Vous êtes sur la page 1sur 14

Nem s de po vive o homem

667

NEM S DE PO VIVE O HOMEM


Rodrigo da Cunha Pereira* Cludia Maria Silva**

Resumo: Este artigo pretende contribuir com a discusso sobre as prerrogativas da paternidade sob o prisma da valorizao das funes paternas, das limitaes de direitos e da armao de deveres do pai. Uma polmica instigante se instalou a partir da ecloso de demandas judiciais em que lhos denunciam o abandono afetivo, psquico e moral de seus pais, pedindo reparao pelos danos causados, em processos que chegaram aos tribunais, Alguns entendem que o abandono afetivo deve ser reparado por meio de indenizao pecuniria. Outros, com o argumento de que no se pode obrigar um pai a amar e a conviver com seu lho, se opem exigncia de reparao por abandono. Argumentam que, uma vez cumprido o dever de prestar alimentos, o pai se desincumbiria de suas obrigaes perante o lho. Entretanto, nem s de po vive o homem... Palavras-chave: paternidade, danos morais, afeto como valor jurdico, reparao.

Por razes culturais, sociais, polticas e ideolgicas, a famlia mudou e o ordenamento jurdico vem buscando responder a essas mudanas. Sozinho, o elo biolgico ou gentico no sustenta a base familiar. O afeto, o respeito, a vontade de seguir juntos e o tratamento igualitrio vm se tornando o elo entre seus componentes. Como diz Oliveira (2002, p. 233):
*

Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Famlia (IBDFAM), doutor em Direito Civil (UFPR), advogado em Belo Horizonte, especialista em Direito de Famlia, professor da PUC/MG, autor de vrios livros. Advogada em Belo Horizonte, especialista em Direito de Famlia e membro do Instituto Brasileiro de Direito de Famlia (IBDFAM).

**

Recebido em 7 mar. 2006 e aprovado em 13 dez. 2006.


Sociedade e Estado, Braslia, v. 21, n. 3, p. 667-680, set./dez 2006

668

Rodrigo da Cunha Pereira / Cludia Maria Silva

A afetividade, traduzida no respeito de cada um por si e por todos os membros a m de que a famlia seja respeitada em sua dignidade e honorabilidade perante o corpo social , sem dvida alguma, uma das maiores caractersticas da famlia atual.

Conforme proposto pela Constituio Federal de 1988, a base da famlia deve centrar-se na dignidade da pessoa humana e na solidariedade social, sendo que a relao paterno-lial assume destaque nas disposies sobre a temtica da famlia. A proibio da discriminao entre os lhos, a previso da paternidade socioafetiva deixam claro a preocupao com os lhos, como verdadeiros sujeitos de direito. Na assuno de seus papis de pais, os genitores no devem limitar seus encargos ao aspecto material, ao sustento. Alimentar o corpo, sim, mas tambm cuidar da alma, da moral, da psique. Essas so prerrogativas do poder familiar e, principalmente, da delegao de amparo aos lhos. No meio jurdico e social se instalou a discusso acerca dos limites das obrigaes e deveres dos pais com relao aos lhos, tanto no mbito da sociedade conjugal quanto aps seu desfazimento. Tal debate originou-se com algumas aes judiciais propostas por lhos pleiteando indenizao por danos decorrentes do abandono afetivo de seus pais. Entre tais decises, destacamos o acrdo do Tribunal de Justia de Minas Gerais, proferido em 1 de abril de 2004, Apelao Cvel n 408.550-5, que xou em 200 (duzentos) salrios mnimos a indenizao, conforme ementa abaixo transcrita:
EMENTA INDENIZAO DANOS MORAIS RELAO PATERNO-FILIAL PRINCPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA PRINCPIO DA AFETIVIDADE. A dor sofrida pelo lho, em virtude do abandono paterno, que o privou do direito convivncia, ao amparo afetivo, moral e psquico, deve ser indenizvel, com fulcro no princpio da dignidade da pessoa humana.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 21, n. 3, p. 667-680, set./dez. 2006

