Vous êtes sur la page 1sur 2

Dados da Aula

O que o aluno poder aprender com esta aula

Conhecer aspectos da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga; Reconhecer o gnero musical (forr); Expressar ideias e sentimentos aps a escuta e interpretao da msica Asa Branca. " Respeita Janurio, Xote das Meninas e A morte do Vaqueiro; Conhecer alguns elementos que caracterizam o serto nordestino e a vida do homem do serto, retratada nas letras das msicas do compositor e cantor Luiz Gonzaga. Fazer uma releitura da Asa Branca, atravs das artes visuais.

Durao das atividades

4 aulas com a durao de 50 minutos


Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno

Est aula no necessita de conhecimentos prvios.


Estratgias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - Conhecimentos da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga 1 MOMENTO O professor juntamente com os alunos dever realizar uma pesquisa sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga. De posse do material, o professor dever organizar com as crianas as informaes obtidas para elaborarem e construirem uma linha de tempo da vida de cantor. Evidenciando os fatos mais importantes e se possvel, ilustrar com fotos para que as crianas possam fazer leitura das imagens. Linha de tempo: 13 de dezembro de 1912 - Nascimento 1939 - Deu baixa do Exrcito no Rio de Janeiro, decidido a se dedicar msica 1941 - Ele foi aplaudido executando Vira e Mexe , um tema de sabor regional, de sua autoria 1945 - Gravou sua primeira msica como cantor 1946 - Voltou pela primeira vez a Exu (Pernambuco), e o reencontro com seu pai 1947 - Gravou a msica asa branca 1948 - Casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti 1989 - Morreu vtima de parada cardiorrespiratria ATIVIDADE 2 - APRECIAR ALGUMAS MSICAS DO COMPOSITOR LUIZ GONZAGA 1 MOMENTO Diariamente, o/a professor/a dever propor aos alunos que escutem algumas msicas do compositor acima citado. Aps esse momento, dever conversar e registrar no mural da sala, as apreciaes feitas por eles em relao ao estilo da msica (forr), a melodia, ao tema, a letra da msica, ao ritmo e aos instrumentos que ouviram tocar/acompanhar as msica.

2 MOMENTO Escutar e interpretar oralmente a letra da msica Asa Branca. O/a professor/a dever perguntar aos alunos: - O que vocs sentiram ao ouvirem essa msica? - Qual o tema dessa msica? Do que fala? - Quem Asa Branca e Rosinha? - Que lugar este retratado por Luiz Gonzaga? - Por qual motivo no se pode respirar, plantar e nadar na terra? - O que significa as expresses: Quando olhei a terra ardendo qual fogueira de So Joo... Que braseiro, que fornalha... ATIVIDADE 3 - CONHECENDO A ORIGEM DO FORR 1 MOMENTO Para ampliar o conhecimento dos alunos acerca da origem desse ritmo musical, o/a professor poder ler para os alunos o seguinte texto: O forr O forr um ritmo musical que surgiu no Nordeste, mas a palavra designa tambm o local onde se realiza uma festa danante ou baile, com msicas caractersticas daquela regio. O termo se originou da reduo da palavra forrobod, que significa farra, confuso, desordem, confirmando segundo alguns autores, que sua origem no a forma abrasileirada de for all, que em ingls significa para todos. O gnero se consagrou tambm como forma de danar e como estilo musical caracterstico, geralmente executado por um trio instrumental composto de sanfona, zabumba e tringulo. O forr surgiu no Nordeste, mas, a partir da dcada de 1950, se espalhou por todo pas. Na dcada de 1990, na cidade de So Paulo, surgiram vrias casas para este arrasta-p, frequentadas por adolescentes e universitrios. (Ana Teberosky & Csar Coll. Aprendendo Arte. Contedos essenciais para o Ensino Fundamental. So Paulo. Editora tica, 2002, p. 187). O professor poder fazer uma pesquisa juntamente com as crianas na biblioteca ou nos computadores (internet) da escola. importante que as crianas adquiram o hbito de pesquisar, para tanto o professor dever antecipadamente verificar quais os livros ou sites apropriados para a pesquisa. 2 MOMENTO - O professor dever levar os alunos para sala de multimidia para assistirem alguns vdeos sobre Luiz Gonzaga: Ao final de cada vdeo o professor dever questionar:

Do que trata a msica? Em que regio voc acha que est contextualizada essa msica? uma msica alegre ou triste?

O professor poder pedir para a turma escolher uma destas msicas para ser ilustrada, lembrando que pode ser apenas uma parte da msica. Para tanto, dever disponibilizar o material: Folha A4, lpis de cor, giz de cera, lpis grafite, tesoura, revistas, cola, hidrocor, borracha e rgua.

Vous aimerez peut-être aussi