Vous êtes sur la page 1sur 5

gua um elemento vital para a vida na terra.

. A gua um elemento composto por dois tomos de hidrognio (H) e um de oxignio (O), formando a molcula de H2O. uma das substncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em trs estados fsicos: slido (geleiras), lquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor dgua na atmosfera). Aproximadamente 70% da superfcie terrestre encontra-se coberta por gua. No entanto, menos de 3% deste volume de gua doce, cuja maior parte est concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de guas superficiais para as atividades humanas. A gua est distribuda da seguinte forma no planeta Terra: - 97,5% da disponibilidade da gua do mundo esto nos oceanos, ou seja, gua salgada. - 2,5% de gua doce e est distribuda da seguinte forma: - 29,7% aquferos; - 68,9% calotas polares; - 0,5% rios e lagos; - 0,9% outros reservatrios (nuvens, vapor dgua etc.).

O Dia Mundial da gua foi institudo pela Organizao das Naes Unidas (ONU), em 1992, sendo comemorado no dia 22 de maro. A gua de fundamental importncia para a vida de todas as espcies. Aproximadamente 80% de nosso organismo composto por gua. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingesto de gua tratada um dos mais importantes fatores para a conservao da sade, considerada o solvente universal, auxilia na preveno das doenas (clculo renal, infeco de urina, etc.) e proteo do organismo contra o envelhecimento. Porm, est havendo um grande desperdcio desse recurso natural, alm de seu uso ser destinado principalmente para as atividades econmicas. Atualmente, 69% da gua potvel destinada para a agricultura, 22% para as indstrias e apenas 9% usado para o consumo humano. A poluio hdrica outro fator agravante, os rios so poludos por esgotos domsticos, efluentes industriais, resduos hospitalares, agrotxicos, entre outros elementos que alteram as propriedades fsico-qumicas da gua. Ciclo da gua O ciclo da gua, tambm conhecido como ciclo hidrolgico, consiste no processo dinmico de diferentes estgios da gua. Para melhor compreenso deste ciclo podemos iniciar sua explicao atravs da evaporao da gua dos oceanos. O vapor resultante das guas ocenicas transportado pelo movimento das massas de ar. Sob determinadas condies, o vapor condensado, formando as nuvens, que por sua vez podem resultar em precipitao. A precipitao pode ocorrer em forma de chuva, neve ou granizo. A maior parte fica temporariamente retida no solo, prxima de onde caiu, e finalmente retorna atmosfera por evaporao e transpirao das plantas. Uma parte da gua resultante, escoa sobre a superfcie do solo ou atravs do solo para os rios, enquanto que a outra parte infiltra profundamente no solo e vai abastecer o lenol fretico. gua no Brasil

O Brasil um pas privilegiado com relao disponibilidade de gua, detm 53% do manancial de gua doce disponvel na Amrica do Sul e possui o maior rio do planeta (rio Amazonas). Os climas equatorial, tropical e subtropical que atuam sobre o territrio, proporcionam elevados ndices pluviomtricos. No entanto, mesmo com grande disponibilidade de recursos hdricos, o pas sofre com a escassez de gua potvel em alguns lugares. A gua doce disponvel em territrio brasileiro est irregularmente distribuda: aproximadamente, 72% dos mananciais esto presentes na regio amaznica, restando 27% na regio Centro-Sul e apenas 1% na regio Nordeste do pas. Outro fator agravante a ausncia de saneamento bsico nas residncias da populao brasileira. Atualmente, 55% da populao no tem gua tratada nem saneamento bsico. Polticas pblicas devem ser desenvolvidas para reverter esse quadro. Pesquisas indicam que para cada R$ 1,00 investido em saneamento, o governo deixa de gastar R$ 5,00 em servios de sade, ou seja, so investimentos que proporcionam qualidade de vida para a populao e economia aos cofres pblicos em curto prazo.

Possveis atitudes para reduzir o desperdcio de gua:

- Aproveitar as guas da chuva, armazenando-as de maneira correta;

- Fechar a torneira enquanto escova os dentes;

- Reaproveitar o papel. Isso muito importante, pois para produzir papel gasta-se muitos litros de gua;

- Acabar com o pinga-pinga da torneira. Uma torneira gotejando, gasta, em mdia, 46 litros de gua por dia;

- Reduzir o consumo domstico de gua potvel; - No contaminar os cursos dgua;

- Agir como consumidores conscientes e exigir que as empresas produzam detergentes e produtos de limpeza que diminuam a poluio do meio ambiente (biodegradveis);

- Evitar o desperdcio, cuidando dos vazamentos de gua, e no lavar as caladas utilizando gua potvel;

- Ao tomar banho, devemos desligar o chuveiro ao ensaboar, pois uma ducha chega a gastar mais de 16 litros de gua por minuto.

