,56%

Dentre as justificativas obtidas para o aparecimento de cries, notou-se maior predominncia de respostas envolvendo a quantidade de acar ingerida, por ter maiores concentraes de acar, tendo tambm justificativas como carne: porque fica preso nos dentes e

porque tem alimentos com muito acar, acidez, produtos que causam sujeira intensa na boca (dentes) Dos assuntos mais especficos que sero repassados s famlias, pode-se observar certa dificuldade nos quesitos placa bacteriana, so leses causadas pela bactria nos dentes, crie dentria e transmisso da crie de me para filho, as mes quando esto gestantes a criana consome clcio. Contudo, a transmisso entre uma pessoa e outra teve 100% de acerto dos ACS que responderam corretamente os vetores e ser possvel passar bactrias de uma pessoa a outra. Trtaro (clculo dentrio), mau hlito (halitose) e flor foram os que tiveram um maior nmero de acertos (Fig. 1). O entendimento da importncia do auto-exame na preveno do cncer mostrou-se satisfatria uma vez que 100% responderam corretamente como detectar e quais os sinais a serem procurados.

4,5 4 3,5 3 2,5 2 1,5 1 0,5 0

4 3 2 1 11 11 22 1 1 3 2 11 11 3 3 3 2 CORRETO INCORRETO BRANCO INCOMPLETO

Pla T r Cr Ma Tra Do Inf Fl ca t u H nsm en luen or ba c a ro ie lit . C as P c ia t er ri er o ian e x iod Medi a c am M . e e

nto

sa

Figura 1: Representao numrica das respostas obtidas pelos Agentes Comunitrios de Sade.

O Quadro 3 demonstra a percepo dos ACS com relao a hora do dia que consideram mais importante para a escovao dentaria. Foi identificado que os ACS consideram o perodo da noite o turno mais importante para realizar a escovao, tendo o justificativa, segundo relato dos ACS, o fato de passar muito tempo com a boca fechada, sem mastigao ou movimento da lngua.

Quadro 3: Distribuio da percepo dos ACS segundo hora do dia que consideram mais importante para a escovao dentaria. ACS 1 Perodo Qual principal hora para realizar a escovao? Noite Porque a noite voc passa mais tempo com a boca fechada ACS 2 Noite Por que a noite a lngua fica em repouso ACS 3 Todas Devemos fazer a escovao sempre aps as refeies ACS 4 Noite Devido ser o perodo que ficamos sem o uso da boca com a mastigao etc ACS 5 Manh Pela manh, porque a pessoa passa a noite dormindo ento acumula muitas bactrias

Justificativa

Os jovens e as crianas tem maior acesso s recomendaes em sade bucal (escovao, fio dental e visitas peridicas ao dentista), porm a freqncia em que essas informaes so repassadas muito baixa para o uso do fio dental, a ACS 4 chegou a informar inicialmente que no fazia esse tipo de recomendao, observado no tpico da freqncia onde ela respondeu raramente. Dessa forma, observa-se que esse tipo de repasse ainda no est completamente inserido na rotina desses profissionais. O Quadro 4 demonstra as atividades de sade bucal realizadas pelos ACS. Quando questionados quantas vezes deve-se escovar os dentes por dia, 100% citou o mnimo cinco vezes. Acredita-se que esse conceito tenha sido obtido anteriormente em alguma palestra ou conversa sobre esse assunto. O mesmo foi observado durante as visitas com trs ACS, supervisionados pelos pesquisados. A forma com que repassavam essa informao no era feita de forma que as pessoas entendessem o por qu de tantas escovaes por dia.

Quadro 4: Quadro esquemtico das atividades em sade bucal realizadas pelas ACS. ACS 1 A quem recomenda? Escovao Freqncia Sempre que lembra ACS 2 ACS 3 ACS 4 ACS 5

Crianas, jovens, adultos e idosos Quando entrega os kits Toda visita Jovens e Adultos Sempre que pode Jovens A cada 8 visitas Crianas, jovens, adultos e idosos Toda visita Crianas, jovens, adultos e idosos A cada 4 visitas

Fio Dental

A quem recomenda?

