Vous êtes sur la page 1sur 34

Fragmentos retirados do blog AhDuvido.com.

br Os 100 maiores brasileiros de todos os tempos e a nossa opinio(parte 1, 2 e 3) O que torna um brasileiro um dos maiores brasileiros? O que torna voc um brasileiro? Nascer no Brasil ou adquirir a nacionalidade brasileira atravs da naturalizao. Ento, do ponto de vista comum, todos brasileiros so iguais principio diante de sua nao, isso meio obvio. Logo, se todos so iguais no inicio, o que tornaria um brasileiro maior que outro? Resposta: O grau de contribuio para o pas e para sociedade brasileira em geral. Contribuio essa que necessita de carter coletivo, pois somente assim, beneficia todos, independente da sua posio a respeito do assunto. Lembrando que a lista no foi dividida por categorias, sendo assim, esse era o fundamento ser observado na hora de votar. Contribuio de carter Coletivo de carter individual e pessoal e impessoal Versus Contribuio

Por que a primeira tem muito valor e a segunda tem seu valor quase nulo quando observamos atravs do ponto de vista social? Simples: uma contribuio de carter coletivo, independe da postura e do ponto de vista do indivduo para gerar benefcios para um meio. Quer um exemplo? Pode ser que voc nunca tenha contrado determinada doena e que nunca tenha tido qualquer tipo de contato ou mesmo, sabe algo sobre a mesma, todavia, a contribuio de um mdico/pesquisador/cientista que inventou a vacina para essa enfermidade, contribuiu para sociedade indiferente de qual sua opinio sobre e mesmo, um dia essa vacina pode salv-lo, ou ainda, o estudo realizado para confeccionar tal vacina pode auxiliar na criao de outras vacinas, para outras doenas, o qual voc tambm, por azar, pode ser afetado. uma contribuio significativa e provavelmente vai gerar um nico efeito: ajudar a manter pessoas com sua perfeita sade. Agora e quando falamos de uma contribuio individual e pessoal? Esse tipo de contribuio vai auxiliar, de forma geralmente passageira e pouco efetiva somente aqueles que tm pontos de vista favorveis mesma, como o caso da msica e dos demais tipos de entretenimento. Gera um efeito diferente em cada pessoa, que por vezes, pode ser positivo ou negativo, dependendo da postura dessa para que o resultado tenda para um dos lados da balana. Um exemplo? Vamos supor que voc seja um funkeiro. Do seu ponto de vista o Funk Carioca o melhor estilo musical do mundo! Se perguntassem quem era o maior brasileiro de todos os tempos voc diria Valesca Popozuda! Quando vou pegar o nibus, gosto de escutar funk no ultimo volume, sem fones de ouvido, no meu celular. Noto que as pessoas se irritam com isso. Por que isso acontece? Porque a Msica pode te acalmar, irritar, alegrar, entristecer, enfim, pode gerar inmeros efeitos em voc mas isso vai depender do seu gosto, da sua personalidade, do seu conceito sobre ela, entre outros parmetros do seu intimo e pessoal. Compreendeu? No est satisfeito ainda? Ok, iremos ao oposto : suponha que voc seja um f de Legio Urbana. Renato

Russo e companhia sempre fizeram msicas com uma peso crtico muito bom (ao contrrio do funk). Uma das suas msicas com mais apelo da banda Que pas esse? uma crtica muito bem elaborada nossa corrupo. Diga-me: voc acha mesmo que uma pessoa que no tem qualquer pr-disposio, vai escutar a msica e se influenciar a protestar contra a bandidagem que toma o Senado dessa nao? Vai pegar um cartaz e sair por a, reunindo gente e brigando pelos direitos do povo? Srio mesmo, se voc acha isso, lamento mas como diria um certo vlogueiro: Voc tem probleminha!. De modo semelhante, voc acha que um msico que fez uma msica de duplo sentido na poca da ditadura militar, lutou contra ditadura (mesmo que ele tenha ficado com a bunda colada numa confortavel poltrona, no aconchego da sua manso, durante todo esse perodo)? Acredita mesmo que as pessoas sairo nas ruas porque escutaram uma msica e isso motivou elas lutarem e no o fato de quererem sua liberdade? Voc cr que uma pessoa sem qualquer pr-disposio saiu por a, lutando contra a ditadura porque escutou, por exemplo, uma msica do Chico Buarque? Se voc pensa dessa maneira, pode ter certeza, voc mais manipulado pela mdia do que imaginava ser. Afinal, existe culpado maior do que a mdia que mitificou os msicos que fizeram musiquinhas de sentidos mltiplos durante a ditadura, transformando em heris, enquanto os verdadeiros guerreiros, tais como estudantes e revolucionrios que brigaram de frente com os militares, foram torturados, mutilados e at mortos, so esquecidos, no recebendo o mrito devido?! (Chega a ser vergonhoso algum chamar um msico que ficou vagabundiando por a enquanto estudantes davam sua vida nas ruas, de Heri da Ditadura). Entenderam a diferena entre as contribuies agora?

A lista brasileira reflete a total falta de cultura e Educao da maior parte das pessoas que constituem essa nao. Um povo que desconhece a prpria Histria e principalmente, que se deixa levar por uma viso construda por uma elite, desfocada da realidade, baseada em distraes e reconhecimento para indivduos que nunca fizeram qualquer coisa por nosso pas e que so reconhecidos como grandes cones nacionais. Amigo, a nica coisa que senti quando conferi a lista foi vergonha de perceber que um povo que tem acesso a Internet, vota to mal e (me desculpe) to idiota de encher uma lista desse patamar, de imbecis!

Maria da Penha: Biofarmaceutica que lutou pelos direitos das mulheres brasileiras. Merecido o lugar na lista.

J Soares: Apresentador de TV, humorista, escritor. Fez grandes contribuies para o humor e o teatro nacional. Em que isso ajudou os brasileiros?! Bem. bem. . nada de significativo. Desmerecido o lugar na lista.

Vital Brazil: Imunologista internacionalmente conhecido, ajudou muito a Cincia e o desenvolvimento da Medicina em nossa nao. Merecia um lugar melhor.

Ana Paula Valado: Cantora gospel melosa que mais berra do que canta. Babaca quem acha que ela uma das maiores brasileiras de todos os tempos. esses ningum salva.

Roberto Justus: WTF?! Arrogante e egocentrico empresrio que disputa com Jorge Fernando o prmio de maior egocentrismo brasileiro.

Itamar Franco: Poltico e como tal (sim, estou generalizando) mais atrapalha nossa nao do que contribui. J disse isso aqui no blog e volto a repetir: No precisamos de polticos.

Ronald Golias: comediante e humorista. Fez um monte de gente rir e . enfim, no fez grandes coisa, j que fazer humor muito relativo. no sei opinar se merece ou no um lugar nessa lista, deixo a palavra final aos comentaristas.

Jorge Amado: Escritor que ficou famoso graas a insistencia da Globo em adaptar seus contos para novelas e minisries. Desmerecido o lugar na lista.

