Vous êtes sur la page 1sur 35

Tcnico em Agroindstria

Introduo a Agroindstria
Cristiane Brauer Zaicovski

Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graa

Pelotas-RS 2012

Presidncia da Repblica Federativa do Brasil Ministrio da Educao Secretaria de Educao a Distncia

Campus Pelotas - Visconde da Graa Este Caderno foi elaborado em parceria entre o Campus Pelotas - Visconde da Graa e o Sistema Escola Tcnica Aberta do Brasil e-Tec Brasil.
Equipe de Elaborao Campus Pelotas - Visconde da Graa - CAVG Coordenao Institucional Cinara Ourique do Nascimento/CAVG Professor-autor Cristiane Brauer Zaicovski/CAVG Projeto Grfico Eduardo Meneses Fbio Brumana Equipe Tcnica Maria Isabel Giusti Moreira/CAVG Pablo Brauner Viegas/CAVG Rodrigo da Cruz Casalinho/CAVG Diagramao Maria Isabel Giusti Moreira/CAVG Reviso Cristiane Silveira dos Santos/CAVG Marisa Teresinha Pereira Neto Cancela/CAVG

Ficha catalogrfica

Apresentao e-Tec Brasil


Amigo(a) estudante! O Ministrio da Educao vem desenvolvendo Polticas e Programas para expansoda Educao Bsica e do Ensino Superior no Pas. Um dos caminhos encontradospara que essa expanso se efetive com maior rapidez e eficincia a modalidade adistncia. No mundo inteiro so milhes os estudantes que frequentam cursos a distncia. Aqui no Brasil, so mais de 300 mil os matriculados em cursos regulares de Ensino Mdio e Superior a distncia, oferecidos por instituies pblicas e privadas de ensino. Em 2005, o MEC implantou o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), hoje, consolidado como o maior programa nacional de formao de professores, em nvel superior. Para expanso e melhoria da educao profissional e fortalecimento do Ensino Mdio, o MEC est implementando o Programa Escola Tcnica Aberta do Brasil (e-TecBrasil). Espera, assim, oferecer aos jovens das periferias dos grandes centros urbanose dos municpios do interior do Pas oportunidades para maior escolaridade, melhorescondies de insero no mundo do trabalho e, dessa forma, com elevado potencialpara o desenvolvimento produtivo regional. O e-Tec resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educao Profissionale Tecnolgica (SETEC), a Secretaria de Educao a Distncia (SED) do Ministrio daEducao, as universidades e escolas tcnicas estaduais e federais. O Programa apia a oferta de cursos tcnicos de nvel mdio por parte das escolaspblicas de educao profissional federais, estaduais, municipais e, por outro lado,a adequao da infra-estrutura de escolas pblicas estaduais e municipais. Do primeiro Edital do e-Tec Brasil participaram 430 proponentes de adequaode escolas e 74 instituies de ensino tcnico, as quais propuseram 147 cursos tcnicosde nvel mdio, abrangendo 14 reas profissionais.

O resultado desse Edital contemplou193 escolas em 20 unidades federativas. A perspectiva do Programa que sejam ofertadas10.000 vagas, em 250 polos, at 2010. Assim, a modalidade de Educao a Distncia oferece nova interface para amais expressiva expanso da rede federal de educao tecnolgica dos ltimos anos: aconstruo dos novos centros federais (CEFETs), a organizao dos Institutos Federaisde Educao Tecnolgica (IFETs) e de seus campi. O Programa e-Tec Brasil vai sendo desenhado na construo coletiva e participaoativa nas aes de democratizao e expanso da educao profissional no Pas,valendo-se dos pilares da educao a distncia, sustentados pela formao continuadade professores e pela utilizao dos recursos tecnolgicos disponveis. A equipe que coordena o Programa e-Tec Brasil lhe deseja sucesso na sua formaoprofissional e na sua caminhada no curso a distncia em que est matriculado(a). Braslia, Ministrio da Educao setembro de 2008.