Crianas, jovens, adultos e idosos

Freqncia A quem recomenda?

Quando v necessidade Crianas, jovens, adultos e idosos

Raramente Crianas e jovens

Visitas peridicas ao dentista

Freqncia

Toda visita

A cada 4 visitas

Andrade; Ferreira (2006) observaram como fator positivo da insero da Odontologia nas Unidades de Sade da Famlia (USF) a participao dos ACS que auxiliam na informao em sade bucal e no maior acesso ao atendimento odontolgico. Lima, Pereira e Padilha (2008) concluram, em trabalho realizado com ACS, que apesar da boa freqncia de recomendaes, esses profissionais ainda no possuem um bom domnio dos conceitos e do que falar durante as visitas. Atravs de estudos, Botelho et al. (1999) observou a necessidade de capacitao dos Agentes de Sade do Programa de Sade em Casa (PSC), realizando 7 oficinas onde foi abordado noes bsicas como o que crie, doena periodontal, qual a importncia da utilizao tpica de flor e de uma boa higienizao dental, assim como consultas semestrais ao dentista. Os resultados foram satisfatrios em relao evoluo do conhecimento dos ACS em sade bucal. Sendo a Estratgia Sade da Famlia uma proposta de um modelo de ateno que inovador, fundamental para todos os profissionais envolvidos na equipe de sade da famlia a capacidade de entender, articular e intervir nas questes de sade que atingem os usurios (BRASIL, 2002).

O Agente comunitrio de sade assume um papel estratgico nessa proposta devido a proximidade que o mesmo tem com a populao caracterizando o primeiro contato com a estratgia e ampliando o acesso da populao. Para tanto, seu trabalho deve estar conectado ao dos demais membros da equipe desde a identificao de indivduos/famlias/reas expostos a situaes de risco e orientao para utilizao dos servios de sade at o encaminhamento e agendamento de consultas/exames (BRASIL, 2002). Segundo Levy (2004) os ACSs podem investir maciamente na educao em sade contribuindo assim para a soluo da problemtica da sade bucal da populao, os ACSs podem despertar a importncia da questo da sade a partir de aes que estimulem a promoo, proteo e educao em sade bucal. Pires (2007) aponta a necessidade de reformulao da formao dos recursos humanos em sade da famlia, uma vez que um conhecimento interdisciplinar necessrio para todos os temas que abordam sade. Ressalta ainda que espaos dentro da rotina das unidades de sade da famlia deveriam ser criados para a construo de um conhecimento de sade multiprofissional, direcionado atitude crtico-reflexiva em todas as questes pertinentes ao trabalho dos membros da equipe, o que inclui a capacitao dos agentes comunitrios de sade. Etapa de Implantao: Propostas de interveno em Educao Permanente em Sade Com relao segunda fase da pesquisa, o que remete etapa de implantao e execuo da proposta de universalizao do cuidado em sade bucal, foi desencadeado um processo de formao e qualificao dos ACS para o trabalho em Sade Bucal, com base na estratgia da EPS. Assim, processo de formao dos Agentes Comunitrios de Sade (ACS) foi construdo em reunies e oficinas que debateram sobre problemas do cotidiano de trabalho. De dezembro de 2008 a junho de 2009 foram realizados 20 momentos de encontro que aconteceram na USF Alto do Cu I (Distrito Sanitrio IV Joo Pessoa) correspondente ao local da pesquisa a qual os ACS eram vinculados. Durante esses encontros os pesquisadores introduziram conhecimentos de sade bucal aos ACS; acompanharam o processo de trabalho dos ACS; orientaram, facilitaram e incentivaram processos de interveno em EPS. O acordo de trabalho firmado entre os pesquisadores e os ACS estabeleceu que os ACS deveriam desenvolver propostas de interveno que atuassem na promoo do cuidado em sade bucal realizado pelo ACS. Para tanto, as propostas de interveno deveriam destacar: o problema a ser enfrentado; ao de interveno; e avaliao da interveno. As ACS foram ento convocados a construir prticas de EPS no cotidiano de trabalho. De acordo com o mdulo azul do curso de formao de facilitadores de EPS (Prticas Educativas no Cotidiano do Trabalho em Sade), a prtica em educao permanente se constri a partir da identificao de problemas; problematizao do contexto de trabalho; delineamento de propostas de interveno; execuo dessas propostas de interveno para mudana de prticas; e avaliao do processo de trabalho transformado (BRASIL, 2005). Das seis ACS participantes da pesquisa, apenas duas apresentaram projetos de interveno e, assim, informaram interesse em dar continuidade ao processo de formao em educao permanente. A falta de tempo e de entendimento sobre a metodologia de formao em EPS foram os motivos expostos pelas ACS que decidiram interromper a formao e desvincular-se deste projeto de pesquisa. A seguir, os projetos de interveno dos ACS que deram continuidade ao trabalho: Proposta do ACS 1: Como problema, a ACS 1 informou que, com freqncia, encontrara crianas da faixa etria de 0 a 2 anos com todos os dentes estragados. A ACS destacou como causa a falta de cuidado das mes com relao sade bucal dessas crianas. Informou tambm que o foco principal seria a faixa etria correspondente s mes purperas. No entanto, caso fosse verificada a necessidade de interveno em crianas de maior idade, a ACS disps-se a atuar. importante destacar que, em todos os momentos, foi enfatizada a questo da governabilidade do problema, para que as intervenes atingissem objetividade.