Nem s de po vive o homem

669

(...) Trata-se de recurso de apelao interposto por A. B. F. menor pbere representado por sua me contra a sentena que, nos autos da ao de indenizao por danos morais ajuizada contra seu pai, V. de P. F. de O., julgou improcedente o pedido inicial, ao fundamento de que inexistente o nexo causal entre o afastamento paterno e o desenvolvimento de sintomas psicopatolgicos pelo autor. Sustenta o apelante, em sntese, que o conjunto probatrio presente nos autos unssimo ao armar a existncia do dano resultante da ofensa causada pelo apelado. Arma que a dor sofrida pelo abandono profundamente maior que a irresignao quanto ao pedido revisional de alimentos requerido pelo pai. Aduz que o tratamento psicolgico ao qual se submete h mais de dez anos advm da desestruturao causada pelo abandono paterno. Pugna, ao nal, pelo provimento do recurso. Contra-razes s s. 105-407. (....) No seio da famlia da contemporaneidade desenvolveu-se uma relao que se encontra deslocada para a afetividade. Nas concepes mais recentes de famlia, os pais de famlia tm certos deveres que independem do seu arbtrio, porque agora quem os determina o Estado. Assim, a famlia no deve mais ser entendida como uma relao de poder, ou de dominao, mas como uma relao afetiva, o que signica dar a devida ateno s necessidades manifestas pelos lhos em termos, justamente, de afeto e proteo. Os laos de afeto e de solidariedade derivam da convivncia e no somente do sangue. No estgio em que se encontram as relaes familiares e o desenvolvimento cientco, tende-se a encontrar a harmonizao entre o direito de personalidade ao conhecimento da origem gentica, at como necessidade de concretizao do direito sade e preveno de doenas, e o direito relao de parentesco, fundado no princpio jurdico da afetividade.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 21, n. 3, p. 667-680, set./dez 2006

670

Rodrigo da Cunha Pereira / Cludia Maria Silva

O princpio da efetividade (sic) especializa, no campo das relaes familiares, o macro-princpio da dignidade da pessoa humana (artigo 1, III, da Constituio Federal), que preside todas as relaes jurdicas e submete o ordenamento jurdico nacional. No estgio atual, o equilbrio do privado e do pblico pauta-se exatamente na garantia do pleno desenvolvimento da dignidade das pessoas humanas que integram a comunidade familiar. No que respeita dignidade da pessoa da criana, o artigo 227 da Constituio expressa essa concepo, ao estabelecer que dever da famlia assegurar-lhe com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, prossionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-la a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. No um direito oponvel apenas ao Estado, sociedade ou a estranhos, mas a cada membro da prpria famlia. Assim, depreende-se que a responsabilidade no se pauta tosomente no dever alimentar, mas se insere no dever de possibilitar o desenvolvimento humano dos lhos, baseado no princpio da dignidade da pessoa humana. No caso em comento, v-se claramente, da cuidadosa anlise dos autos, que o apelante foi, de fato, privado do convvio familiar com seu pai, ora apelado. At os seis anos de idade, A. B. F., ora apelante, manteve contato com seu pai de maneira razoavelmente regular. Aps o nascimento de sua irm, a qual ainda no conhece, fruto de novo relacionamento conjugal de seu pai, este afastou-se denitivamente. Em torno de quinze anos de afastamento, todas as tentativas de aproximao efetivadas pelo apelante restaram-se infrutferas, no podendo desfrutar da companhia e dedicao de seu pai, j que este no compareceu at mesmo em datas importantes, como aniversrios e formatura. De acordo com o estudo psicolgico realizado nos autos, constata-se que o afastamento entre pai e lho transformou-se em uma questo
Sociedade e Estado, Braslia, v. 21, n. 3, p. 667-680, set./dez. 2006

