Vous êtes sur la page 1sur 7

KIT DIDTICO MICROCONTROLADO: CONTROLE DE NVEL E TEMPERATURA RODRIGO R. PONTES. CARDOSO1, WELLINGTON JOS F. DE LIMA1, EPAMINONDAS C. MACHADO1 1.

Laboratrio de Automao e Controle, Departamento de Engenharia de Controle e Automao, Instituto de Estudos Superiores da Amazonia 66055 260 Belm,PA, Brasil E-mails: eng.rodrigocardoso@gmail.com, wjlima@prof.iesam-pa.edu.br, epaminondas@prof.iesam-pa.edu.br

Abstract Teaching Kits, regardless of whatever vision that will be applied in a way is an instrument that is of utmost importance for learning in both universities, industries or even in professional technical courses, due to the fact that the same be applied to learning in practice what was learned in theory. It is with this intention that has been proposed an educational kit, developed for testing and research, where it allows studies in various branches of knowledge such as: control, automation and analog electronics. Keywords Teaching kit, heating liquids, Microcontrollers, Level Sensor, DC pump drive. Resumo Kits Didticos, independente de qualquer que seja a viso em que ser aplicada, de certa forma um instrumento que tem bastante importncia para o aprendizado tanto em universidades, indstrias ou at mesmo em cursos tcnicos profissionalizantes, devido ao fato de o mesmo ser aplicado para aprendizagem na prtica do que foi aprendido em teoria. E com este intuito que foi proposto um kit didtico, desenvolvido para ensaios e pesquisa, onde a mesma permite realizar estudos em vrios ramos de conhecimento como, por exemplo: controle, automao e eletrnica analgica. Palavras-chave Kit didtico, Aquecimento de lquidos, Microcontroladores, Sensor de Nvel, Acionamento de bomba DC.

1 Introduo Nos dias atuais em que o meio tecnolgico vem crescendo, onde vo surgindo novas idias, comunicaes, protocolos e com isso necessrio no s ter um aprendizado terico, mais tambm ter na pratica, devida o alto ndice de informao (Pereira et al, 2009). Em processos industriais h vrios tipos de controles como os de nvel, temperatura, vazo, etc. Tudo isso e muito mais podendo ser monitorado atravs de supervisrio, claro que uma indstria no pode ser utilizada de certa forma para aprendizagem, devido mesma est toda projetada e adaptada para seu processo industrial, onde se houver alterao em seu controle de processo poder prejudicar a empresa e at mesmo causando transtorno para os colaboradores. Como de fato no seria uma boa idia alterar o controle de processo de uma indstria s para testar o que se aprende na teoria, ou seja, o ideal seria ter de alguma forma um kit didtico onde poder ser simulado o controle de processo de uma industrial de maneira prtica. Casando essas duas formas de aprendizagem certamente qualquer aluno, tcnico ou engenheiro teria, sem dvida, um ndice de conhecimento muito superior do que utilizando s a teoria, com este intuito que propomos o desenvolvimento de um kit didtico onde o aluno poder atravs de um microcontrolador, controlar todo o processo oferecido nesta maquete.

Este projeto se deu com o uso de vrios componentes sendo criadas vrias placas de circuito impresso e cada placa tem uma funo como, por exemplo: o circuito do sensor de nvel de tanque que tem por objetivo mostrar o nvel do tanque de forma contnua; o sensor de temperatura que mostra tambm de forma continua a temperatura do fluido estimado pelo aluno. Poder ser comandada atravs do microcontrolador a bomba de transferncia, mas para que haja a alimentao do sistema por completo foi necessrio construir tambm uma placa para distribuio da energia. Por ultimo foi acrescentado placa fundamental para o Acionamento e monitoramento do projeto que a do microcontrolador. Antes mesmo de serem criadas as placas de circuito impresso foram realizados testes dos circuitos em software de simulao eletrnica e depois das expectativas serem alcanadas atravs do mesmo foram montadas em placas de protoboard, sendo usadas para circuitos temporrios. Todas as placas sero mais detalhadas posteriormente sendo dedicado a cada uma delas um tpico. 2 Descrio da Plataforma de Ensaio Este kit didtico formado de dois tanques sendo um deles montando sobre o outro. A interface controlada por um microcontrolador 16F877A. O acionamento e monitoramento do kit didtico so realizados atravs