Para intervir nesse sentido, a ACS 1 se props a levar orientao em sade bucal para as mes (famlias) que fizessem parte do seu grupo de interveno em EPS. Tais orientaes seriam com relao escovao e higienizao. Tambm seriam incentivadas a ir ao dentista fazer a primeira consulta e realizar uma possvel aplicao de flor (para as crianas). Tambm se props a montar um momento de grupo de cuidado, oportunidade na qual as mes fossem reunidas para participar de palestras educativas. A ACS tambm fez uso do Manual do Curso de Capacitao em Sade Bucal para ACS (LIMA; TAVARES; PADILHA, 2007). No entanto, foi pactuado que o Manual no deveria ser utilizado como instrumento, mas como ferramenta para construo de instrumentos significativos para educao em sade e como material de estudo para aprendizado em sade bucal. Para avaliar, alm dos registros normais no dirio de campo, a ACS 1 sugeriu montar uma pastinha/fichrio na USF para que ela fosse armazenando registros dirios de intervenes da pesquisa nas famlias. Ao final, ela coletaria esses registros e fria a comparao, verificando a mudana de prtica dos usurios acompanhados. Proposta do ACS 2: A ACS 2 relatou que as gestantes no tem cuidados com a prpria sade bucal e enfrentam o mito em no poder ir ao dentista durante o perodo de gravidez. Relatou ter escolhido as gestantes pelo motivo de ter interesse em trabalhar com esse grupo. Segundo a ACS 2, ss gestantes no cuidam da sade bucal e no vo at a consulta odontolgica, mesmo freqentando o pr-natal da USF. Para tanto, a ACS 2 planejou promover orientao e suporte com as gestantes de sua micro-rea. Pretendeu atuar na desmistificao e no estmulo higienizao. Apresentou tambm a proposta de atuar com um grupo de gestantes que seria criado durante a sala de espera do pr-natal. Nesses momentos estimularia a necessidade e importncia do acesso em Sade Bucal. Para avaliao, Vnia pretende visualizar o carto da gestante (identificando, ou no, o acompanhamento Odontolgico). Produzir registro no caderno de campo e no grupo de cuidado. Problemas Diagnosticados: Crianas da faixa etria de 0 a 2 anos com todos os dentes estragados; Falta de cuidado das mes com relao sade bucal dessas crianas; Gestantes no tem cuidados com a prpria sade bucal; Mito em no poder ir ao dentista durante o perodo de gravidez. Intervenes Desenvolvidas: Orientao em sade bucal para as mes (famlias); Usurios incentivados a ir ao dentista fazer a primeira consulta; Formao de um grupo de cuidado, oportunidade na qual as mes fossem reunidas para participar de palestras educativas; Formao de um grupo de gestantes que seria criado durante a sala de espera do prnatal; Utilizao do carto da gestante para acompanhamento das usurias; Desenvolvimento de uma ficha de acompanhamento em sade bucal, a ser anexada ao pronturio familiar, com o objetivo de identificar mudanas no cuidado em sade bucal. Etapa de Implantao: Execuo das propostas de interveno dos ACS Diante das propostas de interveno dos ACS participantes da pesquisa, foi realizado acompanhamento e orientao das atividades de Educao Permanente em Sade. As atividades idealizadas permearam o espao das visitas familiares realizadas pelos prprios ACS. Tambm

