Vous êtes sur la page 1sur 14

2012 BIOLOGIA S BICHO E MATO?

BIOLOGIA: S BICHO E MATO?


SAIBA TUDO SOBRE O CURSO DE BIOLOGIA BACHARELADO

ATENO: Este Ebook foi criado com intuito de divulgar o curso de biologia bacharelado, ou seja, o curso que forma o bilogo pesquisador. Todo o contedo aqui contido foi obtido com base em experincia prpria do autor e outras referncias. Guellity Marcel Acadmico de Biologia Blog Eu Quero Biologia www.euquerobiologia.blogspot.com

2012 BIOLOGIA S BICHO E MATO?

Sobre o Autor Eu sou Guellity Marcel, tenho 19 anos moro no interior de Mato Grosso do Sul na cidade de Ribas do Rio Pardo. Sou acadmico de Biologia na Universidade Catlica Dom Bosco UCDB em Campo Grande e tambm blogueiro, criador do blog Eu Quero Biologia. Estou cursando o 3 ano do curso (6 semestre) e este o primeiro Ebook que escrevo. Atualmente desenvolvo algumas pesquisas na faculdade. Desde o primeiro ano do curso sou voluntrio em um projeto de pesquisa de recuperao de reas degradadas, no qual atuo na produo de mudas nativas para o posterior plantio em uma rea degradada no municpio de Bandeirantes - MS. Alm disso, j fui voluntrio no Projeto Queixada, em Corguinho - MS, um projeto que consiste na captura e monitoramento dos queixadas via rdiotelemetria. Este processo consiste na colocao de um colar que emite determinada freqncia no pescoo do queixada, para que o animal seja rastreado posteriormente aps a soltura, e seja feito mapeamento das reas onde o bando do indivduo com colar se locomove. Foi uma grande experincia. Enfim, sou muito apaixonado por este curso. Pretendo me formar e trabalhar com Ecologia e Conservao, em especial com mamferos do pantanal aqui do Mato Grosso do Sul. Espero que eu consiga realizar este grande sonho.

A Natureza est ameaada! J parou pra pensar que tudo que retiramos dela nunca mais retornar forma como era antes? Construes so feitas de areia, pedras, gua, minerais, madeira e isso tudo nunca mais retorna para a natureza, ou seja, a vida em todo o planeta est sendo extinta desde a origem do homem, pois um dia tudo que ainda resta vai acabar, e de onde tiraremos matria-prima, ou melhor, de onde obteremos gua para sobrevivermos? No deixe de ver: Blog: Eu Quero Biologia Por amor vida Facebook: Guellity Marcel Fan Page: Euquerobiologia Twitter: @Euquerobiologia Guellity Marcel Acadmico de Biologia Blog Eu Quero Biologia www.euquerobiologia.blogspot.com

2012 BIOLOGIA S BICHO E MATO?

O CURSO DE BIOLOGIA

O Curso de biologia bacharel voltado especificamente para a formao do profissional bilogo pesquisador. Em sua grade existem disciplinas que do enfoque pesquisa, o que envolve a elaborao de artigos cientficos juntamente com anlises de dados obtidos em uma pesquisa, bem como a formulao de dados estatsticos, dentre outras disciplinas.

Muitas pessoas acham que o curso de biologia, independentemente se bacharel ou licenciatura, s so realizadas atividades que envolvam animais ou plantas. Porm, ao contrrio desta idia, o curso to amplo, que um bilogo bacharel pode at ser perito criminal, sabia disso? Bom, isso poucas pessoas sabem, e muitas vezes seus sonhos so deixados de lado por no conhecerem a fundo o curso de biologia e suas reas.

E voc, o que sabe sobre o curso de biologia? Provavelmente no deve entender muito e est lendo este Ebook justamente para entender o curso, no ? Pois bem, vou fazer uma breve descrio do curso e da profisso do bilogo.