programao em C para microcontrolador e poder ser comandado pelo aluno atravs de comunicao serial RS232. Na Figura 01 abaixo, demonstra a ilustrao da primeira verso da plataforma de ensaio.

Para feedback projetado um sensor de temperatura e um sensor de nvel, sendo tambm monitoradas pelo aluno atravs da comunicao serial. Este modelo de kit didtico foi desenvolvido tambm para interagir com vrios tipos de comunicao como, por exemplo, PLC, Matlab, comunicao USB, comunicao sem fio. Dependendo do conhecimento do aluno, estas opes podem ser configuradas apenas desativando alguns componentes ou acrescentando outros. 3 Drive de acionamento da bomba DC O funcionamento do controle da bomba de transferncia foi um dos circuitos mais simples. Partindo do principio de funcionamento do controle PWM (Modulao de Largura de Pulso) de potncia, onde nos permitiu o controle da velocidade da bomba sem perca de torque. Ao invs de alimentar a bomba com uma corrente contnua pura, usa-se um PWM que liga e desliga rapidamente o circuito de modo a produzir pulsos retangulares que se, por exemplo, produzemse pulsos em espaamentos iguais, o mesmo pode ser definido como um ciclo ativo de 50% (figura 03), em outras palavras, se a tenso de entrada for de 12 v e aplicarmos um duty cycle de 50% o motor receber uma tenso mdia de 6 v e atravs dele circula uma corrente mdia que corresponde metade da mxima, que aquela que circula que circula quando ele recebe 12 v (Braga, 2005). Para fazer o controle de PWM na bomba com o microcontrolador atravs da comunicao serial, foi escolhido o semicondutor TIP 122 onde suas caractersticas so de transistor darlington NPN suportando tenses de at 100 v e correntes de 5A (Datasheet, TIP 122). Como o datasheet estabelece uma corrente na base de at 120mA, o valor da resistncia necessria que limitar a corrente na base do TIP122 ser demonstrado a seguir: (1)

Figura 01 Ilustrao (1 verso da maquete)

O funcionamento do kit didtico tem o seguinte fluxo sendo visualizada atravs da Figura 02 onde com a mesma pode-se ter uma viso geral. PIC 16F877A

Figura 02 Fluxo Descritivo

O kit didtico operado e intertravada atravs da comunicao RS232. Desta maneira podero ser mostradas as informaes dos sensores e acionar os atuadores atravs do mesmo. Na Figura 2 acima, temos como atuadores uma bomba DC onde possvel variar sua rotao devido o microcontrolador PIC 16F877A, disponibilizar duas portas dedicadas para PWM tambm conhecidas como CCP, estando presente neste PIC no mdulo CCP1 e CCP2 (Silva, 2006), onde necessrio apenas ativ-las para ser usada com este tipo de configurao. Outro atuador que poder ser comandado atravs do microcontrolador o aquecedor, que tambm por PWM poder variar a tenso em cima da resistncia aumentando ou no seu aquecimento.

Para valor comercial foi utilizado o de 43 . Devido bomba ser indutiva foi tambm utilizado um diodo 1N4007, para absorver o campo magntico reverso produzido quando o motor desligado.
Ciclo Pulso

12 v 6v 0v

Figura 03 PWM com 50% de ciclo ativo

Logo abaixo, na Figura 04, mostrado o esquema de ligao proposto, em seguida a placa de circuito impresso (Figura 05).