envolveram momentos de interveno em sala de espera, os quais se constituram atravs da formao e grupos de cuidado em sade. Durante o processo de elaborao e execuo dos projetos de interveno, os participantes da pesquisa passaram por momentos de qualificao em sade bucal, com a utilizao de material produzido pelos prprios pesquisadores. Para tanto, foi utilizado o Manual do Curso de Capacitao em Sade Bucal para Agentes Comunitrios em Sade (LIMA; TAVARES; PADILHA, 2007). Os ACS fizeram uso desse manual para buscar orientaes que seriam repassadas s famlias. Os ACS participantes da pesquisa montaram fichas de acompanhamento para as famlias visitadas. Nessas fichas, alm do acompanhamento em sade bucal, tambm foi includo o acompanhamento de outros indicadores que faziam parte da rotina das ACS, a exemplo de vacinao, crescimento e desenvolvimento, suplemento de ferro, entro outros. Atravs desse instrumento, os ACS puderam acompanhar a evoluo do impacto de suas aes sobre as famlias acompanhadas. O ACS que atuou sobre o desenvolvimento do cuidado em sade bucal s crianas de zero a dois anos (ACS 1), interveio atravs do acompanhamento domiciliar; palestras para as mes das crianas da referida faixa etria; formao de um grupo de cuidado de mes; acompanhamento em ficha especfica que seria anexada ao pronturio da famlia; articulao para oferta de consultas odontolgicas; e esclarecimento de dvidas freqentes e sensibilizao pela importncia do cuidado em sade bucal. Segundo o processo de interveno realizado pela ACS 1, nove gestantes (de um total de dezessete mes acompanhadas) visitaram o dentista da USF durante o pr-natal. Do total, catorze obtiveram alguma orientao com relao aos cuidados de higiene oral da criana e quinze esto higienizando a boca de seus filhos. A higienizao oral da criana realizada pelas mes de duas a trs vezes ao dia (segundo relato de oito mes). Como mtodo de higienizao oral, a utilizao de uma frauda molhada para limpeza da boca aps as refeies a mais relatada pelas mes. As mes relataram a aquisio de conhecimentos corretos de sade bucal e informaram que a principal fonte de conhecimentos foi o ACS (em oito casos). O ACS que atuou sobre o problema da orientao em sade bucal s gestantes de sua microrea (ACS 2) concentrou suas aes sobre o acompanhamento domiciliar; aes educativas na sala de espera para o atendimento do enfermeiro s gestantes; articulao para oferta de consultas odontolgicas s gestantes; esclarecimento de dvidas freqentes e sensibilizao pela importncia do cuidado em sade bucal. Todas as gestantes acompanhadas pelo ACS 2 realizaram agendamento para primeira consulta ao cirurgio-dentista da USF. O ACS 2 identificou que pode inserir conhecimentos e cuidados de sade bucal na rotina das famlia acompanhadas para o enfoque desta pesquisa. O incentivo ao acompanhamento do pr-natal das gestantes pelo cirurgio-dentista, segundo o ACS 2, garantiu que as gestantes obtivessem orientaes sobre os cuidados de higienizao oral (da mulher e da criana). O acompanhamento tambm pode sensibilizar as gestantes quanto necessidade de boa higiene oral durante a gestao e desde a terna vida dos bebs. As atividades desenvolvidas pelo ACS, durante a pesquisa, so coerentes com o estudo de Frazo e Marques (2006), no qual os autores indicam que a atuao do ACS pode: elevar o domnio de informaes e conhecimentos de sade pela populao; contribui para aumentar suas habilidades no controle de determinantes de sade; ajudar a equipe de sade bucal na identificao de famlias mais vulnerveis e que necessitam de aes mais especficas; e melhorar o acesso e a utilizao de servios bsicos de sade para evitar a assistncia odontolgica tardia, reduzindo a necessidade de consulta de urgncia. Assim, conforme estudo de Koyashiki, Souza e Guaranhani (2008), os ACS constituem mecanismos capazes de prover facilidades ao processo de desenvolvimento das aes em ateno primria e tambm em sade bucal. Etapa de Avaliao: Percepo dos ACS Segundo avaliao realizada pelos prprios ACS, foram identificadas mudanas no modo como as pessoas passaram a cuidar da prpria sade bucal e da sade bucal de seus filhos. As ACS