Nem s de po vive o homem

671

psquica de difcil elaborao para A., interferindo nos fatores psicolgicos que compem sua prpria identidade. como se ele tentasse transformar o genitor em pai e, nesta rida batalha, procurasse persistentemente compreender porque o Sr. Vicente no se posiciona como um pai, mantendo a expectativa de que ele venha a faz-lo. (s. 72). Neste contexto, ainda que pese o sentimento de desamparo do autor em relao ao lado paterno, e o sofrimento decorrente, resta a A., para alm da indenizao material pleiteada, a esperana de que o genitor se sensibilize e venha a atender suas carncias e necessidades afetivas (s.74). Assim, ao meu entendimento, encontra-se congurado nos autos o dano sofrido pelo autor, em relao sua dignidade, a conduta ilcita praticada pelo ru, ao deixar de cumprir seu dever familiar de convvio e educao, a m de, atravs da afetividade, formar lao paternal com seu lho, e o nexo causal entre ambos. Desta forma, xo a indenizao por danos morais no valor equivalente a duzentos salrios mnimos, ou seja, R$ 44.000,00, devendo ser atualizado monetariamente de acordo com a Tabela da Corregedoria Geral de Justia e com juros de mora em 1% ao ms, a contar da publicao do presente acrdo. Pelo que, condeno o apelado a pagar ao procurador do apelante, a ttulo de honorrios sucumbenciais, o valor relativo a 10% do valor da condenao em danos morais. Com base em tais consideraes, dou provimento ao recurso, para julgar procedente o pedido inicial, modicando a r. deciso ora objurgada. Custas pelo apelado.

Submetida apreciao do Superior Tribunal de Justia (STJ), essa deciso foi, em dezembro de 2005, reformada integralmente, para liberar o pai de reparar o dano pelo abandono moral e afetivo do lho. Aquele Tribunal entendeu que no se pode obrigar o pai a amar, acolher, conviver com o lho, sobretudo quando ele honra a obrigao de pagar penso alimentcia. Ou seja, basta o cumprimento
Sociedade e Estado, Braslia, v. 21, n. 3, p. 667-680, set./dez 2006

672

Rodrigo da Cunha Pereira / Cludia Maria Silva

do dever de sustento material. Essa deciso, entretanto, ainda no transitou em julgado, isto , no est encerrada denitivamente. Dever ser submetida ainda ao Supremo Tribunal Federal (STF). Essa discusso de grande relevncia, permitindo uma reexo sobre a funo paterna e suas prerrogativas.

Amor paterno, item opcional?


na famlia que o indivduo nasce, se desenvolve, molda sua personalidade e se integra ao meio social. na famlia que, no curso de sua vida, o indivduo encontra conforto, amparo e refgio para sua sobrevivncia, formao e estruturao psquica. A criana mantm uma relao direta de dependncia com aqueles que, tendo concebido-a ou no, acolheram-na, se tornaram responsveis pela continuao de sua existncia e formao. A insero em um ncleo familiar importante para o desenvolvimento fsico, psquico e afetivo saudvel da criana. Em geral, os responsveis so os genitores, investidos do poder familiar, outrora denominado ptrio poder. Interessa-nos, aqui, o que foi estabelecido no entorno das recentes decises judiciais sobre a responsabilidade civil do abandono paterno ou materno. A funo paterna sempre esteve atrelada idia de manuteno, de provimento, de poder sobre os demais componentes da famlia. Com o declnio do patriarcalismo e a luta por direito igualdade entre homens e mulheres, essas concepes se alteraram. A gura paterna, entretanto, persiste relacionada segurana, proteo, ao acolhimento. Um elemento relevante para a afetividade e o crescimento saudvel a segurana que pode ser encontrada na famlia, entre os entes queridos, com os quais nos relacionamos desde o incio de nossa existncia. Consideramos, aqui, a diversidade de formas de famlias, pois para o sujeito interessa a insero em um ncleo familiar, onde possa receber e dar amor, afeto, segurana e amparo. Para a criana, a segurana est vinculada certeza do amor, sua aceitao constante, ao acolhimento. A aceitao incondicional por parte dos pais um elemento importante do amor.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 21, n. 3, p. 667-680, set./dez. 2006

