Vous êtes sur la page 1sur 28

O TORNO MECNICO 1.

0 Introduo:

As ferramentas foram a maneira que o homem encontrou para ampliar a fora e destreza do seu corpo. As mquinas possibilitaram a multiplicao destes princpios por milhes de vezes. O Torno foi provavelmente uma das primeiras tecnologias desenvolvidas para a produo em grande escala. Com ele (na antiguidade) uma pessoa poderia sem maiores dificuldades, produzir recipientes para toda uma comunidade. Chamado de Mquina Ferramenta Fundamental, foi a partir dele que se originaram todas as demais ferramentas, o Torno pode executar maior nmero de operaes que qualquer outra mquina ferramenta. O Torno executa qualquer espcie de superfcie de revoluo uma vez que a pea que se trabalha tem o movimento de avano e translao. Permite usinar qualquer obra que deva ter seo circular e combinaes de tais sees. O trabalho abrange obras como eixos, polias, pinos e todas as espcies de roscas. Alm de tornear superfcies cilndricas externas e internas, o Torno poder usinar superfcies planas no topo das peas, facear, abrir rasgos ou entalhes de qualquer forma, ressaltos e golas, superfcie cnicas, esfricas e perfiladas. Qualquer tipo de pea roscada, interna ou externa, pode ser executada no Torno. Alm dessas operaes primrias ou comuns, o Torno pode ser usado para furar, alargar, recartilhar, enrolar molas, etc. o Torno tambm pode ser empregado para polir peas empregando-se uma lima fina, lixas etc.

Fig. 1: Torno Mecnico Horizontal

2.0 Histrico:

O uso do Torno foi identificado por arquelogos na fabricao de cermicas datadas de mais de 3000 anos de existncia. Desenhos Egpcios mostram oleiros trabalhando com Tornos a mais de 2000 anos antes de nossa era. Fig. 2: Torno primitivo Fig. 3: Torno Oleiro

Os primeiros Tornos, dignos desse nome, tinham barramento de madeira e transmisso por correias de couro. Os mecanismos eram acionados por pedais, semelhantes s mquinas de costura manuais inspirados por Leonardo DVinci. Fig. 4: Torno tipo mquina de costura. Fig. 5: Detalhe do acionamento.

No fim do sculo XVIII, os fabricantes de armas para batalhas (cruzadas), comearam a desenvolver interesse por diversos materiais metlicos, originando dispositivos mecnico para fabricao de suas armas e ferramentas. Um Torno mecnico era ajustado antigamente pelo ferramenteiro que utilizava um conjunto de procedimentos mentais e manuais. Necessitando de outro tipo de pea, era preciso reajustar todo o equipamento novamente. Com a chegada da energia eltrica no final do sculo XIX surge o motor eltrico, que trouxe junto com a revoluo industrial inglesa, o aperfeioamento do Torno e de diversas mquinas no sculo XX. Fig. 6: Torno da poca da 2 guerra. Depois da introduo da informtica, a unio das funes do Torno e dos computadores numa mesma mquina (torno de comando numrico computadorizado), permitiu que todos os procedimentos do ferramenteiro sejam feitos automaticamente pelo Torno. Basta para isso que o programador d os comandos e as medidas da nova pea.

Fig. 7: Estao CNC 3.0 Tornos Mecnicos: Para poder atender s mais variadas necessidades da tcnica moderna, os fabricantes oferecem uma grande variedade de Tornos, que diferem entre si nas dimenses, 3

caractersticas e formas construtivas, adequando-se as necessidades individuais para a execuo de uma determinada tarefa. A escolha de um modelo de Torno deve levar em conta os seguintes fatores: Dimenses das peas a produzir; Formas das mesmas; Quantidades de peas a produzir; Possibilidade de obter as peas diretamente de barras e perfis; Grau de preciso e acabamento exigido.

3.1 Classificao dos Tornos Mecnicos: 3.1.1 Horizontais: So os mais comuns e mais utilizados frequentemente. Por apresentarem dificuldade e demora na troca das ferramentas, no atingem grandes produtividades, no so adequados para produes em srie. Muito utilizados em servios de manuteno, onde normalmente se trabalha uma nica, ou poucas peas.