Romrio: Ex-jogador de futebol e poltico, ou seja, nunca fez nada pelo Brasil realmente significante. Era para estar quilmetros de distncia dessa lista.

Landell de Moura: Inventor e Cientista pioneiro na transmisso de voz via ondas de rdio. Merecidssimo o lugar na lista, visto que o seu invento ajudou muito a inovao de inmeras tecnologias.

Anderson Silva: Atleta. Lutador. assim sendo, nunca fez nada pelo brasileiro seno alimentar o po e circo que torna pessoas comuns em heris.

Tom Jobim: Para o lugar que ficou at que justo.

Cazuza: Msico, Playboy e drogado que era a verso do Restart das geraes passada. Se drogou e por ter falecido durante a ascenso de sua carreira, virou heri tal como era de se esperar. Nunca fez nada pelos brasileiros. Desmerecido o lugar na lista.

William Bonner: QUE??? Ancora de Telejornal e jornalista. Comanda um dos jornais que mais manipulam o povo brasileiro, o Jornal Nacional. Totalmente desmerecido o lugar na lista.

Amado Batista: Prova que as empregadas domsticas j sabiam a usar a Internet antes de Cheias de Charme entrar no ar.

Chacrinha: Criou o modelo de programa de auditrio que dura at hoje e enche o nosso saco com tanta merda. PQP! Se a lista tivesse 500 integrantes, ele merecia o 499 lugar. Ou talvez no.

Chico Buarque: Namoradinho do Brasil e queridinho da Globo que foi beneficiado pela imprensa e glorificado graas a distores da Histria. Ainda assim merece o lugar pois colaborou muito com a msica brasileira ( No que isso tenha ajudado qualquer brasileiro que seja)

Joelma: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkk por Dios, o que esses brasileiros tem na cabea?!

Ronaldinho Gacho: Jogador de futebol vagabundo e alcolatra que falta os treinos nos times aonde joga porque fica na gandaia. Ah, sem

esquecer que membro do clube das maiores honrarias da Academia Brasileira de Letras. Em resumo: NEM COM MUITA CACHAA MERECE UM LUGAR NESSA LISTA!

Datena: Apresentador de TV preconceituoso sensacionalista que odeia ateus. Merecido lugar nessa lista? Nem com reza braba!

Scrates: Jogador de Futebol, ou seja, no fez nada, um inutil e passou a vida se divertindo, j que jogar futebol no profisso e sim, diverso.

Fernado C. de Mello: Poltico e corrupto. Parabns Brasil.

Marcos Pontes: Primeiro Brasileiro chegar no espao. Trabalha na NASA. Enfim, tem seus mritos mas acho que no para tanto.

Prestes: Rebelde e comunista que lutou para implantao desse sistema no Brasil. Principal alavanca do PCdoB no Brasil. Para posio que ficou, at que merecido.

Claudia Leite: Cantora de Ax que faz msicas inuteis para quem gosta de Ax, estilo musical de gosto duvidoso tal como funk. Em resumo: nunca fez nada pelos brasileiros e deveria estar longe dessa lista.

Lampio: Cabra arretado. No se brinca com o Lampio, logo, melhor encerrar o comentrio aqui.

Garrincha: Maior jogador de futebol de todos os tempos, de acordo com qualquer pessoa que entenda de futebol e no se deixa levar pela imprensa. Enfim, outro jogador de futebol logo, nunca fez nada pela nossa nao.

Michel Tel: Deveria dar uma fugidinha dessa lista. Um dos fundadores do Funknejo. Ou seja, babaca!

Lua Blanco: Quem essa porra?! Por que esses adolescentes que ficam de fanzites no vo tomar bem no olho do .?

Marechal Rondon: Merecido.

A. Ermro de Moraes: Dono do grupo Votorantim. Contribuiu para industria e desenvolvimento da Economia Brasileira. Merecido.

Duque de Caxias: Fez diversas contribuies histricas, entre elas, pos um fim na Guerra do Farrapos e por isso at hoje o pessoal do Sul paga o olho da cara em impostos para o governo Federal e na hora de receber de volta, recebe uma merreca.

religio para se beneficiar.

Monsenhor Jonas Abib: Mais uma pessoa que usa a

Carlos Chagas: Est a um sujeito que deveria estar entre os 10 primeiros. Mdico e cientista, dedicou a sua vida ao estudo e combate de inmeras doenas, entre elas, a principal que recebeu o seu nome em homenagem a sua descoberta, a doena de Chagas. Ajudou muita gente e ainda ajuda at hoje com seus estudos realizados h tanto tempo. Merecia estar entre os 10 primeiros.

Gianecchini: Ator. Fez muita novela das oito. Enfim, no fez porra nenhuma para os brasileiros.

Ulysses: Prefiro no comentar, os pontos divergem e dependendo do que voc interpreta, ele heri ou bandido.

histricos

Ded do Vasco: Quem voto nesse filha da puta como um dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos deveria ser empalado por tamanha sandice.

Mazzaropi: Ator, comediante e humorista. Promoveu o cinema brasileiro. No que isso tenha ajuda o nosso povo. Enfim, um centsimo lugar at ia.

Zico: Jogador de futebol, ou seja.vocs j sabem!

Marcelo Rossi: Lobo em pele de cordeiro. Ganha uma grana federal em cima dos fieis. Causa inveja no Edir Macedo. 60 lugar? Isso s pode ser coisa da Igreja da Erva.

brasileiro.

Marcos do Palmeiras: Sinta, sinta vergonha de ser

Roberto Marinho: No, srio isso? No. srio? Espera, srio? Calma, vamos rever isso.. srio?

Monteiro Lobato: Um dos queridinhos da Globo. Fim.

nada pelo nosso povo.

Hebe Camargo: Apresentadora de TV, ou seja, nunca fez

Paulo Freire: Patrono da Educao Brasileira, mais do que merecido, acho que deveria estar no Top 20;

RR Soares: Pilantra que explora o povo atravs da f. Vende at cueca ungida metendo a facada no fiel. Tem um jatinho e diversas manses que comprou com o dinheiro do dzimo dos otrios.

Zumbi: No, no outro tipo de Zumbi. Zumbi o lder do Conflito dos Quilombo dos Palmares. Lutou pela liberdade dos negros. Grande pessoa e deveria estar entre os 20.

Andrade: timo escritor. Merecido.

Paiva Netto: Prefiro no comentar.

Rogrio Ceni: Uma das pessoas mais chatas da face da Terra. ah, ele tambm goleiro, ou seja..

Gugu Liberato: Pilantra e apresentador, faz de tudo para conseguir audiencia. Quem lembra do episdio da entrevista com o lder do PCC? Eu lembro!

Tiririca: A principio, um comediante. Depois uma vergonha para o povo quando eleito deputado. Por fim, tornou-se um dos melhores polticos que temos no Brasil na matria trabalho e por a mo na massa. Vai entender..mas nem a pau merece estar na lista.

