Vous êtes sur la page 1sur 8

Mximo Guimares Rodrigues Daiana Ribeiro Turma: E22 Tcnico em Enfermagem CEBRAS

Osteoporose

Trabalho apresentado a Prof. Claudia, da disciplina Clnica Mdica, como requisito parcial para obteno de mdia.

Rio de Janeiro 2012

Introduo
A osteoporose uma doena que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa ssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento, e mais comum em mulheres do que em homens. A doena progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que acontea algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontnea, isto , no relacionada trauma. Se no forem feitos exames diagnsticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, at que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evoluo retardada por medidas preventivas. A partir de 1991 devido o Consenso realizado por todas as Sociedades Americanas que tratam da osteoporose, elas passaram a informar que fundamental a anlise da qualidade ssea que expressa o estado de deteriorao do colgeno sseo. Quanto melhor for a qualidade ssea menor a chance de ter fratura. A mudana na definio ocorreu porque as pesquisas verificaram que 100% das pacientes com Sndrome de Turner e que possuam osteoporose, no fraturam. Ainda, os pesquisadores constataram que ao prescrever Fluoreto de Sdio para suas pacientes, os ossos ficavam mais densos e fraturavam com maior facilidade. A partir dessas constataes os pesquisadores comearam a estudar mais profundamente o tecido sseo e verificaram que o risco de desenvolver osteoporose e fratura est diretamente relacionado com as deterioraes do colgeno sseo. A partir de 2000, uma nova tecnologia com Inteligncia Artificial dos Projetos da Robtica da NASA permitiu determinar o local mais apropriado do organismo humano que permite estudar minuciosamente o tecido sseo. Essa regio a das metfises das falanges dos dedos II-V. Nela possvel avaliar oito parmetros e no apenas um como quando o exame realizado na coluna lombar, como vem sendo orientado h mais de 25 anos. Na atualidade, avaliar apenas a densidade ssea,ns estamos fazendo uma anlise do tecido sseo muito restrita.

Pontos fracos do esqueleto


Coluna vertebral - Pessoas idosas podem fraturar as vrtebras da coluna com frequncia. A chamada corcunda de viva uma deformao comum e pode at levar diminuio de tamanho do doente. muito importante saber que a maioria das fraturas que ocorrem na coluna se situa na regio torcica e no na regio lombar como tem sido descrito pela maioria dos reumatologistas e ortopedistas. Vrios pesquisadores estadunidenses, entre eles Bonnick (1989) j tinham constatado esse fato. Aps reviso dos trabalhos publicados nos ltimos 15 anos, o Servio Preventivo da Fora Tarefa Americana a partir de 2002 passou a orientar a densitometria da coluna lombar apenas para as pacientes acima de 65 anos se no possurem antecedente de fratura na famlia. Tambm informa que esse exame pode apresentar baixa reprodutibilidade (59,0%) em seus resultados quando so realizados anualmente. Por essa razo, recomendam que o exame no deva ser repetido na coluna lombar com intervalo menor do que trs anos.

Punho - Por ser um ponto de apoio, uma rea na qual as fraturas acontecem normalmente. Os ossos sensveis tm pouca estrutura para sustentar o peso do corpo quando cai. Quadril / Anca - As fraturas de pelve so difceis de cicatrizar e podem levar invalidez. Estudos mostram que em torno de 50% dos que fraturam o quadril no conseguem mais andar sozinhos. Fmur - Tambm muito comum entre os que desenvolvem a doena. frequente tanto em homens quanto em mulheres, principalmente depois dos 65 anos. A recuperao costuma ser lenta.

A doena dever ser tratada de forma conjunta com cirurgio ortopedista para tratamento das fraturas e suas complicaes e do Reumatologista para tratar da doena clnica.