Fig. 8: Modelo de Torno Mecnico atual. 3.1.2 Revolver: Apresenta porta ferramentas mltiplo (torre revolver). Permite dispor variadas ferramentas em forma ordenada e sucessiva, o que otimiza a utilizao do equipamento, diminuindo consideravelmente o tempo de confeco da pea.

Fig. 9: Detalhe porta-ferramentas do Torno Revolver. 3.1.3 Copiadores: Permitem obter peas com forma de slidos de revoluo de qualquer perfil. Para poder realizar estes trabalhos necessrio que a ferramenta esteja animada de dois movimentos simultneos: um de translao, longitudinal e outro de translao transversal, em relao pea que se trabalha.

Fig. 10: Mecanismo apalpador de um Torno Copiador

3.1.4 De placas: Utilizados para tornear peas curtas e de grande dimetro, tais como polias, volantes, rodas, etc.

Fig. 11: Torno de Placas. 3.1.5 Verticais: Com eixo de rotao vertical, so empregados para tornear peas de grande porte, como volantes, polias, rodas dentadas, etc., a qual por seu grande peso, se pode montar mais facilmente sobre a plataforma redonda horizontal que uma plataforma vertical.

Fig. 12: Torno Vertical.

3.1.6 De Produo ou Corte Mltiplo: Servem para atender as necessidades da produo, aumentando a quantidade de peas e diminuindo o custo da produo. provido de dois carros, um anterior (com movimento longitudinal) e outro posterior (com movimento transversal). Os dois carros so providos de porta ferramentas e trabalham simultaneamente com avano automtico.

Fig. 13: Ex. ferramentas mltiplas em um Torno de Produo. 3.1.7 Automticos: So mquinas automticas, nas quais todas as operaes so realizadas sucessivamente, uma aps outra. Um s operrio pode atender a vrios Tornos Automticos, uma vez que o trabalho se resume a carregar o material na mquina.

Fig. 14: Torno Automtico. 3.1.8 Semi-automticos: Os Tornos Semi-automticos so apropriados especialmente para usinar peas de origem fundida, forjadas ou estampadas. Exige a colocao manual da pea bruta no dispositivo de usinagem, mas o restante do processo e todo automtico. 3.2 Tornos Especiais: 7

3.2.1 Detaladores: So Tornos construdos especialmente para esse fim ou pode-se aplicar um carro transversal especial nos Tonos comuns. Empregados para arrancar material dos dentes das fresas e machos dos quais se exige perfil constante de corte. 3.2.2 Repetidores: Usados na produo em srie de peas obtidas por rotao em torno de seu eixo. Tais Tornos so denominados de repetio porque as peas so colocadas uma de cada vez na pina. 3.2.3 Comando Numrico Computadorizado (CNC): a integrao do antigo Torno Mecnico com um comando computadorizado. Permite a comunicao do computador com a mquina, possibilitado que as peas saiam direto do desenho, para a estao de usinagem. O controle numrico um sistema que interpreta um conjunto de instrues prgravadas, codificadas em alguns formatos simblicos, permitindo a mquina executar as instrues e ainda verificar os resultados para que a preciso seja mantida. Apresenta menor tempo de confeco das peas, excelente preciso, maior rendimento e flexibilidade, permitindo a usinagem de formatos complicados e variados. Tem como pontos negativos o alto custo de investimento, operador qualificado e problemas de programao.

Fig. 15: Estao CNC.

4.0 Caractersticas e componentes: 8

Os Tornos variam em tamanho e modelos, conforme as dimenses e caractersticas das peas a serem trabalhadas; a escolha de acessrios nos permite realiza os mais diferentes processos. O tamanho de um Torno Mecnico baseado sobretudo em duas dimenses: O dimetro mximo que pode ser usinado entre pontos (A) e o comprimento aproximado da maior obra a ser usinada entre centros (B). O dimetro mximo que pode ser usinado entre pontos ou centros igual a duas vezes a distncia do ponto parte mais alta do barramento ou das guias. No confundir com a altura do ponto sobre o barramento. O comprimento do barramento (C) muito maior do que a distncia entre pontos, mesmo com o cabeote mvel na sua extrema direita.