O sujeito morre e vira heri!

Leonel Brizola: HAUHAUHAUHAUAHUHAUAHAUh PQP!

Raul Seixas: Maluco drogado que tinha talento em fazer msicas pegajosas. Bom msico. Se a lista fosse de 500, ele deveria entrar.

por isso. Fim.

V. de Mau: Explorou muita gente e ganha reconhecimento

que jogador de futebol.

Elis Regina: dolo dos saudosistas. Uma cantora = mesmo

Ivete: Cantora de Ax. Assim, nunca fez e provavelmente nunca far nada de significativo para o nosso povo que justifique essa posio na lista.

Luan Santana: Cantor de Funknejo e Sertanejo Universitrio que faz menininhas suspirarem. Suas msicas so uma merda e ele um idiota! Dane-se quem discordar. Lugar na lista? Nem abaixo de meteoro!

Machado de Assis: timo escritor. Merecido.

Xuxa: Comeou mal. Muito mal. Pssimo! Xuxa uma apresentadora de TV e um projeto risvel de cantora. Porm, como j disse antes por aqui, a profisso de cantor, ator, apresentador de TV, caem no quadro daquelas que no agregam nada significativo para sociedade. Os nicos mritos reais de Xuxa so as instituies beneficentes que auxilia. Em contrapartida, j causou muito mal para muita gente! Iniciando pelo seu passado que condena e muito! Do caso Amor Estranho Amor, aonde ela faz uma cena de sexo com um menino de 12 anos at os seus casamentos planejados com icones

do Esporte para subir na carreira, Xuxa e sempre foi um mau exemplo para os baixinhos. Fora isso, foi responsvel por disseminar o Funk Carioca pelo Brasil, divulgando o Bonde do Tigro em seu programa para adolescentes. Tambm incentivou o sexo precoce com seus programas infatis com apelo sexual, que sem sombra de duvidas, deve ter feito a cabea de muito adolescente de mente vazia, resultando em jovens pais despreparados por a. Merecido o lugar na lista? Nem a pau!

Rodrigo Faro: Ator, cantor fracassado, apresentador de TV metido comediante, Rodrigo Faro um dos cones da Era Migrao. Sim, migrao! Por que voc acha que as pessoas andam desligando a TV e comeando a acessar mais a Internet? por causa dos Rodrigos Faros da nossa maldita TV Aberta Brasileira, que desconhecem qualidade em todos os quesitos. Como colaborador para o Brasil, ressaltamos que ele fez Malhao e ajudou muito gals de rodoviria ter assunto quando este pretende mostrar seu fino trato na conquista, discutindo com a empreguetes que aguarda o nibus, o ltimo e sensacional Dana Gatinho. Ou seja, um zero esquerda quando falamos de sociedade e de grandes brasileiros. to idiota a idia do Faro estar nessa lista que a justificativa do programa para ele estar aqui que ele um apresentador verstil. de rir para no chorar.

Didi: Sem graa, desde o inicio da carreira (e no me venha com Saudosismo), o lder dos Os Trapalhes insiste em ficar na carreira de comediante. Dizem que o embaixador do Criana Esperana, aquele programa que a Globo faz para abater os impostos. Realmente, uma pessoa que podemos considerar um grande brasileiro (claro, isso se voc for idiota).

Dom Hlder Cmara: Opa, finalmente um nome considervel na Lista! Calma ateu, vou explicar o por qu! Cmara era um bispo que lutou para promover uma Igreja voltada a doao, ao apio aos mais pobres e a no-violncia. Defendia a viso que a Igreja deveria ser uma amiga do povo, auxiliando os necessitados, sempre de forma humilde e nunca impondo ou querendo se tornar dona da verdade. Teve quatro indicaes ao Nobel da Paz pelo seu trabalho voluntrio e papel junto a comunidade carente, em busca de uma Igreja mais humanista e menos dogmtica. Merecido.

Valdemiro Pilantra Santiago: Esse safado um dos pastores da Gerao Igreja TV. Ficou milionrio explorando a f de um povo sofrido, atravs de suas fraquezas, dizendo que cura doenas, faz milagres e expulsa demonios. investigado pelo Ministrio Pblico por inmeras acusaes, dentre elas, lavagem de dinheiro. Adora fazer drama para extorquir ainda mais dinheiros dos seus fieis, que ingenuamente, esvaziam os bolsos para ele poder comprar helicpteros e fazendas! S entraria na lista se ela fosse a lista dos brasileiros que deveriam ser lima para afiar o tridente do capeta.

Luciano Huck: Huck o fundador da nova fase do bom mocismo na TV Brasileira. Apresenta o programa do Caldeiro do Huck (que j tem mais de uma decada nas tarde de sbado). O programa tem quadros que ajudam muita gente, como um bom programa que explora o lado sentimental das pessoas deve ter! Entretanto, a imprensa fala muito bem de Huck, diz que ele mesmo uma pessoa engajada em ajudar o prximo, tirando por vezes do prprio bolso para que um quadro de ajuda se concretize. Como eu no o conheo e como a maior parte das opinio so favorveis a sua pessoa, difcil julgar se cabe um lugar na lista para ele ou no. De certo, uma boa pessoa, contudo, devo lembrar que no isso que estamos discutindo aqui! Vou me abster da minha opinio e deixo aberto aos comentarista decidirem se Huck merecia estar entre os 100 maiores brasileiros.

Tancredo Neves: Vish! Complicado, muito complicado opinar. Outro listado que deixo aos comentaristas decidirem, pois se comeasse a falar sobre Tancredo teria que puxar a Histria do Brasil l dos tempos do guaran com rolha e ia ter gente que ia me xingar at minhas orelhas ficarem quentes. Por hora, deixamos assim. Mais adiante, quando fizer um post sobre o Lado sombrio da Histria do Brasil voltaremos a tocar no assunto.

Dilma: Afinal, o que foi que Dilma fez at agora para entrar para Histria como uma das maiores brasileiras de todos os tempos? O fato de ela ser mulher e ser a primeira presidente do Brasil no faz dela uma das maiores brasileiras. Acredito que ela at possa, futuramente, estar iniciando algum projeto

ou enfim, algo significante que venha ajudar a nossa nao. mas at agora ela no fez nada demais.

Ccero: Esse entra na lista de acordo com o que voc acredita. Se voc cr no metafsico, ele entra, pois milagreiro, um homem devotado sua religio e que por causa dessa devoo, veio a adquirir o dom de realizar milagres ( e sem pedir dzimo, acreditem). Se voc no acredita no metafsico, ento ele no entra, visto que no seu ponto de vista, os milagres foram alguma manifestao incompreendida pela sociedade, a qual, na falta de uma resposta, atribuiu o feito extraordinrio e incomum ao Padre.

Herbert de Souza: O famoso Betinho, era um cara foda! Sua vida foi em prol da promoo dos direitos humanos e do projeto Ao da Cidadania contra a Fome, a Misria e pela Vida. Realmente uma pessoa que fez muito pela sociedade e sem dvida, deve estar nessa lista.