Figura 06 Circuito Eltrico do Rel de Estado Slido

Figura 04 Circuito Eltrico do Drive das Bombas

Figura 05 Placa das bombas

4 Rel de Estado Slido Para o aquecimento da gua, foi utilizado para o controle de carga AC o ebulidor, um drive construdo com o mesmo conceito do rel de estado slido, que funciona por meio de uma chave semicondutora (TRIAC) associado a um acoplador ptico especifica (MOC3041). O opto acoplador utilizado serve para isolar duas partes de um mesmo circuito, como queremos utilizar um sinal de um microcontrolador, no podemos arriscar o circuito com tenso AC utilizado para acionamento do triac. O MOC3041 consiste internamente de um led no lado do controle e um fototransistor do lado da carga, em um nico encapsulamento. O TRIAC utilizado para ser associado ao foto acoplador foi o BT138 que suporta at 12 A com tenso de 600 v (Datasheet, BT138). A Figura 06 demonstra o esquema eltrico utilizado para a montagem do drive do rel de estado slido.

O resistor de 330, colocado no pino 1 do MOC3041, limita a corrente que fica na ordem de 15mA, com entrada de 5 v sobre o diodo emissor, que tambm foi calculado da mesma forma que achamos a resistncia que limitar a corrente na base do TIP122 na Equao 01 do acionamento da bomba, assim como os outros tambm foram calculados da mesma forma sendo todas acompanhados junto ao datasheet. A resistncia de 360 no pino 6 do MOC3041 serve para ajustar a corrente para o TRIAC interno evitando a queima por excesso de corrente. O resistor de 330 no pino 4 impede a ligao do BT138 devido a interferncias que possam ser induzidas no circuito. A resistncia de 39 e o capacitor de 10nF permitem um desacoplamento maior da carga e evitam interferncias na rede do parte do prprio circuito (Soares, 2008). Como o ebulidor consome uma corrente de 5A foi estanhada na trilha da placa onde passar toda essa corrente, uma solda, para engrossar mais as trilhas, com isso ela fica livre de algum perigo, como por exemplo, o rompimento das trilhas. Na Figura 07 apresentada a placa do rel de estado slido.

Figura 07 Placa do Rel de Estado Slido

5 Controle de Temperatura O controle de temperatura foi obtido utilizando o LM35 que um sensor de preciso e apresenta uma sada de tenso linear relativa temperatura a que se

encontra no momento em que alimentado por uma tenso de 4 20 Vdc e GND, tendo uma sada de sinal de 10mv para cada grau Celsius de temperatura sendo que o mesmo trabalha numa faixa de -55 150C (Crespi et al, 2007). O datasheet demonstra vrias maneiras de configurao, sendo que a configurao utilizada neste projeto foi a de aplicao tpica bsica, onde o LM35 trabalha na escala de 2 C 150 C (Datasheet, LM35). Desta forma o LM35 quando ligado para teste, logo mostrou uma tenso de 26mV no multmetro que equivale a uma temperatura de 26 C o qual era a temperatura ambiente do laboratrio no momento do teste, como mostra a (Figura 08). A curva de resposta do LM35 com relao tenso x temperatura, pode ser visualizada no datasheet, onde ser observado que essa relao linear. Foi realizado teste do LM35 com amplificador operacional 741 onde sua curva de resposta pode ser visualizada na Figura 09.

encapsulamento pasta trmica para o preenchimento do espao vazio entre o sensor LM35 e o bronze. Para proteger os contatos do LM35 foi colocada uma cobertura de silicone entre os contatos e para finalizar uma cobertura de epxi, uma demonstrao ilustrativa feita atravs da Figura 10.