O Bilogo estuda os seres vivos (o ser humano inclusive) com o objetivo de analisar as principais caractersticas das formas de vida, o seu papel na natureza e tambm a sua interao com as outras formas de vida. Com estes conhecimentos o bilogo pode ajudar engenheiros e cientistas a melhorar a qualidade de vida humana no planeta.

Entre as aplicaes prticas que o profissional de biologia ajuda a desenvolver temos:

Estudo da aplicao de microorganismos na fabricao de alimentos, produtos e medicamentos.

Utilizao dos conceitos da biologia na proteo do meio-ambiente e na conservao das espcies.

Estudo de bactrias e vrus para a produo de vacinas e remdios para doenas. Guellity Marcel Acadmico de Biologia Blog Eu Quero Biologia www.euquerobiologia.blogspot.com

2012 BIOLOGIA S BICHO E MATO?

Estudo das relaes biolgicas entre as formas de vida animais e vegetais. Realizao de experincias genticas para cura de doenas e aplicaes industriais gerais (alimentos melhores, animais mais saudveis).

Devido ao fato da biologia ser uma das cincias mais amplas que existem (incluindo bactrias, temos milhes de formas de vida diferentes na terra) muito comum que os alunos graduados no curso de biologia posteriormente faam uma ps graduao ou ento especializao, como por exemplo, um mestrado em Ecologia e Conservao, ou Cincia Animal, etc. A biologia uma cincia que est presente dentro de muitas outras reas, a base de todas as cincias biolgicas (Fonte).

E ento, agora conseguiu entender como o curso de biologia bacharelado?

simples, os bacharis estudam para se tornarem pesquisadores, ao longo do curso desenvolvem atividades e pesquisas em campo e laboratrio, seja com microorganismos, vegetais ou animais. Bilogos bacharis se formam mas no podem dar aulas para ensino fundamental e mdio, justamente por no terem disciplinas relacionadas educao e pedagogia na grade do curso, mas, se o bacharel fizer qualquer mestrado o mesmo poder dar aulas em universidades. J o bilogo licenciado ser formado e preparado para dar aulas para jovens e crianas, dos ensino fundamental e mdio, ficando mais afastado da pesquisa ao longo do curso.

Guellity Marcel Acadmico de Biologia Blog Eu Quero Biologia www.euquerobiologia.blogspot.com

2012 BIOLOGIA S BICHO E MATO?

REAS DA BIOLOGIA

Veremos agora as reas da biologia.

Biologia Celular Zoologia: Entomologia, Ornitologia, Malacologia, Herpetologia, Ictiologia e Mastozoologia

Botnica Gentica Evoluo Paleontologia: Paleozoologia e paleobotnica Histologia Anatomia Embriologia Microbiologia Ecologia

E ai, se identificou com alguma dessas reas? Se sim, que bom! Voc deve ento fazer o curso de bacharelado! Assim j pode ter contato com a pesquisa desde os seus primeiros dias de aulas, onde voc pode comear bem conhecendo as pesquisas de seus professores e procurando saber mais sobre a rea que gosta.

O curso to amplo que voc se perde em tantas reas e sub-reas. Na zoologia existe a Mastozoologia (mamferos), Ornitologia (aves), Entomologia (insetos), Herpetologia (rpteis e anfbios), Malacologia (moluscos) entre outras. Percebe que as reas do curso so muito amplas?

Voc pode ser at mesmo professor de medicina, lecionando as disciplinas relacionadas ao corpo humano, como fisiologia, anatomia, etc. Para isso, ter que fazer o bsico, que desde o incio do curso procurar professores na rea que pretende atuar e comear a fazer estgios nos laboratrios e em projetos de pesquisas, bem como participar de congressos e eventos relacionados.