Renato Russo: timo cantor/msico, fez timas msicas, com mensagens e crticas bem elaboradas, que marcou geraes todavia, como tal, apenas um cantor e logo, colaborao sociedade prximo ao nulo. Lugar na lista? No! E no adianta vim com fanzite, no estou dizendo que ele ruim, estou dizendo apenas que, adotando os quesitos que tornam uma pessoa uma das maiores de uma nao, presumo que Russo ainda teria muito a fazer para se igualar a gigantes que poderiam estar no trigsimo lugar dessa lista, caso ela fosse uma lista sensata.

Gonzaga: Outro timo msico, contudo, um msico. Vigsimo nono lugar? No, por favor! Merecia um lugar na lista? S se ela tivesse mil integrantes e eu colocaria ele l na posio 800 para cima.

Chico Mendes: EITA! Esse sim! Mais um lugar ocupado por algum que mereceu. Um dos maiores ativistas e sindicalistas, pagou com a prpria vida por defender uma causa nobre, do desenvolvimento sustentavel para a floresta Amaznica, numa tentativa de impedir o desmatamento e trazer beneficio para o povo sem prejudicar o meio ambiente. A intensa luta, acabou atraindo a ateno dos poderosos, que lucram e muito com a destruio da Floresta. Sob ordens desses, Mendes foi assassinado em 1988. Brasil perdera um grande homem, que, com certeza, se ainda estivesse vivo, no permitiria que o cdigo florestal fosse aprovado.

Dom Pedro II: Merecido. Pedro II fez tanta coisa que nem vale a pena fazer apenas um comentrio. Caso apaream muitas pessoas nos comentrios que desconhecem as contribuies de Dom Pedro II, farei um post sobre elas e o porque ele mereceu o lugar na lista.

Malafaia: Outro safado. Malafaia um pastor homofobico, que alm de extorquir o povo com a sua vertente da Assemblia de Deus, ainda incita o preconceito, defendendo idias completamente anti-ticas e enfatizando que elas so a palavra de Deus. Silas um pilantra de marca maior, viveu sempre a custa da explorao dos ignorantes que caem no seu discurso, que em resumo, so baseados em idias imbecis e gritaria.

Oswaldo Cruz: Grande cientista, mdico, sanitarista, epidemiologista e bacteriologista que ajudou muito na construo da preveno de muitas doenas e principalmente, introduziu no Brasil, conceitos para manter a sade da populao em dia, entre elas, convencer as autoridades que a vacinao deveria ser obrigatria e gratuita. Merecido.

M. Jacinto Coelho: Apesar de ser fundador de uma grande obra (e quando falo grande digo no sentido de extensa e no de extraordinria), intitulada Cultura Racional, Jacinto vem mostrar mais uma vez a ligao do povo brasileiro com as Religies. S nessa parte da lista quantos lderes religiosos voc v? Pois , no a toa que somos um dos pases mais testa do mundo. E assim, era de esperar que eles aparecessem na lista. Na minha opinio, um lder religioso, para ser grandioso, tem que trabalhar em prol do povo, botando na prtica a filosofia que transmite, principalmente, atraves do trabalho voluntrio. Se ele trabalhar apenas passando a filosofia e no colocando-a em prtica, ento, que grandiosidade mora nele? E lembrando que Religio como Msica: ela pode ser positiva como tambm pode muito negativa na influncia que exerce sob uma pessoa, vai depender da pessoa, unicamente dela, ou seja, embora atinja as massas um contribuio que acerta o ntimo e individual e no certo que tenha um resultado positivo. Assim sendo, ningum pode ser considerado um dos maiores brasileiros somente porque um lder religioso, se ao menos, colocou em prtica aquilo que acredita e transmite!

Frei Galvo: Como vocs podem perceber, a lista est dividida em 4 grandes grupos: Msicos, Atores/Apresentadores, Religio e Jogadores de Futebol. No vou comear a falar o quanto isso PSSIMO! Prova que a maioria dos brasileiros no sabem votar, independente do que pedido e do propsito da votao. Frei Galvo um smbolo da f do povo brasileiros. Sua histria est cheio de eventos fantsticos e atribudo ao mesmo, poderes de cura e milagre. Logicamente, muito do que dito faz parte da crendice popular, do mesmo modo que em outras figuras religiosas, teve parte de sua vida escrita de forma potica, para melhor se adaptar ao fiel, virando um homem de dons incrveis, pisando no limiar da perfeio. O que verdade e o que mentira impossvel de dizer agora. Por isso resta a dvida se ele merece ou no est na lista. isso dependeria do que da sua Histria real. No merecido, nem desmerecido, considervel.

Rui Barbosa: Foi um dos principais intelectuais do seu tempo e estou impressionado que os brasileiros lembraram dele. Merece estar na lista por ser coautor da Primeira Constituio, lutar pelo abolicionismo e pela criao e elevao dos direitos do cidado. Tambm foi responsavel pela Reforma Geral no Ensino e foi ocupante de uma das cadeiras da ABL, sendo um dos membros-fundadores. Ser que ele imaginaria que um dia a ABL estaria dando uma das suas maiores honrarias para Ronaldinho Gacho? Creio que seria desgosto demais para Rui Barbosa receber tal notcia.

Eike Batista: Bem, a contribuio dele para sociedade que ele rico muito rico (ser rico agora para os brasileiros contribuio social). Isso deve fazer uma diferena para aquele sujeito, o famoso incluso digital, que tem aquela idia fixada na cabea de que, se uma pessoa rica, automaticamente ela importante e de grande valia a sociedade. Ou isso ou ele deu o troco da padaria para a BBC, o que rendeu o vigsimo primeiro lugar. Diz a lenda que, quando Eike Batista foi a padaria e perguntaram se o troco poderia ser bala?, a padaria teve que comprar a Arcor para poder pagar!

Neymar: Um garoto que, a princpio, fazia muitas firulas, tal como uma foca, quando entrava no campo para jogar futebol. Ento, por sorte do destino, comeou a receber assessoria da 9ine, que criou a sua imagem, como por exemplo o seu corte de cabelo ridculo e tambm todo o circo armado em volta do jogador. Por fim, acabou recebendo o merito de melhor jogador do Mundo pela imprensa brasileira (com a mo molhada pela sua agncia, imagino) . importante observar que o melhor do mundo (segundo nossa imprensa maravilhosa), nunca saiu do Brasil porque tem medo da Europa e borra as calas quando joga fora, pela seleo ou contra algum time do Antigo Mundo. Enfim, outro jogador de futebol que nunca fez nada pelo povo brasileiro. e ainda por cima um babaca!

Jos Alencar: Morreu, virou heri! Era um poltico contemporneo , ou seja, mais fudeu com muita gente do que ajudou de fato. Fim!