registraram falas como: aprendi a higienizar a boca do meu filho com a minha agente de sade; agora passei a cuidar mais da minha boca. As ACS identificaram um impacto positivo das aes que desenvolveram junto comunidade. Alm das mudanas para os usurios, identificaram tambm mudanas no prprio processo de trabalho e no processo de trabalho da equipe; uma vez que passaram a entender a Odontologia como parte integrante do processo de trabalho e que as aes educativas em sade bucal se configuraram como uma proposta inovadora para a rotina de trabalho. A pesquisa possibilitou a mobilizao de outros profissionais (dentista e enfermeira) a colaborar com as intervenes dos ACS. Todo o conjunto de resultados estimulou esses profissionais a pensar e planejar a continuidade do trabalho desenvolvido a partir desta pesquisa. No entanto, os ACS tambm identificaram dificuldades na realizao dessas atividades, como grande carga de trabalho do ACS; falta de intimidade com tema at ento; dificuldades estruturais; intercorrncias mdicas; frias do trabalho; e tempo reduzido para o trabalho como um todo.

A seguir, a transcrio do relato da percepo dos ACS 1 e 2, respectivamente, com relao ao processo de formao em Educao Permanente em Sade:
Como foi para voc fazer essa atividade da pesquisa? ACS 1: Foi bom, foi tranqilo... No senti dificuldade, no sentido de que j uma visita de rotina que a gente faz, de crianas de zero a dois anos. A nica dificuldade apresentada foi que tive que ficar muito tempo no posto porque a gente ta sem recepcionista... A no deu pra concluir o trabalho com a mesma agilidade e rapidez. Em que voc acha que essa atividade acrescentou no seu trabalho? O que voc acha que foi legal? ACS 1: Foi em conhecimento... porque tinha muita coisa que eu no sabia, principalmente a respeito das orientaes, das crianas, como fazer a limpeza, se podia fazer para a lngua. Para o meu engrandecimento foi muito bom, porque alm de eu poder passar essas informaes para as mes, eu me sinto segura em passar essas informaes... Foi bom para mim, para meu crescimento, e eu aprendi muito mais... coisas que eu no saia nem dava importncia... principalmente quando chegava na visita, eu achava que no tinha importncia fazer aquela orientao... dizer como deve ser feita... Porque eu perguntava mas eu no vigiava... ficava sempre vendo se as mes faziam ou no. O que voc acha que sua interveno em sade bucal repercutiu para a comunidade? ACS 1: Eu achei que eles tambm gostaram. Foi importante para eles, at porque eles mesmos falaram para gente na palestra que fizemos na unidade do dentista... Fizemos uma palestra muito boa, convidamos as mes e elas mesmas relataram para a gente e para o doutor que no tinha orientao pelo mdico e durante o pr-natal no haviam passado pelo dentista. Ento falaram que no tiveram essa orientao e que eles no faziam, mas agora est fazendo (seguindo orientaes)... e que depois que a gente passou a orientar elas tambm to tomando mais cuidado com os bebs. Tinha uma me (que no da rea da gente) cuja filha estava com um problema, com a lngua toda amarelada, com problema digestivo e tudo...e com falta de higiene mesmo, da limpeza... E at as outras mes passaram as orientaes para ela e explicaram o que fazer, explicaram direitinho como fazer a limpeza... A para elas eu acho que foi muito importante. Voc acha que isso mudou alguma coisa, tanto no seu trabalho, como no dia a dia das pessoas? Foi capaz de mudar algum tipo de prtica, tua e das pessoas? ACS 1: Foi, eu achei que teve mudana, tanto para mim quanto para elas (as mes). Tanto que a gente vai ficar dando continuidade a esse trabalho... Porque alm da gente gostar, a gente vai ta unindo uma coisa a outra... A gente vai ficar sempre