Nem s de po vive o homem

673

O vnculo da me com o lho se inicia com total intimidade e o elo entre pai e lho de aceitao, de assuno de uma responsabilidade. O pai recebe e acolhe o lho como seu. Tal unio transcende, ento, o lao vital para congurar uma aceitao interior do lho. Ao assumir a paternidade, o pai aceita, sobretudo, a responsabilidade de dirigir e assegurar a vida do lho. Em outras palavras, a paternidade uma funo exercida e tambm um servio. Por isso no podem ser desprezadas ou ignoradas as situaes em que a funo paterna no atributo exclusivo dos pais biolgicos, embora na maioria das vezes haja coincidncia. Mesmo em situaes de inexistncia ou m de uma conjugalidade, o pai representa a autoridade para o lho e para o fortalecimento da me perante o lho. Como escreve Juritsch (1970, p. 86):
O homem no exigido, apenas, como genitor; ele se relaciona me e ao lho tambm na sua qualidade de pai. A sua presena necessria para o amadurecimento harmnico da relao me-lho, e para o desenvolvimento integral deste. A sadia relao me-lho, a dedicao carinhosa da me pelo lho, desenvolve-se em comunho com o pai; ela recebe um fulgor especial com a aceitao do lho, desde o incio, por parte do pai.

fcil pensar na imagem de um pai conduzindo seu lho escola, segurando-o pela mo. O lho, conante, irradia segurana ao ser conduzido seguramente pelo pai, certo de que nada de mau lhe poder acontecer. Fundem-se nessa imagem a segurana, a direo e o acompanhamento do pai, para o lho que o observa no dia-a-dia, referncia e exemplo. Rubem Alves (2002, p. 37) bem o diz:
Pai algum que, por causa do lho, tem sua vida inteira mudada de forma inexorvel. Isso no verdadeiro do pai biolgico. fcil demais ser pai biolgico. Pai biolgico no precisa ter alma. Um pai biolgico se faz num momento. Mas h um pai que um ser da eternidade: aquele cujo corao caminha por caminhos fora do seu corpo. Pulsa, secretamente, no corpo do seu lho (muito embora o lho no saiba disso).
Sociedade e Estado, Braslia, v. 21, n. 3, p. 667-680, set./dez 2006

674

Rodrigo da Cunha Pereira / Cludia Maria Silva

A transferncia de valores com a insero do lho na vida social ocorre por meio da convivncia e do afeto. E o exerccio da funo paterna nunca poder estar atrelado, unicamente, ao suprimento das necessidades materiais do lho. A supresso dessa funo causa ao lho, especialmente na infncia, prejuzos psquicos, morais e afetivos, que, s com diculdades e sofrimentos, podero ser reparados no futuro. No caso judicial aqui adotado como referncia, a paternidade foi inicialmente exercida, em sua plenitude. Na primeira infncia, o lho desfrutou da segurana, da proteo do pai ao conduzi-lo pela mo, rumo escola e vida. Sentiu a presena do pai e almejou que ele ali permanecesse. Houve, entretanto, o corte paterno, a negativa da perpetuao do afeto e de todos os atributos prprios do pai. Tratou-se de abandono e de rejeio. O lho buscou o pai incessantemente, demandando a continuidade do amor, do afeto, de sua presena e participao, em momentos importantes de seu desenvolvimento. E no mais encontrou aquele que um dia foi seu pai. Ao recorrer Justia, esse lho recebeu do Tribunal de Justia de Minas Gerais (TJMG) uma deciso favorvel. A instncia acima o Superior Tribunal de Justia (STJ) , entretanto, entendeu que a soluo de seu problema no seria a indenizao pelo abandono afetivo, j que no h previso legal especca, mas destituio do poder familiar. Em outras palavras, deveria ele pleitear a legitimao da supresso da gura paterna, retirando de seu genitor o ttulo de pai. O lho muito buscou, extrajudicialmente, a continuidade do amor e do acolhimento de seu pai. A hiptese de esse lho recorrer ao Judicirio para banir a gura paterna e suas prerrogativas impensvel. Alm de que essa soluo signicaria premiar o pai abandnico, que, com a chancela judicial, se desincumbiria do dever de convivncia, legalmente previsto e frontalmente violado. Demasiadamente simples a concluso de que no se pode compensar a falta de amor ou obrigar a amar, como decantado pelo craque argentino Diego Armando Maradona, ao ser acionado judicialmente pelo lho italiano, diante da falta de ateno familiar, difamao e danos morais. Corolrio do dever de sustento, o dever
Sociedade e Estado, Braslia, v. 21, n. 3, p. 667-680, set./dez. 2006