Roberto Carlos: Mito criado pela Globo e sua antecessora. O Rei da Msica Brasileira um sujeito enjoado, que faz mil e uma exigncias para fazer seus shows e no tem qualquer respeito pelos fs, segundo imprensa especializada ( que no faz parte da editora da Globo). Melhor dizendo, outro msico e assim sendo. voc j sabe, no ?

Zilda Arns: Caralho! Agora eu tirei o meu chapu! Quero dar os parabns ao cidado que votou na Zilda Arns. Zilda era uma grande mulher, mdica pediatra e sanitarista, sendo uma das maiores guerreiras e colaboradoras que essa nao j teve. Fundou a Pastoral da Criana e a Pastoral da Pessoa Idosa e dedicou a sua vida na luta e construo de diversos projetos sociais em prol das crianas, educao, dos idosos, de um vida digna ao povo de baixa renda, entre outros integrantes da populao que necessitavam de auxlio. Merecido.

Dercy Gonalves: Comediante sem graa que quando morreu virou heri. Os shows e espetculos de Dercy no faziam sucesso h tempos. Tal como Didi dos Trapalhes, faz parte do clube dos comediantes que no sabem se renovar. Ganhou destaque aps a sua morte, virando a rainha do humor nacional. Os seus dvds ento saram das prateleiras por causa da mania da imprensa em tornar heri quem morre. Passou a vida baseando seu humor em falar muitos palavres. Enfim, pelo povo brasileiro mesmo, ela no fez nada!

Ronaldo: Um grande jogador de futebol.. mas quando falamos de contribuio ao nosso pas, no fez porra nenhuma!

Chico Anysio: Grande comediante, humorista, que ao contrrio de Didi e Dercy Gonalves soube como se renovar at o fim dos seus dias. Sem dvida, um artista talentoso. Todavia, como tal, podemos dizer que no faz nada de significativo pelo nosso povo.

Pedir MaisCedo: Como j dizia Nappa - Isso deve ser um engano, esse aparelho deve estar quebrado. Uma das piores pessoas desse pas, podendo ser considerado o Hitler da Igreja Evanglica, tamanha a desgraa que trouxe ao nome das vertentes Neo Pentecostais, iniciando no Brasil a chamada

Era dos Dzimos , onde Igrejas foram transformado em empresas para explorar o povo crente. J destruiu a vida de muita gente e hoje indiciado pelo MP devido a centena de acusaes, entre elas, logicamente, est extorso e lavagem de dinheiro. Atualmente dono da Rede Record, o qual mantm como uma espcie de Escudo para continuar com suas picaretagens. Os 12 candidatos apresentados e que voc ver abaixo foram os 12 mais votados pelo povo brasileiro (relembrando que eles no esto por ordem de importncia). Vamos eles: Ayrton Senna

Se analisarmos pelo lado racional e deixarmos o que chamamos de fanzite aguda crnica para escanteio, encontramos outro brasileiro que est na lista e no fez nada de significativo pelo Brasil, exceto pelo Instituto Ayrton Senna. Ayrton Senna era um piloto de Formla 1, um dos maiores pilotos que essa modalidade do automobilismo j viu! Quem gosta de F1, sabe do valor da sua contribuio PARA ESSE ESPORTE! Leram? Espere, vou repetir o ultimo trecho: PARA ESSE ESPORTE!. Existe uma diferena enorme em contribuir para um Esporte e contribuir para um pas! Senna era um playboy, boa vida, que nunca trabalhou e desde pequeno foi incentivado pelo pai, um bem sucedido empresrio brasileiro, a competir nas mais diversas modalidades do automobilismo. Ganhou um Kart quando pequeno e a partir da no parou mais. Virou um dos maiores nomes da Formula 1, ganhou muitos ttulos, aumentou sua reputao, encheu os bolsos de money .. ok e o que isso alterou a minha vida, ou a sua, ou da maioria dos brasileiros? Algum ficou mais rico, mais pobre, mais inteligente, mais saudavel .?

A verdade que no mudou em nada a vida de quem quer que seja! Voc pensa que mudou porque quando era criana e acompanhava o circo armado no tinha competncia o suficiente para compreender e no conseguia discernir qual era o tamanho dessa contribuio sobre a sua vida e sobre a populao. Essa idolatria, esse reconhecimento exacerbado aos desportistas, provem da adoo da cultura Americana, que comeou a ser importada l pelos meados da dcada de 60 para o Brasil. Esse Kit Americano de Cultura inclui a famosa super valorizao dos Esportes, aonde atletas e demais desportistas so reconhecido como heris e ganham o topo da escala social, mesmo que, dentre os profissionais que conhecemos que formam a sociedade, esse que menos contribui. uma babaquice sem tamanho . contudo, funcionou muito bem por aqui. Se a lista fosse dos maiores desportista do Brasil, com certeza, Senna deveria ter um lugar. mas no , do maiores brasileiros de todos os tempos, logo, Senna no merece esse mrito. Chico Xavier

Para uns, um santo, um mensageiro da paz, um profeta de uma nova conscincia. Para outros, um louco! Se voc conhece a histria conturbada de Chico sabe que ele no teve uma vida fcil. Mesmo com tantos obstculos terminou por um virar lder espiritual e mover uma nova fase dos Espritas no Brasil.

Em matria de contribuio para os brasileiros Chico Xavier se encaixa na classe dos msicos e os profissionais do entretenimento, j que, sua contribuio s age de forma individual. Sem dvida, ele era uma tima pessoa, muito bondosa e humilde, com grande sabedoria e conscincia humanista. porm no podemos confundir as coisas, pois ser boa gente no o suficiente para merecer estar em uma lista como essa. Fernando Henrique Cardoso

FHC o mentor intelectual do Plano Real, responsvel por tirar a economia do Brasil da lama. Para quem no lembra, antes disso, vivamos com uma inflao to instvel que um produto que custava um preo x em certo dia, em outro poderia custar 30 vezes mais. Mas, como de se esperar de um poltico, Fernado Henrique Cardoso mais prejudicou do que colaborou com a nossa nao. Depois de estabilizar a

Economia, ganhou a confiana do povo. Entretanto, aps conseguir isso, comeou a entregar as nossas riquezas de bandeja para os estrageiros, privatizando tudo preo de banana e fazendo que o Brasil perdesse suas principais fontes de recursos naturais para os gringos. Se voc no conhece esse lado negro do mandato de FHC, aconselho a leitura do livroPrivataria Tucana que foi proibido nas livrarias, certamente por conter verdades desagradveis aos poderosos. Getlio Vargas Esse eu nem vou comentar ia levar tempo demais se fizesse isso e tempo no algo que tenho de sobra atualmente. Como fiz na lista passada com Luciano Huck, prefiro omitir a minha opinio. Deixo a cargo dos comentarista decidirem se ele merece ou no estar nessa lista. Irm Dulce