Sumrio
Apresentao e-Tec Brasil Sumrio Indicao de cones Palavra do professor-autor Outros - instituio validadora Apresentao da Disciplina Projeto instrucional 3 Agroindstria 3.1 Vantagens da Agroindustrializao 3.2 Matria-Prima 3.3 Aproveitamento da Matria-Prima 4 Sistemas Agroindstriais (SAGs) 4.1 Definio 4.2 Componentes dos SAGs 4.3 Mudanas nos SAGs Atividades de aprendizagem Referncias Currculo do Professor 3 5 7 9 11 13 15 17 18 19 19 21 21 21 23 31 33 35

Indicao de cones
Os cones funcionam como elementos grficos utilizados para facilitar a organizao e a leitura do texto. Veja a funo de cada um deles: Ateno: Mostra pontos relevantes encontrados no texto.

Saiba mais: Oferece novas informaes que enriquecem o assunto como curiosidades ou notcias recentes relacionadas ao tema estudado. Glossrio: Utilizado para definir um termo, palavra ou expresso utlizada no texto Midias integradas: Indica livros, filmes, msicas sites, programas de TV, ou qualquer outra fonte de informao relacionada ao contedo apresentado. Pratique: Indica exerccios e/ou Atividades Complementares que voc deve realizar. Resumo: Traz uma sntese das idias mais importantes apresenta das no texto/aula. Avaliao: Indica Atividades de Avaliao de Aprendizagem da aula.

Introduo a Agroindstria

e-Tec Brasil

e-Tec Brasil

Tcnico em Agroindstria

Palavra do professor-autor
Prezado (a) aluno (a), A rea de Cincia e Tecnologia de Alimentos encontra-se em franca expanso. A Agroindstria est mais moderna e diversificada, oferecendo, ao mercado consumidor cada vez mais exigente, uma srie de novos produtos, sempre com muita qualidade. Atravs da disciplina de Introduo Agroindstria, trabalharemos os principais conceitos relacionados Cincia e Tecnologia de Alimentos, Agroindstria e Sistemas Agroindustriais e introduzir as Principais Operaes Unitrias realizadas na Agroindstria e Equipamentos empregados. Para melhor entendimento da disciplina, h disponvel um Frum de Avisos e um Frum de Dvidas que os ajudar na realizao das atividades propostas. Seja bem-vindo (a) ao espao da disciplina de Introduo Agroindstria! Lembre-se: H uma equipe que trabalha para que voc supere suas dificuldades.

Conte conosco! Professora Cristiane Brauer Zaicovski

Introduo a Agroindstria

e-Tec Brasil

Outros - instituio validadora

Introduo a Agroindstria

11

e-Tec Brasil

Apresentao da Disciplina

Prezado (a) aluno (a), Seja bem-vindo (a) ao espao da disciplina de Introduo a Agroindstria, Nesta disciplina, ser possvel obter-se uma viso sobre os conceitos da Cincia e Tecnologia de Alimentos, as principais alteraes alimentares, principais equipamentos utilizados na indstria e ver os principais conceitos relacionados a agroindstria. Essa disciplina est dividida em trs unidades dispostas em duas semanas. Na primeira semana, estudaremos conceitos bsicos relativos a Cincia e Tecnologia dos Alimentos, Alteraes Alimentares e Agroindstria. Na segunda semana, conheceremos as principais operaes unitrias e equipamentos utilizados na agroindstria. Lembre-se: H uma equipe que trabalha para que voc supere sua dificuldades. Conte conosco! Professora Cristiane Brauer Zaicovski

Introduo a Agroindstria

13

e-Tec Brasil

e-Tec Brasil

14

Tcnico em Agroindstria

Projeto instrucional
Instituio: Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graa Nome do Curso: Tcnico em Agroindstria Professor-autor: Cristiane Brauer Zaicovski Disciplina: Introduo a Agroindstria

PROJETO INSTRUCIONAL
Ementa bsica da disciplina: A disciplina de Introduo Agroindstria abordar os conceitos relacionados introduo a cincia e tecnologia de alimentos, alteraes alimentares, agroindstria e sistemas agroindustriais e equipamentos utilizados na agroindstria.
Carga Horria (Horas) 10

Semana

Aula

Objetivos e aprendizagem

Recursos

1. Introduo a Cincia e Tecnologia 1 2. Principais Alteraes nos Alimentos 3. Agroindstria 2 4. Sistemas Agroindustriais (SAGs)