marcando um encontro mensal e quando a gente marcar um encontro, eu vou levar a balana e tudo mais, a a gente j vai fazer orientao e unir uma coisa a outra.

Como foi para voc fazer essa atividade da pesquisa? ACS 2: Para mim foi timo, eu gostei porque eu tive uma primeira oportunidade de trabalhar com o dentista... e a gente nunca teve essa oportunidade antes. Eu tive alguma dificuldade com algumas gestantes, principalmente da minha rea. No deu para acompanhar todas. Eu achei importante essa atividade porque a gente ganhou mais conhecimento. Como a gente ta sempre acompanhando as gestantes, essa a foi outra atividade que a gente pde dar ateno a elas. Por exemplo, elas pensavam que o pr-natal s com a enfermeira e no com o dentista. E, para isso, para mim importante porque as gestantes vo a avaliao da enfermeira e tambm do dentista. Vou dar continuidade a esse trabalho com doutor (cirurgio-dentista da rea). Em que voc acha que essa atividade acrescentou no seu trabalho? O que voc acha que foi legal? ACS 2: Para mim, foi um conhecimento muito bom. Tanto para mim como para elas. Voc sabe que tem gestante que mais carrasca e tem outras que gostam bastante de orientaes. Para mim e para elas foi muito bom em eu puder passar essa informao para elas (as gestantes). Antes eu no passava. Agora eu sempre passo orientaes de higienizao bucal. O conhecimento foi to grande que a gente pode passar a informao que uma me com doena de gengivite pode ter uma criana/filho que vai nascer prematuro, ou de baixo peso. Isso eu nunca imaginava. Fiquei sabendo agora e isso muito importante. Por que voc acha que foi bom para as gestantes? ACS 2: Para as gestantes foi bom porque o ganho de conhecimento para elas tambm foi grande. Elas no tinham tido essa orientao. J estou acompanhando uma novata e ela vai para primeira consulta agora na quinta-feira. Por isso que importante a gente manter essa conexo das gestantes com o dentista. No s falar com a enfermeira. O dentista tambm importante. Voc acha que isso mudou alguma coisa, tanto no seu trabalho, como no dia a dia das pessoas? Foi capaz de mudar algum tipo de prtica, tua e das pessoas? ACS 2: Isso mudou sim porque agora elas fazem a higienizao bucal direitinho e antes no tinha essas orientaes. Antes ou no fazia, ou muito pouca gente tinha acesso a essas informaes. Agora a gente ta fazendo e aumentou. Do meu ponto de vista, do que eu acompanhei, as gestantes mudaram o jeito de cuidar da sade bucal delas. Isso aconteceu porque antes elas no tinham a orientao adequada e agora to tendo (tanto eu fao, como o dentista faz). O que mudou no meu trabalho foi que antes eu s orientava para c (enfermaria), agora eu oriento tambm higienizao bucal. Agora, em todas as visitas que eu fao, eu pergunto sobre a higienizao bucal das pessoas, se to fazendo. Para mim foi um bom conhecimento. Etapa de Avaliao: Avaliao final e perspectivas para a continuidade No dia 25 de julho de 2009 aconteceu uma reunio com todos os participantes deste projeto de pesquisa. Nela estiveram presentes pesquisador responsvel; estudantes de iniciao cientfica; cirurgio-dentista colaborador; e ACS voluntrios da pesquisa. Nessa oportunidade pode ser exposto aos ACS todos os movimentos realizados ao longo do ano, nos diferentes planos de trabalho deste projeto de pesquisa. Assim, foram apresentados os objetivos, metodologia e resultados da pesquisa.