Fig. 16: Principais dimenses. 4.1.0 Componentes essenciais: O Torno compe-se essencialmente das seguintes partes: Barramento; Cabeote fixo; Cabeote mvel; Carro porta-ferramenta; Caixa de mudanas.

4.1.1 Barramento: Para deslizamento do carro em seu movimento longitudinal preciso dotar o tomo de superfcies planas rgidas, isto , de trilhos paralelos que constituem o barramento do Torno. O barramento ou banco do Tomo uma pea de ferro fundido resistente, em que assenta o Torno. Na parte superior do barramento h as guias prismticas ou planas. Os trilhos tm por finalidade: 1) criar uma direo geral de colocao dos cabeotes Fixo e mvel, como um eixo ideal comum para o eixo de trabalho (de um lado flange, rgos de centragem, ponta - de outro, a ponta do cabeote mvel); 2) fornecer um guia apropriado a suportar presses e resistente ao desgaste, ferramenta, cujo avano longitudinal deve ser perfeitamente paralelo direo criada pelo eixo ideal do eixo de trabalho, ou as pontas. Os trilhos prismticos em "V" tm-se mostrado os mais teis e rigorosos para barramentos de Tornos e tm sido aceitos pela maioria dos mais eminentes fabricantes de mquinas ferramentas, pois resistem melhor fora resultante originada pelas foras FP (principal) FR (radial de corte).

Fig. 17: Barramento.

Fig. 18: Detalhe do Trilho.

10

4.1.2 Cabeote Fixo: O cabeote fixo uma pea macia, em ferro fundido, que serve para alterar a velocidade de rotao da pea. Atravs da combinao de polias ou engrenagens (de diferentes dimetros), possvel modificar a velocidade e o torque no cabeote conforme as necessidades do trabalho realizado. Alem disso, o Cabeote fixo possui um dispositivo de inverso, que permite alterar o sentido de rotao (Inversor).
Fig. 19: Vista esquemtica, Cabeote Fixo.

4.1.3 Cabeote mvel: O Cabeote mvel no se relaciona com o sistema de acionamento da mquina. Colocado sobre o barramento em frente do cabeote fixo, tem por finalidade dar apoio ao material a ser usinado, ou em outros casos, suportar e guiar ferramentas de corte. composto pelas seguintes peas: Base: uma placa de ferro fundido, que se assenta nas guias do barramento; Corpo: um suporte de construo slida para o alojamento de um cilindro que se encontra rigorosamente alinhado com a rvore do cabeote fixo. Mangote: Tubo cilndrico, (provido de porca), que se desloca axialmente dentro do cabeote; Dispositivo de fixao: Serve para fixar a base no barramento. Permite que o Cabeote mvel seja deslocado ao longo do barramento.

Fig. 20: Cabeote Mvel.

11

4.1.4 Carro principal: O Carro principal - (f) possui deslocamento longitudinal, (manual ou automtico), transportando os demais conjuntos (d) - torre porta-ferramenta, (e) - carro transversal, (i) - carro porta-ferramenta. No modo automtico, o carro principal utilizado para abrir roscas (filetar, rosquear).