Encapsulamento de Bronze

Epxi

Silicone Pasta Trmica LM35

Figura 10 Encapsulamento Rosquevel

Com Termopar

Com LM35

Figura 08 Teste com LM35

O LM35 tem como sinal de sada mxima, uma tenso de 1.5V que s alcanado nesse valor quando o mesmo alcana seu limite mximo de temperatura, como ser utilizado uma sada de 0 a 5v, um amplificador operacional LM741 foi acrescentado para poder amplificar o sinal do LM35 que de 0 1.5 v, com isso pode-se chegar ao valor desejado. Ligamos o LM741 na configurao de amplificador no inversor que tambm pode ser chamado de comparador de tenso. No amplificador no inversor o ganho de tenso ser dado (Torres, 2002) atravs da equao mostrada a baixo. (2)

Na Figura 11 abaixo, mostrado o circuito do sensor de temperatura e em seguida na Figura 12 a placa de circuito impresso do mesmo.

Figura 09 Teste com LM35 e CI 741

Para poder colher a temperatura do tanque de reao onde a gua ser aquecida, foi realizado um encapsulamento do LM35 de maneira que foi fabricado no torno uma espcie de sonda rosquevel de bronze, onde o LM35 acomodado dentro do mesmo, onde tambm colocado dentro do

Figura 11 Circuito eltrico do sensor de temperatura

varie a freqncia, nesta variao quanto menor a freqncia, maior ser a tenso de sada (Araujo, 2007). Para converter a resposta do sensor foi construdo um circuito com LM331 para que houvesse a converso da freqncia em tenso, onde a resposta enviada ao microcontrolador sendo tratado pelo mesmo. A Figura 14 representando o circuito construdo para a placa e em seguida com a Figura 15 a placa de circuito impresso. A capacitncia deste tipo de sensor desenvolvido foi medida atravs do multmetro onde depois foi traado a curva de resposta do sensor atravs do Matlab e em seguida procurando o melhor mtodo de tratamento desta curva para equacionar a curva no microcontrolador 16F877A. A curva de resposta demonstrada na Figura 16.
Figura 12 Placa do sensor de temperatura

6 Sensor de Nvel Contnuo O nvel do tanque foi obtido atravs da construo de um sensor capacitivo, sendo esta adequada para deteco ou indicao contnua de nvel. O campo de aplicao bastante abrangente para lquidos como gua, solventes, leo etc. (Thomazini et al, 2009). Para construo foi utilizado duas barras de alumnio sendo elas fixadas em uma pea de nylon confeccionada no torno. Na ponta de cada barra de alumnio h um terminal onde so conectados os fios. A Figura 13 abaixo mostra o sensor como um todo.

Figura 14 Circuito eltrico do sensor Capacitivo

Figura 15 Placa do sensor Capacitivo

Figura 13 Sensor capacitivo

Para o funcionamento do sensor necessrio que haja uma tenso ajustada de 10 v em cima do sensor, mas que seja de freqncia elevada, pois com a variao do nvel de gua no tanque haver tambm a variao no dieltrico do sensor fazendo com que

Figura 16 Curva de resposta do sensor capacitivo

Logo em seguida foram furadas para colocao das placas, componentes, tanques etc. E Finalizada com pintura. Abaixo na Figura 19 visualizado o kit didtico.

7 Fonte de Alimentao Para alimentar o circuito todo, foi projetada tambm a construo de uma placa para poder alimentar o kit didtico por completo, fazendo a retificao da tenso alternada do transformador cujos valores adotados foram de 15 v, 3A com Tap Central devido o sensor LM35 utilizar um circuito integrado 741, foi realmente necessrio comprar o transformador citado, devido o CI 741 precisar de uma fonte simtrica para alimentao. Na placa de alimentao foi disponibilizado 3(trs) fontes simtricas. Como o circuito todo consumia mais de 1A (um) foi dedicado 1(um) LM7812 em cada uma das placas que precisaram de fonte de alimentao, devido o LM7812 s suportar uma corrente de 1A (Datasheet, LM7812). Abaixo na Figura 17 demonstrado o circuito eltrico e em seguida com a Figura 18 a placa da central de distribuio.