Fisiologia
O aparecimento da osteoporose est ligado aos nveis de estrgeno do organismo. O estrgeno hormnio feminino, tambm presente nos homens, mas em menor quantidade ajuda a manter o equilbrio entre a perda e o ganho de massa ssea. As mulheres so as mais atingidas pela doena, uma vez que, na menopausa, os nveis de estrgeno caem bruscamente. Com isso, os ossos passam a incorporar menos clcio (fundamental na formao do osso), tornando-se mais frgeis. Para cada quatro mulheres, somente um homem desenvolve esta patologia. Embora paream estruturas inativas, os ossos se modificam ao longo da vida. O organismo est constantemente fazendo e desfazendo ossos. Esse processo depende de vrios fatores como gentica, boa nutrio, manuteno de bons nveis de hormnios e prtica regular de exerccio; os hbitos e costumes exercem grande influncia, reduzir a ingesta de todos os produtos que contenham muita xantina essencial. As clulas sseas (ostecito) so as responsveis pela formao do colgeno, que d sustentao ao osso. Os canais que interligam os ostecitos permitem que o clcio, essencial para a formao ssea, saia do sangue e ajude a formar o osso. Apesar de o clcio ser um elemento essencial para a funo de inmeros processos biolgicos e por essa razo ser ingerido em doses fisiolgicas e ainda contribuir para a formao do tecido sseo, o on clcio no exerce qualquer ao direta sobre a sntese do colgeno sseo. Esta sim que sempre deve ser ativada utilizando todos os recursos disponveis por se tratar da estrutura de sustentao ssea. Portanto, ingerir clcio em doses elevadas na presena de osso osteoportico representa apenas uma estratgia de Marketing porque para se fixar no osso necessita de uma matriz primria adequada que formada pelo colgeno sseo. O efeito do clcio em pacientes com osteoporose semelhante ao de qualquer placebo. A densidade mineral de clcio reduzida de 50,1% em pessoa normal para 1,3% quando portadora de osteoporose. O quadro osteoporose significa condio irreversvel. O canal medular central do osso, a difise ssea, torna-se mais larga. Com a progresso da osteoporose, os ossos ficam esburacados e quebradios. O colgeno e os depsitos minerais so desfeitos muito rapidamente e a formao do osso torna-se mais lenta. Com o teor menor de colgeno sseo surgem espaos vazios que enfraquecem o osso. A deteriorao do colgeno sseo causa reduo da resistncia tensil e elevao do risco de fratura. Quanto maior for a perda de colgeno sseo, mesmo diante de exerccios bem orientados as pessoas ficam mais susceptveis as fraturas, muito comuns e diagnosticadas durante pequenos impactos.

Sintomas
A doena progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se no forem feitos exames sanguneos e de massa ssea, percebida apenas quando surgem as primeiras fraturas, acompanhadas de dores agudas. A osteoporose pode, tambm, provocar deformidades e reduzir a estatura do doente.

Epidemiologia
Estima-se que mundialmente 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens acima da idade dos 50 tem osteoporose. Ela responsvel por milhes de fraturas anualmente, a maioria envolvendo vrtebras lombares, quadril e punho. Quem se encontra em maior risco de desenvolver a doena so: Mulheres; Fumantes; Consumidores de lcool ou caf em excesso; Diabticos; Atividade fsica inadequada. Quer em excesso, quer ausncia.

Preveno
Fazer exerccios fsicos regularmente: os exerccios resistidos so os mais recomendados; Dieta com alimentos ricos em clcio (como leite e derivados), verduras (como brcolis e repolho), camaro, salmo e ostras. A reposio hormonal de estrgeno em mulheres durante e aps o climatrio consegue evitar a osteoporose.

Bisfosfonatos
Os Bifosfonatos continuam sendo o tratamento de escolha para osteoporose ps-menopausa . So tambm usados no tratamento da osteoporose no sexo masculino e na osteoporose induzida por glucocorticides e em metstases sseas. A literatura informa que os tratamentos de administrao dirio, semanal, mensal ou anual agem aumentando a massa ssea reduzindo o risco de fraturas. No entanto, mais recentemente a Sndrome de Bronjs (necrose de mandbula) tem sido referida por vrias pesquisas europeias como a mais grave complicao do uso dos bisfosfonatos, incluindo os mais potentes (cido zolendrnico, palmidronato de sdio, risedronatos, ibandronato), sendo que a ocorrncia dessa sndrome no guarda relao com o tempo de uso. O aumento da incidncia de necrose de mandbula esta associado ao uso venoso, ou seja, ao cido zolendrnico. A relao existente ao uso de bifosfonatos em baixas doses e a necrose de

medula continua sem provas na literatura cientfica. Devido aos riscos da terapia estrognica e da ausncia de provas, os bifosfonatos orais continuam como primeira escolha para o tratamento de osteoporose ps-menopausa. Os graves desdobramentos retrados pela necrose total de mandbula interferem de maneira significativa na qualidade de vida, e at o momento no h descrio de tratamentos totalmente eficazes para essa complicao. Portanto a indicao do bifosfonato venoso deve ser amplamente fundamenta na relao risco benefcio individual. Em breve, com a aplicao da nova tecnologia que avalia a microarquitetura ssea, ser talvez possvel entender as razes pelas quais os bifosfonatos (por exemplo, alendronato, risedronato, ibandronato, cido zoledrnico) deterioram a qualidade ssea. Em 2010 foi lanado um alerta pela FDA onde reala as possveis evidncias de um aumento do risco de certos tipos de fraturas na coxa relacionadas com o uso deste tipo de frmacos por mais de 3 anos (tratamento mdio de 7 anos).