Guellity Marcel Acadmico de Biologia Blog Eu Quero Biologia www.euquerobiologia.blogspot.com

2012 BIOLOGIA S BICHO E MATO?

Mas j vou logo avisando, ser bilogo muito difcil, pois voc vai ver muitas e muitas coisas que iro te deixar muito confuso. Posso citar, por exemplo, uma disciplina chamada Anatomia Comparada, no qual temos que aprender sobre as origens de caractersticas de alguns animais e relacionar com outros animais. Cito como exemplo a posio e tamanho dos ossos da asa do morcego e de uma pata de cavalo, ou de uma mo de humano, conforme figura abaixo:

Figura 1. Homologia entre os membros anteriores de mamferos. Percebe que a matria difcil logo de cara no ? H essa dificuldade mesmo, porm nada impossvel, e se voc quer realmente ser bilogo, prepare-se, pois desafios e disciplinas que voc no goste no vo faltar!

Mas no desanime, se voc gosta de laboratrios, culturas de clulas, pretende trabalhar com bactrias ou fungos, vrus ou protozorios, poder ser voluntrio em um laboratrio. Converse com o professor de microbiologia, Anatomia ou outra matria que envolva laboratrio, e parta para a experincia. S assim saber realmente se isso que quer para a vida toda.

H tambm projetos em campo, e voc tambm pode ser um voluntrio. Geralmente os professores das universidades particulares desenvolvem pesquisas, mas muitas vezes no fcil conseguir algo no campo, como algum projeto com botnica ou animais selvagens. J em universidades federais, certeza que voc Guellity Marcel Acadmico de Biologia Blog Eu Quero Biologia www.euquerobiologia.blogspot.com

2012 BIOLOGIA S BICHO E MATO?

consegue algo na rea que deseja, mesmo que no seja na hora que voc quiser, mas sempre haver vagas disponveis.

Est curtindo este ebook? Viu que realmente biologia que quer cursar? Te dou um conselho, prepare-se bem para o vestibular, mas quando passar ter de se preparar ainda mais para sair da faculdade! O curso difcil, mas te faz ver a vida sob todas as formas e voc passar a entender a importncia de uma simples bactria ou uma pequena plantinha para o ambiente onde se encontram. Ver que a natureza constante e que ela no pra no tempo, as espcies esto sendo moldadas atravs da seleo natural. Enfim, algo realmente fascinante e que engloba muitas reas, o que te far entender como foi possvel existir animais estranhos como o ornitorrinco, ou at mesmo vegetais carnvoros.

DVIDAS QUE VOC DEVE TER NESTE MOMENTO

At agora eu falei sobre as reas da biologia e que o bilogo bacharel pode ser um pesquisador, porm no detalhei outras reas que o bilogo pode atuar. Voc neste momento deve ter algumas dvidas, ento, selecionei as principais perguntas que recebi no blog Eu Quero Biologia e vou respond-las aqui, pois se voc est lendo este Ebook porque l o blog tambm. 1. Como eu fao pra pesquisar animais selvagens, que caminhos devo seguir?

Esta uma pergunta comum no blog. Muitos tem vontade de ser bilogo e trabalhar com animais selvagens, assim como minha vontade tambm.

A primeira coisa que deve ter em mente : Que grupo de animal eu quero trabalhar? Com mamferos, aves, rpteis ou anfbios? Se com mamferos, com qual grupo, com felinos, candeos, primatas, mamferos aquticos? Pense nisso primeiramente, pois nenhum bilogo capaz de trabalhar com todos os grupos de animais e saber tudo sobre eles. Guellity Marcel Acadmico de Biologia Blog Eu Quero Biologia www.euquerobiologia.blogspot.com

2012 BIOLOGIA S BICHO E MATO?

Seja bom em apenas uma coisa, ao invs de tentar saber tudo e ao mesmo tempo no saber nada sobre vrios assuntos.

Para trabalhar com mamferos, voc ao longo da graduao j deve entrar em contato com pesquisadores que trabalham com o grupo do mamfero que voc pretende trabalhar quando se formar. Se com onas, procure entrar em contato com pesquisadores de ongs que trabalham com onas, como o Projeto Jaguar e Pr-carnvoros. Mantenha sempre o foco de seu objetivo como futuro profissional e entre de cabea nesta rea. Participe de congressos, se disponha para ser voluntrio ou conhecer projetos relacionados sua rea, troque emails com pesquisadores, crie uma corrente de contatos, eles te ajudaro muito na trajetria ao longo do curso e lhe daro idias e dicas brilhantes.