COSTA

FRENTE

LADO

PARTE INFERIOR

Figura 19 - Maquete

8 Concluso De uma maneira geral, pode-se considerar que as atividades desenvolvidas durante o projeto e implementao do kit didtico foram bem sucedidas. Os testes feitos, aqui visualizados atravs das figuras mostradas no decorre do artigo foram de estrema importncia, para poder obter uma melhor resposta dos sensores, pois sem estas informaes no se pode fazer as parametrizaes dos sensores com o microcontrolador. Com este kit didtico poder ser feito uma gama enorme de trabalhos futuros, como Por exemplo, a implementao do acionamento dos atuadores atravs de PLC, comunicao sem fio com ZIG-BEE, comunicao com placa de aquisio da National Instruments, dentre outros. At mesmo com as prprias placas de circuito impresso construdas se pode fazer acionamentos de outros tipos de atuadores como, por exemplo, agitadores, lmpadas, motores, etc. Segue em anexo a relao de material de todos os gastos para seja realizado a construo deste projeto e a programao em C para Microcontroladores desenvolvida para acionamento e monitoramento do kit didtico. Agradecimentos

Figura 17 Circuito Eltrico da fonte de alimentao

Figura 18 Placa da fonte de alimentao

8 Construo da Maquete A construo da maquete foi dividida em duas partes onde as medidas do mesmo esto em desenho tcnico feitos por fonte prpria conforme anexo.

Meus agradecimentos vo a primeiro lugar ao grande criador do cu e da terra, por ter dado ao homem o conhecimento e discernimento para com a vida como um todo. Segundo a todas aquelas pessoas que participaram desta grande jornada na minha vida, embora seja apenas o comeo como um pingo dgua no oceano, eu sei que tem mais!. Sabendo que com as mesmas que sempre estiveram ao meu lado e de certa forma em momentos de decepo e luta me levantaram com palavras e gestos, eu sempre vou contar para conseguir alcanar o melhor desta terra. Agradeo aos meus pais e irmos pela pacincia, noites de sono mal dormidas e apoio. Ao meu Orientador Wellington J. F. de Lima por acreditar que seriamos capazes de desenvolver esse projeto a tempo. Agradecendo tambm ao Coorientador Epaminondas C. Machado pela sua ampla experincia e que tambm acreditou nesse projeto. No poderia deixar de mencionar tambm os professores que nos ajudaram direta ou indiretamente. Obrigado DEUS. Referncias Bibliogrficas Pereira, J. P. P et al (2009). Kit educacional para controle e superviso aplicado a nvel.Natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Silva, R. A. (2006). Programando Microcontroladores PIC, 2. ed. So Paulo. Editora: Ensino Profissional. Torres, G. (2002), Fundamentos de Eletrnica, Rio de Janeiro: Editora Axcel Books Thomazini, D., et al (2009), Sensores Industriais: Fundamentos e Aplicaes, 6. ed., So Paulo. Editora: rica ltda. Braga, N. C. (2005), Eletrnica Bsica para Mecatrnica, 1. ed. So Paulo: Editora Saber. Soares, M. J., (2008). Saber Eletrnica: Controle de Carga AC com conjunto TRIAC/MOC (Rel de Estado Slido), ed. 401, Ano 42. Crespi, R, et al (2007), Sensor de Temperaturas LM35. Araujo, A. L. (2007), Desenvolvimento de sensores de nvel capacitivo para controle de processo atravs do CLP MICROLOGIX 1500. Departamento de Engenharia Eltrica. Datasheet, TIP122, inc. Furtulec.com disponvel em http://www.futurlec.com/Transistors/TIP122.sht ml. Agosto/2010. Datasheet, BT138, inc. Catalog.com, disponvel em http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/ B/T/1/3/BT138-600E.html. Agosto/2010. Datasheet, LM35, inc. National.com disponvel em http://www.national.com/ds/LM/LM35.pdf.Setem bro/2010. Datasheet, LM7812, inc. Alldatasheet.com disponvel em

http://www.alldatasheet.com/datasheetpdf/pdf/85508/ETC/LM7812.html. Agosto/2010.

Vous aimerez peut-être aussi