Fig. 21: Carro Principal

4.1.5 Carro transversal: O carro transversal (e) pode se movimentar transversalmente ao barramento. Ele montado encima do Carro principal (f), em um dispositivo chamado Sela. Sobre a Sela est montada a guia do carro transversal com o mecanismo de avano. Obs.: Em alguns Tornos, o avano do carro transversal dispe do modo automtico. 4.1.6 Carro porta ferramenta: O Carro porta ferramentas (i), tambm possui dispositivo de avano (manual) e est fixado encima do carro transversal (e), atravs de um dispositivo chamado Limbo Graduado. O Limbo Graduado permite variar o ngulo da ferramenta em relao pea. 4.1.7 Torre porta ferramentas: Acima do Carro porta ferramentas (i), h a Torre porta ferramentas (d), que tambm pode girar em torno de seu eixo. Na Torre porta ferramentas, prende-se a ferramenta ou os seus cabos (quando se trabalha com Bit) por intermdio de um parafuso. Obs.: As manivelas de avano transversal e longitudinal possuem colares graduados que auxiliam nos avanos de corte e profundidade. Tais colares permitem saber a quantidade de avano aplicada. 12

4.1.8 Caixa de mudanas: So mecanismos que servem para o acionamento dos avanos longitudinais, transversais e da rvore de um Torno. Fazendo-se a combinao de polias (atravs de corias) e engrenagens, possvel modificar as velocidades. um tanto demorado, pois o equipamento deve ser parado, as velocidades calculadas e as polias e/ou engrenagens recombinadas. Como as foras necessrias ao acionamento do avano so menores do que as exigidas para o desbaste, os mecanismos das caixas de mudana so mais leves e empregam, s vezes, dispositivos diferentes dos que se encontram nos cabeotes. 4.1.9 Caixa Norton: uma caixa de mudana rpida, serve para proporcionar avanos mecnicos e passos de roscas com economia de tempo. Ao invs de calcular e colocar as engrenagens da grade, apenas preciso mudar a posio de certas alavancas. Estas alavancas acionam uma srie de engrenagens, de cuja combinao depende o avano do carro.

Fig. 22: Caixa de Mudana Rpida

Fig. 23: Vista esquemtica da caixa de Mudana.

5.0 Acessrios do Torno: 13

5.1 Placa Universal: Acessrio que tem por objetivo fixar o material a ser trabalhado usando um sistema de castanhas, que se movem simultaneamente, pela ao de uma chave a ser introduzida em um dos furos. As castanhas fixam peas de seo circular ou poligonal regular e podem ser invertidas para segurar por fora ou por dentro da pea.

Fig. 24: Placa universal.

5.2 Placa de castanhas independentes: Um outro tipo de placa muito comum. Pode ter 3 ou 4 castanhas ajustveis entre si, por meio de uma chave, que aciona um parafuso sem fim que comanda seu deslocamento. Este tipo de placa permite fixar peas de formas variadas e centrar com preciso desejada qualquer ponto da pea. As castanhas podem ser retiradas e colocadas em posio inversa, permitindo centrar pela parte interna as peas desejadas. 5.3 Placa de arrasto: uma placa simples provida de um rasgo no qual se entrosa o grampo do cavalinho que torna a pea solidria rvore de trabalho, transmitindo o seu movimento de rotao

Fig. 25: Placa de Arrasto.

14

5.4 Placa lisa: fornece uma superfcie plana para apoio de peas de forma irregulares. A placa lisa tem vrias ranhuras que permitem a utilizao de parafusos para fixar a pea.

Fig. 26: Placa Lisa.

5.5 Ponto: So cones de ao temperado (normalmente rotativos), que so empregados para apoiar a pea na extremidade (em um furo de centro previamente aberto) e impedir ela saia de centro devido aos esforos da usinagem.

Fig. 27: Ponto. 5.6 Luneta: Ao tornear peas compridas e delgadas, o grande vo entre pontos produz vibraes e flexes, o que torna impossvel uma usinagem precisa. Para contornar este problema, aplica-se a pea um dispositivo chamado Luneta, que alem de garantir a estabilidade, permite, atravs do ajuste de parafusos, a centragem da pea de forma eficiente.

15

Fig. 28: Luneta. 5.7 Mandril: So pequenas placas universais de trs castanhas mais comumente conhecidas como mandris ou buchas universais que so utilizadas para fixar brocas, alargadores, machos e peas cilndricas de pequeno dimetro.