Nem s de po vive o homem

675

de convivncia familiar, previsto constitucionalmente (Art. 227, Constituio da Repblica), no se esgotando na garantia da presena fsica, na coexistncia, com ou sem coabitao. A obrigatoriedade da presena paterna no apenas fsica, nem somente ligada manuteno material. Nesse sentido, tem-se a previso contida nos incisos I e II do Art. 1.634, acerca do dever dos pais com relao aos lhos menores, de dirigir-lhes a criao e educao, bem como t-los em sua companhia e guarda. Tais deveres paternos no guardam relao com o suprimento das necessidades materiais que se faz por meio do pagamento de penso alimentcia. A lei muito clara ao impor aos pais a companhia, a guarda, a direo de sua educao. E, se tais deveres so descumpridos em razo da ausncia e/ou recusa paterna, estamos diante de ntidos atos ilcitos, gerando o dever de indenizar diante dos srios danos que causam. A supremacia dos pais sobretudo do pai sobre os lhos, tal como ocorria no Direito Romano, h muito foi erradicada. A Constituio da Repblica e as legislaes infra-constitucionais propugnam o tratamento prioritrio a ser dispensado aos lhos, notadamente quando menores, seres em formao. Assim, deve ser questionada a contraposio entre a liberdade dos pais em acolher e amar os lhos e o direito dos lhos serem recebidos e amados por seus pais. A partir da averiguao de que o lho foi amado e manifesta necessidade e desejo de assim permanecer, no podemos pensar como faculdade do pai atender ou no a esse anseio. Recente deciso do Tribunal de Justia do Rio de Janeiro (TJRJ), que precedeu ao posicionamento do STJ, tambm negou a pretenso indenizatria em decorrncia do abandono afetivo, valendo-se do argumento de que por bvio, ningum est obrigado a conceder amor ou afeto a outrem, mesmo que seja lho.1 Esse posicionamento jurisprudencial, em sntese, tambm relegou o amor esfera da moral individual e decantou que a assistncia afetiva ou moral no pode ser exigida, nem gerar ressarcimento. Ao comentar a mencionada deciso, a professora Maria Celina Bodin de Moraes faz
Sociedade e Estado, Braslia, v. 21, n. 3, p. 667-680, set./dez 2006

676

Rodrigo da Cunha Pereira / Cludia Maria Silva

uma incurso ao novo enfoque da responsabilidade civil e conclui (2005, p. 54-55):


A responsabilidade civil, na atualidade, preocupa-se com a vtima e com os danos por ela sofridos, quase independentemente das razes de quem os causou. Ressarcveis no so os danos causados mas, sim, os danos sofridos, e o olhar do Direito volta-se totalmente para proteo da vtima. Se o pai no tem culpa de no amar sua lha, tem a culpa de t-la negligenciado. Assim, como se ver, o pai deve arcar com a responsabilidade por t-la abandonado, por no ter convivido com ela, por no lhe ter educado, todos esses deveres impostos por lei.

Se a convivncia, o acompanhamento, enm, o amor paterno fossem opcionais, a lei no estabeleceria tais deveres, a serem cumpridos mesmo margem do desejo do pai. A resistncia ao acolhimento das pretenses indenizatrias decorrentes da rejeio paterna e do descumprimento do dever de convivncia explica-se, em parte, pelo temor em vir a se instituir uma indstria do dano moral e uma monetarizao do afeto. No se trata, entretanto, de dar preo ao amor, mas de lembrar a esses pais responsabilidades na formao da personalidade e na garantia da dignidade dos lhos que geraram.
Anal, se uma criana veio ao mundo desejada ou no, planejada ou no os pais devem arcar com a responsabilidade que esta escolha (consciente ou no) lhes demanda. (Teixeira, 2005, p. 156)