Conhecer os principais fundamentos da Cincia e Tecnologia de Alimentos Conhecer os principais agentes que alteram as caractersticas sensoriais dos alimentos Definir e reconhecer os diversos tipos de agroindstria Conceituar o que so os Sistemas Agroindustriais e os reconhecer os principais fatores que atuam. Conhecer os principais equipamentos empregados na transformao da matriaprima em produto agroindustrial

Unidade Curricular 1 Unidade Curricular 1 Unidade Curricular 2

10 10

Unidade Curricular 2

10

5. Equipamentos Utilizados na Agroindstria

Unidade Curricular 3

20

Introduo a Agroindstria

15

e-Tec Brasil

3 Agroindstria

Objetivos da aula
Definir e reconhecer os diversos tipos de agroindstria

um tipo de empresa que matria-prima de origem animal e/ou vegetal envolvendo transformao e conservao atravs de alteraes fsicoqumicas, armazenamento, embalagem e distribuio. Com o aumento da produo de alimentos para atender aspectos scio-econmicos e demogrficos, criou-se a necessidade do homem aprender a conservar os excedentes e perecveis por mais tempo. Essa situao que inspirou a criao e o processo da indstria de alimentos. A agroindstria se relaciona com vrios ramos da Cincia: qumica, fsica, turismo, biologia, engenharia, veterinria, agronomia, topografia, zootecnia, matemtica. Para a obteno da melhor matria-prima para a agroindustrializao necessrio um planejamento para a produo desta, que vai desde o plantio dos vegetais e seleo de reprodutores animais at a fase em que o alimento utilizado para a elaborao de um produto derivado. Em todas as fases da agroindustrializao, o objetivo que a matria-prima satisfaa sempre as exigncias relacionadas com seu valor nutritivo, com suas caractersticas sensoriais, com sua sanidade e sua capacidade de resistir ao processamento.

Introduo a Agroindstria

17

e-Tec Brasil

Figura 3.1 Fluxograma da Agroindustrializao


Matria-Prima (Selecionada)

Beneficiamento (Limpeza, Higienizao, Seleo)

Elaborao (Operaes de natureza fsica, qumica e biolgica)

Preservao e Conservao (Eliminao de microorganismos patognicos e enzimas)

Armazenamento (Embalagem, tal como, vidro, papel, lata, plstico)

3.1 Vantagens da Agroindustrializao


maior tempo de vida til; melhor qualidade sensorial (cor, sabor, aroma); obteno de produtos dietticos; obteno de produtos modificados atravs de salga, dessecao, etc.; melhor acondicionamento e apresentao dos produtos;

e-Tec Brasil

18

Tcnico em Agroindstria

consumidores adquirem produtos fora da poca de safra (por exemplo, polpa de fruta congelada); consumidores podem adquiri produtos tpicos de outras regies; utilizao de resduos.

3.2 Matria-Prima
Classificada segundo sua procedncia. Vegetal: arroz, cebola, laranja, pssego; Animal: aves, bovinos, sunos, pescado; Mineral: sal de cozinha, bicarbonato de sdio; Sintticos: aspartame, cliclamato de sdio.

3.3 Aproveitamento da Matria-Prima


Classificada de acordo que utilizada na elaborao de um produto. Inteira: compota, carne enlatada; Desfigurada: extrato de tomate; Secos ou dessecados: charque; Extrao: suco de frutas, leo vegetal; Misto: picles. Bebidas alcolicas: fermentadas (cerveja, vinho), fermento-destiladas (cachaa. usque);

Introduo a Agroindstria

19

e-Tec Brasil

Bebidas no-alcolicas: refrigerantes, suco de frutas, leite, caf, ch; Cereais, panificao e massas alimentcias: farinhas, pes, tortas, biscoito, massas; Queijos e produtos lcteos: iogurte, bebida lctea, doce de leite; Produtos de confeitaria: balas, bombons, chocolate; leos comestveis e margarina; Ovos e produtos derivados; Pescados e frutos-do-mar; Gelias, doces em massa produtos similares; Carne: bovina, suna, ovina, aves; Acares e xaropes: sacarose, glicose; Vegetais: conservas, fermentados, congelados, desidratados, minimamente processados; Ingredientes especiais: condimentos, sal, pectina, gelatina, amido; Alimentos para crianas; Sopas: congeladas, desidratadas; Alimentos pr-prontos.

e-Tec Brasil

20

Tcnico em Agroindstria

4 Sistemas Agroindstriais (SAGs)


Objetivos da aula
Conceituar o que so os Sistemas Agroindustriais e os reconhecer os principais fatores que atuam.