Fig. 29: Mandril e chave de Mandril. 6.0 Ferramentas: Para realizar um trabalho de qualidade e preciso, indispensvel utilizao de ferramentas bem apoiadas, centradas, com o gume de corte afiado e geometria adequada ao trabalho e material a ser usinado. 6.1 Ferramentas de desbaste: Utilizadas para retirar material da pea, possuem formas de ponta variada, conforme o trabalho a ser realizado.

16

6.1.1 Podem ser classificadas conforme a dureza.

Dureza, Resistncia ao Desgaste

DIAMANTE CBN CERMICAS CERMETS Metal-duro revestido Metal-duro Ao-rpido revestido Ao-rpido Ferramenta Ideal

Tenacidade, Resistncia Flexo 6.1.2 Tipos de ferramentas:

Fig. 30: Ex. de ferramentas: a) ao rpido; b) metal duro; c) pastilha; d) incerto.

17

6.1.3 Nomenclatura das faces de uma ferramenta do tipo simples:

Fig. 31: Nomenclatura das faces da ferramenta.

18

6.1.4 ngulos que caracterizam as ferramentas de corte:

ngulo de incidncia ou de folga; ngulo do fio, do gume ou da cunha; ngulo de sada ou de ataque; ngulo de corte; ngulo de orientao ou de posio, ou de rendimento; ngulo da ponta ou de perfil; ngulo de inclinao. 6.2 Bedame: Usado para sangrar ou para produzir rasgos de seo retangular e muitas vezes, para tornar vivos os cantos arredondados deixados por ferramentas comuns.

Fig. 32: Bedame e porta-bedame.

19

6.3 Brocas, broca de centro, alargadores, brocas de roscas, etc. Para podermos executar as diversas operaes possveis num Torno, contamos com ferramentas especializadas:

7.0 Operaes Fundamentais: 7.1 Cilindrar ou carrear: Operao obtida pelo deslocamento da ferramenta paralelamente ao eixo da pea. Para tornear externamente, sempre que possvel avanar o carro da direita para a esquerda, isto , no sentido do cabeote fixo, a fim de reduzir a presso sobre a contra ponta.

20

Nesse caso, que o mais comum, usar-se uma ferramenta direita, o desbaste deve ser to profundo quanto a ferramenta e o torno o permitirem e feito at que fique uma espessura de material de 0,2 a 0,7 mm para o acabamento (o dimetro da obra deve ser verificado aps cada passe). O acabamento da pea requer, usualmente, uma ferramenta de bico arredondado ( r 1 a 2 mm ). A pea acabada com um ou mais cortes pouco profundos e de pequeno avano, geralmente com maior rotao do que para desbastar.

Fig. 33: Ex. cilindragem externa.

Fig. 34: Ex. cilindragem interna

7.2 Rosquear ou Filetar: a operao que consiste em abrir rosca em uma superfcie externa de um cilindro ou cone e no interior de um furo do mesmo tipo. Pode-se utilizar uma ferramenta de usinagem com ngulos de corte adequados para a rosca pretendida, empregando-se o avano automtico do Torno para espaar os filetes na distncia adequada (existem tabelas de avano para cada tipo de rosca). A rosca tambm pode ser executada com machos e tarraxas, empregando-se o prprio Torno como apoio.

Fig. 35: Ex. Filetagem externa.

Fig. 36: Ex. Filetagem interna.

7.3 Facear: Operao que tem como objetivo nivelar a face do tarugo a ser trabalhado. obtida pelo deslocamento da ferramenta, normalmente ao eixo de rotao da pea.

21

Fig. 37: Exemplo de Faceamento. 7.4 Sangrar ou cortar: Consiste em cortar uma pea, no torno, com uma ferramenta especial chamada Bedame.

Fig. 38 e 39: Ex. de corte com Bedame. 7.5 Tornear cnico: Existem alguns mtodos para se tornear um cone. Um deles a operao obtida pelo deslocamento da ferramenta obliquamente ao eixo da pea.

Fig. 40: Torneamento cnico externo

Fig. 41: Torneamento cnico interno.