No conhecia e no vou falar sobre. Provavelmente porque a colaborao da Irm Dulce muito restrita aos baianos e eu sou catarinense. Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek, o idealizador de Braslia, melhor dizendo, o mentor do Inicio da Corrupo Desenfreada no Brasil. Ele mesmo era um corrupo sem freios, enriqueceu rapidamente as custas do governo e dos seus projetos que sempre tinham um lado duplo, oculto, que certamente o beneficiava. JK foi acusado diversas vezes de corrupo. As acusaes vinham desde os tempos em que ele era governador, e se intensificaram no perodo em que ele foi presidente. As denncias se multiplicaram por conta da construo de Braslia: havia srios indcios de superfaturamento das obras e favorecimento a empreiteiros ligados ao grupo poltico de Juscelino. Outro caso rumoroso foi o da empresa area Panair do Brasil, pertencente a amigos de JK, que foi acusada de possuir um monoplio do transporte de pessoas e materiais enviados para a construo de Braslia. Durante a construo de Braslia, como a BR-050 ainda no estava pronta, grande parte dos materiais e equipamentos utilizados na obra eram transportados por avies. A imprensa chegou a dizer que JK teria a stima maior fortuna do mundo, o que nunca foi provado. Durante a campanha eleitoral de 1960, para a escolha de seu sucessor, as denncias de corrupo contra JK foram amplamente exploradas pelo candidato Jnio Quadros que prometia varrer a corrupo do governo de JK. JK respondeu a inqurito policial militar (IPM) durante o regime militar, acusado de corrupo e de ter apoio dos comunistas.

Mas como dito anteriormente, o golpe de Mestre de JK foi construir Braslia. A idia mais do que genial para propagar a corrupo: levar a capital brasileira para o meio do nada, isolando-a do contato com o povo. Acredito que a idia de concretizar a capital no centro geogrfico do Brasil (prevista na Constituio de 1891, na Constituio de 1934 e na Constituio de 1946 e rejeitada pelos governos anteriores) tenha surgido depois que JK enfrentou os inmeros protestos. Transferindo a capital do Rio de Janeiro para o planalto central, os polticos estavam livres para aprontar e no sofrer o risco de revolta popular. Se hoje o brasileiro to aptico frente a corrupo, devemos agradecer boa parte dessa apatia a JK. E no s isso no! A dvida externa brasileira aumentou de 87 milhes de dlares, em 1955, para 297 milhes de dlares em 1959. Esta dvida foi ainda agravada pelas altas remessas de lucros das empresas estrangeiras de capital associado e pelo consequente aumento do dficit na balana de pagamentos. Houve tambm uma elevao da dvida interna brasileira em aproximadamente 500 milhes de dlares. Apesar do crescimento econmico, a construo de Braslia fez com que o mandato de Juscelino Kubitschek terminasse com crescimento da inflao, aumento da concentrao de renda e arrocho salarial. Em 1956, a taxa de inflao era de 19,2%, e em 1960, de 30,9%. Ocorreram vrias manifestaes populares, com greves na zona rural e nos centros industriais que se alastram nos governos seguintes. Por esses e outros motivos, podemos afirmar que JK deveria estar longe dessa lista. Bem longe e isolado, tal como Braslia. Lus Incio Lula da Silva

O ex-sindicalista que virou o trigsimo quinto presidente da Repblica foi considerado um dos melhores presidentes que o pas j teve. Assim como o governo de FHC, o mandato de Lula teve seus pontos fortes e seus pontos fracos. Lula ergueu o Brasil e esquentou a Economia de tal maneira que ficamos entre as maiores potncias do Mundo. O barbudo diminuiu nossa divida externa em 170 bilhes, mas, em contrapartida, aumentou a interna de 731 bilhes para mais de um trilho e 100 bilhes de reais. Alm disso, o ex-metarlugico conseguiu tirar milhes de brasileiro da misria, acabou com a Fome, fez a classe D virar classe C e Classe C virar Classe B, criou milhes de empregos com carteira assinada, deu poder aquisitivo ao povo e livrou o Brasil da crise econmica de 2008. Lula tinha tudo para ser um excelente presidente, se no fosse no o fato de ele ser totalmente conivente corrupo. A podrido do Senado, que j vinha desde do Governo de Fernando Henrique, veio a tona nos mandatos de Lula, que por sua vez, fez de tudo para encobrir e diminuir os acontecimentos. Foram centenas de CPIs, todas que acabaram em pizza! Era uma farra com o dinheiro pblico sem limites, farra que ainda no acabou e continua at hoje. Luiz, no tomou qualquer medida radical para impedir ou mesmo frear esses atos e ainda por cima, sempre ficou do lado dos corruptos.

Acrescentando aos pontos negativos citados anteriormente ainda temos o fato de Lula apoiar seu segundo mandato na criao e extenso de programas sociais, como o Bolsa Famlia, que terminou por criar o hbito nos brasileiros de classe mais baixa de deixar o trabalho para ser sustentado pelo governo, gerando ainda mais despesas ao errio e carga tributria, impostos os quais o trabalhador obrigado a pagar. A Sade no Brasil tambm entrou em estado decadente durante o Governo Lula, seguidos pela Educao, que aparentemente foi abandonada e tratada com o maior desdm. Por isso, como no caso de FHC, dificil dizer se ele merece estar na lista dos maiores brasileiros ou na lista dos piores brasileiros de todos os tempos. Oscar Niemeyer

Um cara de criatividade, sem duvida, um dos melhores da sua area, no entanto, em matria de contribuio ao povo brasileiro.cof, cof. pois , fazer construes com belos traos no ajuda muita gente, talvez, no mximo, quem as habite. E ainda temos que ressaltar que quem passou trabalho mesmo foi os engenheiros que acompanharam Niemeyer durante toda sua vida. Nem imagino os clculos que os pobres tiveram que fazer para por aquelas construes de p. Rapaz, deve ter sido um trabalho danado calcular e projetar aquelas construes! Se analisarmos bem, Niemeyer ainda ficou com a parte mais fcil. Pel

Pel, o Rei do Futebol.. ou seja, um jogador de Futebol, nunca fez nada pelo Brasil e nunca ir fazer. E ainda por cima um babaca! Melhor, a unica coisa que ele fez de bom pelo Brasil foi abandonar a sua carreira de cantor. Graas ao bom Senhor, j tenho que tolerar esses moleques com esses celulares com funk em locais pblicos, imagina ter que aturar um bando de pivete com aquelas canes do Pel no celular. E sabe como brasileiro em relao a msica: quanto pior, mais sucesso faz. Era de esperar que, se Pel continuasse a carreira de Cantor, fizesse sucesso. Princesa Isabel

Complicado. A princesa Isabel foi a responsvel por dar o golpe final na Escravido do Brasil. Teve uma participao, at considervel, visto que, sem o respaldo das autoridades, a liberdade dos negros no ocorreria, mesmo que na

poca da assinatura do documento de libertao, a idia abolicionista j estivesse instalada de forma avanada em nosso territrio. Quando a Lei urea foi assinada, todos j sabiam que faltava pouco para ela virar realidade. Havia uma presso popular absurda e as autoridades no podiam mais cont-la. Se no fizessem, em breve, teriam outra guerra por causa da Abolio. Essa batalha foi guerreada pelos abolicionistas, gente annima, que deu sangue e o suor nessa causa. Ainda assim, temos que considerar a participao da princesa, pois sem ela, seria apenas uma idia que tinha fora e apoio popular. Por essa participao, que embora pequena foi decisiva, acho que merecido o lugar dela na lista. Santos Dumont