4.1 Definio
Sistema Agroindustrial, a SAG, consiste na sequncia de atividades que transformam a matria-prima em um produto pronto para o consumidor. Tambm consiste nas relaes contratuais entre empresas cujo objetivo final disputar o consumidor em determinado produto.

4.2 Componentes dos SAGs


Os componentes do SAG se inter-relacionam e operam dentro de uma cadeia produtiva, da produo de insumos a chegada do produto final ao consumidor.

Figura 4.1 Componentes dos SAGs


Ambiente Organizacional: associaes, pesquisa, cooperativas, firmas, informao.

Mdias integradas

Insumo

Agricultura
Distribuio Varejo

Indstria
Distribuio Atacado

Para saber mais sobre SAG Uva http://www.sober.org.br/ palestra/9/590.pdf

Consumidor

Para saber mais sobre SAG Carne Bovina http://galileu.fundanet.br/ jornada/artigos/adm/helio_ sena.pdf

Ambiente Institucional: cultura, tradies, educao, costumes

Introduo a Agroindstria

21

e-Tec Brasil

4.2.1 Insumos - Agricultura


Consiste na produo primria, agentes atuantes na gerao de matria-prima para a agroindstria. Representa um dos elos mais conflituosos no agronegcios porque so distantes do mercado final, dispersos geograficamente e bastante heterogneos. A produo agrcola uma atividade de crescente complexidade, o que leva o agricultor a lidar com aspectos tecnolgicos, mercadolgicos, de recursos humanos e ambientais. Essa complexidade vem induzindo a mudana do perfil do agricultor com muita rapidez em todo o mundo. Assim sendo, as empresas de insumos passam a perceber a importncia de ajudar o seu cliente (agricultor) a resolver seus problemas, ao invs de apenas vender o insumo. Exemplos de empresas de insumos agrcolas: defensivos agrcolas (Monsanto, Bayer, Dupont, etc.), mquinas e tratores (Ford, Valmet, etc.), semenes (Agroceres, Cargill, etc.), fertilizantes (Copas, Trevo, etc.), raes animais (Purina, Guabi, Socil, etc.), produtos veterinrios (Valle, Boehringer, ect.).

4.2.2 Agroindstria
Consistem nos agentes que atuam na transformao do alimento, denominadas de agroindstrias. Podem ser de Primeira Transformao, que adiciona atributos ao produto, sem transform-lo ou de Segunda Transformao quando o produtos. Trata-se de um conjunto de atividades exercidas por empresas de portes variados, desde empresas familiares, de pequeno porte, at grandes conglomerados internacionais. Por um lado, a agroindstria lida com o seu cliente, que o agente distribuidor, os supermercados, por exemplo, onde necessita colocar seu produto a venda, em outras palavras, adquirir a prateleira. Em contrapartida, lida tambm com o seu supridor, o setor primrio, com quem deve dividir margens da venda do produto.

4.2.3 Mercado Atacado


A distribuio de alimentos para grandes centros urbanos passa por plataformas centrais cujo papel tem sido concentrar fisicamente o produto e

e-Tec Brasil

22

Tcnico em Agroindstria

permitir que agentes varejistas se abasteam.

4.2.4 Mercado Varejista


A funo de distribuir produtos em grandes centrais passou a ser altamente especializada e realizada por agentes com diferentes caractersticas. Convivem no universo da distribuio tanto as grandes cadeias internacionais tais como, Carrefour e Wal-Mart, cadeias nacionais, tais como, Po de Acar. Porm, pequenas empresas, tais como padarias e aougues, participam dessa etapa. O varejo de alimentos passa por grandes mudanas em todo o mundo, em especial com o aumento ao que se refere aos aspectos de qualidade, o que induz ao aumento da importncia das marcas, selos de qualidade e rastreabilidade dos alimentos.