Aps a apresentao, com o objetivo de avaliar as potencialidades, dificuldades e propostas para continuidade, foi realizado um debate entre os presentes da reunio. Os ACS indicaram como potencialidades: o fato de incluir a rotina do trabalho em sade bucal no cotidiano dos ACS; as modificaes geradas no cuidado em sade bucal dos usurios; a constatao de que o ACS tambm capaz de promover sade bucal; a necessidade de envolvimento de outros profissionais para desenvolver as aes promocionais de cuidado em sade; incio de articulao para trabalho com o cirurgio-dentista da Unidade de Sade da Famlia. Como dificuldades, apontaram: acmulo de trabalho na Unidade de Sade da Famlia; articulao deficiente com o tempo dos estudantes (horrios no encaixavam); falta de intimidade com o tema antes de participar da pesquisa; o tema sade bucal no abordado no curso de formao de ACS; falta de material disponvel para conhecer sobre o tema e para propor aes; articulao deficiente com o cirurgio-dentista, at o momento da pesquisa. Finalmente, como propostas para continuidade, foram indicadas: envolvimento de outros profissionais da equipe (como mdico e enfermeira); pactuao de outros momentos nos quais toda equipe da pesquisa estivesse presente, com o objetivo de discutir experincias e criar momentos de formao; acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos ACS; ampliao do trabalho para outras USF (na medida em que houver estudantes de iniciao cientfica disponveis para o trabalho).

CONCLUSES
Concluiu-se que as intervenes em Educao Permanente em Sade (EPS) puderam transformar prticas dos Agentes Comunitrios de Sade, Equipe de Sade da Famlia e usurios participantes da pesquisa. Entende-se que o cuidado em sade bucal pode ser proporcionado e incentivado no apenas pelo profissional de sade bucal (dentista, tcnico ou auxiliar de sade bucal), mas tambm pelos demais profissionais da equipe multiprofissional da Ateno Bsica. As aes em EPS foram consideradas pertinentes pela razo de modificar o processo de trabalho em sade da equipe, dando significado ao cuidado em sade bucal e a importncia da integralidade da ateno. preciso desmistificar a separao entre a sade do corpo e a sade da boca. Sendo assim, os ACS se constituem importantes atores nesse processo.

REFERNCIAS
ANDRADE. K. L. C.; FERREIRA, E. F. Avaliao da insero da Odontologia no Programa Sade da Famlia de Pompu (MG): a satisfao do usurio. Cinc. sade coletiva. Rio de Janeiro, v.11, n.1, jan./mar. 2006.

BALDANI, M. H. et al. A incluso da odontologia no Programa Sade da Famlia no Estado do Paran, Brasil. Cad. Sade Pblica. Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, p. 1026-1035, ago. 2005.

BARBATO, P. R. et al. Perdas dentrias e fatores sociais, demogrficos e de servios associados em adultos brasileiros: uma anlise dos dados do Estudo Epidemiolgico Nacional (Projeto SB Brasil 2002-2003). Cad. Sade Pblica. Rio de Janeiro, v. 23, n. 8, p. 1803-1814, ago. 2007.

