Vous êtes sur la page 1sur 8

Captulo I Teoria Geral do udio

Teoria Geral do udio


O que som?
O som definido como sendo uma compresso e expanso (rarefaco) mecnica ou deslocao longitudinal de ondas electromagnticas que se propagam tridimensionalmente atravs de um meio, slido, lquido ou gasoso, atravs de vibraes moleculares.

O ser humano interpreta estas ondas no meio fsico como som apenas quando interagem com o sistema auditivo, desencadeando um complexo processo perceptivo, com diversos estgios que ocorrem desde o ouvido externo at ao crtex cerebral. Assim, o som pode ser entendido como uma variao de presso muito rpida que se propaga na forma de ondas num meio elstico. Em geral, o som causado por uma vibrao de um corpo elstico, o qual gera uma variao de presso no meio sua volta. Qualquer corpo elstico capaz de vibrar rapidamente pode produzir som e, nesse caso, recebe o nome de fonte sonora.

O processo de produo sonora engloba trs elementos: a) Fonte Geradora: pode ser um instrumento musical, um motor ruidoso, um cone de alto-falante, ou qualquer outro dispositivo capaz de transformar algum tipo de energia em ondas sonoras. Trs elementos so geralmente identificados em relao fonte sonora: 1) fonte primria de energia (que vai gerar a excitao que causar a vibrao - por exemplo, o pinar de uma corda, o sopro no orifcio de uma flauta, a corrente elctrica que movimenta o cone de um alto-falante); 2) o elemento vibrante (aquele que efectivamente vibra - por exemplo, uma corda de um violino, a coluna de ar dentro de um instrumento de sopro, o cone de um alto-falante); 3) ressonador (corpo cuja funo principal converter de modo mais eficiente as vibraes do elemento vibrante em ondas sonoras - por exemplo, a caixa de um piano, o tampo de um violino). b) Meio Propagador: o suporte que possibilita a propagao das ondas sonoras. Em princpio, qualquer material elstico (ar, gua, metais, madeiras, etc.) est apto a permitir a propagao de ondas sonoras; existem tambm os obstculos (paredes, vos, superfcies, corpos, etc.) que interagem com o meio, alterando caractersticas das ondas sonoras. c) Receptor: o sistema que recebe e descodifica o estmulo proporcionado pela onda. Pode ser representado pelo sistema auditivo ou outros meios de captao e registo sonoro, assim como microfones e gravadores.

Dance Planet Studio Curso Profissional de Produo

Captulo I Teoria Geral do udio

A velocidade de propagao do som no ar depende da temperatura. Quando se fala em velocidade do som fala-se do caso particular da velocidade de ondas mecnicas no material, neste caso, no ar. As ondas mecnicas propagam-se atravs de choques sucessivos entre as molculas do material, logo a sua velocidade depende das caractersticas das molculas e das suas interaces. Para materiais diferentes as ondas mecnicas propagam-se consoante o tamanho, a distncia entre as molculas e os tipos de ligao. Por exemplo: a velocidade do som no ar de 343 metros por segundo, na gua de 1500 m/s e no ao 6000 m/s. Para o mesmo material o som tambm se pode propagar a velocidades diferentes consoante o seu estado (slido, lquido ou gasoso) e para o mesmo estado consoante a sua temperatura. Por exemplo: a velocidade do som no ar a 0 graus centgrados de 331 m/s e a 40C de 354 m/s. Na realidade aquilo a que chamamos "ar" no sempre o mesmo, uma vez que se trata de uma mistura de vrios gases e vapor de gua. Alm da variao de densidade e temperatura, a composio da prpria mistura altera-se bastante para grandes variaes de altitude, no que resulta uma variao da velocidade do som. Por exemplo: ao nvel do mar a velocidade do som de 343 m/s, e a 16500 m de altitude a velocidade de 297 m/s. Independentemente do seu valor numrico, para medir a velocidade com que um corpo se desloca num fluido, utiliza-se frequentemente como unidade (adimensional) a relao entre a sua velocidade e a velocidade das ondas mecnicas no meio. A esta velocidade d-se o nome de Mach. No caso da velocidade de voo, quando um aparelho se desloca velocidade das ondas de som, diz-se que se desloca a Mach 1. Podemos definir o som puro como sendo uma onda caracterizada por uma determinada velocidade de oscilao ou frequncia (medida em Hertz) e presso de som ou amplitude medida em decibis (dB). Geralmente, costume dizer-se que um som puro composto apenas por uma nica frequncia. Uma onda sonora pode ser representada num grfico bidimensional onde o eixo horizontal representa a passagem do tempo e o vertical a variao de presso. Esse tipo de grfico pode fornecer vrias informaes sobre o som.

