Vous êtes sur la page 1sur 3

A NOVA CARTA DE APRESENTAO *Por Cntia Bortotto

Diversas pessoas e at mesmo veculos de imprensa decretaram a "morte" da carta de apresentao. Mas ser que isso verdade? Ser que este artifcio do currculo est mesmo to fora de moda?

A carta de apresentao foi muito utilizada no RH h aproximadamente 10 anos, mas se engana quem acha que ela morreu. Ela pode ter ganho uma nova roupagem com tantas mudanas tecnolgicas e no formato de procura de emprego, afinal, antigamente costumvamos enviar o currculo em papel e, hoje, enviamos por e-mail ou postamos nas redes sociais.

Ento, o que aconteceu com a famosa carta de apresentao? Ela virou um breve e-mail, isto porque velhos hbitos como o de se apresentar ainda no mudaram. Quando a apresentao feita por meio de uma indicao, a pessoa que indica quem escreve um breve resumo introduzindo o candidato. Quando o prprio candidato se apresenta para a vaga, muito educado colocar um breve resumo.

CARTA DO SCULO XXI

A carta hoje tende a ser mais curta, j que as pessoas no tm muito tempo para ficar lendo emails enormes. Ela tem de ser simples, clara, passar a mensagem e fazer com que a pessoa que contrata tenha interesse em convocar aquele candidato para a entrevista.

Sobre o contedo, importante inserir o seu tempo de carreira, os principais projetos que voc desenvolveu ao longo de sua trajetria profissional - pensar nos trs mais importantes e que chamem ateno -, elencar os resultados que voc trouxe para as empresas para as quais trabalhou. Tente pensar em nmeros. Coloque tambm sua formao e seu objetivo para o prximo passo de carreira.

Um ponto bastante importante que seja nominal. Quanto mais personificado for, mais chamar a ateno de quem seleciona ou recebe o currculo.

CARTA ESPECIAL

Certa vez, o diretor de RH da empresa em que eu trabalhava me chamou em sua sala. Fui j com o status dos projetos que eu estava tocando na poca, esperando falar de novas estratgias, prximos passos. Para minha surpresa, ele estava com uma carta na mo escrita de prprio punho.

A carta era nominal a ele e contava a histria de luta de uma me que venceu sua doena grave (tinha recm operado um tumor na cabea) e precisava sustentar seu filho. A carta de fato parecia de uma lutadora que pedia uma oportunidade no cho de fbrica.

Ele me falou que a carta havia lhe chamado a ateno e que podia at no ser verdade, mas pedia que eu chamasse a mulher e averiguasse. A carta no s era verdade, como a senhora reunia as caractersticas de uma pessoa que gostaramos de ter na companhia e foi selecionada e contratada. Este um dos exemplos de uma carta bem escrita, bem direcionada e que ajudou tanto a pessoa como a empresa.

DEZ PASSOS PARA NO ERRAR

Para elaborar uma carta de apresentao, siga as seguintes dicas:

1.Direcione para uma pessoa, preferencialmente com nome e se voc conhecer algum que possa mencionar, melhor;

2.Os pargrafos devem ser curtos e diretos;

3.Coloque seu tempo de formao, as reas em que trabalhou ou pelas quais foi responsvel;

4.Se liderou uma equipe, coloque brevemente o nmero de funcionrios, principalmente se o nmero for grande, para dar a dimenso do tamanho da organizao pela qual voc era ou responsvel;

5.Elenque em outro pargrafo os principais projetos entregues, preferencialmente cite nmeros, demonstrando os resultados;

6.Tenha em mente que projetos que envolvam vrias culturas, reportes internacionais, grandes economias ou altos investimentos, chamam a ateno de quem recruta;

7.Deixe claro o que voc est buscando, coloque o cargo ou a posio que conhecida no mercado, por exemplo, "continuar desenvolvendo minha carreira como gerente de fbrica", "busco como prximo passo de carreira uma posio de diretoria de marketing". Isto ajuda, mas cheque antes se a vaga realmente o que voc busca;

8.Anexe o currculo;

9.Coloque-se disposio;

10. Deixe seu telefone celular j no corpo do e-mail.

Pela carta, o recrutador j consegue observar sua conciso, capacidade analtica, capacidade de comunicao escrita. Todas estas so competncias valorizadas no mercado de trabalho. Capriche em sua carta de apresentao. Siga confiante e boa sorte!

Vous aimerez peut-être aussi