Esse rapaz de baixa estatura foi aquele que mais alto chegou do cu em sua poca. Santos Dumont foi um inventor de extrema inteligncia. considerado por muitos brasileiros como o inventor do dirigvel, do avio e do ultraleve. Existe uma discusso eterna entre o responsvel pela criao do avio, ou melhor, responsvel pelo primeiro vo de um aparelho voador controlado, mais pesado que o ar. Os Irmos Wright sempre reividicaram a autoria do feito, com o vo do Flyer 1. Polmica que dura at hoje e que infelizmente os americanos ganharam, pois o reconhecimento da Federao Internacional de Aeronutica foi para os Wright.

Em matria de credibilidade, o vo do 14-bis teve muito mais base documental. Foi presenciado por milhares de pessoas, dentre elas jornalistas, estudiosos do assunto, polticos, entre outras fontes que documentaram o feito. J o vo do Fly1 foi presenciado por apenas o presidente do banco, que financiou o projeto dos irmos e seus funcionrios. De provas concretas existem algumas fotos, nas quais, nenhuma mostra o aparelho voando, apenas planando rente ao solo. E ainda devemos lembrar que o aparelho no saiu do cho sozinho, precisou de uma espcie de catapulta, um equipamento de lanamento, um conjunto de rampa e trilho. A realidade que o inventor do avio foi o governo francs e o primeiro a voar com um aparelho mais pesado com o ar foi Clment Ader, em 9 de outubro de 1893. Todavia, como era um segredo militar, Clment nunca recebeu tal credito, j que a descoberta desse feito foi liberada pelos militares quase 20 anos aps Dumont e os Wright terem voado pela primeira vez. Apesar dos pesares, ainda assim, Dumont foi um dos estudiosos que mais auxiliaram os avies chegarem ao nvel que chegaram hoje. Acho merecido o seu lugar na lista, no em uma posio to elevada. Pode no ter sido ele o inventor do avio mas ele teve uma participao significativa na construo e aperfeioamento desses. Tiradentes

Voc conhece a Histria do nosso pas? Se voc disse sim e no um historiador e no foi atrs para saber qual a verdade dos fatos, provavelmente voc se enquadra no grupo de brasileiros que foram ensinados pelo pssimo sistema de Ensino, que no se atualiza, mesmo sabendo das distores dos acontecimentos histricos mais do que comprovadas, tal como a inexistncia do grito do Ipiranga e a proclamao da Independncia, da criao do mito do Alejadinho e nesse caso, o marketing e alteraes que tornaram Tiradentes um dos maiores enganos da nossa to corrompida Histria. mais do que historicamente provado que a figura romntica e liberal (protorevolucionria, eu diria) de Tiradentes uma inveno das mentes construtoras do ideal republicano brasileiro. Afinal, que regime poderia resistir por muito tempo sem

alguns pares de criaturas fantsticas, enfim, sem as abstraes de grandeza e herosmo de alguns dos seus supostos mrtires? Desde a religio at a poltica, necessrio que, para que haja certa sagrao do novo status nacional, existam smbolos paupveis e objetos de devoo. Tiradentes um destes, alis, uma farsa J li por a que ele, na verdade, no era um dentista do sculo XVIII, antes, era um ladro de dentes de ouro das covas dos mortos (parafraseano Victoria de Vilarroel) Eis um interessante e profundo artigo do Dr. Otto de Alenxar de S Pereira, livredocente da Universidade Catlica de Petrpolis e um dos principais lderes monrquicos do Brasil:

Tiradentes Otto de Alencar de S-Pereira Tiradentes um dos mais graves enganos da Histria, contada a partir da repblica. H algumas dcadas passadas celebrava-se o 21 de abril. Nada mais justo: descobrimento do Brasil: Agora no. O 21 de abril passou h um dia qualquer desapercebido de comemorao, fazendo o povo esquecer-se da data. E a passou-se a celebrar o 22 de abril de abril: Tiradentes! Mas, por que Tiradentes? O Imprio tivera, em sua histria, muitos cones a comemorar. Alm de D. Pedro I, de D. Pedro II, de D. Leopoldina, de D. Amlia, de D. Thereza Christina e da Princesa Isabel, o Imprio tivera Caxias, Osrio, Tamandar, Barroso, Porto Alegre, Zacarias de Ges e Vasconcellos, Paran, Paulo Barbosa, Ouro Preto, Alencar, Castro Alves, Amoedo, Gonalves Dias, Silveira Martins, Ferreira Viana, Carlos Gomes, Mena Barreto, Piraj, etc. etc. etc. A Repblica precisava tambm de um cone. Deodoro nem pensar! Arrependera-se de ter proclamado a Repblica e era amigo do Imperador. Floriano Peixoto? Credo em Cruz! Mandou passar a fio da espada, 400 guardas-marinha da Esquadra Imperial, na Revolta da Armada. Prudente de Morais? No. Chacinou Antnio Conselheiro e todos de Canudos. Campos Salles? Rodrigues Alves? Affonso Penna? No poderiam servir. Antes da Repblica, eram Conselheiros do Imprio. Baro do Rio Branco? Como um cone da Repblica pode ser um Baro? Jamais. Santos Dumont? Era amigo ntimo da Famlia Imperial no exlio de Paris. Oswaldo Cruz? Foi um grande mdico, sanitarista, do perodo republicano, mas discpulo de outro mdico, o Baro de Motta Maia, que acompanhou a Famlia Imperial, no exlio. Marechal Rondon? Talvez, mas tinha sangue e cara de ndio! Washington Lus? Foi deposto por Getlio, no serve tambm. Quem sabe, o prprio Getlio? O homem dos trabalhadores. Mas como, cone de uma Repblica que se diz liberal e democrtica um ditador? Amigo de Hitler, de Mussolini e de Plnio Salgado, que, por sinal, traiu? Juscelino? Fez Braslia! Mas acelerou a inflao e tinha cara de palhao. Tambm no serve. Jnio Quadros? Era louco! Mas, ento quem? No h ningum? Ser possvel? Villa-Lobos? Gnio da msica, mas era um