A preocupao dos magistrados e de outros opositores deveria ser a criao de mecanismos para reduzir o abandono afetivo, especialmente de lhos menores. A reparao do dano ganharia, primordialmente, um carter punitivo, sancionatrio, desestimulando condutas semelhantes e servindo como alerta. relevante investigar se, de fato, ocorre o exerccio de uma paternidade responsvel, incluindo mais do que o adimplemento alimentar. Se no se pode valorar o amor, ou punir pelo desamor, inaceitvel premiar a omisso de pais que geram lhos e lhes negam a convivncia, o afeto e outros atributos necessrios formao da
Sociedade e Estado, Braslia, v. 21, n. 3, p. 667-680, set./dez. 2006

Nem s de po vive o homem

677

personalidade. Esses pais no poderiam car com a certeza, subscrita pelos tribunais, de que basta dar po, como registram Cury et al. (2000, p. 85):
No basta pr um ser biolgico no mundo. fundamental complementar sua criao com a ambincia, o aconchego, o carinho, o afeto indispensveis ao ser humano, sem o que qualquer alimentao, medicamento ou cuidado se torna inecaz. O ideal que os lhos sejam planejados e desejados por seus pais e que estes possam garantir-lhes a sobrevivncia nas condies adequadas. fundamental, pois, que os adultos que gerarem a criana a assumam e adotem. A famlia o lugar normal e natural de se efetuar a educao, de se aprender o uso adequado da liberdade e onde h a iniciao gradativa no mundo do trabalho. onde o ser humano em desenvolvimento se sente protegido e de onde ele lanado para a sociedade e para o universo.

Notas conclusivas
Julgamentos que dizem respeito s relaes familiares devem levar em conta o texto jurdico e o contexto jurdico-social. Assim, em casos como o aqui focalizado, protagonistas emprestam sua histria e, com coragem, abrem mo de sua privacidade, tornando pblica a sua tragdia pessoal para contribuir com o avano das discusses. o que ocorreu, recentemente, no Superior Tribunal de Justia (STJ), com o julgamento da demanda de reparao por danos morais protagonizada por um lho afetivamente abandonado pelo pai. Nesse julgamento, foi reformada a deciso do Tribunal de Justia de Minas Gerais ( poca, Tribunal de Alada de Minas Gerais), que havia concedido indenizao de 200 salrios mnimos ao lho. Histrias de pais abandnicos tm sido repetidas, quase um lugar-comum para centenas ou milhares de crianas: o casal se separa, uma das partes vai viver outra relao amorosa, constitui nova famlia e encontra muitas justicativas para no estar mais presente na vida dos/as lhos/as do relacionamento anterior. Pais que no se comprometem com seus lhos/as, empurrando para a me a funo paterna, etc.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 21, n. 3, p. 667-680, set./dez 2006

678

Rodrigo da Cunha Pereira / Cludia Maria Silva

Nesse caso, o abandono era apenas afetivo. O pai sempre pagou penso alimentcia ao menor, deduzindo-se da, a inexistncia de conduta que trouxesse dor e dano moral ao lho. Faltou, entretanto, alimento para a alma. Anal de contas, nem s de po vive o homem. A ausncia de prestao de uma assistncia material seria at compreensvel, caso se tratasse de um pai desprovido de recursos. O amor, o afeto, a convivncia no so itens opcionais de uma engrenagem. So deveres atrelados paternidade que foram violados frontalmente, congurando-se em atos ilcitos. A importncia desse caso transcende a esfera particular e traz novas reexes ao Direito: um pai (ou uma me) que se nega a conviver com seu lho menor, no lhe dando afeto, est infringindo a lei e deve, ou pode, ser punido por essa falta? Para o exerccio do poder familiar (conjunto de direitos e obrigaes dos pais com relao aos lhos menores, Art. 1.634 do Cdigo Civil Brasileiro) a legislao deixa claro quais so os deveres dos pais, sobre os quais o STJ no colocou dvidas. A razo denegatria do STJ ao pedido do lho se apia na armao de que no se pode coagir um pai a amar seu lho. Entendemos que a desateno, a rejeio, o desafeto devem sofrer sanes, sob o risco de o lho vir a ser titular de direitos reconhecidos, mas vazios e inexigveis. Alm disso, se um pai ou uma me no quiser cuidar, dar ateno, carinho e afeto queles que trouxeram ao mundo, essa recusa e essa negligncia implicam danos personalidade, os quais devem ser ressarcidos para provocar reexes e coibir prticas semelhantes. Anal, eles so os responsveis pelos lhos e isso constitui um dever dos pais e um direito dos lhos. O descumprimento dessas obrigaes signica violao a direitos do lho. Se os pais que desrespeitarem direitos do lho devem responder por isso, a reparao monetarizaria o afeto? De maneira alguma. O valor da indenizao simblico e tem apenas funo punitiva e educativa. Anal, no h dinheiro que pague o dano e a violao dos deveres morais formao da personalidade de um lho abandonado ou rejeitado pelo pai.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 21, n. 3, p. 667-680, set./dez. 2006