BRASIL. Ministrio da Sade. Guia Prtico do PSF. Braslia, DF. 2002.

BRASIL. Ministrio da Sade. Portaria n 673/GM. Braslia, DF. 2003.

BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria da Gesto do Trabalho e da Educao na Sade. Departamento da Gesto da Educao na Sade. Curso de Formao de Facilitadores de Educao Permanente em Sade: Prticas Educativas no Cotidiano do Trabalho em Sade. Rio de Janeiro, FIOCRUZ, 82p. 2005.

BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade, Departamento de Ateno Bsica. Cadernos de Ateno Bsica, n. 17. Braslia: Ministrio da Sade, 2006. 92 p.

BOTELHO, Alexandre et al. Oficinas de Capacitao como estratgia para implantao da ateno primaria sade bucal no programa sade em casa do municpio do cabo de santo agostinho PE. Revista Ao Coletiva, v.2, n.2, abr.-jun. 1999.

CECCIM R. B. Educao Permanente em Sade: desafio ambicioso e necessrio. Rev. Interface - Comunic, Sade, Educ. So Paulo, v. 9. n. 16, p. 161-177, set.2004/fev.2005.

FRAZO, P.; MARQUES, D. S. C. Influncia dos agentes comunitrios de sade na percepo de mulheres e mes sobre conhecimentos de sade bucal. Cinc. sade coletiva. Rio de Janeiro, v.11, n.1, jan./mar. 2006.

KOYASHIKI, G. A.K; SOUZA, R. A. A; GUARANHANI, M. L. O trabalho em sade bucal do Agente Comunitrio de Sade em Unidades de Sade da Famlia. Cinc. sade coletiva. Rio de Janeiro. v. 13, n. 4, p. 1343-1354, out./dez. 2008.

LEVY, F. M.; MATOS, P. E. S.; TOMITA, N. E. Programa de agentes comunitrios de sade: a percepo de usurios e trabalhadores da sade. Cad Sade Pblica. v. 20, n. 1, p. 197-203. 2004.

LIMA, A. A.; PEREIRA, R. E. D.; PADILHA, W. W. N. Anlise do Conhecimento e Atitudes em Sade Bucal de Agentes Comunitrios de Sade (ACSs) de dois Municpios da Paraba. RevICO, Joo Pessoa, v. 6, n. 2. 2008.

OLIVEIRA, J. L. C. de; SALIBA, N. A. Ateno odontolgica no Programa de Sade da Famlia de Campos dos Goytacazes. Cinc. sade coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n.12, p.297-302, Dez. 2005.

PIRES, R. O. M; LOPES NETO, F; LOPES, J. B; BUENO, S. M. V; O conhecimento dos agentes comunitrios sobre sade bucal: uma perspectiva sobre deficincias em educao em sade no PSF. Cienc Cuid Saude v. 6, n. 3, p. 325-334 Jul/Set, 2007.

SILVEIRA, D. S.; SANTOS, I. S.; COSTA, J. S. D. Ateno pr-natal na rede bsica: uma avaliao da estrutura e do processo. Cad. Sade Pblica. Rio de J aneiro, v. 17, n. 1, p. 131-139, jan. 2001.

SOUZA, T. M. S.; RONCALLI, A. G. Sade bucal no Programa Sade da Famlia: uma avaliao do modelo assistencial. Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 23, n. 11, p. 2727-2739, Nov. 2007.

UNFER, B.; SALIBA, O.. Avaliao do conhecimento popular e prticas cotidianas em sade bucal. Rev. Sade Pblica. Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, p. 190-195, mar./abr. 2000. ZANETTI, C. H. Sade bucal no programa de sade da famlia (PSF) Proposio e programao. Mimeo: Braslia. 2000. 25p.

Vous aimerez peut-être aussi