22

7.6 Mandrilar: O mandrilamento, tambm conhecido como mandrilagem ou broqueamento, pode ser cilndrico, cnico, radial ou esfrico. Pelo mandrilamento pode-se conseguir superfcies cilndricas ou cnicas, internas, em espaos normalmente difceis de serem atingidos, com eixos perfeitamente paralelos entre si.

Fig. 42: Ferramenta de Mandrilar.

Fig. 43: Ex. de mandrilamento.

7.7 Detalonar: operao executada para obter dentes de perfil constantes nas fresas, machos, etc. a operao de detalonar pode ser obtida em torno especial. No torno comum esta operao pode ser feita provido de um carro especial.

23

7.8 Recartilhar: operao obtida quando se desejam tornar uma superfcie spera, como cabos de ferramentas, usando-se uma ferramenta que possa imprimir na superfcie a forma desejada.

Fig. 44: Recartilho de linhas, recartilho de retngulos, recartilho de losangos. 8.0 Anlise de custos: No mercado competitivo de hoje cada dia mais importante uma perfeita anlise de custos para composio dos valores finais dos produtos. Se voc no amigo de um deputado, para ter seus produtos subsidiados, ou no est instalado em um pas com mo de obra escrava e custos reduzidos, certamente voc j sentiu a necessidade de saber perfeitamente os custos da produo. Colocando produtos no mercado, com preos superiores aos dos concorrentes, provavelmente voc no vai vender; em contrapartida, se as mercadorias forem to baratas que no lhe tragam uma certa rentabilidade, voc acabara quebrando. Vamos supor que os seus concorrentes paguem os mesmos impostos, encargos, salrios, etc...isto , tenham o mesmo custo que voc. Como fazer para que seu lucro lquido seja superior? Primeiramente cortando o desperdcio e otimizando sua produo. Se voc for razoavelmente organizado para analisar os processos de fabricao, estoque, tempos de manufatura, etc...voc poder reduzir significativamente os custos e se tornar mais competitivo. 8.1 Velocidades de corte e avano: A velocidade de corte depende da dureza, da resistncia, da plasticidade do material com o qual se deseja trabalhar e da forma da ferramenta e de sua dureza e alem

24

disto tambm depende do avano, da profundidade de corte e da refrigerao da ferramenta (Obs.: Ferramentas modernas no utilizam mais a refrigerao). As resistncias do material que se vai trabalhar so fornecidas pelo fabricante, mas de antemo, sempre prefervel ensaiar alguns corpos de prova para checar estas informaes. Uma refrigerao adequada fundamental para garantir a vida da ferramenta. Uma ferramenta aquecida em excesso (a menos que seja uma ferramenta especial), acaba perdendo suas propriedades de corte ou at mesmo quebrando. Qualquer perda de tempo para troca/afiao de ferramentas, agrega maiores custos produo. Para calcular a velocidade de corte e avano, existem tabelas dos mais variados materiais, ferramentas e processos. Exemplo de velocidades tabeladas: Material a ser Trabalhado Ao macio Ao macio Ao liga Ao liga Ferro fundido Ferro fundido Metal no ferroso Metal no ferroso Metal leve Metal leve Plstico Plstico Tipo de Operao Desbaste Acabamento Desbaste Acabamento Desbaste Acabamento Desbaste Acabamento Desbaste Acabamento Desbaste Acabamento Ferramenta de Ao Rpido Vel. de Ferramenta de Metal Duro Vel. de

Corte Avano Penetrao Corte Avano Penetrao (m/min) (mm) (mm) (m/min) (mm) (mm) 20...40 1.0 8.0 50...70 1.5 10.0 50...60 0.1 0.5 150...200 0.1 1.0 10...20 0.8 6.0 20...40 1.0 8.0 20...30 0.1 0.5 50...100 0.1 1.0 10...20 1.5 10.0 30...50 1.5 10.0 40...50 0.1 0.5 80...100 0.1 1.0 50...70 0.5 6.0 150...220 0.5 6.0 100...120 0.2 2.0 200...300 0.2 2.0 80...100 0.5 6.0 200...300 0.5 6.0 100...120 0.1 1.0 250...500 0.1 1.0 100...200 0.3 3.0 200...300 0.3 3.0 150...300 0.1 1.0 400...600 0.1 1.0