4.2.5 Consumidor
Trata-se do ponto focal para onde converge o fluxo dos produtos do SAG. O produto final adquirido pelo consumidor para satisfazer as suas necessidades alimentares, que variam de acordo com a renda, preferncias, faixa etria e expectativas, etc.

4.2.6 Ambiente Instituicional e Organizacional


O fluxograma dos Componentes do SAG amparado por duas margens: uma representada pelo ambiente institucional e outra pelo ambiente organizacional. O ambiente institucional so as regras do jogo representadas pelas leis, tradies e costumes que caracterizam as diferentes sociedades, portanto, de difcil mudana. O ambiente organizacional consiste nas estruturas que do suporte ao funcionamento dos SAGs, tais como, empresas, universidades, cooperativas, associaes de produtores, etc.

4.3 Mudanas nos SAGs


O encadeamento dos elos dos SAGs diversificado e complexo. O vaivm do fluxo de informaes nos sistemas mais forte no sentido do

Introduo a Agroindstria

23

e-Tec Brasil

movimento para trs, pois a reorganizao sistmica se inicia com as mudanas de padres de consumo. A tabela abaixo resume o fluxo das tendncias nos negcios agroalimentares
Tabela 4.1: Tabela de Fluxos

Sentido Insumos/Consumidor

Fluxo fsico dos produtos logstica) Fluxo de servios Troca de direitos de propriedade Fluxo de comunicaes (promoo) Fluxo de informaes Fluxo de pagamentos Fluxo de Pedidos Negociaes Fluxo financeiro (financiamento)

Sentido Consumidor/Insumos

Sentido Duplo

Para facilitar o vaivm nesses fluxos, existem as chamadas empresas facilitadoras, que so aqueles que prestam servios de transporte, estocagem, propaganda, servios financeiros, seguros, pesquisas de mercado, etc. O SAG sofre influncia de vrios fatores: Macroambiente: principalmente ambiente econmico (por exemplo, impactos da crise mundial que iniciou-se em 2008 sobre alguns SAGs brasileiros); Recursos Naturais: relativo a fenmenos da natureza (por exemplo, notcias de escassez de petrleo para o SAG da cana-de-acar); Tecnologia: uso de tecnologias (cdigo de barras, internet, produtos geneticamente modificados); Ambiente Institucional: que pode dividir-se em formais (leis e regulamentos) e informais (tradio, costume). A seguir so analisadas as mudanas que impactam cada um dos Componentes do SAG:

e-Tec Brasil

24

Tcnico em Agroindstria

4.3.1 Mudanas no comportamento do CONSUMIDOR


A segmentao dos mercados consumidores uma importante caracterstica que influencia nas estratgias empresariais com respeito ao desenvolvimento e aperfeioamento de produtos e servios. O mercado est, cada vez mais, fragmentado e as empresas esto focando, em geral, os segmentos do mercado para melhor atend-los. A partir do Plano Real (1994), o aumento da renda da populao provocou algumas mudanas no comportamento do consumidor de alimentos e bebidas. As principais modificaes so: Consumo fora do domiclio: observa-se uma grande expanso dos negcios de fast-food alm da proliferao de restaurantes a quilo, os buffets a balana pois so sinnimos de praticidade, rapidez, convenincia e adequao aos desejos dos consumidores. Segurana Alimentar: cresce a preocupao dos consumidores quanto origem dos produtos, presena de resduos txicos e microorganismos patognicos e ao estado de conservao dos alimentos. Associado segurana alimentar, o conceito de rastreabilidade visando descrever na embalagem do produto todo o sistema produtivo do mesmo (origem, local de processamento, quem o distribuiu, etc.) crescente nos segmentos de mercado mais exigentes. Estrutura etria: a populao mundial cresce a uma taxa aproximada de 1,5% ao ano; porm, a populao com mais de 65 anos cresce 2,7% ao ano. No Brasil, verifica-se a tendncia de um aumento na participao dos idosos na populao total do Pas. Convenincia: a expanso de lares com menor nmero de moradores e o aumento da participao da mulher no mercado de trabalho tm levado ao consumo de produtos de fcil preparo e coco, muitas vezes com embalagens individualizadas. A urbanizao da populao tambm fortalece estas mudanas

