Vous êtes sur la page 1sur 4

Escola Tcnica 25 de Julho

Componentes :Ana Maria Johann,Bethina Diemer,Gisele Mendes & Yvelise Diemer Disciplina : Filosofia Professor : Joo Marcelo silva

Introduo

A palavra Gnosiologia , formada a partir do grego gnosis (conhecimento) e logos (doutrina, teoria), significa a doutrina que se debrua sobre o conhecimento, a teoria do conhecimento. Este estudo abarca vrios domnios ou perspectivas pelas quais se pode abordar o conhecimento: a lgica, a deduo, a metafisica. No texto tratado Scrates e Plato e a sua teoria do conhecimento que se dividia em dois mundos (o conhecimento sensvel e o inteligvel, falso o primeiro e verdadeiro o segundo) ou ainda em Aristteles, por exemplo no estudo que dedica s categorias (os modos possveis de se predicar algo sobre um sujeito).Em geral, cada corrente filosfica prope uma teoria do conhecimento que define a sua marca especfica.

O pensamento: A gnosiologia Segundo Aristteles a filosofia puramente terica, e se baseia em desvendar os enigmas de todo o universo, pois o a primeira atitude do espirito humano se assombrar com o mistrio. O principal problema na filosofia o entender a vida, mas atravs do estudo da prpria vida e das essncias imutveis , do relacionamento e do ser, que se encontram respostas. Para Aristteles a filosofia se dividia em : Teortica, pratica e potica. Abrangendo atravs destas todo o pensamento racional humano. A teortica, por sua vez, divide-se em fsica, matemtica e filosofia primeira (metafsica e teologia); a filosofia prtica divide-se em tica e poltica; a potica em esttica e tcnica. Limitar-nos-emos mais especialmente aos problemas gerais da lgica de Aristteles, porque a est a sua teoria do conhecimento. Como foi dito, a cincia e a filosofia segundo Aristteles bem como Plato, tem como objeto principal o universo. As cincias platnicas e aristotlicas so, portanto, objetivas e realistas: tudo que se pode aprender tem que ser sentido, ou seja, ambas se baseiam na forma. No sentido exato, a filosofia de Aristteles puramente deduo do particular do universal, explica o condicionado atravs da condio, pois o condicionado depende da condio. Aqui tambm se segue a ordem de realidade, em que o fenmeno depende da lei universal e da causa. O objeto essencial na teria aristotlica rigorasamente este processo de derivao , em que algo deriva de outro. Porquanto a Lgica Aristotlica e platnica, so exatamente dedutivas, demonstrativas e mostram a verdade e um princpio por meio do simples raciocnio. Segundo Plato os princpios supremos, as verdades evidentes, so fruto de uma viso imediata, intuio intelectual, em relao com as suas leis do contato imediato da alma com tudo aquilo que ela no se lembra , mas que esta em seu subconsciente. Mas Aristteles, de cujo sistema foi banido toda a ideia de ser inato,defendia que todo o conhecimento tirado da experincia vivida. Quanto aos primeiros elementos do conhecimento racional, ao saber os conceitos, a coisa parece simples: a induo nada mais que a desateno ao conceito, ao compreensvel, e a representao sensvel. Quanto a juzo em que temos ou no a verdade, sem meios termos , o entender mais complicado, pois como se formam o inicio da demonstrao, de onde vem os juzos evidentes, de onde temos a cincia ? Para Aristteles impossvel uma induo completa, ou seja no se pode fazer uma resenha de todos os fenmenos particulares,para se tirar uma verdade absoluta que abrange todas as essncias. Ento s resta uma induo incompleta, mas certa de que os elementos do juzos so tirados da experincia, e seu sentido tirado da analise, colhida imediatamente do intelecto humano por sua evidencia.

Concluso

Aprendemos com este trabalho que a gnosiologia estuda, o sujeito e o objeto implicados no ato do conhecimento humano, estudando essencialmente sobre o primeiro e sobre a relao que se estabelece entre os dois; tenta definir o tipo de relao e o modo como o conhecimento se processa no interior do sujeito. O problema estudado pela gnosiologia de tal modo importante que pode ser entendido como um pressuposto sempre presente e o qual imperioso estudar antes de qualquer outra cincia, visto que da resposta que a for obtida vai depender a atitude a ter em qualquer outro domnio da atividade humana. A filosofia dividida, em teortica, pratica e potica.

Vous aimerez peut-être aussi