O grfico acima mostra dois ciclos completos de oscilao de uma onda sinusoidal. O eixo horizontal representa a passagem do tempo enquanto que o vertical representa a variao de presso.

Os sons que ocorrem no meio ou que so gerados por instrumentos musicais so geralmente complexos. Entretanto, para se entender a complexidade sonora torna-se til partir de um caso mais simples e genrico: o som sinusoidal, chamado som puro porque desprovido de harmnicos e cujo nome deve-se ao fato de poder ser representado pelo grfico de uma funo seno. Esse tipo de som no gerado por instrumentos tradicionais nem encontrado na natureza, mas pode ser conseguido artificialmente atravs de um sintetizador electrnico.

Processo fsico de audio


Para que possamos perceber o som necessrio que as variaes de presso que chegam aos nossos ouvidos estejam dentro de certos limites de rapidez e intensidade. Se essas variaes ocorrem entre 20 e 20.000 vezes por segundo esse som potencialmente audvel, ainda que a variao de presso seja de alguns milsimos de Pascal. O som pode ser ouvido ou sentido, dependendo da frequncia que o caracteriza. Para valores inferiores a 20 Hz, infra sons, podemos sentir o som mas no ouvi-lo. Isto porque a gama de frequncias

Dance Planet Studio Curso Profissional de Produo

Captulo I Teoria Geral do udio

sonoras perceptveis por ns situa-se entre 20 Hz e 20000 Hz (20 kHz). Quando um som de frequncia compreendida entre os valores anteriores atinge o ouvido humano, as terminaes nervosas entram em ressonncia e transmitem atravs de impulsos nervosos a sensao sonora ao crebro.

Existem diferenas relativamente a outros animais. Por exemplo, o morcego ouve entre 100 e 100000 Hz, o co entre 10 e 35000 Hz. Muitas vezes dizemos que o som est alto, referindo-nos intensidade do som. Na verdade, isto errado. Quando dizemos que um som alto significa que agudo, ou seja, est relacionado com a sua frequncia. Neste caso, frequncia elevada.

Percepo auditiva
Percepo linear e no linear
O ouvido um dispositivo no linear. Como resultado, produz certas distores em determinados harmnicos quando sujeito a presses acsticas acima da mdia. A distoro harmnica a produo de harmnicos que no existem no sinal original. Por exemplo, um violino monitorizado a um nvel alto provoca a adio de harmnicos no ouvido de maneira que muda a percepo do timbre do instrumento. O nvel de monitorizao de determinado som influncia a percepo tmbrica do mesmo. O termo linear e no linear usado para descrever as caractersticas dos transdutores e processadores de sinal relativamente s amplitudes de output e input. Um dispositivo linear aquele em que as amplitudes de input/output possuem o mesmo valor a todos os nveis de sinal. Por exemplo, se duplicada a amplitude do sinal de entrada num amplificador linear, o resultado o dobro no output (em relao ao nvel original). Quando o resultado inferior ou superior ao dobro do input estamos perante um dispositivo no linear.

Equal loudness curves


Estas curvas representam um estudo feito a um determinado nmero de pessoas no qual se procedeu anlise da resposta de frequncia do ouvido humano em vrios nveis de presso acstica. Por isso, estas curvas no so mais do que uma mdia de sensibilidade auditiva. As curvas horizontais indicam o nvel de presso acstica requerido para produzir a mesma percepo auditiva a diferentes frequncias. Por exemplo, para igualar um tom de 1.5 kHz a um nvel de 110dB spl (nvel este que tipicamente criado por uma buzina de um carro a uma distncia de 10 cm), um tom de 40 Hz tem que ter uma presso acstica superior em 2 dB, enquanto um tom de 10 kHz tem que ter uma presso acrescida de 8 dB, para que haja uma percepo em termos de presso acstica igual em todas as frequncias aqui mencionadas. Se passarmos para um nvel de 50 dB spl (o rudo tpico de um escritrio), o nvel de um tom a 30 Hz tem que ter uma presso acstica superior em 30 dB. Um tom de 10 kHz tem que ter uma presso acstica superior em 14 dB para que haja uma percepo de volume igual ao tom de 1.5 kHz.