Introduo a Agroindstria

25

e-Tec Brasil

Valores de Aspectos Culturais, Regionais e Exticos: produtos exticos, ligados ao fator da atratividade pelo que novo e da diversificao na alimentao, tm mercado crescente, o que abre uma oportunidade no exterior s comidas tpicas e frutas tropicais do Brasil, oferecidas no formato desejado de convenincia e segurana por estes consumidores. Preocupao Ambiental: a abordagem do desenvolvimento sustentvel de mercado tem induzido algumas empresas a focar suas estratgias em consumidores verdes, atravs do posicionamento de produtos ambientalmente limpos ou pela melhoria da imagem corporativa, atravs do envolvimento ou, ainda, pelo patrocnio em programas ambientais. Por exemplo, produtos orgnicos, com selos e outros fatores de diferenciao, so valorizados por esse segmento de mercado e realados nas embalagens como um diferencial. Tambm h o debate em relao aos produtos geneticamente modificados, que no esto tendo aceitao em alguns segmentos de mercados, particularmente na Europa. No se pode esquecer dos chamados produtos populares, que, mesmo no sendo direcionados a atender, na sua magnitude, os padres de consumo anteriormente citados ( exceo da segurana alimentar), se direcionam ao enorme segmento de consumidores com maiores restries oramentrias. Direitos e Exigncias Legais: cada vez mais as empresas tm que se adaptar as regulamentaes tcnicas que visam, na maiori das vezes, ao benefcio e proteo aos consumidores pois os cdigos de defesa de consumidores esto muito rigorosos e controles maiores esto sendo feitas s empresas.

4.3.2 Mudanas no Setor de Distribuio (ATACADO e VAREJO)


O setor de distribuio tm crescido em importncia e poder de negociao nas relaes do SAG, pois identifica mais facilmente as tendncias de consumo e coordena o fluxo de informaes e mercadorias na cadeia

e-Tec Brasil

26

Tcnico em Agroindstria

produtiva. Atravs desse setor permite-se saber quem compra, quando, quanto, o que . Tambm h o crescimento acentuado de lanamentos de marcas prprias pelos varejistas e atacadistas destinadas a varejistas menores, acirrando disputa e o valor do espao nas gndolas, pois geralmente so mais baratas. Hoje em dia, a otimizao da produtividades das gndolas tem sido valorizado atravs de pagamentos adiantados por espao (locao de lugar privilegiado), eliminao de custos, gesto por categorias de produtos e aumento de produes no ponto-de-venda, em detrimento da reduo nos gastos com propaganda, financiadas em grande parte pela indstria de alimentos. Tambm observa-se a perda de participao de mercado de formatos tradicionais, tais como, feiras livres, aougues, lojas que no apresentam atrativos e prontas solues aos consumidores. Servios como entrega a domiclio e vendas via internet so cada vez maiores e vm ocupando importante espao na distribuio de produtos da agroindstria. As lojas varejistas em postos de combustveis e as mquinas de vendas de produtos vm apresentando crescimento de mercado.

4.3.3 Mudanas na Indstria


Nos dias de hoje, verifica-se uma estagnao do consumo de alimentos nos pases desenvolvidos e com o consumo per capita em queda. Esta estabilidade europia e as menores taxas de crescimento nos Estados Unidos tm induzido as corporaes agroalimentares desdes pases se voltarem para mercados emergentes, tais como, Leste Europeu, Sudeste Asitico e Amrica Latina, pelo potencial que estes mercados representam. Alm do mais, um aumento na renda per capita faz com que consumidores de extratos sociais de menor renda adquiram hbitos de consumo de consumidores que possuem renda superior. Com isso, h um aumento no consumo de produtos mais elaborados. Dessa forma, a perspectiva de aumento no consumo de produtos mais elaborados com crescimento e melhor distribuio de renda no Pas considervel. Alm do potencial de crescimento, alguns mercados do Pas j possuem significativos valores de venda. A combinadores desses fatores est atraindo investimentos de multi-