Nem s de po vive o homem

679

O sofrimento faz parte da vida e os adultos so responsveis por seus encantos e desencantos amorosos. Os pais so responsveis pela educao de seus lhos a pressupondo-se, cuidados, afeto, apoio moral, ateno. Abandonar e rejeitar um lho violar direitos. A toda regra jurdica deve corresponder uma sano, sob pena de se tornar somente regra moral. Uma das razes da existncia da lei jurdica obrigar e colocar limites. Admitindo-se no ser possvel obrigar ningum a dar afeto, a nica sano possvel a reparatria. No estabelecer tal sano aos pais signica premiar a irresponsabilidade e o abandono paterno. Podemos esperar que, proximamente, em casos semelhantes, o Judicirio promova julgamentos alicerados em novos paradigmas, traduzindo as concepes de uma justia contempornea e consolidando o afeto como um valor jurdico, um pressuposto para o exerccio da autoridade e das funes paternas. Nota
1 TJRJ, 4 CC, AC n 2004.001.13664, rel. Des. Mrio dos Santos Paulo, j. 8/9/2004. Man shall not live by bread alone Abstract: The present article contributes to the discussions regarding the prerrogatives of paternity, under the aspect of valueing paternal functions, the limitation of rights and the afrmation of the paternal duties. A provocative polemic has been installed stemming from the eclosion of judicial demands in which children denounce the affective, psychic and moral abandon suffered from their fathers, claiming reparations for damages caused, all in court. Some of the children demand nancial remunerations to compensate affective abandon. Others, claiming that a father cant be forced to love or live with a child, oppose claiming for nancial compensations. They state that, once living up to the function of providing alimony, a father would be exempt from his obligations towards the child. However, a person needs more than bread to survive...
Sociedade e Estado, Braslia, v. 21, n. 3, p. 667-680, set./dez 2006

680

Rodrigo da Cunha Pereira / Cludia Maria Silva

Key-words: fatherhood, emotional distress, affection as a juridical value, reparation.

Referncias bibliogrcas
ALVES, Rubem. Um mundo num gro de areia: o ser humano e seu universo. Campinas: Verus, 2002. CURY, Munir; SILVA, Antnio Fernando do Amaral; MENDEZ, Emlio Garcia (Coord.). Estatuto da Criana e do Adolescente comentado. 3. ed. So Paulo: Malheiros, 2000. JURITSCH, Martim. Sociologia da paternidade: o pai na famlia e no mundo: uma anlise antropolgica. Trad. Joo Batista Quaini. Petrpolis:Vozes, 1970. MORAES. Maria Celina Bodin de. Deveres parentais e responsabilidade civil. Revista Brasileira de Direito de Famlia, Porto Alegre, Sntese-IBDFAM, v. 31, ago./set. 2005. OLIVEIRA, Jos Sebastio de. Fundamentos constitucionais do direito de famlia. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. TEIXEIRA, Ana Carolina Brochado. Responsabilidade civil e ofensa dignidade humana. Revista Brasileira de Direito de Famlia. Porto Alegre, Sntese-IBDFAM, v. 32, out./nov. 2005.

Sociedade e Estado, Braslia, v. 21, n. 3, p. 667-680, set./dez. 2006

Vous aimerez peut-être aussi