Vous êtes sur la page 1sur 2

Descrio fsica de uma onda

1 = Elementos de uma onda 2 = Distncia 3 = Deslocamento = Comprimento de onda = Amplitude Ondas podem ser descritas usando um nmero de variveis, incluindo: frequncia, comprimento de onda, amplitude e perodo. A amplitude de uma onda a medida da magnitude de um distrbio em um meio durante um ciclo de onda. Por exemplo, ondas em uma corda tm sua amplitude expressada como uma distncia (metros), ondas de som como presso (pascals) e ondas eletromagnticas como a amplitude de um campo eltrico (volts por metro). A amplitude pode ser constante (neste caso a onda uma onda contnua), ou pode variar com tempo e/ou posio. A forma desta variao o envelope da onda. O perodo o tempo(T) de um ciclo completo de uma oscilao de uma onda. A frequncia (F) perodo dividido por uma unidade de tempo (exemplo: um segundo), e expressa em hertz. Veja abaixo:

. Quando ondas so expressas matematicamente, a frequncia angular (mega; radianos por segundo) constantemente usada, relacionada com frequncia f em:

[editar] Ondas estacionrias e ondas no-estacionrias


Ondas que permanecem no mesmo lugar so chamadas ondas estacionrias, como as vibraes em uma corda de violino.

Corda a vibrar na frequncia fundamental e no 2 e 3 harmnicos. Quando uma corda deformada, a perturbao propaga-se por toda a corda, reflectindo-se nas suas extremidades fixas. Da interferncia das vrias ondas pode resultar uma onda estacionria, ou seja, um padro de oscilao caracterizado por stios (os nodos) onde no h movimento. Os nodos resultam da interferncia (destrutiva) entre a crista e o ventre de duas ondas. Nos anti-nodos, onde o deslocamento mximo, a interferncia d-se entre duas cristas ou dois ventres de onda. Cada padro de oscilao corresponde a uma determinada frequncia a que se chama um harmnico. As frequncias de vibrao variam com o comprimento da corda e com as suas caractersticas (material, tenso, espessura), que determinam a velocidade de propagao das ondas. frequncia mais baixa a que a corda vibra chama-se frequncia fundamental. Ondas que se movem (no-estacionrias) tm uma perturbao que varia tanto com o tempo t quanto com a distncia z e pode ser expressada matematicamente como: y = A(z,t)cos(t - kz + ), onde A(z,t) o envelope de amplitude da onda, k o nmero de onda e a constante de fase. A velocidade v desta onda dada por: , onde o comprimento de onda.

[editar] A equao universal da onda


A forma mais simples desta equao : v = .f Em que:

v: Velocidade da onda : Comprimento de onda (a letra do alfabeto grego chama-se "lambda",sendo equivalente fontico do "l" latino) f: Frequncia de onda

Y = A.sen[2.(t/T - x/) + )

[editar] Equao de Schrdinger

Vous aimerez peut-être aussi