Por fim, aps formado, voc ter que fazer um mestrado e at mesmo doutorado na rea que pretende atuar. A Ecologia e Conservao possibilita que voc tenha uma viso ampla sobre os organismos e seus papeis no ambiente em que se encontram, e na grade do curso (mestrado ou doutorado) voc pode escolher algumas disciplinas mais relacionadas com a sua rea. Porm, existem vrias opes de mestrados e doutorados por todo o pas e pelo mundo, por isso voc deve j ter em mente com qual animal selvagem voc vai querer trabalhar e qual ser o mestrado/doutorado que ir fazer.

Se voc no sabe ainda qual animal quer trabalhar, mas sabe que na rea de campo (mamferos, rpteis, aves, anfbios ou invertebrados), procure conversar com pesquisadores das reas que voc tem mais afinidade. Afinal, se voc no tiver experincias, no poder realmente saber o que quer fazer. 2. Quero trabalhar com projetos ambientais, recuperao de reas degradadas como florestas e rios. O que devo fazer?

Eu tambm tenho essa vontade e s puder confirmar que tambm gosto disso, realizando um projeto e desenvolvendo uma pesquisa na rea. Isso aconteceu Guellity Marcel Acadmico de Biologia Blog Eu Quero Biologia www.euquerobiologia.blogspot.com

2012 BIOLOGIA S BICHO E MATO?

porque mostrei interesse e entrei em contato com um professor que trabalha na rea de recuperao de reas degradadas. Digo para voc: faa o mesmo que eu. Independentemente se existir ou no algum projeto na sua faculdade nesta rea de recuperao, corra atrs. Use a internet, faa contato com empresas da rea e pesquisadores, e por ltimo mas no menos importante: tem que gostar de botnica! A botnica vai ser a disciplina fundamental para que voc se torne um bilog especialista em recuperao de reas degradadas. claro que nos processos de recuperao no somente utilizado vegetais, mas estes so os fundamentais.

Dentro de um projeto de recuperao de uma rea degradada, que se tornou pasto, por exemplo, podemos incluir diversas outras reas da biologia no processo de recuperao, como a zoologia e geologia. Na zoologia voc pode saber quais animais so dispersores de sementes e o que dever plantar para atrair a fauna para o local, e os mesmos auxiliarem no processo de recuperao. Na geologia voc identifica quais so os tipos de solos, o quanto podem reter de gua. Fica claro ento, que voc ter que ter domnio de alguma outras reas, nem que seja um pequeno domnio, mas que seja o suficiente para voc entender os processos bsicos de uma recuperao de rea degradada. Claro que voc pode fazer parcerias com outros profissionais da zoologia e at mesmo com gegrafos.

Mas, o fundamental nisso tudo que voc aplique as tcnicas de recuperao de um modo que envolva outros fatores do ecossistema local. Voc no pode s chegar no local e plantar qualquer espcie e ver se vai crescer!

Enfim, para que possa trabalhar nessa rea, dever entrar em contato com professores de botnica, fazer estgios em laboratrios de botnica, conhecer as espcies vegetais do bioma onde voc posteriormente ir desenvolver o projeto. Procure aprender com seus professores de botnica tcnicas de produo de mudas nativas, desde a coleta at o processo de semeadura em laboratrio ou viveiro. Guellity Marcel Acadmico de Biologia Blog Eu Quero Biologia www.euquerobiologia.blogspot.com

2012 BIOLOGIA S BICHO E MATO?

Lembre-se, seja qual for a rea que deseja atuar: Conhea profissionais e pesquisadores, faa contato, pergunte e pergunte mais. Obtenha o mximo de respostas que puder, e por fim, tenha experincia na rea que deseja!