Todas essas mudanas de hbitos so pequenas, no entanto, geram grandes diferenas. Faa voc a sua parte, contribua para a preservao do bem mais valioso da Terra.

Escala cartogrfica - Como interpretar redues em mapas

O mapa uma imagem reduzida de uma determinada superfcie. Essa reduo feita com o uso da escala - torna possvel a manuteno da proporo do espao representado. fcil reconhecer um mapa do Brasil, por exemplo, independente do tamanho em que ele apresentado, pois a sua confeco obedeceu a determinada escala, que mantm a sua forma. A escala cartogrfica estabelece, portanto, uma relao de proporcionalidade entre as distncias lineares num desenho (mapa) e as distncias correspondentes na realidade. As escalas podem ser indicadas de duas maneiras, atravs de uma representao grfica ou de uma representao numrica. Escala grfica A escala grfica representada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual est estabelecida diretamente a relao entre as distncias no mapa, indicadas a cada trecho deste segmento, e a distncia real de um territrio. Observe:

De acordo com este exemplo cada segmento de 1cm equivalente a 3 km no terreno, 2 cm a 6 km, e assim sucessivamente. Caso a distncia no mapa, entre duas localidades seja de 3,5 cm, a distncia real entre elas ser de 3,5 X 3, ou 10,5 km (dez quilmetros e meio). A escala grfica apresenta a vantagem de estabelecer direta e visualmente a relao de proporo existente entre as distncias do mapa e do territrio. Escala numrica. A escala numrica estabelecida atravs de uma relao matemtica, normalmente representada por uma razo, por exemplo: 1: 300 000 (1 por 300 000). A primeira informao que ela fornece a quantidade de vezes em que o espao representado foi reduzido. Neste exemplo, o mapa 300 000 vezes menor que o tamanho real da superfcie que ele representa. Na escala numrica as unidades, tanto do numerador como do denominador, so indicadas em cm. O numerador sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador a unidade varivel e indica o valor em cm correspondente no territrio. No caso da escala exemplificada (1: 300 000), 1cm no mapa representa 300 000 cm no terreno, ou 3 km. Trata-se portanto da representao numrica da mesma escala grfica apresentada anteriormente.

Caso o mapa seja confeccionado na escala 1 300, cada 1cm no mapa representa 300 cm ou 3 m. Para fazer estas transformaes necessrio aplicar a escala mtrica decimal:

ou

Aplicao da escala A escala (E) de um mapa a relao entre a distncia no mapa (d) e a distncia real (D). Isto :

As questes que envolvem o uso da escala esto geralmente relacionadas a trs situaes: 1. Calcular a distncia real entre dois pontos, separados por 5 cm (d), num mapa de escala (E) 1: 300 000.

2. Calcular a distncia no mapa (d) de escala (E) 1: 300 000 entre dois pontos situados a 15 km de distncia (D) um do outro.

3. Calcular a escala (E), sabendo-se que a distncia entre dois pontos no mapa (d) de 5 cm representa a distncia real (D) de 15 km.

Grande e pequena escala Para a elaborao de mapas de superfcies muito extensas necessrio que sejam utilizadas escalas que reduzam muito os elementos representados. Esses mapas no apresentam detalhes e so elaborados em pequena escala. Portanto, quanto maior o denominador da escala, maior a reduo aplicada para a sua elaborao e menor ser a escala. As escalas grandes so aqueles que reduzem menos o espao representado pelo mapa e, por essa razo, possvel um maior detalhamento dos elementos existentes. Por isso, so aquelas cujo denominador menor. As escalas maiores normalmente so denominadas de plantas que podem ser utilizadas num projeto arquitetnico ou para representar uma cidade. De acordo com os exemplos j citados a escala 1: 300 maior do que a escala 1: 300 000. A escolha da escala fundamental ao propsito do mapa e ao tipo de informao que se pretende destacar. Numa pequena escala o mais importante representar as estruturas bsicas dos elementos representados e no a exatido de seu posicionamento ou os detalhes que apresentam. Alis, o detalhamento neste tipo de mapa compromete a sua qualidade e dificulta a sua leitura. Numa grande escala, como plantas de uma casa ou de uma cidade, existe uma maior preocupao com os detalhes, mas assim mesmo as informaes devem ser selecionadas para atender apenas o objetivo pelo qual foram elaboradas.

Vous aimerez peut-être aussi