bomio. No serve. Foram escarafunchar, na Histria Colonial, anterior vinda da Famlia Rela Portuguesa. Beckman? No, tem nome alemo. O Sabino, da Sabinada da Bahia? No serve, no tem perfil de cone. Os mais antigos? Duarte Coelho, Tom de Souza, Duarte da Costa, Mem de S? No podem! Foram nomeados pelo Rei de Portugal e eram seus sditos fiis. Ento, quem? Havia um alferes (sub-oficial) em Ouro Preto, que foi patriota de fato. Participou da conjurao Mineira de 1789 (conhecida como Inconfidncia Mineira) que queria a independncia de Minas Gerais, da Coroa Portuguesa, e era republicano, e foi o nico que se declarou, de fato, revolucionrio, enquanto os outros negaram, em Tribunal. Os outros eram importantes, Padres, Juzes, desembargadores, poetas famosos, Coronis, outros oficiais, etcetc Mas todos, ou se mataram na priso (como Alvarenga Peixoto) ou traram seus ideais negando sua participao na Inconfidncia. Tanto que a pena de morte foi reformada em exlio perptuo para a frica (que no foi perptuo, pois 33 anos depois, D. Pedro I proclamava a independncia (no s de Minas, mas do Brasil todo) e eles puderam voltar (alguns voltaram j no tempo de D. Joo VI). Nenhum deles, portanto, serve de cone republicano, mas e o alferes? No muito insignificante? Ainda mais que nas horas vagas era barbeiro, e como, costume da poca, tambm arrancava dentes: Cabelo, barba e dentes, por favor, e o fulano sentavase, corajosamente, na cadeira do Tiradentes. insignificante e acabou louco, antes de ser enforcado. (Se que foi, h dvidas; como era masson, o teriam salvo e trocado por outro, tambm condenado morte. Suspeita-se). um simples alferes, tirador de dentes. No faz mal. Ns o inventamos. Com quem ele precisa parecer-se? Claro! Com Jesus! O mrtir da ptria! Vamos por lhe barbas (os enforcados tinham cabelo e barba raspados, antes da execuo). E criar sua Histria Ser o cone da Repblica, j que no h nenhum outro. Foi um patriota republicano. Haver dvida? Mas por que no agiu como os demais, tirando o corpo fora? Ter sido mesmo como patriota? Ou como irresponsvel, por causa da loucura? A conjurao, antes de ser descoberta pelas autoridades da coroaportuguesa, ia de vento em popa, embora com to poucos partcipes, que podiam reunir-se na sala do poeta Tomaz Antnio Gonzaga (o Dirceu da Marlia). Todos eram homens de estatura alta, ou da poltica ou intelectual, ou militar, etc. entre os de pequena estatura, contava-se Joaquim Jos da Silva Xavier, o alferes, tiradentes. Era jovem, robusto e patriota (pelo menos parecia ser), logo, a figura indicada para ir, de viagem ao Rio de Janeiro, a fim de encontrar aderentes Inconfidncia. Foi mandado, quase como um moleque de recados. Como no tivesse muita instruo, nem tino poltico, ou lbia publicitria, fracassou. Todas as portas que visitou no Rio de Janeiro, lhe foram fechadas, ou melhor

ainda, lhe eram batidas na cara. Fora! No queremos nada com voc! Fruto da revoluo l dos franceses; fora! E foram tantos os foras, que o j fraco equilbrio psquico do Tiradentes, tornou-se em loucura. Voltou para Ouro Preto, ou vila Rica, como tambm era chamada a capital da capitania. A volta foi mais dura que a vinda, pois se na vinda sofrera as agruras de viajante daquele tempo, pelo menos havia a esperana! volta, teve as mesmas agruras, mas sem a esperana. E a falta da esperana aumentou a insanids. Pousava em fazendas, do caminho. E nas casas-grandes dos fazendeiros, (em geral ligadas ao Marqus de Barbacena, governador das Minas Gerais), contava, mesa, que tropas do Rio de Janeiro marchariam, em breve, para engrossar os exrcitos de revolucionrios de Ouro Preto, que a Frana e os Estados Unidos enviariam esquadras, para combater o Vice-Rei, no Rio de Janeiro, impedindo-o de ajudar o Barbacena. E assim por diante. Em cada parada, at Ouro Preto, aumentavam seus delrios. Resultado: O Marqus de Barbacena ficou sabendo de tudo, antes mesmo que o traidor Silvrio dos Reis, lhe contasse. Por isso no deu guarida ao Silvrio e mandou prend-lo tambm. Tambm, porque, mal Tiradentes chegou a Ouro Preto foi encarcerado, junto com todos os outros inconfidentes, que ele havia delatado, na mais pura ingenuidade dos insensatos e loucos! Como j dissemos foram todos a Tribunal, e negaram; menos ele. O processo chegou a Lisboa e o Alto Tribunal da Corte, condenou todos pena mxima: forca! Mas reinava em Portugal uma mulher, a Rainha D. Maria I, que ainda no tinha perdido suas faculdades mentais. E como mulher e bondosa catlica reformou a sentena de morte, para degredo em Angola, menos para Tiradentes, que havia confessado o crime de lesa majestade. (Dizem que mais tarde, D. Maria I, melhor informada da insanidade de Tiradentes, reformara tambm sua sentena, para degredo, mas a reforma da sentena, teria chegado tardiamente, pois Tiradentes j tinha sido enforcado). O cone da Repblica, o alferes Tiradentes, uma figura to paradoxal, quanto prpria conjurao que se pavoneou do ttulo de Inconfidncia. Que no conhecendo bem o latim, no entendeu porque a Coroa Portuguesa chamara o movimento de Inconfidncia. Porque Inconfidere, em latim o contrrio de Fidere. Fidere confiar; inconfidere desconfiar. Ou melhor: desconfia-se de quem traidor, inconfidente: Traidores da Coroa. At hoje, infelizmente, em Ouro Preto , na Praa, Central, sobre o portal da Casa da Cmara est escrito Museu da Inconfidncia ou seja: Museu da Traio.

Esquea os livros de Histria colega e comece a ver o Mundo como ele realmente foi! Para isso, voc tem que pesquisar e ler. A ferramenta para o servio voc j tem, a Internet, basta saber como us-la e usar.

Concluindo

Da lista dos 100, quem ns achamos que realmente mereceu um lugar na lista, sem qualquer sombra de dvida: 100- Maria da Penha 98- Vital Brazil 91- Landell de Moura 70- Marechal Rondon 66- Carlos Chagas 55- Paulo Freire 52 Carlos D. Andrade 41- Machado de Assis 37- Dom Hlder Cmara 31- Herbert de Souza 28- Chico Mendes 27- Dom Pedro II 25- Oswaldo Cruz 22- Rui Barbosa 17- Zilda Arns ?.?- Princesa Isabel ?.?- Santos Dumont Por fim Aps o termino da lista, o que concluo que ela mostra quem ns somos e porque o Brasil vive mergulhado na merda! O motivo dessa ignorncia obvio: Educao de pssima qualidade. O nosso povo desconhece a prpria Histria, extremamente manipulado pela mdia, adora um governo populista e acha que Futebol, Msica e Religio so prioridades da sociedade e seus representantes grandes contribuidores. Resta sentir pena e esperar que um dia o quadro mude e que o povo tome conscincia da tamanha babaquice que se implantou por aqui.

Vous aimerez peut-être aussi