Vous êtes sur la page 1sur 4

ADITIVOS

Aditivos: em busca da pea perfeita


Todo transformador sabe que a fabricao de peas em composites passa necessariamente pelo uso de aditivos, seja para promover pea nal propriedades nivelantes, desaerantes, umectantes, redutoras de odor e de viscosidade, dentre outras, assim como para evitar defeitos, normalmente de superfcie.
Performance: em grande medida dependente dos aditivos

Cray Valley

Conhea agora os principais aditivos disposio do mercado

sempre uma decepo quando o transformador de peas em composites planeja com ateno a fabricao de uma determinada pea, adquire as matriasprimas indicadas, aplica-as com planejamento e cuidado mas mesmo assim se v diante de problemas tais como reforos com dificuldade de umectao ou molhagem, bolhas que insistem em no sumir do laminado, processos de cura incompletos, gelcoats com falhas na superfcie ou mesmo com o encolhimento da pea final, dentre uma infinidade de problemas. Por que isso acontece?

e resinas polister insaturado, com pequenas porcentagens de uso, afirmou Andr Rosa, gerente regional de negcios da diviso de silicones da Wacker para a Amrica do Sul (Jandira, SP). Os aditivos (por exemplo, a slica pirognica) conferem propriedades muito interessantes nos produtos finais tais como hidrofobicidade, resistncia ao escorrimento e tixotropia, entre outras, disse Sidney Nascimento, gerente de marketing regional para a Amrica do Sul da Cabot Latin Amrica (So Paulo, SP).

Foras de interao
Como todas as substncias existentes na natureza ou sintetizadas quimicamente, as matrias-primas para fabricao de peas em composites sofrem a interferncia de foras fsicas que afetam o seu manuseio e processamento, criando defeitos estruturais ou cosmticos indesejveis. Devido complexidade das formulaes e s interferncias entre as diversas matrias-primas quando em processo, durante aquecimento ou resfriamento, acontecem modificaes nas foras de estabilizao (foras de Van der Walls) ou mesmo interferncias eletrostticas entre as matrias-primas, afirmou Wildon Lopes, diretor da Polystell (Diadema, SP).

Classicaes
Em nmero considervel (centenas), os aditivos podem ser divididos de vrias formas. Duas delas vo a seguir. A primeira em funo das propriedades que proporcionam, existindo ento tantos tipos de aditivos quanto necessidades por parte do transformador. A segunda forma de dividir os aditivos diz respeito a 1) se atuam na superfcie da resina ou do filme, atribuindo propriedades, 2) se atuam nas propriedades do filme ou pea final, proporcionando ou modificando propriedades, e 3) se atuam durante o processo de fabricao, eliminando ou reduzindo problemas indesejveis. Outra distino quanto ao processo de cura: a frio ou a quente. Confira a seguir alguns dos tipos de aditivos existentes no mercado. So abordados apenas os aditivos de cura a frio.

Os aditivos
A soluo para essas situaes: utilizar aditivos formulados especialmente para minimizar a ocorrncia desses problemas. Se os processos e as matrias-primas fossem ideais, no haveria a necessidade de aditivos, completou Lopes. Outra aplicao dos aditivos para atribuir caractersticas diferenciadas s formulaes. Os aditivos devem ser utilizados em qualquer situao, para fabricar peas de qualidade, disse Fenelon Chaves dos Santos, gerente de aditivos para plsticos da BYK (So Paulo, SP). Os aditivos permitem alcanar melhores desempenhos em termos de gelcoat

Desaerantes/ antiespumantes
Qualquer um que tenha laminado uma pea em composites sabe muito bem dos inconvenientes de existirem bolhas no laminado: alm de reduzirem em muito a resistncia mecnica da pea, as bolhas podem criar problemas superficiais na superfcie com gelcoat e so sinnimo de pea mal laminada. Para acelerar o mecanismo de retirar bolhas do laminado, so utilizados os aditivos desaerantes e antiespumantes. Bolha de ar estvel no consegue ser eliminada, afirmou Fenelon, da BYK. O

REVISTA COMPOSITES & PLSTICOS DE ENGENHARIA


Aditivos_PR72_01.indd 32

32

PR
9/16/10 11:34 AM

ADITIVOS
que faz o aditivo: desestabiliza a bolha, movendo-a para a superfcie e provocando seu estouro. Os aditivos desaerantes/antiespumantes podem em alguns casos no ser compatveis com sistemas transparentes, pois eles turvariam o sistema embora existam tambm desaerantes que no apresentam esse inconveniente.