Introduo a Agroindstria

27

e-Tec Brasil

nacionais, acirrando o ambiente competitivo no mercado interno brasileiro. A reorganizao em setores industriais especficos, busca de reduo de custos devido tendncia de reduo de margens pelos gastos com lanamentos de novos produtos, reduo no ciclo de vida dos produtos e s presses exercidas pelos varejistas (inclusive pela expanso de marcas prprias) est induzindo uma crescente concentrao na indstria de alimentos. Empresas de maior porte, alm de apresentarem maiores vantagens em termos de escala, conseguem suportar os pesados investimentos em comunicao. As agroindstrias, empresas que fornecem produtos intermedirios que so usados em indstrias de alimentos tambm seguem a grande maioria das tendncias, com destaque expressiva mudana no foco, antes orientado para a produo e agora mais direcionado satisfao das necessidades de seus consumidores industriais.

4.3.4 Mudanas na Produo Rural


Dois fatores vm condicionando um cenrio de mudanas no setor agrcola: a abertura comercial e a estabilizao da economia. No Brasil est ocorrendo o contnuo deslocamento das regies produtoras de gros e, consequentemente, de carnes para a Regio Centro-Oeste, pelo fato da terra ser mais barata em relao a reas mais prximas a centros de consumo. O resultado o aumento no tamanho mdio das fazendas. Tambm ntido o deslocamento das regies produtoras de gado de corte para o Norte e o Centro-Oeste do Pas, buscando menores custos e maior escala de produo. Isso no significa que a pequena produo no possa ser competitiva. Em primeiro lugar, podem-se selecionar, para propriedades de menor porte, atividades mais compatveis pequena escala, tais como: frutas olercolas e atividades de turismo rural. Buscam-se a diversificao das fontes de renda e a produo de parte da subsistncia. Em segundo lugar, h de se promover um processo de cooperao estratgica entre pequenas propriedades, de forma a se reduzirem custos ligados s atividades de marketing, finanas e controle da produo. Estratgias diversa podem ser estabelecidas nesse aspecto: uso de denominaes de origem, identificao dos produtos como oriundos de pequenos produtores, e assim por diante.

e-Tec Brasil

28

Tcnico em Agroindstria

A busca de outras fontes de renda por parte dos produtores tambm um fator importante, com o crescimento dos mercados de turismo rural (ecoturismo, hotis-fazenda), compostos de famlias urbanas que gostariam de passar finais de semanas no campo ou em estabelecimentos rurais, aprendendo sobre a produo e aproveitando o tranquilo ambiente do campo.

4.3.5 Mudanas na Indstria de Insumos


Verifica-se uma forte orientao no sentido de serem buscadas tecnologias com alta relao benefcio/custo para os produtores e com foco no consumidor final. Tambm a questo ambiental preocupa cada vez mais, pois produtos ecologicamente corretos passam a ser reconhecidos por consumidores exigentes e dispostos a pagar preos diferenciados, inclusive podendo estar interessados em quais insumos foram usados. Grandes discusses sobre produtos geneticamente modificados esto na pauta dos SAGs. O retorno e reciclagem de embalagens. bem como aspectos de segurana na aplicao de produtos qumicos tambm so preocupaes da indstria de insumos. Alm disso, nos sistemas de distribuio dos insumo agrcolas, grandes mudanas esto ocorrendo, com o oferecimento de servios pelas empresas aos produtores (produto aplicado), atravs da contratao de empresas prestadoras de servios terceirizadas, podendo trazer maior eficincia no uso de mquinas e tambm uma esperada concentrao no varejo desses produtos.