Dance Planet Studio Curso Profissional de Produo

Captulo I Teoria Geral do udio

Masking
O Masking um fenmeno pelo qual os sinais altos privam o ouvido de ouvir os sinais mais fracos. Na maior parte dos casos este efeito manifesta-se quando a frequncia de um som est prxima da frequncia de Masking. Por exemplo, um tom a 4 kHz vai mascarar um tom a 3.5 kHz de amplitude inferior, mas se considerarmos antes um tom a 1 kHz da mesma amplitude no se vai verificar qualquer tipo de Masking. O Masking tambm pode ser causado pelos harmnicos de um tom. Por exemplo, um tom a 1 kHz com um harmnico forte a 2 kHz pode criar o efeito de Masking sobre um tom a 1900 Hz. Este fenmeno implica que o panning e a equalizao sejam as mais importantes ferramentas do processo de mistura. Um instrumento que soe bem s por ele mesmo pode ser escondido por outro instrumento com o mesmo timbre mas mais alto. A equalizao neste caso poder ser requerida pondo os dois instrumentos a soar diferente, eliminando assim o efeito de Masking.

Caractersticas de uma Waveform (forma de onda)


Amplitude
A amplitude de uma onda uma medida para a magnitude da oscilao. Assim, define-se como sendo um escalar no negativo que mede a distncia (magnitude) entre a linha de base (DC) e o pico de oscilao durante um ciclo. Na figura seguinte est representada pela letra y.

Dance Planet Studio Curso Profissional de Produo

Captulo I Teoria Geral do udio

Frequentemente exprime-se a amplitude como: RMS (Root Mean Square Amplitude) a raiz quadrada da mdia dos valores da waveform (em unidades de rea). No caso da onda sinusoidal o valor da sua amplitude RMS 0,707 vezes o seu valor em Peak. O valor RMS proporcional rea da curva definida pela onda. Peak (Pk) amplitude entre DC e o pico de oscilao. Peak to Peak (Pk-Pk) amplitude entre dois picos de oscilao. No caso da onda sinusoidal, a distncia da linha de base a qualquer um dos picos (negativo ou positivo) exactamente igual ao dobro do valor mximo de amplitude medido em Peak uma vez que a onda simtrica.

Diferentes caractersticas em waveforms

Frequncia
A unidade de medida do Sistema Internacional utilizada para a frequncia o Hertz (Hz). Podemos definir como sendo o nmero de ciclos que ocorrem no perodo de um segundo. De outra forma, a taxa pela qual determinado gerador acstico, sinal elctrico ou massa vibratria repete um ciclo positivonegativo.

Dance Planet Studio Curso Profissional de Produo

Captulo I Teoria Geral do udio

Neste diagrama constatamos que a waveform comea em 0 (+=0) o valor aumenta at um mximo no plo positivo e ento decresce at 0. O processo comea novamente. Um ciclo pode comear em qualquer ponto angular da waveform; para sermos precisos, tem que passar pela linha base (DC) e acabar num ponto tomando a mesma direco (positiva/negativa) que a tomada pelo mesmo valor no incio do ciclo.

Timbre
Neste ponto centramos a nossa discusso volta da sinewave.

A sinewave (sinuside) composta por uma nica frequncia e produz um puro a um determinado pitch. Instrumentos musicais raramente produzem sinewaves, e ainda bem!... Seno todos os instrumentos tocados na mesma nota soariam exactamente igual! O factor que nos permite diferenciar os instrumentos entre si a presena de vrias frequncias diferentes na onda de som, adicionalmente correspondente nota tocada (fundamental). As frequncias presentes num som para alm da fundamental so chamadas de parciais (partials). As parciais altas so chamadas de overtones (ou parciais altas). Para a maioria dos instrumentos musicais as frequncias dos overtones so mltiplas da frequncia fundamental e so chamadas de harmnicos. Por exemplo, a frequncia correspondente ao l central 440 Hz (til para

Dance Planet Studio Curso Profissional de Produo

Captulo I Teoria Geral do udio

afinao). Uma wave a 880 Hz um harmnico da wave a 440 Hz porque duas vezes a sua frequncia sendo: 440 Hz fundamental ou primeiro harmnico 880 Hz segundo harmnico (2x a fundamental) 1760 Hz terceiro harmnico (2x o segundo harmnico) Alguns instrumentos tipo xilofones, campainhas ou outros metais possuem parciais no relacionadas harmonicamente com a fundamental. Duas notas com a mesma frequncia fundamental tocadas simultaneamente originam o fenmeno chamado de Unssono, mesmo que possuam diferentes harmnicos.