Uso crescente
Para fabricar peas em composites dos mais variados tipos e qualidades, assim como em escalas que vo de dezenas a milhares de peas, o uso de aditivos tende a aumentar com o tempo. O uso de mais ou menos aditivos nas formulaes depende do surgimento de problemas mas tambm do aparecimento de modicaes nos tipos de resinas e matrias-primas oferecidos pelos fabricantes, armou Lopes, da Polystell. A busca pelo barateamento de matrias-primas e processos, assim como a busca por qualidade, faz com que surjam novos materiais e com eles novos defeitos aparecem e novos aditivos precisam ser desenvolvidos. Quando falamos em composites nos referidos a aplicaes termoxas as mais diversas, transparentes, pigmentadas, com carga, e para que essas substncias se dem bem entre si surge uma grande quantidade de aditivos no mercado, disse Santos, da BYK. tivos so divididos em dois tipos: a base de silicone e a base de acrilato. Os aditivos base silicone reduzem a tenso superficial do gelcoat ou do laminado de resina, permitindo a cobertura adequada da superfcie e prevenindo dessa forma a formao de crateras, efeito olho de peixe e outros fenmenos bem conhecidos pelos aplicadores de gelcoat. J os aditivos base acrilato, embora no tenham a propriedade de tenso superficial, servem para retirar ondulaes e para evitar efeitos casca de laranja, por exemplo.

Umectantes/dispersantes
Tambm chamados de aditivos antifloculantes ou surfactantes, os aditivos umectantes/dispersantes funcionam de forma a evitar que partculas as mais diversas sejam atradas entre si, ou seja, promovendo floculao, dividindo-as em partculas primrias. Um dos usos desse tipo de aditivo em pastas de pigmentos, para se ter um melhor desempenho de cor na moagem do pigmento, conseguindo tons mais fortes de cor. Por exemplo, negros de fumo sem aditivos umectantes/dispersantes podem atribuir a cor cinza s superfcies dos laminados. Com os aditivos, o negro de fumo consegue tornar a superfcie preta profunda. Outro uso desse tipo de aditivo em sistemas de resina com carga, evitando que esta sedimente com o passar do tempo, alm disso abaixando a viscosidade do sistema.

Aditivos de superfcie
Tambm chamados de aditivos nivelantes ou autonivelantes, os aditivos de superfcie, como o prprio nome diz, melhoram o nivelamento e evitam dessa forma a ocorrncia de defeitos no gelcoat ou no laminado de resina. Esses adi-

Nossas solues

para compsitos

- Aditivos de processo para SMC / BMC - Desaerante para ster vinlica - Umectantes dispersantes para massa plstica - Matrias-primas para gel coat

www.bbquimica.com.br

Nossas solues

Aditivos_PR72_01.indd 33

9/16/10 11:18 AM

br4|marketing

ADITIVOS
Efeito concentrado: aditivos em pequenas quantidades

o de tack superficial ocorre por uma inibio da reao de polimerizao pelo oxignio do ar. Para lidar com esse problema, existem os redutores de tack superficial. O funcionamento desse tipo de aditivo simples, consistindo na formao de uma pelcula na superfcie que no deixa o oxignio se aproximar para inibir a reao de polimerizao da resina com o reforo.

Cray Valley

Supressantes de odor
Tambm chamados de aditivos redutores de odor ou antiemissores de estireno, os aditivos supressantes de odor criam um filme na superfcie do gelcoat ou do laminado, evitando a evaporao do estireno. A taxa de reduo de emisso de estireno com esse tipo de aditivo pode ir de 70 a 90% na fase inerte do sistema. Este ltimo detalhe importante, pois os aditivos supressantes de odor no se aplicam a laminaes por spray nas quais so formadas micropartculas posteriormente aplicadas no laminado. Os aditivos redutores de odor tambm reduzem o tack superficial do sistema, embora no sejam especificamente orientados para isso.

Agentes de acoplamento
Para melhorar algumas propriedades mecnicas e/ou reduzir custos, o laminador muito frequentemente utiliza cargas na formulao do laminado. Essas cargas precisam ser bem incorporadas nesse laminado. Para melhorar a ligao qumica entre cargas e resina existem os chamados agentes de acoplamento. Alumina triidratada, utilizada para dar retardncia de chama pea, e quartzo so apenas algumas das cargas cujo acomplamento com a resina esses agentes permitem otimizar. Essa ligao aprimorada permite tambm melhorar ainda mais as propriedades mecnicas do laminado. Fabricantes desse tipo de aditivo estimam em 30 a 40% a melhoria dessas propriedades na compresso diametral de tubulaes. Outra aplicao dos agentes de acomplamento em concreto polimrico, na incorporao de quartzo resina.

Redutores de tack superficial


Na laminao de peas em composites, um cuidado que preciso tomar evitar que o processo gere um ndice de tack superficial muito alto, indicao de que o laminado no curou totalmente. Sob intemperismo, ento, essa pea, pela influncia da gua, adquire o tom branco. A forma-

Redutores de viscosidade
medida que o transformador aplica mais e mais carga na resina, de forma a melhorar a rigidez e diminuir custos na fabricao da pea, a viscosidade do composto aumenta gra-

Painel Tecnologias para Moldes e Prototipagem


No dia 8 de novembro, paralelamente FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2010, ser realizado um evento focado a pro ssionais fabricantes de peas em composites ou poliuretano As empresas transformadoras de peas em composites e poliuretano enfrentam, continuamente, o desa o de produzirem mais peas e com uma qualidade melhor. Para atingirem este objetivo, alguns componentes fundamentais so os modelos, moldes e prottipos. Con ra um evento espec co para esta necessidade
Inscries e informaes:

2010
Moldinjet

Local: Data:

Centro de Convenes do Expo Center Norte 8 de novembro de 2010

www.feiplar.com.br / www.feipur.com.br (55 11) 2899-6377 com Tabatha tabatha@artsim.com.br

Horrio: 13 h s 17 h

EVENTO GRATUITO

Patrocinador:

O maior evento de tecnologia em composites, poliuretano e plsticos de engenharia da Amrica Latina


De 10 a 12 de novembro de 2010 12h - 21h (exposio) Pavilho Verde Expo Center Norte So Paulo

Aditivos_PR72_01.indd 1 Painel Tec MOLDES.indd 34

9/16/10 11:18 AM 9/15/10 11:43 AM

ADITIVOS
dativamente. Isso faz com que as partculas de carga tendam cada vez mais a se flocularem, ou seja, a se juntarem em blocos de carga, difceis de romper. Para evitar isso, existem os redutores de viscosidade, que funcionam dispersando a carga e, claro, reduzindo a viscosidade do composto. Alguns fabricantes estimam em 12% a quantidade a mais de carga que possvel incorporar ao composto com a adio de redutores de viscosidade. Isso permite criar laminados mais fceis de lixar, por exemplo, o talco, como carga mole, melhora essa caracterstica do laminado. ca, os melhoradores de tixotropia ajudam a evitar que a resina laminada ou o gelcoat escorram de superfcies verticais. Outro nome deles melhoradores de reologia, que o ramo da qumica que estuda esses fenmenos. Os melhoradores de tixotropia so utilizados at o ponto em que a resina ou o gelcoat no escorrem mais.

Aditivos de processo
Para BMC e SMC, so oferecidos no mercado aditivos chamados de processo. O que eles fazem? Com propriedades de low shrink (baixo encolhimento) e low profile (antiemisso de estearatos pelo composto), os aditivos de processo, alm de ajudarem os composites nessas duas propriedades, substituem os desmoldantes tradicionais e melhoram o acabamento superficial das peas em BMC e SMC. A emisso de estearatos o que ocasiona o amarelamento dos faris de automveis com o passar do tempo. Outra propriedade dos aditivos de processo a melhoria do fluxo na aplicao, possuindo dessa forma caractersticas de aditivos umectantes e dispersantes.

Slica pirognica
Quimicamente, a slica pirognica dixido de silcio, produto incolor, com pureza superior a 99,5% (alta pureza) e teor de umidade abaixo de 0,8% (isenta de gua) com estrutura amorfa. Oferecida em dois tipos principais, a hidroflica (no tratada) e a hidrofbica (tratada), a slica pirognica confere propriedades muito interessantes nos produtos finais, tais como hidrofobicidade (incompatibilidade com a gua), resistncia ao escorrimento (aumento de tixotropia), boa fluidez durante a laminao, previne sedimentao de pigmentos e cargas, etc. As slicas hidrofbicas resistem gua, intemprie e corroso. Outras propriedades que elas promovem so resistncia qumica e mecnica, especialmente com tratamento na superfcie da slica por grupos silanos.

Aditivos antiseparantes
Devendo ser incompatveis com as resinas, o que lhes permite atribuir a qualidade superficial desejada, os aditivos low shrink e low profile acima citados podem ocasionar, na pea final, manchas provocadas pela incompatibilidade entre os aditivos, que aparecem na pigmentao. Os chamados aditivos antiseparantes promovem compatibilidade entre esses aditivos.

Melhoradores de tixotropia
Para sistemas que possuem incorporada a slica pirogni-

POLYSTELL
9001

ADITIVOS

ISO

Aditivos e Especialidades Qumicas para Gelcoats, Termoplsticos e Termofixos, Compsitos, Epxi, Polister, Poliuretanos e outros.

Performance e solues em:


Agentes modificadores de impacto Redutor de tenso superficial Agentes dispersantes Desaerantes Nivelantes Umectantes Agentes hidroflicos p/ filmes/polietileno Surfactante para masterbatch Veculo universal para pigmentos Pigmento lquido p/ rotomoldagem Aditivos antiestticos p/ polmeros Agentes desmoldantes (interno/externo) Promotores de aderncia p/ pintura (plsticos/metais) Aditivos hidrorrepelentes p/ polmeros Agentes deslizantes Aditivos absorvedores de UV/Halls
POLYSTELL DO BRASIL LTDA.
Aditivos e Especialidades Qumicas Fone/Fax: 11 4055-2000 3728-8000 www.polystell.com.br polystell@polystell.com.br

Representantes Polystell: Rio de Janeiro (BADAR) 21 9605-3689/2281-7850 Paran (AMARAL) 41 8418-5380 Santa Catarina (ADILSON) 48 9911-0056 / 3462-2649 Rio Grande do Sul (CRISTINA) 51 3334-0019 / 9912-3024

Aditivos_PR72_01.indd 35

9/16/10 10:59 AM

LCG

Vous aimerez peut-être aussi