Reposio hormonal
A reposio hormonal importante tanto durante a preveno quanto durante o tratamento. O estrgeno reduz o risco de fraturas em mulheres com osteoporose. Exemplo: Estradiol

Modulador seletivo dos receptores de estrognio (SERM)


SERM so uma classe de medicamentos que agem seletivamente nos receptores de estrognio corporais. Normalmente, a densidade mineral ssea precisamente regulada por um equilbrio entre a atividade de osteoblastos e osteoclastos nos ossos trabeculares. Estrognios exercem uma funo essencial na regulao do processo de formao/reabsoro ssea por conta da ativao de osteoblastos. Alguns SERMs, como o raloxifeno, agem no osso reduzindo a reabsoro ssea pelos osteoclastos. Exemplo: Raloxifeno

Administrao de clcio
Para quem j tem a doena, o clcio pode ser dado em dosagens de 1 mil a 1,5 mil miligramas por dia, com recomendao mdica. Pode ser acompanhado por suplementos de vitamina D. No entanto, importante ter o conhecimento de que, no tecido sseo o elemento clcio exerce importante papel, porm, depende para a sua fixao do estado da matriz proteica (colgeno) que deve apresentar os estados definidos como; adequado ou limtrofe. Sem a presena de uma adequada ou limtrofe estrutura de sustentao ssea, formada por 95% por colgeno sseo, o clcio no se fixar de forma adequada e no poder exercer a sua ao originando a matriz secundria. Por essa razo, devemos sempre precedendo a ministrao do clcio com a finalidade de tratar a osteoporose, verificar o estado que se encontra a matriz proteica: adequada, limtrofe, inadequada ou deteriorada. Apesar de o elemento clcio ser importante para o funcionamento de vrios rgos sistemas, e por essa razo, deve ser ingerido diariamente, no caso da osteoporose instalada, quadro referido como de uma matriz mesenquimal deteriorada, diante do estado final de deteriorao do colgeno sseo, o on clcio

desempenha uma ao ineficiente, porque estando a matriz proteica deteriorada no haver, na tripla hlice do colgeno, ligaes bioqumicas livres para o on clcio se fixar.

Calcitonina
A calcitonina um hormnio que tem a funo de evitar que o clcio saia dos ossos. Evita-se assim o processo de corroso.

Atividade Fsica
Atividade Fsica corretamente orientada (por um educador fsico), tambm usada como parte importante no tratamento e controle da osteoporose, podendo reduzir ou at, estabilizar a perda de massa ssea do indivduo. No levar uma vida sedentria, tomar sol que ajuda na reposio de vitamina D.

Prognstico
Os pacientes com osteoporose tm grandes riscos de terem fraturas adicionais. O tratamento para a osteoporose pode reduzir consideravelmente o risco de fraturas no futuro. As fraturas no quadril podem levar a uma dificuldade na movimentao e um risco aumentado de trombose venosa profunda ou embolismo pulmonar. As fraturas das vrtebras podem levar a dor crnica severa de origem neurognica, que pode ser difcil de ser controlada, assim como uma deformidade. A taxa de mortalidade em um ano que segue a fratura de quadril de aproximadamente 20%. Embora raras, as fraturas mltiplas de vrtebras podem levar a uma cifose severa (corcunda) que a presso resultante nos rgos internos pode incapacitar a pessoa de respirar adequadamente. Embora os pacientes com osteoporose tenham uma alta taxa de mortalidade devido s complicaes da fratura, a maioria dos pacientes morre "com" a doena ao invs de morrer "da" doena.

Incidncia no Brasil
Esta doena tem acentuada incidncia sobre os brasileiros (em nmero que supera os 10 milhes), e cerca de 2000 pessoas morrem anualmente em consequncia de complicaes de fraturas devidas a esta doena (Revista Veja - 30 de janeiro de 2008). A Densitometria ssea estabeleceu-se como o mtodo mais moderno, aprimorado e incuo para se medir a densidade mineral ssea e comparado com padres para idade e sexo. Essa condio indispensvel para o diagnstico e tratamento da osteoporose e de outras possveis doenas que possam atingir os ossos. Os aparelhos hoje utilizados conseguem aliar preciso e rapidez na execuo dos exames, a exposio radiao baixa, tanto para o paciente como para o prprio tcnico.

Vous aimerez peut-être aussi