Fase
Uma onda sinusoidal pode ser entendida como um movimento circular que se propaga ao longo de um eixo, o qual pode representar uma distncia ou tempo, por exemplo. A relao desse movimento com um ponto de referncia chamada de fase. Por exemplo, na figura abaixo as duas sinusoidais esto desfasadas em 90.

Quando duas ondas so sobrepostas as suas amplitudes so somadas algebricamente e a onda resultante dessa soma depende da fase. Assim, duas ondas de mesma frequncia f e amplitude A comeando os seus ciclos em zero graus, quer dizer em fase, vo resultar numa onda com mesma frequncia f e com o dobro da amplitude A. Mas se essas ondas estiverem desfasadas, essa relao de amplitude modificada. Para duas ondas com a mesma frequncia e amplitude, mas desfasadas em 180, as amplitudes esto exactamente opostas, cancelando-se totalmente:

Dizemos que diferenas de fase entre duas ondas geram interferncias construtivas quando a onda resultante tem amplitude maior que a das ondas individuais e interferncias destrutivas quando a amplitude da onda resultante menor que a das ondas individuais. Isso quer dizer que quando ondas sonoras interagem no ambiente elas esto se reforando (interferncia construtiva) ou cancelando (interferncia destrutiva). Os sons que ouvimos no ambiente nossa volta tm um comportamento complexo e raramente teremos um cancelamento total de uma determinada frequncia devido s diferenas de fase. As mesmas relaes dadas para ondas sinusoidais da mesma frequncia e amplitude so aplicadas tambm para a interaco de outros tipos de onda com frequncias e amplitudes diferentes. Deve-se notar que os harmnicos e parciais que compem um som complexo tambm podem ter fases diferentes. Embora essas diferenas determinem a forma da onda, o nosso aparelho auditivo pouco sensvel a essas variaes. De modo geral, somos bastante sensveis a variaes de frequncia e amplitude, mas as relaes de fase so pouco perceptveis, a no ser indirectamente. Se considerarmos a situao de uma sala em que um som difundido por dois monitores, a interaco entre os sons emitidos por cada um deles ocorrer de modo diferente em cada ponto da sala. Dessa maneira, ouvintes localizados em pontos distintos ouviro resultados sonoros diferentes. Um ouvinte posicionado de modo equidistante dos dois monitores ouvir o

Dance Planet Studio Curso Profissional de Produo

Captulo I Teoria Geral do udio

som em fase. Em qualquer outra posio haver desfasamento entre as duas fontes sonoras j que o som dever percorrer distncias diferentes at atingir o ouvinte. Assim, as interaces de fase influenciam na qualidade acstica dos ambientes.

Comprimento de onda
As ondas sonoras que se propagam pelo meio tm uma certa extenso ou comprimento de onda ( ) que pode ser definido como a distncia mnima em que um padro temporal da onda (ou seja, um ciclo) se repete. Compare com o perodo ( ) que pode ser definido como o intervalo mnimo de tempo em que um padro de vibrao se repete em um certo ponto no espao. Ou seja, o comprimento de onda est relacionado ao tamanho de um ciclo da onda sonora que se forma no espao, enquanto que o perodo diz respeito ao tempo que esse mesmo ciclo leva para se formar.

O grfico acima um "instantneo" de uma onda sinuside onde o eixo vertical indica a variao de presso, ou amplitude da onda, e o eixo horizontal o espao. Note-se que o grfico acima demonstra o padro espacial de oscilao da presso que ocorre no meio, medido em metros. (No confundir com o grfico que mostra o perodo da onda no qual o eixo horizontal se refere ao tempo!).

Dance Planet Studio Curso Profissional de Produo

Vous aimerez peut-être aussi