3. Quero trabalhar em laboratrios, com anlises de sangue, gua, ou com microbiologia, bioqumica, enfim. Quero trabalhar em laboratrio, fcil conseguir?

Lhe digo a mesma coisa: identifique-se com a rea que goste e siga em frente. No fique com vergonha de falar com seus professores, pelo contrrio, tenha-os como fonte de respostas para todas as suas dvidas.

Entre em contato com professores que atuam em laboratrio, seja de bioqumica ou anlises de gua, microbiologa, enfim. Converse com ele sobre sua vontade e se oferea para conhecer a pesquisa dele ou acompanha-lo no trabalho que faz no laboratrio. Se curtir a rea e ver que quer aprofundar, seja mais p no saco e v em frente, tenha sempre em mente o que realmente voc quer fazer e no desista.

Novamente digo, lhe cabe tambm fazer contatos com outros professores da rea, principalmente via internet, pois pode conhecer vrios ao mesmo tempo!

Guellity Marcel Acadmico de Biologia Blog Eu Quero Biologia www.euquerobiologia.blogspot.com

2012 BIOLOGIA S BICHO E MATO?

RESUMINDO TUDO - 1 Entre no curso com a rea que pretende atuar em mente, j vai pensando no profissional que deseja ser. No deixe pra pensar ao longo do curso no que vai fazer, afinal, se voc escolheu biologia porque tem alguma pequena vocao por uma determinada rea. - 2 Faa amizades, correntes de contatos com pesquisadores e professores da rea que gostar. Conversar com pessoas que j tenham experincia na rea que voc goste muito bom, pois estas pessoas lhe ajudaro muito, dando-lhe informaes sobre os prs e contras da rea e tambm lhe recomendando outros pesquisadores e universidades. - 3 Feitas as amizades e os contatos, aprofunde-se na rea se for realmente o que quer. Participe de pesquisas e projetos, faa estgios voluntrios. No desanime, pois dificuldades viro. Muitas vezes voc vai se deparar com pesquisadores e projetos que vo te encantar, vai ficar louco pra participar do projeto ou da pesquisa desenvolvida, porm pode no conseguir e consequentemente se desanimar. Entenda que isso faz parte do curso e da sua formao, afinal nem sempre as coisas saem como queremos, mas sempre h oportunidades para aqueles que se desempenham e mostram que realmente quer fazer tal coisa.

Independentemente da dificuldade, continue procurando projetos e pesquisas para participar, mesmo que no ganhe nada em troca, s o conhecimento que voc vai obter estando em contato e trabalhando junto com pesquisadores j uma grande recompensa. Faa estgios voluntrios, se disponha a aprender sobre o que est determinado a conhecer. - 4 Prepare-se para o mestrado Prepare-se j ao longo do curso. V organizando suas idias e procurando saber mais com seus professores sobre mestrados na rea que voc atua. Eles iro te recomendar outros professores e tambm universidades que ofeream mestrados bons e de qualidade. Com um mestrado voc visto como um pesquisador, e isso Guellity Marcel Acadmico de Biologia Blog Eu Quero Biologia www.euquerobiologia.blogspot.com

2012 BIOLOGIA S BICHO E MATO?

importante pra voc. Sem contar que a experincia sua ser grande e ter o ttulo de especialista em determinado assunto, o que lhe abrir muitas portas quando for procurar um emprego, garantindo-lhe bom salrio.

ME FORMEI, E AGORA?
Esta a principal preocupao de todos os profissionais, e o bilogo nem precisa ficar to preocupado, pois nossa rea ampla e oportunidades de empregos no faltam. Claro que existem sempre as reas mais procuradas como microbiologia e ecologia. Mas tambm existem reas pouco estudadas como a paleontologia.