Introduo a Agroindstria

29

e-Tec Brasil

Atividades de aprendizagem
Marque V para Verdadeiro ou F para Falso. 1. ( ) Agroindstria o tipo de empresa que envolve a transformao e conservao de matrias-primas de origem vegetal ou animal. 2. ( ) A agroindstria se relaciona apenas com ramos da Cincia que envolve qumica e fsica. 3. ( ) So etapas da agroindustrializao: seleo da matria-prima, beneficiamento, elaborao, conservao e armazenamento. 4. ( ) Melhorar a qualidade sensorial, como cor, sabor e aroma, de produtos no uma vantagem da agroindustrializao. 5. ( ) Sistema agroindustrial consiste na sequncia de atividades que transformam a matria-prima em um produto pronto ao consumidor. 6. ( ) So componentes do SAG: insumos, agricultura, indstria e consumidor. 7. ( ) O mercado varejista consiste a distribuio de alimentos para grandes centros urbanos. 8. ( ) O mercado varejista consiste o ponto final de um SAG. 9. ( ) O ambiente institucional e ambiente organizacional amparam o SAG. 10. ( ) O SAG no sofre influncias de espcie alguma.

Introduo a Agroindstria

31

e-Tec Brasil

otas-RS

Referncias
BARUFFALDI, R.; OLIVEIRA, M.N. Fundamentos da Tecnologia de Alimentos. v3. So Paulo: Atheneu, 1998. 318p. BOBBIO, F.O.; BOBBIO, P.A. Introduo Qumica de Alimentos. 3ed. So Paulo: Varela, 2003. 238p. EVANGELISTA, J. Tecnologia de Alimentos. 2ed. So Paulo: Atheneu, 2000. FELLOWS, P.J. Tecnologia do Processamento de Alimentos Princpios e Prtica. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 602p. FOSCHIERA, J.L. Indstria de Laticnios. Porto Alegre: Suliani, 2004. 88p. GAVA, A.J. Princpios de Tecnologia de Alimentos. 3ed. So Paulo: Nobel, 1981. 278p. ORDEZ, J.A. Tecnologia de Alimentos. v1. Porto Alegre: Artmed, 2006; 294p. RIBEIRO, E.P.; SERAVALLI, E.A.G. Qumica de Alimentos. 2ed. So Paulo: Blucher, 2007. 184p. NEVES, M.F.; CHADDAD, F.R.; LAZZARINI, S.G. Alimentos: novos tempos e conceitos na gesto de negcios. So Paulo: Ed. Pioneira, 2000. 129p. ZYLBERSZTAJAN, D.; NEVES, F.M. Economia e Gesto dos Negcios Agroalimentares. So Paulo: Ed. Pioneira, 2005. 428p.

BARUFFALDI, R.; OLIVEIRA, M.N. Fundamentos da Tecnologia de Alimentos. v3. So Paulo: Atheneu, 1998. 318p. EVANGELISTA, J. Tecnologia de Alimentos. 2ed. So Paulo: Atheneu, 2000. FELLOWS, P.J. Tecnologia do Processamento de Alimentos - Princpios e Prtica. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 602p. FOSCHIERA, J.L. Indstria de Laticnios. Porto Alegre: Suliani, 2004. 88p.

Introduo a Agroindstria

33

e-Tec Brasil

GAVA, A.J. Princpios de Tecnologia de Alimentos. 3ed. So Paulo: Nobel, 1981. 278p. MAIA, G.A.; SOUSA, P.H.M.; LIMA, A.S.; CARVALHO, J.M.; FIGUEIREDO, R.W. Processamento de Frutas Tropicais: nutrio, produtos e controle de qualidade . Fortaleza: UFC, 2009. 277p. ORDEZ, J.A. Tecnologia de Alimentos. v1. Porto Alegre: Artmed, 2006; 294p.

e-Tec Brasil

34

Tcnico em Agroindstria

Currculo do Professor
Cristiane Brauer Zaicovski possui graduao em Bacharelado em Qumica de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2002) e Ps-Graduao, nveis de mestrado e doutorado, em Cincia e Tecnologia Agroindustrial, pela Faculdade Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas (2008), com nfase na rea de Cincia e Tecnologia de Frutas e Hortalias. Possui experincia nas reas de Cincia e Tecnologia de Alimentos, Qualidade de Alimentos e Propriedades Funcionais em Alimentos. docente do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia Sul-RioGrandense, Campus C.A.V.G. Atua no curso tcnico em Agroindstria e nos cursos Tecnlogo em Viticultura e Enologia e Tecnlogo em Agroindstria. autora de trabalhos cientficos publicados em peridicos nacionais e internacionais.

Vous aimerez peut-être aussi