Vous êtes sur la page 1sur 8

Este manual foi desenvolvido para uso exclusivo da

MANUAL DE INSTALAO
LEIA COM ATENO

BIG BOX FAUSTINO & CORREIA LTDA

NDICE
- Instalao dos contramarcos - Contramarco janelas - Contramarco portas abrir - Contramarco portas de correr - Instalao das esquadrias (empresa) - Instalao dos arremates (empresa)

Rua Joo Preda, 590 - Jardim Santa Cndida Fone / Fax: (19) 3756-1220 - Campinas - SP www.bigboxesquadrias.com.br

FAUSTINO & CORREIA LTDA.

INSTALAO DOS CONTRAMARCOS


Detalhe de colocao das grapas:

O que contramarco?
Contramarco um requadro de alumnio chumbado na parede antes da fixao das esquadrias, proporcionando uma maior comodidade para o cliente, oferecendo um excelente acabamento, vedao, e rapidez na colocao das esquadrias. Em todos os contramarcos so utilizadas as grapas (chumbador) que podem ser distribudas a cada 50cm. Faz-se necessrio um contramarco bem chumbado para o bom funcionamento da esquadria. Veja detalhe da grapa (chumbador):

A grapa possui 2 lados, Para uso do contramarco estreito (CM-063), e para o largo (CM-060). O CM-063 utilizado para peas com batente estreito. EX: Portas de abrir, janela max-ar e fixos. O CM-060 utilizado para peas com batente largo. EX: Portas de correr, janelas de correr e outros.

Veja os modelos de contramarco e suas medidas:


26

DETALHE DE FIXAO DO CONTRAMARCO

23.6 8.5

CM-063 OU CM-200

38

24 8.5

Veja no detalhe acima as distncias entre as grapas folga da ovenaria. O mtodo mais utilizado depois de colocar e nivelar contramarco, aplicar massa forte somente nas grapas esperar secar. Isso evita que forme barriga ou tora contramarco.

e o e o

CM-060

41.6

Quando o contramarco fica encostado na lateral da parede necessrio que se faa um paleta com 2cm no mnimo na lateral, para deixar a folga do arremate, conforme desenho abaixo.

VISTA DE CIMA
3m m ap roxim a dam e nte

Lad o interno ac aba do

47

8.5

CM-09 8 - PORTA DE CORRER (PISO)

2CM

3mm a proxim adam ente

CONTRAMARCO JANELAS Veja a figura abaixo:

Lado interno acaba do

Detalhe 2 (Laterais)

RE NT E R JU AR NT E CONT RAMARCO E SOLEIRA

3m m a proxim a da m ente

3m m ap ro xim ad am ente

S OLEIRA

Detalhe 3 (Parte superior)


Lado interno acabado

Os detalhes mostram o vo acabado, tanto para massa, pedra, azulejo ou pastilha. IMPORTANTE: NECESSRIO QUE SE MATENHA A FOLGA DE APROXIMADAMENTE 3MM, PARA QUE A PEA NO FIQUE COM UMA FOLGA EXCESSIVA.

Detalhe 1 (Parte inferior)

Lado interno ac aba do

CONTRAMARCO PORTA DE ABRIR Veja figura abaixo:

CONTRAMARCO PORTA DE CORRER Veja figura abaixo:

O detalhe mostra o vo acabado, tanto para massa, azulejo ou pastilha. Este contramarco no possui o lado de baixo, como as portas de madeira. IMPORTANTE: O Contramarco no o batente da porta. Tem que ser chumbado pelo lado interno conforme figura acima, independente do sentido de abertura. Veja foto abaixo.

Veja abaixo o detalhe co contramarco de piso para porta de correr:


P interno a caba do iso

P externo ac abado iso S OLEIRA

Detalhe 4 (Contramarco porta de correr, detalhe do piso)


Observe detalhe 4 do piso, sendo 3,5cm a diferena de altura no piso interno para o externo. Nas laterais e parte superior o contramarco igual aos anteriores, sendo diferente somente o da parte inferior.

3,5cm

INSTALAO DAS ESQUADRIAS


Todos os servios descriminados abaixo sero realizados pela BIG BOX. O contramarco proporciona uma instalao prtica, rpida, simples com excelente acabamento. Por isso importante seguir rigorosamente os procedimentos anteriores. Na instalao utilizado um boto de fixao do arremate, tambm chamado de presilha. Este boto necessrio para colocao da guarnio ou arremate.

Veja o exemplo:

10c m

50c m

50c m

10c m

PR ILHA ES
No detalhe abaixo veja um conjunto instalado com o arremate. Observe o silicone aplicado na parte externa, proporcionando melhor acabamento, melhor vedao e fixao da pea.

ARR EMATE OU GUARNIO

PR ESILHA PARAFUSADA

distncia entre uma presilha e outra deve entre aproximadamente 50cm, e no canto da janela aproximadamente 10cm. O parafuso utilizado para fixao da presilha um cabea panela de 4,2 X 19 fenda galvanizado. A broca utilizada a de 9/64 ou 3,5mm. A distncia determinada pela presilha, que possui um olhal para regulagem. Importante: Apertar os parafusos da presilha com fora moderada, pois pode estourar a presilha e dificultar o ajuste do arremate.

Detalhe do trilho superior da janela de correr e medida que o arremate avana na parede

15mm
S ilicone

Lad o in te rno

Lad o externo

I NSTALAO DAS GUARNIES OU ARREMATES O servio de instalao dos arremates sero realizados pela BIG BOX, no ato da reviso. JANELAS A funo da guarnio ou arremate dar o acabamento interno. Veja as fotos abaixo: Caso seja necessrio utilize um pedao de madeira e martelo para ajustar os cantos do arremate. Veja detalhe abaixo

Um bom assentamento do contramarco proporciona um bom acabamento.

Com a mo comece a encaixar os arremates. Pode ser utilizado tambm um martelo de borracha.

(Fotos tiradas no show room da empresa)

PORTAS DE ABRIR Nas portas de abrir, o arremate acompanha o mesmo padro anterior com exceo de que na parte de baixo no tem arremate. OBS: As portas de abrir so confeccionadas posteriormente, sendo necessrio tirar suas medidas no local, com piso acabado. PORTAS DE CORRER Nas portas de correr acompanha o padro dos detalhes anterior com exceo da parte inferior existe um arremate de piso (ME-013). Veja detalhe abaixo:
ARREMAT E DE P O IS
ME-013

T HO PORT RIL A DE CORRER

CM-098

PICOTE

Recebi o manual orientativo para instalao dos contramarco. ___________________________ CLIENTE ____/___ /___ DATA

Vous aimerez peut-être aussi