Independentemente da rea que escolheu, dever ter certeza de que quer continuar a estudar a rea que conheceu durante o curso. O QUE FAZER ENTO? 1 - Voc se formou para ser um pesquisador, portanto como bacharel dever fazer um mestrado! No queira se formar e j sair pedindo empregos legais e que pagam bem, pois isso voc no conseguir! Existem empresas que pagam muito bem, mas requerem profissionais altamente capacitados e com muita experincia, ento, se voc for concorrer a alguma vaga de emprego, pode ter certeza que a empresa contratar o profissional com mestrado, e no voc!

O mestrado uma especializao em alguma rea. Em dois anos voc desenvolver um projeto e cursar disciplinas, como se fosse um outro curso de biologia, porm mais especifico e curto. Pense bem na rea que voc quer fazer o seu mestrado e antes de se formar j procure por universidades que oferecem o mestrado que quer, entre em contato com professores deste mestrado e tire suas dvidas. importantssimo que faa isso, pois voc j dever ir planejando seu projeto de mestrado, tendo

Guellity Marcel Acadmico de Biologia Blog Eu Quero Biologia www.euquerobiologia.blogspot.com

2012 BIOLOGIA S BICHO E MATO?

idias e coletando informaes, para que aps formado, voc j procure um orientador e ele aceite seu projeto para o mestrado.

Se for procurar um orientador mas no tiver um projeto em mente, esquea seu mestrado, ele no vai te orientar!

E outra, as provas de mestrados so difceis, as universidades informam as disciplinas (bibliografia) do que vai cair na prova, e voc ter que estudar muito!

Portanto, j v pensando no seu mestrado! 2 - Abrir uma empresa? uma boa?

Em muitos casos uma boa sim! Mas para isso ter que realmente gostar da rea, como disse anteriormente. Montar uma empresa fcil e com auxlio do Sebrae voc consegue de uma forma bem simples entender tudo que precisa para fund-la.

Porm dever saber se h mo-de-obra, ou seja, outros bilogos para trabalhar com voc, se h servios o suficiente para sua empresa funcionar na sua cidade, enfim, dever fazer vrios estudos para garantir que ganhar dinheiro. O Sebrae lhe ajudar nisso tudo e o melhor, totalmente gratuito!

Abrir uma empresa pode sim dar muito dinheiro! Pra voc ter noo, em um projeto de recuperao de eroso, dependendo do tamanho, voc poder cobrar R$50.000 ou at mais. No s de eroso, mas recuperao de nascentes, beiras de rio, matas, etc, do muito dinheiro!

Portanto, no deixe para descobrir novas reas depois. Ao longo do curso surgiro muitas disciplinas que lhe tomaro muito tempo, podendo impedir voc de realizar um estgio ou trabalhar em alguma rea que tanto gostar. Aproveite o incio do curso para ver em qual rea voc se d melhor e mos obra!

Guellity Marcel Acadmico de Biologia Blog Eu Quero Biologia www.euquerobiologia.blogspot.com

2012 BIOLOGIA S BICHO E MATO?

E ai, o que achou deste material? Espero que este pequeno material tenha lhe ajudado a obter respostas. Como meu primeiro ebook, no creio que ficou 100%, mas me esforcei muito para deixar bem claras as informaes e destacar os principais pontos que me intrigavam assim que entrei no curso. Em breve farei novos ebooks e espero que com a prtica possa oferecer mais qualidade vocs. E o melhor, no cobrarei nada, mesmo no ganhando nada com isso, vou dedicar-me a escrever mais e mais, para que o curso seja divulgado e que pessoas possam se apaixonar ainda mais pela natureza e ver o quanto a biologia importante para o mundo todo. Espero que tenha gostado! Peo-lhe que participe das redes sociais: Blog: Eu Quero Biologia Por amor vida Facebook: Guellity Marcel Fan Page: Euquerobiologia Twitter: @Euquerobiologia OBRIGADO!

Guellity Marcel Acadmico de Biologia Blog Eu Quero Biologia www.euquerobiologia.blogspot.com

Vous aimerez peut-être aussi