8.2 Determinao das etapas de operao: Sempre com o objetivo de diminuir os tempos de fabricao, importante que voc construa uma tabela ordenando as seqncias de usinagem das peas. Com a prtica voc vai perceber que mudando a ordem de algumas seqncias, voc pode ganhar minutos preciosos que no final de um ano podem representar horas. Exemplo de uma seqncia de usinagem:

25

Etapa: 1 2 3 4 5 6 Etc.

Operao: Corte Centragem Facear Broquear Desbaste Broquear Etc.

Descrio Cortar o tarugo na medida adequada; Centrar o tarugo nas castanhas; Facear uma das extremidades do tarugo; Fazer furo de centro Tornear o tarugo at o dimetro adequado Perfurar o tarugo utilizando broca Etc.

CONCLUSO:

O Torno Mecnico provavelmente a mais importante e verstil Maquinas Ferramentas, pois com ele possvel executar as mais variadas obras. Alm de tornear superfcies cilndricas externas e internas, o torno poder usinar superfcies planas no topo das peas, facear, abrir rasgos ou entalhes de qualquer forma, ressaltos e golas, superfcie cnicas, esfricas e perfiladas. Vrios tipos de peas roscadas, interna ou externa, podem ser executadas no torno. Alm dessas aplicaes primrias ou comuns, o torno pode ser usado para furar, alargar, recartilhar, enrolar molas, etc., o torno tambm pode ser empregado para polir peas empregando-se uma lima fina, lixas etc. Devido a grande variedade de aplicaes, de extrema importncia ao Engenheiro Mecnico compreender suas diversas utilizaes, pois desta forma, ter em sua mente uma viso geral dos possessos de fabricao ao projetar peas, mquinas e equipamentos. Um bom entendimento da manufatura com Torno, vai permitir ao Engenheiro reduzir prazos, projetar formas adequadas (possveis de serem executadas), antecipar problemas de produo, etc., aumentando os lucros e reduzindo os custos. Tendncias Futuras:

Devido aos alevados custos para tratamento de afluentes e preocupaes ambientais, a tendncia o desaparecimento dos fluidos de refrigerao.

26

Nos processos de usinagem modernos, a cada dia encontramos mais ferramentas com incertos, que trabalham a seco a elevadas velocidades. Pesquisas apontam que o incremento na velocidade de corte uma das melhores maneiras de se aumentar os lucros na produo, tal ganho pode chegar at 35%, contra 5% de lucros com jornadas extras de trabalho, 3% de otimizao dos estoques, conforme palestra da SANDVIK. Para o futuro, prevemos maquinas computadorizadas que desempenham mltiplas tarefas com velocidades de corte a cada dia maiores. Grandes investimentos em pesquisas de materiais e configuraes de ferramentas que sejam resistentes, previsveis quanto ao desgaste e quebras e suportem as grandes foras geradas nos processos modernos. O futuro j no est to distante pois grandes empresas, mesmo no Brasil, j trilham este caminho.

27

Bibliografia:

SODANO, E, Manual do Torneiro Mecnico, Editora Presena, 1979 FREIRE, J.M., Torno Mecnico, Editora S.A, RJ, 1984. PADI PROFESSIONAL ASSOCIATION OF DIVERS INSTRUCTORS - Cost Analysis Considerations K. SACHSE PH. KELLE E GOTHE (1956) Trabajos de Taller: Gua Prctica del Mecnico Moderno, Barcelona BOUARD e RIU Y RIU (1977), Michel de e M. - Manual de Arqueologia Medieval: de la prospeccion a la historia, Barcelona. E. SODANO Manual do Torneiro Mecnico, Segundo Volume J.M.Freire (1986) Fundamentos de Tecnologia Mecnica, Rio de Janeiro J.M. Freire Ferramentas de Recartilhar

28

Vous aimerez peut-être aussi